PDA

Ver Versão Completa : Trilha do Telegrafo



Páginas : [1] 2

Rodrigo Lopes
02/12/2003, 11:08
Alguem sabe explicar onde fica a Trilha do Telegrafo?
Ouvi falar que vai de Guaraqueçaba PR até Cananeia SP.
É por aí mesmo?
Quanto tempo leva?
Precisa de planilha?
Niva passa ali? :shock:

HELP. :D


[]s

billj
02/12/2003, 16:00
Alguem sabe explicar onde fica a Trilha do Telegrafo?
Ouvi falar que vai de Guaraqueçaba PR até Cananeia SP.
É por aí mesmo?
Quanto tempo leva?
Precisa de planilha?
Niva passa ali? :shock:

HELP. :D


[]s

Nunca fiz a Trilha do Telégrafo, mas tenho muitos amigos que já foram para lá......


Sim, fica entre essas "cidades".

Dependendo das chuvas, entre 04 horas e 04 semanas....... :P

Não precisa de planilha, o pessoal de lá pode te indicar o caminho.

Niva passa só se for em cima de um barco......... :roll: :shock: :D

Sim, Niva passa, mas tem que estar preparado com pneu bom, como qualquer outro.

Rodrigo Lopes
02/12/2003, 17:36
Huahuahua de 4 horas a 4 semanas é brabo heim :D :D :D

Valeu Billj, esta mais facil do que eu pensava. Vou tentar juntar uns amigos p ir para lá.

Quando estiver mais certo de rolar, posto um convite no forum.



[]s

Marcelo
02/12/2003, 19:01
Olá Rodrigo,

Olha... não sei quanto tempo você tem de trilha, nem sua experiência nesse mundo da lama e muito menos o estado da sua viatura, :roll: mas a Trilha do Telégrafo (ou Ariri) é classificada como uma das mais difíceis do Brasil. :twisted: :twisted:

Independente da chuva ou não, essa trilha não é pra qualquer jipe, seja ele Engesa, Troller, CJ, Niva, Hummer, etc. :evil: Se a viatura não estiver bem preparada, bem como os jipeiros, e não levar algumas peças de reposição, pode ficar complicada a situação. :x :x

Se quiser ter uma idéia do drama, dá um look :shock: nesse link http://www.foradeestrada.com.br/novo/index.asp?canal=trilha_05 que tem um relato bem bacana dessa trilha. :wink: :wink:

[s] precavidos,

Eduardo Velo
02/12/2003, 22:09
Sera que alguem sabe se essa trilha liga Guaraqueçaba PR ao Ariri SP , tem uma trilha boa até o Ariri , vindo de Iguape , será que emenda com Guaraqueçaba ???
Tenho essa revista da Fora da estrtada , o problema dessa revista é que nunca dá as dicas de como chegar em nenhuma das trilhas que sai nela , sinto falta da automovel e aventura que ao contrário , contava desde qdo começava até onde saia a trilha .

[]s...

Marcelo
03/12/2003, 08:44
Olá Eduardo!! Certinho?

Sai na edição de Dezembro/2002 da Quatro Rodas, uma matéria sobre essa trilha que fizeram com 2 Trollers. A matéria é interessante e, se não me engano, :roll: tem um mapa de como chegar na trilha. :P

Abaixo a capa da revista 8) 8)

http://quatrorodas.abril.uol.com.br/sumario/2002/capa_12.gif

[s]

Fábio
03/12/2003, 08:54
Um colega foi fazer o reconhecimento da trilha de moto.... O relato é um montro de grande mas é um dos melhores que já li! Vale cada linha :


Grande All,

depois de todas as informações que conseguimos com o pessoal da lista e mais um monte de loucos que já passaram pela região, resolvemos ir lá para conferir. Como o tempo era curto, achamos melhor fazer o reconhecimento de moto, já que a trilha prometia bastante dificuldade.

Saimos (eu e o Fausto) na sexta-feira de SP, em direção à Cananéia, com as duas motos revisadas até os documentos, e com equipamento suficiente para passar uma semana no Afeganistão, sem a necessidade de reabastecimento. Seguindo pela BR-116, passamos por diversos caminhões "cegonha", carregados de Pajeros, L-200, Frontier, etc., rumo aos Sertões, e pensamos diversas vezes em mudar de idéia (que maravilha!!!).

Depois de umas 3 horas de viagem, chegamos ao Clube de Pesca Cananéia, que gentilmente cedeu suas instalações para nossos preparativos para a tão esperada travessia (preparativos = trocar de roupa e tomar umas brejas). Descemos as motos da pick-up, demos uma última revisada, nos arrumamos e saímos em direção à Itapitangui, que é uma vila bem próxima (uns 3 Km), onde saimos finalmente do asfalto e entramos na terra.

Como havia chovido durante os dois dias anteriores (conforme informação dos locais), pegamos o início da estrada que vai para Ariri, com um pouco de lama, e algumas poças para nossa diversão, mas nada que um 4x2 não faça sem muito esforço e umas raspadas embaixo. Durante esse trecho da estrada (+/- 35Km), não cruzamos (oops!!) com nenhum ser, motorizado, à pé ou de jegue, mas próximo à saída para a trilha (conforme nossa planilha mental), encontramos um ser que estava esperando uma carona (há uns 3 dias pelo que disse), que nos informou o caminho para a trilha (que ninguém sabe que é do telégrafo), que ficava há mais uns 4 Km, entrando à direita em outra estradinha.

Aproveitamos para perguntar onde poderíamos tomar um refrigerante ou até mesmo um suco, e ele disse que "talvez" tivesse um bar antes do rio, mas que só servia pinga e cerveja (ficamos deprimidos...). Andamos mais um pouco, até encontrar algumas casas, que foram aparecendo junto com milhares de crianças, todas correndo atrás das motos (pensamos que era arrastão), mas quando paramos, todas elas fugiram correndo... se assustaram quando o Fausto tirou o capacete!!!

Depois de perguntar para um "transeunte" sobre o improvável bar, conseguimos localizá-lo no alto de um barranco, mas quando chegamos estava fechado e ninguém por perto (começou a tremedeira das mãos). Logo apareceu a Dona Rosa, que é dona do bar que só abre quando aparece algum freguês (umas 2 vezes por ano), e confirmou nosso receio: não tem suco, nem refrigerante... só pinga e cerveja. Fizemos uma reunião de 3 segundos, e decidimos que não poderíamos entrar na trilha "desidratados", pois não sabíamos o que teria pela frente.

Conhecemos todos os habitantes (uns 50) da vila Taquari, que vivem há mais de 40 Km do posto de saúde mais próximo, da escola mais próxima, da farmácia mais próxima, e a 200Km do McDonalds mais próximo (o que nos deixou mais preocupados ainda). Levamos uns 15 minutos para entender o dialeto que eles falam na região, e mesmo assim saimos de lá sem saber muita coisa, além de que a média de bernes "per capita" é de 3 para as crianças e 8 para os adultos.

Depois de degustarmos umas latinhas, que curiosamente estavam decoradas para a Copa de 98, achamos melhor não experimentar aquelas garrafinhas com um líquido transparente, carinhosamente chamadas de "Paulistinha", porque os comentários não estavam muito favoráveis à nossa passagem, devido à chuva dos últimos dias... a informação mais precisa é que tinham 4 mulas encalhadas há 2 dias, e sem previsão para sair.

Como não acreditamos em qualquer um, fizemos mais uma reunião de 8 segundos, e resolvemos que iríamos em frente, para ver o que realmente acontecia depois daquele rio com águas claras e calmas, com um fundo de areia, e um barranco de uns 2 metros para subir do outro lado. Claro que tinha uma picada que os pedestres usavam para passar, e foi por ela que começamos a andar, mas depois de uns 30 metros, a picada sumiu e virou um tremendo atoleiro, com muitos tocos para desviar e milhões de pegadas de cavalo, vaca, mula sem cabeça, saci-pererê e tudo mais que passava por ali.

Seguimos adiante por mais uns 100 metros, passando por uma casa, onde todos sairam na janela e porta para ver o que estava acontecendo, eis que mais um pouco à frente, o Fausto enterrou a moto em um pântano até afundar os joelhos na lama. Começou a trilha (pensei comigo)!!! Parei uns metros antes, e desci para ajudá-lo a sair do brejo... tudo escorregando, e eu também afundei até os joelhos, e não conseguia mais me mexer... depois de uns 5 minutos, cheguei onde ele estava atolado, e junto comigo, dois meninos de +/- 8 anos (o Elço e o Concon), que vieram da vila para ver nossa travessia.

Empurramos, puxamos, levantamos, chacoalhamos e nada da moto sair do lugar... aí, uma brilhante idéia (do Fausto é calro!) de ajudar a rodar a dianteira, e acelerar para sair do lamaçal. Foi uma tentativa apenas, e eu me ví deitado no chão, com uma moto em cima de mim, quase me deixando impossibilitado de exercer minha atividades sexuais. Depois de uma meia dúzia de palavrões, o Fausto resolveu que deveria tirar a moto de cima, e não deixá-la cair no brejo de novo.

Voltei para pegar a minha moto, e passei por outro lugar, o que foi mais fácil que imaginava... mas não pude parar mais, pois pela consitência do piso, se eu parasse, não conseguiria mais sair do lugar, e teria que acionar os valentes ajudantes de trilha, que começaram a se divertir em cada escorregada e encalhada que aparecia pela frente.

Começamos a perceber que os meninos estavam andando mais rápido que nós, e ficavam esperando lá na frente, para ver onde iríamos parar novamente. Durante esse primeiro trajeto (que não passou de 400m), percebemos que o rio acompanhava a trilha pela esquerda, e que talvez poderíamos andar por dentro do rio, que seria muito mais fácil que pela trilha. Depois da tradicional reunião de 3 segundos, percebemos que se em algum lugar o rio ficasse muito fundo, não teríamos condição de sair dele, porque suas margens eram verticais e com quase 2 metros de altura.

"Existem lugares que um córrego atravessa a trilha, mas entra na terra como se tivesse um ralo, passando por baixo de nós, e saindo no rio. Se não visse o buraco (ralo), a moto se transformaria rapidamente em submarino."

Percebemos que a trilha se dividia em várias, e começamos a tentar fazê-la pelas outras passagens, que apesar de mais estreitas, pareciam estar menos pantanosas. Tremendo engano, pois existiam crateras intransponíveis, valetas profundas, pântanos pegajosos, e outros obstáculos que travavam a passagem de qualquer tipo de veículo, exceto embarações e aeronaves. Quando voltamos para a trilha original, encontramos com 2 locais, que estavam vindo em sentido contrário. Era o Pernambuco e o outro não se identificou (nem falou uma palavra... devia ser mudo), mas que andava com um gato enrolado no pescoço, peracendo um casaco de pele. Tem louco de toda a espécie nesse lugar, mas o cara com o gato foi o ser mais estranho que encontramos.

O Pernambuco, pessoa simpática e comunicativa, disse que era melhor voltarmos, porque prá frente a coisa estava "feia". Considerando que levamos mais de 1 hora para passar por uns 700 metros, resolvemos fazer uma reunião mais elaborada, com a presença dos nossos ajudantes de trilha (Tico e Teco). Havia uma árvore derrubada ao lado da trilha, onde sentamos confortavelmente para confabular, quando o Tico (Elço), nos disse que aquilo era uma canoa, que estava sendo construída (ou escavada?!?) pelo seu padrinho.

Perguntamos então, como eles iriam tirar a canoa daquele lamaçal, pois pelo tamanho, a mesma devia pesar uns 500Kg. Ele nos disse que iriam esperar a "enchente", e sairiam remando de meio da trilha até o rio... decidimos que diante dos fatos, e da possibilidade de conhecermos a "enchente", o melhor era voltar e procurar o buteco mais próximo para nos recuperar. Pensamos também que para continuar, precisaríamos de mais alguns equipamentos que não colocamos em nossa lista de necessidades, como um helicóptero, seguro de vida, um guindaste, uma canoa, snorkel, nadadeiras, e talvez até um escafandro.

No meio de nossa reunião, percebemos a ausência (sumiço) de nossos ajudantes, e levantamos para procurá-los... eis que vimos os dois, cada um com um capacete, apostando corrida à pé, pelo meio do lamaçal... pensamos seriamente em fazer um churrasco daqueles dois, mas como a madeira estava muito úmida, e eles eram muito magros, resolvemos apenas afogá-los no rio, e pendurá-los pelos pés em alguma árvore.

Pensamos melhor, e resolvemos absolve-los para poderem ajudar na volta, já que teríamos que passar pelos 4587 atoleiros e pântanos, e os dois foram de grande ajuda (pelo menos psicológica), para a nossa erorme travessia de 700 metros da Trilha do Telégrafo.

Voltamos, encalhamos, chacoalhamos, chafurdamos e tudo mais que já conhecíamos, e chegamos novamente na beira do primeiro rio, onde fizemos um pit-stop para dar uma mijada, e conversar com o Pernambuco e o Zé do Gato, que já estavam voltando para as suas casas.

O Pernambuco, muito atencioso, nos convidou para "pousar" na sua casa, que estava além de onde decidimos voltar, e que teria comida e um lugar para descansarmos, e tentar passar o trecho pior no outro dia. Reunião de 2 segundos, e agradecemos a hospitalidade, mas prometemos voltar numa próxima, já que não conseguiríamos chegar na casa dele antes de anoitecer, e também lembramos da "enchente". Como não havia planos para mudar para aquele lugar, o melhor foi voltar para o bar mais próximo e recobrar nossas energias.

Atravessamos o rio, paramos em Taquari para nos despedir de todos que conversamos e que nos ajudaram (apesar de continuarmos não entendendo o que eles falavam), e seguimos de volta a Itapitangui, onde nos disseram que haviam bares maravilhosos... paramos no primeiro que apareceu na frente (há uns 40 Km), pedimos umas geladas e muito amendoim, que era a única coisa comível (oops!!) naquele lugar.


Tecnicamente falando

A trilha é MUITO difícil, e no nosso caso, impossível de passar por causa da chuva. As informações que conseguimos, é que só depois de uma semana de sol forte, que as coisas começam a melhorar por lá, e que o terreno fica firme, conseguindo andar por cima (e não por dentro). Na condição que estava, o pessoal não estava passando nem à pé pela parte mais difícil (que não conhecemos), onde parece que tem subidas fortes e muita lama.

Para fazer de moto, as travessias de rios não devem ser muito difíceis (se forem como o primeiro), mas com 4x4 (no mínimo 3), não adianta nem pensar em ir sem guincho. Os carros ou motos devem estar muito bem revisados, e equipados até os dentes, com peças sobressalentes e tudo que puder imaginar de suprimentos. Água não é problema, pelo menos de sede ninguém morre (pode morrer afogado).

Não leve nenhum maníaco-depressivo, senão o cara vai ficar por lá mesmo, além de encher o saco de todo mundo. Quem não estiver a fim de ficar uns dias com lama até lá (o), não vá!!!

Pelo levantamento que fizemos, a previsão para a travessia de 15 Km, com 4x4 bem equipados, são de 3 a 5 dias, mas não sei quais as condições do terreno. De moto, "talvez" dê para passar em um dia, e voltar no outro.

Depois de terminada a trilha, de volta para SP, fui fazer a limpeza do equipamento, e o saldo final foi o seguinte:

Bota Esquerda
- 1 par de luvas de boxe
- 4 meias velhas
- 3 sapos mortos
- 4 bernes
- 1 filhote de cascavel intoxicado
- 3 xerox da certidão de nascimento de D. Pedro I
- 1 pneu Michelin
- 1 lobo guará
- 1 Suzuki RMX em bom estado
- 2 jipeiros paranaenses

Bota direita
- pipocas (muitas)
- 3 bichos do pé estatelados
- 1 celular motorola
- 16 minhocas
- 1 macaco hidráulico
- 1 retro-escavadeira semi-nova
- 1 cartão de embarque do 14 bis
- mais 3 sapos
- 1 coador de café usado

Capacete
- 1 coleção completa do Pokemon
- 1 bola de capotão
- 1 chapéu de cowboy com a imagem da Virgem Maria
- 1 faca ginso
- 2 pares de óculos modelo 1406 (com lentes sobressalentes)
- 1 aparelho de ginástica
- 3 latas de cerveja vazias
- 1 britadeira
- 1 celular nokya
- 1 jipe 1942



Infelizmente não tiramos fotos do local, pois não tínhamos equipamentos à prova de bala, e certamente seria mais uma baixa no meio da trilha!!!

Agradecemos à todos que nos ajudaram, passaram informações, deram dicas, e tudo mais.

[]'s reconhecidos


Ricardo Queiroz
São Paulo - SP





[]´s

Rodrigo Lopes
03/12/2003, 13:01
Caramba galera, acoisa ali é boa mesmo heim :twisted: :twisted: :twisted:

Meu Niva esta bom, falta pouca coisa para revisar. Modestia parte, acho que consigo levar a trilha na boa.

Acho que mais dificil, é achar mais uns "insanos" para ir junto.


[]s telegraficos

Marcelo
03/12/2003, 13:46
Beleza Rodrigo

Se fizer a trilha, depois conta pra gente como foi. :lol: :lol:
Ah... não esqueça das fotos. :wink:

[s]

Fábio
03/12/2003, 14:05
Rodrigo,

A questão não é modestia ou insanidade: Nem eu, nem minha viatura estão preparados para entrar numa brincadeira dessas (ao menos numa época de chuvas, como estamos vivendo hoje)

Olhe que conto com uma baita viatura, pronta para as piores trilhas daqui de SP: Hoje o Eugênio está equipado com Work12000, Grabber 35, SPOA, Rancho 9000, freio a disco nas 4 rodas, DH, etc, etc, etc...) Acontece que para encarar uma brincadeira dessas muito disso não serve para nada...

Antes de encarar o Telégrafo, eu precisaria providenciar:

:arrow: Um bom capital para arcar com os custos de uma viagem e principalmente quebras do pós trilha (isso sem contar as muitas peças sobressalentes que teria de comprar antes de ir para lá)
:arrow: Pneus: Os Grabber MT de 35 polegadas são fantásticos, mas acho que para uma trilha dessas, não é suficiente! Um desenho mais agressivo, como frontieira ou cross (deixando de fora os carissimos Bogger) se saem muito melhor nesse tipo de terreno.
:arrow: Bloqueio 100% de preferencia nos dois eixos
:arrow: Guincho: Também confio muito no Work 12.000, mas não para uma trilha que pode durar mais de 02 dias, teriamos de contar no grupo com ao menos 02 guinchos mecânicos.
:arrow: Claro: Uma turma bem entrosada e coesa, para evitar o maior obstáculo: desavenças.

Como vê, falta pouco para eu dar as caras pros lados do Ariri! Sem insanidade, com modéstia e também com muito respeito pela trilha!!!

[]´s e boa sorte!!!!

Rodrigo Lopes
03/12/2003, 14:46
É Fabio, vc esta correto.

Mas estou com tanta vontade de fazer um "passeio" desses, que tenho que contar com um pouco de insanidade de minha parte mesmo, EU NÃO TENHO GUINCHO. :shock:


Será que é preciso cada um ter um guincho?

Qdo for para ir, a turm será de +/- 5 jipes, 2 c/ guincho eletrico e 1 mecanico, e 2 sem guincho.
Pelo que to vendo, pelos depoimentos, deve ser pouco isso.

Pelo jeito esta trilha é muito complicada, mais do que pensava.


É melhor ir com calma, e se preparar muito, muito bem.


[]s ansiosos por telegrafia.

Delfim
03/12/2003, 16:22
Rodrigo e pessoal, veja algumas fotos de jipes que fizeram esta trilha no link :

www.4wdtruck.com.br/midia.htm

É pauleira !!!

Abraços,
Delfim.

ramiro_eli
03/12/2003, 23:37
Pessoal;

No site www.uor.com.br tem um belo relato de uns amigos com muitas fotos bacanas(realmente vale a pena).

O pessoal foi bem preparado, participaram dois Willys (um cj3a e um cj5) dois JPX e um Engesa. Completaram a trilha, mas encontraram alguns contratempos, como a quebra do cardãn dianteiro de um dos cj´s logo no início da trilha.

Não consegui copiar o endereço direto, mas para acessar entre no site, clique em fotos & relatos, depois em relatos & aventura, em seguida trilha do Ariri e tambem tem outro em trilha do Telégrafo.

efmir
18/12/2003, 10:29
Alguem sabe explicar onde fica a Trilha do Telegrafo?
Ouvi falar que vai de Guaraqueçaba PR até Cananeia SP.
É por aí mesmo?
Quanto tempo leva?
Precisa de planilha?
Niva passa ali? :shock:


No meu site coloquei tudo qto é info q consegui juntar nestes dois anos de "preparação", incluindo alguns reconhecimentos q fiz... não precisa nem dizer q tô *MORRENDO* de vontade de fazer esta trilha, né? ;-) É só perguntar q eu respondo o q souber, ok? Vamos por partes:

- ela inicia no bairro de Sta Maria, q fica na estrada q vai de Itapitangui até Ariri, +/- uns 50km depois de Itapitangui, q por sua vez fica perto de Cananéia. Ela termina em Batuva/PR, q fica a uma hora de 4x2 de Guaraqueçaba/PR;

- ela tinha uns 15km +/- qdo a Jipenet TENTOU em 99. Hoje a prefeitura já andou fazendo uns 5km de estrada boa por lá, então sobraram apenas uns 10km de trilha;

- este ano, se não me engano, o Kashino da Land fez em um dia;

- Niva passa. Aliás passa qq viatura DESDE que bem preparada. Não basta ter guincho.

Blz? Qq coisa tamú aí!

[]'s,
Eduardo Furlan
http://caminho4x4.com

proença
11/01/2004, 14:58
Estamos em 6 jipes + ou - , nos preparando pra fazer a trilha no carnaval.
Alguma dica?
Nos desejem boa sorte....
[]´s

Eduardo Velo
11/01/2004, 19:53
Fala Proença , vão fazer de Garaqueçaba pra Ariri ou ao contrário ?
Muitas dicas já foram dadas aqui no tópico mesmo , acho que qdo se é bem avisado vc se prepara para o pior e é isso que faria se fosse pra essa trilha , iria o mais bem preparado possível .
Já estive estudando fazer essa trilha como os colegas e achamos que 2 motos trilheiras seguindo o comboio seriam uma boa pra uma emergência . Levaria tbm lonas plásticas pra improvisar cabanas ou cobrir o jipe pra manutenção , baterias extras (importante) , algumas peças sobressalentes ...

[]s e boa sorte , relate pra nós como foi ???

proença
11/01/2004, 20:49
Estamos pensando em fazer de Cananéia pra Guaraqueçaba...pra nós fica mais fácil...estamos perto de lá...dá pra acordar cedo e se mandar...sem falar que tem um jipeiro de Cananéia que tá "na fita"...
Os problemas que temos são os seguintes: só temos um jipe com guincho e os os 2 guinchos que estamos montando (é isso mesmo!!!), eu não sei se vão ficar m prontos até lá...
Tem um colega que tá com o jipe sem pneus e tb não sei se ele só vai poder comprar até a data....
Estabelecemos essa data como parâmetro...senão o pessoal fica parado...
Mas se não der precisamente no carnaval, assim que todos estiveram QAP vamos encarar essa trilha...
[]´s

Proença , vão fazer de Garaqueçaba pra Ariri ou ao contrário ?
Muitas dicas já foram dadas aqui no tópico mesmo , acho que qdo se é bem avisado vc se prepara para o pior e é isso que faria se fosse pra essa trilha , iria o mais bem preparado possível .
Já estive estudando fazer essa trilha como os colegas e achamos que 2 motos trilheiras seguindo o comboio seriam uma boa pra uma emergência . Levaria tbm lonas plásticas pra improvisar cabanas ou cobrir o jipe pra manutenção , baterias extras (importante) , algumas peças sobressalentes ...

proença
11/01/2004, 20:58
Estamos bolando um esquema pra usar 2 jipes pra fazer o rancho...e quem sabe usar redes de campanha entre eles...
Boa essa dica das motos...tenho um colega que tava querendo ir tb...quem sabe ele não nos acompanha?
Vi no ano passado um comboio que tentou fazer a trilha....dividiram os materiais nas viaturas...comida, água, pranchas de madeira e algumas peças...
Mas eles n conseguiram...um dos rios estava cheio e não deu pra passar...
E mesmo assim falaram que é animal mesmo...
Como somos o único grupo de jipeiros da região tá virando "questão de honra" fazer a trilha...
[]´s

_________________

efmir
13/01/2004, 15:20
Estamos em 6 jipes + ou - , nos preparando pra fazer a trilha no carnaval.
Alguma dica?
Nos desejem boa sorte....
[]´s

Então, boa sorte!

As dicas q eu posso dar, são as seguintes:
- preparem-se para lutar contra mosquitos, mutucas, pernilongos e pórvinhas(os piores);
- celular não pega, e rádio na região só se for comunicação com barcos...
- o hospital/socorro mais próximo fica a 60km de jipe, ou duas horas de barco;
- antes de ir é obrigatório saber se choveu durante a semana anterior;
- os colegas que foram, levaram como sobressantes até cardãns e rodas-livre (e o pior: usaram!). A jipenet em 99 precisou usar um desmanche de Cananéia prá conseguir sobressalentes...
- é melhor entrar por Batuva/PR, pois acho complicado sair da trilha (principalmente se tiver alguma viatura avariada) e encarar 300km de volta. Saindo em Sta.Maria/SP são "apenas" 50Km até a civilização...
- pelo menos duas pessoas com curso de primeiros socorros é uma necessidade real, senão vira loucura; (hospital, só em Cananéia)
- aconselho a levar um monte de semi-eixos de Chevette para usar como ptos de ancoragem. A vegetação (floresta pluvial atlântica) não tem bons ptos de ancoragem;
- é obrigatório ter guincho em todas as viaturas. Se o guincho for elétrico, é obrigatório levar no mínimo duas baterias reserva e um alternador reserva;
- bloqueio de diferencial faz uma pusta diferença numa trilha destas, poupando a viatura, o guincho e o jipeiro;
- não esqueçer de levar um isqueiro e um galão de gasolina para botar fogo na viatura, caso alguma coisa dê errado. (pro exército poder localizar em caso de necessidade de resgate...)

[]'s,
Eduardo Furlan
http://caminho4x4.com

Polvora
13/01/2004, 15:38
...preparem-se para lutar contra mosquitos, mutucas, pernilongos e pórvinhas(os piores)

Também concordo... :lol: :lol: :lol:


... não esqueçer de levar um isqueiro e um galão de gasolina para botar fogo na viatura, caso alguma coisa dê errado. (pro exército poder localizar em caso de necessidade de resgate...)


Putz, isso é serio mesmo ? :shock: :shock: :shock:

efmir
13/01/2004, 15:49
Putz, isso é serio mesmo ? :shock: :shock: :shock:

Brincadeirinha. Qq sinalização serve...

[]'s,
Eduardo Furlan
http://caminho4x4.com

Rodrigo Lopes
13/01/2004, 18:59
Nossa ideia inicial, é ir no inverno, onde chove menos.
Acho que nesta época do ano, pelo que o povo tem falado, deve ser mais sofrido.
Mais ai é mais legal né?
que dia vcs saem mesmo? :lol: :lol:

Zuera, se der, nós vamos no inverno mesmo, a disponibilidade da galera é maior.


Abraços e boa sorte

proença
13/01/2004, 22:26
A coisa ainda tá quente, mas pelas dificuldades que todos já citaram, acho que vamos nos atrasar um pouco....quem sabe na semana santa...
Quanto à dica do cardã e da roda livre, já estamos todos arrumados...vamos levar os que foram retirados das viaturas quando da melhoradas que todos deram...
Além dos estepes normais, vamos levar em um dos jipes, mais um pneu.
sobressalente...afinal, todos os jipes usam os mesmos aros e pneus (16+argentino).
Como falei ainda estamos montando os guinchos mecânicos que inventamos e sem eles não tem como ir.
Vamos primeiro testar pra ver se ficaram confiáveis.
O planejamento não parou. Continuamos nos preparando.
[ ]´s

Joselito
27/01/2004, 16:07
Ai povo da lama


Vejam o link a seguir, este cara fez a trilha do telegrafo, façam contato com ele que ele pode explicar o que vocês querem acho eu, mas esperem para semana que vem, pois esta semana ele esta fazendo o maior raid (eu disse raid) do Brasil o Transparana, para quem não conhece são mais de 1.500 Kms a serem percorridos em 05 dias de prova cruza sai de Guaira (oste do paraná) e chega no litoral (leste é claro)


http://www.motoronline.com.br/yguacu/yguacu3.htm

Este é fera.. leiam o historico do homem... :D

proença
15/02/2004, 10:50
pra quem se interessar, vejam estas fotos:

http://groups.msn.com/starvel/atrilhadotelgrafo.msnw

[ ]´s

piffer
15/02/2004, 20:59
Gostaria de saber como é esse guincho mecanico???
É aquele que enrola um cabo de aço em uma peça presa as rodas???
Voçê tem alguma foto???
tenho interesse em fazer ou comprar um .

Obrigado Piffer

proença
16/02/2004, 16:53
o guincho mecânico é acoplado à reduzida e funciona com uma tomada de força que leva o movimento, através de um cardã, a um dispositivo redutor colocado na dianteira da viatura, onde é adaptado o carretel com o cabo de aço, ficando como os guinchos elétricos que vemos nas revistas ou demais jipes.
Nós achamos um senhor que construía artesanalmente guinchos mecânicos pra madeireiras de Rondonia e ele assim ele está montando 3 guinchos pros jipeiros daqui, entre eles eu, um pouco menos dimensionados.
Primeiramente é construída uma tomada de força, que usa a parte do câmbio do próprio jipe, onde estão as alavancas.
Depois faz o cardã.
Na parte dianteira é confeccionada uma caixa redutora que usa o diferencial do Corcel (fica mais rápido) ou do Fusca (fica mais forte).
Estamos calculando que vai ficar entre $300 ou $500.
Por enquanto gastamos pouquissimo, só estamos pagando a mão de obra da referida pessoa.
Como ainda não estão prontos, peço mais uma semana e tiro fotos pra postar aqui.
[ ]´s

piffer
29/02/2004, 22:49
Proença me desculpe por perguntar de novo mas gostaria de saber se seu guincho ficou legal???
É possivel adaptar em uma rural OHC???
Obrigado Piffer

proença
29/02/2004, 23:08
ok...
vou ver se consigo tirar umas fotos do guincho.
mas já vou avisando que ele ainda n está montado no jipe...faltam alguns detalhes, como o suporte na dianteira e fazer a pintura.
a dúvida suscitada foi que vimos numa revista americana um CJ3B com um guincho, mas foi aumentado o chassis na parte dianteira.
então estamos bolando como vamos fazer.
vou ver se até terça ou quarta eu posto as fotos aqui, mesmo ele ainda estando desmontado.
guenta ai....
[ ]´s

proença
07/03/2004, 13:19
mapa da trilha
http://www.naturalsul.com.br/mapas/telegra1.htm

proença
07/03/2004, 13:21
vejam mais fotos...
http://www.rota4x4.com.br/TrilhaTel%E9grafo/telegrafo.htm

proença
07/03/2004, 13:49
aqui está o endereço que o ramiro sugeriu.
o relato e as fotos são impressionantes.
http://uor.com.br/trilhas/ariri/index.htm

proença
07/04/2004, 00:24
agora vai mesmo...
dia 08 às 14 horas estamos saindo pra trilha...
em 6 jipes e 10 pessoas...
[ ]´s

Polvora
07/04/2004, 08:55
:shock: :shock: :shock:

Imprecionante e muito louco essa trilha!!!

O Sergião (Núcleo Z.Sul) ainda tem aquele Engesa vermelho...

Proença, em quanto tempo vcs estão estimando e quais viaturas ???

[]

proença
07/04/2004, 13:48
estamos em seis viaturas, todos willis, com pneus aro 16, modelo argentino
01 cj3a com motor opala e guincho mecânico
01 cj3b com motor ap e guincho mecânico
01 cj5 com motor ap e guincho mecânico
02 cj5 com motor bf e guincho elétrico
01 cj5 com motor opala e guincho mecânico
vamos sair amanhã (08ABR04) às 14 horas e pernoitar numa fazenda que fica na entrada da trilha.
estamos prevendo fazê-la até domingo (11ABR04), retornando pela Estrada da Graciosa, depois Regis Bittencourt.
segundo os relatos anteriores de quem fez, o importante é não chover para não encher os rios do local, impossibilitando a passagem dos jipes.
[ ]´s

Polvora
07/04/2004, 15:29
Proença,

Parabéns a você e os seus amigos por essa aventura e boa sorte. Não deixem de postar as fotos e relatos.

Eduardo Velo
07/04/2004, 21:01
Proença , pelo jeito vão entrar na trilha sábado pela manhã , sempre torço por chuva em trilha , nesse caso vou abrir uma excessão , torço pra fazer muito sol sábado e domingo e que tudo de certo pra vcs ...
Vcs já têm alguém na espera com um jipinho preparado pra alguma eventualidade ???
Sei que vai ficar uma lista meio grandinha , mas vc poderia passar quais sobressalentes estão levando ? como são todos CJs acho que facilita a tarefa né ...

[]s e boa trilha ...

proença
08/04/2004, 00:59
isso mesmo....sabadão estaremos entrando na na trilha.
brigado pela torcida....queremos um pouco de chuva...mas mas não queremos rios intransponíveis....
estamos preparado pra todas as eventualidade...desde quebra de cardã, cruzeta, distribuidor, módulo de ignição..tudo...
saímos a pouco da oficina....e olha que já são 01 hora da manhã....
amanhã cedo estaremos lá pros detalhes finais...
sobressalentes:
todos tem guincho
todos tem rádio
todos usam o mesmo pneu (750X16)
as peças e ferramentas comuns foram combinadas pra não serem levadas em excesso, uma vez que algumas da viaturas tem motores iguais.
ok?
[ ]´s


estão levando ? como são todos CJs acho que facilita a tarefa né

proença
08/04/2004, 01:02
retificando...onde se lê sabadão, leia-se dia 08ABR04, às 14 horas

Vinicius Bucco Rossot
11/04/2004, 20:19
O proença, não esquece de nós, pois eu particularmente estou ansioso para saber como está a trilha.

Estive lá em junho de 2000, e de lá pra cá já escutei cada coisa dos que sabem ou, dizem que sabem da trilha. Escutei certa vez que o ibama tinha proibido a passagem dos jipes!!

Nada melhor, escutar de uma pessoa que realmente fez o telegrafo.

( )'s com saudades da trilha ! e esperando os relatos.

Abraços

proença
12/04/2004, 19:22
puxa, infelizmente não conseguimos concluí-la.
chegamos cedo no início e começamos bem.
realmente o lugar é difícil, pois mal dava pra ficar de pé no meio da trilha.
primeiro quebrou um guincho e mesmo assim continuamos.
depois de um tempo, foi outro que detonou.
prosseguimos.
lá mais ou menos ao meio dia, quebrou outro, sobrando assim apenas três.
pra piorar, começou a chover.
pensamos em nos dividir e tirar os jipes com guinchos avariados pra fora da trilha e ajudarmos os que estavam ainda bem até onde desse pra ir.
antes disso, fomos a pé alguns quilômetros à frente e percebemos que seria muito arriscado, pois seria praticamente impossível tirar algum jipe dali.
pra ter úma idéia, as mulas dos palmiteiros não estavam trafegando pela trilha e sim pelo meio da mata.
a lição que ficou é que além dos guichos, precisamos urgentemente de bloqueio, pq senão a coisa não dá.
outra: melhor esperar o inverno, pois agora está tudo um enorme lamaçal e não há como fazer o jipe andar, restando somente ser puxado pelo guincho, o que exige demais do equipamento.
pra não perder o momento, voltamos pra cananéia e fomos pela praia até ilha comprida, onde no dia seguindo achamos um trilha ainda sem uso no bairro de pedrinhas, que fizemos até anoitecer.
apesar da insatisfação inevitável, já marcamos pra voltar assim que der.
[ ]´s

Vinicius Bucco Rossot
13/04/2004, 00:46
É..... no telégrafo o bicho pega!

A unica que vez que estive por lá, fomos em quatro jipes com 3 guinchos ekron mecanicos e um com elétrico. O elétrico, praticamente nem usamos, pois era tanto banhado (isto era no inverno de junho de 2000), que nós engatávamos um jipe no outro e apenas um guincho ekron puxava os dois, parecia um trator de esteira no banhado, era só no arrasto, tracionar não adiantava nada e só o guincho que trabalhava.

O principal cuidado é com o guincho, apesar de tudo, faltando uns 20% para chegarmos ao final, o meu ekron era o único sobrevivente dos guinchos e tive de resgatar os outros em todos os obstáculos que ainda faltavam.

Uma boa data é o feriado de corpus christi em junho.

Dae proença, os guinchos de vcs são aqueles que vc tinha comentado anteriormente :?:

Não desanimem, pois vencer o telégrafo não é impossível, mas é necessário muita preparação e força de vontade!!

Abraços

Vinicius Bucco Rossot
13/04/2004, 00:52
pra quem se interessar, vejam estas fotos:

http://groups.msn.com/starvel/atrilhadotelgrafo.msnw

[ ]´s


Minhas fotos estão neste link da Starvel aqui de Curitiba, o meu jeep é o branco, o que menos aparece nas fotos.

Falow!

Eduardo Velo
13/04/2004, 10:44
Vinicius e Proença , o que dá errado no guincho mecanico ??
Quebra trava , engrenagem , cardan ???

[]s...

proença
13/04/2004, 17:19
pois os guinchos são aqueles que falamos.
mas o que acabou dando problema foram algumas peças distintas do equipamento.
no meu quebrou a saída da tomada de força (comeu todos os dentes).
no segundo foi o redutor (que não era de guincho e sim agrícola).
no terceiro foi a base do guincho, que se soltou.
por outro lado, os demais funcionaram muito bem.
e o mecânico que usamos se revelou um "monstro": forte (chutamos que dá pra puxar uns 7000 kg, pq arrastou um cj5 com motor bf, carregado e atolado de tudo!!!) e muito resistente.
pude perceber que na trilha até um ponto há como as viaturas andarem razoavelmente bem.
mas depois disso, somente com guincho, não tem opção.
mas não se preocupem: ficou aquela "raiva" de voltar e trucidar a trilha.
o sentimento geral foi que pela primeira vez valeu pra pegarmos uns macetes e ver como é o "clima".
[ ]´s

Vinicius Bucco Rossot
14/04/2004, 20:00
Edu,

Blz :?:

Como já falei em outro tópico sobre guinchos mecânicos, deve haver muito cuidado na operação.
Em nosso caso no telégrafo, ninguém cuidou de um jeep e... o cabo enrolou por fora do rolo do guincho e foi debulhando tudo, quando foram ver era tarde demais, ai travou o guincho de forma que só enrolava ou soltava o cabo tracionando somente pelo motor. Durou um pouco, mas acho que deve ter quebrado os rolamentos e Adeus ao guincho.
No outro mecanico, foi falta de sorte, pois um tronco de arvore pegou por baixo do jeep e quebrou o cardã de tração do guincho. Nós não tínhamos outro.
No resto é cuidar do equipamento e só alegria!

Abraços

proença
28/04/2004, 01:12
foto atrasada

proença
28/04/2004, 01:32
mais lama

proença
28/04/2004, 01:37
outra.....

proença
28/04/2004, 15:54
vejam a placa existente

proença
28/04/2004, 15:59
mais lama

Eduardo Velo
28/04/2004, 17:55
Nelson , vou atras daquela aranha do filme com o Will Smith (James West) pra fazer essa trilha na boa ...
Meu Engesinha precisaria fazer uma boa dieta pra baixar suas 2.8 ton. pra pensar em fazer essa trilha , esse barro é arenoso ? pelo menos tem aspecto de arenoso , ae vai prejudicar mais coisa , tem que vedar as partes bxs muito bem ...
Sem guincho , não tem a menor chance ...

[]s...

proença
28/04/2004, 23:51
realmente sem guincho não tem como, principalmente nesta época de chuva constante.
o terreno não é arenoso, porém trata-se de uma camada de + ou - 20 a 40 cm de barro preto.
existe um trecho no centro, em que cabe apenas o jipe, alternando trechos de valetas de 50 cm a 1 m com lama, terreno firme e pedaços de madeira dispostos na transversal.
no percurso feito a pé, após o ponto em que conseguimos chegar com as viaturas, havia trechos de aproximadamente 50 m só da fatídica lama, sem possibilidade de locomoção própria do veículo, restando apenas a opção de arrastar o jipe com guincho.
apesar disso, existe bons pontos de ancoragem nas laterais.
pra ter sucesso lá, certamente tem que se esperar uns bons dias de estiagem pra conseguir concluir a trilha.
[ ]´s

Martin Melcop
29/04/2004, 19:39
seria mais facil entrar usando um veiculo de lagarta!!!!!! :)

[]´s querendo um dia completar essa trilha!!!

proença
01/05/2004, 08:22
início propriamente dito da trilha

proença
01/05/2004, 08:36
ponte que existe antes de chegar na escola

proença
01/05/2004, 08:38
marketing...

proença
01/05/2004, 08:40
as viaturas

proença
01/05/2004, 08:51
viaturas defronte a escola

proença
03/05/2004, 19:44
+ foto

proença
03/05/2004, 19:45
+ foto

proença
03/05/2004, 20:12
+ foto

proença
03/05/2004, 23:56
+ foto

proença
03/05/2004, 23:58
+ foto

proença
04/05/2004, 00:03
+ lama

proença
04/05/2004, 00:06
+ lama

Rogério Barthy
24/05/2004, 12:48
Proença, gostaria de saber se foi disponibilizada as fotos do guincho e como viabilizar a confecção dele aqui no RJ ou com o Sr. que confeccionou aí, tendo somente que providenciar a instalação aquí.
Agradecendo antecipadamente.
Rogério
CJ-5
BF-161
Cx 3m
pneu 270x16 rodorural.

proença
26/05/2004, 11:39
vou precisar tratar com o Sr. Domingos sobre esta possibilidade.
mas particularmente acho que vc poderia construir esse guincho aí, onde vc mora.
tudo é questão de achar um torneiro bastante "doido" pra encarar a empreitada.
vou conversar com ele e te dou a resposta.
[ ]´s

Rogério Barthy
27/05/2004, 09:15
Vou ficar no aguardo de notícias, bem como de como é o guincho (fotos, peças, informações e etc..).
Rogério.

proença
01/06/2004, 09:32
últimas fotos...

proença
01/06/2004, 09:34
últimas fotos...

proença
01/06/2004, 09:36
últimas fotos...

proença
01/06/2004, 09:37
últimas fotos...

Vinicius Hauagge
01/06/2004, 16:47
Ola, sou jipeiro do interior do parana e tb desejo um dia fazer a trilha do telegrafo! É o tipo de coisa que eu gosto (há dois anos, eu e mais tres amigos fomos de moto, só por estrada de chao até o chui, no uruguai, 11 dias de viagem e +ou- 4.500km)!
Fiquei muito interessado no seu guincho mecanico, será que teria como vc fazer um esquema do equipamento, fotos, bem como informar quais as peças que usou? (tipo caixa de redução, rolamentos, etc)!
Desde já agradeço!
Vinicius!

proença
01/06/2004, 21:55
ok!!
vou ver se consigo montar um esquema assim que puder
mas não espere coisas complexas
foi tudo feito com peças usadas ou recuperadas
pra ter uma idéia:
a tomada de força foi confeccionada com a parte da reduzida da F-75 onde está a alavanca da reduzida e da tração dianteira, adaptada na parte traseira da reduzida do jipe, com uma flange
nesta peça foi montada uma coroa da moto XLX 250 com a respectiva corrente até um mancal, também construído artesanalmente, com outra coroa semelhante
desta coroa foi construída outra peça de onde sai o eixo cardã que vai até a frente do jipe
foi construído um redutor utilizando-se o diferencial do ford corcel e o respectivo carretel
um colega usou um redutor agrícola que ele comprou num ferro velho por $40 e ele próprio construiu o carretel e o deslizante
agora já estamos adaptando um freio com lona automotiva pra poder controlar a saída do cabo de aço.
vou ver se tiro mais fotos pra ter uma idéia mais completa da "coisa"
[ ]´s

Artur Mazon
08/06/2004, 11:10
ALLzão
Tenho experiência de 4 trilhas do telégrafo e gostaria de colocar a minha opnião:
1- sem guincho ( confiável ) nem entre, vc vai se ferrar nos primeiros 50m.
2- Jipe meia boca tb nào serve, tem que ser coisa muito boa (bem feito, e testado !!!!), adaptaçòes de motor disso com cx daquilo e eixo de não sei o que vai ficar lá no meio.....ou é original, mas confiável, ou é muito bem feito.
3- sem guincho nào vá (de preferências aos guinchos mecâncos) alguns elétricos fritam na metade pq são muito exigidos.
4- sem companheiros que trabalhem valendo....tb não vá, la dentro não adianta ficar dando palpites.....
5- guincho é indispensável
6- se tiver bloqueio 100% ajuda muito
7- leve gasolina, tanto para quem entra por SP ou PR os postos ficam longe.
8- leve algumas cestas básicas e brinquedos para negociar a passagem pq a área é particular e muitos foram obrigados a voltar.
9- muito cabo de aço (100m) e muita cinta não pode faltar
10- leve comida em excesso para algum imprevisto!!!!!!
11- não entre lá sem guincho!!!!!
12- leve uma câmara fotográfica barata ou alguém só para fotografar.......muitas maq fotograficas não resistiram.
13- não corte árvores para fazer pontes, estivas etc, ja tem muito pouca pq muitos jipeiros desesperados devastaram muita coisa com facões, machados e principalmente guinchos. e lembre que as porteiras, pinguelas, estivas são feitas pelo pessoal da região e eles dependem daquilo, nós somos intrusos e estamos praticando um esporte caro, os nativos vivem em total isolamento e abandono, tanto o governo do PR como o de SP não oferece a menor assistencia, então preserve e não estrague a passagem deles!!!!!
14- não esqueça do guincho.
15- pneu: em todas as vezes usamos 7.50 x 16(na primeira candango acorrentado nas 4, mas detona toda lataria) e as outras frontiera .
16- leve muito óleo de motor, cx e dif e fluido de freio......alguns motores costumam beber em um ou mais dos água nos 16 rios.
17-um bom preparo físico, andar com lama até o joelho não é fácil.
18- tenis e sapatos não é uma boa opçào, botas tem que estar bem presas nos pés pq é normal enfiar o pé na lama literalmente e sair só de meias.
19- mulheres e crianças não são indicadas para participar, se forem devem estar dispostas a muita lama (muita mesmo) e total falta de conforto pq os locais secos para camping são raros: a escolhinha; ou em frente a casa do seu henrique; ou as entradas da trilha.
20- respeite a todos, ha muita extração de palmito ilegal na região e nunca se sabe o que passa na cabeça de um nativo quando ve um jipe chegando perto, a maioria anda armado.
* na primeira vez fomos em 4 jeep's (51, 63, 76 e 82) três equipados com guinchos ekron (o melhor na minha opnião para aquela situação pq mesmo sem motor é possível usa-lo com manivela) + um niva pantanal com pneus garra e guincho original, saldo: o 51 com pani elétrica total e o 82 com motor batendo depois de ter tomado alguns litros de água com areia.Tempo 4 dias (14 horas só nas estivas antes de chegar na escolinha)
* segunda vez: um jeep 66 do exército (leiloado) originalzão, somente pneus frontiera, guincho ekron, cubo direto na dianteira (sem roda livre), + um jeep 69 tb com ekron e 250s do opalão + cx de c10. (saldo sucesso total) 2 dias.
* terceira vez: resgate de dois vitaras (brigas durante a trilha findaram com desistência e abandono das viaturas), fomos com o mesmo jeep66 ex-milico, mas foi tudo tranquilo, os vitaras (originais, somente pneus e lift ) com guinchos se mostraram realmente eficientes. (2dias)
*quarta vez: jeep 69 - 250s + cx de c10 + ekron, rural 66 original com fontiera e 5motos (2agrale, ktm, rmx e xl250)....saldo: tomada de força quebrada -( arrebentou a corrente! ) na rural quebro a roda livre e uma agrale "explodiu" o motor e o jeito foi sair de lá na mãnha, se jogando pra dentro dos rios, e depois muita manivela no guinchão)......não é fácil, a agrale saiu rebocada por uma mula (meio de transporte mais comum na região).
Todas a vezes que terminei a trilha jurei que nunca mais voltaria mas isso é fruto do cansaço físico e mental , no dia seguinte ja da vontade de voltar pra lá.
[ ]'s a todos
Artur - Curitiba PR

proença
10/06/2004, 14:05
artur
tentamos fazê-la em abril deste ano e por prob diversos não conseguimos concluí-la.
pegamos um período que a trilha tava muito "molhada".
como pretendemos voltar, queria saber a época do ano que vcs fizeram.
estamos planejando bem no meio do inverno pq talvez a trilha esteja mais seca.
alguma outra sugestão?
[ ]´s

Artur Mazon
14/06/2004, 10:11
Proença
sempre fizemos no inverno:
1- feriado de corpus cristi em 1997
2- feriado de corpus cristi em 1999
3- feriado de 7 de setembro em 1999 (resgate dos vitaras)
4- agosto de 2000.
realmente no inverno ela fica um pouco mais seca e tb fica mais difícil a ocorrência de acidentes com animais peçonhentos (cobra, aranhas, escorpiões, etc) e os mosquitos diminuem muito.
Na última vez que passamos por lá, o final (lado de SP) já estava bem diferente, colocaram manilhas para dreno e abriram estrada, com isso a trilha diminuiu uns 4 km. Outra diferença foi nas estivas na parte onde estão os postes do telegrafo colocados na época do império, não é possível passar mais por este trecho, há um desvio que vai por um bananal, ficou mais fácil pq não tem o enrosco das estivas (troncos colocados transversalmente ao longo da trilha como se fosse uma ponte ou esteira) porém não existem muitas árvores para ancoragem por isso é necessário uns 100m de cabo (além das cintas para amarrar nas árvores !).
Artur

proença
15/06/2004, 23:53
artur
copiei e imprimi seu relato e levei pro pessoal dar uma olhada
todos ficaram bastante curiosos pq nós tentamos fazer a trilha no sentido cananéia/guaraqueçaba, ao contrário das vezes que vc fez
ficamos imaginando onde fica essa parte da trilha que vc mencionou sobre um bananal
em que lugar?
outra coisa: 100 m de cabo de aço mesmo?
planejamos voltar, mas primeiro, além do frio intenso que tem feito, tb tem que parar de chover, pq senão não dá
[ ]´s

proença
03/07/2004, 14:44
estamos planejando voltar dia 20 de agosto
desta vez seguiremos os sábios conselhos do artur: muito cabo e uma época bem seca
vamos em 5 viaturas, todas com guincho
[ ]´s

Vinicius Bucco Rossot
14/08/2004, 21:55
estamos planejando voltar dia 20 de agosto
desta vez seguiremos os sábios conselhos do artur: muito cabo e uma época bem seca
vamos em 5 viaturas, todas com guincho
[ ]´s

Como estão os preparativos ?? Está confirmado 20 de agosto?

proença
15/08/2004, 12:42
tá confirmado sim
temos que aproveitar que faz mais de 20 dias que não chove
vamos sair de registro às 3:30 horas do dia 20
inicialmente seriam 5 jipes
mas tem uma viatura que não tô botando fé que consiga ficar pronta até a data, pois o guincho tá pronto mas precisa ser instalado e "ajustado" e o cara tá muito ocupado (problemas particulares)
e em outra, o jipeiro ficou "grávido"
então possivelmente iremos em 3 jipes e entre 9 ou 10 pessoas
pq a curiosidade?
tá interessado?
[ ]´s

Vinicius Bucco Rossot
17/08/2004, 23:55
pq a curiosidade?
tá interessado?
[ ]´s

Aqui em Curitiba ouvi falar que a trilha estaria fechada para passagem de jeep e moto, mas não acredito nesta história.

Faz tempo que alguém daqui não aparece no telégrafo e então estou curioso para saber como está a trilha pois aqui é dificíl achar algum interessado para se aventurar, e quando acha o cara não tem guincho, desiste, etc...

Eu ainda quero voltar mas tá complicado, só tenho eu. :cry:

Boa sorte a todos os aventureiros!! :wink:

proença
18/08/2004, 00:16
essa estória de trilha fechada é balela
semana retrasada partiram 2 grupos de motos de cananéia e um deles conseguiu terminar a trilha
vamos sair na sexta de madrugada
quem quiser nos acompanhar, basta encostar
[ ]´s

proença
19/08/2004, 22:08
após termos ficado quase o dia todo arrumando as viaturas, no happy hour a ansiedade foi tanta que decidimos adiantar a partida
sairemos às 00:00 horas e possivelmente chegaremos na escolinha por volta das 3 ou 4 horas
vamos descansar um pouco e qdo o dia clarear já estaremos iniciando a trilha
nos desejem boa sorte pq desta vez nós iremos concluí-la, custe o que custar
[ ]´s

Polvora
20/08/2004, 08:59
Boa Sorte !!!

E segunda nãop deixe de postar as fotos e o relato da turma toda sobre essa trilha.

[]

Eduardo Velo
20/08/2004, 11:41
... pq desta vez nós iremos concluí-la, custe o que custar [ ]´s

Isso me fez lembrar ... , assisti a primeira travessia do deserto do Saara com um auto , foi nos anos 30 , a Citroen fez um carro com 2 motores e falaram mesma coisa ( Custe o que custar ... ) , qdo chegaram nas dificuldades , tiveram que desmontar o carro num lado e montar do outro por 2 vezes , mas concluiram a travessia em quase 2 anos ...

Se tiver que apelar ...

[]s ...

proença
22/08/2004, 09:29
S U C E S S O!!!
conseguimos concluir a trilha do telégrafo!!!
foram 4 jipes, todos com guincho e bloqueio e em 9 pessoas
começamos às 8 horas e às 4 da tarde chegamos ao seu final
apesar do tempo bom, não foi moleza e em muitos pontos (principalmente no início, sentido SP/PR) o uso dos guinchos foi imprescindível
o fato de todos os jipes estarem com bloqueio tb foi vital
depois do lamaçal inicial e de uma saída de rio, não foi mais necessário empregar os guinchos e todos jipes transpuseram os obstáculos com sua própria força
um detalhe que contou muito foi a união, a celeridade nas decisões e a vontade alucinada da turma em terminar a trilha
foi pauleira até o final, com direito a champanhe qdo adentramos guaraqueçaba e um chivas no happy hour à noite, já na pousada
durante a semana vou postando as fotos
[ ]´s telegráficos

Beto
22/08/2004, 12:07
é isso ae...... parabens e aguardando p/ ver as fotos...... :P :P

proença
24/08/2004, 12:17
conforme combinado vou começar a postar as fotos
mas como tiramos mais de 200 fotos, vou fazendo ao longo da semana

proença
24/08/2004, 12:20
quando amanheceu, nós já estávamos na "boca" da trilha

proença
24/08/2004, 12:23
o começo da trilha estava pior que da primeira vez

proença
24/08/2004, 12:26
primeiro teste

proença
24/08/2004, 12:28
foto clássica da trilha "telégrafo 04"

proença
24/08/2004, 12:31
o que nos esperava em seguida

proença
24/08/2004, 12:36
parte do começo da trilha tem como lugar seguro apenas os pontos onde existem estivas para passar
o resto é só lama e + lama

proença
24/08/2004, 12:40
viatura com bloqueio ensimec full lock IV no diferencial traseiro

proença
24/08/2004, 12:45
jipes em ação

proença
24/08/2004, 12:49
CJ5 ano 59 com bloqueio 100% e guincho Work 12000 puxando a fila

proença
24/08/2004, 12:53
primeiro rio
neste ponto as viaturas foram até parte da margem oposta e depois subiram guinchadas
usamos 2 patescas na ancoragem pra poupar cabos e guinchos

proença
24/08/2004, 13:00
na primeira foto, a saída do rio
na segunda foto já tinhamos passado 3 jipes
depois do último fomos almoçar
era por volta do meio dia

proença
24/08/2004, 13:05
primeira foto: último jipe saindo do rio
segunda foto: CJ5 com bloqueio 100% e pneus frontiera 750X16
este jipe não encalhou em nenhuma oportunidade, graças à perícia do condutor e a qualidade da viatura

proença
24/08/2004, 14:55
CJ5 com bloqueio 100% em ação

proença
24/08/2004, 14:58
+ estivas

proença
24/08/2004, 15:03
+ foto

proença
24/08/2004, 15:07
esta ponte estava com uma das toras podre!!!

proença
24/08/2004, 15:10
+ lama

proença
24/08/2004, 15:12
+ rio

proença
24/08/2004, 15:16
tivemos que fazer um esquema pros jipes subirem e transporem estas pedras

proença
24/08/2004, 15:20
no caminho tinha uma pedra...grande!!!

proença
24/08/2004, 15:23
dever cumprido!!!!

proença
24/08/2004, 15:31
a comprovação!!!

Beto
24/08/2004, 15:31
Mandaram bem.... parabens a todos e as viaturas todas bem preparadas. Todas com bloqueio? Nenhum carro quebrou? Qtos. km? E qtas. horas?

proença
24/08/2004, 15:41
as viaturas em frente ao porto de Guaraqueçaba

proença
24/08/2004, 15:52
Mandaram bem.... parabens a todos e as viaturas todas bem preparadas. Todas com bloqueio? Nenhum carro quebrou? Qtos. km? E qtas. horas?

suas respostas:
todas as viaturas com bloqueio
apenas o meu cj3b possuía bloqueio só no diferencial traseiro
as demais 100%
nenhum jipe quebrou
quilometragem:
rgt-escolinha=120 km
escolinha-batuva (final da trilha)=6,5 km medido no gps
batuva-guaraqueçaba=30 km (não me recordo precisamente)
guaraqueçaba-rgt= 320 km
demoramos 8 horas pra fazer só o pedaço da trilha (6,5 km)
saímos às 00:00 horas de sexta e chegamos às 20:30 horas de sábado em rgt, com direito a churras e paradas estratégicas pra comprar cerv ou gelo
detalhe importante:
a estrada de guaraqueçaba a antonina é tão ruim, mas tão ruim que demoramos 4 horas pra fazer 80 km
não dava pra andar a mais de 15/20 km/h
se soubessemos que era assim, teriamos voltado pela trilha, que pelo menos era mais divertida e não tinha poeira

[ ]´s telegráficos (agora tô poderoso!!!)

proença
25/08/2004, 14:25
estrada guaraqueçaba-antonina
horrível!!!!

Eduardo Velo
25/08/2004, 17:43
Fala ae Proença , coisa linda heim !!!!
Cara , as fotos ficaram muito show , achei q vcs programaram super bem :
- saindo de manhã pra trilha , conseguiram acabar antes de escurecer , sem chuva , todos os jipes preparados , comida , bebida ... (quer dizer cerva ...) .
Os outros que foram não acessam o site ? , vcs serão nossos Gurus dessa trilha e de algumas parecidas , preparem-se para as perguntas , hehehe ...
Aqui vão algumas :
- Os bloqueios eram de acionamento ou direto ?
- Algum guincho não era mecânico ?
- os que não tinha disco nas 4 sofreram com freio ?
- Entrou água em algum dos diferenciais ?
- vc acha que um CJ (BF 161 / Opala 4 c. ) ou Engesa ( Opala 4/6 c. , Q20B ) com Frontiera 7,50x16 , sem bloqueio e com guincho elétrico , teria chances de atravessar sem muitos problemas ?
- Se tivesse chovendo daria pra fazer no mesmo tempo que vcs fizeram ?

[]s e grato pela atenção , desculpa a enquete é que são poucos que fizeram essa trilha , então ...

proença
25/08/2004, 19:39
Fala ae Proença , coisa linda heim !!!!
Cara , as fotos ficaram muito show , achei q vcs programaram super bem :
- saindo de manhã pra trilha , conseguiram acabar antes de escurecer , sem chuva , todos os jipes preparados , comida , bebida ... (quer dizer cerva ...) .
Os outros que foram não acessam o site ? , vcs serão nossos Gurus dessa trilha e de algumas parecidas , preparem-se para as perguntas , hehehe ...
Aqui vão algumas :
- Os bloqueios eram de acionamento ou direto ?
- Algum guincho não era mecânico ?
- os que não tinha disco nas 4 sofreram com freio ?
- Entrou água em algum dos diferenciais ?
- vc acha que um CJ (BF 161 / Opala 4 c. ) ou Engesa ( Opala 4/6 c. , Q20B ) com Frontiera 7,50x16 , sem bloqueio e com guincho elétrico , teria chances de atravessar sem muitos problemas ?
- Se tivesse chovendo daria pra fazer no mesmo tempo que vcs fizeram ?

[]s e grato pela atenção , desculpa a enquete é que são poucos que fizeram essa trilha , então ...

no problem
vamos às respostas
os bloqueios eram ensimec full lock IV, que ficam sempre acionados
meu cj3b só possuía na traseira
o cj5 cinza tinha 2 ensimec full lock IV instalados
os demais, ensimec atrás e soldado na frente
usamos 2 guinchos mecânicos "made in registro" e dois work 12000
o grande esquema é seguir o conselho do Artur: bastante cabo (observe as viaturas)
e acrescento mais um: poupar os guinchos e usar patescas e manilhas toda hora e não ter preguiça de montar dispositivos com várias
cada jipe tinha 2 patescas e 3 ou 4 manilhas, cabo comprido e curto pras ancoragens
meu jipe e um cj3a possuíam freio a disco SBD na frente e não apresentaram nenhum problema
os demais hidrovácuo e tambor, tb sem problemas
nao entrou água em nenhum diferencial
acho que viaturas sem guincho, pelo menos, n teriam chances
bloqueio ajuda, mas guincho é imprescindível, pois tem lugares que não passa mesmo
ah! pneus pra lá é frontiera mesmo
agora que passamos em tempo seco, ficamos meio doidos pra voltar no tempo chuvoso, mas imaginamos que vai demorar uns 2 ou 3 dias pra concluir
ainda é um sonho, mas as propostas já começaram a pipocar
o esquema é fazer tudo programado e trabalhar de forma coordenada
percebemos que isso foi o principal motivo do nosso sucesso, ao contrário da primeira tentativa
[ ]´s

proença
25/08/2004, 19:43
parada pro almoço em antonina

proença
25/08/2004, 19:45
subindo a serra

Cilon Carlos Heck
26/08/2004, 10:54
Maravilhoso!!!! :D :D :D :D :D :D

[ ]'s com muita inveja do passeio de vocês :cry: :cry: :cry:

bruno_
12/10/2004, 22:21
:cry: :cry: :cry:

Um dia eu ainda vou de F75 :!: :!: :!: , e completo a trilha(nem se for de a pé :roll: :wink: )

PARABENS


[]'s com vontade de ir

Beto
13/10/2004, 09:08
Fala Proença, estou com uma duvida, fomos até a escolinha e não sei se o telegrafo é toda a esquerda,onde tem umas pontes de madeira no começo ou é a que vai subindo do lado esquerdo da escolinha? Cara vc. não vai acreditar, mas o Nero precisou ir em um auto-eletrico em cananeia e adivinha quem era? Seu pai, esse mundinho é pequeno mesmo.

proença
13/10/2004, 12:49
Fala Proença, estou com uma duvida, fomos até a escolinha e não sei se o telegrafo é toda a esquerda,onde tem umas pontes de madeira no começo ou é a que vai subindo do lado esquerdo da escolinha? Cara vc. não vai acreditar, mas o Nero precisou ir em um auto-eletrico em cananeia e adivinha quem era? Seu pai, esse mundinho é pequeno mesmo.

a trilha do telégrafo é toda a esquerda, em linha reta, aonde tem umas toras de madeira usadas transversalmente como estivas
mas me conte como tava lá
tem uns loucos que não foram daquela vez que tivemos sucesso e tão enchendo o saco pra voltarmos em janeiro
aquela estrada no lado esquerdo eu não sei onde vai terminar
ah! pois é, meu pai me falou de vcs na segunda, quando voltei da trilha que fizemos no domingo
ainda n arrumei as fotos que por sinal foram poucas, pois fomos sem zequinhas e daí a coisa ficou muito difícil (ou pilotava, ou puxava cabo de guincho ou tirava foto)
mas a trilha é ótima, localizada entre as cidades de eldorado e barra do turvo, por um bairro chamado descampado
iniciamos em 3 jipes às 09:30 de domingo e terminamos às 17:30 horas do mesmo dia
satisfação mesmo foi parar numa pequena aglomeração de casas e as pessoas comentarem "que nunca haviam visto jipes ou carros passarem por aquela estrada" (que nem tem no mapa!!) ou nos chamarem de "loucos" qdo chegamos na cidade de barra do turvo
assim que conseguir reunir as poucas fotos, vou postar em tópico

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6017

[ ]´s

Beto
13/10/2004, 14:04
Ah.... e tem uma vala de agua de cada lado? Então é essa que é o telegrafo, vc. olha no começo dela é uma reta só e começa a fechar a mata só no final. Essa agente só andamos uma parte a pé e não dá pra falar muita coisa, essa parte do começo é bem tranquila o bicho deve pegar lá pra frente. Essa outra que sobe entre o telegrafo e a escolinha já estava um pouco pior, com a chuva logo no começo tinha uns pates, e depois cai em uma vala que estava escondida pela chuva e mato, dai resolvemos voltar, mas é bem legal ali, proxima vez vou com os pneus certos e dar uma entrada melhor naquele pedaço.
Vc. é policial rodoviario?

proença
13/10/2004, 17:02
Ah.... e tem uma vala de agua de cada lado? Então é essa que é o telegrafo, vc. olha no começo dela é uma reta só e começa a fechar a mata só no final. Essa agente só andamos uma parte a pé e não dá pra falar muita coisa, essa parte do começo é bem tranquila o bicho deve pegar lá pra frente. Essa outra que sobe entre o telegrafo e a escolinha já estava um pouco pior, com a chuva logo no começo tinha uns pates, e depois cai em uma vala que estava escondida pela chuva e mato, dai resolvemos voltar, mas é bem legal ali, proxima vez vou com os pneus certos e dar uma entrada melhor naquele pedaço.
Vc. é policial rodoviario?


a trilha era aquela mesma
e a ponte antes da escolinha? como ela estava? passaram na boa?
sou tenente da pm e n sou prf ou trabalho na pol rod estadual
[ ]´s

bruno_
13/10/2004, 17:11
Fala ai proença vcs tiveram que fazer alguma ponte?

E algum jipe teve algum problema mecanico?

E esse famoso guincho como ele é?

[]'s curiosos

proença
13/10/2004, 17:22
Fala ai proença vcs tiveram que fazer alguma ponte?

E algum jipe teve algum problema mecanico?

E esse famoso guincho como ele é?

[]'s curiosos


n tivemos, mas passamos apurados por uma q tava podre
n tivemos prob mecânicos com nenhum jipe
agora q tenho máquina digital vou tirar mais fotos pra vcs terem idéia de como é a "coisa"
guenta uns dias

[ ]´s

NeRo
13/10/2004, 17:24
e a ponte antes da escolinha? como ela estava? passaram na boa?
Para ir, com tempo seco, foi sussa... Na volta, com chuva, tivemos problemas para alinhar os carros na entrada da ponte mas acho que foi falta de braço ou falta de coragem mesmo pois o mais louco foi o único que não embaçou para alinhar e passar... :D

A trilha a direita, o operador da Balsa disse que sobe o morro... só, para quê subia o morro aí é querer saber demais né? :D

Abraços!

Beto
13/10/2004, 18:01
Na ida a ponte foi moleza, mas na volta meu jeep empastava o pneu e atravessava antes de entrar na ponte, tentei umas 2 vezes pra entrar por cima, depois fui pelo barro mesmo e manobrei bem na cabeça da ponte, mas depois da chuva tudo virou sabão, na volta de ariri no escuro depois da chuva foi dá hora, nem percebemos a distancia, escorrendo pra um lado e pro outro nem reparamos o tempo, foi shonw.......
Proença, marca com a galera subir esse morro, pelo menos com chuva ali estava muito bacana.

Jorge Grego
14/10/2004, 21:44
Caros colegas, estamos tentando juntar um pessoal para fazer esta trilha, somos de Curitiba e já temos dois carros , um Engesa e uma Toyota os dois com quincho Ekron, Alguem se abilita a se juntar a nos nesta empreitada?
Abraços
Jorge

bruno_
14/10/2004, 22:07
Ahhhhhh que vontade de ir :cry: :cry: :cry:

talvez quando a 75 ficar pronta :x

Boa sorte

[]'s com muita vontade de ir tb

Eduardo Velo
14/10/2004, 22:51
... já temos dois carros , um Engesa e uma Toyota os dois com quincho Ekron ...

Jorge , 2 Sauros pra fazer o Telégrafo :shock: ... é bom juntar uma Zecaiada sarada e muito cabo nesses Ekron ...

[]s... torcendo por vcs ... na ibernação ...

proença
14/10/2004, 23:42
Caros colegas, estamos tentando juntar um pessoal para fazer esta trilha, somos de Curitiba e já temos dois carros , um Engesa e uma Toyota os dois com quincho Ekron, Alguem se abilita a se juntar a nos nesta empreitada?
Abraços
Jorge

quando?
vão sair de onde?
sentido pr/sp ou sp/pr?
em janeiro?
[ ]´s interessados

Jorge Grego
15/10/2004, 22:48
Ola Pessoal.
Ainda não temos uma data, mas provavelmente será no final de novembro.
Estamos levantando a planilha, por sinal se alguém tiver alguma planilha eu agradeço.
Abraços
Jorge

Vinicius Bucco Rossot
16/10/2004, 16:38
Caros colegas, estamos tentando juntar um pessoal para fazer esta trilha, somos de Curitiba e já temos dois carros , um Engesa e uma Toyota os dois com quincho Ekron, Alguem se abilita a se juntar a nos nesta empreitada?
Abraços
Jorge

Grande Jorge... Tudo bem?

Já fiz a trilha em junho de 2000 e quero voltar pra lá, só que é dificíl encontar corajosos e principalmente com viaturas equipadas.

Eu e meu mecânico estamos com esta idéia e sendo assim podemos se organizar e montar uma equipe para fazer o telégrafo.

A princípio tínhamos pensado no carnaval de 2005, lembrando que temos que analisar a chuva, pois quando chove lá, os rios transbordam e dai f***....


O meu jeep tem guincho Ekron e o dele está terminando de instalar um mecânico Biselli.

Mais fácil que vc é aqui de ctba, assim podemos nos encontrar e trocar umas idéias...

Vamos conversando.....

Abraços!

Jorge Grego
16/10/2004, 17:58
Caro Vinicius.
Moro aqui nas Merçês.
Vc faz sempre trilhas por aqui?
Vamos nos encontrar para converçarmos, o que vc acha?
Como foi sua trilha, quanto tempo vc demorou, quantos carros foram, deram muitos defeitos, os carros?
Vc tem alguma planilha?
Abraços
Jorge

Vinicius Bucco Rossot
18/10/2004, 00:16
Caro Vinicius.
Moro aqui nas Merçês.
Vc faz sempre trilhas por aqui?
Vamos nos encontrar para converçarmos, o que vc acha?
Como foi sua trilha, quanto tempo vc demorou, quantos carros foram, deram muitos defeitos, os carros?
Vc tem alguma planilha?
Abraços
Jorge

Bom Jorge,
Tenho feito trilhas por Campo Magro e Tamandaré e os últimos raids do Jeep Clube.

No telégrafo fomos em 4 willys, três com guincho Ekron e um Ramsey elétrico.

Entramos na trilha numa quinta às 15 hs. e saímos às 16:30 de sábado, foram dois dias de trabalho intenso.
No final sobrou somente meu guincho Ekron, devido à falta de atenção do zequinha dois jeep´s ficaram sem guincho e o outro levou azar de pegar um toco e acabou com o cardã da tomada de força. Mas nesta altura faltava uns 25% da trilha e ai tive de guinchar os outros com minha viatura.

No mais, só tivemos um problema na volta, já na BR 116, um dos jeep´s com um motor BF, ferveu e teve que ser rebocado até em casa. Chegamos por volta das 4 da madruga.

Quanto à planilha, eu não tenho , mas sei chegar e sair sem problemas, não tem muito o que errar.

Vamos combinar para conversar sim , é só dizer quando!
Estou na Fazendinha.

Abraços

proença
09/11/2004, 23:48
e n é que publicaram na revista?

http://www.4x4ecia.com.br/ed_136/trilha.php

Eduardo Velo
10/11/2004, 09:11
Proença a matéria ficou Show , parabéns ...
Agora ... , vai ter que ter muito babador pra galera jipeira que ler o artigo .

[]s ...

proença
12/11/2004, 22:55
na quinta à tarde (11NOV04), o jorge de curitiba me ligou pra perguntar sobre as condições climáticas na região
disse tb que tava pronto pra encarar o telégrafo, com mais 2 jipes
vamos esperar pra ver as fotos!!!

Jorge Grego
14/11/2004, 13:07
Caro Proença.
Obrigado pelas informaçoes, entramos na trilha dia 12 as 8:00 hs e chegamos na fazenda do Sr. Henrique as 18:00 hs, dormimos lá e no dia seguinte terminamos a trilha , saindo as 8:30 hs e chegando ao final as 11:00 hs. Foi muito bom, não tivemos nenhuma quebra. Fomos com um Engesa e uma Toyota ambas co guincho ekrom e um Vitara com eletrico.
Amanha estarei postando algumas fotos.
Abraços
Jorge

proença
15/11/2004, 13:15
parabéns
no aguardo das fotos e do relato
pegou chuva?
como estavam os rios?

[ ]´s

Jorge Grego
15/11/2004, 17:04
Pegamos chuva só no 2º dia, pouca.
Os rios estavam baixos, e paramos para almoçar ao lado do 1º rio.
Acho que no mesmo lugar que vcs.
Amanhã vou postar algumas fotos.
Abraços
Jorge

proença
18/11/2004, 21:45
vamos se consigo postar as fotos do jorge

Jorge Grego
18/11/2004, 21:48
Caro Proença, estou sem tempo de ver como se posta as fotos, não sei como alterar o formato.
Como vc fez?
Obrigado por ter postado esta.
Abraços
Jorge

proença
18/11/2004, 23:48
n sei que programa vc tem usado pra abrir as fotos, mas o q tenho empregado é assim
vai lá no alto em "imagem", depois clica em "redimensionar"
aí vc seleciona a unidade, selecionando "pixels"
deixa o tamanho da foto em "640x480" e n se esquece de salvar tal alteração
depois é só mandar pra cá
tô postando a última

proença
18/11/2004, 23:50
pelas imagens que vc mandou, acho q pegaram mais barro que nós
me recordo que no local da última foto (a da pedra grande) deu um trabalhão pra passar com todos os jipes

Jorge Grego
19/11/2004, 17:19
Caro Proença,graças a ajuda dos amigos Polvora e Keko, consegui baixar um programa que faz a redução.
Estou postando mais alguams fotos.
Meu mecanico acabou de me ligar avisando que entrou agua no meu diferencial dianteiro, prejuizo da trilha, mas valeu apena.
Abraços
Jorge[/img]

Jorge Grego
19/11/2004, 17:28
Mais Fotos

Eduardo Velo
19/11/2004, 20:55
Pô , um Engesassauro e um Toyotassauro fazendo Telégrafo :shock:
Podem ficar sem academia por um mês , deve ter dado muito trampo ...

[]s...

Jorge Grego
19/11/2004, 22:15
Até que não deu tanto assim.
Para falar a verdade o pior foi os primeiros 300 metros.
Os carros atolaram logo no começo, ai eu fiquei pensando, se só para andar este tantinho já demorou tanto tempo , imagina o resto. E como estava no começo vc fica pensando em voltar.
Mas depois que já entrou mais na trilha , e não tem mais como voltar, vc relaxa e aproveita.
Também não forçávamos muito os carros, assim que atolava já puxávamos os guinchos.
Fui muito bom, recomendo a todos.
Abraços
Jorge

proença
20/11/2004, 09:33
contei pros caras da grupo que vcs fizeram a trilha em 2 dias e que pegaram um barrão danado
como tão pensando em fazer de novo em janeiro, o seu relato serviu pra deixar todo mundo "maluco"
n tem mais fotos?

[ ]´s

proença
20/11/2004, 09:39
Pô , um Engesassauro e um Toyotassauro fazendo Telégrafo :shock:
Podem ficar sem academia por um mês , deve ter dado muito trampo ...

[]s...

pô edu
agora dá pra encarar hein
n quer ir em janeiro?
tem uns doidos daki que já estão se programando

Eduardo Velo
20/11/2004, 11:28
Até que não deu tanto assim. ...Para falar a verdade o pior foi os primeiros 300 metros. ...Os carros atolaram logo no começo, ai eu fiquei pensando, se só para andar este tantinho já demorou tanto tempo , imagina o resto. E como estava no começo vc fica pensando em voltar. ... Mas depois que já entrou mais na trilha , e não tem mais como voltar, vc relaxa e aproveita. Jorge

Aí Proença , pelo relato do Jorge é só passar os 300 m iniciais e sair pro abraço , molezinha , hehehehe ....
Tem uma regrinha básica nisso aí - Pra tirar Engesa ou Band , só "irmão" ...
Já sofremos muito pra tirar uma Band curta com um Fase 1 , estourou cabos , cintas e acabamos desistindo , já aconteceu inverso tbm , uma Band Curta tirou um Fase 1 , mas torceu a barra de direção que nem macarrão pra sair do enrosco ... Esses bichos são pesados e muito grandes ... , iria no telégrafo com CJ3/5 ou um Samuca na boa , sabendo que nada grave ia acontecer , mas a Jabiraca enrosca até no Pinheirinho ...

[]s... pegando senha de Zeca pra Janeiro , heheeh ...

proença
21/11/2004, 12:04
vc tem razão
e me lembrei de qdo trabalhava na pol ambiental com toyotas
akilo qdo encalha dá um baita trabalho pra tirar
só outra toyota ou trator pra arrancar do atoleiro
por outro lado realmente sempre tivemos falta de zequinhas de "peso"
sempre achei oportuno que o zeca, além de ser um cara "útil", saiba dirigir e tenha conhecimentos das técnicas off-road e alguma coisa genérica praticamente sobre tudo (mecânica, elétrica, acender o fogo, temperar carne, tirar foto com máquina digital, que marca de cerv nós preferimos, onde estão as coisas depois que vira uma zona dentro do jipe etc)

[ ]´s na procura de um zeca que tb ajude no álcool e tome skol ou brahma

Jorge Grego
22/11/2004, 09:14
Ai vão mais fotos.
Abraços
Jorge

proença
22/11/2004, 12:54
JORGE, A PRIMEIRA FOTO DA ÚLTIMA SEQUÊNCIA N TÁ MUITO NÍTIDA
MAS FIKEI CURIOSO: QUE TRECHO É AQUELE?
PARECE QUE VCS PEGARAM UM LONGO PERCURSO COM ÁGUA
É ISSO MESMO?
QUAL PROFUNDIDADE?

[ ]´S PREPARANDO REMOS, LEME E BÓIA PRO CJ3B

Jorge Grego
22/11/2004, 13:38
Na verdade aquela é do final da trilha, depois da fazenda do Sr. Henrique,
qundo vc encontra a estrada, em vez de vc virar a esquerda vire a direita, a +- 200 mts tem um telefone, ai vc anda mais uns 500 mts e tem esse rio.
É muito bonito a agua é limpinha , da para tomar um banho e lavar os carros.
Vale a pena ir e bem perto.
Abraços
Jorge

proença
22/11/2004, 21:43
eu fikei tão curioso com a foto (n me lembrava de ter visto algo assim qdo fiz a trilha), que imprimi e levei pro pessoal tirar a minha dúvida
e surpresa: ninguém tb se recordava de algum trecho assim
mas agora que vc falou onde é, eu me posicionei
é o rio que fica perto do lugar onde pernoitamos na primeira vez q fomos pra lá
ficamos na fazenda do "Joeli"

[ ]´s

Jorge Grego
22/11/2004, 21:46
Mas vc não começou pela escola?

proença
22/11/2004, 21:56
começamos
mas antes de entrar na estrada que leva à escola, na primeira vez, nos ficamos numa fazenda que fica próxima àquela ponte grandona
e lá tem um rio parecido
e agora?
que raio de rio é esse?

[ ]´s

Jorge Grego
23/11/2004, 09:03
Vc sabe a fazenda do Sr. Henrique?
Então começando pela escolinha, vc vai sentido a fazenda, depois da fazenda tem a trilha das pedras grandes, ai vc chega ao final da trilha.
No final, já na estrada, vc vira a esquerda para ir embora, mas se vc virar a direita vai dar nesse rio.
Espero que eu tenha conseguido explicar.
Abraços
Jorge

proença
23/11/2004, 12:20
esclarecendo então
é o rio que existe antes do início da trilha, no sentido pr/sp
é isso?

[ ]´s

Jorge Grego
23/11/2004, 13:28
Eu acho que é isso ai.
Vc conhecia este rio?
Abraços
Jorge

proença
24/11/2004, 10:41
me lembro de ter visto qdo concluímos a trilha
mas a gente tava tao cansado q nem demos bola
só queríamos ir pra guaraqueçaba e descansar
[ ]´s

proença
13/05/2005, 21:38
pessoALL

tá rolando um boato por aki que uma turma enorme tentou fazer o telégrafo este último fds
pelo que me falaram a coisa foi bem grandiosa :o
falaram que se tratava de um pessoal do sul (sc/rs)
os caras vieram em 17 viaturas (cherokee, troller etc), trazidas em uma cegonha :idea:
como a todo instante sempre vem algum curioso me perguntar sobre isso e nada sei sobre o assunto, pediria a quem soubesse me passar a informação correta :?:

[ ]´s

Henrique Josino
13/05/2005, 23:01
pessoALL

tá rolando um boato por aki que uma turma enorme tentou fazer o telégrafo este último fds
pelo que me falaram a coisa foi bem grandiosa :o
falaram que se tratava de um pessoal do sul (sc/rs)
os caras vieram em 17 viaturas (cherokee, troller etc), trazidas em uma cegonha :idea:
como a todo instante sempre vem algum curioso me perguntar sobre isso e nada sei sobre o assunto, pediria a quem soubesse me passar a informação correta :?:

[ ]´s

Foi um pessoal daqui de POA, os vira-latas jeep clube......

http://www.chakal.com.br/

Tem umas fotos nesse site aqui.


[]'s

Dennis Figueiredo
14/05/2005, 00:40
Olhando fotos da trilha do telégrafo parece que maior dificuldade são os bosteiros ............ não vejo muita graça nisso

Jorge Grego
14/05/2005, 22:52
Caros Amigos
Nesta semana na reunião do Jeep Clube de Curitiba, fale com o único que era de Curitiba, o resto era do RS.
Pelo que ele me falou eles não passaram dos primeiros 400 metros, queimaram 14 quinchos elétricos, disse que o pessoal veio super preparados com carros de primeira.
Também falou que tiveram muitas divergências no grupo.
Está trilha é muito cansativa, se o grupo não estiver unido, fica difícil de termina-la.
Abraços
Jorge

Jorge Grego
14/05/2005, 23:20
Caros Amigos.
Acho engraçado, que outro dia no programa Trilha Sul que passa na Net, o Iguaçu falou que achava um crime o pessoal passar por esta trilha, criticou um monte, falou até que foi o primeiro a fazer está trilha, o que não sei se é verdade, pois já escutei isto de pelo menos umas outras 03 pessoas.
E agora ele vai com está turma, o que o R$ não faz.
Pelo menos, que ele não critique mais que tentar faze-la.
Agora. pelo que se lê no relato do site deles. eles falam que terminaram a trilha, mas as fotos não mostram isto.
Não é vergonha nenhuma falar que não conseguiram termina-la, agora tentar enganar......
Abraços
Jorge

NeRo
15/05/2005, 09:46
Dennis... o Telégrafo é principalmente um teste de confiabilidade do equipamento, logística e união do grupo pois é uma trilha muito longa.
Com o Krip não teria muita graça mesmo. :mrgreen:

Dennis Figueiredo
15/05/2005, 18:41
Com o Krip não teria muita graça mesmo. :mrgreen:

Ué......... mas não é a trilha mais dificil do Brasil? :wink:

NeRo
15/05/2005, 23:22
Com o Krip não teria muita graça mesmo. :mrgreen:

Ué......... mas não é a trilha mais dificil do Brasil? :wink:

Pegou? Sacou? :wink:
[]puxa saquistas :D

Dennis Figueiredo
15/05/2005, 23:41
Olhando fotos dos Vira latas, tem nego que não sabe gastar dinheiro em jipe mesmo... Fazer trilha como o telégrafo com pneus MUD ... TMQSF


Tem alguem querendo fazer?????/

NeRo
16/05/2005, 07:15
Brincadeiras a parte. Eu tb não acho que seja a mais difícil do Brasil... acho que sequer não dá para qualificar isso. Mas a fama é boa! :twisted:

Quanto a preparação das viaturas, concordo plenamente, reparou que tinha Troller sem guincho? :wink:


Tem alguem querendo fazer?
Agora que você desafiou vai aparecer gente :D, o Proença de Registro, é só chamar que ele monta um grupo. Ele é da casa. :twisted: O Jeferson também fez com a Cheroka dele.
Duvido que já não tenha lido o tópico todo mas se não fez eu recomendo pois este aqui é bão do focinho ao rabo! :D

vou corujar... vamos ver se aparecem 250 jipes.

Dennis Figueiredo
16/05/2005, 08:27
...Agora que você desafiou vai aparecer gente :D ...



Ué...... mas eu não desafiei ninguém....... :wink:

[]´s morrendo de medo de alguem me desafiar eu eu fazer vergonheira :lol:

proença
16/05/2005, 11:14
o Proença de Registro, é só chamar que ele monta um grupo

opa, isso é verdade :D
mas agora na boa: esta época do ano não é muito bom pra fazer a trilha
tem muuuuuita lama e praticamente não pra rodar e é só no guincho
desta maneira não tem muita graça, sem contar o risco de detonar o equipamento
outra: fazer com pneus simples não dá
tem que ser pelo menos um argentino ou frontiera (ideal)
apesar do insucesso dos caras, tem que relevar pq na primeira vez que tentamos a coisa tb não deu certo
o esquema tem que ser bem organizado e em poucos jipes (fica bem mais fácil)

[ ]´s indo pro ponto off road no ibira nesta quinta (e com o cj3b)

Luiz Claudio
16/05/2005, 19:07
[ ]'s indo pro ponto off road no ibira nesta quinta (e com o cj3b)

Proença,

É só encostar na Barraca do Cabral que a turma toda vai estar lá!!!

[]'s aguardando a visita...

proença
16/05/2005, 20:14
opa!!! :D

quinta feira tamos aí
até quarta feira estou no up grade total do jipe pra subir a serra

[ ]´s apertando parafusos de baciada

Jorge Grego
11/06/2005, 01:19
Caro Proença.
Não querendo me gabar, mas quando fiz esta trilha não achei assim tão dificil, acho também que estava com uma turma muito boa, o que fez toda a diferença.
Mas vendo agora a qualidade dos carros que tentaram e não fizeram nem os primeiros 500 metros, vou dar mais valor a nossa conquista.
Abraços
Jorge
http://www.4wd.com.br/aventura_2005_4x4/0506_trilha_do_telegrafo/trilha_do%20_telegrafo.htm

Dennis Figueiredo
11/06/2005, 13:38
Caro Proença.
Não querendo me gabar, mas quando fiz esta trilha não achei assim tão dificil, acho também que estava com uma turma muito boa, o que fez toda a diferença.
Mas vendo agora a qualidade dos carros que tentaram e não fizeram nem os primeiros 500 metros, vou dar mais valor a nossa conquista.
Abraços
Jorge
http://www.4wd.com.br/aventura_2005_4x4/0506_trilha_do_telegrafo/trilha_do%20_telegrafo.htm


Jorge.... não se iluda com a aparencia bonitinha dos jipes dos magnatas lá.... garanto que meu CJ véio da pau na maioria deles.

proença
15/06/2005, 16:35
caro jorge

somente hj voltei a ler este tópico e pude ver as fotos do link que vc indicou
não gosto muito de ficar opinando sobre o sucesso ou insucesso das pessoas, mas acho oportuno dar minha opinião, até pq outros jipeiros podem se interessar em fazer a trilha e é melhor evitar erros e frustrações numa situação assim
primeiramente acho que o número de viaturas foi excessivo e os pneus utilizados não foram os mais adequados
acho também que a tática empregada, que infelizmente tb nos impediu de obter êxito na primeira tentativa, foi a de entrar com vários jipes na trilha
no telégrafo e em outras trilhas pesadas, acredito que a maneira mais adequada é a transposição individual de cada jipe, em cada trecho, com o apoio de todos os jipeiros e zequinhas
afinal, é muito mais fácil e racional desencalhar ou fazer andar uma viatura por vez
outra coisa: esta época está tudo muito molhado e úmido, quase intransponível

[ ]´s

GabrielSchutz
22/06/2005, 17:15
Ola pessoal de uma olhada neste link e bem interessante.
http://www.uor.com.br/trilhas/ariri/ariri2.htm

Polvora
22/06/2005, 17:34
Ola pessoal de uma olhada neste link e bem interessante.
http://www.uor.com.br/trilhas/ariri/ariri2.htm

Gabriel,

Esse link já tá na página 2.

[]

GabrielSchutz
23/06/2005, 11:03
Desculpe pessoal, nao tinha visto

proença
11/07/2005, 20:10
ok pessoALL

fiquei sabendo que o pessoal do Jeep Clube Comando da Mantiqueira, de São José dos Campos/SP, fez este final de semana, a Trilha do Telégrafo
vou pedir a algum dos aventureiros que postem as fotos da empreitada

[ ]´s telegráficos

p.peleje
11/07/2005, 20:48
Caro Proença.
Não querendo me gabar, mas quando fiz esta trilha não achei assim tão dificil, acho também que estava com uma turma muito boa, o que fez toda a diferença.
Mas vendo agora a qualidade dos carros que tentaram e não fizeram nem os primeiros 500 metros, vou dar mais valor a nossa conquista.
Abraços
Jorge
http://www.4wd.com.br/aventura_2005_4x4/0506_trilha_do_telegrafo/trilha_do%20_telegrafo.htm

Olhando as fotos do Proença e essas aqui, parece que o Proença enfrentou coisa mais pesada que essas postadas aqui.

SmootH_
19/07/2005, 01:58
car@lho q massa
curti d+ essas fotos, fiquei loco de vontade de faze uma trilha dessas
de zequinha é claro auihaiuhai
dirigindo so daqui a uns anos
mtu bom mesmo

Dennis Figueiredo
19/07/2005, 09:06
Eu ja estou começando a preferir trilhas com obstáculos secos.......

Beto Lacerda
19/07/2005, 11:06
Eu ja estou começando a preferir trilhas com obstáculos secos.......


é pq vc quase nunca muda de opinião ... jaja vc volta a dizer que trilha sem lama num é trilha :twisted: :twisted:
[]'s

Dennis Figueiredo
19/07/2005, 11:12
é pq vc quase nunca muda de opinião ... jaja vc volta a dizer que trilha sem lama num é trilha :twisted: :twisted:
[]'s

VSF........ :mrgreen:


Eu nunca disse que gostava de trilhas cheia de bosteiros como o telégrafo e sempre disse que adoro as trilhas ao estilo BH......

Mas meu jipe é feitos pensando nas trilhas daqui do Sul de SC que tem muita lama e barro liso........ :concordo:

Entendeu ou quer que eu desenhe? :pensativo:

Beto Lacerda
19/07/2005, 11:45
é pq vc quase nunca muda de opinião ... jaja vc volta a dizer que trilha sem lama num é trilha :twisted: :twisted:
[]'s

VSF........ :mrgreen:


Eu nunca disse que gostava de trilhas cheia de bosteiros como o telégrafo e sempre disse que adoro as trilhas ao estilo BH......

Mas meu jipe é feitos pensando nas trilhas daqui do Sul de SC que tem muita lama e barro liso........ :concordo:

Entendeu ou quer que eu desenhe? :pensativo:
pode xingar , espernear , desenhar fazer o que quiser , cara isso é um forum e o que dizemos aqui fica escrito , num to com saco de procurar mas vc até uns 3 meses atraz defendia barro com unhas e dentes , mas se vc quer renegar seu passado ok .. vc nunca disse que adora lama ok ...
[]'s

Dennis Figueiredo
19/07/2005, 11:57
.. vc nunca disse que adora lama ok ...
[]'s

E algum momento eu falei que não gosto? Gosto sim de lama mas prefiro trilha com erosões grandes e secas... mas dificilmente tenho isso aqui então meu jipe é pra andar na lama e terreno ensaboado com erosões..... oque eu não gosto é bosteiro..... isso eu nunca defendi.

e pra não perder o costume ..... VSF.. :mrgreen:

Beto Lacerda
19/07/2005, 12:00
Catarina na boa ... descobri pq vc serve ... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
limpar latrina :twisted: :twisted:
o bacana é que vem na tipica cor catarina
AMARELO :twisted: :twisted: :twisted:
[]'s e sem recentimentos :lol:

ramiro_eli
19/07/2005, 12:03
Mas meu jipe é feitos pensando nas trilhas daqui do Sul de SC que tem muita lama e barro liso........ :concordo:
[/color]

Dennis...fala sério!
Seu jipe foi pensado p/ fazer trilhas??? :putz:
Ele não sai da oficina! Acho que vc tá pensando demais... :dance:

Dennis Figueiredo
20/07/2005, 09:11
Ta....... é complô contra mim? :pensativo:

Beto Lacerda
20/07/2005, 10:56
Ta....... é complô contra mim? :pensativo:
magina cara te adoramos viu :concordo: :twisted:
[]'s

fpandur
21/07/2005, 14:18
Proença e ALL

Rolou uns dias atrás uma mensagem na Jipenet dizendo que fecharam com mourões e cercas o Telégrafo p/ Jeeps e que agora p/ fazer a trilha, só a pé ou de bike. Alguém confirma essa notícia ?! :pensativo:

Se isso for verdade é uma pena mesmo, nós aqui estávamos começando a organizar uma comboio p/ fazer a trilha, mas já imaginaram: andar quase 600 Km (só de ida) p/ dar com a "porta na cara" ?!! :parede:

Abraços

Gerson Jacareí
23/07/2005, 23:25
Flavio estive conversando com um colega de São Jose dos Campos e ele me disse que o pessoal do Comando da Mantiqueira fez a trilha a +/- 2 semanas e teve problema em um trecho da trilha que realmente estava proibidop de passar mas o pessoal encontrou com o responsavel e tiveram que liberar uma grana para passar e o cara foi com eles para indicar o local onde poderiam passar , mas isto é o que o meu colega me disse , vou ver se consigo falar com alguem que participou da trilha

proença
24/07/2005, 14:24
a trilha no orkut

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=3448618

fpandur
25/07/2005, 15:18
Gerson, se puder conversar com alguém que fez a trilha realmente e nos trazer informações mais precisas, seria muuuuiito bom ! :D :concordo:

Qualquer novidade, posta aqui por favor. E quem souber de informações mais detalhadas se a trilha está fechada mesmo ou se tem algum jeito de passar, compartilhe conosco ! :wink:

Abraços

Flávio

SmootH_
25/07/2005, 22:22
po, q sacanagem isso :/
so falta exigirem cartera pra dirigi veiculos 4x4

Ronaldo Andrade
02/08/2005, 19:24
Pessoal
Já fiz esta trilha 4 vezes, de quadriciclo. (04/2003,01/2004, 04/2004 e jan/2005). Como nos preparamos muito para a 1a vez, achamos que não foi tão difícil assim, em função da fama. Sempre fazemos nos dois sentidos, dormimo em Guaraqueçaba e voltamos no dia seguinte. Mas nas outras duas tentativas, encontramos a trilha como nos relatos mais cabeludos e não andamos mais de 800 m e desistimos. Estava com o famoso barro durepox. Em jan deste ano fizemos novamente, mas a trilha estava bem mais facil, pois o Sr. Henrique agora eh empregado da Prefeitura e eh pago para conservar a estrada, com varias estivas ao longo dos atoleiros. Qto a interdicao, tbem ouvi falar, devido a grande bagunca e destruicao de um grande grupo de "jipeiros".
Vejam meu relato e algumas fotos da primeira vez em http://www.atvclube.com.br/expe.php

Tenho tudo gravado em arquivo de GPS.

Ronaldo

Ronaldo Andrade
02/08/2005, 19:52
Só´para acrescentar, apesar que já vi esta sugestão por aí.
- Não deixem de levar presentes para as crianças, que são muitas, por lá e vivem no meio do nada.
- Nós estamos estragando a estradas que eles usam a pé e a cavalo.
- Não deixem lixo.
Etc, etc, etc ...
São coisas que nem precisamos falar. Faz parte do bom senso.

Qto a dificuldade da trilha, tem vezes que ela está fácil e outras está simplesmente intransponível.
Por isto uns acham fácil e outros não conseguem terminar. Depende de muitos fatores.
Se tiver chovido muito tempo seguido antes de ir, fica difícil.
Mas se a chuva não encharcou, saturou bem o solo, então fica mais fácil.
E se chover muito enquanto está lá, tem de esperar os rios abaixarem.

Ronaldo

Ronaldo Andrade
03/08/2005, 17:17
Algumas fotos da trilha de quadri em 25/Jan/2005
(link)

http://www.kodakgallery.com/ShareLandingSignin.jsp?Uc=9t155655.1yk9d4p9&Uy=hvoh23&Upost_signin=Slideshow.jsp%3Fmode%3Dfromshare&Ux=0

Ronaldo Andrade
03/08/2005, 19:02
Observem a hora do inicio desta trilha.
Às 5 da manha tinhamos andado +- 1 km, depois de 5 horas de trilha.
Eram 18 quadris e 13 desistiram qdo amanheceu. Voltaram para Cananeia.
Eu continuei com mais 5 amigos e chegamos no Sr. Henrique às 9:00 da manha. Depois de 9 horas de trilha !!!

Ronaldo Andrade
03/08/2005, 19:05
Mais fotos

Ronaldo Andrade
03/08/2005, 19:13
Cansaço pegou !!!

Ronaldo Andrade
03/08/2005, 19:18
+ fotos

Ronaldo Andrade
03/08/2005, 19:21
10:45 da manha.
Dificuldades da volta !!!
11 horas de trilha !!!!

Ronaldo Andrade
03/08/2005, 19:26
1:20 da tarde !!!
14 horas de trilha, banho refrescante, tirando o excesso de barro e mais 50 km até o hotel em Cananéia.
Só alegria e cansaço e um pouco frustração por não termos conseguido chegar ate Guaraqueçaba.
Já pensando na próxima, que aconteceu no feriado de 25/01/2005.

Gerson Jacareí
03/08/2005, 21:27
[quote="Flávio Pandur"]Gerson, se puder conversar com alguém que fez a trilha realmente e nos trazer informações mais precisas, seria muuuuiito bom ! :D :concordo:

Qualquer novidade, posta aqui por favor. E quem souber de informações mais detalhadas se a trilha está fechada mesmo ou se tem algum jeito de passar, compartilhe conosco ! :wink:

Abraços

Pessoal ontem estive conversando com um camarada de São jose do Campos que foi na trilha e ele me disse que esta proibida , tem uma placa na entrada e outra na saida dizendo que esta proibido e tiveram que dar uma grana para o Henrique , para poder passar e ele foi junto dizendo onde poderia passar .

Ronaldo Andrade
04/08/2005, 16:24
Pessoal ontem estive conversando com um camarada de São jose do Campos que foi na trilha e ele me disse que esta proibida , tem uma placa na entrada e outra na saida dizendo que esta proibido e tiveram que dar uma grana para o Henrique , para poder passar e ele foi junto dizendo onde poderia passar


É amigos, este é o resultado do mal uso das trilhas.
O pessoal local deve ter se sentido prejudicado pela bagunça que alguns fizeram por lá e pediram a interdição da famosa trilha. Ele dependem dela para ir e vir entre Cananeia/Ariri e Guaraqueçaba.

ESPERO QUE NOS SIRVA DE LIÇÃO !!!

Ronaldo

Ronaldo Andrade
04/08/2005, 16:26
Pessoal ontem estive conversando com um camarada de São jose do Campos que foi na trilha e ele me disse que esta proibida , tem uma placa na entrada e outra na saida dizendo que esta proibido e tiveram que dar uma grana para o Henrique , para poder passar e ele foi junto dizendo onde poderia passar


É amigos, este é o resultado do mal uso das trilhas.
O pessoal local deve ter se sentido prejudicado pela bagunça que alguns fizeram por lá e pediram a interdição da famosa trilha. Ele dependem dela para ir e vir entre Cananeia/Ariri e Guaraqueçaba.

ESPERO QUE NOS SIRVA DE LIÇÃO !!!

Ronaldo

NeRo
06/08/2005, 12:42
É amigos, este é o resultado do mal uso das trilhas.
O pessoal local deve ter se sentido prejudicado pela bagunça que alguns fizeram por lá e pediram a interdição da famosa trilha. Ele dependem dela para ir e vir entre Cananeia/Ariri e Guaraqueçaba.
ESPERO QUE NOS SIRVA DE LIÇÃO !!!

Fala Ronaldo!
Pelo que eu conheço do telégrafo e claro, pelo que você conhece mais ainda, pois fez a trilha. O que é MAU uso?
O telégrafo exige pneus agressivos, então vai cavar mesmo. Principalmente se está atolado e sendo guinchado, pois, diferentemente de passar sozinho que é relativamente rápido, guinchar demora mais e tá tracionando, ou seja, mais tempo cavando.
Se o nosso prazer atrapalha e incomoda a comunidade local, tem mais que proibir mesmo. Nem proibir, deveriámos nós mesmos abrir mão disso.

Então eu pergunto, o que PODE e o que não PODE no Telégrafo?

Abraços e bem vindo ao fórum! :D

Ronaldo Andrade
02/10/2005, 16:23
NeRo,

Realmente é difícil não fazer estrago por onde passamos, mas devemos fazer de tudo para minimizar o impacto causado. (Pesquise o tópico "Tread Lightly" no google e verá várias dicas)
Pneus agressivos, não são permitidos nos States, a não ser, com uma largura mínima, que minimize o impacto. Mais largura = maior flutuacão. (Ou seja, usar frontieiras, ou outros parcecidos com desenhos de pneus agrícola, mas finos, é um crime com as trilhas, pois acabam com elas, formando enormes erosões)
- Não amarrar guincho direto nas árvores, é outra medida.
- Não deixar lixo, porteiras abertas, invadir prop. particular, cortar vegetação, fazer abortos, etc etc
No caso do Telegrafo, deixar algo em troca do estrago, tipo cesta basica, roupas, brinquedos e doces para as crianças, sempre ajuda na política de boa vizinhança, já que são muito pobres por lá.
Nos EUA já é um problema o fechamento de trilhas pelo governo, devido ao estrago causado por baderneiros. No fim os prejudicados somos nós mesmos, que ficamos sem as trilhas.

Algumas regras encontradas nos sites, a respeito do assunto.

Respect Wildlife.
Leave What You Find.
Dispose of Waste Properly.

Travel and create with minimum impact.
Respect the environment and the rights of others.
Educate yourself, plan and prepare before you go.
Allow for future use of the outdoors, leave it better than you found it.
Discover the rewards of responsible recreation.


Abraços,

Ronaldo Andrade
02/10/2005, 16:31
Fotos da Trilha do Telegrafo - reparem no barro durepox

Ronaldo Andrade
02/10/2005, 16:43
Mais foto

Ronaldo Andrade
02/10/2005, 16:45
Mais.

Ronaldo Andrade
03/12/2005, 23:25
Pessoal,

Fiz a Trillha do Telégrafo mais uma vez no feriado do dia 15/11.
Agora existe uma placa no inicio da trilha, logo apos a escolinha, dizendo que é probido o trafego de veiculos motorizados. Mas não encontramos ninguem fiscalizando. Conversando com morador local, Sr. Henrique, nos disse que haveria uma reuniao a respeito no dia 19/11. São ONGs estrangeiras que estão mandando $$ e incentivando o fechamento da trilha, contra a vontade de alguns moradores.
Vão transformar em reserva ou algo assim. Depois posto fotos.
A trilha agora está ficando mais fácil, pois moradores estão sendo pagos para conservá-la. Então para passar a pé, a cavalo, quadris ou motos, está fácil na maioria dos trechos de grandes atoeleiros, pois foram colocados paus roliços transversalmente, na largura de pouco mais de 1 metro.
Tambem foram construídas pontes de madeira sobre a maioria dos rios, que eram pontos de grandes dificuldades nas saídas íngrimes.
Está quase perdendo a graça. Ainda é de grande desafio. Por enquanto.
O trecho até a escolinha, que levávamos de 3 a 4 horas para fazer, agora dar para ir de qquer carro. Então as 12 horas totais, normais, fizemos em 6 horas.
Mas para jipes a coisa complica bastante, pois vai ficar com uma roda em cima do estaqueado e a outra no atoleiro.
Isto se conseguir passar pelas estacas que puseram no inicio, para impedir a entrada de veículos mais largos que um quadri.

Até,

Ronaldo Andrade
04/12/2005, 00:48
Seguem fotos de 13/11/2005.

Ronaldo Andrade
04/12/2005, 01:02
Mais fotos.

cotton
22/01/2006, 01:36
detalhe importante:
a estrada de guaraqueçaba a antonina é tão ruim, mas tão ruim que demoramos 4 horas pra fazer 80 km
não dava pra andar a mais de 15/20 km/h
se soubessemos que era assim, teriamos voltado pela trilha, que pelo menos era mais divertida e não tinha poeira


Tudo bem q isso foi citado em agosto de 2004, mas la vai... 8)

Agora dia 18/01 quarta feira fui com a familia pra conhecer guaraqueçaba com a Pajero, fomos em 6 pessoas e fizemos essa mesma estrada em 2 horas. 8)

Vel media de 40 km/h.

A pergunta é: Essa estrada mudou muito em 1 ano e meio? Pq não dava pra vcs andarem a mais de 20 km/h?

[]'s :D

proença
15/03/2006, 18:28
estive esta semana (13MAR) conversando com um funcionário da Instituto Florestal e responsável pela unidade de conservação onde passa a trilha do telégrafo, pq nosso grupo tinha o interesse em voltar a faze-la em agosto deste ano
ele confirmou que a trilha se encontra fechada e não existe por hora, possibilidade de autorização, que foi o motivo de ir procurá-lo
segundo ele me explicou, esta situação iniciou-se em razão de jipeiros avariarem a estrada que os moradores utilizam
houve então uma reunião com Ministério Público, a Prefeitura Municipal, o IF e representantes daquelas comunidades, sendo decidido pelo seu fechamento
ainda que não exista fiscalização e a degradação ambiental esteja "comendo solta" (extração vegetal e caça), não tem mais como fazer a trilha
ficamos assim então :stop:

jeisonk
26/09/2006, 22:23
Sumiram as fotos do tópico?

Krisiun
13/11/2006, 18:09
Fotos ok novamente.

Abraços.

ribon
29/11/2006, 12:36
Alguem tem um tracklog da Trilha do Telegrafo?

joão k. chikui
22/02/2007, 21:17
Ribon
Eu não tenho o tracklog do telégrafo, mas tem um pessoal aí de SJC que deve ter (Mauro, etc....) , inclusive eles fizeram um DVD da travessia de batuva para o Ariri, muito legalzinho.
Mas, para veículos motorizados, atualmente está realmente proibido.
Na minha opinião eles deviam deixar quadri e motos,pois estes não danificam as pontes e estivas.
E, apesar de ser jipeiro, dou razão de fechar para jeeps: Vejam o estrago que fizeram os vira latas em apenas 400m de trilha. No dia seguinte, choveu muito e a correnteza carregou todos os paus .
O pessoal do Proença não estragou nada, e, eles sim, cruzaram até Batuva.

AKPG
22/02/2007, 21:33
A trilha está fechada inclusive para quadris. Alguns amigos meus tentaram fazer a trilha no ano passado e não puderam fazer. Tiveram que dar meia volta.

joão k. chikui
23/02/2007, 15:56
AKPG
Acho uma pena, pessoal dos Quadris, o que pode estragar? Sou até favorável a doar tipo 20,00 por cada veículo para Sr. Henrique poder acompanhar o pessoal, fiscalizando e orientando , onde pode e onde não pode passar.
Alguns colegas não gostavam da ideia de pagar 30,00 por jeep, mas, já presenciei o seu henriquinho e os camaradas suando para arrumar estrago dos brabos em ponte e em estiva .

joão k. chikui
25/02/2007, 08:14
Nero
Apesar de 2 anos mais tarde(é que sou novato no forum), sobre uma dúvida qto a estradinha que sobe entre a escola e as estivas:É o caminho da casa de Ernesto Scherman, muito boa gente,mais conhecido como Ernesto caranguejo(Para diferenciar do Ernestinho ,que mora 1 km antes do Henrique, e é primo do caranguejo). não tem saída por lá.

joão k. chikui
25/02/2007, 08:33
Proença
Sobre um rio que vc perguntou ao Jorge greco, não é o que vc pensou.
Este rio que as viaturas deles estão passando por dentro é o Rio Guaraqueçaba, 1 km acima de Batuva.
Depois do telef publico, ao invés de voltar pra guaraqueçaba, segue em frente. Depois do rio vai ter alguma plantação e acaba a estrada.

joão k. chikui
25/02/2007, 08:58
Gersão de Jacareí
Que ótima surpresa encontrá-lo aqui no fórum. Mas so assim mesmo para fazermos off road juntos:
Engesão 4.1 Alcool, forjado, eixo frutuante , disco nas 4, Guincho 12000, e oito camadas de cera Grand Prix. Ouvi dizer que o barro não conseguiria nem aderir nas várias camadas de cera.Até telinha de plástico na frente do radiador tem, mas, não é para barro, é para não grudar mosquito na pintura.
Parece que quem ainda manda bem em trilha é a tal de dona onça.

E aí , irmão, quando sai a gaiola?

taraba
25/02/2007, 09:06
amigão essa trilha não é facil ñ , nunca fiz, mas um grande amigo meu de sp fez com um grupo de sp e rj e o relato foi devastador, para vc ter uma ideia a land dele está equipada com molas scorpion , suspenção ome, bloqueio nos dois eixos arb , guincho dianteiro warn 9000, guincho traseiro mecanico, pneus 100% off road com cravos laterais tipo geninho pneus , prancha de desencalhe , guincho de apoio reserva eletrico , patesca todos os equipamentos necessarios , e mesmo assim tiveram problemas . AH não esqueça de levar barraca , porque vc vai dormir lá....... abraços e boa sorte!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgree n::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

joão k. chikui
25/02/2007, 18:21
Taraba
É que essa trilha(ou ex- trilha) é meio atípica. Entre uma viatura super preparada dessas e um Samuka quase original(Máx Pneu 3K frederico 31", Spoa , Kit calmini ) porém com um bom guincho eletrico 9000lbs, 2 baterias de 75Ah, cada uma com CCA de 500A, ou um CJ-3 , motorzinho de dentista, bom guincho, etc...
Ainda ficaria com os dois ultimos(pelo pouco peso).A idéia lá é flutuar sobre a lama/mato/ estiva , e , assim que começar a patinar, ajuda com o guincho.
Talvez, para alguns isso não tenha graça,mas funciona.

proença
25/02/2007, 19:35
AKPG
Acho uma pena, pessoal dos Quadris, o que pode estragar? Sou até favorável a doar tipo 20,00 por cada veículo para Sr. Henrique poder acompanhar o pessoal, fiscalizando e orientando , onde pode e onde não pode passar.
Alguns colegas não gostavam da ideia de pagar 30,00 por jeep, mas, já presenciei o seu henriquinho e os camaradas suando para arrumar estrago dos brabos em ponte e em estiva .

salve joão
qto tempo hein!!!
eu acho essa idéia sensacional, de cobrar uma taxa pros jipeiros
já que existe o interesse em preservar o local e da jipeirada em fazer a trilha, penso que seria razoável poder ir lá e ter um acompanhamento de um funcionário do parque (não picaretas locais :twisted: )
seria bom pelos seguintes motivos:
. aumentaria a circulação de veículos pessoas e consequentemente a fiscalização ambiental :concordo:
. evitaria jipeiros "trash" que zoam a trilha e depois fo#em todo mundo :putz:

[ ]´s

joão k. chikui
25/02/2007, 19:50
Grande Proença
Como vc sabe, tenho uma ligação muito forte com registro. E, algo que me deixou muito feliz quando da minha passada por aí, na sede do Jeep clube, foi ver a união de voces.
Proença, posso quase me considerar um jipeiro realizado, mas , tenho uma frustação que é não ter feito nenhuma trilha com voces, por mais pequena que fosse, até mesmo passeio.
Mas, quando vcs resolverem fazer o camel ou o passa 15,posso recebê-los.
Quanto a trilha do telegrafo monitorada , parece que vai sair do papel, mas deve ser a pé. Snif...snif....

proença
26/02/2007, 16:51
Quanto a trilha do telegrafo monitorada , parece que vai sair do papel, mas deve ser a pé. Snif...snif....

vamos fazer uma placa de ferro e soldar na viatura
"este jipe fez a trilha do telégrafo"
pode ser que até valorize :mrgreen:

[ ]´s

joão k. chikui
26/02/2007, 20:45
Proença
Do que placa de ferro, merece uma de aço inox 316-L.
Esse ano vou fazer a distribuição de brinquedos a pé.

taraba
27/02/2007, 00:01
Taraba
É que essa trilha(ou ex- trilha) é meio atípica. Entre uma viatura super preparada dessas e um Samuka quase original(Máx Pneu 3K frederico 31", Spoa , Kit calmini ) porém com um bom guincho eletrico 9000lbs, 2 baterias de 75Ah, cada uma com CCA de 500A, ou um CJ-3 , motorzinho de dentista, bom guincho, etc...
Ainda ficaria com os dois ultimos(pelo pouco peso).A idéia lá é flutuar sobre a lama/mato/ estiva , e , assim que começar a patinar, ajuda com o guincho.
Talvez, para alguns isso não tenha graça,mas funciona.

joão é uma opção , realmente as land são bem pesadas e afundam facil em um lamaçal desses como a trilha do telegrafo , pelas fotos q vi os primeiros trechos são em terrenos descampados em fazendas com pouca lama depois a trilha passa por uma vegetação fechada com clareiras abertas na selva como se houvesse ocorrido um acidente aéreo e com muita lama e lama funda um cenario tipico de camel trophy, nesses trechos um carro leve levaria vantagem , além disso ñ forçaria tanto o motor do guincho para auxiliar a viatura a transpor os atoleiros.

joão k. chikui
27/02/2007, 05:30
Grande taraba
Ainda bem que vc não levou a mal ,mas é uma opção barata de fazer trilha e que tb diverte.Para trilha , além de um CJ 3A com GM151, Clark de F-1000, disco nas 4 , bloqueios kaiser ,pneus frontiera e Warn 9000, tenho um JPX com AP2000 e Clark CL2215A,Warn XD9000-i , pneus frontiera.
Com esse Jota, fui atenter um apelo de resgate de um pessoal aí do RJ, que estavam com 3 viaturas quebradas no Buraco Camel, e, os pais dos rapazes quando viram eu chegando, tv pela simplicidade da única viatura, até me aconselharam a não entrar: Taraba,meia -noite aproximadamente estava com o pessoal no asfalto.
Só aí chegou o Gustavo (MGL) com mais socorro e peças sobressalentes.
Em tempo, esse menino é do bem, muito boa gente mesmo.

JUNINHO_BITTENCOURT
31/05/2009, 16:12
Reativando o tópico.

Ja li e reli tudo o tópico inteiro, vi tds fotos do proença. Ja pesquisei em sites também.
Alguem sabe como se encontra a situação atual da trilha?
Gostaríamos de fazer ela no final deste ano ( férias de dezembro/janeiro), o período é aconselhavél?alguma dica?.

Iremos de willys cj´s, f75,785, todos equipados (bloqueios,pneus tork e mamute e sómente guinchos mecânicos em tds).

Alguem se interessa em participar?.

joão k. chikui
31/05/2009, 22:46
Juninho

Atualmente nem de longe lembra a trilha de 4 a 5 anos atrás , mas , se pegar chuva, ainda diverte muito. Janeiro costuma ter chuva, deve ser legal.
Qto a proibição , existe , mas , acho que se evitar o trecho das estivas , passando pelo trecho chamado bananal , acho que o pessoal não deve dar queixa.

O trecho de estiva que é sempre motivo de queixa , pela destruição que os jipes provocam , são 800 m da escolinha até 100 m antes do rio . Para quem faz de São Paulo para o Paraná , 150m antes da escolinha , quase na curva , tem um caminho a esquerda , beirando uma cerca , dá ~~1000m de lama , tranquilo ,pois tem muito ponto de ancoragem , e que vai sair a 100 m do rio , no fim da estiva.

JUNINHO_BITTENCOURT
01/06/2009, 09:30
Puts, que pena

Sei de um pessoal de Ctba que nos levaria lá, ainda nem falei com ele, mas sei que é so falar.

Qual rota seria melhor ( mais difícil)? PR p/ SP ou SP p/ PR?.

A pulga atrás da orelha é investir num processo logístico fdp pra levar os jeeps pra lá (viajem de cegonheira pros jeeps, viajem de carro pra turma, ''alvará das patroas'') para chegar la ser barrado e ter que voltar. :-?.

Tem historia de alguem que perdeu a viajem? ( não pode passar, mesmo pegando o desvio citado?).
Acredita que seja possível negociar? ( cachaça, comida, etc).

Desculpe tantas perguntas, mas como sou eu que estou organizando, não quero perder o pescoço entre os amigos se tivermos que voltar. hehe.

Obrigado pela ajuda.

sakinho
01/06/2009, 21:30
Boa noite


o pessoal de amparo ja fez esta trilha tres vezes e na ultima nao foi muito facil foram 4 dia para andar 30km mais ou menos alem de que tem uma parte que nao se pode trafegar entao tem que dar propina para os moradores para que eles nao chamem a policia ok

conselho va com alguem que conhece eu nunca fui mais !!!!!!!!
Abraços

fabioabe
02/06/2009, 02:42
Juninho,
Caso realmente for, pode por o meu nome na lista, eu vou com certeza. Final do ano to colocando um Ekron e vou colocar o work na traseira(ui!) da band. Na Fenajeep podemos conversar mais tbm, vou chegar por aih na sexta de tarde.
O ultimo grupo que foi para lah foi o pessoal do pato roco de blumenau, conhece?
Entra no site deles q tem fotos. Ate onde sei levaram 3 dias 2 noites somente na trilha. Foram no feriado de 1 de maio.
E detalhe, lah sempre chove. O cidadezinha q chove!!! Rsrsrsrs

Att
Fabio

Xande Picape
25/08/2009, 15:57
Olha a trilha do telégrafo, não é tão dificil assim, a gente do Belchior Jeep Clube e do Jeep Clube de Blumenau, foi.... saimos de Blumenau dia 30/04/09 e voltamos dia 03/05/09, a gente entrou por Guaraqueçaba PR e saiu em cananeia SP, a gente foi no total de 7 troller, sendo 3 troller zeros, 1 troller 2000, e 3 troller 2007, e mais do jeeps 19....., a gente entrou na trilha mais ou menos as 08:00 hrs do dia 1/05 e foi até no rio para fazer o acampamento, chegamos mais ou menos as 20:00 hrs no rio, no dia seguinte começamos as 06:00 hrs e foi até 20:00 hrs, naquela noite a gente ficou na casa do seu Daniel um dos poucos moradores que moram ali, ele tinha luz eletrica só, geladeira e chuveiro nem pensar.... tinha um radio só....carne defumada.... dois quartos e uma cozinha e uma sala ali dormimos, no domingo já 06:00 hrs começamos denovo, pq faltava 400 metros só, mas para vcs saberem, no sabádo as 15:00 hrs tbm faltava 400 metros..... saimos 12:00 hrs da trilha, até chegar em casa 00:00..... mas com certeza é uma das melhores trilha que fizemos até hoje...tem que ter uma equipe muito boa...amizade e além de tudo não pode desistir.... outro dia falo mais detalhes...valeu e boa sorte para quem vai....

Ronaldo Andrade
26/08/2009, 20:41
Pessoal

Nós fizemos a trilha de quadri pela última vez em 20/11/2008.
(Já fizemos umas 8 a 10 vezes)

Estava muito mais fácil que das outras vezes. Não é mais um bicho de sete cabeças. Mas isto foi a quase 1 ano atrás. E lá está sempre mudando.
O que acontece hoje, é que ela ficou bem mais "curta", ou seja, o trecho de trilha mesmo, diminuiu em uns 4 a 5 km, com construção de pontes e aterros.
Se não estiver bastante molhado, depois de muita chuva, eu diria até que perdeu um pouco a graça.

Abs

Ronaldo.

Ronaldo Andrade
26/08/2009, 20:48
Qdo se chega em Guarequeçaba, vemos como vale a pena o esforço.
Ou mesmo se tiver sido fácil.
É muito bonita a paisagem por lá.

Seguem algumas fotos.