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Ver Versão Completa : sobre suspensão no CJ5 : Opiniões sobre minha escolha



POPEYE MIT
02/07/2013, 15:35
Pretendo por em SPOA + feixes originais (por enquanto) + Jogo de amortecedores Nitrogenio de Procomp MX6 da Ranger 98/2005 + Jumelos Revolver.
Amigos do forum: Devo rever algo em minha escolha?
Obs: Devo retirar alguma lamina?
Obrigado

KitiU.
02/07/2013, 16:30
Pretendo por em SPOA + feixes originais (por enquanto) + Jogo de amortecedores Nitrogenio de Procomp MX6 da Ranger 98/2005 + Jumelos Revolver.
Amigos do forum: Devo rever algo em minha escolha?
Obs: Devo retirar alguma lamina?
Obrigado

Só uma perguntinha, seu jeep esta com eixos de rural/f75 ou é original??

Dizem que o jeep perde muita estabilidade se for SPOA com eixos originais...

POPEYE MIT
02/07/2013, 16:50
Só uma perguntinha, seu jeep esta com eixos de rural/f75 ou é original??

Dizem que o jeep perde muita estabilidade se for SPOA com eixos originais...

tudo original

KitiU.
02/07/2013, 16:58
tudo original

Pois é, tem esse detalhe, pelo menos eu li aqui no fórum que SPOA com eixo original não fica bom, pois perde estabilidade

Mas seria interessante conversar com os mais experientes, para saber mais a respeito, no resto acredito que a susp vai ficar muito boa... se a quantidade de laminas esta bom do jeito que esta hoje, quando SPOA vai fica, acredito eu a mesma coisa...

Rodrigotche
02/07/2013, 19:41
Kitiu vc poderia postar umas fotos da suspensão do teu jeep pq vc usa mola da toyota spua e é oq quero fazer no meu assim tenho uma idéia melhor de como fazer o serviço

Bedran
02/07/2013, 23:35
Rodrigotche, tenho um CJ 51, motor GM151, pneus 32x10,5. SPUA com feixes da toyota. Ficou muito melhor em estabilidade, nao ficou mais "torto", porem muito mais rigido (duro). Ganhou curso da suspensao, para torcao ficou otimo, mas nas irregularidades transversais como lombadas ou valetas na cidade ele pula muito. Uso tres feixes, o original da toyota tem 4 mas fica muito duro. Tres da conta do recado tranquilamente. Uso os feixes dianteiros da toyota tanto na frente quanto na trazeira. Jumelos na parte trazeira nos dois eixos. Fiz o esquema tradicional, distancia de 105cm (lembrando que o feixe tem 110cm) entre os suportes, jumelo de 8cm nos dois eixos. Cuidado na centralização dos eixos para que nao fiquem com diferença na distancia entre-eixos em relação ao original. Se eu nao me engano é de 81 polegadas para o CJ5. Troque os amortecedores por um da ranger antiga modelo cofap 12343. Tem dupla acao (diferente dos originais que tem 1 ação apenas, só age na distração e não na compressão). Outro detalhe é com relação ao raio de giro, o meu perdeu um pouco pois o pneu mais largo pega no feixe de molas (o feixe da toyota é mais largo que o original). No começo os jumelos ficam um pouco verticais, mas depois as molas cedem um pouco e ficam com 45 graus de inclinação que é o ideal. Se nao ficarem é porque as molas estao muito arqueadas. Ganhou uns 5cm na altura dos paralamas, agora com 102cm do chao ate o paralama. Agora uma pergunta (varias) ficou bom o esquema Igniflex? Mais economico? Mais potente? Melhou torque? Deu muito trabalho para acertar a regulagem da injeção? Abraço.

KitiU.
03/07/2013, 15:29
Kitiu vc poderia postar umas fotos da suspensão do teu jeep pq vc usa mola da toyota spua e é oq quero fazer no meu assim tenho uma idéia melhor de como fazer o serviço

Dae Rodrigo,

Tenho essas fotos salvas, mas caso queira uma específica posso tirar.

Parecido com o relato do post anterior, fiz no eixo dianteiro a instalação com o jumelo atrás, exatamente no lugar original, usando o furo da bucha no meio do chassis, e para isso tive que fabricar o suporte fixo da mola, que tbm vai fixo exatamente onde vai o original inclusive o furo dos rebites, agora parafusado ajuda a alinhar o suporte... Na traseira não tem segredo...

Seguem as fotos que tenho:

Rodrigotche
04/07/2013, 21:57
Rodrigotche, tenho um CJ 51, motor GM151, pneus 32x10,5. SPUA com feixes da toyota. Ficou muito melhor em estabilidade, nao ficou mais "torto", porem muito mais rigido (duro). Ganhou curso da suspensao, para torcao ficou otimo, mas nas irregularidades transversais como lombadas ou valetas na cidade ele pula muito. Uso tres feixes, o original da toyota tem 4 mas fica muito duro. Tres da conta do recado tranquilamente. Uso os feixes dianteiros da toyota tanto na frente quanto na trazeira. Jumelos na parte trazeira nos dois eixos. Fiz o esquema tradicional, distancia de 105cm (lembrando que o feixe tem 110cm) entre os suportes, jumelo de 8cm nos dois eixos. Cuidado na centralização dos eixos para que nao fiquem com diferença na distancia entre-eixos em relação ao original. Se eu nao me engano é de 81 polegadas para o CJ5. Troque os amortecedores por um da ranger antiga modelo cofap 12343. Tem dupla acao (diferente dos originais que tem 1 ação apenas, só age na distração e não na compressão). Outro detalhe é com relação ao raio de giro, o meu perdeu um pouco pois o pneu mais largo pega no feixe de molas (o feixe da toyota é mais largo que o original). No começo os jumelos ficam um pouco verticais, mas depois as molas cedem um pouco e ficam com 45 graus de inclinação que é o ideal. Se nao ficarem é porque as molas estao muito arqueadas. Ganhou uns 5cm na altura dos paralamas, agora com 102cm do chao ate o paralama. Agora uma pergunta (varias) ficou bom o esquema Igniflex? Mais economico? Mais potente? Melhou torque? Deu muito trabalho para acertar a regulagem da
injeção? Abraço.

Bedram pode comprar a igniflex sem medo vem com tudo até os parafusos para fixação, para instalar no motor de opala tem que dar um passe na polia do motor coisa rapida a instalação depois de tornear não leva 1 hora, o motor melhorou muito o torque e a aceleração consumo não fiz média ainda o meu motor até parou de fumar ainda não medi o ponto mas esta funcionando redondinho só no esquema que vem com a igniflex sabado vou fazer uma trilha ai posso postar uma opinião mais concreta

Elmer_Jeep
16/07/2013, 16:07
Pretendo por em SPOA + feixes originais (por enquanto) + Jogo de amortecedores Nitrogenio de Procomp MX6 da Ranger 98/2005 + Jumelos Revolver.
Amigos do forum: Devo rever algo em minha escolha?
Obs: Devo retirar alguma lamina?
Obrigado

Não adianta muita coisa ter amortecedores bons com feixes ruins. Qualquer cofap turbogás de 90 reais resolve o problema.
O ideal era usar feixes da band e eixos de Rural que são mais largos mas se for manter os eixos originais instale kit flutuante, espaçadores e rodas com off-set negativo pra compensar na estabilidade.

Lembrando também que vai ser necessário uma barra anti-rolagem no eixo traseiro pra não ter quebras de cruzeta/cardan/pinhão.

leopoldo
16/07/2013, 21:02
SPOA significa resolver o problema de tamanho e alinhamento do cardan dianteiro, tamanho de flexíveis de freio, terminais de direção (ajuste de geometria/curso/batentes de trabalho). Se for colocar jumelo revolver, somente se inverter os suportes (fixo atrás e revolver na frente, senão não tem luva de cardã que absorva o curso.

POPEYE MIT
17/07/2013, 11:44
Não adianta muita coisa ter amortecedores bons com feixes ruins. Qualquer cofap turbogás de 90 reais resolve o problema.
O ideal era usar feixes da band e eixos de Rural que são mais largos mas se for manter os eixos originais instale kit flutuante, espaçadores e rodas com off-set negativo pra compensar na estabilidade.

Lembrando também que vai ser necessário uma barra anti-rolagem no eixo traseiro pra não ter quebras de cruzeta/cardan/pinhão.

Entao fora os procomp e os jumelos revolver. Optarei pelo ca$amento do feixes da band e estudar ate onde eles "Flexionam" para avaliar qual o amortecedor ideal em curso a ser instalado??

Elmer_Jeep
17/07/2013, 17:32
Entao fora os procomp e os jumelos revolver. Optarei pelo ca$amento do feixes da band e estudar ate onde eles "Flexionam" para avaliar qual o amortecedor ideal em curso a ser instalado??

O que eu quis dizer é que um amortecedor mais barato funcionaria do mesmo jeito se fosse manter os feixes originais mas o ideal aí vai ser algum com 11" de curso.
Também prefiro montar os suportes de fixação do amortecedor depois que tiver tudo instalado os feixes e com peso do carro em cima do conjunto.

[]'s

POPEYE MIT
17/07/2013, 19:02
o que eu quis dizer é que um amortecedor mais barato funcionaria do mesmo jeito se fosse manter os feixes originais mas o ideal aí vai ser algum com 11" de curso.
Também prefiro montar os suportes de fixação do amortecedor depois que tiver tudo instalado os feixes e com peso do carro em cima do conjunto.

[]'s

obrigado, me ajudou bastante

AnBeLuZuK
22/06/2014, 12:55
Dae Rodrigo,

Tenho essas fotos salvas, mas caso queira uma específica posso tirar.

Parecido com o relato do post anterior, fiz no eixo dianteiro a instalação com o jumelo atrás, exatamente no lugar original, usando o furo da bucha no meio do chassis, e para isso tive que fabricar o suporte fixo da mola, que tbm vai fixo exatamente onde vai o original inclusive o furo dos rebites, agora parafusado ajuda a alinhar o suporte... Na traseira não tem segredo...

Seguem as fotos que tenho:

KitiU,
Interessante esta montagem que vc fez, da para fazer um favor e tomar umas medidas do teu suporte fixo de mola ?
Seria a distancia entre o furo da parte fixa da mola e o lado onde encosta no chassis. Tambem a distancia entre este furo e o lado perpendicular ao lado anterior na direção do pneu. ou seja as dimensoes do suporte em relacao ao furo onde encaixa a mola. Espero que dê para entender hehehe.
Por último, mas não memos importante, a que distancia esta o olhal da mola preso ao jumelo em relação ao chassis ?
E ainda chegou a verificar o caster ? Naquele esquema com papel esquadro e transferidor acho que fica uma boa medida, ensinado aqui no forum pelo Mestre Leopoldo.
Desculpe o monte de perguntas mas estou querendo montar dessa forma no jeep e esses kits prontos parece que não são assim tão prontos, então melhor fazer certo logo.
Abs,
André

AnBeLuZuK
23/06/2014, 16:45
Dae Rodrigo,

Tenho essas fotos salvas, mas caso queira uma específica posso tirar.

Parecido com o relato do post anterior, fiz no eixo dianteiro a instalação com o jumelo atrás, exatamente no lugar original, usando o furo da bucha no meio do chassis, e para isso tive que fabricar o suporte fixo da mola, que tbm vai fixo exatamente onde vai o original inclusive o furo dos rebites, agora parafusado ajuda a alinhar o suporte... Na traseira não tem segredo...

Seguem as fotos que tenho:
KitiU,
Interessante esta montagem que vc fez, da para fazer um favor e tomar umas medidas do teu suporte fixo de mola ?
Seria a distancia entre o furo da parte fixa da mola e o lado onde encosta no chassis. Tambem a distancia entre este furo e o lado perpendicular ao lado anterior na direção do pneu. ou seja as dimensoes do suporte em relacao ao furo onde encaixa a mola. Espero que dê para entender hehehe.
Por último, mas não memos importante, a que distancia esta o olhal da mola preso ao jumelo em relação ao chassis ?
E ainda chegou a verificar o caster ? Naquele esquema com papel esquadro e transferidor acho que fica uma boa medida, ensinado aqui no forum pelo Mestre Leopoldo.
Desculpe o monte de perguntas mas estou querendo montar dessa forma no jeep e esses kits prontos parece que não são assim tão prontos, então melhor fazer certo logo. Fiz um arquivo com a localizacao das medidas pelas otimas fotos que vc postou, fica mais fácil é só medir e completar o desenho.
Abs,
André

KitiU.
26/06/2014, 14:48
KitiU,
Interessante esta montagem que vc fez, da para fazer um favor e tomar umas medidas do teu suporte fixo de mola ?
Seria a distancia entre o furo da parte fixa da mola e o lado onde encosta no chassis. Tambem a distancia entre este furo e o lado perpendicular ao lado anterior na direção do pneu. ou seja as dimensoes do suporte em relacao ao furo onde encaixa a mola. Espero que dê para entender hehehe.
Por último, mas não memos importante, a que distancia esta o olhal da mola preso ao jumelo em relação ao chassis ?
E ainda chegou a verificar o caster ? Naquele esquema com papel esquadro e transferidor acho que fica uma boa medida, ensinado aqui no forum pelo Mestre Leopoldo.
Desculpe o monte de perguntas mas estou querendo montar dessa forma no jeep e esses kits prontos parece que não são assim tão prontos, então melhor fazer certo logo. Fiz um arquivo com a localizacao das medidas pelas otimas fotos que vc postou, fica mais fácil é só medir e completar o desenho.
Abs,
André

Dae André...

Infelizmente estou sem o jeep por perto... ele fica guardado na fazenda... se nos próximos dias eu for pra lá e lembrar tiro as medidas pra vc...

Mas não tem muito segredo pra fazer desse jeito... o suporte fixo é um pouco maior que o original e, é deslocado para frente, quanto ao caster, eu mesmo sabendo que não é o correto, usei uma cunha pra alinhar o eixo...

Forte abraço!!