PDA

Ver Versão Completa : Consumo D3 V8



gabrul
25/06/2013, 11:36
Pessoal,

Estou com a minha D3 HSE 07/08 a quase 10.000 KM. ela hoje esta com 66000 Km e com a ultima revisão (60KKm) feita na Land recreio.

Desde sempre ela tem feito 6,0 Km/l na estrada. Eu só uso ela em viagens e deslocamentos urbanos na cidade para onde eu viajei. Ou seja 95% estrada. Uso Podium (ou aditivada da shell na falta desta) e o histórico de manutenção é legal. Ando sempre com o cambio em "manual" priorizando marchas altas e rotação baixa (método carga). velocidade média entre 110 e 130 com ultrapassagens a bem mais que isso.

Tá muito fora? quanto vcs conseguem?

Não é algo que me doa no bolso (se doesse não tinha uma D3 a Gasolina) mas as vezes é triste parar no posto e deixar R$250 para rodar 300Km.

abs,

neilsonhenriques
25/06/2013, 12:02
Desde sempre ela tem feito 6,0 Km/l na estrada. Eu só uso ela em viagens e deslocamentos urbanos na cidade para onde eu viajei. Ou seja 95% estrada. Uso Podium (ou aditivada da shell na falta desta) e o histórico de manutenção é legal.

Isso depende muito do trajeto e da possibilidade de manter uma velocidade média, sem acelerações bruscas.

Quando faço Rio de Janeiro x Vale do Paraíba pela Dutra, a média é de 8 km/l porque estou subindo.
Quando volto, a média sobe para 10 km/l, obviamente porque estou descendo.

Também só abasteço com Podium e não uso câmbio manual.

Verifique a calibragem de pneus. Isso dá diferença no consumo do D3. Quando vou pra uma estrada de chão (raramente), baixo para 28 libras. Mas no asfalto, uso 35 libras.
Outra coisa, troque de posto.
Num posto aqui da cidade, eu abasteço de Podium e na estrada, consigo no máximo, 8 km/l. Nunca mais que isso.
Troquei para outro posto e a gasolina parece ser outra. Eu trisco o acelerador e o carro responde com a grosseria peculiar de um V8. Abastecendo nesse posto, consigo chegar nos 10 km/l.

Abraço, :concordo:
Neilson

gabrul
25/06/2013, 14:23
Fala Neilson,

Obrigado pela resposta. Isto é que me deixa meio tenso. Se você consegue 8 a 10 por que eu não passo de 6? Estou com receio de não ser a gasolina. Abasteço em um posto modelo da Petrobras que é da própria BR. Filtro de ar novo e calibragem em dia (33 na frente e 36 atras).

Como é um carro incomum é difícil saber o que é característica do meu e o que que é do modelo... vou trocar as velas apesar de ser bem cedo... alguma outra ideia?

abs e obrigado!

Costa Pereira
25/06/2013, 15:56
Boa tarde gabrul

A minha média de consumo tambem é essa, andando sem preocupações, com o cambio no automático, mantendo uma velocidade entre 100 e 130 km/h mas sem dó de acelerar nas ultrapassagens. Quando estou com paciência para manter uma boa média, com cambio no manual, velocidade entre 80 e 100 km/h e planejando bem as ultrapassagens para não precisar acelerar muito nas ultrapassagens consigo uma média de 8 km/l em um percurso misto mas já cheguei a passar de 10 em um percurso longo de descida suave.
Na minha opinião, o que mais contribui para o consumo alto são as acelerações bruscas nas ultrapassagens, e claro que se estiver dirigindo numa estrada com pista simples e não estiver com vontade de ficar a 80 km/h atrás dos caminhões estas vão ser frequentes.

Abraços

gabrul
26/06/2013, 09:55
Fala Costa,

Entao fico mais tranquilo que deve ser caracteristica do carro mesmo. Eu moro em Macaé-RJ e viajo muito para a serra do Rio e até lá tem um bom trecho de BR 101 pista simples (cheio de gente com 1.0 ultrapassando sem reduzir marcha...).

O colega Neilson deve pegar um trecho de pista duplicada. Ai realmente acho que dá para fazer uns 7-8

abs,

Alexandre Tietsche
26/06/2013, 10:03
é meio hilário, quem tem carro 1.0 esmerilha pra andar a 130km/h já que tem 4.4 V8 tenta andar a 80km/h..rs..

neilsonhenriques
26/06/2013, 10:05
O colega Neilson deve pegar um trecho de pista duplicada. Ai realmente acho que dá para fazer uns 7-8


Gabrul,

Exatamente isso. Uns 80% eu ando em pista duplicada (Via Dutra) e escolho horários de menor movimento. A velocidade é praticamente constante, salvo quando subo a Serra das Araras. Nesse trecho a média cai bastante.
Também concordo com o Costa Pereira sobre ultrapassagens. Isso faz o consumo aumentar muito.

Pelo seu trajeto e estradas, 6 km/l é explicável.

Aliás, essa é a média do meu TR4 quando ando para a Região Serrana do Rio, informo apenas como curiosidade.

Abraço, :concordo:
Neilson

neilsonhenriques
26/06/2013, 10:10
é meio hilário, quem tem carro 1.0 esmerilha pra andar a 130km/h já que tem 4.4 V8 tenta andar a 80km/h..rs..

Alexandre,
É um pouco questão de juízo também. :chorandoderir:

O cara do Uno provavelmente não tem noção do risco que está correndo andando a 130 km/h num carro sem nenhum item de segurança. Uma poça de óleo e pode preparar o caixão e a vela preta.
Andar num D3 a 80 km/h é muito gostoso. A sensação é como se o carro estivesse parado. Minha mulher nunca conseguiu terminar uma viagenzinha de 2 horas sem dormir. Já no TR4 ...

Abraço, :concordo:
Neilson

gabrul
26/06/2013, 11:27
Alexandre,
É um pouco questão de juízo também. :chorandoderir:

O cara do Uno provavelmente não tem noção do risco que está correndo andando a 130 km/h num carro sem nenhum item de segurança. Uma poça de óleo e pode preparar o caixão e a vela preta.
Andar num D3 a 80 km/h é muito gostoso. A sensação é como se o carro estivesse parado. Minha mulher nunca conseguiu terminar uma viagenzinha de 2 horas sem dormir. Já no TR4 ...

Abraço, :concordo:
Neilson

EU nao consigo andar a 80... ando entre 110 e 130 no normal... e nem dá para sentir mesmo...

LuizFelippe84
26/06/2013, 11:44
Em parte esse paradoxo deve ser explicado pois o cara em um popular 1.0 quer mesmo eé chegar logo e sair de dentro do mesmo eqto que num LR é o oposto...rs :-P

Luiz P
04/10/2014, 23:25
Obrigado pela resposta. Isto é que me deixa meio tenso. Se você consegue 8 a 10 por que eu não passo de 6? Estou com receio de não ser a gasolina. Abasteço em um posto modelo da Petrobras que é da própria BR. Filtro de ar novo e calibragem em dia (33 na frente e 36 atras).

Como é um carro incomum é difícil saber o que é característica do meu e o que que é do modelo... vou trocar as velas apesar de ser bem cedo... alguma outra ideia?

abs e obrigado![/QUOTE]

Olá a todos.

Eu recém adquiri uma D3 HSE V8 2005. Li um pouco neste site (tem muita coisa!) para ter mais informações, o que me ajudou a decidir pela HSE. Estou descobrindo o carro ainda...:concordo:

Vim dirigindo na castelo branco, com poucas acelerações... Minha média não chegou a 7 km/l. Usei gasolina aditivada.
Você conseguiu melhoria de consumo trocando as velas Gabrul? Ou fazendo qualquer outra coisa (ex. trocando de posto)? Algum problema desse tipo (vela) acaso seria registrado no computador da LR? Sei que a combinação de 2,4 ton e 4.4 litros de motor indica consumo alto, mas minha preocupação é ter algum problema de manutenção que esteja reduzindo o rendimento.

Meu próximo passo será testar a podium para ver o que consigo de melhoria.

É muito interessante e proveitoso as informações colocadas aqui. Realmente sinto como um site muito útil aos proprietários dos veículos.

Lucas-Rech
08/10/2014, 00:27
A minha, máximo que consegui fazer, foi 6,5km/l na estrada. Ela dava umas engasgadas quando piso forte. Não sei se é normal.
Troquei as velas. Mas, por total descuido, importei as champion normais, e não as iridium que são utilizadas.