PDA

Ver Versão Completa : Tranferência Engesa Fase 1 problemática?



João Sedex
15/10/2005, 19:54
Fala pessoALL tuddo bem?? Sou novo aqui, tenho um engesa F1 motor 4.1 pneus GB35. Duas semanas atrás destrui a caixa de transferência ao tentar subir uma trilha de média dificuldade por causa do degrau e erosões. O pior é que os Willys passaram sem quebrar nada. Um amigo me disse que já destruiu duas cxs do engesa dele.
PERGUNTA: Alguém aqui sabe desse histórico ruim dos engesas F1?
Sei q muitos estão substituindo a CX original por cx da TOY com reduzida, será que aguenta??

abraços

João

Eriksom Teixeira Lima
16/10/2005, 14:51
João,

Minha Camper tinha exatamente essa configuração, caixas "originais" da Envemo/Engesa e pneus 35. (tinha, pois eu achei uma transferência NP-205 e troquei, mantendo a caixa. O motor que uso é o Band 14B, diesel, mais ou menos a mesma potência/torque que o seu.

A transferência original está inteira e nunca a poupei. Logo, ela resisti muito bem (será que é porque é Fase 2 :?: )

Daí as perguntas:
1- quebrou o que exatamente?
2- como foi a situação em que quebrou: o carro saltou do chão (mesmo que pouco) e ao cair estava acelerado ou os pneus rodando?
3- você tem o Engesa há tempos? fez manutenção?

Ressalto que a minha é Fase 2, pode ser por aí a explicação. :pensativo:

Eriksom

João Sedex
16/10/2005, 22:04
Eriksom

Obrigado em responder e ajudar.
Tenho um amigo que tbm tem engesa F1 com cx F2 e nunca deu problema.
A minha e de outro amigo F1 Cx F1 deram problema.
No meu caso quebrou a engrenagem intermediária na cx.
Eu estava tentando subir um local que tem um degrau e o piso é de muita ondulação, as rodas não firmam muito, num desses pula-pula ela quebrou, eu ainda não sou muito experiente e estava com o pé bem embaixo, muito provavelmente essa situação de saltar um pouco e cair com as rodas rodando pode ter ocorrido.
Esse engesa tenho faz um ano, mandei desmontar toda transmissão suspensão a não mais de 3 meses.

Andei pesquisando aqui no forum e descobri que muita gente tem opinião de que esses pneus e motor mais forte não são uma boa combinação.

Abraço
João

SJKCaio
17/10/2005, 07:38
João,

A minha Camper está com essa caixa F1 (engata para frente e fica do lado da alavanca do cambio) , fiz uma revisão recente para trocar o retentor que liga ao cambio, alias o retentor Sabó é o mesmo da coroa/pinhão do diferencial.
O incoveniente que eu vi até agora é o "grito" como se estivesse com a marcha ré de um carro de passeio engatada.

PS: Procure usar aquele silicone preto da Loctite, é caro mas não dá dor de cabeça, o vermelho não presta é vazamento na certa.

Eriksom Teixeira Lima
17/10/2005, 12:50
João

Eu realmente não conheço a Fase 1. De qualquer forma, mesmo na fase 2, as engrenagens ficam "soltas" (as travas são muito mal-feitas, rolamentos idem). Na minha caixa a engrenagem roncava altíssimo, e depois que meu mecânico reapertou tudo, e modificou o esquema de travas e trocou rolamentos, ela não só ficou mais firme nos engates e desengates (sem travar para desengatar) como o ronco diminuiu sensivelmente (praticamente ele reaparece em 4ª marcha, ou em 3ª se estiver rodando em areia, ou seja, com rotação muito alta). :palmas:

Infelizmente, eu não sei explicar o que foi feito, pois só vi aberto e ele me dizendo o que ia fazer. Depois, já estava montado funcionando. Como vou vendê-la, o próximo proprietário pode examinar e contar a receita para outros copiarem :concordo: embora eu ache que deva ser algo básico, pois meu mecânico odeia inventar coisas que só ele saberia remendar.

Ele prefere rachar a cabeça para adaptar algo de linha comercial, do que criar uma gambiarra que só ele entende .... o mal é que ele demmooorraaa como um relojoeiro suiço :twisted: Em contrapartida, eu mesmo posso fazer manutenção ou reparos de emergência em viagens. :lol:

Eriksom

João Sedex
17/10/2005, 19:53
Caio
Valeu pela resposta.
O Meu até que não dá trabalho pra engatar desengatar, o problema foi essa quebra que teve que fiquei preocupado.
Sempre ouvi dizer que o Engesa era muito forte e não é o que parece assim a primeira vista.
Obrigado pela dica do silicone.

abraço

João

João Sedex
17/10/2005, 19:57
Eriksom

Ainda não tenho um mecânico que eu possa confiar, testei alguns mas não achei que o serviço foi bom.
Estou tentando um terceiro agora que me sugeriu substituir a CX pela da Toyota que segundo ele muita gente ta fazendo, é bem forte e tem a vantagem da reduzida.
O duro é o preço...
Eu gostaria é de ter espaço e tempo pra aprender a mexer eu mesmo.

PS: Como são as trilhas aí do RJO? devem ser dificeis pois é uma região bem montanhosa.

abraço

João

Pedro
17/10/2005, 22:06
Tenho Engesa Fase 1 ( o Preto que é Azul :mrgreen: )há 6 anos....
Nunca tive problemas com a transferencia dele. Já fiz trilhas de todo tipo.
A única coisa ruim é o barulho dos infernos que vem dela :putz:

Eduardo Chaves
18/10/2005, 10:57
Pedro,

Qual a configuração do Preto q é azul ? Pneus e motor ?

João,

A minha cx original quebrou indo pra ksa voltando da reuniaum do pessoall, no asfalto mas tinha fortes ondulações, desde lá, mais de 1 ano estou com cambio e transf. toyota, nunca mais tive problemas, engate preciso, nenhum ronco e tenho a reduzida, que poupa o jipe e vira um cabrito, ahhh... motor q20b...

[]'s...

Eriksom Teixeira Lima
18/10/2005, 20:56
João,

Há vários tipos de trilhas no Rio, similares aos que há em todos os estados. O que há no Rio, ou melhor, NÃO há no Rio são muitos Engesas. :?

Minha opinião sincera: não misture coisas como caixa Clarck com Transferência Band. Você precisará de fabricar flanges, fabricar novos suportes, e toda uma parafernália de adaptações de embreagens e que tais. Se quiser algo da BAND compre o pacote completo, caixa e transferência. Além disso, procure um mecânico que faça novas furações na capa seca do motor, ou seja, evite flanges (se o mecânico não souber trabalhar com solda em ferro fundido, fuja dele)

Na minha Camper, uso o motor das Bands mais novas, o japonês 14B, em cuja capa seca foram feitos 4 novos furos para a perfeita acoplamento da Caixa Clarck, padrão das Engesa/Envemo-Camper. O platô e embreagens são da Band antiga, que encaixam perfeitamente no motor novo, e todo o sistema é perfeitamente compativel com a caixa Clarck, pois a Band antiga era padrão GM perfeitamente compativel com ela.

Das duas uma, ou você compra uma nova caixa de transferência original da Engesa, ou troca tudo. Dificilmente você achará uma caixa de transferência igual a minha, uma NP-205, que é divorciada, ou seja, conecta-se com o câmbio por um pequeno cardan.

Para trocar, você pode ir para a band, ou comprar um conjunto que está a venda aí em SP que me parece muito bom, e vale a pena verficar se é compatível. Dê uma olhada em www.winchtech.com.br e procure em acessórios usados ou consignados. O atual dono da T-18 e Dana 300 pede 4k no conjunto, e com ele, você estaria com algo inquebravel.

É isso

Eriksom

João Sedex
18/10/2005, 21:37
Fala PEDRÃO tudo bem??

Acho que existem muitas variáveis, pode ser que no meu caso tenha sido falta de braço, confesso que ainda preciso aprender um pouco ou muito mais. Porém, pode ser tbm que a minha cx já tinha algum problema.
Estou com esse engesa há um ano e nunca tive problemas.
Vc é de SBC, com certeza conhece o rio do ouro, foi naquela subida do rio que estourou a cx, estava bem esburacado quando dei uma forçada ela quebrou.

EDUARDO

A idéia é trocar a cx do meu pelo de toy, mesmo porque não encontro a engrenagem que quebrou.
Qual a configuração do seu Jericó???
O meu é motor alcool 4.1 pneu Graber 35, acho que em matéria de pneu os meus são muito altos, acredito que force bastante o conjunto.

Eriksom

Valeu pela dica, o problema talvez seja a grana que anda curta, mas vou pensar na sua sugestão, de repente vale a pena se apertar um pouco mais e fazer algo mais correto.

Abraço

João

Pedro
18/10/2005, 23:50
Eduardo e João,
Meu F1 tem pneus 33" e motor Opala 4 :(
Quando comprei, dei uma geral na transferência, por puro desconhecimento:
Pensava que o barulho "original" fosse algum defeito :parede: , mas tava tudo em ordem. De lá pra cá, troquei
retentores (sempre os de trás) umas duas vezes e o óleo, é claro. E só.
É claro que pneu maior e motor mais potente podem judiar mais de todo o conjunto, não só da caixa, sobretudo se der trancos, quando comparado com o opalinha 4.
Conheço a subida, (esta foto é mais velha que andar pra trás), acho que deve ter quebrado por algum defeito já existente, não pelo terreno acidentado.
Um abraço

Eduardo Chaves
19/10/2005, 08:35
João,

O Jericó está com Q20B, cambio 4m + transf/reduzida Toyota, relação 3,07 :roll: , e por enquanto pneus 33" (estão à venda), está show...

Única coisa é minha relação, pro meu uso está muito longa, estou procurando duas 3,91 D44 para troca, mas está difícil...

Seguem algumas fotos da última trilha por aqui...

João Sedex
19/10/2005, 11:11
Pedro

Realmente a foto é antiga hoje o local está bem diferente.
Acho que foram as duas coisas, a cx já devia ter problema e eu não soube dosar o pé, pois lembro que dei um tranco que passei pelo degrau e quando a frente baixou fez o estalo.
Preciso começar a andar com pessoal de Engesa pra aprender as técnicas, o grupo de amigos que tenho só dá CJ.
Como disse Sócrates: A experiência é uma excelente forma de aprendizagem, porém demorada. E eu acrescento: demorada e CARA.

Eduardo

Legal as fotos.
Preciso incorporar seu segredo: Aliviar o pé.

Abraços
João



abraço

Angelo T. P.
21/10/2005, 09:37
Fala Eduardo!
Quais pneus vc esta usando??
Logo vou precisar trocar os meus, mas estava pensando nos 35"

[]s!!!
Angelo T. P.
Engesa " AVALANCHE" - 86 Tdi - SP

Daniel Lima
24/10/2005, 09:55
Eduardo,

Vc vai partir pra qual medida de pneu? Se é que vc vai mudar...

Daniel Lima
Teresina - pi

Eduardo Chaves
24/10/2005, 10:31
Daniel,

Vou continuar com o Goodyear MTR, estou muito satisfeito, porém na medida 35", e seja o que Deus quiser... :dance:

A única alteração que vou fazer pra usar 35", é que o Engesa vai deixar de ser o meu carro do dia-a-dia, ficando somente para trilhas, viagens e passeios :concordo:

Grande []...

NeRo
25/10/2005, 14:16
A minha Camper está com essa caixa F1.
Amigo... você não vê sua caixa de correios com freqüência né? :D
O que você me pediu está na minha caixa de saída faz um tempão. 8)

SJKCaio
25/10/2005, 16:04
Pô Nero não recebi nada :cry: :cry: :cry:

Abri a danada na raça mesmo com o meca, as engrenagens estavam ótimas, o vazamento era no retentor que liga ao cambio e aquela porcaria de silicone vermelho :x :x :x
Óleo trocado, Molykote, silicone preto Loctite (caro mas funciona!!!!) só não achei quem fica lá dentro "gritando".

PS: Retentor Sabó, o mesmo da coroa/pinhão

NeRo
25/10/2005, 20:20
Acho que sei o que aconteceu, você mudou o nick.
Bão. Fica como registro.
Abraços!

SJKCaio
26/10/2005, 09:46
Valeu Nero,

Vai ser útil sim , como não estamos no MercadoLivre$$$$ na próxima ida a Sampa vc tem duas latinhas de crédito 8) 8) 8)

Otávio Luiz
03/11/2005, 11:42
Senhores,
Sou um admirador dos Engesas, e pretendo ainda ter um.
Recentemente vi o anúncio de um Engesa com trasnferência de Willys.
Isso presta? Fica bom? Pelo menos fica mais barato que da Toyota.
Desculpe se estou falando besteira, pois sou apenas admirador dos Engesas, não conheço nada sobre eles...

Eriksom Teixeira Lima
05/11/2005, 11:27
Tem gente que usa, eu acho que se for um motor opala de 6 bocas no Engesa, ela não aguenta muito tempo. Mas há quem defenda.

De qualquer forma, uma adaptação sempre necessita ter sido bem feita, se você tiver dúvidas ou nenhuma informação, desconfie.

Eriksom

Otávio Luiz
07/11/2005, 13:16
Valeu Erikson,
Achei um tópico que falava (mal) sobre a adptação da cx. transf. Willys.
Só fico com um pouco de dúvida se realmente quebre tão fácil assim...
Existem muuuitos CJ com o 4.1 do Opala e não me lembro de ninguém reclamando de quebra.
Quebra a caixa de marchas original, os semi-eixos, diferenciais, mas a cx. transf. não...

SJKCaio
07/11/2005, 14:11
A maioria da modificações de CJ´s o que sempre fica é transf. Willys, acompanho sempre os tópicos e nunca li que a transf. não aguentou o motor nas modificações para GM 4.1 e outros com a mesma potencia.

O jipe do Leopoldo tem um V8 e transf. Willys, mas é aquela estória se não ligar não quebra :x :x :x