PDA

Ver Versão Completa : Aquisição de Discovery 3 - Ajuda dos confrades

Eduardo Valaretto
22/06/2013, 13:52
Estou vendendo um imóvel e o comprador quer dar como parte de pagamento uma Disco 3 com as características abaixo:

- 85.000 km
- Ano: 2008/2009
- Modelo: SE - Diesel
- Cor: Prata
- Estado geral: regular (pneus rodam menos de 10.000 km, pintura boa, sem batidas, interior se resolve com boa limpeza, chave reserva e manuais completos)
- Histórico de manutenção: pulou uma revisão na autorizada mas foi feita a troca de óleo, a última revisão na rede foi feita com 82.000 Km onde foram trocados além dos óleos e filtros o compressor da suspensão e as duas bolsas traseiras. Segundo o atual proprietário a troca das bolsas foi necessária em função de ter pego um buraco (a roda que está no estepe está danificada).
- Histórico geral: o primeiro dono (Natal - Rio Grande de Norte) rodou 50.000 km com o carro em 2 anos, vendeu para um conhecido aqui da minha cidade (interior da Bahia) que depois vendeu ao atual proprietário.
- Ainda não fiz uma avaliação criteriosa do veículo, mas andando está firme e silencioso. Dei uma olhada rápida por baixo e encontrei sinais de corrosão nos parafusos de fixação do engate e no silencioso traseiro.
- O valor do carro no negócio é de R$ 110.000,00.

Tenho outros 4x4 há mais de 20 anos e gostei do Land Rover, mas não sei se deste LR (normalmente compro carros com 2 ou 3 anos de uso mas em estado impecável, pagando mais caro que o normal às vezes, prefiro assim).

Pergunto aos confrades:
- O preço está bom?
- Tem alguma coisa específica que devo verificar nesse veículo (lembrando que estou muito distante da rede autorizada e que mecânicos aqui conhecem menos do que eu, pelo menos em 4x4 mais sofisticados)?
- O modelo tem problemas crônicos de corrosão?
- Por ter sido de Natal-RN e provavelmente já ter desfilado um bocado em dunas e praias deixariam de considerar a compra do veículo?
- Caso resolva não ficar com ele para uso como é o mercado de usados deste modelo?

Antecipadamente agradeço qualquer informação.

Eduardo.

Renato Franco
22/06/2013, 22:53
Pergunto aos confrades:
- O preço está bom? Amigo, faz tempo que não pesquiso o mercado, de modo que prefiro não me manifestar.
- Tem alguma coisa específica que devo verificar nesse veículo (lembrando que estou muito distante da rede autorizada e que mecânicos aqui conhecem menos do que eu, pelo menos em 4x4 mais sofisticados)? A Discovery é um carro que se ressente de "curiosos", pois, como vc já percebeu, é bastante complexo (suspensão a ar, por exemplo). Agora, pra fazer a manutenção ordinária, basta importar as peças (filtros) que não há grande complexidade. Como já trocaram o compressor e as bolsas de ar (estranho ter dado problema nessa quilometragem), vc terá um bom período sem se preocupar com isso. Dê uma olhada nos freios, e também no embuchamento da suspensão, que já está na quilometragem recomendada para a troca.
- O modelo tem problemas crônicos de corrosão? Nunca vi relatos no forum.
- Por ter sido de Natal-RN e provavelmente já ter desfilado um bocado em dunas e praias deixariam de considerar a compra do veículo? Não, já desfilei bastante em dunas e praias com a minha, e não tive qualquer problema, seja de corrosão, seja qualquer outro.
- Caso resolva não ficar com ele para uso como é o mercado de usados deste modelo? Em SP, capital e interior, tem muitas Discoverys, até mais D4 do que D3, e tem relativa liquidez, para um carro desse preço.

Espero ter ajudado. Abs.

Eduardo Valaretto
23/06/2013, 01:19
Obrigado pela atenção Renato.

-Pelo que pude ver na webmotors o preço está na média (embora a variação seja enorme, mesmo em carros do mesmo ano/modelo).
-Nos freios e na na suspensão não ocorreu nenhuma manutenção até o momento (exceto pelas bolsas). Freios faço eu mesmo, suspensão só na próxima ida a SP (vou várias vezes ao ano).
-Fico feliz que não tenha relatos anteriores de corrosão (pelo menos aqui no fórum). O problema é que o carro em questão ficou dois anos na beira da praia e pelo seu avatar você mora no interior de SP. Utilizações diferentes, abrasão diferente. Vou inspecionar a parte de baixo com mais cuidado.

Sigo estudando a proposta pelo menos até terça ou quarta-feira.

Mais opiniões?

Leandro Neves
24/06/2013, 14:13
Boa Tarde Eduardo.

Estou meio queimado aqui no forum por minhas sugestões, mas.....

Dei uma pesquisada na Tabela Fipe das Discos 3 SE:

2008 ( R$ 113 K )
2009 ( R$ 135 K )

Na hora que vc for vender este carro, infelizmente irão avaliar pelo ano de fabricação, os miseros R$ 113 K !

Desta forma este carro, na minha humilde opinião, esta entrando por um valor muito alto.

Por experiência no setor de imóveis, este carro deveria entrar no maximo por R$ 90 K, pois não é um carro do ano, já passou por 2 donos e infelizmente não é um carro de giro rápido.

Ja lidei, com muitas compradores que choram, choram e choram. Tentam empurrar carros complicados de se vender, como Audi, Mercedes, BMW, casa na praia, barcos e motos de alto cilindrada. Para completarem o valor do bem.

Mas no fim, se vc for duro na queda, conseguem arrumar o dinheiro que falta. Sem passar o mico para o seu ombro.

No ultimo imóvel que vendi, o casal tentou colocar um Audi A3 turbo Zero e 10 K rodados. Na época o valor do carro era de R$ 115 K e entraria no negócio, por R$ 100 K. Não peguei o carro e fechei o imóvel à vista com o mesmo casal, em menos de uma semana. Dois meses depois venderam o carro por um pouco mais de R$ 90 mil.

Se vc quer a Disco, que por sinal é melhor que todos os 4x4 que vc já deve ter guiado. ( O carro é FANTASTICO ! )

Negocia melhor e manda ver.

Eu particularmente, fecharia a venda do imóvel e com o dinheiro em mãos buscaria uma opção de Disco 3 mais barata! E com procedência, pois vc ficou meio em duvida em relação ao histórico deste carro.

Minha esposa sempre diz para não comprar carro de cidades litorâneas, por causa da corrosão!

Já vi alguns relatos de corrosão nas latarias das Discos 1, 2 e 3 e no chassi da Defender.

Então seria mais um ponto negativo para este carro!

Caro Eduardo, negocie melhor.

E se for um sonho de consumo ........Talvez ........ o carro tenha te encontrado!

Abraços e boa sorte!

Leandro

Eduardo Valaretto
24/06/2013, 15:29
Valeu Leandro.

Já ví que tenho que endurecer na negociação, se entrar mais barato ok, pego o carro, caso contrário fica para outro.

Deixa a sorte decidir, se tiver que ser será.

Abração.