PDA

Ver Versão Completa : Líquido de arrefecimento vazando para dentro do sistema de ar condicionado



Bluetauro
24/06/2013, 13:24
Olá pessoal

Nissan Frontier 09/10 ME AT

Estou com uma dor de cabeça desde o início do ano e o pessoal da concessionária não consegue resolver.
Vamos ao relato
No início do ano começou sair água ao invés de ar nas saídas do ar condicionado que ficam perto do assoalho, nos dois lados(motorista e passageiro). Fazia também um barulho de água borbulhando no lado do passageiro, ou seja, na central do ar condicionado.
Depois de algumas idas e vindas da concessionária disseram que faltava uma proteção no ar condicionado, e que a água entrava de fora do veículo pois eu uso o mesmo em estradas alagadas. Colocaram essa proteção e retiraram toda água e lodo que estava acumulado dentro do sistema de ar condicionado e desintupiram o suspiro.
Como isso demorou bastante tempo, acabou o verão e eu passei a usar menos o ar, achei que o problema tinha sido resolvido.
Mas para minha surpresa há uns 20 dias voltei a ouvir o barulho de água borbulhando dentro do sistema de ar condicionado, e reparei que o ar quente não funcionava.
Levei novamente na concessionária e descobriram que tinha água ao invés de liquido de arrefecimento no radiador, mesmo eu tendo feito duas revisões lá, nunca perceberam, e tentaram me convencer a fazer outra revisão, a dos 80 mil KM, não fiz, pois achei uma sacanagem não terem visto na revisão de 70 mil, onde revisam o sistema de arrefecimento. Falaram que a água tinha evaporado um pouco, e ficado ar no sistema de arrefecimento, o que gerava o barulho de borbulhamento. Apesar de não acreditar nisso, achei uma boa trocar a água pelo líquido de arrefecimento. Colocaram liquido de arrefecimento e também trocaram a bateria (Solicitação minha que não tinha a ver com o problema. Só essa brincadeira me saiu R$1.470,00 .
Passados alguns dias, usei novamente o ar condicionado no frio por algumas horas e para minha infelicidade começou a entrar
um liquido verde (Liquido de arrefecimento) pelas duas entradas do ar condicionado que ficam perto do assoalho, e também a pingar na parte de baixo do ar condicionado, sobre os pés do passageiro e também voltou o barulho de borbulhamento.

O que posso concluir.
1) Quando o problema ocorreu a primeira vez, a água que entrava era do radiador e não de origem externa,
2) Têm algum vazamento no sistema de arrefecimento (Já baixou o nível) que inunda o sistema de ar condicionado.

O que fazer para resolver esse problema, os funcionários da concessionária cada vez arrumam uma desculpa diferente mas nunca arrumam. Detalhe, quando levei a primeira vez na concessionária o veículo ainda esta coberto pela garantia.

Alguém pode me explicar a ligação que existe entre o sistema de arrefecimento e o ar condicionado, seria para o ar quente?

No aguardo de qualquer comentário ou sugestão que possa me ajudar a cobrar esses vagabundos.

A pickup é ótima, mas esses problema está me deixando louco.


Grande abraço

HERICK
25/06/2013, 05:53
Meu amigo desconheço tal relação entre A/C e líquido de arrefecimento, muito esquisito, de repente se você postasse uma foto seria mais fácil a visualização do problema, ok!

Glaicon
25/06/2013, 06:33
O que deve ser é vazamento no radiador do ar quente.
Como vaza por ali, por gravidade, vai sair água pelo duto de ar dos pés.
Exemplo: Semana passada fui fazer limpeza do radiador do carro.
O abobado do mecânico quis abrir a mangueira do ar quente para sangrar o ar na hora de colocar água no sistema.
Acabou trincando o cano de alumínio de entrada do ar quente junto do painel.
Tive que ir numa oficina de ar condicionado e desmontaram todo o painel.
Soldaram o cano e tudo certo.
Por isso, vá numa oficina de ar condicionado.
Lá deverá estar a solução do seu problema.:concordo:

Bluetauro
25/06/2013, 09:33
O que deve ser é vazamento no radiador do ar quente.
Como vaza por ali, por gravidade, vai sair água pelo duto de ar dos pés.
Exemplo: Semana passada fui fazer limpeza do radiador do carro.
O abobado do mecânico quis abrir a mangueira do ar quente para sangrar o ar na hora de colocar água no sistema.
Acabou trincando o cano de alumínio de entrada do ar quente junto do painel.
Tive que ir numa oficina de ar condicionado e desmontaram todo o painel.
Soldaram o cano e tudo certo.
Por isso, vá numa oficina de ar condicionado.
Lá deverá estar a solução do seu problema.:concordo:


Levei na concessionária hoje novamente.
Numa análise preliminar disse que provavelmente furou o "radiador do ar quente"

1 TROCAR TROCADOR DE CALOR
Item Descrição GDVlr. Unitário Qtd. % Desc Vlr. Desc Vlr. IPI Vlr. Total Promoção NCM ICMS Ret.
27110JS80A UNIDADE AQUEC INT87082999N3 3.495,40 1,00 * 0,00 0,00 0,00 0,00 3.495,40
Item Descrição GDVlr. Unitário Qtd. % Desc Vlr. Desc Vlr. IPI Vlr. Total Promoção NCM ICMS Ret.
SERVICO DE ORCAMENTO 175,00 8,00 0,00 0,00 0,00 1.400,00

Sub-Total 0,00 4.895,40

Resumindo, 3495,40 o "trocador de calor" mais 1400,0 de mão de obra. total de R$4.895,40

Pergunto. Se eu mandar isolar esse "Trocador de calor" ? isso interfere somente no ar quente, ou é usado para
mais alguma coisa ?


Abraços

Glaicon
26/06/2013, 07:07
Levei na concessionária hoje novamente.
Numa análise preliminar disse que provavelmente furou o "radiador do ar quente"

1 TROCAR TROCADOR DE CALOR
Item Descrição GDVlr. Unitário Qtd. % Desc Vlr. Desc Vlr. IPI Vlr. Total Promoção NCM ICMS Ret.
27110JS80A UNIDADE AQUEC INT87082999N3 3.495,40 1,00 * 0,00 0,00 0,00 0,00 3.495,40
Item Descrição GDVlr. Unitário Qtd. % Desc Vlr. Desc Vlr. IPI Vlr. Total Promoção NCM ICMS Ret.
SERVICO DE ORCAMENTO 175,00 8,00 0,00 0,00 0,00 1.400,00

Sub-Total 0,00 4.895,40

Resumindo, 3495,40 o "trocador de calor" mais 1400,0 de mão de obra. total de R$4.895,40

Pergunto. Se eu mandar isolar esse "Trocador de calor" ? isso interfere somente no ar quente, ou é usado para
mais alguma coisa ?


Abraços
Uma Nissan 2009/2010 com essa peça já estragada?
Não tinha percebido o ano da viatura na mensagem anterior.
Sugestão: saia da concessionária e vá numa oficina de ar condicionado, pois pode ser alguma conexão com problema.
O isolamento da peça é feito nas mangueiras de entrada e saída do ar quente.
Essas mangueiras saem do cofre do motor e entram na cabine.
Eles unem as duas mangueiras (baypass), eliminando o ar quente.
Farás isto numa viatura tão nova?:pipoca:

ferinquefho
27/06/2013, 15:20
Olá amigo...eu tenho uma X-terra 2003/04. Mês passado aconteceu comigo está "ocorrência". Depois de ir na concessionária fazer algumas perguntas, tive a seguinte resposta:
Na X-Terra e na Frontier (nova) tem que retirar todo a painel. Para a minha X-Terra o serviço custaria nas oficinas de ar-condicionado por volta R$1000,00 (peça paralela+mão de obra). Na verdade qualquer oficina faz esta serviço de retirar o painel e o radiador do ar quente! Detalhe é que não há nenhuma outra forma de entrar água do radiador, sem ser pelo radiador de ar quente! Eu mesmo desmontei o painel da X-Terra, gastei no total um dia inteiro de serviço + R$ 70,00 da recarga do AR-Condicionado + concerto do radiador de ar-quente(se estiver bom vale a pena) + R$ 50,00 e + reset da central, porque eu liguei o carro sem o painel e a luz do AIRBAG não apagou mais R$ 150,00. Pela concessionária custaria por volta de R$ 2850,00. Em um dia de serviço vc arruma isso sem problema! Aqui em Curitiba não vale a pena ficar sem o ar quente e acredito que para um carro novo como o seu também não. Espero ter ajudado. Abraço

HERICK
28/06/2013, 10:41
Olá amigo...eu tenho uma X-terra 2003/04. Mês passado aconteceu comigo está "ocorrência". Depois de ir na concessionária fazer algumas perguntas, tive a seguinte resposta:
Na X-Terra e na Frontier (nova) tem que retirar todo a painel. Para a minha X-Terra o serviço custaria nas oficinas de ar-condicionado por volta R$1000,00 (peça paralela+mão de obra). Na verdade qualquer oficina faz esta serviço de retirar o painel e o radiador do ar quente! Detalhe é que não há nenhuma outra forma de entrar água do radiador, sem ser pelo radiador de ar quente! Eu mesmo desmontei o painel da X-Terra, gastei no total um dia inteiro de serviço + R$ 70,00 da recarga do AR-Condicionado + concerto do radiador de ar-quente(se estiver bom vale a pena) + R$ 50,00 e + reset da central, porque eu liguei o carro sem o painel e a luz do AIRBAG não apagou mais R$ 150,00. Pela concessionária custaria por volta de R$ 2850,00. Em um dia de serviço vc arruma isso sem problema! Aqui em Curitiba não vale a pena ficar sem o ar quente e acredito que para um carro novo como o seu também não. Espero ter ajudado. Abraço

Amigo você conseguiria descrever o passo a passo de todo o processo, já que a economia é grande e para uma futura intercorrência, seria de grande valia pros foristas, um forte abraço.

mmarkos
28/06/2013, 17:06
Olá amigo! Para um veiculo 09/10 acredito que seja melhor consertar o radiador de ar quente, uma vez que deve ser alguma solda ruim ou trinco já de fábrica. O ar quente vai lhe fazer falta em algum momento, como o clima no Brasil é meio imprevisível. Procure alguma especializada em ar condicionado. Dependendo você pode procurar o radiador de calor em algum desmanche de uma que deu PT.
Se tiver os comprovantes de que este defeito ocorreu já nas revisões, convém brigar na concessionária pela garantia.
Abraços!

Bluetauro
01/07/2013, 09:02
Obrigado pelas respostas.

Estou tentando com a concessionaria arrumar na garantia pois na primeira vez que deu o problema ainda estava na cobertura.

Bluetauro
01/07/2013, 15:25
Obrigado pelas respostas.

Estou tentando com a concessionaria arrumar na garantia pois na primeira vez que deu o problema ainda estava na cobertura.

Depois de uma semana esperando a NISSAN dizer se a peça está coberta pela garantia. Desisti de esperar.
Arrumei uma oficina de ar condicionado como sugerido pelo colega com indicação da revenda que me vendeu a pickup e levei ela lá.
Me cobrou 900,00 para trocar a peça por uma nova (Não original) com garantia de 6 meses e troca do gás e limpeza do ar condicionado.
Perto do 5 mil que iria gastar na concessionária nem dá pra comentar.

A verdade é que estamos reféns dessas malditas concessionárias, combram uma fortuna por qualquer serviço.

Ficará pronta na quarta feira. A oficina fica na Av. da Pátria 140. Porto Alegre, RS


Contando os dias pra pegar a pickup de volta ....

HERICK
02/07/2013, 07:48
Depois de uma semana esperando a NISSAN dizer se a peça está coberta pela garantia. Desisti de esperar.
Arrumei uma oficina de ar condicionado como sugerido pelo colega com indicação da revenda que me vendeu a pickup e levei ela lá.
Me cobrou 900,00 para trocar a peça por uma nova (Não original) com garantia de 6 meses e troca do gás e limpeza do ar condicionado.
Perto do 5 mil que iria gastar na concessionária nem dá pra comentar.

A verdade é que estamos reféns dessas malditas concessionárias, combram uma fortuna por qualquer serviço.

Ficará pronta na quarta feira. A oficina fica na Av. da Pátria 140. Porto Alegre, RS


Contando os dias pra pegar a pickup de volta ....

Que bom! Infelizmente as CCS exploram demais os seus clientes, forçando à realizar até um simples serviço de troca de óleos numa oficna de confiança ou até mesmo um bom Posto de Combustível, boa sorte!

Bluetauro
05/07/2013, 12:59
Fim da Novela

Peguei a pickup na oficina ontem. Ficou tudo ok.

Mas a minha indignação só aumentou. Conversando com o dono da oficina ele me revelou que faz os serviços referente a problema no ar condicionado para a concessionária IESA (Autorizada Nissan em POA) onde eu levei a pickup as outras vezes. Chegou a me mostrar as pilhas de Ordem de Serviços. Eles terceirizam esses serviços, achei isso um absurdo. Mas absurdo mesmo é quando ele me falou que em combranças que giram em torno de 700,00 que ele cobra da concessionária a maldita nos repassa por valores em torno de 2000,00. Ainda tem a cara de pau de discriminar na nota as horas gastas e o valor por hora. Como se fossem eles que arrumassem. Isso é um roubo. Bem que sempre me falaram que o pós venda da nissan era horrível, paguei pra ver trocando da Mitsubishi e realmente estavam certos.

Creio que seria interessante criar uma sessão no fórum dividido por cidades ondem poderíamos ranquear as oficinas. Daí assim que saímos da garantia podemos encontrar uma manutenção sem roubalheira. Fica a sugestão.

HERICK
05/07/2013, 15:52
Fim da Novela

Peguei a pickup na oficina ontem. Ficou tudo ok.

Mas a minha indignação só aumentou. Conversando com o dono da oficina ele me revelou que faz os serviços referente a problema no ar condicionado para a concessionária IESA (Autorizada Nissan em POA) onde eu levei a pickup as outras vezes. Chegou a me mostrar as pilhas de Ordem de Serviços. Eles terceirizam esses serviços, achei isso um absurdo. Mas absurdo mesmo é quando ele me falou que em combranças que giram em torno de 700,00 que ele cobra da concessionária a maldita nos repassa por valores em torno de 2000,00. Ainda tem a cara de pau de discriminar na nota as horas gastas e o valor por hora. Como se fossem eles que arrumassem. Isso é um roubo. Bem que sempre me falaram que o pós venda da nissan era horrível, paguei pra ver trocando da Mitsubishi e realmente estavam certos.

Creio que seria interessante criar uma sessão no fórum dividido por cidades ondem poderíamos ranquear as oficinas. Daí assim que saímos da garantia podemos encontrar uma manutenção sem roubalheira. Fica a sugestão.

Amigo, isso é considerado crime o que eles praticam! essa tua informação pode gerar um grande processo contra essa CCS, levando os responsáveis à cadeia, é claro que a Oficina terceirizada não vai ser sua testemunha, pois está levando o seu também, no Brasil estamos acostumados à engolir sapo e ainda dar gorjeta! p....ta sacanagem!! De qualquer forma valeu pelo relato e concordo em abrir um tópico pra ranquear às CCS, mas sob o risco da maioria receberem notas negativas....e por aí vai

Reginaldo Nogueira
28/12/2013, 09:18
Bom dia Bluetauro!
essa sua ideia é muito boa, estou a procura de uma Oficina na Cidade de São Joao da Barra- RJ, minha Fontier 4x4 SEL, após um abastecimento passou a amarrar e fazer um barulho na aceleração, agora nem pega na partida, preciso de um mecânico essa região, alguém pode me auxiliar.

HERICK
28/12/2013, 10:45
Bom dia Bluetauro!
essa sua ideia é muito boa, estou a procura de uma Oficina na Cidade de São Joao da Barra- RJ, minha Fontier 4x4 SEL, após um abastecimento passou a amarrar e fazer um barulho na aceleração, agora nem pega na partida, preciso de um mecânico essa região, alguém pode me auxiliar.

Amigo manda uma MP (mensagem particular) para o Dr.Guilherme Abreu, ele mora na sua cidade pode te ajudar! Um forte abraço.