PDA

Ver Versão Completa : Caixa de câmbio + tração tamanho bem curto

haundrich
21/06/2013, 20:02
Preciso de uma caixa de câmbio + t-case , do tipo casado, saida do cardãn dianteiro lado esquerdo (lado motorista), para colocar em engesa com motor mwm.

Já pesquisei caixa de toyota hilux, nissan, S-10, até a do troller, mas todas elas são muito compridas, resultam em cardãn muito pequeno. O engesa é muito curto no entre-eixos, mover o motor para frente só em último caso.

Alguém tem idéia ou adaptação de uma caixa dessas, de tamanho bem curto, e forte e que acha fácil peças de reposição? tipo parecida com a do willys? Sem que ter que cortar o entalhado da saída do câmbio?

guilhermeabreu
21/06/2013, 23:54
Preciso de uma caixa de câmbio + t-case , do tipo casado, saida do cardãn dianteiro lado esquerdo (lado motorista), para colocar em engesa com motor mwm.

Já pesquisei caixa de toyota hilux, nissan, S-10, até a do troller, mas todas elas são muito compridas, resultam em cardãn muito pequeno. O engesa é muito curto no entre-eixos, mover o motor para frente só em último caso .

Alguém tem idéia ou adaptação de uma caixa dessas, de tamanho bem curto, e forte e que acha fácil peças de reposição? tipo parecida com a do willys? Sem que ter que cortar o entalhado da saída do câmbio?

GRANDE HAUNDRICH

O que vc procura não existe , muitos já pensaram e tentaram uma solução para este projeto e não foi acahdo nada que possa resolver esta equação .

Pergunto : Pq vc quer quye a saída seja do lado do motorista ???? Já tem alguma peça que esteja te obrigando a procurar por este esquema ????

haundrich
23/06/2013, 09:19
Grande Guilherme Abreu!!

É porque meu engesa está com eixos de troller.

Baseado em sua resposta, acho que agora compensa mudar a bola do diferencial para o lado direito (lado do passageiro) e ter opções.

MaGao
24/06/2013, 12:17
Haundrich,

Estou tentando por no meu cambio de f-250 (zf 5S420) + caixa de hilux a engrenagem.. estou tentando confirmar o tamanho para ver..

Também estou pensando no conjunto da toyota completo.. caixa 5m + tcase 5m.. agora todos são saida pro lado passageiro.. =/

Teu engesa F2.. cabe caixa de troller + transferência de troller não?

Abraços,

haundrich
24/06/2013, 15:24
Grande MaGao !

Ocorre duas situações nessas caixas:

1. A maioria dos câmbios são muito compridos. Para fazer cabê-los no comprido, já tendo um cardãn traseiro curtíssimo, eu teria que deslocar o motor para frente, e então perco a excelente distribuição de peso da minha viatura, 54% na frente, 46% traseiro. Ou cortar e emendar o entalhado que sai da caixa de câmbio, para aproximar mais a t-case. Não bom isso. Um antigo mecânico fez esse serviço, e só fui descobrir depois da existência dessa solda, numa pior hora.
Descobri que essa solda é muito técnica e enjoada de fazer, sem garantias. Como vou viajar com isso na cabeça?

2. A largura bitola do engesa, por dentro dá 53 cm. É muito estreito, e a caixa de transferência tem que ficar inclinada, e começa virar um arado de terra. A original engesa já ficava uns 5 cms abaixo do chassis. E qualquer caixa com reduzida já fica uns 10, 15 cms abaixo do chassis. Tenho visto o pessoal cortar o chassis, e até belos trabalhos. Mas num tô muito animado com isso não.

haundrich
24/06/2013, 15:28
A Agrale fez o Marruá 15cms mais largo, não foi só por causa de eixos não. É mais fácil e barato comprar caixa de câmbio divorciadas de pickups 4x4, que tem aos montes no Brasil, do que importar ou fazer especial germinada/casada, como tem nos EUA.

A do troller cabe no meu engesa, se eu fizer grandes alterações. Gostaria de evitar isso.

Casa da transmissão4x4
24/06/2013, 19:47
A Agrale fez o Marruá 15cms mais largo, não foi só por causa de eixos não. É mais fácil e barato comprar caixa de câmbio divorciadas de pickups 4x4, que tem aos montes no Brasil, do que importar ou fazer especial germinada/casada, como tem nos EUA.

A do troller cabe no meu engesa, se eu fizer grandes alterações. Gostaria de evitar isso.

Foi como nosso amigo guilherme disse, e melhor inverter a bola do diferencial pois vai ter otimas opções de caixa de tração.
Sem duvida nenhuma da bandeirantes e o melhor custo x beneficio do mercado. Já o câmbio 240V e da toyota 5 machas são as melhores opções que existem.....

Abraços.

zenzen 4x4
24/06/2013, 20:51
Também estou pensando em colocar Câmbio AT no motor da S10 MWM 2.8 com BI.Tenho preferência pelo AT da Toyota,mas tenho um Câmibio AT da L200 HPE, será que daria certo ?

Abraços!

Casa da transmissão4x4
25/06/2013, 09:05
Também estou pensando em colocar Câmbio AT no motor da S10 MWM 2.8 com BI.Tenho preferência pelo AT da Toyota,mas tenho um Câmibio AT da L200 HPE, será que daria certo ?

Abraços!

Acho que teria que fazer muita adaptação......Bom e do opala mas não acha um em bom estado, se achar o valor será muito alto.

guilhermeabreu
25/06/2013, 22:42
HAUNDRICH

Vai de cambio completo da BAND 5 marchas ( CAMBIO 5 MARCHAS OVERDRIVE + T-CASE ), inverta a bola do diferencial e seja feliz , pois este conjunto só vai te dar prazer e qdo precisar de manutenção e compra de peças , é só ir alí na padaria da esquina que vc encontra e com preços não exorbitantes .

haundrich
26/06/2013, 07:58
Guilhermão

A t-case da toy band vai ficar bem inclinada para baixo, dentro do chassi engesa? Tem que alargar o chassi?

guilhermeabreu
26/06/2013, 15:41
Guilhermão

A t-case da toy band vai ficar bem inclinada para baixo, dentro do chassi engesa? Tem que alargar o chassi?

GRANDE HAUNDRICH

Não não vai ficar , falo isto pq tenho ela em meu ENGESA F-I e não alarguei o chassi e nem fiz nenhum corte nele e nunca AREI TERRA com ele , ou melhor nunca fiquei atolado por causa da T-CASE .

Vai com esta receita que vai ficar feliz e tranquilo , sem aporrinhações de MIL ADAPTAÇÕES , só vai ter que adptar a CAIXA NO MOTOR , o CARDÃ vc vai fazer um MIXTO com a cruzeta da T-CASE TOYOTA e a cruzeta do diferencial do ENGESA/S-10 , fácil de achar , , será um cardã HÍBRIDO , de um lado TOYOTA/BAND e do outro ENGESA/S10 , ou seja a cruzeta do ENGESA vc não acha mais , mas a da S-10 DA CERTINHO , mesma extria .

E daí pra frente não tem que adpatar nada , só trocar as peças que derem defeito por outras originais dos carros citados acima , sem ter que fazer peça para recolocar no lugar das que derem defeito .

A minha caixa de marcha é a CLARK 240V e a T-CASE da BAND , o conjunto coube e foi fixado um pouco enviesado na longitudinal , o KIM colocou o conjunto completo da BAND no dele , ou seja : CAMBIO + T-CASE da BAND no dele e fez da mesma forma , ficando MOTOR + CAMBIO + T-CASE um pouco enviesada no chassi , MAS NÃO PRECISOU DE CORTAR O CHASSIE E NEM DE ALARGÁ-LO .

Abraço

haundrich
26/06/2013, 16:34
Valeu Guilhermão!

Entendi perfeitamente.

Acrescento que o "envesado" melhora o centro de gravidade. O MWM tem muito periférico no lado motorista (compressor, alternador, bateria, DH,), verifiquei isso em balança, dava algo em torno de 60 kgs. Do outro lado só tem motor de partida, filtro de ar, turbina e escape. Coloquei outra bateria para dar uma equilibrada..

Valeu pela sua informação. O rino vai para o estaleiro.

GRANDE HAUNDRICH

Não não vai ficar , falo isto pq tenho ela em meu ENGESA F-I e não alarguei o chassi e nem fiz nenhum corte nele e nunca AREI TERRA com ele , ou melhor nunca fiquei atolado por causa da T-CASE .

Vai com esta receita que vai ficar feliz e tranquilo , sem aporrinhações de MIL ADAPTAÇÕES , só vai ter que adptar a CAIXA NO MOTOR , o CARDÃ vc vai fazer um MIXTO com a cruzeta da T-CASE TOYOTA e a cruzeta do diferencial do ENGESA/S-10 , fácil de achar , , será um cardã HÍBRIDO , de um lado TOYOTA/BAND e do outro ENGESA/S10 , ou seja a cruzeta do ENGESA vc não acha mais , mas a da S-10 DA CERTINHO , mesma extria .

E daí pra frente não tem que adpatar nada , só trocar as peças que derem defeito por outras originais dos carros citados acima , sem ter que fazer peça para recolocar no lugar das que derem defeito .

A minha caixa de marcha é a CLARK 240V e a T-CASE da BAND , o conjunto coube e foi fixado um pouco enviesado na longitudinal , o KIM colocou o conjunto completo da BAND no dele , ou seja : CAMBIO + T-CASE da BAND no dele e fez da mesma forma , ficando MOTOR + CAMBIO + T-CASE um pouco enviesada no chassi , MAS NÃO PRECISOU DE CORTAR O CHASSIE E NEM DE ALARGÁ-LO .

Abraço

Walter da Camper
26/06/2013, 21:47
Se for usar a cx de transferência da Band é preciso levar em conta que a saída do cardan traseiro é deslocada para a direita e se a bola do diferencial for centralizada o cardan ficara enviesado. O meu está assim faz dois anos, mas o entre-eixos da Camper resulta num cardan de uns 70 cm. Se tiver que ser mais curto, poderá haver ângulo excessivo nas cruzetas por causa desse enviesamento lateral. É preciso fazer umas simulações antes de definir a adaptação.

haundrich
27/06/2013, 12:09
valeu Walter.

Fico imaginando se existe alguém no mundo que fabricasse uma t-case em chapa de aço mesmo, acoplando direto na saída da caixa de câmbio.

Pensei em câmbio automático, mas todos eles são compridos demais, sô