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gustavo seixas
01/07/2013, 21:11
galera, se eu estiver errado por favor me corrijam
desmontei a cx do meu jipe (4 marchas) pra trocar o rolamento do piloto q a muito tempo faz barulho, coloquei um rolamento com blindagem (só de um lado) pra ajudar a segurar o óleo evitando vazamentos pelo eixo, aproveitando troquei o rolamento traseiro fazendo a mesma coisa uma vez q não tem retentor atrás e o óleo passa todo pra cx de redução dando excesso de óleo na redução e faltando na cx, pergunto:
isso q fiz vai resolver meu problema?pode ser desse jeito? não vai atrapalhar a lubrificação?
deixei as blindagens dos rolamentos pra fora e a parte de dentro aberta pra receber o óleo.
agora uma outra pergunta:
aquela peça q vai antes do rolamento traseiro(olhando num manual do mecânico q baixei, chama adaptador do rolamento traseiro) tem um furo: esse furo é pra baixo, pra cima, pro lado, como coloco a mesma na posição correta?
se alguém puder ajudar fico grato!!!

Ricardo MG
02/07/2013, 08:19
galera, se eu estiver errado por favor me corrijam
desmontei a cx do meu jipe (4 marchas) pra trocar o rolamento do piloto q a muito tempo faz barulho, coloquei um rolamento com blindagem (só de um lado) pra ajudar a segurar o óleo evitando vazamentos pelo eixo, aproveitando troquei o rolamento traseiro fazendo a mesma coisa uma vez q não tem retentor atrás e o óleo passa todo pra cx de redução dando excesso de óleo na redução e faltando na cx, pergunto:
isso q fiz vai resolver meu problema?pode ser desse jeito? não vai atrapalhar a lubrificação?
deixei as blindagens dos rolamentos pra fora e a parte de dentro aberta pra receber o óleo.
agora uma outra pergunta:
aquela peça q vai antes do rolamento traseiro(olhando num manual do mecânico q baixei, chama adaptador do rolamento traseiro) tem um furo: esse furo é pra baixo, pra cima, pro lado, como coloco a mesma na posição correta?
se alguém puder ajudar fico grato!!!

Gustavo,

Pelo que vc descreveu, o rolamento que vc utilizou é com defletor utilizado no lado do piloto, ele não é blindado, ele não veda totalmente o óleo em um dos lados, quanto o rolamento do entalhado não irá resolver a passagem de óleo pelo msm, pois na cx de transf/reduzida existem, se não me engano 2 orificios na carcaça, para que vc vede totalmente vc teria que tamponar esses orifícios.

abs

gustavo seixas
02/07/2013, 13:29
o problema maior é a passagem do óleo para a transferência e a falta na cx
acho q isso não é normal, ou é?
por isso coloquei esses rolamentos com esse "defletor"

existem, se não me engano 2 orificios na carcaça, para que vc vede totalmente vc teria que tamponar esses orifícios.


​posso fazer isso?não me trará problemas?

GMILLANI
02/07/2013, 15:51
o problema maior é a passagem do óleo para a transferência e a falta na cx
acho q isso não é normal, ou é?
por isso coloquei esses rolamentos com esse "defletor"

existem, se não me engano 2 orificios na carcaça, para que vc vede totalmente vc teria que tamponar esses orifícios.


​posso fazer isso?não me trará problemas?


Pode sim, fechar estes orifícios, ter as caixas independentes com os seus óleos específicos, eu uso óleo 80 na caixa de mudanças e 90 na de transferência, antes de fechar os orifícios, perdi 2 caixas devido a falta de óleo, quando subia ladeiras, esquentava e azulava o rolamento do piloto.

Ricardo MG
02/07/2013, 19:42
o problema maior é a passagem do óleo para a transferência e a falta na cx
acho q isso não é normal, ou é?
por isso coloquei esses rolamentos com esse "defletor"

existem, se não me engano 2 orificios na carcaça, para que vc vede totalmente vc teria que tamponar esses orifícios.


​posso fazer isso?não me trará problemas?

Gustavo,

Como o GMILLANI "disse" pode tamponar sim, é "normal" em cx's e ct's passarem o óleo de um para o outro, mas e altamente prejudicial, pois como o nosso amigo comentou em subidas/descidas ingrimes e longas umas das caixas fica sem lubrificação, se vc está com o conjunto desmontado vale a pena tamponar os furos e verificar sempre o nível das caixas, pois, teoricamente, como o rolamento com defletor não é blindado pode acontecer, quando o óleo estiver muito quente(baixa viscosidade) de passar do cambio para a transferência e vice versa,em subidas/descidas longas, em pequena quantidade.
No meu conjunto estava tamponado com o rolamento do piloto entre as caixas e nunca tive problemas com a passagem de óleo entre as caixas nas trilhas(usava o óleo 90 e 140 na proporção 70/30).

abs

gustavo seixas
03/07/2013, 08:29
muito obrigado!!!!
vou tampar os respectivos e fechar o conj. já to doido pra andar no bicho

vlw, abrçs!!!!!!

Paulo Leit
03/07/2013, 21:37
Olá amigo,

Se vc olhar pela tampa de trás na cx de transferência tem um furo , fica atrás da engrenagem que vem do câmbio, o furo do adaptador tem que coincidir com o mesmo.

O óleo que está em excesso na CT é jogado ,com o movimento das engrenagens, de volta para o câmbio e o excesso de óleo do câmbio através do rolamento vai para CT e assim se mantem o nível.

Abraços ,

georgevalle
04/07/2013, 07:46
Se isolar as caixas deve fazer o respiro na caixa de câmbio pois esta não tem, o respiro é só na reduzida.

Ricardo MG
04/07/2013, 13:47
Se isolar as caixas deve fazer o respiro na caixa de câmbio pois esta não tem, o respiro é só na reduzida.

Georgevalle,

Na minha opinião não é necessário a colocação de um respiro, digo isso porque no meu antigo 4me 3m original o cambio "respirava" pela alavanca, que por sinal, sempre entrava água por ali e contaminava o óleo.

abs