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Ver Versão Completa : Qual a diferença da caixa seca para caixa sincronizada .



claudio gallo
24/06/2013, 23:10
Galera vejo os colegas falarem sobre isso e eu não sei a diferença , qual a melhor ou tanto faz! Minha band é uma 88.Obrigado!

Glauco mendes
25/06/2013, 01:15
Galera vejo os colegas falarem sobre isso e eu não sei a diferença , qual a melhor ou tanto faz! Minha band é uma 88.Obrigado!

Blz Cláudio se a sua band é 88 ela é com caixa 4 marchas sincronizada, já da moderna que já esta dizendo ela é toda sincronizada e com tração e redução, já as caixas secas ñ tem anéis sincronizadores na 1 e 2 marchas , são secas e também neste modelos ñ tem redução só o modo 4x4 , quanto a ser melhor o pessoal gosta mas das mais modernas por ter a redusida, mas dependendo o que se faz a outra mais antiga também é boa e duravel....

hercilio.neto
25/06/2013, 01:17
O Bandeirante 88 tem caixa sincronizada e t-case com reduzida.
Até 81 o Bandeirante vinha com cambio de 4 marchas e sem reduzida. Esse câmbioª tem a 1.ª e 2.ª secas e 3.ª e 4.ª sincronizadas. Por não ter a reduzida, a 1.ª marcha é bem curta. Nessa configuração, o diferencial fica centralizado no eixo traseiro.
A partir de 82 até 92 o Bandeirante vinha com câmbio de 4 marchas todas sincronizadas e t-case com reduzida. O diferencial fica deslocado para a direita no eixo traseiro.
A partir de 93 o Bandeirante recebeu o cambio de 5 marchas.

Esse é um item importante, essa evolução é muito valorizada e é determinante no preço do jipe.
Primeiro porque a troca do cambio sem reduzida para cambio de 4 marchas sincronizadas requer a troca do cambio, t-case e eixo traseiro e a troca de um 4 marchas sincronizadas para um de 5 marchas é complicado de achar. Então sai caro.

hercilio.neto
25/06/2013, 01:25
Eu já tive o cambio sem reduzida.
É um item que desvaloriza o jipe, mas até que é fácil de se adaptar com o cambio.
Outra coisa é que os componentes desse cambio são mais parrudos.

claudio gallo
26/06/2013, 12:44
Valeu Glauco! Lido e compreendido! Gde abraço!!
Blz Cláudio se a sua band é 88 ela é com caixa 4 marchas sincronizada, já da moderna que já esta dizendo ela é toda sincronizada e com tração e redução, já as caixas secas ñ tem anéis sincronizadores na 1 e 2 marchas , são secas e também neste modelos ñ tem redução só o modo 4x4 , quanto a ser melhor o pessoal gosta mas das mais modernas por ter a redusida, mas dependendo o que se faz a outra mais antiga também é boa e duravel....

claudio gallo
26/06/2013, 12:46
Ótima explicação Hercílio!Muito obrigado!!
O Bandeirante 88 tem caixa sincronizada e t-case com reduzida.
Até 81 o Bandeirante vinha com cambio de 4 marchas e sem reduzida. Esse câmbioª tem a 1.ª e 2.ª secas e 3.ª e 4.ª sincronizadas. Por não ter a reduzida, a 1.ª marcha é bem curta. Nessa configuração, o diferencial fica centralizado no eixo traseiro.
A partir de 82 até 92 o Bandeirante vinha com câmbio de 4 marchas todas sincronizadas e t-case com reduzida. O diferencial fica deslocado para a direita no eixo traseiro.
A partir de 93 o Bandeirante recebeu o cambio de 5 marchas.

Esse é um item importante, essa evolução é muito valorizada e é determinante no preço do jipe.
Primeiro porque a troca do cambio sem reduzida para cambio de 4 marchas sincronizadas requer a troca do cambio, t-case e eixo traseiro e a troca de um 4 marchas sincronizadas para um de 5 marchas é complicado de achar. Então sai caro.

MRCLGV
22/07/2013, 23:08
Ha! Belíssima explicação, "digna de Wikipedia"!

Obrigado Hercílio, pois tenho uma '80 com turbo, e para compensar a falta da reduzida, no futuro "e antes de ir para o Jalapão" eu vou instalar um guincho bom... pra mim não vale a pena toda a gastança de $$, uma vêz que não farei trilhas pesadas.

Abçs!

hercilio.neto
23/07/2013, 00:18
Ha! Belíssima explicação, "digna de Wikipedia"!

Obrigado Hercílio, pois tenho uma '80 com turbo, e para compensar a falta da reduzida, no futuro "e antes de ir para o Jalapão" eu vou instalar um guincho bom... pra mim não vale a pena toda a gastança de $$, uma vêz que não farei trilhas pesadas.

Abçs!
MRCLGV,
Dá tranquilo.
O câmbio seco tem a 1.ª marcha bem reduzida. É muito forte.
Fiz muita trilha com o meu Band 64.
A reduzida só faz falta quando tem uma rampa muito ingreme pra descer, ou quando tem que subir bem devagar.
Força não falta.

mtbarreto28
11/01/2016, 22:51
MRCLGV,
Dá tranquilo.
O câmbio seco tem a 1.ª marcha bem reduzida. É muito forte.
Fiz muita trilha com o meu Band 64.
A reduzida só faz falta quando tem uma rampa muito ingreme pra descer, ou quando tem que subir bem devagar.
Força não falta.


Olá senhor Hercilio,

Sou no Fórum, mas lendo alguns tópicos percebi o seu grande conhecimento.

Sou totalmente leigo em Bandeirantes, mas estou comprando um. No caso a Bandeirante seria o meu carro para uso diário. Se possível, gostaria de saber se faz muita diferença ela ter 4 ou 5 marchas? Ser aspirada ou turbinada? E quais outros pontos seriam mais importantes para levar em consideração? O que seria o DH que li em outros tópicos?

Desde já agradeço a atenção.
Muito Obrigado.

hercilio.neto
12/01/2016, 00:54
Olá senhor Hercilio,

Sou no Fórum, mas lendo alguns tópicos percebi o seu grande conhecimento.

Sou totalmente leigo em Bandeirantes, mas estou comprando um. No caso a Bandeirante seria o meu carro para uso diário. Se possível, gostaria de saber se faz muita diferença ela ter 4 ou 5 marchas? Ser aspirada ou turbinada? E quais outros pontos seriam mais importantes para levar em consideração? O que seria o DH que li em outros tópicos?

Desde já agradeço a atenção.
Muito Obrigado.
Boa noite mtbarreto28.

A 5.ª marcha é overdrive, permite que a Band deslanche na estrada. As demais marchas são idênticas ao cambio de 4 marchas.
Para quem não tem a 5.ª marcha existem opções que melhoram a performance, que são os pneus maiores e/ou o alongamento da relação coroa e pinhão.

Os motores Mercedes que equipam a Band tem ótimo torque em baixa rotação (o 14B também), mas falta fôlego em giros mais altos. Você sente quando o jipe perde velocidade na subida.
A turbina serve para aumentar a potência do motor e dar um fôlego para que se mantenha o giro. Faz uma diferença enorme.
É um ótimo upgrade, mas não é barato.
Existem configurações já consagradas, como a .42/.48 e a k16, é só seguir a receita.

DH é abreviação de direção hidráulica.
Você encontrará outras abreviações que a galera usa, como RL (roda livre), AC (ar condicionado), C&P (coroa e pinhão), BI (bomba injetora) e outras que tem a ver com as marcas, como OM, BF, AVM, etc.

A Band é um bom carro para o uso diário. Tem seus prós e seus contras:
É relativamente econômico, dá pouca manutenção, quase não desvaloriza, é imponente no trânsito, não fica preso em alagamentos e é cheia de estilo.
Mas é um veículo caro, os upgrades são caros, a suspensão não é nada confortável, não é silencioso nem rápido, é muito visado para roubos, dificilmente é aceito por seguradoras e o pior, transforma-se em um vício incurável.

Considero que uma boa Band deve-se ter a configuração mínima com motor OM314 com bomba de vácuo, freios a disco com servo freio e câmbio sincronizado.
Deve estar com a mecânica boa (motor, cambio, diferenciais e bomba injetora), pois são itens caros, e lataria em boas condições pois é um item que requer cuidado permanente.
Uma Band assim, custará entre R$ 23 e 28 mil.
A partir daí, poderá pensar nos upgrades e se programar para fazer aos poucos.

Os upgrades mais desejados são: Direção hidráulica (R$ 4 mil), eixo flutuante (R$ 3 mil), turbina (2,5 mil), intercooler (1,5 mil), ar condicionado (R$ 4 mil)

As vezes, em uma boa negociação, se consegue comprar uma Band com alguns upgrades por um bom preço.

mtbarreto28
12/01/2016, 01:14
Primeiro gostaria de agradecer a atenção despendida.

A possibilidade de eu comprar uma com motor OM-364 com 4 marchas e trocar para 5 marchas existe? É muito dificil? Pq percebi que as com 4 marchas são bem mais baratas.

Lendo o FORUM percebi que a manutenção do motor OM-364 é muito mais fácil e barata que o 14B. Talvez pq o OM-364 seja usado em alguns caminhões?

A manutenção do 14B é muito complicada? Muito mais cara? Fico um pouco aprensivo pq moro em Sergipe e percebo que não temos tradição em Bandeirantes. Aqui Off-Road é basicamente Troller.

mtbarreto28
12/01/2016, 01:29
Surgiu mais uma dúvida.....Em média qual o consumo da sua?

Quem é mais econômico OM-364 ou 14B?

Provavelmente quem tem 5 marchas é mais economico certo?

Colocar Turbina e Intercooler muda o consumo?

mtbarreto28
12/01/2016, 01:33
Boa noite mtbarreto28.

A 5.ª marcha é overdrive, permite que a Band deslanche na estrada. As demais marchas são idênticas ao cambio de 4 marchas.
Para quem não tem a 5.ª marcha existem opções que melhoram a performance, que são os pneus maiores e/ou o alongamento da relação coroa e pinhão.

Os motores Mercedes que equipam a Band tem ótimo torque em baixa rotação (o 14B também), mas falta fôlego em giros mais altos. Você sente quando o jipe perde velocidade na subida.
A turbina serve para aumentar a potência do motor e dar um fôlego para que se mantenha o giro. Faz uma diferença enorme.
É um ótimo upgrade, mas não é barato.
Existem configurações já consagradas, como a .42/.48 e a k16, é só seguir a receita.

DH é abreviação de direção hidráulica.
Você encontrará outras abreviações que a galera usa, como RL (roda livre), AC (ar condicionado), C&P (coroa e pinhão), BI (bomba injetora) e outras que tem a ver com as marcas, como OM, BF, AVM, etc.

A Band é um bom carro para o uso diário. Tem seus prós e seus contras:
É relativamente econômico, dá pouca manutenção, quase não desvaloriza, é imponente no trânsito, não fica preso em alagamentos e é cheia de estilo.
Mas é um veículo caro, os upgrades são caros, a suspensão não é nada confortável, não é silencioso nem rápido, é muito visado para roubos, dificilmente é aceito por seguradoras e o pior, transforma-se em um vício incurável.

Considero que uma boa Band deve-se ter a configuração mínima com motor OM314 com bomba de vácuo, freios a disco com servo freio e câmbio sincronizado.
Deve estar com a mecânica boa (motor, cambio, diferenciais e bomba injetora), pois são itens caros, e lataria em boas condições pois é um item que requer cuidado permanente.
Uma Band assim, custará entre R$ 23 e 28 mil.
A partir daí, poderá pensar nos upgrades e se programar para fazer aos poucos.

Os upgrades mais desejados são: Direção hidráulica (R$ 4 mil), eixo flutuante (R$ 3 mil), turbina (2,5 mil), intercooler (1,5 mil), ar condicionado (R$ 4 mil)

As vezes, em uma boa negociação, se consegue comprar uma Band com alguns upgrades por um bom preço.



Primeiro gostaria de agradecer a atenção despendida.

A possibilidade de eu comprar uma com motor OM-364 com 4 marchas e trocar para 5 marchas existe? É muito dificil? Pq percebi que as com 4 marchas são bem mais baratas.

Lendo o FORUM percebi que a manutenção do motor OM-364 é muito mais fácil e barata que o 14B. Talvez pq o OM-364 seja usado em alguns caminhões?

A manutenção do 14B é muito complicada? Muito mais cara? Fico um pouco aprensivo pq moro em Sergipe e percebo que não temos tradição em Bandeirantes. Aqui Off-Road é basicamente Troller.

hercilio.neto
12/01/2016, 22:51
Primeiro gostaria de agradecer a atenção despendida.

A possibilidade de eu comprar uma com motor OM-364 com 4 marchas e trocar para 5 marchas existe? É muito dificil? Pq percebi que as com 4 marchas são bem mais baratas.
Essa possibilidade existe. Caso opte pela troca, dificilmente voce encontrará um cambio de 5 marchas originário de uma Band com OM364 para comprar, o mais provável é encontrar um câmbio originário de um 14B.
Nesse caso será necessária uma pequena adaptação na embreagem devido às estrias serem diferentes do eixo piloto.
Mas dá pra fazer.


Lendo o FORUM percebi que a manutenção do motor OM-364 é muito mais fácil e barata que o 14B. Talvez pq o OM-364 seja usado em alguns caminhões?

A manutenção do 14B é muito complicada? Muito mais cara? Fico um pouco aprensivo pq moro em Sergipe e percebo que não temos tradição em Bandeirantes. Aqui Off-Road é basicamente Troller.
Cara, esse é um debate eterno entre os toyoteiros.
Na verdade os dois motores são ótimos e dificilmente dão problemas. Mas a maioria dos mecânicos tem mais intimidade com os motores Mercedes e as peças são mais fáceis de encontrar. Mas eu, particularmente, só precisei comprar o kit de embreagem e a tampinha do óleo. Nunca precisei comprar peças ou componentes do motor.
A Band com 14B já vem originalmente com câmbio de 5 marchas, barra estabilizadora, amortecedor de direção, bateria no cofre e tanque de 63 litros.

Adrianwdr
08/02/2016, 01:31
Eu to na mesma do mtbarreto, iniciando na band.
Tem quase dois meses que leio todo dia o forum, e vou acabar pegando uma longa, ano 90, 364 de 4 marchas,
Futuramente trocar a caixa (uma ZF 250, talvez) alongar e turbinar, o consumo de um carro é algo que realmente faz diferença para mim.
E Hercilio, muito obrigado pelas suas respostas no forum, aprendo muito com seus posts, valeu a paciência. :brinde: