PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas básicas de principiante ...



Edimar_Oliveira
03/07/2013, 22:29
Prezados, peço-lhes paciência, pois não vi tópicos com esclarecimentos "básicos" como os que vou pedir ...

Basicamente duas coisas, a primeira é por que tenho lido muita coisa sobre GPS e sobre mapas. Mas não entendi ainda se um GPS que utiliza uma marca de mapa pode ser trocada por outra. Se afirmativo como funciona isso?

A segunda é que eu havia comprado há uns dois anos um GPS do Guia 4Rodas, acreditando na marca como um produto confiável. Hoje eu vejo que é muito ruim. Após ingressar no "mundo off-road" ao adquirir um TR4, comecei a pesquisar um GPS que fosse mais confiável. Cheguei ao Garmin e comprei um Nuvi 2415LT. De longe ele é um produto muito melhor do que o que está com minha esposa (o tal "Guia 4Rodas"). Mas há uns dois dias comecei a acessar um fórum específico de GPS e lá falam horrores do mapa City Navigator. Como um dos principais objetivos de ter comprado o modelo que comprei foi a funcionalidade de gravar rotas, não vi ainda um funcionamento ruim como estive lendo a respeito.

O mapa City Navigator é uma limitação mesmo no Garmin? Se afirmativo, há alguma forma de trocar por outro?

Abraços,

jamesnascimento
04/07/2013, 08:48
Uso um Garmin Etrex 30, em trilhas off-road, com o mapa city navigator versão NT 2013. Até hoje não encontrei problemas no uso do mapa. Verifique qual é a versão de City? qual a cobertura do mapa se cobre todo o Brasil e America Latina?, e se for o caso atualize seu mapa no site da Garmin. Verifique, também, se o mapa está ativado; pois quando se compra um GPS este já possui instalados mapas nativos, e é necessário desabilitar estes mapas e habilitar o city, para que funcione. James.

adrianoquatro
04/07/2013, 09:29
No meu Garmin Montana, tenho o mapa Garmin Brazil NT, e também tenho o Tracksource. Os 2 não são perfeitos mas o Tracksource é o que eu uso por padrão. Como é feito por voluntários que realmente navegaram pra fazer os tracks de onde foram extraídas as ruas, a precisão dele é 100%. Mas pelo mesmo motivo, dependendo da região a cobertura dele não é a mesma, ou seja, o que tem em um, às vezes não tem em outro.
Se seu GPS conseguir manejar 2 mapas ao mesmo tempo, tenha os 2 carregados. Se não, tenha um SD à mais com o outro.

Edimar_Oliveira
05/07/2013, 10:07
Prezados, ótimas dicas! Já comecei a ler sobre o Tracksource e é bem bacana a forma como é feito. Vou me aprofundar mais no assunto. Acredito que o meu aparelho aceite os dois mapas, mas caso negativo, vou usar o micro sd.

Abraços,

ClaudioViana
29/07/2013, 15:30
Edimar,
O Nuvi 2415LT é um excelente equipamento e vc vai poder usar todas as funcionalidades que ele lhe oferece.
Quanto ao mapa CN South America Brasil tb é um excelente mapa, que está em uma evolução muito rápida. A Garmin contrata a empresa Navteq, especializada em desenvolvimento de mapas no mundo todo, para estar sempre melhorando os City Navigators. Eles lançam uma versão nova a cada 4 meses. Acontece que o Brasil é muito grande e ainda tem lugares que o mapa não está lá essas coisas, mas como disse a evolução está rápida. Inclusive tem um local no site da Navteq que serve para reportar erros no mapa, o que ajuda muito a acelerar a resolução de problemas.
O TRC é um mapa excelente tb, mas é feito por vários colaboradores e compilado pelo coordenador geral do Tracksource, assim existe lugares que ele é muito bom e tem lugares que não é tão legal, depende do tempo disponível e destreza do colaborador. O legal é que é grátis e atualiza todo o mês.
O bom é você ter os dois mapas gravados no seu GPS e habilitar um ou outro. Nunca os dois juntos.
Uma ferramenta legal é o programa da Garmin BaseCamp. Ele é muito fácil de usar e grátis.
Abç
Claudio


Prezados, peço-lhes paciência, pois não vi tópicos com esclarecimentos "básicos" como os que vou pedir ...

Basicamente duas coisas, a primeira é por que tenho lido muita coisa sobre GPS e sobre mapas. Mas não entendi ainda se um GPS que utiliza uma marca de mapa pode ser trocada por outra. Se afirmativo como funciona isso?

A segunda é que eu havia comprado há uns dois anos um GPS do Guia 4Rodas, acreditando na marca como um produto confiável. Hoje eu vejo que é muito ruim. Após ingressar no "mundo off-road" ao adquirir um TR4, comecei a pesquisar um GPS que fosse mais confiável. Cheguei ao Garmin e comprei um Nuvi 2415LT. De longe ele é um produto muito melhor do que o que está com minha esposa (o tal "Guia 4Rodas"). Mas há uns dois dias comecei a acessar um fórum específico de GPS e lá falam horrores do mapa City Navigator. Como um dos principais objetivos de ter comprado o modelo que comprei foi a funcionalidade de gravar rotas, não vi ainda um funcionamento ruim como estive lendo a respeito.

O mapa City Navigator é uma limitação mesmo no Garmin? Se afirmativo, há alguma forma de trocar por outro?

Abraços,

Edimar_Oliveira
30/07/2013, 08:55
Cláudio, sua resposta vem bem a calhar ... Neste final de semana eu fiz uma viagem pequena para um local do coração, o sítio do meu pai na "beirada" da serra de Ibitipoca aqui em Minas. Viajei por um estrada estadual, portanto, bem conhecida e o navegador simplesmente "perdeu" a estrada várias vezes. Numa delas ele ficou no vazio por mais de 10km antes de encontrar novamente e em alguns trechos ele cortava a estrada por várias vezes sem passar por ela. Na volta, passei por outra estrada estadual onde aconteceu a mesma coisa ... Então é possível informar este erro? Vou procurar o site da Navteq que você mencionou e ver o que dizem a respeito.

Quanto ao Track Source, já li bastante no site, baixei os programas sugeridos, mas não consegui instalar no GPS, por que o programa da Garmin não localiza o mapa do GPS, aparece uma mensagem de erro informando que o aparelho não estava conectado, embora estivesse. Como o tempo estava curto, não pude me debruçar mais no assunto.

Abraços,

adrianoquatro
30/07/2013, 16:59
Pode ser o caso de modo de comunicação do GPS. Há um modo em que ele fica como unidade de disco remota, daí você só joga os arquivos baixados nas pastas correspondentes.

Edimar_Oliveira
30/07/2013, 19:33
Adriano, agradeço a colaboração, mas "traduz" melhor isso que você comentou ...:confused:

Abraços,

adrianoquatro
31/07/2013, 09:09
No GPS, tem opção de comunicação onde o computador enxerga ele como se ele fosse um pen-drive. Nesse modo você simplesmente joga o arquivo .img direto na pasta do GPS correspondente aos mapas.
Se não conseguir fazer com que o basecamp reconheça o GPS, tente carregar os mapas simplesmente salvando-os na pasta do GPS.

Edimar_Oliveira
31/07/2013, 09:48
Agora clareou, Adriano ... Sim, o computador reconhece ele como um pen-drive, mesmo assim, não consigo copiar no "automático". Vou conferir se estou fazendo os passos corretos, por que pode ser que esteja havendo um erro meu.

Abraços,

Edimar_Oliveira
07/08/2013, 13:54
Prezados, eu não sou nenhum bronco na informática, mas francamente, tô achando super complicado mexer com a instalação do Tracksource ... Tentei usar o MAP Source, mas ele não reconhece o meu NUVI 2415. Passei então para o BaseCamp e neste, reconhece o aparelho e até instalei o mapa principal do TrackSource no GPS. Mas numa segunda conexão usando o BaseCamp já não aparece o aparelho no lado esquerdo da tela.

No GPS o mapa do TrackSource está listado, além do CNT2014 Brasil, mas não sei se tenho que deixar ambos marcados ou apenas um deles. Também não entendi como instalar os "extras" do Tracksource, ou seja, os avisos de lombadas, radares, etc, embora eu já tenha baixado os arquivos. A extensão deles é "*.gmi", que não é reconhecido pelo BaseCamp.

Alguém aí, que já tenha feito o procedimento, saberia me orientar?

Abraços,