Ver Versão Completa : Jimny - Barra frontal envergada? Bonus: Pedal da embreagem rangendo (fotos)
JulioTavares
26/06/2013, 15:08
Pessoal, é normal essa barra estar nesse angulo? No manual de serviço pelo que vi é a "lateral rod/tie rod"... suspensão/direção não é o meu forte! hehehe
Meu carro vem puxando bastante pra esquerda há um tempo, mandei balancear e alinhar porém o rapaz disse que a cambagem estava um pouco negativa na roda esquerda mas que eles não faziam esse serviço lá.
Ps.: Meu carro tem pneus 215/75 sem lift algum, atualmente tem 6300km.
http://imageshack.us/a/img191/2040/z998.th.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/191/z998.jpg/)
http://imageshack.us/a/img834/9701/h9xq.th.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/834/h9xq.jpg/)http://imageshack.us/a/img843/5508/x5ts.th.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/843/x5ts.jpg/)
Outro fato é que o pedal da embreagem está fazendo um barulho horrível quando eu pressiono ela, segunda vez que isso ocorre (depois de participar de uma trilha) - da primeira vez sumiu sozinha. Fui pra baixo do carro e tirei a capa vigia da caixa seca e vi que o cabo estava com bastante barro onde prende no garfo, porém não sei que tipo de lubrificante/graxa devo utilizar para limpar e lubrificar. É esta parte que causa o barulho?
E outra, posso isolar essa capa com silicone? Achei meio mal-feito, entra barro/água pra caramba por aquele plástico!!!
De antemão agradeço a ajuda!
A impressão é que deu uma empenada na barra de direção... Vou tentar olhar melhor no meu depois, mas pelo que me lembro é retinha.
Os terminais tão ok, eles torsionam mesmo e dá uma impressão que tá fazendo esforço, mas na verdade tem um ball joint por baixo daquela borracha.
Quanto a embreagem, tenho um amigo que está com o mesmo problema. Acreditamos ser sujeira mesmo. Foda é o trabalho que dá pra desmontar e limpar a caixa seca. Faltou uma blindagem melhor por parte da Suzuki...
JulioTavares
26/06/2013, 17:07
http://www.bigjimny.com/images/documents/Washing_the_Clutch.pdf
Nesse tutorial diz que pode lavar com mangueira de baixa pressão dentro da caixa seca e depois de secar lubrificar, só não diz o tipo de lubrificante (acredito que wd40 não seja o ideal rs).
Teoricamente faria menos mal lavar do que deixar o barro dentro.
JulioTavares
26/06/2013, 17:09
Se a barra de direção estiver mesmo empenada, qual a causa mais comum? Buracos, pedras batendo...?
Tem jeito ou só trocando? Acho que a garantia não cobre não :lol:
Oi,
Achei essa foto na net, a peça não é original, mas também está envergada
http://i1093.photobucket.com/albums/i428/halford72/Jimny/misc/under-front.jpg
Bovo, essa é a panhard regulável. As da direção são retas mesmo. Julio, acho que vai ter que desempenar.
Legal o tutorial da limpeza. Acho que o wd40 serve sim.
JulioTavares
26/06/2013, 18:50
Bovo, essa é a panhard regulável. As da direção são retas mesmo. Julio, acho que vai ter que desempenar.
Legal o tutorial da limpeza. Acho que o wd40 serve sim.
Putz! Vou amanhã na concessionária tentar acionar a garantia, não acredito que seja normal em 7 meses de uso (99% cidade, apesar de esburacada) acontecer isto.
Muito obrigado pela ajuda!
Tá estranho mesmo. Não sou expert, mas acho melhor verificar sim...
Putz! Vou amanhã na concessionária tentar acionar a garantia, não acredito que seja normal em 7 meses de uso (99% cidade, apesar de esburacada) acontecer isto.
Muito obrigado pela ajuda!
Pessoal, é normal essa barra estar nesse angulo?
Outro fato é que o pedal da embreagem está fazendo um barulho horrível quando eu pressiono ela, segunda vez que isso ocorre (depois de participar de uma trilha) -
Oi Julio, no meu carro, essa barra tem exatamente esse ângulo. No início achei estranho mesmo, mas faço trilha há um bom tempo e nunca tive bronca. Se vc olhar com calma, vai perceber q não dá pra "desenvergar" porque pegaria no amortecedor.
Quanto ao rangido da embreagem, é o cabo que está ressecado. É só tirar o cabo e ficar colocando óleo ou WD40 na ponta do cabo e ficar mexendo até sair o óleo pela outra ponta.
Att,
JulioTavares
28/06/2013, 20:40
Oi Julio, no meu carro, essa barra tem exatamente esse ângulo. No início achei estranho mesmo, mas faço trilha há um bom tempo e nunca tive bronca. Se vc olhar com calma, vai perceber q não dá pra "desenvergar" porque pegaria no amortecedor.
Quanto ao rangido da embreagem, é o cabo que está ressecado. É só tirar o cabo e ficar colocando óleo ou WD40 na ponta do cabo e ficar mexendo até sair o óleo pela outra ponta.
Att,
Obrigado pelas dicas Treco!
Mas agora fiquei ainda mais confuso... Num forum gringo me falaram que era pra ser reta, o thix4 falou que é reta... E agora ela é curva! Rs
de qualquer forma só venho notado o carro puxar bem pra esquerda mesmo... O mecanico falou que era cambagem, vou verificar depois.
Julio, verifiquei a minha e é retinha mesmo.
Cambagem acho que não existe para eixo rígido. É só o ângulo de caster que dá pra medir. Mas isso não tem a ver com puxar para a esquerda...
Desculpe não saber te ajudar mais. Recomendo levar num especialista fazer uma verificação geral. Mesmo um amortecedor traseiro estourado pode fazer o carro puxar.
abs
Obrigado pelas dicas Treco!
Mas agora fiquei ainda mais confuso... Num forum gringo me falaram que era pra ser reta, o thix4 falou que é reta... E agora ela é curva! Rs
de qualquer forma só venho notado o carro puxar bem pra esquerda mesmo... O mecanico falou que era cambagem, vou verificar depois.
fabiomlessa
17/11/2014, 16:37
Amigos, alguém já fez essa limpeza do cabo de embreagem. Poderia dar mais detalhes?
Roots_Rider
06/03/2017, 18:59
Amigos, alguém já fez essa limpeza do cabo de embreagem. Poderia dar mais detalhes?
Desenterrando o tópico :torcendo:
Tira o cabo...deixe uma ponta alta e a outra baixa (quanto maior o angulo mais rápido o serviço).
Põe bastante wd40 na extremidade alta e vai empurando e puxando o cabo até o wd sair na parte baixa.
Vai começar a sair tudo preto... Depois que sair um pouco da sujeira repita o processo com óleo singer de máquina de costura.
Sempre funcionou muito bem nos meus cabos de freio e embreagem de moto!:curtir:
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