PDA

Ver Versão Completa : cx willys

gustavo seixas
01/07/2013, 21:11
galera, se eu estiver errado por favor me corrijam
desmontei a cx do meu jipe (4 marchas) pra trocar o rolamento do piloto q a muito tempo faz barulho, coloquei um rolamento com blindagem (só de um lado) pra ajudar a segurar o óleo evitando vazamentos pelo eixo, aproveitando troquei o rolamento traseiro fazendo a mesma coisa uma vez q não tem retentor atrás e o óleo passa todo pra cx de redução dando excesso de óleo na redução e faltando na cx, pergunto:
isso q fiz vai resolver meu problema?pode ser desse jeito? não vai atrapalhar a lubrificação?
deixei as blindagens dos rolamentos pra fora e a parte de dentro aberta pra receber o óleo.
agora uma outra pergunta:
aquela peça q vai antes do rolamento traseiro(olhando num manual do mecânico q baixei, chama adaptador do rolamento traseiro) tem um furo: esse furo é pra baixo, pra cima, pro lado, como coloco a mesma na posição correta?
se alguém puder ajudar fico grato!!!

Ricardo MG
02/07/2013, 08:19
galera, se eu estiver errado por favor me corrijam
desmontei a cx do meu jipe (4 marchas) pra trocar o rolamento do piloto q a muito tempo faz barulho, coloquei um rolamento com blindagem (só de um lado) pra ajudar a segurar o óleo evitando vazamentos pelo eixo, aproveitando troquei o rolamento traseiro fazendo a mesma coisa uma vez q não tem retentor atrás e o óleo passa todo pra cx de redução dando excesso de óleo na redução e faltando na cx, pergunto:
isso q fiz vai resolver meu problema?pode ser desse jeito? não vai atrapalhar a lubrificação?
deixei as blindagens dos rolamentos pra fora e a parte de dentro aberta pra receber o óleo.
agora uma outra pergunta:
aquela peça q vai antes do rolamento traseiro(olhando num manual do mecânico q baixei, chama adaptador do rolamento traseiro) tem um furo: esse furo é pra baixo, pra cima, pro lado, como coloco a mesma na posição correta?
se alguém puder ajudar fico grato!!!

Gustavo,

Pelo que vc descreveu, o rolamento que vc utilizou é com defletor utilizado no lado do piloto, ele não é blindado, ele não veda totalmente o óleo em um dos lados, quanto o rolamento do entalhado não irá resolver a passagem de óleo pelo msm, pois na cx de transf/reduzida existem, se não me engano 2 orificios na carcaça, para que vc vede totalmente vc teria que tamponar esses orifícios.

abs

gustavo seixas
02/07/2013, 13:29
o problema maior é a passagem do óleo para a transferência e a falta na cx
acho q isso não é normal, ou é?
por isso coloquei esses rolamentos com esse "defletor"

existem, se não me engano 2 orificios na carcaça, para que vc vede totalmente vc teria que tamponar esses orifícios.

​posso fazer isso?não me trará problemas?

GMILLANI
02/07/2013, 15:51

existem, se não me engano 2 orificios na carcaça, para que vc vede totalmente vc teria que tamponar esses orifícios.

Pode sim, fechar estes orifícios, ter as caixas independentes com os seus óleos específicos, eu uso óleo 80 na caixa de mudanças e 90 na de transferência, antes de fechar os orifícios, perdi 2 caixas devido a falta de óleo, quando subia ladeiras, esquentava e azulava o rolamento do piloto.

Ricardo MG
02/07/2013, 19:42

Gustavo,

Como o GMILLANI "disse" pode tamponar sim, é "normal" em cx's e ct's passarem o óleo de um para o outro, mas e altamente prejudicial, pois como o nosso amigo comentou em subidas/descidas ingrimes e longas umas das caixas fica sem lubrificação, se vc está com o conjunto desmontado vale a pena tamponar os furos e verificar sempre o nível das caixas, pois, teoricamente, como o rolamento com defletor não é blindado pode acontecer, quando o óleo estiver muito quente(baixa viscosidade) de passar do cambio para a transferência e vice versa,em subidas/descidas longas, em pequena quantidade.
No meu conjunto estava tamponado com o rolamento do piloto entre as caixas e nunca tive problemas com a passagem de óleo entre as caixas nas trilhas(usava o óleo 90 e 140 na proporção 70/30).

abs

gustavo seixas
03/07/2013, 08:29
muito obrigado!!!!
vou tampar os respectivos e fechar o conj. já to doido pra andar no bicho

vlw, abrçs!!!!!!

Paulo Leit
03/07/2013, 21:37
Olá amigo,

Se vc olhar pela tampa de trás na cx de transferência tem um furo , fica atrás da engrenagem que vem do câmbio, o furo do adaptador tem que coincidir com o mesmo.

O óleo que está em excesso na CT é jogado ,com o movimento das engrenagens, de volta para o câmbio e o excesso de óleo do câmbio através do rolamento vai para CT e assim se mantem o nível.

Abraços ,

georgevalle
04/07/2013, 07:46
Se isolar as caixas deve fazer o respiro na caixa de câmbio pois esta não tem, o respiro é só na reduzida.

Ricardo MG
04/07/2013, 13:47
Se isolar as caixas deve fazer o respiro na caixa de câmbio pois esta não tem, o respiro é só na reduzida.

Georgevalle,

Na minha opinião não é necessário a colocação de um respiro, digo isso porque no meu antigo 4me 3m original o cambio "respirava" pela alavanca, que por sinal, sempre entrava água por ali e contaminava o óleo.

abs