Ver Versão Completa : Quilometragem real X virtual
gabiragabiru
27/06/2013, 20:45
Boa noite!
Estou batalhando por uma toyota e vários colegas já me deram valiosas dicas.
Tenho uma dúvida e quem puder me ajudar.
Fui ver um carro que estava com o motor fazendo, daí o dono me disse: a km é de 160 mil originais. Ficou a dúvida: quando se faz um motor eu zero a quilometragem ou continuo contando de quando o carro saiu da fábrica?
Quando um motor é feito por um bom profissional a duração dele é para vários milhares de km também?
Obrigado
Gabira.
Amigo, tem que ver primeiramente o que acarretou que esse motor batesse tão prematuro. Se o motor for todo feito minuciosamente com os detalhes e dentro das normas técnicas vai rodar milhares de KM, desde que se mantenha a manutenção periódica recomendada pelo fabricante. Em relação ao motor, se for todo feito você começa a contar do zero. Para as demais peças leve em consideração a KM antiga. De toda sorte procure saber a causa da quebra do motor, dai terá como avaliar o restante do carro. Se o dono era relapso imagina o restante!!!! Se conseguiu quebrar com 160.000KM, isso ainda se a km realmente for essa e não tiver um tapa. []s
Qualquer motor vagabundo roda 160 mil kms se houver um mínimo de cuidado exigido, quanto mais um motor Toyota. Quando se faz o motor do zero (completo), o motor fica zero novamente, mas os demais componentes não. Ou seja, câmbio, diferenciais, etc continuam cada um com sua real quilometragem até ser feito do zero novamente ou trocado por outro novo. Se o motor é feito por alguém que realmente entende, se as peças novas forem de boa qualidade e se houver um mínimo de cuidado, o motor roda sim milhares de quilômetros. Camionete, assim como qualquer outro tipo de veículo, não importa o ano, a quilometragem ou a quantidade de donos. E sim importa se foi ou não tratado como, no mínimo, recomenda o manual. Às vezes um veículo pouco rodado está teoricamente mais desgastado que outro mais rodado. Por exemplo, veículo que roda exclusivamente dentro de trânsito urbano gira menos o velocímetro que outro usado em distâncias mais longas, porém podem ter funcionando pelo mesmo período de tempo. Logo, conclui-se que o motor de qualquer veículo deveria ter como critério para revisões e trocas de óleo as horas de funcionamento - como tratores - e não quilômetros rodados. O problema é que poucas pessoas sabem usar e cuidar de um motor a diesel. Logo, se não sente segurança no estado do veículo, seu histórico e atual aspecto, o melhor é tentar buscar um modelo à gasolina, que termina por ser mais fácil de manter e usar por pessoas leigas ou mecânicos desinformados. Saudações
guilhermeabreu
29/06/2013, 09:43
MINHA OPINIÃO
Um motor feito COM TUDO ZERO E COMPLETO NUNCA FICA IGUAL OU DURÁVEL como um motor que nunca foi feito , EXPERIÊNCIA MINHA ao longo dos meus 60 anos e inúmeros motores que já fiz , nenhum ficou como era antes de bater e olha que só trabalho com mecânicos de ótima qualidade .
Sei que terá opiniões contrárias a este meu relato , respeitarei , mas minha opinião é embasada na minha experiência dos motores que já fiz e não por ter ouvido outras pessoas falarem o que acham ou falar conceitualmente , pois por conceito TERIA QUE FICAR IGUAL A UM MOTOR ZERO ORIGINAL SEI DISTO , MAS " NÃO FICA " IGUAL A UM MOTOR ZERO ORIGINAL NEM NA DURABILIDADE NEM NO DESEMPENHO .
MiguelRJ
29/06/2013, 15:11
MINHA OPINIÃO
Um motor feito COM TUDO ZERO E COMPLETO NUNCA FICA IGUAL OU DURÁVEL como um motor que nunca foi feito , EXPERIÊNCIA MINHA ao longo dos meus 60 anos e inúmeros motores que já fiz , nenhum ficou como era antes de bater e olha que só trabalho com mecânicos de ótima qualidade .
Sei que terá opiniões contrárias a este meu relato , respeitarei , mas minha opinião é embasada na minha experiência dos motores que já fiz e não por ter ouvido outras pessoas falarem o que acham ou falar conceitualmente , pois por conceito TERIA QUE FICAR IGUAL A UM MOTOR ZERO ORIGINAL SEI DISTO , MAS " NÃO FICA " IGUAL A UM MOTOR ZERO ORIGINAL NEM NA DURABILIDADE NEM NO DESEMPENHO .
Concordo com o Guilherme , já fiz varios motores e nenhum ficou igual,até a batida do motor muda.
Concordo com o Guilherme , já fiz varios motores e nenhum ficou igual,até a batida do motor muda.
Como já peguei meu carro meio baleado, quando fiz o motor achei que ficou bem melhor!
Agora de fábrica o esquema é outro, não acredito que as fábricas passem a forma exata que se monta um motor em sua linha de fábrica, com o torque que foi inicialmente aplicado e tudo mais, fora o fato do desgaste do próprio bloco, esquenta, esfria, esquenta, esfria...
MiguelRJ
29/06/2013, 17:22
[QUOTE=dorderf;1957009]Como já peguei meu carro meio baleado, quando fiz o motor achei que ficou bem melhor!
Eu também comprei a minha SR 5 com o motor bem folgado e fiz tudo que precisava com peças originais e metal leve,ficou show de bola,já rodei 12 mil km e não baixa e nem pinga uma gota de óleo nem agua , mas ao lado de uma std o barulho do motor é diferente.Sei que ficou excelente,mas com certeza não tera a mesma durabilidade
Mas como saber se a sua VTR teve o motor retificado? O dono anterior pode omitir essa informação, diante disso você nunca terá um parâmetro a ser seguido, pra você o motor é original de fábrica, e aí? fazer o quê? Sei que é meio :offtopic: mas se encaixa no post abordado, é um assunto polêmico, não vou alongar, pois sei que daria um tópico de bastante discussão, um forte abraço.
guilhermeabreu
30/06/2013, 16:59
Mas como saber se a sua VTR teve o motor retificado? O dono anterior pode omitir essa informação, diante disso você nunca terá um parâmetro a ser seguido, pra você o motor é original de fábrica, e aí? fazer o quê? Sei que é meio :offtopic: mas se encaixa no post abordado, é um assunto polêmico, não vou alongar, pois sei que daria um tópico de bastante discussão, um forte abraço.
Aqui esta bom pra falar tb , um motor qdo é original de fábrica vc sabe atravez das juntas do motor , o motor de fábrica não tem nenhum resquício de cola nas juntas ( CÁRTER , CABEÇOTE , BOMBA D'ÁGUA ) e um motor feito fica claro e evidente que foi mexido atraves destes detalhes .
Se o motor é original e aí ????? Sem problema , siga as recomendações de trocas de óleo e filtro normais , ele pode estar com 100.000 km , 350.000 km ou até 630.000 km , não tem problema , ao comprar o carro TROQUE A CORREIA DENTADA , TODOS OS ÓLEOS E FILTROS e seja feliz e começa a contagem para futuiras trocas dos filtros , óleos e crreia dentada a partir do dia que comprou e marque a KM do zero a partir desta data .
Minha opinião : que fique bem claro , periria comprar um carro marcando 450.000km no odômetro e sabendo que o motor ainda é de fábrica do que um carro com 120.000km com motor feito completo a 5.000km atras .
Já eu prefiro uma com motor retificado, desde que com peças originais Toyota (devidamente comprovado). Não vejo muito sentido um carro com 450 k km original ser melhor que um 0 Km retificado, com juntas, partes móveis e fixas zero km e originais. Posso até mudar de opinião, quando tentar passar dos 500 k km com meu carro e seu motor retificado e não conseguir, embora acredite que consiga, haja vista os cuidados extremos que tenho agora com o carrão.
Caro Dr., saiba que essa é uma das poucas vezes que discordo (a outra é em arrumar a turbina original quando dá bronca ao invés de colocar uma original e que custa 7 pila ou uma paralela) de vossa senhoria, é pura e simples opinião minha, de quem ainda é um infante no mundo diesel.
guilhermeabreu
01/07/2013, 00:42
Já eu prefiro uma com motor retificado, desde que com peças originais Toyota (devidamente comprovado). Não vejo muito sentido um carro com 450 k km original ser melhor que um 0 Km retificado, com juntas, partes móveis e fixas zero km e originais. Posso até mudar de opinião, quando tentar passar dos 500 k km com meu carro e seu motor retificado e não conseguir, embora acredite que consiga, haja vista os cuidados extremos que tenho agora com o carrão.
Caro Dr., saiba que essa é uma das poucas vezes que discordo (a outra é em arrumar a turbina original quando dá bronca ao invés de colocar uma original e que custa 7 pila ou uma paralela) de vossa senhoria, é pura e simples opinião minha, de quem ainda é um infante no mundo diesel.
GRANDE DORDERF
Respeito a sua opinião , é que tenho mais km rodados do que vc , talvez qdo vc tiver minha idade poderá ter mudado de opinião tb , lógico que os exemplos que dei foram bem exagerados , mas os motores de fábrica são mais resistentes , o tempo lhe mostrará isto , vamos aguardar e torço para que o seu dure muitos e muitos km .
Desde qdo tinha carros a gasolina NUNCA UM MOTOR FEITO DUROU MAIS DE 100.000 KM COMIGO DEPOIS DE FEITO . Vc terá bastante tempo pela frente , o meu prazo de validade já esta se espirando , não que eu queira morrer agora , é que o tempo é inexorável , ele passa e a gente envelhece mesmo .
Só para ilustrar a minha SW4 2002 que comprei em outubro passado estava com 162.000 km qdo comprei , MAS TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE TEM MAIS DO QUE ISTO , QUE LEVOU UM TAPA NO VELOCÍMETRO , não quero viver enganando a mim mesmo , mas estou muito feliz com ela , pois o motor esta sequinho e anda muito bem e se tiver realmente 250.000km , 350.000km ou mais , não estou nem aí , qdo precisar de fazer o motor vendo ela com o motor batido e compro outra com motor de fábrica , ENCHÍ O SACO DE FAZER MOTOR , prometí a mim mesmo que não farei mais motor em carro meu nenhum mais .
Fiz o motor da BONEQUINHA com um meca muito bom usei todas as peças novas inclusive cabeçote e o LARIK que comprou ela do DIEGO para quem eu vendí , falou lá no FROTA 4X4 que apareceu uns pingos de óleo na garagem dele , PQP fiz tudo da melhor maneira possível e tem um pinguinho de óleo lá , fico muito puto com isto , pq falei tudo o que fiz no motor , não enganei ninguem e tem um pinguinho de óleo lá , é por estas e por outras que falo que motor feito em oficinas NÃO FICA COMO UM MOTOR DE FÁBRICA , esta aí mais um exemplo do que falei acima , me sinto responsável ainda por ela , apesar de ter vendido a BONQUINHA em outubro passado , MAS NÃO ERA PARA TER ESTE PINGUINHO DE ÓLEO NA VARANDA DO LARIK .
Desculpe o meu desabafo mas fico muito puto em ter gasto uma grana arrumada e depois de 8 meses de uso , acho que ele deve ter andado aí no máximo uns 15.000km com ela e aparece lá UNS PINGUINHOS DE ÓLEO NA VARANDA .
Abração e boa semana de trabalho .
F. Oliveira
02/07/2013, 13:49
Relaxa Dr. Tenho acompanhado e creio que seja o do diferencial.
Esse lance de fazer motor é algo que desconheço e quero continuar a desconhecer...hehehehehehe
quais os sintomas que vcs sentiam nas de vcs antes de ter que fazer motor?
por enquanto a minha não consome óleo, mesmo tendo rodado quase 4mil km desde que comprei, tem extrema força e fumaça em baixa, em especial qdo fria.
a batida dela é normal, apenas o silvo da turbina dela que é mais baixo que os kzt-e (nao sei se eh característico dela).
viatura vai fazer 450mil essa semana.
Esse lance de fazer motor é algo que desconheço e quero continuar a desconhecer...hehehehehehe
por enquanto a minha não consome óleo, mesmo tendo rodado quase 4mil km desde que comprei, tem extrema força e fumaça em baixa, em especial qdo fria.
a batida dela é normal, apenas o silvo da turbina dela que é mais baixo que os kzt-e (nao sei se eh característico dela).
Oliveira, no meu caso após uma viagem que fiz pro interior de PE, num frio de uns 40 e poucos graus, comecei a ouvir uma batida forte vindo do motor (o carro anteriormente consumia óleo como Lula consome álcool e Dilma consome minha paciência), aí parei na oficina e deixei o carro pra olharem. Viram na hora uma fumaça desgraçada saindo quando se tirava a tampa do motor. Aí me disseram que o motor tava altamente baleado, aí resolvi fazer logo tudo e com peças originais. Na primeira vez, por um erro que acredito ter sido da retífica, tava soltando uma fumaça azul com motor frio e o óleo, em 3 k km, baixou a quase sumir.
Voltei na oficina e refizeram o serviço. Hj já rodei quase 5 k km com o carro e o óleo tá no mesmo lugar e a única fumaça que o carro solta é quando acelero forte.
Não pretendo fazer outro motor pq é um saco, esse é meu único carro e ficar sem ele por um monte de tempo não foi nada interessante.
Acredito que a partir de agora o carro fique perfeito, dando manutenções apenas rotineiras. Pretendo ficar com ele mais uns 8 anos e, caso o motor não chegue até la - quero rodar bastante - , aí passo pra frente e compro um belo Honda, que nunca me deu estresses e mesmo com 200 k km rodados o carro tava 100% filé.
F. Oliveira
02/07/2013, 16:48
Oliveira, no meu caso após uma viagem que fiz pro interior de PE, num frio de uns 40 e poucos graus, comecei a ouvir uma batida forte vindo do motor (o carro anteriormente consumia óleo como Lula consome álcool e Dilma consome minha paciência), aí parei na oficina e deixei o carro pra olharem. Viram na hora uma fumaça desgraçada saindo quando se tirava a tampa do motor. Aí me disseram que o motor tava altamente baleado, aí resolvi fazer logo tudo e com peças originais. Na primeira vez, por um erro que acredito ter sido da retífica, tava soltando uma fumaça azul com motor frio e o óleo, em 3 k km, baixou a quase sumir.
Voltei na oficina e refizeram o serviço. Hj já rodei quase 5 k km com o carro e o óleo tá no mesmo lugar e a única fumaça que o carro solta é quando acelero forte.
Não pretendo fazer outro motor pq é um saco, esse é meu único carro e ficar sem ele por um monte de tempo não foi nada interessante.
Acredito que a partir de agora o carro fique perfeito, dando manutenções apenas rotineiras. Pretendo ficar com ele mais uns 8 anos e, caso o motor não chegue até la - quero rodar bastante - , aí passo pra frente e compro um belo Honda, que nunca me deu estresses e mesmo com 200 k km rodados o carro tava 100% filé.
com certeza sua viatura vai durar bem agora.
e antes desse som batendo não houve perda de potencia e nenhum outro sintoma? foi simplesmente do nada?
abs!
com certeza sua viatura vai durar bem agora.
e antes desse som batendo não houve perda de potencia e nenhum outro sintoma? foi simplesmente do nada?
abs!
Pois é... Como meu carro foi meu primeiro diesel e primeiro turbo eu não sabia se ele andava daquele jeito ou se tinha alguma coisa ruim.
Só depois que fiz o motor, turbina e bomba injetora vi do que realmente meu carro é capaz. Parece um foguete.
E depois, após ouvir os ótimos conselhos do Dr. Guilherme, eu pus o sensor da temperatura do motor (melhor aquisição que fiz) e eu consigo enxergar se o motor agora tá filé ou não. Por isso que acho que esse motor vai durar muito. Qualquer diferença de temperatura eu já corro pra resolver.
guilhermeabreu
03/07/2013, 00:51
F.OLIVEIRA
Qdo o motor esta precisando de fazer , ele funciona mal , desempenho ruim , fumaça bem , marcha lenta trepidando , esquenta mais do que deve , abaixa água do radiador se passar dos 3.000 rpm a temperatura vai embora, custa mais a pegar pela manhã , até o balrulho fica diferente . São estas coisas .
F. Oliveira
03/07/2013, 07:36
F.OLIVEIRA
Qdo o motor esta precisando de fazer , ele funciona mal , desempenho ruim , fumaça bem , marcha lenta trepidando , esquenta mais do que deve , abaixa água do radiador se passar dos 3.000 rpm a temperatura vai embora, custa mais a pegar pela manhã , até o balrulho fica diferente . São estas coisas .
Obrigado pela contribuição, Dr.
Abs!