Ver Versão Completa : Ranger 2.8 PowerStroke
Eita, ando cheio de dúvidas! haehaeh mas vamos lá
temo aqui uma Ranger 2004 2.8 power stroke... e de um tempo pra cá ela ta froxaaaaaaaa dimais. Tpw, arrancar de primeira com ela ta um sacrificio, ateh ela atingir uns 2000 2500 giros, pqp! Eu sei que essa área é a de lag da turbina, mas ta MUITO amarrada mesmo! Já trocamos filtro de ar, óleo, bicos.. alguém tem idéia do que seja?
PS*200 mil km rodados!
Walter L. L. Casitta
14/10/2005, 12:57
Poderia ser um problema na turbina...
eu pensei nisso.. na caixa quente principalmente.. porque na alta .. da pra ver que ta pressurizando!
Pequeno jr
14/10/2005, 14:13
sera q não esta escapando pressão por alguma canto ?? .... oolhas as conexoes da turbina, intercooler
Tem um teste que alguns usam para ver vazamento que é o seguinte:-Retire a mangueira da entrada da turbina , funcione o motor em marcha lenta e tampe com a mão.O motor deve morrer (puta chupada na mão)Se não morrer ´certamente tem vazamento , se morrer , ainda assim pode ter problema na mangueira como aconteceu comigo que havia um lascado na mangueira que funcionava como válvula que deixava o ar sair mas não entrar.
Homero
Edintruder
14/10/2005, 23:54
Velo, a minha 2.5 aconteceu a mesma coisa. O Diesel que os postos vendem é uma merd@, destrói a bomba injetora com menos de 70000 km! Eu não abri, apenas aumentei o débito de óleo (melhorou um pouco, mas ainda assim não ficou a mesma coisa) eu comecei a colocar 1/2 litro de óleo lubrificante no tamque sempre que abasteço e até o consumo melhorou. Fazendo isso garanto a lubrificação da bomba e pelo menos não piorou mais. Isso é mais comum que tu imaginas, os roletes do ressalto de pressão cria um desagaste ridículo, porém a bomba perde pressão de injeção e começa a injetar mal o diesel pelos bicos e a força reduz direto, principalmente em rpm mais altas onde o motor gera mais força.
ola Edintruder,
apenas aumentei o débito de óleo (melhorou um pouco, mas ainda assim não ficou a mesma coisa) eu comecei a colocar 1/2 litro de óleo lubrificante no tamque sempre que abasteço e até o consumo melhorou.
achei interesante isto, será que vc podia explicar melhor, que tipo de óleo? marca? ficou fumando? é toda vez que vc abastece? sera que nao deixa rezidos na queima dentro do cilindro? hurfa....
e por ultimo gostaria da opniao de outros que ja usaram ou ouviram falar sobre isto.
minha curiosidade é: nao sei se é bom ou ruim mas quando lembro das motos dois tempos, se bem regulada, o motor durava uma vida, o ruim era a fumaça.
obrigado.
Walter L. L. Casitta
16/10/2005, 17:56
O problema em aditivar o diesel com óleo lubrificante é que ajuda a poluir. Um mecânico me garantiu que com óleo lubrificante no diesel a picape anda bem mais...
Edintruder
16/10/2005, 20:44
Eu coloco meio litro de óleo lubrificante para motores do mais barato mesmo. Meio litro diluido em um tanque de 70 litros parece pouco, mas melhora bastante. A fumaça fica normal, nem mais nem menos. Em relação a rezíduos eu acredito que não fique nada, porém a cada 10000 km eu coloco 5 litros de querosene quando chega na reserva e ando até entrar ne reserva de novo. Os bicos devem ficar brilhando de limpinhos :shock: . Aí sim que a fumaça come...
Periquitooffroad
16/10/2005, 21:43
Não seria melhor óleo de dois tempos? aqueles usados no combustível de moto com motor 2 tempos. O objetivo específico e de lubrificar o sistema
Walter L. L. Casitta
17/10/2005, 08:33
Falta saber o acontece com esses óleos quando misturados ao diesel. Quem garante que eles aumentam a viscosidade do diesel?
1- Acho que deve-se usar oleo com menos aditivos possível e portanto monoviscoso(barato como edintruder falou) pois assim menor a possibilidade de algum aditivo do oleo se transformar em algum residuo que pode causar algum dano.(borra).O oleo em si num motor diesel deve queimar bem quando pulverizado pelo bico e portanto diferente do oleo que passa pelos aneis e queima e ai se tem fumaça azulada.Talves oleo 2T seja adequado , mas só ouvi falar de usar lubrificante.
2- Pergunta pro edintruder:Voce não sente uma ligeira perda de potencia quando usa querozene?E o ruido?
3- As novas Hilux especificam diesel com número de cetano 50 ou mais e nosso diesel tem numero de cetano 42 , apesar de existir uma resolução da ANP especificando numero de cetano de 48 a 54 desde 1993.O numero de cetano (é oposto ao numero de octanas da gasolina) mede a facilidade do combustível se inflamar.Na realidade tem a ver com o tempo que leva entre um combustível ser injetado e o inicio da combustão.Quanto maior o numero , menor esse tempo.
A performance e principalmente o ruido tem a ver com o numero de cetano.O ruido(castanhola) segundo um chefe de oficina de uma revenda Toyota ocorre pois o combustível deveria queimar a medida que entra na camara.Como existe esse atraso , há uma acumulação de combustível até que se inicie a combustão e aí ocorre uma "detonação" dessa quantidade acumulada daí o ruido .Quanto maior o numero de cetano ,menor o atraso e portanto menor quantidade para detonar.(vale tanto para motor eletronico como mecanico)
Os motores eletronicos com pré injeção seriam menos ruidosos pois a pré injeção (quantidade muito pequena e adiantada) ao queimar aquece mais ainda o ar na camara e ai a injeção pricipal ocorre na condição de queimar a medida que entra na camara causando menor ruido e havendo uma queima mais completa(menor poluição, mair performance e economia).
4-Parece que quanto mais pesada a molecula do combustível maior é o numero de cetano.Sendo o oleo lubrificante mais pesado que o diesel , é possivel que ele melhore o desempenho , alem de eventualmente diminuir o "vazamento" na bomba injetora o que aumentaria o débito.Tudo isso é uma suposição daí minha pergunta pro edintruder pois o querozene é mais leve que o diesel e deve possuir numero de cetano menor alem de menor densidade o que deveria levar a menor desempenho e maior ruido.Se a resposta do edintruder confirmar isso , então ao se usar oleo lubrificante adicionado ao diesel poderia haver aumento na performance e diminuição do ruido!!!
5-Existe um aditivo Bardhal Power diesel que diz aumenter em 4 o numero de cetano apesar de muito caro (30,00 1/2 litro para 80l de diesel) que usei para testar e realmente o ruido dininui pricipalmente com o motor frio.A performance parece melhorar e o consumo não se alterou .Se usar oleo lubrificante desse um resultado semelhante, sairia bem mais barato, só ia faltar coragem para colocar num motor eletronico novo e caríssimo...
Se alguem tiver informações a respeito por favor se manifeste.
Homero
Walter L. L. Casitta
17/10/2005, 14:03
Isso deve explicar o porquê de algumas vazes achar que o motor estava com um ruído diferente. Eu quase sempre tenho essa sensação quando abastecendo entre estradas e na cidade.
Esse Bardhal eu já adicionei em tanque cheio e pela metade. Não notei diferença nenhuma.
Os óleos lubrificantes que devem tem menos aditivos, provavelmente são aqueles exclusivos para motores a álcool. Se é que ainda existem.
ola ola Edintruder,
porém a cada 10000 km eu coloco 5 litros de querosene quando chega na reserva e ando até entrar ne reserva de novo. Os bicos devem ficar brilhando de limpinhos . Aí sim que a fumaça come...
qual a marca do óleo????
qual o tipo de querosene (marca) vc usa??? e é melhor usar na reserva ou mistura com um pouco mais de diesel, tipo: 5 litros de cada??
abraços
Walter,
Voce usou de fato o Power Diesel?pois esse é relativamente novo (deve ter saido em março desse ano) e existe outro aditivo da bardhal que é para limpeza etc mas não um aumentador do numero de cetano.
Digo isso porque na hilux foi sensivel a diferença.
Homero
Walter L. L. Casitta
17/10/2005, 15:54
Eu usei isso em julho quando viajei pra Cuiabá, mas agora que falou, fique em dúvida se usei o Max Diesel ou o Power Diesel. Quando votar ao supermercado onde comprei, vou saber qual foi...
Edintruder
17/10/2005, 20:07
- Pergunta pro edintruder:Voce não sente uma ligeira perda de potencia quando usa querozene?E o ruido
A fumaça preta toma conta com a concentração maior de querosene, porém a potência fica até melhor que o diesel puro.
qual a marca do óleo????
qual o tipo de querosene (marca) vc usa???
O óleo é o mais comum, a última vez que eu comprei foi um 20W 50 da Shell que estava em promoção no Big por R$ 3,99.
O querosene de aviação é mais barato que o querosene comprado no posto, mas é quase a mesma coisa. O de aviação está por volta de R$ 2,30 aqui na região e o comum vendido engarrafado por litro a R$ 5,00.
xi!!! acho que minha teoria foi pro saco
Homero
falando em óleo, tou vendo uma viajem no fim de ano em que vou passar por lugares que talvez nao tenha diesel ou se tem deva ser de batizado e muito $$$$(QSJ), (vou andar por barreirinhas-MA, Parnaiba-PI), bom o carra do posto em que troco o óleo do motor, me deu dois galoes de 20l (vazios lógico) deste que vem com oleo lubrificante (texaco TDX), e falou que posso usar para transportar o diesel nos trexos mais complicado.
esta lendo nos outro forum que o diesel tava reagindo com o plastico dos tanques ou algo assim, ai vem a pergunta, "o que vcs acham de transportar o diesel nestes recipientes?",
se eu usar vai ser so em trexo onde a compra é realmente dificel, por varios fatores, e como preciso de uma altonomia de pelo menos 1100 Km.
aquardo opnioes.
Periquitooffroad
17/10/2005, 23:28
Delta do Paranaiba tem barco, barco geralmente é motor a Diesel e portanto lá também tem Diesel.
Barreirinhas também tem posto, rudimentar mas tem. Lá como sabe também tem rio, tem barco e barco é Diesel. Naquela região o que mais tem é Bandeirantes, Bandeirantes é a Diesel.
Acredito que o Diesel de lá seja até menos batizado que de uma Capital.
Periquitooffroad
17/10/2005, 23:45
Ah! a Parnaiba é uma cidade bem grandinha. Trace sua rota
http://www.guiageo.com/
entao.. eu posso colocar 1/2 litro de oleo lubrificante de motor quando completar o tanque?
e essa da querosene? eh tranquilo tambem? pra dar uma "Limpada" nos bicos?
Desculpa a ignorância mas este motor Power Stroke 2.8 TGV, tem intercooler??
obrigado.