Ver Versão Completa : VELOCÍMETRO
ANDRÉ PEIXOTO
14/10/2005, 22:51
Amigos niveiros,
meu velocímetro parece estar com Mal de Parkinson.
O ponteiro treme muito, embora marque a velocidade. Quando desmontei os relógios para trocar o fundo, tentei ver se tinha algo de errado, mas não percebi nada... :(
Alguem tem alguma idéia ou sugestão sobre este problema ?
Abraços,
André.
OBS. Eu mesmo fiz os desenhos com fundo branco de meus relógios. Ficaram muito bonitos. Fiz no Corel. Se algum camarada quiser, posso mandar no formato de JPG. Ai sugiro que mande imprimir em papel adesivo para laser colorida. Vai ficar show! :concordo:
zattamarco
15/10/2005, 00:44
O meu tem o mesmo problema. Quem tiver a solução vai ajudar muita gente pelo visto.
Posta os desenhos aqui nesse tópico pra facilitar. Pode ser em formato Corel pra não perder qualidade e facilitar a edição.
Isso é típico de cabo de velocímetro com curva muito acentuada, falta de lubrificação, capa amassada ou coisa do gênero. Como o cabo de tração é espiral qualquer enrosco faz com que o dito atue como mola, e o prender/soltar faz com que o ponteiro fique oscilando.
Abraços,
ANDRÉ PEIXOTO
15/10/2005, 01:52
atendendo a pedidos, ai vai o arquivo. Tentei anexar a fonte que usei nos numeros. havendo duvidas, me avisem. Será preciso usar as chapinhas metalicas dos reloginhos originais para fazer o recorte.
Galera, fazer isto é um exercício para nossa mente. Eu tive muita paciência e o resultado saiu parecido (até melhor) do que a foto em anexo. Anexei o arquivo zipado (está em formato Corel para que se houver interesse, vcs mudem as cores para dar mais personalização). Sugiro que faça uma impressão em papel comum antes de mandar imprimir numa laser colorida (de preferência em papel adesivo).
Se alguem quiser uma boa dica de como desmontar, é só entrar no seguinte atalho de site, pois lá explica bem detalhadamente o passo-a-passo.
http://www.nivacuritibae4x4.pop.com.br/adicas003.htm
Valeu galera! :concordo:
Andre,
eu estou exatamente procurando como fazer isso no meu niva tb ..... vc ja fez os seus ?
e a iluminação, vai fazer o que ? pensei em umas lampadas verdes....
vc só mandou o arquivo do corel .... não tem como mandar outro formato ?
obrigado e aguardando.
[]s
André
Obrigado,pelo presente de natal , assim de maõs beijadas.
Só acho que oa escala do conta giros saiu com os digitos em pé e os outros inclinados,é assim mesmo??
Já havia visto no site que voce indicou, e também no do parque4x4.mas tenho habilidade para trabalhar no Corel.
Estou só acertando a inclinação e já vou mandar imprimir.
Abraços
Correção
mas tenho habilidade para trabalhar no Corel
leia-se "mas Não tenho
Vc poderia salvar o arquivo com outra extensao e mandar ??
obrigado
Rogerio
Consegui passar para Word.mas não consegui zipar,além disso voce perde qualidade.Aguardemos o nosso amigo Andre.
Veja o que os nossos amigos argentinos fizeram,quanto a iluminação:
¨"En cuanto a la iluminación, en el niva es bastante pobre, pero se puede solucionar cambiando las lamparillas por unas de más potencia, o también podemos achicar en unos milímetros el disco del fondo original, haciendo que la luz pase más hacia el reloj. El cambio, una vez hecho esto, es INCREIBLE."
ANDRÉ PEIXOTO
16/10/2005, 01:26
ai galera, vou mandar em formato jpg. Minha preocupação é que saia no mesmo tamanho. Uma vez tentei imprimir em JPG e não saiu no mesmo tamanho que os originais. Vale a pena fazer uma comparação medindo o original (plaquinha metalica) com a impressão.
Abraços,
André
show de bola !
pra mandar imprimir como é o esquema ?? leva o arquivo .cdr ??
em qual tipo de material deve ser impresso ?
qual tipo de loja que faz o serviço ??
[]s
Luciano Vaz
17/10/2005, 06:27
André e All,
eu nao sei se estou enganado mas me parece que neste modelo, assim como no modelo do site argentino, existe um erro... o problema é que onde está marcado 15km/h é na verdade o ZERO km/h :shock: porque alí tem um limitador para o ponteiro, bem onde marca o 15 km/h, veja a figura acima tablerod.jpg ... eu fiz essa modificação no meu Niva tbm, peguei o modelo do site argentino, ficou show mas hoje eu convivo com essa "diferença", fizemos um raid uns dois meses atrás e eu tive que conviver com isso durante toda a prova, em radares tbm tenho que "compensar" essa diferença... diz aí André, é isso mesmo ou eu estou realmente enganado?
Ah parabéns pela arte :palmas: ficou muito melhor que o dos hermanos hehehe :mrgreen:
PS: Galera, muito cuidado com os ponteiros na hora de fazer as modificações, são muito frágeis e podem se quebrar :parede: durante o serviço :putz:
Outra coisa: a iluminação pode ser feita com luz azul (ou luz negra) porque com o fundo branco o contraste vai ficar muito bom, aí seria legal pintar os ponteiros com alguma cor fosforescente tbm...
[]'s
Luciano Vaz
Luciano Vaz
17/10/2005, 06:29
é que onde está marcado 15km/h é na verdade o ZERO km/h porque alí tem um limitador para o ponteiro, bem onde marca o 15 km/h, veja a figura acima tablerod.jpg
pessoal, onde eu falo 15km/h, leia-se 10km/h
Luciano
André
Gostaria de mudar a cor das figuras,so não consegui da azeiteira .Como faço,ou não dá,porque é clipart.
abraços
Peter
André e All,
eu nao sei se estou enganado mas me parece que neste modelo, assim como no modelo do site argentino, existe um erro... o problema é que onde está marcado 15km/h é na verdade o ZERO km/h :shock: porque alí tem um limitador para o ponteiro, bem onde marca o 15 km/h, veja a figura acima tablerod.jpg ...
Luciano Vaz
Cara acho que os desenhos estão certos .... veja a foto do painel original que eu peguei do site natal4x4....
vou mandar fazer os meus !
Pessoal
Também acho que o desenho do Rogerio está certo ,desde que na hora de montar o adesivo, o 10 coincida com o limitador como no original.
Sugestão :pegar uma cópia em papel e fazer a verificação com o instrumento aberto,antes da impressão definitiva para não ter dúvidas.
André
Gostaria de mudar a cor das figuras,só não consegui da azeiteira .Como faço,ou não dá,porque é clipart.
Abraços
Cavalcante
17/10/2005, 21:07
O desenho realmente está certo, pois o fundo de escala mínimo do velocímetro do Niva é de 10 km/h. É só aferir...
Se bem que, com a lambança que a gente faz com os pneus, quem é que está ligando pra uma uma incerteza de ±10%?
O meu, com pneus rodorural novos, marcava cerca de 15% menos que a velocidade real (aferido por meio de GPS e três multas :parede: :parede: ). Com os pneus já gastos, marca uns 5% menos que a velocidade real (aferidos agora só pelo GPS, porque quem tem tem medo...).
Pessoal,
mandei imprimir a folha (custou L$2,80 :D :D ) e ja desmontei o painel e fiz os relogios menores... tudo tranquilo, agora a duvida: como faço pra tirar os ponteiros dos relogios grandes :?: :?: não sai sem a paulada ... to com medo de quebrar
alguem ja desmontou sabe como fazer ???
[]s desesperados !
ANDRÉ PEIXOTO
18/10/2005, 01:44
Caramba! Foi só ficar 1 dia sem entrar no forum e tô quase perdendo o bonde... :wink:
Galera vamos por partes:
1) Rogério, pelo visto vc já se virou em como imprimir. É só levar em algum bureal de impressão e pedir impressão laser colorida em papel-adesivo branco.
1.1) Rogério, de novo: Para tirar os ponteiros grandes, use uma chavinha de fenda pequena e vai aos pouquinhos alavancando que ele solta. (é um exercício budista, amigo! :roll: )
2) Luciano, meu brother. O lance da marcação também me deu confusão no inicio, mas fui fiel aos marcadores originais. Conferi minha velocidade, pedindo para um amigo andar lado-a-lado comigo numa retona aos 80km/h. Bateu legal os 80 nos meus ponteiros.
3) Peter, vc me perguntou como mudar as cores da azeiteira. Eu a fiz no Paint (formato BMP). Com o Adobe Photoshop vai ficar mais facil para vc re-editar a parada...
OBS. Luciano e galera, minha iluminação original realçou muito mais depois dos fundos brancos. mas mesmo assim tô cismado em fazer uma iluminação alternativa (sem preder a opção das originais) à base de micro-leds. Tem uma boa opção no site do Natal (estou anexando uma foto do site dele).
Mas vamos deixar isso para uma ouuuuuutra história. :stop:
OBS. VOLTANDO AO TÓPICO ORIGINAL, HJ peguei a estrada e reparei que a partir de 80km/h o ponteiro do velocimetro para de tremer. Será que trocando todo o cabo do velocimetro melhora??? :pensativo:
Abraços a todos.
Luciano Vaz
18/10/2005, 06:11
André e All, desculpem minha falha :oops: realmente a marcação coincide com a original, foi mal aí :mrgreen:
Agora, no site da Donatti tem uns ledzinhos bem maneiros para colocar ali.... outra opção é colocar uma luzinha azul mesmo, são identicas às originais só mudam a cor, tem verde tbm...
Abraço,
Luciano Vaz
valeu pelas respostas, e a lampadas do painel ? são todas iguais ? to perguntando porque tirei uma de um dos relogios menores e nao sei se as do velocimetro e tacometro sao diferentes (maiores)
[]s
ANDRÉ PEIXOTO
18/10/2005, 10:26
as lampadas são todas iguais. Originalmente, elas são de 3w. Ai eu troquei todas por 5w, mas muitas acabam ficando empretecidas e depois podem queimar. A solução que achei então, foi substituir por lampadas de 4w. Ficou bom!
Acho que vou fazer o teste que o luciano disse sobre as lampadas coloridas.
tava procurando as de 5w ... mas ja que teve esse problema vou nas de 4w mesmo.
com relação às cores, tava pensando em comprar aquelas tintas para modelismo, sei que tem vermelho e laranja transparente (pra fazer as lanternas dos carros miniatura) acho que deve ter verde tambem ... dai é so pintar o vidro e pronto
ANDRÉ PEIXOTO
18/10/2005, 12:33
Acho que vc encontra as lampadas já nestas cores (laranja e vermelho). Sei que tb existe verde e azul. Acho que vc vai ter problemas com o calor das lampadas que vai acabar queimando a pintura das mesmas. As pigmentações das lampadas coloridas já são proprias para vidro e temperatura.
Abraços,
André
Leandro Carvalho
18/10/2005, 13:40
Fala André,
muito legal as dicas sobre o painel, realmente ficou muito bom :concordo: !!!
Vou tentar fazer esse fundo branco também no meu, assim que ele sair da oficina :putz:
depois posto como ficou...
Abraço.
ANDRÉ PEIXOTO
18/10/2005, 23:17
Boa sorte Leandro!
Ai brother, vc vai confirmar sua presença lá no D.A.G. Niva? Já temos a data confirmada (26/11). Vai ser em Sampa. Cara!!! Eu vou sair daqui de Friburgo para ver nossos irmãos de lama! Arruam um jeito de ir também com sua viatura e vamos de comboio! A massa russa-carioca não pode ficar de fora.
Abraços,
André
Aguardem que o meu já ta quase pronto.... ta ficando show de bola !
só falta o velocimetro.....
usei o adesivo branco, ponteiros em laranja avermelhado florescente e lampadas verdes ....
em breve colocarei as fotos !
custos até agora:
pagina de adesivos: L$ 2,80
Lampadas: L$ 7,50
Tinta ponteiro: L$ 2,00
Total L$ 12,30
[]s economicos !
ANDRÉ PEIXOTO
19/10/2005, 11:31
Legal Rogério!!!!
Eu tô atras de uma maquina digital para fotografar o meu tambem.
As lampadas brancas por si só já davam um tom erverdeado (apesar de nos relogios haverem aquele arco em acrilico azulado!) - com suas lampadas verdes então, vai ficar show mesmo.
é, tem aquela parte de acrilico, que no meu ta mais pra azul do que verde .... eu testei com lampadas brancas e verdes, com as brancas o centro dos relogios fica esbranquiçado e as extremidades ficam meio verdes .... ja com as verdes eles ficam verde mesmo ... por inteiro. optei pelas verdes
acho que hoje já da pra colocar as fotos
[]s
Pessoal,
acabei de montar o painel, seguem as fotos....
vejam que para os relogios pequenos a iluminação é o bastante, mas para os grandes deixa um pouco a desejar.... mas ja melhorou bastante em relação ao original !
durante o dia, sem a iluminação do painel fica muito bom mesmo !!
vejam pelas fotos (só nao reparem o painel e volante ... hehehe :oops: :oops: )
[]s
ANDRÉ PEIXOTO
19/10/2005, 22:45
Parabens Rogerio!
vc conseguiu cara - ficou muito legal!
Eu quando estava mexendo no odometro principal, aproveitei para zera-lo (para tirar onda que o Niva tava "zero Km" na minha mão.
Depois de pronto, os numeros ficaram tortos. O seu ficou legal!
GALERA - NÃO RECOMENDO TENTAR ZERAR ODOMETRO!!!
abraços,
André
Valeu cara, tambem gostei dos resultados !
as fotos não mostram como realmente ficaram à noite (acho que não soube fotografar a noite :oops: )
pessoalmente a iluminação é bem melhor do que está nas fotos
o melhor mesmo é de dia ... ficaram muito bonitos ! :D :D
MANFREDI
20/10/2005, 10:07
Meira, você deixou com aquele acrílico azul ou retirou. Fez algum teste sem ele?
E você André fez algum teste sem o acrílico?
Grande abraço
Meira, você deixou com aquele acrílico azul ou retirou. Fez algum teste sem ele?
E você André fez algum teste sem o acrílico?
Grande abraço
Manfredi, eu não o retirei, nem testei sem ele porque para tira-lo precisaria danificar a parte em que ele fica preso nos relogios .... depois só colando ele pra resolver.
eu fiz o teste com lampadas brancas, dai ele fica azul/esverdeado nas extremidades dos relogios e branco no centro ... não gostei e coloquei todas as lampadas verdes mesmo.
Eu pensei em reforçar a pintura branca do interior dos relogios, pra refletir melhor a luz.... ou se posivel aumentar a área do acrilico para que ele cubra toda a area interna possivel dos relogios ....
[]s
ANDRÉ PEIXOTO
20/10/2005, 11:01
Eu estava querendo fazer um teste com leds. Mas minha mulher falou que iria ficar "baiano demais" (com todo respeito aos irmãos Niveiros da Bahia - essa é só uma expressão popular politicamente-incorreta, anti-ecológica e até preconceituosa). Mas pode ser que fique bom. O Natal fez isso (vide foto neste tópico).
Vi que existe também um tal de Neon Flexivel (custa umas L$60, o metro linear) - mas não quero fazer do Niva uma boate. Daria tranquilo para usar o neon flexivel de forma que contornasse o espaço onde atualmente leva aquele disco de acrilico.
OBS. Peter, lembra da sua observação que eu tinha feito os numeros do RPM em Pé e os do velocimetro Inclinados ? É porque na verdade eu tinha feito um desenho inicial (alternativo) para o RPM, e nele os numeros estavam inclinados. Neste desenho eu coloquei os numeros do RPM no formato 10, 20 30 (e com a expressão X100). O desenho alternativo era com os numeros no formato: 1, 2, 3... (com a expressão X1000). A confusão foi na hora de mandar imprimir, e o pessoal da loja só imprimiu o segundo modelo. Ai eu deixei quieto pois achei que o modelo que copiava mais o antigo, daria mais um ar de originalidade.
Mas já que a galera gostou dos meus desenhos, vou postar a foto deste RPM alternativo. Se alguem se interessar posso mandar zipado no Corel tambem.
Abraços,
André.
No meu eu usei o seu arquivo com RPM em 40 50 60, mas modifiquei a fonte, retirando o italico ...
André
OBS. Peter, lembra da sua observação que eu tinha feito os numeros do RPM em Pé e os do velocimetro Inclinados ? É porque na verdade eu tinha feito um desenho inicial (alternativo) para o RPM, e nele os numeros estavam inclinados. Neste desenho eu coloquei os numeros do RPM no formato 10, 20 30 (e com a expressão X100). O desenho alternativo era com os numeros no formato: 1, 2, 3... (com a expressão X1000). A confusão foi na hora de mandar imprimir, e o pessoal da loja só imprimiu o segundo modelo. Ai eu deixei quieto pois achei que o modelo que copiava mais o antigo, daria mais um ar de originalidade.
Mas já que a galera gostou dos meus desenhos, vou postar a foto deste RPM alternativo. Se alguem se interessar posso
Obrigado pelas informações.
Os meus instrumentos ja estão desmontados e assim que tiverem prontos coloco as fotos aqui.
Reparei que esta faltando a unidade de medida da rotação no conta giro,que eu estou acrecescentando.
Abraços
ANDRÉ PEIXOTO
23/10/2005, 11:30
eu tirei propositalmente (não serve pra nada mesmo!!!).
Abraços e muita calma na hora de remontagem.
Colegas
Peguei a descrição abaixo no site do parque4x4:
"En cuanto a la iluminación, en el niva es bastante pobre, pero se puede solucionar cambiando las lamparillas por unas de más potencia, o también podemos"""" achicar en unos milímetros """"el disco del fondo original, haciendo que la luz pase más hacia el reloj. El cambio, una vez hecho esto, es INCREIBLE."
Alguem pode me dizer se ""achicar " é reduzir o diametro do disco e se por acaso alguem ja fez isto.
Abraços
Colegas
Vejam o inicio do nosso passatempo !!!!
Abraços
hehehe !!
ja passei por isso !
com relação ao seu post anterior, acho que a idéia de "achicar" deve ser relativo a desgastar um pouco as extremidades das chapinhas dos mostradores, de forma que se passe mais iluminação .... faz sentido, além do que os acabamentos de platico preto cobrem as extremidades, de forma que não ficaria visivel ....
devo abrir meu painel de novo (limpar os dígitos do hodometro) e vou dar uma verificada se é possivel, acho que com uma ferramenta tipo dremmel vc consegue desgastar um pouco sem danificar.
depois mando os resultados
MANFREDI
24/10/2005, 09:46
Peter
Meus mostradores estão neste estágio também, e estudando como é a iluminação achei que reduzindo o diâmetro daquelas chapinhas em 2mm mas somente da metade para baixo resolveria bem a iluminação.
Outra solução que achei também foi a de substituir as chapinhas de alumínio por de plastico ou acrílico transparente. Dai colá-se o adesivo branco em cima e a transparência seria responsãvel pela difusão total da luz em todo o acrílico. Seria a mesma função daquele acrílico azul que tem dentro. Ele "espalha" a luz não se concentrando em um ponto só.
´Tinha pensado em retirar aquele acrílico azul mas agora vou deixá-lo lá e nem preciso aumentar a potência das lâmpadas a assim não corro o risco de derreter nada por dentro.
Agora estou procurando um acrílico que seja fino.
Se alguêm tiver alguma idéia de algo que sirva me avise.
Grande abraço
Fala Manfredi
Ótima idéia essa do acrilico hein !! vou dar uma pesquisada pra ver se acho disponivel para comprar... e o preço tb, daria pra tirar os moldes fácil e cortar tb .... com a mesma ferramenta dremmel que falei anteriormente.
Quanto a desgastar as extremidades, porque vc diz que seria na parte inferior !?
[]s
MANFREDI
24/10/2005, 11:51
Meira,
Estive analizando o mostrador e notei que a metade inferior daquela latinha fica mais encostada no aro preto onde fica o vidro protetor dos mostradores. Portanto, se retirarmos uns 2mm +/- aumentaria a passagem da luz e melhoraria a iluminação.
A metade de cima já passa mais luz por ser mais afastado do protetor preto.
Grande abraço
entendi ... não tinha atentado para este detalhe quando desmontei.
quanto ao acrilico, achei esse site que mostra várias medidas disponiveis... acredito que a espessura deve ser entre 1 e 2 mm no máximo .... o que acha ?
http://www.acrilico.com.br
vou procurar aqui em brasilia para pesquisar o preço da chapa.
[]s
MANFREDI
24/10/2005, 12:38
Acho que a de 1mm é ideal, pois mais que isso acho que vai dar diferença na montagem dos relógios. Essa medida acho que já teria que trocar os 2 parafusos pretinhos de fixação no centro dos relógios maiores.
Além disso tem que ser rígidos o bastante pra não deformarem com algum calorzinho. :lol: :lol:
BOA SORTE NA PROCURA E DEPOIS COLOCA O QUE ENCONTRAR.
GRande abraço
Manfredi e Rogerio
A chapa de aluminio pode ser cortada com uma tesoura.Ja cortei e vai ficar otimo.So tomem cuidado para não cortar muito embaixo pois tem os furos para as luzes de aviso.
Estou indo para imprimir a folha .O que esta na foto ainda é "rascunho".Experimentei com lampadas de 4w e esquenta um pouco.
Abraços
MANFREDI
25/10/2005, 10:11
Galerinha Niveira,
Lembram-se da minha idéia de substituição da chapinha de alumínio por acrílico ou policarbonato :?: :?:
Pois bem, ontem achei o acrilico ideal e facilmente encontrado em qualquer casa. :o :o :o
:shock: :shock: :shock: CAPA DE C D :o :o :o
Mas tem que ser a capa de CD original, isto é, aquelas que são mais grossas pois tem o acrílico mais grosso e portanto mais resistente. Tem +/- 1 mm, é totalmente transparente, de fácil manuseio.
Fiz o teste, recortando nos moldes da chapinha e colando um papel branco e depois acendendo a lampada antiga, mesmo com o vidro um pouco escurecido.
Testei com e sem aquele acrilico azul. COM ELE É MELHOR.
:concordo: :concordo: :concordo: FICA MUUUUUUUUUUUUUIIIIIIITO BOM. :palmas: :palmas: :palmas:
Vale a pena trocar as latinhas pretas pelo acrílico.
Não pensem que vai derreter com o calor da lâmpada pois não vai precisar trocar elas por mais potentes e se quiserem colocar coloridas deve ficar melhor ainda.
Uma capinha de CD tem duas faces lisas e mais aquela no meio que fixa o CD. Esta do meio dá pra recortar os latinhas do fundo dos mostradores pequenos.
Bem, é isso como não tenho foto digital não tenho como postar fotos dos testes que fiz ontem, mas AGARANTIU QUE FICA BOM.
Quem testar e fotografar coloca ai.
GRande abraço a todos
G R A N D E I D É I A !!!!
cheguei em casa ontem e revirei tudo, gaveta, caixa de bagulhos etc e não encontrei nada que servisse.... !!
ja tava partindo pra comprar o acrilico em chapa (peça de 20x30 cm 1mm espessura = L$ 20,00)
hoje vou testar pra ver como fica .... !
vc experimentou com aquele vinil branco ou com papel comum ??
como vc recortou o plastico transparente ??
Ainda nessa linha de acrilico..... tive uma outra ideia tb ! :D
seria de mandar imprimir os adesivos "invertidos" ou seja onde é branco (o fundo) seria impresso de preto e os caracteres e marcadores sem cor (como o papel é branco, ficariam brancos mesmo), dai com a iluminação por trás ia clarear somente os números e letras, o resto ficaria preto.
o unico problema até agora seria a iluminação do ponteiro... que teria luz somente vindo das extremidades... é um teste a se fazer tb....
o que acham ?
Camaradas.. demorei pra ler este post... e putz o papo tá animado !!!
Quanto a "achicar" siginifica tornar menor, pequeno o mesmo que "chico".
Manfredi, esta de cortar capa de CD foi boa !!!!
Verifiquei a pouco com uma empresa de luminosos, e o que eles fazem para peças arredondadas é cortar com uma serra copo (ou pelo menos marcar a peça - o restante vai na mão), porem as chapas de acrilico que eles cortam tem pelo menos 3mm.
O Cavalcanti me motrou uma chapa de metal que ele colocou no lugar da peça que fixa os instrumentos.. eles ficam mais fundos no painel, permitem a mudança das posições dos instrumentos.. e acho que isto pode contribuir ainda mais para a iluminação do painel. Fala aí Cavalcanti, como foi que vc fez...
[ ]'s e Sucesso !
ANDRÉ PEIXOTO
25/10/2005, 11:19
Manfredi, como vc cortou o acrilico? Usou uma serrinha de mão mesmo ? Ele não ficou talhado ?
Existe corte a laser, mas acaba ficando caro.... Diz ai como fez a parada ?
MANFREDI
25/10/2005, 12:08
G R A N D E I D É I A !!!!
cheguei em casa ontem e revirei tudo, gaveta, caixa de bagulhos etc e não encontrei nada que servisse.... !!
ja tava partindo pra comprar o acrilico em chapa (peça de 20x30 cm 1mm espessura = L$ 20,00)
hoje vou testar pra ver como fica .... !
vc experimentou com aquele vinil branco ou com papel comum ??
como vc recortou o plastico transparente ??
Meira, experimentei com papel sulfite mesmo, só para ver como ficava, mas comprei uma folha de papel adesivo que tem uma qualidade de impressão fotográfica só que é mais fino que uma folha de papel próprio fotográfico.
Cortei o acrilico com uma peça esmeril na furadeira, fui desbastando o acrilico até a marca com caneta.
MANFREDI
25/10/2005, 12:16
O unico "senão" fica por conta do relógio do Contagiro que tem aquela parte de circuito integrado que não deixa muito a luz passar para a parte mais baixa do mostrador, mas mesmo assim fica muito mais claro que o antigo, e ainda não precisa cortar as latinhas originais se um dia quiser deixar como o original.
Os outros relógios ficaram muito claros, inclusive o dimmer fica com alguma utilidade, se um dia quiser diminuir a intensidade da luz. Assim dá pra sentir diferença.
André, eu achei uma peça de esmiril em lojas de material de construção, dai foi só paciencia. Fiz os furos com a furadeira e brocas de diferentes tamanhos. No hodômetro usei broca maior e ficou com os cantos arredondados.
GRande abraço
Pessoal, abri meu painel hoje de novo para refazer usando a chapa de acrilico (capa de CD :D )
Comecei pelo contagiro, e conforme o Manfredi falou, a placa de circuito atrapalha um pouco ... a luz fica muito forte na parte superior e mais fraca pra baixo.... pra resolver, eu cobri aquela pecinha de acrilico azul com uma fita crepe, de modo que não passase luz diretamente para o mostrador, desta forma a luz atinge o mostrador de forma indireta, e a distribuição da luz fica melhor .... outra coisa que fiz foi colocar um papel branco adesivo cobrindo toda a superficie "trazeira" do mostrador de acrilico, ele ajuda tambem na distribuição da luz e ainda esconde os detalhes que aparecem na colagem do adesivo na placa de acrilico .... e olha que fiz um bocado de testes pra conseguir distribuir a iluminação uniformente sobre toda a chapa.... acho que esse é o ponto principal (pelo menos no contagiros)....
ps. to usando lampadas verdes de 4w
bem, não sei se fui claro o bastante ...qq duvida entrem em contato. :shock: :D
vou tentar limpar os digitos do hodometro... o meu ta bem sujo... alguma dica / sugestão :?: :?:
amanha devo postar as fotos do processo pra auxiliar que for fazer tb, e a medida que for fazendo os demais relogios, vou descrevendo aqui. :concordo: :concordo:
ANDRÉ PEIXOTO
26/10/2005, 10:50
Rogerio, eu fui mexer no contagiros principal (zerei ele) e agora aquela porcaria não esta mais alinhada. Cara! Toma bastante cuidado.
MANFREDI
26/10/2005, 11:48
Então, resumindo Meira, antes tinhamos falta de iluminação e agora temos que colocar fita pra diminuir a intensidade da luz? :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
:parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:
Eita povim Niveiro indiciso, sô.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Grande abraço
Então, resumindo Meira, antes tinhamos falta de iluminação e agora temos que colocar fita pra diminuir a intensidade da luz? :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
:parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede:
Eita povim Niveiro indiciso, sô.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Grande abraço
É Manfredi .... mais ou menos isso :D
só mexi no contagiros até agora, não sei como vão ser os outros ..... hehehe
na verdade o problema é que a iluminação fica concentrada somente na parte superior do mostrador, por causa daquela placa de circuito que atrapalha na iluminação da parte inferior.
o que eu fiz foi para espalhar a luz melhor para a parte inferior (usando um adesivo branco por tras da chapa tranparente do mostrador e ainda diminuir a intensidade da luz "direta" que vai daquela peça azul para a parte superior do mostrador, para isso coloque a fita crepe... não sei se ficou claro, mas imagine que vc tivesse uma lanterna com foco redondo apontada para a parte superior .... é mais ou menos isso que ocorria lá, na parte de cima muita luz em uma pequena área circular (devido ao formato da peça azul) e pro resto passava pouca iluminação....
desta forma ficou bom, mas ainda percebe-se que na parte supeiror a luz é mais forte.... mesmo assim ficou muito bom ! comparado com a versão anterior dá uma diferença consideravel.... hoje quando for mexer de novo eu vou tirar fotos dos relogios lado a lado pra mostrar a diferença !
[]s iluminados !
MANFREDI
26/10/2005, 12:39
Intindi direitim, :lol: :lol: :lol:
No aguardo das fotos.
Na minha mensagem eu coloquei que ficava muito bom os demais exceto o contagiro. Como disse também dá até pra usar o dimmer.
Grande abraço
Fala pessoal,
ontem fiz o velocimetro, infelizmente não to com a maquina fotografica para registrar as etapas, mas vou descreve-las aqui.
O processo foi o mesmo do contagiros, com a diferença que no velocimetro teriam os cortes dos mostradores do hodometro e do indicador da seta (que são dois triangulos pequenos), para ambos decidi não cortar o acrilico, pois exigiria uma precisão no corte que eu não ia conseguir (até que tentei, mas não deu certo :-( ) dai recortei somente o papel adesivo com estilete e como o acrilico é totalmente transparente ficou beleza !
outra coisa é o seguinte, os indicadores luminosos (seta, farolete, farol alto, bateria, afogador, etc) precisam de uma pequena modificação, senão quando acendem acabam iluminando uma área bem maior do que deveriam .... porque o mostrador agora transparente não restringe a passagem da luz. a solução que encontrei foi pintar a base daquelas peças plasticas que dão cor aos indicadores, deixando somente a parte "elevada" das peças na cor original, com isso ficou beleza.. ! usei tinta de modelismo mesmo, seca rapido e cobre bem.....
no velocimentro, aquela peça azul que cobre a lampada é bem maior .... o que melhora a iluminação, mas mesmo assim foi preciso cobrir a parte de tras do mostrador com papel adesivo (contact) branco e ainda usar uma fita crepe na parte central desta peça, para novamente diminuir a iluminação direta da lampada para o mostrador.
o ultimo teste que vou fazer é trocar a cor do papel adesivo que coloquei por tras dos mostradores .... mas isso é detalhe, vou tentar com um verde pra ver como fica..... preciosismo mesmo ... hehehe :D
hoje devo terminar o trabalho !
[]s
MANFREDI
27/10/2005, 11:38
Meira, fotografa todos os passos da alteração e das experiências, que estamos pensando em abrir uma página com as adaptações que estamos fazendo e precisamos do passo a passo bem detalhado.
É muito ruim quando você quer copiar alguma modificação que alguem fez mas falta os detalhes desta modificação. principalmente aos novatos porque, afinal, já somos JUNIORES ( nas estrelas ) :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: .
Grande abraço
ANDRÉ PEIXOTO
27/10/2005, 12:03
Manfredi!!!! Vc tá cego ?????
Vc agora é master !!!!
Abraços,
André
ALERTA PARA A GALERA: Gente, eu tô só espiando o que vcs estão fazendo. A idéia inicial era trocar apenas o fundo dos malditos relógios... Como já dizia Roberto Jefferson: "Vcs deram uma lambidinha na colher de mel e agora querem se afogar no pote inteiro!!!" Eu disponibilizei os desenhos que fiz para vcs, mas sem intenção de vê-los tendo problemas. Eu acho que vcs estão tentando inventar muitas coisas. Uma hora reclamam de pouca luz, e na outra falam que estão com muita luminosidade...
Até eu tô ficando confuso!? :putz: :putz: :putz:
A única dica que eu dou é que vcs não façam nada irreversível. Amanhã ou depois - por algum motivo - vcs quiserem, poderão voltar ao estado inicial.
No meu - pelo menos - se eu der na telha, bastará abrir os relógios e retirar o adesivo. Dai pronto: tudo volta ao que era antes.
Desculpa ai o puxão de orelhas em meus camaradinhas, mas é que vcs as vezes viajam... :concordo:
Abraços a todos,
André ( O CULPADO )
MANFREDI
27/10/2005, 12:13
Mas Camaradinha Andrezão,
Espirito de Niveiro/Jipeiro é assim mesmo, inventivo, se não como teríamos inteligencia pra sair dos apertos das trilhas??????
Todas as alterações que propus, como a troca das latinhas, são totalmente REVERSÍVEIS. Nas suas idéias e nas minhas teremos que desmontar o painel de instrumentos pra refazer qualquer serviço, então é só não jogar as latinhas originais fora.
Grande abraço amigão e mais uma vez MUITO OBRIGADO.
PS: não tinha reparado que havia sido promovido. :lol: :lol: :lol: :lol:
Manfredi!!!! Vc tá cego ?????
Vc agora é master !!!!
Abraços,
André
ALERTA PARA A GALERA: Gente, eu tô só espiando o que vcs estão fazendo. A idéia inicial era trocar apenas o fundo dos malditos relógios... Como já dizia Roberto Jefferson: "Vcs deram uma lambidinha na colher de mel e agora querem se afogar no pote inteiro!!!" Eu disponibilizei os desenhos que fiz para vcs, mas sem intenção de vê-los tendo problemas. Eu acho que vcs estão tentando inventar muitas coisas. Uma hora reclamam de pouca luz, e na outra falam que estão com muita luminosidade...
Até eu tô ficando confuso!? :putz: :putz: :putz:
A única dica que eu dou é que vcs não façam nada irreversível. Amanhã ou depois - por algum motivo - vcs quiserem, poderão voltar ao estado inicial.
No meu - pelo menos - se eu der na telha, bastará abrir os relógios e retirar o adesivo. Dai pronto: tudo volta ao que era antes.
Desculpa ai o puxão de orelhas em meus camaradinhas, mas é que vcs as vezes viajam... :concordo:
Abraços a todos,
André ( O CULPADO )
Fala André,
valeu a preocupação cara, mas fique tranquilo, está tudo sob controle e as modificações são totalmente reversiveis. Somente como ja havia comentado assim que colei os adesivos nas chapas originais, não tinha ficado satisfeito com a iluminação a noite.... achei que ficou fraco.
E o melhor é que por mais complicado que se pareça.... o processo é fácil e simples .... :o :o
acho que me empolguei nas explicações e relatos dos testes que ja fiz, dai a impressão de que ficou confuso, mas repito, não é, veja:
simplificando: vc substitui a chapinha original por uma "recortada" de capa de CD e cola o adesivo nela, ao invés de colar na chapa original.
é só isso !! :) :) o resto todo que descrevi e ainda to fazendo é opcional, ou seja somente para aqueles enjoados como eu ! hehehe
a propósito agradeço o desenho que vc mandou, sem ele provavelmente teria pago para alguem fazer o serviço e teria grandes chances de não ficar exatamente como eu queria.
vou concluir o trabalho e devo fazer um passo-a-passo (se possivel com fotos) para aqueles que tiverem interesse.
[]s
ANDRÉ PEIXOTO
27/10/2005, 21:21
Estou feliz que vcs estão fazendo e esta dando certo.
Boa soret a todos.
Re-lendo todo o tópico, me lembrei de informar um detalhe importante e que alguns vão gostar.
Quando eu re-desenhei o relógio do RPM, reparem que eu anulei a sigla "min-1" deixando a área livre.
Minha intenção era que cada camarada colocasse ali, uma espécie de "logo" com o nome de seu Niva.
Então meus amigos... ai vai mais um oferecimento... Se alguem quiser que eu faça um modelo, farei de coração. Inclusive, Doctor Manfredi, arruma logo um codinome ai pra sua viatura.
Abraços,
André.
MANFREDI
28/10/2005, 10:16
É meu camarada, tá na hora mesmo de arrumar um apelido pro Niva, mas até agora não apareceu nenhum que tenha relação direta.
Alias, fui em um esmanche ontem e ví vários tanques de combustivel e o mais apropriado mesmo é o da kombi, inclusive acho que dá até pra manter o silencioso por ali mesmo, acho que só deixando ele "em pé " caiba junto com o tanque. Preço, 25 reais. 40 lt a mais. e sem cortar o assoalho do porta mala. Só terei que inventar um modo e um local pra deixar o bocal de abastecimento.
Mas ai já é assunto pra outra resposta.
Grande abraço
ANDRÉ PEIXOTO
28/10/2005, 11:56
abre um tópico NOW! Senão vai chover rspostas aqui na area do velocimetro.
Abraços,
Andre
Ola pessoal
Finalmente terminei o meu (pelo menos temporariamente).
Vejam as fotos.
Não sei ainda como vai ficar a noite.Espero que fique bom.
Aproveitei o espaço na impressão e fiz o adesivo para o botão do dimer,no qual tinham-se apagado os tracinhos brancos.(vide foto)
Tive um contratempo,pois o ponteiro do contagiros ja estava colado no eixinhooooooooo, com um pedaço(talvez uns 3mm) do eixo no furo do cubinho e sem poder tira-lo.So percebi isto quando chegou a hora de montar tudo.
Consegui depois de muitas noites mal dormidos, resolver o contra-tempo, utilizando a ponta de uma lapiseira nr.05 ( não é certeza),onde corre o grafite, que encachou direitinho no eixo.
Abraços
christian govastki
30/10/2005, 16:26
Prezados
Fiz uma pequena modificação no painel do meu Niva. Como abri o painel para verificar a luz do alternador eu troquei as posições entre o marcador de combustível e o manômetro de óleo. O porque da alteração, acho mais importante monitorar diretamente a pressão do óleo do que o combustível, já que este eu controlo de forma indireta pelo hodômetro parcial.
Christian
Voce poderia detalhar esta modificação?ou inclusão?
Como abri o painel para verificar a luz do alternador
Cavalcante
30/10/2005, 19:15
Por falar em painel, segue desenho do que eu fiz, ainda um protótipo em aço galvanizado, mas bastante funcional. E ainda coube mais um instrumento:
A quem for fazer, seguem informações importantes:
1 - As cotas do canto superior direito estão erradas; tirei as medidas pelo lado esquerdo e achei que fossem simétricas e, então: sifu. Não são, o direito tem de ser um pouco maior (quase 5 mm!). Corte a peça maior e desbaste até o encaixe perfeito.
2 - Fiz furos de 3,5 mm no perímetro da peça, e nas mesmas posições furos com rosca M3 no painel do carro. Úsei parafusos Allen (12 ao todo) para fixação. Agora o painel realmente ficou preso!!!
3 - Utilize chapa de no mínimo 2,5 mm. Recomendo alumínio, é mais fácil de trabalhar, e dá ótimo acabamento se anodizada. E não enferruja!! A peça bruta vai sair uns $30,00. Quem for ao DAG vai ver a caca que ficou a peça em aço galvanizado (mais por incompetência e falta de tempo minha do que pelo material, mas sempre gostei mais do alumínio para pequenos trabalhos...).
Christian
Esquece meu comentario
Christian
Voce poderia detalhar esta modificação?ou inclusão?
Citação:
Como abri o painel para verificar a luz do alternador
pois me caiu a ficha agora.
christian govastki
31/10/2005, 12:04
Cavalcanti, tinha imaginado em "forrar" meu quadro de instrumentos com alumínio ou outro metal qualquer (desde que fosse preto...) para poder prendê-lo corretamente, principalmente na parte inferior direita (o canto que está quebrado, já tentei colar com araldite, super-bonder, cola quente e nada, sempre quebra de novo.
Só não entendi exatamente como é feita a fixação dos instrumentos neste painel que vc está propondo e onde entram os 12 parafusos allen.
Meu mecânico já tinha feito uma "reorganização" no painel do niva (ele fez o quadro em madeira) dele e ele colocou o relógio analógico do Laika, eu preferia algo mais útil, como voltímetro, termômetro de óleo e etc...
Poderia nos passar uma explicação mais detalhada a respeito?
Cavalcante
31/10/2005, 14:13
Christian, este painel substitui o do niva. Quando você retira o painel de instrumentos, pode notar uma borda no painel do niva, em baixo relevo, que varia de 3 a 5 mm, em volta de todo o painel de instrumentos. Fiz furos com rosca M3 nesta chapa, e utilizei parafusos allen para fixação, mas pode ser qualquer outro, só que não devem ser maiores que M3, pois a chapa é muito fina para uma outra rosca, e se você usar porcas, fica complicado para fixar o painel de instrumentos, pois vai ter de primeiro desmontar o painel do carro para depois colocar o painel de instrumentos. Como você pode ver na figura, eu mudei a posição das lâmpadas de fluido de freio e bloqueio, e coube mais um relógio de 52mm. Coloquei então um amperímetro, mas pode ser qualquer outro...
A fixação dos instrumentos ficou como no painel original, mas você deve usar algum calço por trás para aumentar a espessura da chapa no ponto de fixação, para que as garras dos relógios originais travem perfeitamente. Para isto eu usei pés de borracha auto-colantes, desses da 3m que vendem em casas como a C&C, Leroy Merlin, etc.
Se quiser posso te mandar um dwg do desenho.
Abraços
Cavalcante
31/10/2005, 17:47
PessoALL,
Segue outro desenho, indicando os furos para fixação (são 14 e não 12). Limpei também o desenho, retirando as marcas auxiliares que fiz para os cortes (não tinha serra-copo nas medidas, por isto precisei das marcas).
thomas wistuba
03/11/2005, 10:52
FALA POVO...
NESTE FERIADO COLOQUEI OS ADESIVOS BRANCOS NO MEU KOZAK !!!!
OLHA, FICOU SHOW DE BOLA......
OBRIGADO AO PESSOAL QUE BOLOU ESTA IDEIA..
AH,... SEM QUERER COLOQUEI O PONTEIRO DO VELOCIMETRO COM ALGUM ERRO.. RESULTADO TÁ ADIANTANDO 15 KM/H......
AÍ É BONITO.... MEU NIVA DANDO 120KM/H SEM CHORAR.. HEHEHEHE
UM ABRAÇO
MANFREDI
03/11/2005, 11:36
Thomas, fez com as chapinhas originais ou com o acrílico transparente?
Poe umas fotos noturnas pra gente ver como ficou a iluminação.
Grande abraço
usei o adesivo branco, ponteiros em laranja avermelhado florescente e lampadas verdes ....
custos até agora:
Total L$ 12,30
[]s economicos !
Muito boa a modificação nos instrumento, show de bola!
Quero tentar aqui também, mas tenho duas dúvidas;
1) Que tipo de tinta devo usar para pintar os ponteiros?
2) O que o pessoal está usando para fechar os relogios, uma vez que ao que parece a cinta metatica não pode ser reaproveitada apos a desmontagem?
Abraços
MANFREDI
03/11/2005, 12:37
Memphis, pode ser aproveitada sim, desde que você tenha tomado cuidado ao abri-la.
Fechei as bordas comk alicate de bico e com cuidado.
ANDRÉ PEIXOTO
03/11/2005, 13:34
Menfis, a tinta que vc pode usar é aquela de pintar aviãozinhos da revel. Ou então spray para plásticos da Colorgin (tem laranja, vermelho, azul, verde, preto e cinza).
Quando for desmontar os relógios, eu aconselho vc usar uma chavinha de fenda bem fina (tipo aquelas de abrir relógios). Vc vai desempenando aos poucos e vai abrindo. Depois para fechar exige mais paciência, porém nada impossível. Uma boa dica é aproveitar e passar um bombril seco neste aro - vai ficar brilhando que nem quando veio da fabrica.
RECADO PARA O THOMAS: Para regular seu ponteiro novamente, use o dedo e dê algumas voltas (lentamente) com ele no sentido contrário. Aos poucos vc vai reparar que ele vai voltando ao ponto inicial.
Abraços a todos,
André
Memphis, pode ser aproveitada sim, desde que você tenha tomado cuidado ao abri-la.
Fechei as bordas comk alicate de bico e com cuidado.
Andei olhando os meus relogios aqui, e acho que já foram abertos, porque nao tem mais a cinta metalica. Aparentemente eles estao colados.
Tentei imprimir o arquivo jpeg dos velocimetros, mas a qualidade não está boa. Preciso usar algum editor especifico para isso?
Aproveitando.... acho que meu manometro está com defeito, alguém sabe onde posso encontrar um para venda?
abraços
custos até agora:
Total L$ 12,30
[]s economicos !
Muito boa a modificação nos instrumento, show de bola!
Quero tentar aqui também, mas tenho duas dúvidas;
1) Que tipo de tinta devo usar para pintar os ponteiros?
2) O que o pessoal está usando para fechar os relogios, uma vez que ao que parece a cinta metatica não pode ser reaproveitada apos a desmontagem?
Abraços
Menfis, eu useri uma tinta pra tecido .... na verdade acho que não é a mais indicada, mas era a unica que tinha a cor que eu queria. Se possivel utilize as tintas acrilicas para modelismo.
[]s
Pessoal,
Desculpem-se se estou sendo muito "tapado"..., mas abri o velocimetro do meu Niva (ele nao tem mais aquela cinta plastica que prende o vidro, sendo que o mesmo estava colado com super bonder acredito).
Ocorre que não sei o que utilizar colar o vidro novamente (tenho receio de usar a super bonder e estraga-lo).
Que cola ou o que poderia usar para fixar o vidro novamente sem maiores riscos de danos?
Abraços
MANFREDI
04/11/2005, 09:50
Memphis, hoje a noite vou montar meus relógios e vou ver oque se pode usar pra colar o vidro sem o aro metálico.
Amanha cedo posto mensagem pra você.
Quanto a impressão doa adesivos, fiz assim:
Copiei o arquivo em JPG mesmo para Minhas Figuras. Está com boa resolução então irá imprimir bem. Abri a foto clicando duas vezes e abriu no Microsoft Photo Editor, dai foi Arquivo-Imprimir-Propriedades- modo Paisagem- impressão A melhor - Desabilita ajustar a página e em tamanho coloca 100%. Checagem geral se tudo está ok - manda imprimir. Minha impressora é uma HP 1315
Não imprimi direto no papel adesivo, faz em uma folha qualquer e testa para ver se o tamanho bate com as marcações da chapinha original. Se tudo ok manda imprimir definitivo no papel adesivo.
Grande abraço
christian govastki
04/11/2005, 13:03
Menfis
Para colar o vidro você pode usar cola de silicone ou super-bonder.
Para colar acrílico, onde não vai molhar e sem risco de "embaçar" cola branca mesmo. Não use super-bonder pois ele ataca o plástico
Um vidro de tinta vermelha para modelismo fica na faixa de 5 a 8 reais, dependendo da marca e da quantidade (humbrol, testors, tamya, são todas muito boas) e pode pintar o plástico sem problemas.
Colegas
Eu vou ter de refazer os meus adesivos, pois algumas figuras e as faixas de rotação não ficaram posicionadas corretamente. Depois de fazer os acertos vou fazer uma impressão em transparencia para colocar por cima do origial e ver se se esta tudo em ordem.
[]s
ANDRÉ PEIXOTO
05/11/2005, 06:49
Esse é o problema de arquivos em JPG. Dependendo do software que vc usar para abri-lo, poderá ou não alterar o dimensionamento original. Ex. O Word (msoffice). Se tentar abrir por ali, a figura não vai sair no mesmo tamanho. Por esta razão é que disponibilizei o arquivo em Corel também. É até melhor, para vc poder modificar as fontes se quiser.
Abraços,
André
Bem, aqui também as impressoes ficaram um pouco maiores que o grafismo original. Tentei fazer no manometro de temperatura, mas DESISTI, não tenho paciencia suficiente para fazer isso :cry:
Alguém sabe se existe loja ou algo do genero que faça o trabalho dos instrumento para os menos "aptos", como é o meu caso? :?:
ANDRÉ PEIXOTO
06/11/2005, 22:22
Menfis, o Albino da Apoio 4x4 faz o serviço. Mas ele vai te cobrar 90,00 e acho que isso é só a mão de obra. No site deles, tem os preços. Além disso, vc vai gastar com sedex. Se vc estivesse aui na minha área eu faria pra vc na camaradagem. Se vc quiser, eu te mando o arquivo em Corel Draw. É so me avisar. Um abraço,
André.
Menfis, o Albino da Apoio 4x4 faz o serviço. Mas ele vai te cobrar 90,00 e acho que isso é só a mão de obra. No site deles, tem os preços. Além disso, vc vai gastar com sedex. Se vc estivesse aui na minha área eu faria pra vc na camaradagem. Se vc quiser, eu te mando o arquivo em Corel Draw. É so me avisar. Um abraço,
André.
Olá Andre,
Obrigado por colocar-se a disposição para enviar o arquivo em corel draw. Vc pode enviar para fabiogirolla@terra.com.br.
Muito obrigado
Abraços
ANDRÉ PEIXOTO
28/11/2005, 15:14
Ai esta a foto do meu painel. Reparem que eu segui a dica do camarada Christian e troquei a posição do marcador de gasolina. Galera!!! É muito melhor a visualização. Veja na foto. Aproveitei e tambem fiz mudanças nas luzes de sinalização do bloqueio e do óleo. Precisei alongar os fios para que pudesse caber (mas isso foi fácil, bastou fazer emendas)
Abraços,
André.
MANFREDI
29/11/2005, 12:02
A mudança é interessante, mesmo.
Que legal, você inspirou vários a ter instrumentos com fundo branco. O meu deve ficar pronto amanhã, só falta testar algumas cores de lâmpadas.
GRande abração amigão.
Finalmente :parede: :concordo: :dance: consegui terminar os meus relogios,aproveitei,e fiz a inversão do marcador de gasolina.
As emendas de fio são reversiveis,pois fiz um tipo de extensão.
MANFREDI
12/12/2005, 10:16
Blz Peter, mais um camarada com Niva com painel modificado.
A propósito não recebeu minha MP convidando você pro nosso encontra na semana passada?
Ficamos aguardando você.
[]s
Caros colegas
Acompanhei o desenrolar dos preparativos para a recepção ao André,mas me desculpem, não consultei as MP's.
É dificil para a mim comparecer neste horario, pois"labuto" até as 20:00 hs.
Prometo estar presente no proximo evento.
[]'ssssss
santiagoniva
07/01/2006, 18:20
Pessoal;
Boa tarde; hoje estava na estrada voltando de Florianopolis, e num determinado momento meu velocimetro deixou de funcionar....??? Alguem sabe que pode ser?
Santiago
Verifica,se o cabo ta encaixado na caixa de transferencia e se o cabo ainda tem encaixe quadrado,se estiver OK ,faça a mesma verificação no lado do velocimetro.Verifica tambem se o cabo não esta rompido.
Se tudo isto estiver em ordem, tem que levar o velocimetro para uma verificação.
Veja tambem no item
[]´shttp://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14111&start=0&postdays=0&postorder=asc&highlight=
caro Santiagoniva, a dica do peter está corretíssima no entanto não é tão fácil mexer nesse painelzinho, portanto recomendo que vc procure uma oficina destas que trabalham com tacógrafos e velocímetros, é baratinho, 40 meréis com um cabo (é só o de aço interno) novo, justinho e na medida certa... ah manda o mecânico lubrificar o cabo antes de colocar no lugar, pois colocar seco, vai tornar a quebrar... Blz. Abraço.
Fabrício
Niva AP Diesel 90/91- Fidel
santiagoniva
08/01/2006, 20:23
Pó valeou pessoal... acho que pode ser na caixa de transferencia, ja que o mecanico ande mexendo por ahi... tal ves nao tenha ficado legal. Vou verificar e les conto. Brigado pela dica
Santiago
E galera que pode ser que vejo nas fotos dos velocimetros de voces, que no meu tambem acontece... eles todos começam marcando em 10 km/h... ???
Santiagoniva
É assim mesmo,todos começam a marcar a partir de 10km/h.Repara bem que tem um pininho na marca dos 10 km/h ,no bico da janela do odometro,o ponteiro bate nele.
Cavalcante
08/01/2006, 21:51
Marcar, marcar, mesmo, é só a partir dos 20 km/h, e olhe lá... o que também não foje muito do padrão dos carros de passeio. E Peter, repare pela posição do pininho, que no Niva o VDO é anti-horário :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
ANDRÉ PEIXOTO
08/01/2006, 22:10
Ô Cav!
que raio de VDO é esse mano ?
E Peter, repare pela posição do pininho, que no Niva o VDO é anti-horário
Cavalcante,desculpe mas não consegui captar a mensagem,acho que a minha mente ja esta dormindo.
Cavalcante
08/01/2006, 22:16
Você nunca brincou de dar VDO em carro?
Colegas
Os nossos relogios brancos deverão ser copiados provavelmente na Alemanha pelos NIVEIROS de la.
Ja pediram algumas informações sobre eles ,pois viram no meu album de fotos.
Parabens aos participantes dos trabalhos e idealizadores.
MANFREDI
11/01/2006, 09:58
É isso ai galerinha Niveira, Manfredi de volta a ativa após UMA e só uma semana de férias, que passaram como jato supersônico.
Meu carro já está montado com a manta térmica, relógios do painel com fundo branco, e só terminando alguns acertos na parte elétrica que devo ter feito bobagens nas ligações. O tanque extra deve ser colocado assim que conseguir ligar o carro e levá-lo pra oficina.
Algumas fotos do revestimento poderão ser vistos no album da minha assinatura.
Vejam e opinem.
André, sobre a dificuldade de colocação da capa original no bloco do cambio, faça como eu, aumente o tamanho dos parafusos(comprimento), rosca soberba, e nova furação no assoalho vedando bem depois com o anti ruido por baixo. além disso coloquei em todos os parafusos que foram usados na fixação dos plásticos uma arroela para aumentar a área de contato e evitar quebra do plástico.
Grande abraço a todos.
santiagoniva
11/01/2006, 21:30
galera
segui seu conselho, ajuste o cabo no diferencial que estava medio solto e cheio de lama...... funciono 1 h e 12 min... hoje depois de lavar o carro fui a ajustar de volta e fiz cagada.... no parecia ficar bom e ajustei demais... Ahi quebro a base do cabo que encosta no diferencial e a peça que enrosca nele....,... Emjambrei coloque mas não funciona...
Acho que vou ter que trocar o cabo.
Voces sabem me dizer que cabo de velocimetro da para adaptar no niva , que tenha o mesmo tipo de engate no diferencial.. O que vende o cabo original???
Valeou brigado
santiagoniva
Da uma olhada no topico abaixo ,que tem tudo sobre cabo de velocimetro
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=14111
Luciano SHAKALL
09/07/2007, 05:23
CAmaRAdas, fiz besteira... :cry:
Bom, antes de chegar "lá", uma breve introdução:
Depois de muito perguntar (Valeu Dr. Manfredi e Cavalcante :concordo: ), "tomei coragem",
e decidi - enfim - trocar a cor do fundo dos instrumentos pra branco,
utilizando adesivos colados em acrílico (o esquema da capinha de CD).
Vou aproveitar também pra (mandar :mrgreen: ) trocar as lâmpadas por LEDs, como em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19515&highlight=%22painel+branco%22 ,
e refazer o aterramento (Partiu pra "elétrica", tenho que mandar - e pagar - pra fazer... :oops: )
Fiz o trabalho de desmontagem com toda paciência, amor e carinho, até protegi o alicate com fita "veda-rosca" pra não machucar os ponteiros/mostradores e tal (vide fotos), mas no "último instrumento" (Conta-giros), aconteceu o inesperado: O PONTEIRO QUEBROU! :putz: Na verdade, não o "ponteiro propriamente dito", mas aquela "agulhinha" que
o fixa: Quebrou rente ao ponteiro, ficando um pedaço no Conta-giros (que eu nem tentei mais tirar) e outro pedaço preso no encaixe do ponteiro (Não dá pra tirar).
E agora? Se eu (conseguir) retirar o resto da "agulhinha" que ficou no Conta-giros, acho que posso substituí-la (Talvez por uma ponta metálica de "lapiseira 0,5",
como já foi falado aqui), mas e o ponteiro?
Como é que eu vou tirar aquela M**** de lá? Será que vende só o ponteiro avulso, usado... :pensativo:
Alguém que já tenha precisado desmontar o painel passou por isso?
Alguém pode me dar "uma luz", idéia, sugestão, ou alguma outra coisa que não seja "esporro"? :-(
Conto com vocês, CAmaRAdas :concordo:
[]'s
.
Flugêncio
09/07/2007, 08:00
Luciano,
Que alicatão hein!!!, acho que vc vai ter que arranjar outro completo, aproveita e zera o odômetro pro motor novo.
Gustavo Niva
09/07/2007, 14:38
Não entendi mto bem o que aconteceu pq nunca desmontei os relógios a esse ponto. Mas pelo que entendi, acho que é tudo "leve" ali no ponteiro, talvez uma araldite ou durepox resolva... ou então tu vai ter que partir pruma solução mais jeitosa (<- que palavra mais gay :mrgreen: )...
Aproveita e recalibra o velocímetro caso tu use pneus diferentes dos originais...
shuther4x4
09/07/2007, 15:43
Não foi feito em niva, mas foi feito em velo de outros carros. Se o pino central quebrou rente a haste do ponteiro, você não consegue retirar porque não sobrou nenhuma pontinha pra fora certo? Se for isso aqui vai:
Você vai ter de pegar um pontinha de metal bem fina. Pode até ser um arame daqueles bem rígidos e fino. Vai esquentá-lo e perfurar o lado de cima do ponteiro no sentido de encontrar a haste. Depois disso é só você empurrá-la pra fora. vai ficar um buraquinho no ponteiro, que você vai reparar com massa rápida (repare que é bem pouco e vc pode usar o mesmo ferrinho que perfurou para colocar a massa já que é bem pouquinho). Vai esperar secar, lixar com muito, muito cuidado e pintar com spray. Boa sorte.
Luciano SHAKALL
09/07/2007, 18:43
"... Se o pino central quebrou rente a haste do ponteiro, você não consegue retirar porque não sobrou nenhuma pontinha pra fora certo?
Você vai ter de pegar um pontinha de metal bem fina. Pode até ser um arame daqueles bem rígidos e fino.
Vai esquentá-lo e perfurar o lado de cima do ponteiro no sentido de encontrar a haste. Depois disso é só você empurrá-la pra fora.
vai ficar um buraquinho no ponteiro, que você vai reparar com massa rápida (repare que é bem pouco e vc pode usar o mesmo ferrinho que perfurou
para colocar a massa já que é bem pouquinho). Vai esperar secar, lixar com muito, muito cuidado e pintar com spray. Boa sorte.Foi EXATAMENTE isso, Shuther. E essa idéia/solução, é mesmo "perfeita pro meu caso" :concordo:, inclusive, porque eu já ia pintar os ponteiros mesmo (de vermelho)... :dance:
[]'s a todos, e valeu aí as respostas... :concordo:
Luciano SHAKALL
09/07/2007, 18:47
"... Não entendi mto bem o que aconteceu pq nunca desmontei os relógios ... talvez uma araldite ou durepox resolva ...
... vai ter que partir pruma solução mais jeitosa (- que palavra mais gay :mrgreen: ) ... Aproveita e recalibra o velocímetro caso tu use pneus diferentes dos originais ..."Gustavo, aconteceu do jeito que o Shuther falou, por isso, acho que colar não daria certo: A superfície do ponteiro até que aderiria (a "agulhinha" ficou "rente"),
mas a parte que ficou no conta-giros - creio eu - não tem superfície suficiente para ser colada e "sustentar" o ponteiro... :pensativo:
Vou tentar a solução mais jeitosa proposta pelo Shuther (Realmente, essa palavra é beeeeem estranha... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: )
Ah, e como é que eu faço pra recalibrar o velocímetro? (Uso pneus 6.00x16 militar por enquanto :twisted: . . .)
[]'s e obrigado mais uma vez :concordo:
Luciano SHAKALL
09/07/2007, 18:49
"... acho que vc vai ter que arranjar outro completo ... aproveita e zera o odômetro pro motor novo..."Flugêncio, vou tentar a solução do shuther pra não precisar de outro ($$$) conta-giros.
O lance de zerar o odômetro, eu quero fazer mesmo,
pois além de eu estar com o motor "zero", eu não sabia mesmo qual a kilometragem do NIVAder (eu o comprei com o cabo do velocímetro/odômetro quebrado)...
Inclusive, estou com um cabo novo aqui em casa (mas acho que quem vai instalar lá na "transferência" é o seu irmão :mrgreen: )
Bom, tentei zerar o odômetro mas não consegui. Tem algum "macete" pra isso?
Como já havia F**ido o ponteiro, fiquei com medo de forçar e quebrar MAIS alguma coisa... :parede:
PS.
O que é que tem o alicate :oops: ?
[]'s e VaLEU! :concordo:
Luciano SHAKALL
09/07/2007, 18:52
"Abusando" dos CAmaRAdas um pouco mais...
A título de curiosidade...
Os relginhos do Niva são iguais?
Ao desmontá-los, acheio-os beeeeem parecidos, tanto nas conexões atrás (Eita!), quanto na parte interna
(Exceto o termômetro de água, que não tem uma Lâmpada "extra" - como reserva de combustível, ou pressão baixa do óleo...)
A impressão que eu tive (mas posso estar redondamente enganado... :oops: ), é que os relógios são os mesmos,
e o que os diferencia em função, são os sensores no tanque/motor ("cebolinha") onde eles são conectados...
É isso mesmo, ou eu to viajando? :roll:
Caso seja, pode-se "criar", por exemplo, um termômetro de óleo, ou voltímetro, ou amperímetro, etc
a partir de (mais)um instrumento original, usando - claro - sensores (cebolinha) "específicos"? :pensativo:
[]'s "viajantes"...
Sérgio Provisano
09/07/2007, 19:06
Flugêncio, vou tentar a solução do shuther pra não precisar de outro ($$$) conta-giros.
O lance de zerar o odômetro, eu quero fazer mesmo,
pois além de eu estar com o motor "zero", eu não sabia mesmo qual a kilometragem do NIVAder (eu o comprei com o cabo do velocímetro/odômetro quebrado)...
Inclusive, estou com um cabo novo aqui em casa (mas acho que quem vai instalar lá na "transferência" é o seu irmão :mrgreen: )
Bom, tentei zerar o odômetro mas não consegui. Tem algum "macete" pra isso?
Como já havia F**ido o ponteiro, fiquei com medo de forçar e quebrar MAIS alguma coisa... :parede:
PS.
O que é que tem o alicate :oops: ?
[]'s e VaLEU! :concordo:
Luciano
Uma vez, eu vi um camarada "zerando" um odômetro com um ventilador desses pequenos usados em painel de carro. Ele retirou as hélices e conectou o sem-fim do cabo do odômetro no eixo do ventilador, acionou e a numeração foi mudando até onde ele queria.
Gustavo Niva
09/07/2007, 20:27
Luciano,
- Mede (ou calcula) o perímetro do teu pneu:
Meu pneu = 215/80/16
2*(215*0,8)+(16pol em mm = 406,4) = 750,4mm de altura (diâmetro total)
já que é proporcional calcula só a altura msm (ser preguiçoso é uma merda....)
- Mede ou calcula o perímetro do pneu original:
2*(175*0,8)+(406,4) = 686,4
- Faz regra de 3...
686,4 (original) 750,4 (atual)
100 (ponteiro) Vel real
Vel real = 100*750,4 / 686,4 = 109 quando seu ponteiro estiver no 100, a velocidade "real" será de 109km/h
9% a mais... ponteiro no 80 e vel real 87,2km/h, etc...
ou ao contrário...
686,4 (original) 750,4 (atual)
ponteiro 100
ponteiro = 91,5 quando tu estiver a 100km/h o ponteiro vai estar marcando 91,5
Acho que é isso... aí tu tem que ver como desenhar isso pra imprimir...
Bem, devo ter errado em conta, mas vcs deram pra entender...
Luciano SHAKALL
10/07/2007, 00:35
"... eu vi um camarada "zerando" um odômetro com um ventilador desses pequenos usados em painel de carro.
Ele retirou as hélices e conectou o sem-fim do cabo do odômetro no eixo do ventilador, acionou e a numeração foi mudando até onde ele queria ..."Desculpa a "ignorância" :oops: , mas o que é o "sem-fim do cabo do odômetro"? É o encaixe onde vai o cabo (no velocímetro), ou a outra ponta do cabo?
[]'s
Luciano SHAKALL
10/07/2007, 00:37
"... Mede (ou calcula) o perímetro do teu pneu ... Mede ou calcula o perímetro do pneu original ... Faz regra de 3 ...
... quando seu ponteiro estiver no 100, a velocidade "real" será de 109km/h ... quando tu estiver a 100km/h o ponteiro vai estar marcando 91,5 ...
... Acho que é isso... aí tu tem que ver como desenhar isso pra imprimir... Pode crê!
Já que eu vou alterar os mostradores no COREL, aproveitaria pra alterar a marcação do velocímetro...
Uma dúvida:
O próprio ponteiro não pode ser girado (mantendo parado o seu eixo - aquele ferrinho) e modificar o valor marcado, "enganando" o mostrador?
Por exemplo:
Utilizando os valores de velocidade propostos por vc (para os seus pneus), quando o ponteiro estivesse no 100, a velocidade real seria de 109 km/h.
Se levássemos "no dedo" o ponteiro até a "marca dos 100", segurasse o eixo de forma que não se mexesse,
e movesse apenas o ponteiro até a "marca de aproximadamente 110", fixando-o lá (o eixo em 100 e o ponteiro em 110)... Daria certo?
Se der, quando o "eixo do velocímetro" chegasse em 100 (o velocímetro em si continuaria marcando errado),
a velocidade vista por nós através do ponteiro seria a real, no caso, de cerca de 110km/h...
Faz sentido, ou é mais uma viagem?
"... Bem, devo ter errado em conta, mas vcs deram pra entender..."
Eu não dei não, mas entendi mesmo assim... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[]'s
Sérgio Provisano
10/07/2007, 14:16
Desculpa a "ignorância" :oops: , mas o que é o "sem-fim do cabo do odômetro"? É o encaixe onde vai o cabo (no velocímetro), ou a outra ponta do cabo?
[]'s
É a outra ponta do cabo, a que se conectaria embaixo do carro. Uma ponta está conectada no relógio, fazendo a mudança dos números a medida que o veículo anda. Ao ligar o cabo de aço no motor do ventilador, ele vai girar como se o carro estivesse andando e avançando a numeração até zerar. Forte abraço
Sérgio Provisano
10/07/2007, 14:48
Pode crê!
Já que eu vou alterar os mostradores no COREL, aproveitaria pra alterar a marcação do velocímetro...
Uma dúvida:
O próprio ponteiro não pode ser girado (mantendo parado o seu eixo - aquele ferrinho) e modificar o valor marcado, "enganando" o mostrador?
Por exemplo:
Utilizando os valores de velocidade propostos por vc (para os seus pneus), quando o ponteiro estivesse no 100, a velocidade real seria de 109 km/h.
Se levássemos "no dedo" o ponteiro até a "marca dos 100", segurasse o eixo de forma que não se mexesse,
e movesse apenas o ponteiro até a "marca de aproximadamente 110", fixando-o lá (o eixo em 100 e o ponteiro em 110)... Daria certo?
Se der, quando o "eixo do velocímetro" chegasse em 100 (o velocímetro em si continuaria marcando errado),
a velocidade vista por nós através do ponteiro seria a real, no caso, de cerca de 110km/h...
Faz sentido, ou é mais uma viagem?
Eu não dei não, mas entendi mesmo assim... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[]'s
Caro Luciano
Os velocímetros de um modo geral, marcam a velocidade sempre abaixo do real e variam em intervalos. Por exemplo, até 60km/h, a velocidade real é normalmente, menos do que está marcando (isso se ele estiver certinho e aferido) comprovei isso, com aqueles pardais que indicam a velocidade do veículo quando você passa por eles, em média, 10% abaixo da velocidade marcada no veículo. Quanto mais alta a velocidade menor o erro do velocímetro. É claro que o erro pode variar para mais ou para menos por diversos fatores como medidas de pneus, aro, etc..., mas, nunca vão marcar a velocidade exata. Eu, pessoalmente não faria nenhuma alteração no mostrador, para não correr o risco de achar que estou numa velocidade compatível com a via e, na verdade, estar acima da velocidade permitida e, conseqüentemente, ser multado. Forte abraço.
Luciano SHAKALL
10/07/2007, 18:17
"... É a outra ponta do cabo, a que se conectaria embaixo do carro ... Ao ligar o cabo de aço no motor do ventilador, ele vai girar como se o carro estivesse andando e avançando a numeração até zerar ..."Então, na verdade, ele não "retrocedeu o odômetro" (foi o que eu tentei fazer :oops: :parede: ), ele adiantou o bicho até ele "virar"... :palmas: "Captei vossa mensagem" :mrgreen: :concordo: ...
"... Os velocímetros de um modo geral, marcam a velocidade sempre abaixo do real ... É claro que o erro pode variar para mais ou para menos por diversos fatores como medidas de pneus, aro, etc ... não faria nenhuma alteração no mostrador, para não correr o risco de achar que estou numa velocidade compatível com a via e, na verdade, estar acima da velocidade permitida ... ""Tô ligado", Sérgio, :concordo:
O lance de aferir a que a gente se referia não era para anular a margem de erro original, e sim pra adequar a marcação ao novo diâmetro do conjunto roda/pneus
(quando a diferença for "relevante"), o que também nos ajudaria a evitar multas, pois pneus maiores (alguém aí trocou por menores :mrgreen: ?)
fazem o velocímetro indicar uma kilometragem menor do que aquela em que se está realmente...
[]'s
Gustavo Niva
10/07/2007, 21:07
Tu pode até seguir a idéia do Sérgio e arranjar uma desculpa pra recalibrar o seu velocímetro... heheheheh... sei lá como... gps, carro acompanhando, anemômetro, distâncias conhecidas, etc?!?! (OBS: Aproveita e recalibra o medidor de combustível, pressão do óleo, etc... :mrgreen: )
Como sou adepto de manter a maior parte das características originais ,e preguiçoso, prefiro só fazer o lance das contas mesmo e manter o erro original de fábrica heheheh... dá menos trabalho...
Não dá pra arrastar o ponteiro "na marra" pq o erro é percentual... a 50km/h é de 4,5 o erro...
shuther4x4
10/07/2007, 23:56
Leva o velocímetro desmontado em qualquer casa de velocimetro e dá uma chorada (no máximo 10 latas) pra ele voltar pra ti, pois não vai ter trabalho nenhum de montagem e desmontagem. se quiser tentar funciona assim. Com a unha (isso mesmo, unha) vá puxando cada catraquinha daquelas onde tem os números. Puxa ela para desacoplar da que fica ao lado e aí roda ela. Segura ela no lugar e puxa a próxima e assim por diante. Depende precisa de um pouco de força, mas força com jeito. aí é só soltar e dar uma mexida para encaixar perfeitamente. Até onde sei é lenda essa de ligar algo pra rodar o velocímetro até zerar o odometro, imagina se você pega um que vira com 999.999, quando ele virasse suas engrenagens nem teriam dentes mais!!!!!!! (brincadeira, mas é muito trampo, além do que teria de ficar de guarda para não passar do ponto e se você colocasse ele pra girar a 400 km por hora (lembre-se que o odometro é ligado ao velocímetro e quase nenhum suportaria tal esforço, mesmo sem os ponteiros) um de 99.999 demoraria até 10 dias pra virar!!!!!!! SEM chance)
Outra coisa, é padrão um pouco de erro pra mais do velocímetro (5% em média a 100km/h). Quem anda sempre no limite da pista sabe pra que serve!!!! Na casa de velocímetro tem uma maquina (calibrador) que coloca seu velocimetro no padrao original, e aí voce pede pra compensar, mas já precisa levar percentualmente quanto vai querer, pois eles não fazem essa conta de pneus x etc etc..
Espero ter ajudado. ou atrapalhado mais um pouco né!
obs: Odometro analógico.
Luciano SHAKALL
11/07/2007, 04:07
"... Leva o velocímetro desmontado em qualquer casa de velocimetro e dá uma chorada (no máximo 10 latas) pra ele voltar pra ti ...
... se quiser tentar funciona assim ... precisa de um pouco de força, mas força com jeito. aí é só soltar e dar uma mexida para encaixar perfeitamente ... É... acho que eu vou levar mesmo: Nesse negócio de "força com jeito" eu F**i o ponteiro :mrgreen: , agora tô meio "escabriado"... :oops:
[]'s
Luciano SHAKALL
11/07/2007, 04:18
"... a velocidade real é normalmente, menos do que está marcando (isso se ele estiver certinho e aferido) comprovei isso,
com aqueles pardais que indicam a velocidade do veículo quando você passa por eles,em média, 10% abaixo da velocidade marcada no veículo.
Quanto mais alta a velocidade menor o erro do velocímetro ..."
"... Tu pode até seguir a idéia do Sérgio e arranjar uma desculpa pra recalibrar o seu velocímetro... heheheheh...
sei lá como... gps, carro acompanhando, anemômetro, distâncias conhecidas, etc?!?! ...
Não dá pra arrastar o ponteiro "na marra" pq o erro é percentual... a 50km/h é de 4,5 o erro...
"... Na casa de velocímetro tem uma maquina (calibrador) que coloca seu velocimetro no padrao original,
e aí voce pede pra compensar, mas já precisa levar percentualmente quanto vai querer ..." Já que eu não posso arrastar o ponteiro "no dedo" :mrgreen: , na "mesma leva" eu poderia pedir - e pagar :roll: - pra zerar o odômetro e já corrigir o velocímetro,
ou pra isso (corrigir) ele tem que está montado no carro: Cabo conectado à cx de trasf. e tal...? :pensativo:
Se tiver que levar montado, eu vou esperar um pouco mais, pois meus atuais "militares 600x16" não tem taaaanta diferença assim,
e depois que ele estiver rodando, eu faço uma "aferição virtual" nas "lombadas eletrônicas" daqui.... :mrgreen:
[ ]'s zerados e aferidos... :wink:
Luciano SHAKALL
11/07/2007, 04:22
" ... (OBS: Aproveita e recalibra o medidor de combustível, pressão do óleo, etc... :mrgreen: ) ... "
Quanto a aferição do "inclinômetro", digo, indicador do nível de combustível :mrgreen: , creio que vai dar uma melhorada ao refazer o aterramento do painel :dance:
" ... Vou aproveitar também pra (mandar :mrgreen: ) trocar as lâmpadas por LEDs, como em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19515&highlight=%22painel+branco%22 ,
e refazer o aterramento (Partiu pra "elétrica", tenho que mandar - e pagar - pra fazer... :oops: ) ... "
[ ]'s :lol: :lol: :lol:
.
shuther4x4
11/07/2007, 20:24
No carro não conheço como aferir. Eles fazem essa aferição com ele na mão. Se engata o cabo da máquina, e faz o serviço. Mas o cara tem de saber qual é seu carro para poder colocar a maquina trabalhando certo.
Chora bem viu, isso é serviço de 5 minutos tudo, mas os caras levam lá pra dentro e deixam pra você buscar mais tarde, eles tem de justificar os ganhos né.
Abraços.
Luciano SHAKALL
12/07/2007, 02:26
" ... No carro não conheço como aferir. Eles fazem essa aferição com ele na mão ... " Beleza, então: Fica mais fácil, já que estou com ele desmontado mesmo... :dance:
Esse fim-de-semana vou fazer o lance do ponteiro (tirar o pedacinho que ficou "entalado") usando o esquema que vc sugeriu, e posto os resultados aqui. ;-)
" ... o cara tem de saber qual é seu carro para poder colocar a maquina trabalhando certo ... " Aí talvez complique :( ... É capaz de chegar lá e os caras dizerem que pro Niva não dá, e tal... :putz:
[]'s
Luciano SHAKALL
12/07/2007, 03:34
E aí, pessoal, sem querer abusar dos CAmaRAdas :oops: ( mas já abusando :mrgreen: )... E quanto a minha dúvida do Post #117 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=424144&postcount=117)? Alguém tem alguma idéia?
Acho que o Cavalcante (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=3190) "postou" uma vez que o "indicador de combustível" era na verdade um voltímetro... Ou será que foi multímetro? :pensativo: Só sei que ele disse alguma coisa... :mrgreen:
[]'s
Fabinho YAWARI
18/07/2007, 17:12
Normalmente esse lance de mandar acertar o velocímetro só funciona no caso da viatura rodando com pneus de mesmo diâmetro dos originais, pois o velocímetro analógico funciona com escorregamento magnético, e mudar a relação "velocidade de giro X deflexão do ponteiro" é tarefa quase impossível!
Normalmente o que é feito é um reposicionamento do ponteiro. Sendo assim seu velocimetro só vai marcar certo na velocidade usada como referência para o acerto!!! Nas velocidades acima o abaixo desta, o erro vai aumentando proporcionalmente!
Para esse caso sugiro que a solução é fazer uma tabelinha e usar preferencialmente um GPS para saber qual a velocidade real em cada divisão do seu velocímetro e então imprimir um adesivo com as velocidades corretas.
Só que isso não resolve tudo... o odômetro vai continuar marcando errado!!! E esse eu acho que não tem como resolver pois o sistema é puramente mecânico; teria que alterar a relação das engrenagens... aí é mais fácil trocar o painel por um Totem, Terratrip ou algo do tipo...
Aconselho pelo menos descobrir a relação entre o diâmetro do seu pneu e o original, e multiplicá-la pela leitura para saber o momento de trocar o óleo, e pra não passar distâncias erradas pro colegas!!!
Fabinho YAWARI
19/07/2007, 17:08
Luciano, de um modo geral, os instrumentos elétricos dos veículos são galvanômetros (um nome mais enjoado pra amperímetro). Na configuração que eles se encontram nesses instrumentos, são chamados de MBM (Mecanismo de Bobina Móvel) ou Mecanismo D'Arsonval. O que muda de um instrumento pro outro é o circuito que é montado na entrada desse galvanômetro. Esse circuito pode ser simplesmente um resistor em série ou em paralelo, mas faz uma diferença enorme. Dessa forma, acredito que, embora semelhantes os instrumentos do Niva não sejam iguais, pois dificilmente conseguiriam sensores para as diferentes grandezas (temperatura, nível de combustível...) com a mesma faixa de saída!