Conectar

Ver Versão Completa : Ar na bomba, ou problema na bomba! Por favor me ajudem!!

claudio gallo
24/06/2013, 22:34
Boa noite galera! Mais uma vez venho pedir ajuda aos amigos veteranos e conhecedores da mecânica MB 608/314.Como havia relatado anteriormente em outros posts sobre minha band 88,houve o mesmo problema anteriormente de corte de combustível,aí troquei o tanque mangueiras ,boia etc....,minha band para como tivesse acabado o combust. e tenho andado de tanque cheio,meu macânico não sabe oquê é,e eu menos ainda ,não achei vazamento,aí fico punhetando aquela valvula até cansar,abro parafuso fecho parafuso,é foda,enfim alguém pode me ajudar! Muito obrigado!!!!!

hercilio.neto
24/06/2013, 22:46
Já me aconteceu isso nos dois jipes.
No primeiro era o tanque que estava esfarelando por dentro e entupia a mangueira.
No segundo era o filtro que estava sujo e não dava conta quando era exigido um fluxo maior de diesel.
Pode ser que no seu caso esteja acontecendo uma dessas duas coisas, ou até mesmo as duas.

RogérioNunes
24/06/2013, 22:51
Claudio, trocou a mangueira do tanque até o motor?
Pra saber se o problema é do tanque ao motor ou bomba de transferência, coloque um galão de 20litros de combustível ligado direto na bomba de transferência, se der o problema novamente pode trocar a bomba de transferência que provavelmente pode ser ela.Se não der é no tanque/mangueiras/pescador, etc...
Já tive dois casos semelhantes na oficina e um deles foi provocado pela junta da boia de combustível que é de cortiça. Existem dois tipos dessa junta, uma que não tem resistência nenhuma e se esfarela em pouco tempo entupindo a mangueira que leva o combustível ao motor.
Fazer um diagnóstico preciso só com esses dados que você relatou fica complicado mas começa por aí e vamos eliminado os possíveis causadores do problema.

abraço

claudio gallo
24/06/2013, 23:21
Correto, mas como eu relatei ,após o 1º acontecimento eu troquei o tanque e as mangueiras , ofiltro realmente foi trocado antes da troca do tanque novo, e as mangueiras são aquelas próprias de combustível que é de um material " tipo um plático ,sei lá" ,Vou dar uma olhado nas filtros e posto os resultados .Abraços e obrigado!!!!!!!!
Já me aconteceu isso nos dois jipes.
No primeiro era o tanque que estava esfarelando por dentro e entupia a mangueira.
No segundo era o filtro que estava sujo e não dava conta quando era exigido um fluxo maior de diesel.
Pode ser que no seu caso esteja acontecendo uma dessas duas coisas, ou até mesmo as duas.

claudio gallo
24/06/2013, 23:31
Roger ,troquei o tanque por um de plático da TRAÇÃo Mania e as mangueras,como relatei ao Hercílio, vou dar uma olhada nos filtros.OBS: Se eu esvaziar o tanque consigo ver o pescado?Engraçado que normalmete acontece qdo rodo em torno de uns 50km.Muito obrigado!!!
Claudio, trocou a mangueira do tanque até o motor?
Pra saber se o problema é do tanque ao motor ou bomba de transferência, coloque um galão de 20litros de combustível ligado direto na bomba de transferência, se der o problema novamente pode trocar a bomba de transferência que provavelmente pode ser ela.Se não der é no tanque/mangueiras/pescador, etc...
Já tive dois casos semelhantes na oficina e um deles foi provocado pela junta da boia de combustível que é de cortiça. Existem dois tipos dessa junta, uma que não tem resistência nenhuma e se esfarela em pouco tempo entupindo a mangueira que leva o combustível ao motor.
Fazer um diagnóstico preciso só com esses dados que você relatou fica complicado mas começa por aí e vamos eliminado os possíveis causadores do problema.

abraço

hercilio.neto
25/06/2013, 00:53
Roger ,troquei o tanque por um de plático da TRAÇÃo Mania e as mangueras,como relatei ao Hercílio, vou dar uma olhada nos filtros.OBS: Se eu esvaziar o tanque consigo ver o pescado?Engraçado que normalmete acontece qdo rodo em torno de uns 50km.Muito obrigado!!!

Acontecia assim:
Quando estava em uma subida longa e acelerava, o motor começava a falhar e morria. Então eu ficava com a falsa impressão de que o pescador pegava ar porque o diesel movia-se no tanque. Mas não era isso. Os copos do filtro se esvaziavam e não eram supridos porque os filtros (aqueles de feltro) estavam muito sujos e não davam vazão.

Sergioporto
25/06/2013, 10:03
Olha tambem a mangueirinha do retorno que é ligada na traseira do cabeçote .Se ela furar ou estiver frouxo nao vaza óleo mas dá entrada de ar.

Acurvelo
25/06/2013, 13:36
Claudio,
De uma olhada no assentamento do copinho de vidro que fica em baixo da bomba manual aquela que voce fica punhetando na hora que da entrada de ar e nas borrachas de vedacao dos filtros. Na minha em funcao da vibracao do motor as vezes afouxa o copinho e da entrada de ar, eu ja vou na certa. Atencao este sistema tem de estar totalmente vedado pra funcionar, um sinples vazamento, afrouxar ou ma vedacao dos copos do filtro ou mangueira fica dando entrada de ar.

Abs,

fabiano soriano
25/06/2013, 14:13
Claudio. Passei por um problema parecido recentemente.....minha band não podia andar com menos de 30lts no tanque que entrava em pane seca. Logo, pensei que o pescador do tanque estivesse com um furo em determinada altura e quando o nivel do diesel baixava do furo daria a entrada de Ar, mas o pescador estava sem nenhum furo.....Entao começou o dilema, esgotar e limpar o tanque, trocar filtros (todos), verificar vedaçao dos copinhos...etc. Nada dava resultado, Entao resolvi trocar a mangueira de envio do tanque ate a bomba manual por uma mangueira de diesel transparente para ver a bolha ou entrada de Ar, foi Entao que peguei que a mangueirinha do retorno que sai do cabeçote e volta para o sistema estava com folga (assim como Sergio falou). Troquei as conexoes da mangueirinha e a mangueirinha e voltei a Ser Feliz.....a band voltou ao normal.AbrassFabiano

antonio umino
25/06/2013, 17:46
Bom meus centavos R$ 0,00.

Certa vez em viagem de um micro onibus,, Casamento... e cerca de 300 km....

Era de uma empresa de Turismo.. que nunca tinha motorista certo..... e este vivia aos enguiços... e com ele fomos viajar...
Quando rodado mais ou menos meia hora ou 30 km até os 40 km de rodovia, ao chegar em trevos ou quebra molas... este parava dando sintoma de falta de diesel.... Abria o capô. e o motorista fazia o que chama de tirar o ar.... e nada de óleo chegar na bombinha de diesel..... Como era viagem para um casamento. todos estavam de roupa de passeio... mas com tantas paradas. De curioso fui ver o que estava acontecendo...... Tanque cheio o motorista nem queria saber pois o mesmo tinha enchido o tanque..... Fui ver o tanque..... sem tranca e uma tampa esquisita, mas fui abrir. para minha surpresa, acho que tinha vácuo no tanque.... pois fez um barulho de como se estivesse entrando ar no tanque....
Tirei a tampa e vi que esta não tinha respiro.......Bom.....depois foi feito a sangria da bomba. que chegou oleo rápido...
e depois da partida, mais um pouco parou de novo.... O motorista havia tampado o tanque...... com a mesma tampa...

Conclusão......tirando a tampa entra ar no tanque... novo sangramento. e agora mais atrazado que nunca.... Vamos deixar sem a tampa para ver o que acontece.......... não parou mais.....

O defeito a tampa de combustivel...

até mais.

abçs.

RogérioNunes
25/06/2013, 19:30
[QUOTE=Sergioporto;1954214]Olha tambem a mangueirinha do retorno que é ligada na traseira do cabeçote .Se ela furar ou estiver frouxo nao vaza óleo mas dá entrada de ar.[/QUOT

claudio gallo
26/06/2013, 13:11
Pensei na mesma coisa,pois troquei o taque,bocal,mas não vi um suposto suspira que existe na foto deste bocal na tração mania e deve levar uma mangueirinha acredito!Se poder me confirme por favor se é isto!Bem ,mandei para oficina e estou seguindo todas estas possibilidades que os amigos estão me dizendo,darei notícias do resultado!Abraços!!!!!
Bom meus centavos R$ 0,00.

Certa vez em viagem de um micro onibus,, Casamento... e cerca de 300 km....

Era de uma empresa de Turismo.. que nunca tinha motorista certo..... e este vivia aos enguiços... e com ele fomos viajar...
Quando rodado mais ou menos meia hora ou 30 km até os 40 km de rodovia, ao chegar em trevos ou quebra molas... este parava dando sintoma de falta de diesel.... Abria o capô. e o motorista fazia o que chama de tirar o ar.... e nada de óleo chegar na bombinha de diesel..... Como era viagem para um casamento. todos estavam de roupa de passeio... mas com tantas paradas. De curioso fui ver o que estava acontecendo...... Tanque cheio o motorista nem queria saber pois o mesmo tinha enchido o tanque..... Fui ver o tanque..... sem tranca e uma tampa esquisita, mas fui abrir. para minha surpresa, acho que tinha vácuo no tanque.... pois fez um barulho de como se estivesse entrando ar no tanque....
Tirei a tampa e vi que esta não tinha respiro.......Bom.....depois foi feito a sangria da bomba. que chegou oleo rápido...
e depois da partida, mais um pouco parou de novo.... O motorista havia tampado o tanque...... com a mesma tampa...

Conclusão......tirando a tampa entra ar no tanque... novo sangramento. e agora mais atrazado que nunca.... Vamos deixar sem a tampa para ver o que acontece.......... não parou mais.....

O defeito a tampa de combustivel...

até mais.

abçs.

claudio gallo
26/06/2013, 13:16
Farei isso!!Obrigado!!
Olha tambem a mangueirinha do retorno que é ligada na traseira do cabeçote .Se ela furar ou estiver frouxo nao vaza óleo mas dá entrada de ar.

marcio r c
27/06/2013, 22:32
comigo aconteceu isto,era o reparo da bomba ja estava ruim as molas estavam fracas enferrujadas .

levei no bombista ele bruniu onde ia as molas e trocou o reparo e só alegria.

RogérioNunes
01/07/2013, 12:00
Esclarecendo alguns conceitos:

Entrada ar só acontece na linha de alimentação tanque/bomba de transferência onde a pressão é negativa(vácuo).
Na linha de retorno não possibilidade de entrada de ar já que a pressão é positiva.
Existe uma válvula que mantém uma quantidade de óleo na bomba para que este não flua da bomba para o tanque deixando-a sempre pronta para partida. Quando existe algum problema nessa válvula o motor não funciona depois de muitas horas parado, principalmente pela manhã mas depois de funcionar fica normal.
Em alguns sistemas, a mangueira de retorno frouxa ou furada faz com que o combustível da linha volte todo para o tanque deixando a bomba vazia fazendo com que tenha dificuldade de partida mas não apaga o motor depois de entrar em funcionando.
Esse esquema é bem semelhante ao circuito de alimentação usado nas band, mercedez benz, etc.
É bem provável que o problema do Cláudio seja bomba de transferência mas vamos aguardar o desenrolar da estória!

Sergioporto
01/07/2013, 14:05
Esclarecendo alguns conceitos:

Entrada ar só acontece na linha de alimentação tanque/bomba de transferência onde a pressão é negativa(vácuo).
Na linha de retorno não possibilidade de entrada de ar já que a pressão é positiva.
Existe uma válvula que mantém uma quantidade de óleo na bomba para que este não flua da bomba para o tanque deixando-a sempre pronta para partida. Quando existe algum problema nessa válvula o motor não funciona depois de muitas horas parado, principalmente pela manhã mas depois de funcionar fica normal.
Em alguns sistemas, a mangueira de retorno frouxa ou furada faz com que o combustível da linha volte todo para o tanque deixando a bomba vazia fazendo com que tenha dificuldade de partida mas não apaga o motor depois de entrar em funcionando.
Esse esquema é bem semelhante ao circuito de alimentação usado nas band, mercedez benz, etc.
É bem provável que o problema do Cláudio seja bomba de transferência mas vamos aguardar o desenrolar da estória!
Amigo,existe sim a possibilidade de entrar ar pela mangueira de retorno onde conecta no cabeçote !!Se voce nunca teve este problema,eu já tive na minha Toy!!
No ponto que eu explico é muito perto da bomba auxiliar entao há sucçao naquele ponto!!ESTÁ ANTES DA BOMBA AUXILIAR nao após onde pressao é positiva !!!
Existe válvula sim, mas é na bomba auxiliar,aliás sao duas e na bomba injetora nao há valvula de retençao.Existe válvula de retençao no retorno em alguns motores MB.
Se mangueira de retorno estiver frouxo ou furada NAO deixará bi vazia pois sao linhas independentes!!E entrada de retorno no tanque é do meio para cima dotanque e nunca na parte inferior.Entao poderá haver vazamento de diesel se óleo do tanque estiver entre estas duas medidas.
Procurando ajudar e com razao.
Abs

claudio gallo
01/07/2013, 21:10
Obrigado Roger pedi para o mec. dar uma olhada naquela junta com a bomba manual ,ainda naõ está pronta mas darei notícias a todos.Desde já muito obrigado a todos que estão me ajudando !!!Abraços !!

karl stricker
06/07/2013, 00:09
Olá pessoal, fica + uma dik aqui tenho um Band86 sou de Praia Grande SP, estava com um problema bem parecido troquei todas asmangueiras, coloquei retorno em linha de retorno, limpei o tanque e nada nemsuspeitei da bomba auxiliar, dae percebi q hora tinha fluxo e hora não tinha fluxo no copinho de vidro odiesel permanecia parado troquei a bomba auxiliar por uma retificada e o Batora estábala novamente.

Colepicola
08/07/2013, 19:08
Boa Andre, o meu 608 foi exatamente isso, paguei 14,00 no reparo: copo+anel de borracha.

claudio gallo
09/07/2013, 21:33
Boa noite a todos!
Bem fiz basicamente tudo ou quase tudo que me disseram :Troquei mangueras ,filtros, bomba manual, limpeza e reparo onde a bomba manual fica,limpei bicos ejetores,conferi tanque etc... enfim está funcionando bem só falta pegar a estrada pro sítio 80km e ver se a branquela VAI PEIDAR NA FAROOOOOFA !!!!!!!KKKKK
Mais uma vez muito obrigado a todos e até mais um pedido de SOCOOOORO!!!!!!Abraços !

Dimasi
09/07/2013, 22:09
Tamos aí para isso mesmo. Amanhã pode ser qualquer um de nós

Marcelo Xavier
17/03/2014, 19:59
Oi boa noite, sou novo aqui e gostaria de contribuir, pois estou sempre lendo os assuntos e agora quero deixar minha dica.Coloquei bomba externa elétrica antes do filtro, puxando do tanque,alimentando a bomba principal ,nunca mais tive problema de ar na bomba principal.Fica a dica!!

Edemar
17/03/2014, 21:10
Que bomba usou ?

jorgeribeirofilho
18/03/2014, 10:54
Que bomba usou ?Anexando mais um item para verificação: no porta filtros duplo onde aloja os filtros de feltro tem em cada um dos copos um parafuso de fixação e entre estes e o copo uma pequena arruela de cobre. Verifique se as mesma não estão fissuradas. Forma-se na aspiração da BI micro bolhas quando estas arruelas estão ruins.

Marcelo Xavier
21/03/2014, 09:51
Usei a bomba do Kadet, não precisa mais que isso.Coloquei um relê com fusivel de 10a na saida p bomba e alimentação principal da chave.