PDA

Ver Versão Completa : Problemas com guincho eletrico

Milton Bley Junior
15/10/2005, 22:15
Pessoal,

Possuo um guincho da marca work modelo 9000 libras já a algum tempo e agora este comecou a apresetar o seguinte problema:
- - Quando aciono o guincho para desenrolar o cabo, este
apresenta falha(desenrola e para, desenrola e para-
dando trancos do tipo mau contato)!!
Já para puxar a pickup(F75) o guincho funciona
perfeitamente náo apresentado problema algum.

Para evitar problemas maiores (náo sei o que esta
acontecendo!!), quando vou desenrolar o cabo, deixo o
guincho livre e puxo o cabo com a mao!!

Qual a solucao para o problema?O que posso fazer?
Preciso trocar algum solenoide?

Aguardo a ajuda dos amigos experientes!!! :D

Wallace
18/10/2005, 11:41
Acho que deve ser problema no controle remoto ou na sua fiação até os solenoides.
Pois pelo que sei em todos os guinchos todos os solenoides são usados ao mesmo tempo.
Mas se o Work for diferente, pode ser um problema de solenoide sim.
Se for ai é bom substituir tudo por um esquema e solenoides melhores.

leovalle
18/10/2005, 13:55
Milton

Dá uma olhada na tomadinha onde vai o cabo. A parte de encaixe no guincho (macho) no meu guincho quebrou 1 dos pinos e fica dando esse mesmo problema, conhecido como "mal de osmar"

[]'s

Beto Lacerda
18/10/2005, 19:49
"mal de osmar"

osmar com tato ???

Eriksom Teixeira Lima
19/10/2005, 09:23
Milton

Se a caixa dos solenóides não estiver perfeitamente aterrada, acontece exatamente isso que você descreve. Se os fios do controle estiverem partidos, idem.

Eriksom

Leandro Hergovic
20/10/2005, 08:58
Milton,

o pessoal tem razão...verifique a sua parte elétrica, uma vez que o circuito de enrolar é um e o de soltar é outro.

Se no seu guincho a tomada do controle for de três pinos, um deles é o "comum" que ligado com o da direita enrola ou ligado com o esquerdo desenrola (ou vice-versa, deu pra entender :D ).

Se a tomadinha for de 5 pinos. Dois são o liga/desliga (geralmente os dois de baixo) e os outros três de cima seguem como descrito acima.

Falou...

Tatão
29/10/2005, 08:06
vende esse aí e compra um ekron :D

(brincadeirinha :lol: )

arturkiryu
15/02/2011, 14:12
Moçada....o meu WORK9000 tambem apresenta este mesmo problema, caso alguem já matou esta charada, poderia me dar a dica?:)

Pessoal,

Possuo um guincho da marca work modelo 9000 libras já a algum tempo e agora este comecou a apresetar o seguinte problema:
- - Quando aciono o guincho para desenrolar o cabo, este
apresenta falha(desenrola e para, desenrola e para-
dando trancos do tipo mau contato)!!
Já para puxar a pickup(F75) o guincho funciona
perfeitamente náo apresentado problema algum.

Para evitar problemas maiores (náo sei o que esta
acontecendo!!), quando vou desenrolar o cabo, deixo o
guincho livre e puxo o cabo com a mao!!

Qual a solucao para o problema?O que posso fazer?
Preciso trocar algum solenoide?

Aguardo a ajuda dos amigos experientes!!! :D

ORIONE
04/04/2011, 15:49
Parabéns:!:
Desenterrou um tópico de 2005 ao invés de criar outro :palmas:
Agora tomara q alguem te de uma luz :mrgreen:

Jeanilson
04/04/2011, 16:47
Moçada....o meu WORK9000 tambem apresenta este mesmo problema, caso alguem já matou esta charada, poderia me dar a dica?:)
Artur,

Mas já mataram a charada em 2005 mesmo. Mal do Osmar (mau contato)

Revise a parte elétrica para ver se tem algum fio, contato ou solenoide com problemas.

Uma dica: o interruptor do controle do Work 9000 é famoso por apresentar esse problema...

[]'s

danilo kid
04/04/2011, 22:43
as solenoides do work trabalham 2 a 2.

pra saber se é a solenoide faz o seguinte:

no motor eletrico inverta os cabos. se o guincho que antes só puxava agora passar a só desenrolar deve ser problema em uma das solenoides. descubra qual e troque.

tive esse mesmo problema no meu 12.000 e quem me passou essa dica foi o proprio pessoal da fabrica da work. pelo jeito vc ficou com medo de ligar lá.

kidão

ORIONE
05/04/2011, 01:20
Ja li num sei onde aki no forum q esses work 12000 compactos tem as solenóides pequenas, e o de uma pessoa q ñ lembro quem hehehe, teve q trocar as solenóides por umas maiores e os cabos tbm...

edwint
06/04/2011, 07:50
tinha mesmo que ser o WORK, eles dao mesmo problema nos solenoides... que derretem a isolação ...

DaniloSM
06/08/2011, 20:10
Pessoal, o nosso warn 9.5ti apresentou um problema: Quando chegamos de uma trilha desenrolei o cabo para lubrificar e enrolar certo. Quando fui enrolar fez um tac e nada. Não enrola e nem desenrola mais. Ao apertar o botaozinho faz um tac e nada... Foram comprados 2 solenoides novos, pois achei que seriam os solenoides, mas testei hoje e estou achando que não é. Faz mais de um mes que os solenoides chegaram e so hj fui mexer nele( por preguiça). Detalhe: No dia da trilha ele tomou um pau bom. O que pode ser isso pessoal?

Tio Eddie
06/08/2011, 20:40
Pessoal, o nosso warn 9.5ti apresentou um problema: Quando chegamos de uma trilha desenrolei o cabo para lubrificar e enrolar certo. Quando fui enrolar fez um tac e nada. Não enrola e nem desenrola mais. Ao apertar o botaozinho faz um tac e nada... Foram comprados 2 solenoides novos, pois achei que seriam os solenoides, mas testei hoje e estou achando que não é. Faz mais de um mes que os solenoides chegaram e so hj fui mexer nele( por preguiça). Detalhe: No dia da trilha ele tomou um pau bom. O que pode ser isso pessoal?

Testou as ligações elétricas, aterramento?
O controle está em ordem?
Verificou as solenódes?

Eu iria nesta sequência

[]s

DaniloSM
06/08/2011, 21:24
Eu fiz ao contrário:oops::oops: E só não testei as ligaçoes eletricas e aterramento. Como é que testa? Valeu Tio Eddie

Tio Eddie
06/08/2011, 21:37
Danilo

Basicamente o guincho é ligado em 3 pontos:

Positivo da bateria
Negativo da bateria
e terra (que deve ir em algum ponto metálico perto do guincho)

Falta de aterramento dá sinal de osmar (osmar contato). se a trilha foi pesada e o guincho começo a dar problema durante/depois pode ser falta de aterramento.

Cabos frouxos podem deixar o guincho sem funcionar tb.

[]s

DaniloSM
06/08/2011, 21:44
Mais uma vez, obrigado Tio Eddie. A primeira coisa que me veio a cabeça foram os solenoides, pois forçamos MUITO o guincho. Ele ficou muito quente. não dava para por a mao nem por 2 segundos... Amanhã vou(tentar) verificar o aterramento.

sraposo
21/08/2011, 08:51
União elétrica com problema de contato pode provocar funcionamento intermitente, NÃO funcionamento e, no caso de um guincho, redução de força.

Evitando abordar os aspectos mais técnicos: motores de gunchos elétricos demandam corrente de CENTENAS de amperes, o que significa que qualquer união elétrica com um (muito) pequeno mau contato, poderá levar a estes sintomas. O que talvez não viesse a ser um problema na fiação de uma lâmpada de farol poderá prejudicar o funcionamento de um guincho, especialmente quando este estiver tracionando carga maior.

Não basta que duas partes metálicas estejam encostadas para que haja um BOM contato elétrico, ainda que a parte externa pareça limpa, brilhante até! O contato elétrico está justamente na parte que NÃO se vê de 2 ou mais elementos metálicos! E, ainda que haja algum ponto em que ocorra um bom contato elétrico, ele pode não ter área suficiente para a corrente que deverá circular, funcionando como um resistor, gerando aquecimento, redução da tensão sobre o motor do guincho, resultando em perda de força ou até não funcionamento.

Para quem quer ir direto à prática:
----------------------------------------
Garanta que as partes que se tocam em emendas (uniões de partes metálicas que fazem parte do circuito elétrico do guincho) estejam REALMENTE limpas, brilhantes até, sem camada de óxido ou outro tipo de sujidade. Aplique vaselina solida INDUSTRIAL nestas partes metálicas que irão se encostar na outra parte metálica e só então remonte a emenda.

TODAS as emendas relativas ao guincho deverão ser examinadas. TODAS! Todas desde o polo positivo da bateria até o retorno ao polo negativo da bateria. Costumeiramente, as preocupações se voltam apenas ao trecho ligado ao positivo da bateria, esquecendo-se do trecho entre o negativo da bateria e guincho e também. A corrente elétrica CIRCULA entre um polo e o outro da bateria, por isso é preciso que TODO o caminho esteja em bom estado. Não adianta um trecho estar com excelente condutibilidade se um outro está ruim. Um bom, nem muitos bons, não compensam uma emenda ruim. Ter a certeza de que as tais partes estarão limpas significa que a emenda terá que ser DESMONTADA para que seja examinada. Não adianta de nada apenas olhar a emenda montada, parafusada, e assumir que ela está boa só porque não está coberta de uma camada de zinabre!

Não adianta tentar medir a resistência da emenda usando a função ohmímetro de um multímetro, mas que seja a escala 0-200 Ohm! Uma emenda problemática, a não ser que esteja MUITO, MUITO ruim, vai resultar em uma leitura de quase 0 Ohm, podendo levar à errônea conclusão de que a emenda está SEGURAMENTE boa! Ou seja, ela poderá estar realmente ou não! Ñao é esta a maneira correta de se testar uma conexão elétrica na qual pretende-se fazer passar uma corrente de pelo menos dezenas de Amperes.

Outro teste que pode ser enganoso é aquele em que o dispositivo é acionado SEM carga. Sem carga a demanda de corrente é (muito) menor e, portanto, o "mau contato latente" poderá não provocar aparente mau funcionamento.

O motor de arranque é outro dispositivo que necessita dos mesmos cuidados na fiação. Aliás, muitos vezes a causa de problema de funcionamento do motor de arranque não está nele, mas justamente nas conexões elétricas EXTERNAS ao mesmo! E problema de conexão elétrica EXTERNA a um motor com escovas (caso do motor de arranque também) pode causar a queima deste motor!

Todo consumidor que demanda grande corrente necessita de conexões elétricas impecáveis! Dependendo das condiçÕes ambientais, materiais empregados e técnicas utilizadas, o período entre verificaçÕes (manutenção preventiva) variará, mas poderá ser confortavelmente longo, aumentando a chance de o dispositivo (guincho, motor de arranque...) funcionar BEM sempre na hora em que é solicitado.

Abraços!

BrunoCastrioto
22/05/2012, 08:47
Excelente explicação.

Valeu pelas dicas Sérgio.

Abraços

BrunoCastrioto
23/05/2012, 08:11
Eae Jipeiros.

Desde que comprei meu Troller, nunca usei o Guincho.
Desde que testei, eu apertava pra ele enrolar, aí ele dava um tranco pra desenrolar mas aí dava um tec e parava, e a mesma coisa pra desenrolar.
Aí pelo que eu lia falavam que é o solenóide.
De uns dias pra cá ouvi relatos de que se o guincho naum estivesse com o aterramento bem limpo, ou com cabos com zinabre evitavam o contato correto e acontecia o que o meu Guincho acontece.

Resolvi abrir a caixa de Solenóide e eis a surpresa. Num sei se é o solenóide, mas tah puro barro e com contatos enferrujados.
Talvez esteja aí o meu problema neh.
Vou limpar tudo e ver no que dá.

Segue Fotos.
Equipe Sul 4x4 SP • Exibir tópico - Gincho Elétrico Work 8000lbs (http://www.equipesul4x4.com.br/forum4x4/viewtopic.php?f=13&t=201)

sraposo
23/05/2012, 09:00
Um circuito elétrico é um caminho com início e fim definidos pela "diferença de voltagem" entre dois pontos. Assim, o aterramento do guincho é tão importante quanto o caminho elétrico desde o positivo da bateria até o guincho. Diferentemente do que algumas pessoas pensam, a corrente elétrica "sai" da bateria, "vai"até o guincho e depois "tem que voltar" para a bateria, e não "sai da bateria", "vai ao guincho" e pára por ali. Pense em um circuito hidráulico ou em uma rua: se ocorre uma obstrução ainda que parcial em um ponto, todo o fluxo fica comprometido, inclusive nas partes do circuito que estão livres, sem obstrução. Por isso a qualidade das uniões elétricas "associadas ao aterramento" são TÃO importantes como qualquer outra parte do circuito relacionado ao guincho, podendo haver elementos não óbvios que, de algum modo, afetam a qualidade do caminho elétrico. Guincho elétrico é uma máquina que transforma energia elétrica em mecânica e, como qualquer outro sistema, não cria energia. Assim, sem o devido provimento de energia elétrica, o guincho não entregará toda a força para o qual foi projetado ou pode até mesmo nem funcionar. Note a sutileza na frase: o que interessa é a tensão (voltagem) que está presente DIRETAMENTE nos terminais do motor do guincho, e não na bateria ou outro ponto qualquer externo ao guincho! MUITAS coisas podem acontecer que levam à presença de uma voltagem mais baixa do que o devido SOBRE o motor do guincho, mesmo que a bateria, alternador sejam super parrudos e estejam funcionando às mil maravilhas. Esta diferença entre a voltagem que que existe sobre a bateria (diretamente medida em seus DOIS terminais) e a voltagem que está presente diretamente nos terminais do motor do guincho (note: diretamente nos terminais do motor, não nos terminais dos cabos que vieram já montados no guincho, nos solenóides ou outras coisas) é devida à introdução de pontos de resistência eletrica, não necessariamente com resistência estática, já que uma união elétrica ou elemento participante do circuito pode introduzir uma resistência com características dinâmicas. Trocando em miúdos, estou me referindo ao famoso Osmar ("os már contatu") e ao uso de fios e/ou outras coisas indevidamente dimensionados, isto é, impróprios à passagem de uma corrente alta.

Como relação ao barro e contatos enferrujados, o importante em uma união metálica usada para passagem de corrente elétrica é o estado das partes que fazem contato mecânico, as partes que se encostam, justamente o que NÃO se vê quando as peças ainda estão montadas. A sujeira externa, visível, não afeta a parte interna, mas sinais externos de corrosão sugerem que possa haver oxidação ou 'oxidação' ('oxidação' porque nem toda camada de substância sobre um metal é resultado de uma reação com oxigênio) justamente na parte que importa à passagem da corrente elétrica. Tipicamente, bons terminais elétricos são cobertos com algum outro metal e/ou sofre um tipo de tratamento para que terminal não se deteriore tão rapidamente. Dependendo da criticidade da aplicação, até ouro é utilizado para isso, como se costuma ver nas placas eletrônicas de computadores. Assim, não custa dar uma ajudinha e tomar medidas preventivas, além do uso de bons materiais e técnicas apropriadas. A soldagem de uniòes metálicas onde isso for possível e adequado é o que proporciona a mais duradoura e confiável ligação. Para os outros casos, a aplicação de vaselina sólida industrial ou algum produto específico nos contatos não soldados que serão submetidos à condições ambientais hostis (hostils para a integridade dos contatos elétricos!) retardam os problemas causados pelo Osmar. Mesmo a montagem elétrica que utiliza materiais certificados pela NASA e supervisionada por engenheiros com pós-doutorado não dispensa a famosa "manutenção preventiva", aquela inspeção periódica nas coisas para ver se está tudo bem, para detectar se há alguma tendência nociva.
Mau contato causa problemas de funcionamento, até mesmo não funcionamento, de equipamentos elétricos e, como costumo dizer, "maus contatos mostram a sua cara quando a corrente é mais alta". Percebo que mesmo nas oficinas (aparentemente?) mais preparadas existe desinformação a respeito disso, fazendo com que utilize-se procedimentos de verificação equivocados que resultam em uma interpretação errada do cenário, levando à troca desnecessária de peças e gasto de tempo e dinheiro maior do que seria o necessário. Para diagnosticar uma falha como consequência de um mal contato, basta um multímetro comum, um profissional tecnicamente preparado e a vontade de usar os neurônios. Não há necessidade de usar equipamentos sofisticados (osciloscópios, analisadores lógicos etc) nem ter um profissional com nível de engenharia!

A prevenção e a opção pela qualidade ainda é a política com menor custo (custo financeiro, custo material e outros não materiais) final no médio a longo prazo. Gasta um pouco mais no começo, mas economiza-se muito, inclusive em aborrecimentos, no futuro não muito distante.

Ah, destaco que tudo o que foi dito sobre guinchos vale para qualquer aparelho elétrico, eletrônico ou eletromecânico, e quanto maior a potência do dispositivo, quanto maior a "corrente que ele puxar", mais importante se torna a questão da qualidade das uniões elétricas! E guinchos elétricos são "puxadores de corrente" vorazes!

Grande abraço!

BrunoCastrioto
23/05/2012, 10:58
Boa Sérgiãooooo.
Em extenso e precioso esclarecimento.

Abraços e obrigado pelas dicas.

Murillus
25/05/2012, 16:53
putz... disse tudo... topico assinado...

Migjipeiro
26/05/2012, 16:12
Boa Sérgio !!! Semana passada tive um problema com meu Guincho WorK 12000 e, justamente o que o impedia de funcionar era um simples mal contato. Abs.
Miguelangelo

jecaov8
02/02/2013, 13:06
Parabéns:!:
Desenterrou um tópico de 2005 ao invés de criar outro :palmas:
Agora tomara q alguem te de uma luz :mrgreen:solução definitiva "mecaniza-lo" .393239393240393241393242393243393244

Guilherme Kyrillos
03/02/2013, 23:12
PÁRA, PÁRA TUDO.
EXPLICA MELHOR ESSE NEGÓCIO DE MECANIZAR.
O meu vive isolando o induzido obrigando a abrir com frequência.
[ ]S

jecaov8
04/02/2013, 09:44
PÁRA, PÁRA TUDO.
EXPLICA MELHOR ESSE NEGÓCIO DE MECANIZAR.
O meu vive isolando o induzido obrigando a abrir com frequência.
[ ]Scansei de ficar pendurado em barranco esperando ajuda e o warn tem um excelente redutor só precisava de algo mais confiavel pra toca-lo e bem proximo dele tem polias com mais cvs que o sist eletrico então vamos junta-los todos ! com alguns palpiteiros e diversas visitas em shoppings (desmanches) consegui uni-los .

Murillus
04/02/2013, 15:12
Guincho mecanico = confiabilidade... porem se o motor parar, o guincho para de funcionar... Bem que poderia existir um guincho misto... Metade eletrico e metade mecanico... Ai na hora do aperreio voce escolheria qual usar...

wilson ghetti
04/02/2013, 16:13
Guincho mecanico = confiabilidade... porem se o motor parar, o guincho para de funcionar... Bem que poderia existir um guincho misto... Metade eletrico e metade mecanico... Ai na hora do aperreio voce escolheria qual usar...

Murillus, o guincho mecanico Ekron funciona mesmo com o motor desligado, através de alavanca, dá trabalho, mas te tira do enrosco.

Abraços,

jecaov8
04/02/2013, 18:18
Guincho mecanico = confiabilidade... porem se o motor parar, o guincho para de funcionar... Bem que poderia existir um guincho misto... Metade eletrico e metade mecanico... Ai na hora do aperreio voce escolheria qual usar... o guincho eletrico funciona muito pouco com o motor parado

JEFFCATUNDA
03/03/2013, 18:56
Belo tópico, assinando...

Kim
03/03/2013, 19:40
Bastante informação util!

Murillus
04/03/2013, 16:48
Existe como fazer uma entrada pra um guincho mecanico no troller ?

Nava
05/03/2013, 14:09
Sim, dá pra fazer. Basta vc pegar o desenho de processo de usinagem da eaton, tirar seu cambio, desmontá-lo, fazer a janela da PTO, remontar, achar uma pto que caiba na posição, tentar instalar o cardã e pronto. Opção 2, tirar o cambio eaton do troller por de caminhao com janela para pto.
Temos guincho hidrulico para troller em teste, mas vc perde o A/C.

Murillus
05/03/2013, 16:57

Por aqui pelo nordeste não tem como ficar sem ar no dia-a-dia...

beetle
14/03/2013, 12:27
Sim, dá pra fazer. Basta vc pegar o desenho de processo de usinagem da eaton, tirar seu cambio, desmontá-lo, fazer a janela da PTO, remontar, achar uma pto que caiba na posição, tentar instalar o cardã e pronto. Opção 2, tirar o cambio eaton do troller por de caminhao com janela para pto.

Bem facinho. Quem é o primeiro a tentar???????

JEFFCATUNDA
15/03/2013, 23:11
se não me engano fica bem dificil puxar um cardan para esse guincho mecânico no troller, parece que essa é a dificuldade...

monge
14/06/2015, 13:17
Reativando o tópico.

Galera, meu guincho apresentou este problema:
Então, depois que desmontei a caixa dos solenoides, fui checar a fiação e etc, tudo estava aparentemente normal. Foi quando eu rodei com a mão mesmo o guincho, ai ele voltou a funcionar, depois para de novo, ai eu tenho que soltar a trava, girar um pouco e ele volta a enrolar e desenrolar, mas se eu soltar o controle, ele para de novo.

Então eu rodo com a mão de novo e ele volta. Será que o problema está no motor do guincho? Tipo ele esta isolando por isso para?
E quando ele funciona, está fazendo um barulho estranho de como estive emperrado...

Levo ele para um eletricista ou um pessoa que mexe com motores elétricos?

Lucas FLS
15/06/2015, 14:51
O meu guincho apresenta esse TEC TEC tanto quando vc tenta recolher como quando vc tenta soltar o cabo. Estava achando que era problema de solenoide mas meu controle arrebentou e eu emendei, pode ser esse o problema?

monge
15/06/2015, 19:05
Pelo que conversei com alguns mecânicos aqui na minha cidade, me disseram que pode ser as escovas do guincho... agora eu não sei se tem... Vou levar num eletricista pra ver certinho

Lucas FLS
17/06/2015, 13:21
Pelo que conversei com alguns mecânicos aqui na minha cidade, me disseram que pode ser as escovas do guincho... agora eu não sei se tem... Vou levar num eletricista pra ver certinho

Eu abri primeiro a caixa de solenoides e estava tudo ok. Resolvi dar uma olhada no motor e descobri o problema, sujeira dentro do motor esta ocasionando mal contato. Como nao tirei o guincho do quebra mato nao pude limpar bem, mas dei uma limapada no que consegui e botei um wd40 e ele voltou a funcionar.
Eu nem imaginava que poderia ser isso porque meu guincho foi pra assistencia em janeiro e o cara me disse que limpou tudo e tal, ou seja, me enganou, nao fez absolutamente nada.
Ja entrei em contato com a bremem e reletei o ocorrido, porque quando o guincho foi pra assistencia ele teva na garantia e agora nao mais, eles foram muito solicitos e me encaminharam pra outra assistencia para fazer a limpeza sem custos.
Pro pessoal de curitiba nao recomendo NUNCA a artech ferramentas para manutenção de guincho, bando de picaretas.