PDA

Ver Versão Completa : Adaptação de Jeep Willys 83 para cidade

danieldido
26/06/2013, 23:01
Bom dia!

Certamente meu tópico está fora do padrão e do lugar, mas sou muito novo aqui, gostaria de ajuda!
Tenho um Jeep Willys CJ5 83, está com mecânica original; Motor 6 cilindros, câmbio 5 marchas (uma ré)
Ganhei ele do meu pai, mas não tenho interesse em mantê-lo tão forte uma vez que isso consome muito combustível, e eu só ando na cidade, sem falar que quando tem algum problema, levo muito tempo esperando as peças virem de são paulo e etc.
RESUMINDO, gostaria de saber quais adaptações possíveis para que eu possa usá-lo no dia-a-dia.

Abraço!

uma foto de minha máquina de guerra
419147

SD GUERREIRO
26/06/2013, 23:26
bom amigo eu acho um desperdicio este lindo jeep todo limpo na cidade, mas... gosto é gosto para que vc possa andar na cidade eu faria o seguinte optaria por uma mecanica mais moderna e confiavel e de fácil manutenção, uma boa opção hoje é o motor wv ap com caixa de chevette fica muito robusto e confiavel e bem mais leve que o velho bf161 de 6 cilindros coloca um freio a disco e é só rodar abraço

danieldido
26/06/2013, 23:46
SD GUERREIRO realmente é um desperdício, mas como ele é de estimação, prefiro ter cuidado com ele na garagem, e destruir a moto nas trilhas rsrs Então, o motor VW AP 2.0 + CAIXA DE MARCHA DO CHEVETTE? Já devem ter tópicos a respeito disto, vou aprender a navegar no 4X4 BRASIL. Quanto ao freio a disco, já está instalado! Abraço!

danieldido
26/06/2013, 23:57
Queria ver também se tirava o eixo de tração dianteiro, já que só uso tração traseira. O eixo dianteiro oferece muita resistência em desenvolver, parte do peso, acredito ser graças a ele.

chinelao4x4
27/06/2013, 06:44
cara , me fala uma coisa , quanto vc predente chegar com ele em velocidade ? jeep não é pra isso !! retirar o eixo diantero só pra ganhar uns kilos ? o consumo não iria mudar muito não . e não irá fazer ele desenvolver mais.

motor ap 1.8 , ou 4cc opala fica bom,
cambio chevete ou um 4 marchas original

georgevalle
27/06/2013, 07:47
Concordo com o chinelão, e é como dei minha opinião a outro usuário que também estava cogitando a possibilidade de passar uma rural para 4x2, NÃO FAZ ISSO, pois pode se arrepender depois, agora você fala em fazer trilha de moto mas e no futuro (como o jeep é de estimação provavelmente nunca irá vender) de jeep pode ir com a família com a trilha, eu por exemplo faço trilha com a esposa e os dois filhos, pense no futuro, assim como o teu pai te deixou o jeep provavelmente deixará para a tua prole, outro detalhe, a troca do motor não vai fazer milagre na economia de combustível, se a mecânica do jeep está em ordem continue usando até pifar aí sim será hora de pensar em qual mecânica trocar, muitos trocam a mecânica devido ao motor original não aguentar as trilhas pesadas mas para uso urbano é praticamente eterno e com o funcionamento de um 6cc que parece um reloginho, com a grana que vai gastar na troca do motor deixa ele com um visual mais off-road, por falar nisso põe umas fotos aí para o pessoal.

vavarusso
27/06/2013, 07:52
Daniel eu coloquei o motor GM151 (oapala 4 cil.) com cx de chevete. Dá uma olhada aí em baixo na minha assinatura. Cara nao tire a tração dianteira.
Abraço,

calhiandro
27/06/2013, 08:47
Minha dúvida é: saiu jeep 1983 6cc, não era para ser ford ohc esse jeep? O meu era 1983 ohc álcool!

Gustavo de Olliveira
27/06/2013, 09:20
Bom dia!

Certamente meu tópico está fora do padrão e do lugar, mas sou muito novo aqui, gostaria de ajuda!
Tenho um Jeep Willys CJ5 83, está com mecânica original; Motor 6 cilindros, câmbio 5 marchas (uma ré)
Ganhei ele do meu pai, mas não tenho interesse em mantê-lo tão forte uma vez que isso consome muito combustível, e eu só ando na cidade, sem falar que quando tem algum problema, levo muito tempo esperando as peças virem de são paulo e etc.
RESUMINDO, gostaria de saber quais adaptações possíveis para que eu possa usá-lo no dia-a-dia.

Abraço!

uma foto de minha máquina de guerra
419147

Olá Daniel , realmente você NÃO ENTENDE NADA DE JEEP!!!!!
Se você gostar realmente de JEEP tem salvação.
Primeiro passo é ler uns 3 meses tudo oque encontrar de JEEP aqui no forum !
Se tem mesmo um motor 6 cilindros ai e se seu jeep é mesmo 83, ele já está adaptado. o Seis boca BF161 saiu só até 75. Faz o seguinte : vai lá abre o capô e conta os cabos de vela, aqueles "fios" que chegam até o motor, veja se são 4 ou 6.
Retirar o eixo dianteiro ???????????Você estará transformando seu jeep num bugui !!!!uma atrocidade.
Se gostar do modelo do Jeep entenda primeiro oque é um e suas qualidades e aplicações.
Vc está sem noção do presente que tem nas mãos
Se for pra "desmanchar" , vende do jeito que está e compra um gol 1000, na cidade é excelente, econômico, não entra agua, e é levinho.
Se estivesse mais perto de sua cidade até levava um prá trocar com vc se tivesse interesse.

danieldido
27/06/2013, 09:20
vavarusso, georgevalle e chinelao4x4 obrigado! Eu não entendo muito de desenvolvimento, uma vez que a mecânica do Jeep acredito ser desenvolvida para o torque. Eu queria trocar o motor e caixa de marcha dele, porque aqui na Bahia é péssimo conseguir peças dessa criança de 30 anos. Quanto a retirada da tração dianteira (colocação de eixo não tracionado), seria por conta do motor ap 2.0 ou 1.8 que é mais fraco que o motor urubu do jeep, e eu já não uso como vocês podem ver abaixo;
419156
Como eu disse, só uso a de trás;
419160
Como pediram, mais foto da minha "viatura" hoje já está sem a capota, era muito antiga, ressecou e rasgou!
419159
ainda com a capota
419161
A lanterna traseira dele é de GM D20
419163
O tanque de combustível dele é no fundo
419164
por último esta é a foto dele mais recente. estou tentando encomendar uma capota de fibra.

ABRAÇOS!!

danieldido
27/06/2013, 09:37
Olá Daniel , realmente você NÃO ENTENDE NADA DE JEEP!!!!!
Se você gostar realmente de JEEP tem salvação.
Primeiro passo é ler uns 3 meses tudo oque encontrar de JEEP aqui no forum !
Se tem mesmo um motor 6 cilindros ai e se seu jeep é mesmo 83, ele já está adaptado. o Seis boca BF161 saiu só até 75. Faz o seguinte : vai lá abre o capô e conta os cabos de vela, aqueles "fios" que chegam até o motor, veja se são 4 ou 6.
Retirar o eixo dianteiro ???????????Você estará transformando seu jeep num bugui !!!!uma atrocidade.
Se gostar do modelo do Jeep entenda primeiro oque é um e suas qualidades e aplicações.
Vc está sem noção do presente que tem nas mãos
Se for pra "desmanchar" , vende do jeito que está e compra um gol 1000, na cidade é excelente, econômico, não entra agua, e é levinho.
Se estivesse mais perto de sua cidade até levava um prá trocar com vc se tivesse interesse.

Gustavo de Olliveira entendo perfeitamente o meu "mal aproveitamento" do Jeep auhauaha
É que ele é um carro de estimação, (curto trilha só de moto) então quero zelar o pobre.
ele é sim 6 cilindros uauahua o motivo de eu querer trocar o motor, é por causa das peças
deste que são ruins de encontrar, o mais recente foi o automático do arranque, UMA VIDA!
se não fosse ruim achar as peças necessárias para uma boa manutenção, faria questão de
manter esse motorzão urubu dele pra sempre dentro dele:
419165
Abraço!!

calhiandro
27/06/2013, 10:13
Tente anexar novamente, os arquivos, pois estão inválidos!

danieldido
27/06/2013, 10:52
Tente anexar novamente, os arquivos, pois estão inválidos!

recebi uma mensagem aqui dos administradores falando sobre "quantidade de postagens" coloquei as fotos no meu Facebook, no link abaixo ; https://www.facebook.com/gfdgdfgdz/media_set?set=a.483992561685305.1073741827.1000022 36966320&type=1

Dic3
27/06/2013, 11:18
Se é pra barbarizar, tira os semi-eixos e cardã dianteiros, coloca um motor e caixa de opala 4cil e deixa só o cardã traseiro, pronto rapido e facil.

Pelo menos se resolver um dia torna-lo 4x4 novamente basta recolocar o que fi retirado.

xibiu!!!
27/06/2013, 12:08
Queria ver também se tirava o eixo de tração dianteiro, já que só uso tração traseira. O eixo dianteiro oferece muita resistência em desenvolver, parte do peso, acredito ser graças a ele.

Olá amigo Daniel.

Particularmente não acho que a resistência do eixo da tração dianteira justifique a sua retirada e substituição e não sei se ganharia muito em velocidade e agilidade , visto que o jipe não foi feito pra correr muito.Acho que a instalação de uma Roda Livre Manual , desligando os cardãs quando não precisar de tração dianteira , já te ajudaria muito na direção e mantem o seu jipe original.

danieldido
27/06/2013, 13:51
Olá amigo Daniel.

Particularmente não acho que a resistência do eixo da tração dianteira justifique a sua retirada e substituição e não sei se ganharia muito em velocidade e agilidade , visto que o jipe não foi feito pra correr muito.Acho que a instalação de uma Roda Livre Manual , desligando os cardãs quando não precisar de tração dianteira , já te ajudaria muito na direção e mantem o seu jipe original.

OPA!
Ele já tem a tal roda-livre. Preciso pesquisar aqui no fórum como é que utiliza aquilo :)

Edjr
27/06/2013, 14:29
Daniel, não retire a tração dianteira. Se você não a usa, simplesmente não a acione! Deixe as rodas livres e a alavanca da tração na posição 4x2!

Acho que uma boa mecânica para você, seria, como o amigo acima sugeriu, um motor ap com caixa de chevete. Mas mantenha a caixa de redução, por favor!!! Essa parece ser uma receita simples.

Dê uma lida nos tópicos daqui sobre essas configurações.

Uma abraço e felicidades com seu Jeep.

Rodrigo Baratti
27/06/2013, 14:55
Coloca um motor AP 2.0i + caixa do chevette + reduzida do próprio jeep, mantendo o eixo dianteiro com rodas livre manuais (já estão nele).
Não retire o 4x4 não vai ganhar nada com isso, vai ficar caro e desvalorizar muito o carro (mesmo que não pretenda vender).
Com essa configuração vc terá um veiculo com mecânica mais "atualizada" que dará conta do recado sem grande problemas.

O consumo ainda não será dos melhores, mas nenhuma configuração em jeep chegará perto de um carro 1.0 atual.

Outro ponto para o uso no dia a dia é a direção, como não será para trilhas use uma caixa de santana, nem precisa ser hidraulica. Com ela a direção será mais precisa e macia.

Se quiser mais "conforto" pense em trocar as molas por toyota ou até retirar os feixes e partir pra helicoidal, mas ambas soluções requerem um investimento razoável e devem ser feitas por mecas experientes.

Coloque um jogo de bancos confortaveis, um sto antonio com cinto de 3 pontos, uns faróis de milha, se pintar uma poça, engate o 4x4 e tira uma onda com a turma e por fim curta bastante a reliquia da familia.

[]'s e boa sorte na escolha da configuração!

vavarusso
27/06/2013, 15:09
Realmente Daniel, é por isso que coloquei no meu um motor de opala 4 cil. pois quando fui tentar reparar o bf161 nao achei nada de peça de reposição aqui na minha cidade (nem nas concessionárias=FV) Coloca nele um AP1.8 (2.0) ou um GM151 e preserve a tração original, mesmo que vc arranque o cardan dianteiro e as alancas da tração e deixe-os guardados.
Tu ainda vais abandonar a moto e colocar ele nas trilhas.
Valeu

Pablo.pinto2007
27/06/2013, 16:23
Amigo, conselho... esse jeep do seu pai, ou ele não é 83, ou então seu pai já fez a colocação do motor 6 cil... agora não se equivoque, o motor 6cil pode ter mais torque, mas não tem "cavalos"... se vc está determinado a trocar de motor e câmbio... vá de motor AP 1.8 com caixa de chevette, mantenha a tração e entenda uma coisa, quando vc não está tracionado o eixo dianteiro não pesa devido às rodas livres...
O seu motor tem 90HP, quando novo, um motor AP 1.8 dá 99CV... o motor original ford 4cil 91HP, ou seja, se seu pai trocou o motor pensando em ter mais motor ele se equivocou, ele ganhou sim mais torque, mas isso é compensado pelo câmbio.
Economia? vai andar na cidade? não a terá... mesmo colocando o motor AP, agora a grande vantagem é que motor AP e câmbio do chevette vc tem peça até na budega do seu João da esquina... E se quer economia em relação ao combustível a saída era vc colocar GNV, porém não deve ter na sua cidade!!!

Grande abraço e tá lindo seu jeep... essa cor tá show!!!

Pablo

Dodger
28/06/2013, 11:57
Pena terem tirado a mecanica original, motor 4 cil OHC já com ignição eletronica de fábrica, se fosse assim, era só tu arrumar uma relação mais longa pro diferencial e ser feliz pra uso na rua.
O velho bf 6 cil é meio bêbado ainda mais pro uso que vc quer vai ficar beberrão e rende pouco tbém.

Meu pai tinha um 51 com mecanica completa do Maverick 4 cil(99Hp), até o diferencial traseiro que é relação 3,92:1. o diferencial dianteiro ficava desligado. esse era só pra passear e andar na praia. Era um capetinha pra andar, até meio perigoso já que atingia velocidades bem mais altas. Depois a amigo do meu pai que comprou ele voltou ele pra 4x4 sem dificuldades.

Cesar1971
28/06/2013, 20:15
Tirar o eixo dianteiro de um jipe é crime. Aprenda isso! Vai retirar a alma de um 4x4 ???

danieldido
30/06/2013, 01:28
Será que consigo vender meu BF 6cc e ao preço dele comprar outro ?? Vou ter que fazer a retífica, tá pegando, mas pegando mal... :(

vavarusso
30/06/2013, 06:10
Troquei meu BF num GM151 moderno completo, ano 89 com retentor no volante, (alternador, igniçao eletronica,capa seca p&p para cx chevete e uma cx chevete de 5m) e paguei 600k. O negócio foi feito com um amigo.

Dodger
30/06/2013, 09:16
Que motor de opala que nada, ehehehe faz logo igual a esse aqui! Me mandaram hj pelo grupo de Hotrods:
419679

quanto ao bf, elle só tem valor se tiver em bom estado, se tiver pra refazer, ai num vale quase nada.
tem um senhor aqui na minha cidade que tem uns 30 motores destes pra retificar, se muito ele pede uns 400 a 500 conto num motor destes.
de opala 600 como o amigo ai acima falou acho dificil, mas uns 1000 a 1200 tu acha.