PDA

Ver Versão Completa : Diesel x Óleo vegetal.



Miranda
14/10/2005, 12:32
Opa! É o seguinte, eu não frequento a parte geral do fórum, por isso vim postar aqui!

Na minha região aqui, alguns agricultores começaram a abastecer os tratores e máquinas agrícolas com 50% do tanque de oleo diesel e 50% do tanque com oleo de soja! (mais barato)
Até em caminhonetes estão fazendo isso!

Minha dúvida... pode causar algum dano ao motor? O rendimento fica pior correto?

abraços

Walter L. L. Casitta
14/10/2005, 12:38
O óleo de soja deveria ser processado para se tornar o biodiesel. Bruto deve deixar resíduos grudados nos pistões e válvulas...

Miranda
14/10/2005, 14:13
ah sim! Também pensei nessa possibilidade!

mas nao sabia que o óleo de soja também gerava biodiesel.. pra mim era cacau e girassol!

Walter L. L. Casitta
14/10/2005, 14:38
O biodiesel pode vir de: algodão, mamona, babaçu, girassol, soja... acho que de tudo que tem óleo vegetal.

Miranda
14/10/2005, 14:42
ahmmm! vlw ae!

Otra coisa, essa porcaria de oleo de soja nao vai deixar os trator manco nao?? isso tem combustão?

SJKCaio
14/10/2005, 15:35
Pessoal,

Para produzir biodiesel precisa de alcool(metanol ou etanol) no processo (transesterificação) e soda caustica como catalisador.
E processar soja para queimar é ignorancia, soja é nobre demais para isso. Temos mamona e dendê que seria mais barato, além do que o soja rende pouco óleo.
Soja é para alimentar o povão e não motor :D :D :D


Agora onde se compra oleo de soja a granel por menos de 1,40 o litro??????
Só o oleo de soja não deve queimar direito senão o biodiesel não tinha alcool no meio.

[ ]´s achando isso lenda

Walter L. L. Casitta
14/10/2005, 15:44
Agora onde se compra oleo de soja a granel por menos de 1,40 o litro??????


Em Jataí! Terra do Miranda :lol:

Homero
14/10/2005, 18:17
Não sei se alguns de voces lembram mas alguns anos atras apareceu um tal de motor ELKO que era diesel com uma taxa de compressão muito alta (+de 25), cuja camara de combustão estava quase toda no pistão e queimava qualquer coisa , até banha de porco colocaram num tanque de um Santana que se não me engano apareceu numa reportagem do Fantastico (em 1990 +ou-)

Dizia que queimava qualquer oleo vegetal in natura sem deixar residuos.Se usado com diesel tinha um rendimento magnífico , aparentemente não tinha refrigeraçao (liquida) e trabalhava com altissima temperatura , o rendimento aumentava com a temperatura... Tinha até kit para motor mercedes virar ELKO... Se não me engano o Grupo Garnero estava por detras disso.Acabou sumindo...

Obs: escrevi só o que lembrei , não significa que acredito nisso.


Homero

Walter L. L. Casitta
14/10/2005, 18:25
Homero,
Que memória em? Quando o cara virou uma bacia de óleo usado de uma pastelaria, ainda cheia de resíduos de maça de pastel no tanque, eu não teria acreditado não fosse um artigo que tinha lido na revista Quatro Rodas sobre esse motor.

Homero
14/10/2005, 18:35
Walter,

O gozado de ficar velho é que é mais fácil se lembrar de coisas do passado do de coisas mais recentes...mas agora que voce falou , lembrei do oleo da pastelaria ...

Mas, procurando na internet achei esse link que é uma entrevista com om cara que vende kit de conversão para oleo vegetal :http://www.aondevamos.eng.br/boletins/edicao16.htm



Homero

nfsleo
14/10/2005, 18:38
O biodiesel pode vir de: algodão, mamona, babaçu, girassol, soja... acho que de tudo que tem óleo vegetal.



Yeah, isso mesmo, só nâo dá pra usar óleo de peroba pq o palácio do planalto comprou toda a produçâo ...

João Pedro
14/10/2005, 21:34
Também me lembro do teste inicial deste motor, mas, se não me engano, como sempre faltou financiamento para pesquisa (o que é fundamental para uma nova tecnologia se desenvolver), e a coisa foi caindo no esquecimento.
Havia também problemas de quebra prematura de componentes, devido as altas temperaturas e pressão. Mas, hoje em dia, o uso da cerâmica está mais às mãos face ao declínio do seu preço, em razão da produção maior.

Realmente o óleo de soja é um produto mais nobre, voltado para alimentação, o seu preço está onde está porque acabou virando uma commodities no mercado internacional. Quem não se lembra (ao menos os da minha idade), que nossas mães cozinhavam era com gordura de côco.

A obtenção do biodiesel é relativamente simples. Pelo menos em bancada. Uma produção em série, que possa suprir o mercado de maneira nacional e perene, não vindo a ter a curva de Goes como o Proalcool, é que são elas. E isto, os amigos sabem, no Brasil é o mais fácil ocorrer.

Haverá os problemas de distribuição, padronização, equalização de preços e muita, muita, mas muita política nisto tudo. Certamente irão criar uma Biobrás e um ProBio, onde irão se pendurar inúmeros inúteis nas sinecuras governamentais. Sem falar no enriquecimento de usineiros que, mesmo assim, sempre estarão tentando extorquir renúncia fiscal e não explicando o porque falta biodiesel no mercado.
Já vimos o filme.
Aí, o que irá inflamar será a nossa paciência. :mrgreen:

De qualquer maneira é uma saída para um país que tem uma exponencial quantidade de terras cultiváveis.
A mamoma, só para citar um exemplo, é simplesmente excelente para a produção do biodiesel: 1) Não há pragas conhecidas que possam, até agora, impor obstáculos ao seu cultivo. E, não havendo pragas, não há despesas com defensívos agrícolas.
2) Ela é igual a certas madames da sociedade, "dá" em qualquer lugar. :lol:
3) Não requer solo corrigido ou de grande adubagem. Além de aceitar solo úmido ou seco.
É show!
Agora, colocar óleo in natura... dá galho, ao menos futuramente no motor.

Walter L. L. Casitta
16/10/2005, 17:49
De qualquer forma, já tem biodiesel em postos aqui em BH. Só que por enquanto na proporção de 1% de biodiesel e 99 de diesel. Eu ainda não experimentei, nem vou. Quando chegar a proporção de 10%, quem sabe? Mas que tem, tem!

João Pedro
16/10/2005, 22:46
Walter, essa proporção é fruto da logistica e da estrutura, ainda precária, de produção e distribuição. Há um planejamento para ser gradualmente elevada, conforme oferta das áreas de cultivo. Porém, em se tratando de planejamento no Brasil, é impossível saber o que irá será parido com o tempo.
De qualquer maneira acho que é irreversível, em países como o Brasil, o uso do biodiesel. Outras tecnologias estão longe de ser implementadas e os seus custos são estratosféricos. O Brasil tem, com licença da palavra, abundancia de terras para cultivo dessa monocultura. A tecnologia de produção, refino e adição é de relativamente fácil aplicação. E o melhor, tudo isto junto oferece custos altamente competitivos, em confronto com o óleo mineral do qual já se ve o fim próximo.

Creio que um problema será a percentagem de água no óleo (como se já não tivéssemos de conviver com ela em "nosso" diesel), visto que o problema de queima incompleta é de fácil resolução. Acho que será até melhor em face da ausência de compostos inorgânicos, altamente poluentes e corrosívos, que são contidos no derivado de petróleo (como o enxofre).
Em suma, dentro de pouco tempo vc irá ao supermercado e trará picanha para o churrasco e latas de óleo "Liza" para bruta.

Miranda
17/10/2005, 07:11
po cara...
isso eh ateh bom =\
quem sabe agora nosso governo fdp compra o nosso soja, que nesse ano, ficamos sem compradores! =\
bom.. nem vo entrar nesse assunto pra nao me estressar!

SJKCaio
17/10/2005, 07:52
Obs: escrevi só o que lembrei , não significa que acredito nisso.



Bom lembrou tudo, só faltou lembrar do Santana/Quantun a 160km/h com o óleo do pasteleiro.

J. G. Junior
17/10/2005, 15:30
Olá pessoal,

Assinti recentemente a uma reportagem em uma TV aqui do Brasil, se não estou enganado, no FUTURA. Um desses "prof. pardal" que estava misturando 60% de diesel e 40% de óleo vegetal, acho que mamona, e colocava pra queimar em um caminhão bem velhinho, que ele trabalha.
Ele dizia que o veículo ficou até 1km/l mais econômico com a mistura. Ele também disse que passou a trocar o filtro de combustível com menos quilometragem. Dava pra ver que era tudo muito empírico, na base do "modifica pra ver o que ocorre". Queimar eu acho que queima, mas o problema é a durabilidade.

Quanto ao motor citado pelo Homero, o ELKO, era uma proposta bastante interessante. O motor era do tipo "adiabático", isto é: não precisava trocar calor com o meio ambiente, não tinha radiador. Acho que problemas de vedação do motor devido a alta temperatura deviam ser frequentes.

J. G. Junior
17/10/2005, 15:52
Valeu Homero,

Acabei de acessar o site do FENDEL. www.fendel.com.br. Sensacional. O site www.biocar.de, também tem muita coisa interessante.

Corrigindo o que escrevi anteriormente, o ELKO, era semi-adiabático. :lol:

Walter L. L. Casitta
17/10/2005, 16:07
O site www.biocar.de, também tem muita coisa interessante.

É interessante sim! Mas só as fotos né? :lol:

J. G. Junior
17/10/2005, 16:25
Pessoal,

Olha só o que acabei de ler no site do Fendel. Acho que o "prof pardal" que citei a pouco estava quase certo, errou por 10%. http://www.fendel.com.br/oleovegetal.html

"Para a fase inicial de transição entre a era fóssil e a era da vida, de utilização das bioenergias, pode-se adicionar até 30% de óleo vegetal bruto e filtrado ao Diesel fóssil, para uso em qualquer motor diesel, sem modificação nenhuma e sem problemas de funcionamento, de estocagem e de abastecimento, possibilitando eliminar o poluente enxofre e exigir a instalação dos oxi-catalisadores, em todos os motores nacionais, imediatamente."

Alguém se habilita???

Estava a algum tempo atrás pensando em colocar algumas colheres de óleo vegetal no tanque para evitar a ferrugem no tanque. Será que isso ajudaria???

J. G. Junior
17/10/2005, 16:27
Pessoal,

Olha só o que acabei de ler no site do Fendel. Acho que o "prof pardal" que citei a pouco estava quase certo, errou por 10%. http://www.fendel.com.br/oleovegetal.html

"Para a fase inicial de transição entre a era fóssil e a era da vida, de utilização das bioenergias, pode-se adicionar até 30% de óleo vegetal bruto e filtrado ao Diesel fóssil, para uso em qualquer motor diesel, sem modificação nenhuma e sem problemas de funcionamento, de estocagem e de abastecimento, possibilitando eliminar o poluente enxofre e exigir a instalação dos oxi-catalisadores, em todos os motores nacionais, imediatamente."

Alguém se habilita???

Estava a algum tempo atrás pensando em colocar algumas colheres de óleo vegetal no tanque para evitar a ferrugem no tanque. Será que isso ajudaria???

Homero
17/10/2005, 22:18
Então acho que o primeiro post deste tópico está correto pois se pode 30% pode 50% porque não???
Não se sabe o que acontece com 30% e tambem não se sabe com 50%, 60, 70 etc

Olhei o site do fendel e ele me lembrou o Lula com um discurso sarcástico e prepotente.Se esse cara chegar a ter algum poder , vai ser a mesma merda...


Homero

Beto Lacerda
17/10/2005, 22:32
Olhei o site do fendel e ele me lembrou o Lula com um discurso sarcástico e prepotente.Se esse cara chegar a ter algum poder , vai ser a mesma merda...

Homero, cada dia sou mais seu fã :lol: :lol: :lol:
[]'s

Rodrigo Luvison
18/10/2005, 00:08
Homero, cada dia sou mais seu fã


X2.

O Homero sempre faz uns comentários sensacionais :palmas:

abraços

Pedro Benevides
18/10/2005, 05:17
Boa noite
Bem o biodiesel pode vim de qualquer vegetal, pois se basei em uma extração e uma transesterificação. A utilização de álccol é para acontecer a reação de produçao do biodiesel, e não tem nada a ver com, a combustão diretamente. Em relação a água no biodiesel é quase nenhuma, pq se tiver água, ao invés de produzir biodiesel, se produz sabão.
A mamona foi escolhida por puro motivo político-social, porque é um cultivo que tem que no meio do mato para pegar, porque ninguem planta mamona, então nem tem usineiro no meio, além de ter uma quantidade de óleo vegetal satisfatório. Porém ela é a pior planta para processar, devido as suas propriedades química.
O uso de soja em produção de biodiesel é inviável, pois os produtos da soja são muito caros e não cumpre a finalidade social do biodiesel.
Cara, qualquer coisa que você coloque no carro que tenha alguns inflamaveis vaifazer ele rodar, mas om carro não foi projetado para isso. O processo para fazer biodiesel é para aumentar essa quantidade de inflamaveís de baixo ponto de fugor (que queima a baixas temperaturas) que são os esteres.
Quer um conselho, não pensa em misturar óleo com diesel pq esses olhos tem n coisas, inclusive coisas que atacam o motor.

abraços

J. G. Junior
18/10/2005, 17:16
Homero,

Realmente acho que o FENDEL, poderia ter pego mais leve nas palavras usadas no site. Mas tirando o discurso inflamado, acho que o motor movido a óleo vegetal uma boa.
Tive dando uma boa olhada nos sites na Alemanha e a coisa vem funcionando a um bom tempo. Mas acho que está mais ou menos como nos primeiros carros a alcool, que tinham que ter um reservatório de gasolina para a partida do veículo. Nesses motores a óleo vegetal o carro tem que ter um pequeno reservatório de diesel para partida até o aquecimento do motor, quando é feita a conversão do combustível, isto é, para óleo vegetal. Caso o veículo vá ficar muito tempo parado, tem que voltar a queimar óleo diesel, no caso de um dia para o outro. Bem, foi o que endendi.
Será que a citada não legalização (site do Fendel) pelo Detran do kit para carros de passeio, vem do fato de ainda necessitar de diesel para a partida ou parada???

Homero
18/10/2005, 20:57
J. G. Junior,


Não é tanto em relação as palavras mas a atitude de ser o dono da verdade misturada com a teoria da conspiração.
Me desculpe mais eu dei uma lida muito rápida e identifiquei a semelhança com o presidente que acabei postando.
Quanto ao automóvel para oleo vegetal , ele deve ser um motor de ciclo diesel e ai é proibido.


Não li com detalhes mas acredito que os motores a óleo vegetal poderiam ter a partida com a ajuda das vela de aquecimento mais aquecimento do combustível.Aqui no nordeste deve ser mais facil que na alemanha que cai neve.
As novas Hilux possuem VELAS DE AQUECIMENTO que são usadas para diminuir a poluição na fase fria.(foi o que me contaram).
O fendel acho que viaja pois ele fala em motor com 20:1 de taxa de compressão para oleo vegetal, mas se voce verificar as mitsubishi l200 trabalham com 21:1, se não me engano algumas hilux no passado com 22:1.


Se dependesse de mim o controle de poluição ,todos os veiculos seriam a diesel pois:

1- Suponha que para se queimar 1l de gasolina se produza a mesma quantidade de CO2 produzida para se queimar 1 l de diesel.Na realidade é um pouco maior no diesel ,mas pouco.

2- Suponha que para realisar um mesmo trabalho um motor diesel gaste a metade que um a gasolina em litros.(meio forçado mas não muito)

Conclusão:Um veiculo a diesel produz 50% do CO2 com diesel em relação ao mesmo trabalho com gasolina!

Ta certo que forcei um pouco mas pode-se afirmar que seja produzido algo como 60% a 70% do CO2.

Plantaria alimento ao inves de combustivel para haver o sequestro de carbono que o Fendel fala.(fotossintese, etc)(inibir o desmatamento seria mais produtivo)

ENTRETANTO... no Brasil sobra gasolina e falta diesel , então parece que o aumento progressivo da adição de oleo vegetal no diesel(biodiesel) parece adequado desde que não venha a causar prejuizos aos proprietários de veiculos diesel...
Desenvolveria também motores somente a óleo vegetal.
Se estivesse ainda com minha Ranger velha , não resistiria em misturar oleo vegetal só para ver o resultado.

Outra viajada do Fendel seria a vantagem de se usar catalizador com oleo vegetal pois o enxofre do diesel poderia danifica o mesmo.
Tanto quanto eu sei existe gasolina com enxofre por ai , tanto que houve um tempo atras problemas com alguns motores V8 BMW e esses veiculos usam catalizador ,mas foi o bloco que sofreu corrosão.
As novas Hilux possuem catalizador!


No final , acho que o Fendel só está querendo vender os peixes dele , acho que ele esta querendo um MENSALÃO...OOPS outra semelhança...


Homero

Marvila
26/05/2006, 18:39
A história é a seguinte:
Amanhã irei à fazenda de um cidadão que afirma ter uma Toyota Bandeirante com o afamado motor MB maçarico (acho que é o OM-324), que está rodando com biodiesel (sic!). Este combustível é à base de diesel + álcool anidro + óleos "diversos"...vamos ver para crer e postar aqui essa "tecnologia" :mrgreen: ...
Aguardem !
Abs
Marvila
Ranger Limited 2.8 04/04

J. G. Junior
29/05/2006, 09:18
Olá Pessoal,

Já que ressusitaram o tópico, aproveito pra contar minha experiência.
Resolvi a uns 03 meses atrás colocar uns 3 litros de óleo de soja no tanque. Rodei sem nenhum problema, apenas um leve cheiro de pastel atrás do carro.

Depois de outro tanque cheio resolvi colocar mais uns 4 litros de óleo de soja. O carro rodou sem problemas. Em nenhuma da vezes cheguei a misturar o óleo de soja c/ diesel, em uma vasilha, para homogenizar. Abria a garrafa plástica e colocava no tanque.

Mas um dia dia pela manha quando liguei o carro, o motor fez um barulho bem esquisito. Como se estivesse batendo pino e depois voltou ao normal. Ai parei na hora esse meu experimento.

O óleo vegetal natural deve ser aquecido antes da queima. Foi o que vi em um site na Alemanha.

Abraços,

JairoM
30/05/2006, 17:38
pessoALL:

que tal dar uma olhadinha neste site: http://www.aondevamos.eng.br/produtos/motorelko.htm


acho que o velho elko ainda sobrevive, apesar do esforço para enterrá-lo de vez, da industria de motores diesel...

João Pedro
04/06/2006, 00:30
Nada é tão simples assim, até o alcool teve uma longa fase de adaptação dos motores e, no início, teve gente arrancando os cabelos com as falhas dos motores.
A médio e longo prazo a adição de óleos vegetais (in natura ou refinados) em motores diesel podem provocar falhas na bomba e no próprio motor em si com problemas adjacentes às mangueiras principais etc.
Funcionar funciona, mas a que preço e por quanto tempo é que são elas.
Melhor deixar a tecnologia de adaptação do novo combustível ser melhor aperfeiçoada. Há questões de parâmetros físico-químicos, de padronização, de excelência, produção e etc a serem estabelecidos.
Imaginem, se o nosso "excelente" diesel já é um dor de cabeça em termos de falta de padrão, e isto influe na performance do motor e em sua durabilidade, o quanto um açodamento em encher o tanque de óleo "Liza" pode custar?

Tramontini
15/06/2006, 19:05
Aqui no RGS tem uma transportadora (não estou autorizado a fazer o nome) que está adicionando 50% de óleo de soja nos caminhões abastecidos na própria empresa, ela adquire 25 mil litros de óleo de soja por semana e já está usando a mais de 6 meses, segundo o engenheiro responsável, o rendimento dos caminhões é o mesmo, os filtros de combustíveis é que estão sendo trocados em tempo mais curto e o custo do óleo de soja a granel fica na casa de 1,00 real o litro.
Vou procurar me inteirar mais ao assunto e volto a comentar.

Forte abraço a todos.

E. Tramontini

Edintruder
15/06/2006, 19:19
Tramontini,
Qual é o modelo e ano dos caminhões? Bobeia dou essa idéia lá na nossa empresa pois consumimos cerca de 8.000 litros de diesel por dia no posto interno da nossa empresa. É um ótimo negócio.

João Pedro
15/06/2006, 23:55
Sei não...
Eu ainda acho uma temeridade, especificamente para usuários comuns (como nós), usar óleo vegetal in natura. Em empresas, com o consumo assinalado pelo Edintruder entram outros componentes no balanço custo/benefício. Com um consumo destes, aliado ao o quanto esperam de vida útil dos caminhões (afinal, podem descartá-los com custo inferior a uma retífica). Mas, para nós, pode significar quebra ou danos e... muita dor de cabeça.

Homero
16/06/2006, 18:43
Será que no forum não teria nenhum quimico para dizer o que provavemente é e quais as consequencias teoricas dos residuos da combustão do oleo vegetal???

Me lembro que quando foi mostrado o motor ELKO havia 3 diferenças em relação aos motores diesel:

-Camara de combustão quase toda em um buraco no pistão
-Alta taxa de compressão mesmo com turbo(23:1 +ou -)
-Alta temperatura de trabalho

Se não me engano também maior pressão de injeção

Hoje os motores estão quase dessa forma:Camara de combustão no pistão(Ranger) , A taxa de compressão é mais baixa , mas por exemplo as L200 e Hilux antigas tinham algo como 22;1 ,ou seja provalvemente se o Elko queimava tudo os motores mais novos tendem a queimar também... ou provavelmente o Elko convivia pacificamente com os residuos da combustão de oleo vegetal e então também deve ser assim com os motores convencionais.

Gozado que não se tem noticias da durabilidade dos motores ELKO.

Se alguem pudesse dizer se esses residuos são abrasivos e portanto originar desgaste ou simplesmente seria necessário se a brir o cabeçote para eventual limpeza ,ai então daria para conviver ou ainda pode sair pelo escapamento expontaneamente...


Homero

João Pedro
16/06/2006, 19:46
Homero.
Ñ cheguei a concluir engenharia química, fatores outros me desviaram da direção e eu acabei aportando em uma profissão diametralmente oposta. Formei-me no 3º grau sim, mas nem de longe imaginaria, na época da UERJ, estar onde estou hoje.
Contudo, deixei muitos amigos na área.
Hoje, às portas de entrar na inatividade (25/06 finda meu tempo), tenho tantos bons amigos no "Fundão" e na ETFQ qto tenho em meu serviço.

Essas conversas sobre combustível alternativo, que tenho com esses amigos da química, fluem para acalorados debates. A maioria deles, porém, centra-se nos custos de produção, uso da melhor matéria prima ( a tão decantada mamona ñ é tão boa assim), e às conseqüências da massividade da monocultura. Evidente que também temos entrado no aspecto "químico",por assim dizer. Ou seja, a acidificação que pode afetar o combustível (há muitas causas), entre outros aspectos relevantes para o uso em si.
Em relação ao desgaste do motor.
Isto é discutido no âmbito das conjecturas, sobre o que conhecemos em relação aos materiais empregados no motor, e das caractrísticas dinâmicas do óleo. Onde aí se apresentam ftores importantes da velha sigla CNTP. Tudo ,ainda, levando-se me conta às características físco/químicas no emprego.

São com estas poderações que conversamos e cujas conversas trago aqui.

Baseados nelas, reafirmo.
Química e fisicamente é contra ndicado o óleo in natura por longo período.
Pelo simples fato que sua "queima" e sua fluidez não se comparam ao diesel. Além da caracteristicas de adstrigência, (incluindo-se aí alc/ph), cuja formação de "borras", ao longo do tempo, podem - ao meu ver - determinar mesmo a quebra de componentes. Assim como ponto de fulgor, características então, ressecamento por seqüestro de oleosidade de componentes vinilicos e de borracha etc etc.
Isto demanda até um raciocínio simples, porém lógico: se fosse simples já estariam usando óleo in natura há muito tempo. Afinal, porque gastar uma fábula com estudos de padronização, refinarias etc.?
Se fosse apenas investimentos do governo podíamos desconfiar. Mas há investimentos significativos das montadoras para chegarem à frente, com motores infensos aos efeitos "diferentes" da nova mistura. E, um dia quem sabe, do uso puro do óleo.
E sabemos que empresas privadas, mormente multinacionais, não costumam jogar dinheiro pela janela.

Evidente não somos técnicos especializados no assunto, muito menos os colegas que tem maior formação detém conhecimentos específicos de mecânica para emitirem um parecer concreto.
Eu tentarei contato com um amigo que milita entre os "deuses" da COPPE/Fundão, ver o que consigo de mais específico.
todavia, creio que o uso - eventual - pouco pode afetar o motor. Mas eu disse eventual.

Dudas 308w
24/08/2006, 19:08
E o seguinte....
a especificaçao correta do biodiesel é enorme, e se for devidamente observada funciona como o diesel normal em qualquer temperatura. Diversos processos quimicos são necessarios para se atingir isso, e somente é viavel se feito em escala industrial e usando beneficios de tributaçao dados pelo governo estadual.
Em algumas regioes do pais, como o frete do diesel é muito alto, fazendo o mesmo chegar a r$2 ou mais, os produtores estao fazendo o blend com o oleo de soja, girassol, dende e babaçu. No caso da soja, o oleo a granel nao envasado e nao branqueado sai muito mais barato por litro que a lata comprada no supermercado. O biodiesel normal é misturado com alcool que retira a glicerina do mesmo, que em condiçoes normais, entupiria bomba, filtro, etc.,etc. O que ocorre é que no MT, GO, TO, a temperatura é muito alta, e nao deixa isso acontecer. Alem disso, quem usa em caminhao ou trator, ou qualquer outro veiculo de uso prolongado, a economia paga de longe a troca de uma bomba injetora ou um motor inteiro no final do ano. Dependendo do tipo do motor, até 100% oleo de soja funciona. Na verdade, qualquer motor diesel pode funcionar com oleo de soja depois que atingiu a temperatura de funcionamento correta.
Sds.,

Dudas 308w
24/08/2006, 19:13
So p/ lembrar, o projeto inicial do motor por detonaçao previa o uso de oleo de amendoim. O diesel veio depois.....

JairoM
24/08/2006, 19:25
Homero,

Eu sou da opinião que dos motores ELKO não se tem nenhum dado sobre durabilidade, porque eles nem chegaram a amadurecer.

O Elko foi comprado, e enterrado bem fundo, porque representava uma bomba comercial na industria de motores diesel ou gasolina.

Literalmente foi o motor do combustivel vegetal e renovavel. Funcionava com manteiga, com banha de porco, ou qualquer coisa gordurosa. Até alcool de farmácia, gasolina ou diesel, ou então tudo junto misturado no mesmo tanque.

Uma pena ter desarecido tão prematuramente....

Vamos rezar, que de repente alguem ressucita a ideia.

shimomoto
19/02/2007, 20:17
Relendo tópico sobre a utilização de óleo de soja bruto em ciclo diesel, lembrei-me de um artigo que tinha aqui no meu PC sobre o uso de 100% de óleo bruto de girassol em um motor MWM D-229 feito pelo IAPAR, disponível em http://www.iapar.br/biodiesel/oleobruto.pdf . Tem fotos da desmotagem do motor
abs.

Edintruder
20/02/2007, 08:41
Relendo tópico sobre a utilização de óleo de soja bruto em ciclo diesel, lembrei-me de um artigo que tinha aqui no meu PC sobre o uso de 100% de óleo bruto de girassol em um motor MWM D-229 feito pelo IAPAR, disponível em http://www.iapar.br/biodiesel/oleobruto.pdf . Tem fotos da desmotagem do motor
abs.
Muito bom esse estudo!
Tirou dúvidas de muita gente por aqui também!

Julio Militão
13/01/2008, 21:05
Bem o artigo citado carece de algumas informações sobre a metodologia:
1 - Sabe-se que a viscosidade dos óleos vegetais (OV) é bem maior que a do diesel (D);
2 - O acumulo de resíduos ocorre não devido a glicerina no OV, que na realidade tem pouca ou nehuma glicerina pura (que tambem queima), mas sim pela queima incompleta do OV, dada a problemas de vsicosidade, e da presença dos fosfolipídeos, que podem ser retirados com a extração com agua quente;
3 - Os motores são regulados para rodar com D, que tem menor viscosidade e sao mais homogeneos;
Simplesmente colocar OV em um motor a diesel, sem nehum preparo prévio, na minha opniao, é burrice. Conheci um cara na Alemanha que usava em seu veiculo OV a 150.000Km, sem nunca er aberto o motor!
Atentem para o fato de ser uma questao de manutençao de monopolio dos produtores e processadores de petroleo, alem do proprio governo, já pensou nós usando OV produzido no sitio?

shimomoto
13/01/2008, 23:47
(...)
3 - Os motores são regulados para rodar com D, que tem menor viscosidade e sao mais homogeneos;
Simplesmente colocar OV em um motor a diesel, sem nehum preparo prévio, na minha opniao, é burrice. Conheci um cara na Alemanha que usava em seu veiculo OV a 150.000Km, sem nunca er aberto o motor!
Atentem para o fato de ser uma questao de manutençao de monopolio dos produtores e processadores de petroleo, alem do proprio governo, já pensou nós usando OV produzido no sitio?

O problema é que tem muita gente fazendo isso....

Abraços

PAULO FREISLEBEN
09/09/2009, 14:53
A MAIORIA DOS KITS OVS VEM COM UM PRÉ AQUECEDOR DO OLEO QUE DEIXA O OLEO COM MAIS "FININHO" PARA NAO ENTUPIR OS BICOS.
DA PRA USAR 100% OU 95% MAIS UM POUCO DE ALCOOL NO TANQUE, OS KITS QUE VEM DA ALEMANHA SAO OS MELHORES.
O MOOTOR DURA ATE MAIS POIS LUBRIFICA MELHOR COM OV.
vejam mais no:
www.fendel.com.br

BoaTrilha
09/09/2009, 17:21
eu me lembro de ter assistido um "GLOBO RURAL"
mostrando uma fazenda no sul que utilizava oleo de girassol + percentual de alcool (se eu não me engano era 15%)

eles utilizavam em todos os tratores e nos caminhões que rodavam dentro da propriedade.

Me lembro que o "inventor" da coisa, frisou que todas os conjuntos de bombas injetoras foram preparados para tal tarefa.


acho que era isso...!

Edintruder
09/09/2009, 19:52
Pelo que tenho lido em pesquisas de OV, bastaria um sistema de aquecimento do óleo para utilizá-lo como combustível 100%. A minha dúvida é se altera muito a partida frio ou não, pois teria que fazer o sistema de aquecimento entre a bomba intermediária e a bomba injetora. Se utilizar o sistema de aquecimento dos bicos e um sistema de aquecimento da tubulação antes da BI consegue-se utilizar o OV.

Eu tenho que descobrir o valor do OV no varejo, pois se fizer um sistema de aquecimento pode-se utilizar o OV ou o diesel.

Anthoniusnikos
10/09/2009, 05:09
Por aquí, no varejo, o OV de soja(transgênica misturada) que estava por volta de R$ 3,20 hoje está a R$ 2,80, portanto, inviável para se pensar em qualquer adaptação, e ser usado como combustível.

Não esquecer que o primeiro motor diesel, fabricado pelo Eng. Diesel, na Alemanha, era movido a óleo vegetal, pois naquela época não se fazia o refino (destilação) do petróleo. E os primeiros fordecos T eram movidos com etanol.

Abs
Anthon

Zepi
23/10/2009, 20:24
Olá, pessoal!
Como anda essa conversa?
Esse papo é interessante...Alguém fez algum teste?

Abraço

eduardo1968
24/10/2009, 19:23
Olá, pessoal!
Como anda essa conversa?
Esse papo é interessante...Alguém fez algum teste?

Abraço

Amigo Zepi

Hoje em dia a pesquisa avançou muito e, casualmente, a partir de hoje no Brasil o nosso combustível vendido na bomba terá 5% de biodiesel. Este percentual representa uma parcela significativa de composição de óleos vegetais, gordura animal e resíduos gordurosos processados pelas indústrias de biodiesel que se espalham por todo o território nacional. Porém, os custos de produção ainda são problema para o biodiesel, haja vista que competem com indústria de alimentação humana e animal (caso da soja e do milho):pipoca:. Acredito que num futuro próximo o nosso diesel se componha de 50% biodiesel. O problema é que a indústria automobilística vai na contramão, pois a tecnologia aplicada nos nossos motores diesel hoje é mais suceptível a problemas na qualidade do combustível do que os motores de gerações mais velhas.

cRiPpLe_rOoStEr
01/11/2009, 02:10
Não sei se alguns de voces lembram mas alguns anos atras apareceu um tal de motor ELKO que era diesel com uma taxa de compressão muito alta (+de 25), cuja camara de combustão estava quase toda no pistão e queimava qualquer coisa , até banha de porco colocaram num tanque de um Santana que se não me engano apareceu numa reportagem do Fantastico (em 1990 +ou-)

Dizia que queimava qualquer oleo vegetal in natura sem deixar residuos.Se usado com diesel tinha um rendimento magnífico , aparentemente não tinha refrigeraçao (liquida) e trabalhava com altissima temperatura , o rendimento aumentava com a temperatura... Tinha até kit para motor mercedes virar ELKO... Se não me engano o Grupo Garnero estava por detras disso.Acabou sumindo...

motor semi-adiabático, com refrigeração a óleo... a empresa que desenvolveu o sistema é a elsbett, que ainda faz kits de conversão para diversos motores a diesel rodarem com óleo vegetal... no brasil o grupo garavello, que representou a hyundai até falir, chegou a cogitar a produção desse motor sob licença...

cRiPpLe_rOoStEr
01/11/2009, 02:26
eu me lembro de ter assistido um "GLOBO RURAL"
mostrando uma fazenda no sul que utilizava oleo de girassol + percentual de alcool (se eu não me engano era 15%)

eles utilizavam em todos os tratores e nos caminhões que rodavam dentro da propriedade.

Me lembro que o "inventor" da coisa, frisou que todas os conjuntos de bombas injetoras foram preparados para tal tarefa.

qual era a preparação?

BIOCOM
31/12/2009, 09:24
Anthon, você mudou de opinião ? lembra-se de seu email:
"de antonio josé pera pera <antopera@ibest.com.br>
para Evandro <evandro.petrobras@gmail.com>
data 27 de junho de 2008 12:20
assunto Re: kits alemães

Valeu, Evandro. Tenho acompanhado o incentivo do gov. do Est. do Paraná, Requião, está dando aos pequenos produtores rurais para que plantem, pelo menos, o suficiente de oleginosas para abastecer os motores dos seus equipamentos com OV.
Já que você é func. da Petrobrás, pergunto se há algum projeto a ser implantado pela empresa adquirir o excedente da produção de óleo, de qualquer (pequeno ou grande) produtor rural ?
Mas o bom mesmo seria se o produtor rural pudesse vender esse óleo para quem quisesse comprar, daí a gente iria na feira-livre ou qualquer mercado comprar tantos litros de OV quanto teria necessidade para abastecer os veívulos.
"VENDA DE ENERGIA (COMBUSTÍVEL) EM QUALQUER LUGAR" . Só teríamos que andar com um KIT de análise do OV a ser adquirido. Vou começar a desenvolver um KIT desses para vender na feira.
Abração
Anthoniusnikos"
e das discussões postadas aqui :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40186
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42466
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41548

Aguardo suas informações abalizadas sobre o uso de OV, já que mantém uma postura técnica e científica que fortalece o estudo sério das questões de alta relevância como
o uso de combustíveis alternativos.
abs
Evandro

JEFFCATUNDA
31/12/2009, 11:33
gOSTEI MUITO DESTE TÓPICO, ELE É INTERESSANTE PORQUE NÃO SÓ ENVOLVE ATECNOLOGIA DA produção de comb a base de óleos vegetais, mas trata tambem de toda a politica brasileira de pesquisa e produção dos mesmos desde o ano de 2005...

É interessante ler projeções dos colegas e confronta-las com o presente...

Muito interessante mesmo.

Anthoniusnikos
31/12/2009, 22:17
Anthon, você mudou de opinião ? lembra-se de seu email:
"de antonio josé pera pera <antopera@ibest.com.br>
para Evandro <evandro.petrobras@gmail.com>
data 27 de junho de 2008 12:20
assunto Re: kits alemães

Valeu, Evandro. Tenho acompanhado o incentivo do gov. do Est. do Paraná, Requião, está dando aos pequenos produtores rurais para que plantem, pelo menos, o suficiente de oleginosas para abastecer os motores dos seus equipamentos com OV.
Já que você é func. da Petrobrás, pergunto se há algum projeto a ser implantado pela empresa adquirir o excedente da produção de óleo, de qualquer (pequeno ou grande) produtor rural ?
Mas o bom mesmo seria se o produtor rural pudesse vender esse óleo para quem quisesse comprar, daí a gente iria na feira-livre ou qualquer mercado comprar tantos litros de OV quanto teria necessidade para abastecer os veívulos.
"VENDA DE ENERGIA (COMBUSTÍVEL) EM QUALQUER LUGAR" . Só teríamos que andar com um KIT de análise do OV a ser adquirido. Vou começar a desenvolver um KIT desses para vender na feira.
Abração
Anthoniusnikos"
e das discussões postadas aqui :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40186
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42466
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41548

Aguardo suas informações abalizadas sobre o uso de OV, já que mantém uma postura técnica e científica que fortalece o estudo sério das questões de alta relevância como
o uso de combustíveis alternativos.
abs
Evandro

Olá Evandro.
Estou aguardando que algum produtor possa fornecer, regularmente, OV abaixo de R$ 1,50. Também, se pudesse adquirir a esse preço, não sei não ! Mas, venderia por R$ 2,50 e continuaria a abastecer com o diesel comum. :mrgreen:
Abs
Anthon

eduardo1968
01/01/2010, 23:16
Anthon, você mudou de opinião ? lembra-se de seu email:
"de antonio josé pera pera <antopera@ibest.com.br>
para Evandro <evandro.petrobras@gmail.com>
data 27 de junho de 2008 12:20
assunto Re: kits alemães

Valeu, Evandro. Tenho acompanhado o incentivo do gov. do Est. do Paraná, Requião, está dando aos pequenos produtores rurais para que plantem, pelo menos, o suficiente de oleginosas para abastecer os motores dos seus equipamentos com OV.
Já que você é func. da Petrobrás, pergunto se há algum projeto a ser implantado pela empresa adquirir o excedente da produção de óleo, de qualquer (pequeno ou grande) produtor rural ?
Mas o bom mesmo seria se o produtor rural pudesse vender esse óleo para quem quisesse comprar, daí a gente iria na feira-livre ou qualquer mercado comprar tantos litros de OV quanto teria necessidade para abastecer os veívulos.
"VENDA DE ENERGIA (COMBUSTÍVEL) EM QUALQUER LUGAR" . Só teríamos que andar com um KIT de análise do OV a ser adquirido. Vou começar a desenvolver um KIT desses para vender na feira.
Abração
Anthoniusnikos"
e das discussões postadas aqui :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40186
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42466
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41548

Aguardo suas informações abalizadas sobre o uso de OV, já que mantém uma postura técnica e científica que fortalece o estudo sério das questões de alta relevância como
o uso de combustíveis alternativos.
abs
Evandro

Mas não entendo q produtor rural vai produzir óleo vegetal. Só se for prensado a frio (extra-virgem).
Óleo de soja é produzido na indústria por um processo q separa por uso de solventes. É um processo caro para se fazer na propriedade, só é viável se for industrial e é por isso q pagamos + de R$ 2,50/Lt no supermercado.
O pior de tudo isso é a competição com alimentação humana e animal, haja vista q soja e milho são a base da avicultura e suinocultura. Não é um caminho bom esse de biocombustível base OV. Deveria ser base de resíduos industriais, óleos de fritura, gordura animal e por aí vai...
É a minha opinião.

Abs

Eduardo

Anthoniusnikos
02/01/2010, 22:09
Mas não entendo q produtor rural vai produzir óleo vegetal. Só se for prensado a frio (extra-virgem).
Óleo de soja é produzido na indústria por um processo q separa por uso de solventes. É um processo caro para se fazer na propriedade, só é viável se for industrial e é por isso q pagamos + de R$ 2,50/Lt no supermercado.
O pior de tudo isso é a competição com alimentação humana e animal, haja vista q soja e milho são a base da avicultura e suinocultura. Não é um caminho bom esse de biocombustível base OV. Deveria ser base de resíduos industriais, óleos de fritura, gordura animal e por aí vai...
É a minha opinião.

Abs

Eduardo

Edú, também concordo. Só fico envergonhadão quando a Petrobrás coloca na propaganda que "nós inventamos o biodiesel", ignorando (intencionalmente ou não) que os primeiros motores, tanto ciclo Otto quanto ciclo Diesel foram colocados em funcionamento com: álcool etílico e óleo de amendoim, respectivamente.
Êêêtaaa falta de conhecimento, sô ! :oops::oops::oops: - Nestes termos, proponho a criação da PETROBRAXOLA.
Abs
Anthon

eduardo1968
03/01/2010, 00:33
Anthon
A Petrobrás tem muitas faces, pois a sua pesquisa avança no caminho q eu citei, porém a propaganda é outra. Atualmente vai a reboque no biodiesel base OV. Tem muitas empresas por todo território nacional fazendo esse combustível de soja, canola, girasol, etc. Fica difícil de entender a política deles.

Outra coisa q não entendo é pq o nosso diesel é tão ruim. Se o combustível de má qualidade onera toda a economia.

Semana passada fui numa oficina de BI e fiquei expantado com a qtide d picapes diesel eletronic para consertar lá, tinha umas 6 ranger 3.0 e umas 7 s10 eletronic na fila.


Abs

Eduardo

BIOCOM
14/01/2010, 16:29
http://www.campos24horas.com.br/site/economia/inmetro/




Inmetro: projeto para uso direto de óleo vegetal em motores a diesel

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) está desenvolvendo, em parceria com a montadora Fiat, um projeto na área de biocombustíveis para transformar motores a diesel em motores que conseguem trabalhar diretamente com óleo vegetal virgem.
Segundo revelou o presidente do Inmetro, João Jornada, “não precisa fazer o biodiesel. O sujeito pode ir lá no meio do mato pegar os grãos que ele tem, como a soja, espremer, filtrar e já usar no motor dele”.
O projeto está em fase experimental e será inaugurado em fevereiro pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. João Jornada revelou que o projeto envolve tecnologia, motor e certificação.
right © 2009 Campos 24 horas | Informação rápida: dia e noite. Todos os direitos reservados.
Dendiesel :
Finalmente o VERDADEIRO BIODIESEL
O INMETRO vai repetir O QUE JÁ FIZEMOS NA DÉCADA DE 70; INT, CENPES, CTA, etc.

Naquela época, receosos pelo sucesso dos OVN, fizeram "dumping" reduziram o preço do diesel mais caro que a gasolina, para metade do preço desta.

A facilidade da produção e possibilidade comprovada da utilização dos OVN ameaçava o álcool combustível e o diesel importado; o DENDÊ ERA MAIS BARATO.
Agora estão fazendo o oposto para viabilizar o falso biodiesel para beneficiar os MESMOS do passado.
O diesel subindo sem ninguém notar!
Hernani Sá tentou falar com todos os presidentes eleitos, mas os filtros evitaram.
Lula perdeu a oportunidade da VERDADEIRA INCLUSÃO SOCIAL; Uma pena poderia ter gerado mais de 10 milhões de oportunidades no campo. Hernani tentou falar com ele desde o primeiro mandato.
COLLOR lançou o DENDIESEL e foi destituído!


* denunciar
* ruim
* bom

12.01.2010 - 07:58
Votos: +2
Richard Fontana :
Inmetro versus biocombustíveis
Óleos vegetais possuem triacilglicerídeos, e estes estão interligados por um "back-bone" químico, que se denomina Glicerol (Glicerina), este um álcool de alto peso molecular e pêso específico (densidade) próximo de 1,20 g/ml, enquanto que óleo vegetal via de regra possui 0,92 g/ml e o biodiesel 0,86 g/ml.
Na desagregação deste tipo de molecula, quer por processo químico (transformação do óleo vegetal em biodiesel, por exemplo), quer por processo de combustão (no caso de queima direta em motores, a exemplo do que se expõe no artigo acima), este Glicerol ficará livre, porém e neste último caso, sua queima será apenas parcial, promovendo uma quantidade aproximada de 10% em pêso de glicerol sobre o óleo vegetal consumido, e que irá grande parte permanecer nas partes internas do próprio motor, contaminando o óleo lubrificante e promovendoainda incrustações e carbonização pelo regime de temperatura existe naquele meio.
Talvez a Fiat e o Inmetro estejam desenvolvendo algum motor, quiça de injeção direta, e com sistema de exaustão diferenciada, para que se possa e então utilizar o óleo vegetal neste tipo de combustão e geração de trabalho, sem contudo vermos acontecer o que inevitavelmente ocorrerá nos motores modernos de ciclo Diesel.
Perguntamos e então: e quem possui os motores atuais, o que farão? E toda a tecnoloogia desenvolvida para se chegar nos atuais motores diesel e suas respectivas bombas injetoras de alta performance e que promovem a eficiência que observamos estar presente?
Verifica-se hoje que as bombas injetoras exitentes nos motores de ciclo Diesel atuais, possuem três estágios sequenciais de injeção para formação do spray do combustível dentro da câmara de combustão. E isto é válido tanto para o óleo diesel como e também para o biodiesel.
Julgo ser mais conveniente o direcionamento ao biodiesel, pois mais me parece, se acatarmos o que se expõe o artigo, que estamos e então promovendo um retrocesso ao que o próprio Rudolf Diesel fez com seu primeiro motor que utilizava óleo de amendoim, isto no final dos anos 1890 e início de 1900.
Contudo, toda a experiência e tentativas são válidas.
Londrina, 12 de Janeiro de 2010 - 09:20 Horas.
Richard Fontana
fontana@austenbio.com.br


* denunciar
* ruim
* bom

12.01.2010 - 09:30
Votos: +6
carlos aloves de souza :
Estadista ou politiqueiro?
Lula se fosse um estadista laçava óleo vegetal como combustível no seu 1º mandato, mas como é um politiqueiro deixa para o lançamento no ultimo ano de seu 2º mandato, assim ele não corre os riscos de ser pressionado pelos poderosos do monopólio dos combustíveis do qual ele faz parte.


* denunciar
* ruim
* bom

12.01.2010 - 12:46
Votos: +3
Dalmo :
inmetro sem método
O Inmetro, como sempre perdido no mundo, faz doisa que não ajudam em nada e deixa outras mais importantes passar sem tomar conhecimento.
Faz norma para tomada nova, a fim de restringir o mercado nacional aos fabricantes nacionais, até parece coisa de milico no auge da ditadura e deixa a questão de segurança contra acidentes passar abaixo dos seus olhos, eta país sem rumo.


* denunciar
* ruim
* bom

12.01.2010 - 13:14
Votos: +0
Otto Brock :
INMETRO agora faz engenharia?
Esse projeto, em ano eleitoreiro cheira a fritada, que é o resultado da combustão sem tratamento químico, e teremos poluição com cheiro de pastelaria, além de por em risco um desgaste prematuro dos motores.


* denunciar
* ruim
* bom

12.01.2010 - 18:14
Votos: +2
Missao Tanizaki :
Chega de ENGANAÇÃO ! ! ! ! ! !
Quanto VALE um DISCURSO VERDE ? ? ? ? ? ?

Para a maioria dos Partidos da Atualidade a situação é > > > > > Se correr o Bicho Pega & Se ficar o Bicho Come ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

Uma Pequena Parte da Sociedade Brasileira já está Bem Madura e conseguirá perceber as FARSAS / MENTIRAS que estão por trás.

Essa Pequena Parte da Sociedade Brasileira tem OBRIGAÇÃO MORAL em ALERTAR os Eleitores Brasileiros Despreparados e / ou ajudar os seus Candidatos VERDE, de FATO (Os Candidatos que tem História Concreta na LUTA pela Produção SUSTENTÁVEL).

A Sociedade Brasileira, também, já percebeu que Política de ESTADO é muito diferente de Política PARTIDÁRIA - a Sociedade Brasileira já ACORDOU para essa Questão CHAVE para o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL – Precisamos de Política de ESTADO para RESOLVER os Problemas da Educação / Ensino, Saúde, Criminalidade, entre outras áreas.

Chega de Política PARTIDÁRIA NÃO-ÉTICA ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

A Sociedade Brasileira está cheia de ENGANAÇÃO ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

Desde que surgiu o BioDiesel no Brasil eu tenho apresentado de que se trata de Um Tiro no PÉ de todas as EMPRESAS que vierem a INVESTIR nesse NEGÓCIO - SUICÍDA porque produz um SUBPRODUTO denominado GLICERINA que corresponde à 10 % da Produção Total e não terá como ser absorvido pelo MERCADO, tornando-se SÉRIO POLUENTE do Meio Ambiente.

Agora surge essa Matéria: Inmetro desenvolve projeto para uso direto de óleo vegetal em motores a diesel, em que um Cidadão Brasileiro (Dendiesel) apresentou um oportuno Comentário: Finalmente o VERDADEIRO BIODIESEL - O INMETRO vai repetir O QUE JÁ FIZEMOS NA DÉCADA DE 70; INT, CENPES, CTA, etc.
Naquela época, receosos pelo sucesso dos OVN (Óleo Vegetal Natural) fizeram "DUMPING" reduziram o preço do diesel mais caro que a gasolina, para metade do preço desta.
A facilidade da produção e possibilidade comprovada da utilização dos OVN ameaçava o álcool combustível e
o DIESEL importado; o DENDÊ ERA MAIS BARATO.
Agora estão fazendo o oposto para viabilizar o falso BioDiesel para beneficiar os MESMOS do passado.
O diesel subindo sem ninguém notar!
Hernani Sá tentou falar com todos os presidentes eleitos, mas os filtros evitaram.
Lula perdeu a oportunidade da VERDADEIRA INCLUSÃO SOCIAL; Uma pena, poderia ter gerado mais de 10 milhões de oportunidades no campo. Hernani tentou falar com ele desde o primeiro mandato.
COLLOR lançou o DENDIESEL e foi destituído! >>> REF.: http://www.biodieselbr.com/not...110110.htm

Nos Sites EcoDebate, Ambiente Brasil, Biodiesel BR (vide referências abaixo), entre outros, VOCÊ pode acessar a mesma Matéria e os meus comentários.


REF.: http://www.ecodebate.com.br/20...-a-diesel/

REF.: http://www.biodieselbr.com/not...110110.htm

REF.: http://www.ecodebate.com.br/20...-a-diesel/



Um Abraço Fraterno a VOCÊ & Membro / Colaborador (ou pretendente),

MISSAO TANIZAKI
Fiscal Federal Agropecuário
Bacharel em Química
missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
Equipe BR do AGUAPÉ
TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR


* denunciar
* ruim
* bom

12.01.2010 - 19:03
Votos: +0
Paulo Gonçalves :
É só ZOEIRA...
Porque o Inmetro não falou isto antes que o Lula pagasse todos aqueles Micos?? E não me digam que só agora descobriram o fio da meada???


* denunciar
* ruim
* bom

12.01.2010 - 19:38
Votos: +0
bezerra :
glicerol 10% de poluição
o oleo usado para produzir biodiesel deixa 10% de residuo (glicerol) ,mas antes essa quantidade,que 100% de oleo jogado no ralo ou diesel altamente poluidor,podemos trabalhar para dar um destino a esses 10% de " poluição".


* denunciar
* ruim
* bom

12.01.2010 - 21:05
Votos: +0
carlos Alve de souza :
oleo
Otto Brock
Você leu a notícia, mas não enendeu.
Qual polui mais oleo vegetal ou diesel?
Qual é mais caro oleo vegetal ou biodiesel?
qual é mais eficiente oleo vegel ou biodiesel?
responda-me.

Criado por FabianoSILVA.

Nava
14/01/2010, 17:53
O q sei de biodiesel nacional é que não presta. O diesel normal é ruim, imagine o biodiesel B2 atual...afe. Trabalhei na Bosch e toda engenharia era contra o uso desse combustivel. A ideia do biodiesel é boa e viável, mas não nos processos de fabricação e controle de qualidade atuais.

cRiPpLe_rOoStEr
16/01/2010, 01:03
bom saber que a fiat voltou a investir em pesquisas para o uso de óleo vegetal combustível... na década de 80 chegaram a apresentar um protótipo de uma fiorino movida a óleo de mamona, com o motor 1.3 a diesel de 40cv usado no fiat 147 e no uno para exportação...


eu sou a favor de que se desenvolva a idéia do uso de óleo vegetal combustível... por mais politiqueira que seja a idéia, antes tarde do que nunca... mas eu não sou contra o biodiesel nos grandes centros que concentram o parque industrial brasileiro, ja que a glicerina que é retirada pode ser aproveitada para finalidades industriais como a produção de sabão...

http://cripplerooster.blogspot.com/2009/10/biodiesel-ou-oleo-vegetal.html

brunoriberti
02/10/2019, 11:51
Olá
Tenho uma f-1000 86 MWM 229 e estou muito interessado em usar OV (natura/bruto) como combustível.
Pesquisei e vi 2 maneiras que estão sendo utilizadas.
A primeira é simplesmente encher o tanque na proporção 70% soja e 30% diesel sem fazer nenhuma adaptação.
A segunda é sobre a instalação de um kit de adaptacao e rodar com 2 tanques, o diesel pra ligar e o ov pra rodar quando já estiver quente.
Alguém poderia me indicar a melhor opção e como fazer?