Ver Versão Completa : Preciso de ajudar sobre o Vitara
bruna.barbosa
01/07/2013, 19:46
Boa noite pessoal,
Sou novata aqui e queria uma ajuda!!
Estou para comprar um suzuki.. Mas tenho várias dúvidas!!! Claro q por falta de conhecimento.
Estou namorando dois, até agora..
Suzuki Vitara jlx 4x4 - 1997
Suzuki Vitara 4x4 - 1994
Já li em alguns tópicos que o motor , após o ano de 94 não é tão bom, isso confere??
A diferença de preço entre os dois é de R$ 1.500,00... Fico com o mais barato ou o mais novo??
Na descrição, eles têm basicamente as mesmas coisas..
Tem alguma coisa importante que eu precise perguntar ao proprietário??
Obrigada pela ajuda!!!
Rainer 89
01/07/2013, 23:15
Bruna,
Primeiramente bem vinda ao fórum.
Se vc esta querendo comprar um Vitara veio perguntar no lugar errado, aqui só tem fã de Suzuki e vc só vai ouvir falar bem do carro... rsrsrrs Brincadeira! O carro é bom mesmo... Não precisa ter medo de adquirir um, mas vc tem que ter algumas coisas coisas em mente.
Primeiro que o vitara é importado e tem alguns, muitos, anos de uso, ou seja vai dar manutenção de vez em quando e não vai ser tão barato concertar quanto um carro nacional popular. Porem é um veiculo que quase não quebra e não da manutenção toda hora, a mecânica é bem robusta e sem duvida não vai te deixar na mão. É um pouco mais beberão que um carro popular, mas não da pra comprar, é muito mais confortável, anda mais e é um legitimo 4x4. Acredite depois que vc sobe pra um 4x4 nunca mais vai querer saber de "carro baixo".
Falei falei e não respondi suas perguntas... então.
-Nunca ouvi falar do motor do vitara ser pior depois de determinado ano. As diferenças dos mais antigos pros mais novos são muito pequenas, apenas uns sensores diferentes.
-A diferença de preço é pequena. A probabilidade do mais novo estar em melhor estado e grande. Mas isso não é uma certeza, se for possível veja os dois carro e fique com o que estiver em melhor estado.
-Não sei oq perguntar pro proprietário, ele vai falar que o carro é ótimo (q sem duvida não é mentira) e que nunca fez trilha (90% de chance de ser mentira). Não que um carro que já tenha feito trilha seja um problema.
-Dica. Tem alguns detalhes pra conferir antes de comprar o carro... se quiser posso postar uma lista com alguns itens importantes.
Espero ter ajudado!
P.S.
Não consegui abrir os links dos anúncios. Tenta postar de novo.
Tem algum amigo que já teve um SUZUKI VITARA, pois essas verificações depende muito de alguem pra ver e analisar os carros pra você.
Interessante que leve a um mecânico de confiança seu.
Nas escuras comprar assim é muito arriscado, mas boa sorte e qualquer coisa faça contato.
crangel19@hotmail.com
prgaviaop
02/07/2013, 13:17
Boa tarde, Bruna!
Eu não acredito nesta alegada piora no motor após 94. Há algumas diferenças em algumas peças, mas nenhuma que conheço coincide com esse ano/modelo. Normalmente, quando vejo categorização, é de Vitaras carburados, Vitaras até 95 e de 96 em diante, sendo que para essa última, às vezes a peça é um pouco mais cara, mas não o suficiente pra ser decisivo numa escolha entre os dois veículos que você está estudando.
Os cuidados na compra de um carro desses não são muito diferentes dos necessários à compra de qualquer outro carro nessa idade. Por isso, se você é experiente nessas transações faça como já fez antes (aparência geral, busca por ferrugens e soldas, motor, trocas de marchas etc.). Caso não seja, só compre amparada por alguém mais experiente. O que há de diferente no Vitara vai ser o sistema 4x4. Desnecessário dizer que ele também precisa estar funcionando bem e, para testá-lo, você ou o seu guru precisa saber como operar.
Lembre também que o Vitara tem ar condicionado, vidros elétricos, retrovisores elétricos, bancos traseiros que rebatem e todos esses merecem estar funcionando. Trata-se de um veículo de luxo e importado: consertos e peças ordinários não se afastam em preços de outros modelos; mas um controle de vidros elétricos ou uma canaleta de porta podem te fazer soluçar quando olhar o valor.
Quanto a acessórios, sua importância vai depender do emprego que você pretende dar ao jipe.
A opção, então, entre o 97 e o 94 deve se basear unicamente no estado de cada uma das unidades. Não sei os valores, mas uma diferença de mil e quinhentos reais às vezes é compensada pela confiabilidade.
Abraço
Suassuna
02/07/2013, 15:44
Boa tarde, Bruna!
Normalmente, quando vejo categorização, é de Vitaras carburados, Vitaras até 95 e de 96 em diante, sendo que para essa última, às vezes a peça é um pouco mais cara, mas não o suficiente pra ser decisivo numa escolha entre os dois veículos que você está estudando.
Só esclarecendo o que o Paulo falou, os carburados foram até 92; os modelos 92/93 em diante já eram com injeção eletrônica, portanto, ambos os modelos que você está olhando são injetados.
De resto é uma ótima compra. Tive um por cinco anos, automático, só vendi quando precisei construir minha casa. Hoje quando vejo um na rua bate uma saudade.
Boa sorte na compra e felicidades!!
bruna.barbosa
03/07/2013, 19:33
Obrigada Rainer 89!!!
Em relação aos custos eu já pesquisei sim e vi que é mais caro. Não estou me importando taaaanto com isso, pois acabei de vender um carro nacional que saía caro demaaaaais p mim, me deu muitos problemas.
Estou querendo curtir um pouco mais a vida e achei que me enquadraria super bem nas trilhas de carro.
Valeu mesmo pelas dicas!!!
bruna.barbosa
03/07/2013, 19:37
Os cuidados na compra de um carro desses não são muito diferentes dos necessários à compra de qualquer outro carro nessa idade. Por isso, se você é experiente nessas transações faça como já fez antes (aparência geral, busca por ferrugens e soldas, motor, trocas de marchas etc.). Caso não seja, só compre amparada por alguém mais experiente. O que há de diferente no Vitara vai ser o sistema 4x4. Desnecessário dizer que ele também precisa estar funcionando bem e, para testá-lo, você ou o seu guru precisa saber como operar.
Eu realmente não sei operar com esse sistema 4x4, nunca dirigi um carro assim. Estou confiando no meu mecânico, rs..
Pra ser sincera nem cheguei a perguntar se ele entende disso, vou ligar agora!! Valeu pela dica!
Cocatriz
04/07/2013, 11:05
Cuidado nas curvas sujas e na chuva até você acostumar a andar com tração traseira, o resto só alegria.
Bruna, esses Vitaras são otimos a manutenção é um pouco mais cara, mas nada fora do comum, eu estou com o meu 93 ja vai fazer um ano de alegria e até agora foram as correias, coifas da homocinetica e infelizmente o radiador, mas dei sorte pois foi tudo em uma tocada só, ou seja para um carro de 20, que roda em "qualquer" lugar praticamente não tive gastos.
Quanto mais preparado o carro estiver, maior chance de ter pego trilha, se vc ñ for fazer trilha prefira o caro mais original, pois é mais seguro e mais economico para o dia a dia.
Em relação ao ano do carro, o melhor é melhor ver os carros pessoalmente, pois a apesar de 3 anos de diferença o 94 pode estar muito mais inteiro que o 97.
abraço!