PDA

Ver Versão Completa : Ranger 2.8 PowerStroke

Miranda
14/10/2005, 12:45
Eita, ando cheio de dúvidas! haehaeh mas vamos lá

temo aqui uma Ranger 2004 2.8 power stroke... e de um tempo pra cá ela ta froxaaaaaaaa dimais. Tpw, arrancar de primeira com ela ta um sacrificio, ateh ela atingir uns 2000 2500 giros, pqp! Eu sei que essa área é a de lag da turbina, mas ta MUITO amarrada mesmo! Já trocamos filtro de ar, óleo, bicos.. alguém tem idéia do que seja?

PS*200 mil km rodados!

Walter L. L. Casitta
14/10/2005, 12:57
Poderia ser um problema na turbina...

Miranda
14/10/2005, 14:12
eu pensei nisso.. na caixa quente principalmente.. porque na alta .. da pra ver que ta pressurizando!

Pequeno jr
14/10/2005, 14:13
sera q não esta escapando pressão por alguma canto ?? .... oolhas as conexoes da turbina, intercooler

Homero
14/10/2005, 16:45
Tem um teste que alguns usam para ver vazamento que é o seguinte:-Retire a mangueira da entrada da turbina , funcione o motor em marcha lenta e tampe com a mão.O motor deve morrer (puta chupada na mão)Se não morrer ´certamente tem vazamento , se morrer , ainda assim pode ter problema na mangueira como aconteceu comigo que havia um lascado na mangueira que funcionava como válvula que deixava o ar sair mas não entrar.

Homero

Edintruder
14/10/2005, 23:54
Velo, a minha 2.5 aconteceu a mesma coisa. O Diesel que os postos vendem é uma merd@, destrói a bomba injetora com menos de 70000 km! Eu não abri, apenas aumentei o débito de óleo (melhorou um pouco, mas ainda assim não ficou a mesma coisa) eu comecei a colocar 1/2 litro de óleo lubrificante no tamque sempre que abasteço e até o consumo melhorou. Fazendo isso garanto a lubrificação da bomba e pelo menos não piorou mais. Isso é mais comum que tu imaginas, os roletes do ressalto de pressão cria um desagaste ridículo, porém a bomba perde pressão de injeção e começa a injetar mal o diesel pelos bicos e a força reduz direto, principalmente em rpm mais altas onde o motor gera mais força.

axel
15/10/2005, 09:02
ola Edintruder,

apenas aumentei o débito de óleo (melhorou um pouco, mas ainda assim não ficou a mesma coisa) eu comecei a colocar 1/2 litro de óleo lubrificante no tamque sempre que abasteço e até o consumo melhorou.

achei interesante isto, será que vc podia explicar melhor, que tipo de óleo? marca? ficou fumando? é toda vez que vc abastece? sera que nao deixa rezidos na queima dentro do cilindro? hurfa....

e por ultimo gostaria da opniao de outros que ja usaram ou ouviram falar sobre isto.

minha curiosidade é: nao sei se é bom ou ruim mas quando lembro das motos dois tempos, se bem regulada, o motor durava uma vida, o ruim era a fumaça.

obrigado.

Walter L. L. Casitta
16/10/2005, 17:56
O problema em aditivar o diesel com óleo lubrificante é que ajuda a poluir. Um mecânico me garantiu que com óleo lubrificante no diesel a picape anda bem mais...

Edintruder
16/10/2005, 20:44
Eu coloco meio litro de óleo lubrificante para motores do mais barato mesmo. Meio litro diluido em um tanque de 70 litros parece pouco, mas melhora bastante. A fumaça fica normal, nem mais nem menos. Em relação a rezíduos eu acredito que não fique nada, porém a cada 10000 km eu coloco 5 litros de querosene quando chega na reserva e ando até entrar ne reserva de novo. Os bicos devem ficar brilhando de limpinhos :shock: . Aí sim que a fumaça come...

Periquitooffroad
16/10/2005, 21:43
Não seria melhor óleo de dois tempos? aqueles usados no combustível de moto com motor 2 tempos. O objetivo específico e de lubrificar o sistema

Walter L. L. Casitta
17/10/2005, 08:33
Falta saber o acontece com esses óleos quando misturados ao diesel. Quem garante que eles aumentam a viscosidade do diesel?

Homero
17/10/2005, 12:12
1- Acho que deve-se usar oleo com menos aditivos possível e portanto monoviscoso(barato como edintruder falou) pois assim menor a possibilidade de algum aditivo do oleo se transformar em algum residuo que pode causar algum dano.(borra).O oleo em si num motor diesel deve queimar bem quando pulverizado pelo bico e portanto diferente do oleo que passa pelos aneis e queima e ai se tem fumaça azulada.Talves oleo 2T seja adequado , mas só ouvi falar de usar lubrificante.

2- Pergunta pro edintruder:Voce não sente uma ligeira perda de potencia quando usa querozene?E o ruido?

3- As novas Hilux especificam diesel com número de cetano 50 ou mais e nosso diesel tem numero de cetano 42 , apesar de existir uma resolução da ANP especificando numero de cetano de 48 a 54 desde 1993.O numero de cetano (é oposto ao numero de octanas da gasolina) mede a facilidade do combustível se inflamar.Na realidade tem a ver com o tempo que leva entre um combustível ser injetado e o inicio da combustão.Quanto maior o numero , menor esse tempo.
A performance e principalmente o ruido tem a ver com o numero de cetano.O ruido(castanhola) segundo um chefe de oficina de uma revenda Toyota ocorre pois o combustível deveria queimar a medida que entra na camara.Como existe esse atraso , há uma acumulação de combustível até que se inicie a combustão e aí ocorre uma "detonação" dessa quantidade acumulada daí o ruido .Quanto maior o numero de cetano ,menor o atraso e portanto menor quantidade para detonar.(vale tanto para motor eletronico como mecanico)
Os motores eletronicos com pré injeção seriam menos ruidosos pois a pré injeção (quantidade muito pequena e adiantada) ao queimar aquece mais ainda o ar na camara e ai a injeção pricipal ocorre na condição de queimar a medida que entra na camara causando menor ruido e havendo uma queima mais completa(menor poluição, mair performance e economia).

4-Parece que quanto mais pesada a molecula do combustível maior é o numero de cetano.Sendo o oleo lubrificante mais pesado que o diesel , é possivel que ele melhore o desempenho , alem de eventualmente diminuir o "vazamento" na bomba injetora o que aumentaria o débito.Tudo isso é uma suposição daí minha pergunta pro edintruder pois o querozene é mais leve que o diesel e deve possuir numero de cetano menor alem de menor densidade o que deveria levar a menor desempenho e maior ruido.Se a resposta do edintruder confirmar isso , então ao se usar oleo lubrificante adicionado ao diesel poderia haver aumento na performance e diminuição do ruido!!!

5-Existe um aditivo Bardhal Power diesel que diz aumenter em 4 o numero de cetano apesar de muito caro (30,00 1/2 litro para 80l de diesel) que usei para testar e realmente o ruido dininui pricipalmente com o motor frio.A performance parece melhorar e o consumo não se alterou .Se usar oleo lubrificante desse um resultado semelhante, sairia bem mais barato, só ia faltar coragem para colocar num motor eletronico novo e caríssimo...

Se alguem tiver informações a respeito por favor se manifeste.

Homero

Walter L. L. Casitta
17/10/2005, 14:03
Isso deve explicar o porquê de algumas vazes achar que o motor estava com um ruído diferente. Eu quase sempre tenho essa sensação quando abastecendo entre estradas e na cidade.
Esse Bardhal eu já adicionei em tanque cheio e pela metade. Não notei diferença nenhuma.
Os óleos lubrificantes que devem tem menos aditivos, provavelmente são aqueles exclusivos para motores a álcool. Se é que ainda existem.

axel
17/10/2005, 14:40
ola ola Edintruder,

porém a cada 10000 km eu coloco 5 litros de querosene quando chega na reserva e ando até entrar ne reserva de novo. Os bicos devem ficar brilhando de limpinhos . Aí sim que a fumaça come...

qual a marca do óleo????

qual o tipo de querosene (marca) vc usa??? e é melhor usar na reserva ou mistura com um pouco mais de diesel, tipo: 5 litros de cada??

abraços

Homero
17/10/2005, 15:16
Walter,

Voce usou de fato o Power Diesel?pois esse é relativamente novo (deve ter saido em março desse ano) e existe outro aditivo da bardhal que é para limpeza etc mas não um aumentador do numero de cetano.
Digo isso porque na hilux foi sensivel a diferença.

Homero

Walter L. L. Casitta
17/10/2005, 15:54
Eu usei isso em julho quando viajei pra Cuiabá, mas agora que falou, fique em dúvida se usei o Max Diesel ou o Power Diesel. Quando votar ao supermercado onde comprei, vou saber qual foi...

Edintruder
17/10/2005, 20:07
- Pergunta pro edintruder:Voce não sente uma ligeira perda de potencia quando usa querozene?E o ruido

A fumaça preta toma conta com a concentração maior de querosene, porém a potência fica até melhor que o diesel puro.

qual a marca do óleo????

qual o tipo de querosene (marca) vc usa???

O óleo é o mais comum, a última vez que eu comprei foi um 20W 50 da Shell que estava em promoção no Big por R$ 3,99.

O querosene de aviação é mais barato que o querosene comprado no posto, mas é quase a mesma coisa. O de aviação está por volta de R$ 2,30 aqui na região e o comum vendido engarrafado por litro a R$ 5,00.

Homero
17/10/2005, 20:32
xi!!! acho que minha teoria foi pro saco

Homero

axel
17/10/2005, 23:10
falando em óleo, tou vendo uma viajem no fim de ano em que vou passar por lugares que talvez nao tenha diesel ou se tem deva ser de batizado e muito $$$$(QSJ), (vou andar por barreirinhas-MA, Parnaiba-PI), bom o carra do posto em que troco o óleo do motor, me deu dois galoes de 20l (vazios lógico) deste que vem com oleo lubrificante (texaco TDX), e falou que posso usar para transportar o diesel nos trexos mais complicado.

esta lendo nos outro forum que o diesel tava reagindo com o plastico dos tanques ou algo assim, ai vem a pergunta, "o que vcs acham de transportar o diesel nestes recipientes?",

se eu usar vai ser so em trexo onde a compra é realmente dificel, por varios fatores, e como preciso de uma altonomia de pelo menos 1100 Km.

aquardo opnioes.

Periquitooffroad
17/10/2005, 23:28
Delta do Paranaiba tem barco, barco geralmente é motor a Diesel e portanto lá também tem Diesel.
Barreirinhas também tem posto, rudimentar mas tem. Lá como sabe também tem rio, tem barco e barco é Diesel. Naquela região o que mais tem é Bandeirantes, Bandeirantes é a Diesel.
Acredito que o Diesel de lá seja até menos batizado que de uma Capital.

Periquitooffroad
17/10/2005, 23:45
Ah! a Parnaiba é uma cidade bem grandinha. Trace sua rota
http://www.guiageo.com/

Miranda
21/10/2005, 00:00
entao.. eu posso colocar 1/2 litro de oleo lubrificante de motor quando completar o tanque?
e essa da querosene? eh tranquilo tambem? pra dar uma "Limpada" nos bicos?

axel
26/10/2005, 20:48
Desculpa a ignorância mas este motor Power Stroke 2.8 TGV, tem intercooler??
obrigado.