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Ver Versão Completa : Pajero tr4 4x4 ou 4x2?



vinnyolima
21/06/2013, 16:31
Amigos, estou na busca de um TR4, mas confesso que gostaria de um carro que não consumisse muito. Pensando nisso, já descartei a opção do câmbio automático. Agora ficou a dúvida: é melhor um mecânico 4x4 ou 4x2? Segundo o cara que me atendeu na concessionária, a MIT parou de fazer mecânica 4x4 porque a maioria dos consumidores reclamavam do consumo e acabavam que nem usavam muito o tr4 para off-road. E disse ainda que o modelo 13/13 chega a fazer 10 km/l. Alguém sabe dizer se isso é verdade?
Minha intenção é um carro pra usar 80% no urbano e o resto em estrada de terra relativamente tranquilas. Mas a dúvida é se vale gastar mais em um 0km 4x2 ou comprar uma usada 4x4. Essa diferença é enorme já que uma usada eu consigo achar por uns 10 a 15 mil de diferença.
Outra coisa, uma 4x4 no modo 4x2 consome mais do que uma puramente 4x2? Muito mais?
Obrigado pela ajuda!

Edimar_Oliveira
22/06/2013, 21:44
Vinnyolima, eu não manjo muito de mecânica, mas suponho que um 4x4 vai gastar ligeiramente mais do que um 4x2 "puro" devido ao peso adicional do sistema de tração e caixa de redução, mas não acredito que seja muito significativo ao ponto de não compensar, sob este aspecto. Eu pesquisei e estudei bastante antes de comprar o meu 4x4. No meu caso, vou andar por estradas ruins, em serra, secas ou com barro; daí, é desejável ter o 4x4 embora não vá fazer isso com frequência. Me parece que é um veículo que mesmo em 4x2, anda muito bem em estradas de terra, mas não é um veículo tão estável e confiável do que se estiver utilizando a tração nas 4 rodas. E se vc for usar em asfalto molhado, em 4x2 também não vai ti dar muita segurança, por ser alto e não ser muito aerodinâmico. Estou tão satisfeito com o meu que não compraria um 4x2, se tivesse um bom 4x4 para adquirir, como foi o meu caso. Enfim, acho que pesar muito o real uso que vc vai fazer dele e para ser franco, considerando a estabilidade dele em asfalto, que segundo você será o tipo de uso predominante, a tração integral fará muito falta se você pegar uma bela chuva. E por último, um carro desses não pode se preocupar, muito com o consumo, embora como muitos dizem, o motor deveria entregar mais pelo consumo que apresenta. Todavia o benefício dele, no meu ponto de vista supera o seu relativamente fraco consumo: responde rápido, retoma idem. O meu, 2007/2008, mecânico, flex, com 53.000km, que peguei há pouco mais de dois meses, faz 8,96 km/l em estrada, com ar ligado/desligado e 6,63 km/l em uso 100% urbano, com muitos morros e trânsito bem trancado. No meu ponto de vista, tende a melhorar à medida que eu for conhecendo mais o veículo, mas estou satisfeito mesmo assim. Acredito que se vc encontrar um 4x4 em muito bom estado, fique com ele, não hesite! Abraços,

Amatinho
23/06/2013, 09:36
responde rápido, retoma idem. O meu, 2007/2008, mecânico, flex, com 53.000km, que peguei há pouco mais de dois meses, faz 8,96 km/l em estrada, com ar ligado/desligado e 6,63 km/l em uso 100% urbano, com muitos morros e trânsito bem trancado. No meu ponto de vista, tende a melhorar à medida que eu for conhecendo mais o veículo, mas estou satisfeito mesmo assim. Acredito que se vc encontrar um 4x4 em muito bom estado, fique com ele, não hesite! Abraços,



Edimar , Esse consumo é no ÁLCOOL ou na GASOLINA ?

Todos reclamam de desempenho , eu tenho uma SPORT V6 3.5 e também acho o desempenho baixo para o tamanho do motor, mas , se for ver qual é a proposta do carro , não é para ter desempenho ESPETACULAR , eles tem que ter força, e muita. Convenhamos , isso eles tem de sobra , afinal , são feitos para subir morros , passar por barro e isso sem sofrer, aí até a Pajero SPORT DIESEL 2.5 manda bem.

Não da para comparar o desempenho de uma TR4 2.0 , por exemplo , com um LANCER que tem um motor bem parecido e tem um bom desempenho , ainda mais se comparado com outros , mas dentro da sua proposta e faixa de utilização. Não pode esperar que ande , freie e faça curvas igual a um LANCER. Mas na terra , no barro e no buraco, bom aí não tem nem como comparar

Edimar_Oliveira
23/06/2013, 11:32
Amatinho este consumo é com gasolina aditivada (posto BR), por que aqui na minha cidade o álcool não compensa (acho que na maioria das cidades também é assim). Eu ainda não conheço o desempenho do meu na terra, por que é o primeiro, mas com certeza é a vocação dele e deve ser avaliado desta forma.

Abraços,

Rogério Tortato
24/06/2013, 21:46
Amigo, acho que neste local dificilmente você vai encontrar uma opinião contra o 4x4. Se quer um carro econômico o nome dele não e tr4. Mas o jeepinho tem suas qualidades. Infelizmente ele e pesado demais para o motor e acho eu que para compensar isso botaram uma relação de cambio bastante curta. Não tem uma velocidade final satizfatoria por conta dessa relação curta, mas em compensação e extremamente ágil no transito urbano. Eu não só prefiro o 4x4, como só uso o carro em tração integral. Nunca uso em 4x2. A minha e automática e em determinadas ocasiões, quando se precisa de agilidade para entrar em uma brecha, não e difícil ouvir os pneus querendo cantar, isso no 4x4. Claro que a tração integral não permite patinar, nem mesmo quando se arranca numa subida com uma areinha, o que e comum aqui. Mas, com tudo isso, dependendo do posto que abasteço, chega a fazer entre 6,5 e 7,0 na cidade com gasolina. Abraços e boa sorte.

evertonpoa
24/06/2013, 23:26
Olá, primeiramente.. o 4x2 para vender depois vai ser uma dificuldade..

Segundo: Desde quando o 4x4 gasta mais? você não vai usar ela no 4x4 integral, portanto estará gastando a mesma coisa que um 4x2.

e por fim: Quer um carro econômico? definitivamente TR4 não é sua escolha..

Igor_tr4
25/06/2013, 00:04
Vinnyolima, definitivamente se você quer um carro econômico, a TR4 não é o seu carro. Tenho uma e não me arrependo em gastar um pouco mais em gasolina, mas o carro, ou melhor, a viatura topa qualquer parada!
Uma única vez fiz um trajeto em que priorizei totalmente o consumo, somente para ver qual era o limite máximo que conseguia economizar em combustível.
Fiz São Paulo - Curitiba a incríveis 11,6 km/l de gasolina.
Nunca dirigi tão tranquilo na minha vida! Basicamente só encostei o pé no acelerador e fui a no máximo 110km/h... Nas saídas dos pedágios até caminhões me ultrapassavam... Ar condicionado ligado em cerca de 20% do trajeto. Nas descidas tirava o pé do acelerador e deixava o carro ir... subidas não compensava até chegar a 80km/h.. ai acelerava bem pouco para compensar... A minha é 2009 AT. A minha média na cidade é cerca de 6-7 km/l gasolina (ambos trajetos em 4x2).
Em trajetos de terra 4x4, a media cai um pouco, para 5,5~5,9km/l....
No álcool, na cidade, 4x2 o consumo fica em 5km/l....
Enfim....
Se quiser economia compra um 1.4 pequeno que anda mais, é mais econômico, melhor em curvas, mais barato, tem mais espaço no banco traseiro e porta malas igual....
Mas se gostar de uma aventura.... esse carro te leva com muito conforto onde você nunca imaginou chegar...
Recomendo andar em algum, e se puder ir fazer uma trilha/passeio... leve mesmo... se tomar gosto vai ser a sua melhor compra!!!
Eu não recomendaria o 4x2... é o primeiro ano do modelo, o mercado de usado ainda não esta bem estabelecido... Pode virar um mosca branca(Ex. cambio com 6 marchas... câmbios automatizados...)... e desvalorizar muito...

Amatinho
25/06/2013, 07:18
Vinnyolima, definitivamente se você quer um carro econômico, a TR4 não é o seu carro. Tenho uma e não me arrependo em gastar um pouco mais em gasolina, mas o carro, ou melhor, a viatura topa qualquer parada!
Uma única vez fiz um trajeto em que priorizei totalmente o consumo, somente para ver qual era o limite máximo que conseguia economizar em combustível.
Fiz São Paulo - Curitiba a incríveis 11,6 km/l de gasolina.
Nunca dirigi tão tranquilo na minha vida! Basicamente só encostei o pé no acelerador e fui a no máximo 110km/h... Nas saídas dos pedágios até caminhões me ultrapassavam... Ar condicionado ligado em cerca de 20% do trajeto. Nas descidas tirava o pé do acelerador e deixava o carro ir... subidas não compensava até chegar a 80km/h.. ai acelerava bem pouco para compensar... A minha é 2009 AT. A minha média na cidade é cerca de 6-7 km/l gasolina (ambos trajetos em 4x2).
Em trajetos de terra 4x4, a media cai um pouco, para 5,5~5,9km/l....
No álcool, na cidade, 4x2 o consumo fica em 5km/l....
Enfim....
Se quiser economia compra um 1.4 pequeno que anda mais, é mais econômico, melhor em curvas, mais barato, tem mais espaço no banco traseiro e porta malas igual....
Mas se gostar de uma aventura.... esse carro te leva com muito conforto onde você nunca imaginou chegar...
Recomendo andar em algum, e se puder ir fazer uma trilha/passeio... leve mesmo... se tomar gosto vai ser a sua melhor compra!!!
Eu não recomendaria o 4x2... é o primeiro ano do modelo, o mercado de usado ainda não esta bem estabelecido... Pode virar um mosca branca(Ex. cambio com 6 marchas... câmbios automatizados...)... e desvalorizar muito...



Caramba ... Estou começando a ficar feliz com o consumo da minha SPORT 3.5 gasolina , que é 5 a 6 Km/l aqui em São Paulo e 7 a 8 na Estrada...

Rogério Tortato
25/06/2013, 22:09
Eu de novo.

Na verdade a 4x4 gasta mais sim, mesmo se andar em 4x2. E que a tr4, até onde eu sei, não tem roda livre na tração dianteira. Isso quer dizer que com o carro andando, a tração dianteira estará girando totalmente. Por isso eu só ando em 4x4. Prefiro a tração dianteira rodando ativamente e auxiliando, do que rodando passivamente sendo arrastada. Nas 4x2 simplesmente não existe o peso e o arrasto extra da tração. Mas convenhamos, a tr4 e antiga de projeto, desconfortável, dura, beberrona e tem outros defeitos, se nao for 4x4, pra que serve? Ja ouvi alguém a definindo de uma forma brilhante, mais ou menos assim: "ela não e um carro duro e desconfortável, mas sim o jeep mais confortável do mercado". Então, se deixar de ser jeep, só lhe sobra ser um carro duro e desconfortável e beberrão.

Edimar_Oliveira
25/06/2013, 22:20
Muito bom seu comentário Rogério! De minha parte não tinha o costume de usar o 4x4 direto e nem a informação sobre o eixo dianteiro rodar "sendo arrastada". Faz sentido ... E concordo também, me parece que deve ser o jipe "nacional" mais confortável que temos disponível. Mas acho que o "desconfortável" não se aplica muito bem, conforme os adjetivos que vc enumerou, por que tem uma excelente posição de dirigir, muita força e torque, direção muito leve, ar condicionado funciona bem, não precisa se preocupar com buracos das ruas ... Isso se traduz em mais segurança e segurança é conforto ... Mas é algo bem subjetivo, e respeito opiniões divergentes, lógico! Tais características realmente jogam por terra argumentos favoráveis a adquirir um 4x2 ...

Abraços,

Amatinho
26/06/2013, 07:58
Muito bom seu comentário Rogério! De minha parte não tinha o costume de usar o 4x4 direto e nem a informação sobre o eixo dianteiro rodar "sendo arrastada". Faz sentido ... E concordo também, me parece que deve ser o jipe "nacional" mais confortável que temos disponível. Mas acho que o "desconfortável" não se aplica muito bem, conforme os adjetivos que vc enumerou, por que tem uma excelente posição de dirigir, muita força e torque, direção muito leve, ar condicionado funciona bem, não precisa se preocupar com buracos das ruas ... Isso se traduz em mais segurança e segurança é conforto ... Mas é algo bem subjetivo, e respeito opiniões divergentes, lógico! Tais características realmente jogam por terra argumentos favoráveis a adquirir um 4x2 ...

Abraços,



Só vou discordar de uma coisa, afinal , não sou um Expert nesse carro, mas cheguei a ver antes de comprar minha Sport. Ele chega a ser desconfortável sim , ainda mais se o motorista tem mais de 1.75. Para mim , que tenho 1.85, faltou recuo de banco e praticamente , ficaria sem banco traseiro.

Mas , são opiniões diferentes , difícil mesmo é saber como é a revenda de um carro desses.

reybelo
26/06/2013, 08:44
Caro,

Esse tópico já rolou aqui umas 2 ou 3 vezes e não há resposta certa ou errada. O melhor carro é o que atende as SUAS necessidades e pronto.
NÃO existe carro perfeito em tudo (custo, desempenho, espaço, manutenção etc...)

Sob o MEU ponto de vista e para MEU uso, a TR2 é um LIXO
Porque digo isso ?
A TR4 não é um carro barato. Por seu preço você compra um 4x2 com acabamento MUITO superior, maior conforto, maior espaço interno, custo/km (consumo de combustível e manutenção) menores etc...

Estão qual a grande vantagem da TR4? É a TRAÇÃO. é um carro MUITO resistente que te leva aonde outros carros não chegam.

QUALQUER veículo tem prós e contras, sejam eles o preço, a manutenção, o tamanho, acabamento etc... Para meu uso, a TR2 só tem os contras e perde se maior pró
É a mesma coisa que comprar um super esportivo (caro, desconfortável, rala em qualquer remendo de asfalto de São Paulo) com motor 1.0
Você paga pelo que menos importa e o mais divertido que é o motorzão você não tem (no caso da TR4 seria a tração)

reybelo
26/06/2013, 08:46
Muito bom seu comentário Rogério! De minha parte não tinha o costume de usar o 4x4 direto e nem a informação sobre o eixo dianteiro rodar "sendo arrastada". Faz sentido ... E concordo também, me parece que deve ser o jipe "nacional" mais confortável que temos disponível. Mas acho que o "desconfortável" não se aplica muito bem, conforme os adjetivos que vc enumerou, por que tem uma excelente posição de dirigir, muita força e torque, direção muito leve, ar condicionado funciona bem, não precisa se preocupar com buracos das ruas ... Isso se traduz em mais segurança e segurança é conforto ... Mas é algo bem subjetivo, e respeito opiniões divergentes, lógico! Tais características realmente jogam por terra argumentos favoráveis a adquirir um 4x2 ...

Abraços,

Rogério e Edimar
A TR4 tem sim roda livre, mas seu sistema de acionamento é automático e por isso você não visualiza (como nos Jeeps) a alavanca da roda livre. Mas ela é acionada por um sistema de vácuo e portanto o eixo dianteiro fica LIBERADO quando em tração 4x2

AACL
26/06/2013, 08:53
A TR4 é o melhor custo benefício em carros off road. Se vc não vai usá-la no off road para que comprá-la? Muito melhor um ASX, por exemplo.
A TR4 não tem luxo, conforto é limitado (pra quem é alto é realmente apertada), nãoé economica. Medias de 10 km/l são lendas que contam por ai. Só consegui isso uma unica vez: no Uruguai, andando com gasolina melhor, a 80/100km/h e tudo plano. A real mesmo é 7km/l gas na estrada.
Em compensação, ela entra e passa por cada buraco que até vc duvida depois.
Comprá-la 4x2 é o mesmo que comprar um carro sem ar condicionado. Eu acho que é um mico.
Mas como tem gosto pra tudo, cada um é cada um.
Abs

reybelo
26/06/2013, 09:06
Equivalentes à TR4 4x2 rsrsrsrsr

Ao contrário
http://farm8.staticflickr.com/7005/6587886907_415ebd1cab_z.jpg

http://www.asphaltandrubber.com/wp-content/uploads/2012/03/Yamaha-YZF-R1-sand-dunes-10.jpg

http://blog.powerblocktv.com/wp-content/uploads/2012/12/120412_2b.jpg

Ou não...

http://dc365.4shared.com/img/nvJtJSmi/s3/Low_jeep.jpg

http://www.jeepsonly.com/project1/lowrider.jpg

Caíto
26/06/2013, 09:32
Compra um Uno. Muito mais barato, mais econômico e você terá o mesmo espaço interno e nível de acabamento que o TR2.... Não tem o menor sentido comprar um Jipe para não utilizá-lo para a função ao qual o carro foi projetado. Ainda mais quando você está fazendo questão de um carro econômico....

Neto Madureira
26/06/2013, 10:02
Compra um Uno. Muito mais barato, mais econômico e você terá o mesmo espaço interno e nível de acabamento que o TR2.... Não tem o menor sentido comprar um Jipe para não utilizá-lo para a função ao qual o carro foi projetado. Ainda mais quando você está fazendo questão de um carro econômico....

Concordo em gênero e número com o Caíto. O espaço interno é igualzinho ao Uno. Já tive e sei disso. Economia e TR4 não são sinônimos, nem passam perto um do outro. TR4 é um jeep e nasceu pra isso. Tenho feito cada trilha e passando com tranquilidade onde passam as Troller´s e as Land´s.

É um jeep muito valente. Se não vai fazer trilhas e passeios compre o Uno, mas não vai chegar nunca aos lugares que a TR iria te levar!!!! É uma questão de escolha!!! Só isso!!

Sentir um 4x4 entrar em facões e valetas de 70, 80, 90cm de profundidade usando a 1ª reduzida e sair dali como se estivesse atravessando a sala de casa na marcha lenta, sem acelerar, passar por lamaçais com controle total de direção, encarar subidas e descidas que as vezes nem a pé você encararia, realmente "não tem preço"!!!

Se não vai fazer isso amigo, compra o Uno mesmo!!!! Muiiiiiita economia!!!!!:safari-rig:

neilsonhenriques
26/06/2013, 10:17
Meu Deus ! Esse tópico não morre ! Parece o sexta-feira 13 !!! :shock:

Sempre aparece alguém com uma má ideia de comprar um TR4 4x2.
É o pior negócio do mercado, com toda e absoluta certeza.
Posso falar com propriedade, estou no meu segundo TR4 e minha mulher também tem um TR4 2013.

Carro apertado, conforto zero, não anda nada e bebe igualzinho a um V8 (sim, o consumo do Discovery 3 é o mesmo do TR4). A única coisa que presta é o 4x4. Se não for pra ter um 4x4 com reduzida, aí tem o Duster, Ecosport, Tiggo, ix35, Tucson, etc.

Caramba ! Espero que esse tópico seja consultado no futuro para que ninguém mais peça opinião sobre fazer essa péssima escolha.

Rogério Tortato
26/06/2013, 10:36
Rogério e Edimar
A TR4 tem sim roda livre, mas seu sistema de acionamento é automático e por isso você não visualiza (como nos Jeeps) a alavanca da roda livre. Mas ela é acionada por um sistema de vácuo e portanto o eixo dianteiro fica LIBERADO quando em tração 4x2

Ok, amigo, desculpe pela má informação.

entretanto, pelo que vi dos depoimentos aqui, mesmo com o uso da tração integral, o consumo da minha é aceitável para uma tr4. entre 6,5 e 7 na gasolina na cidade e cambio AT. no álcool, nem pensar, 4,5 na cidade. já desisti do etanol na tr4.

Edimar_Oliveira
26/06/2013, 10:56
Reybelo, ótimas as fotos e consequentes comparações! Acredito que poderia fechar, com chave de ouro, a questão suscitada no título do tópico. E agradecemos pela informações sobre a roda livre.

Abraços,

reybelo
26/06/2013, 15:35
Reybelo, ótimas as fotos e consequentes comparações! Acredito que poderia fechar, com chave de ouro, a questão suscitada no título do tópico. E agradecemos pela informações sobre a roda livre.

Abraços,

De nada, pela informação. Acho que é esse o intuito do Fórum, somar e dividir os conhecimentos.

A TR4 tem um sistema de tração bastante robusto e inteligente. Inclusive esse sistema de Roda Livre tem uma solução muito bem bolada, pois o sistema funciona sempre trabalhando para deixar a roda livre. Caso haja algum tipo de pane a RL engata (e é melhor ficar com ela engatada e a opção de usar 4x4 do que ficar só na 4x2)

Rogério, realmente você está conseguindo um bom consumo, mas que tal tentar uns 2 tanques engatado na 4x2 (nem que seja por curiosidade) para ver se realmente dá diferença ? Aliás, esse papo de consumo esta pra lá de batido... A TR4 gasta muito para ser um carro pequeno e "fraco" mas quem quer economia compra 1.0 ;-)
Além de poupar um pouco de combustível (se não for pelo bolso o faça pelo planeta) você ainda "economiza" várias engrenagens e rolamentos da tração dianteira

As fotos foram uma maneira bem humorada de demonstrar a MINHA visão do que é uma Pajero TR4 4x2 (totalmente sem sentido) mas foram só uma brincadeira

e.lauer
26/06/2013, 23:13
Amigo, acho que neste local dificilmente você vai encontrar uma opinião contra o 4x4. Se quer um carro econômico o nome dele não e tr4. Mas o jeepinho tem suas qualidades. Infelizmente ele e pesado demais para o motor e acho eu que para compensar isso botaram uma relação de cambio bastante curta. Não tem uma velocidade final satizfatoria por conta dessa relação curta, mas em compensação e extremamente ágil no transito urbano. Eu não só prefiro o 4x4, como só uso o carro em tração integral. Nunca uso em 4x2. A minha e automática e em determinadas ocasiões, quando se precisa de agilidade para entrar em uma brecha, não e difícil ouvir os pneus querendo cantar, isso no 4x4. Claro que a tração integral não permite patinar, nem mesmo quando se arranca numa subida com uma areinha, o que e comum aqui. Mas, com tudo isso, dependendo do posto que abasteço, chega a fazer entre 6,5 e 7,0 na cidade com gasolina. Abraços e boa sorte.

Não! Você está brincando quanto à usar o carro no 4x4 o tempo todo?
Se não estiver, pare de fazer isso. A TR4 não é um 4x4 full time com diferencial central, projetada para ter todos os sistemas rodando. Você está forçando transferência, cardans e especialmente todo o sistema de transmissão do eixo dianteiro, que na TR4 não é exatamente o mais reforçado do mundo.

Quanto ao consumo; peguei uma 2011 flex 4x4 auto em um negócio há 2 meses. Está muito melhor do que eu esperava, fazendo perto dos 10 km/l na estrada com gasolina andando sem exagerar e 7,8 no etanol. Bem melhor do que havia lido por aqui e muuuuito melhor que minha GLS V6 99 que nunca passava dos 5.5 km/l na estrada.

abraço,

Erich

AACL
27/06/2013, 01:06
Ok, amigo, desculpe pela má informação.

entretanto, pelo que vi dos depoimentos aqui, mesmo com o uso da tração integral, o consumo da minha é aceitável para uma tr4. entre 6,5 e 7 na gasolina na cidade e cambio AT. no álcool, nem pensar, 4,5 na cidade. já desisti do etanol na tr4.

A minha medição é que diminui 1km/l na media qdo rodo no 4x4 no asfalto (hi).

AACL
27/06/2013, 01:12
A TR4 não tem diferencual central?

reybelo
27/06/2013, 08:52
A TR4 não tem diferencial central?

TEM SIM e pode sim ser usada com o 4x4 Full Time (embora não veja vantagem em usar assim o tempo todo, aumente o consumo de combustível e o desgaste do sistema)

Abaixo uns posts antigos meus que eu já coloquei umas 10x aqui no forum, no FB, já mandei p amigos etc... (é reciclável rsrsrsrs)





Diferencial
Não é muito simples entender como o diferencial funciona (e tbém não é fácil de explicar)

Quem tem duvida, veja esse vídeo que é excelente, impossível não entender (no começo parece que não tem nada a ver, mas é a melhor explicaçãoque eu ja vi)
Around the Corner - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Em1zQToa_a8)

Agora vamos ao uso prático e uma explicação simples:

Se o eixo do carro fosse rígido, ligando uma roda à outra, sempre que fizéssemos uma curva ele iria torcer (pq a roda do lado de dentro da curva gira menos do que a de fora)

Nos carros 4x2 o diferencial funciona apenas no eixo da tração, dividindo a força entre a roda direita e esquerda.
Um teste prático é levantar o carro no macaco (levantar 1 das rodas da tração) e acelerar. Vc vai perceber que só a roda que está no ar gira e o carro não anda !!! Isso pq o diferencial entende que a roda mais "presa" (a que está no chão) está do lado de dentro da curva e a + "solta" (do lado de fora, está fazendo a curva, então joga toda a tração p lá).

Em carros 4x4 vc tem esse mesmo mecanismo nas rodas da tração (que no caso da TR4 é traseira), então no uso 4x2 o diferencial vai distribuindo a força entre a direita e esquerda dependendo da necessidade na curva.

Quando vc aciona o 4x4 (Desbloqueado) o que acontece é que além do diferencial direita esquerda vc também tem o central funcionando**
Nesse caso o diferencial dianteiro distribui a força direita / esquerda, o traseiro a mesma coisa e o central distribui frente e trás.
Só que nesse sistema, se vc tirar apenas 1 roda do ar toda a tração será disponibilizada nesta roda e mesmo com as outras 3 no chão, o carro ficaria parado

Nesse caso, bloqueando o dif central vc separa a tração dianteira da traseira
Imagine que a roda dianteira esquerda está no ar
A tração dianteira será jogada p esta roda, mas a traseira (nesse caso de estar bloqueada) irá funcionar normalmente.

* Alguns carros 4x4 tem o que chamam de bloqueio parcial deslizante, que é um tipo de embreagem, que segura um pouco a tração na roda + "pesada". Nesse caso, se vc levantar no macaco e acelerar ele provavelmente vai cair.
Mas se ela estiver encostado em uma guia, esse disco vai sentir a dificuldade em avançar e vai disponibilizar a força p a roda no ar
(deu p entender ?)

** Quanto ao diferencial central
Muitas marcas (como a Land Rover, por exemplo) vendem esse peixe como se fosse algo espetacular. Na verdade a maioria dos 4x4 não bloqueia o dif central simplesmente porque não precisam. Como assim não precisam ?
Simples, eles não tem diferencial central, então qdo vc engata a 4x4 é como se ele já estivesse bloqueado.
Qual a vantagem do dif central então ? é justamente poder usar a 4x4 em qq terreno, mesmo em asfalto (na chuva por exemplo)
A maior parte dos 4x4 (ranger, S10...) como não tem o dif central só podem engatar a 4x4 em terrenos lisos, pois em uma curva (qdo a dianteira faz um raio diferente da traseira) as rodas vão derrapar e não vão torcer o eixo de tração.

Sobre um bloqueio direita esquerda, este seria o bloqueio 100%
Isso existe é o "must" do 4x4 (um 4x4 100% bloqueado contra um 4x4 sem bloqueio é quase o mesmo que um 4x4 contra um 4x2, a diferença é MUITO grande)

Aqui + um vídeo bem legal...
Mostra a falta que faz o bloqueio direita / esquerda
1º mostra em 4x2 e depois em 4x4 (que perdendo a tração em 2 rodas, sendo 1 na dianteira e 1 na traseira) fica PARADO* !!!

No final mostra o carro equipado com o diferencial parcial deslizante, que em casos não extremos já resolve bem o problema
Eaton Locking Differential Demonstration - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=q-rQTHMVAuw)


* Na trilha é uma situação até que comum, em terrenos com erosão, quando vc pega um "X", o carro dá aquela torcida e normalmente ve perde a tração em 1 roda dianteira e em uma traseira do lado oposto. Mesmo na 4x4 o caro simplesmente não sai do lugar. Nesse caso a opção é voltar, acelerar e passar no embalo

Para quem curte usar 4x4 na terra (aliás, louco é quem compra para ir ao shopping recomendo o Livro "Técnica 4x4" do João Roberto
Curso Técnica 4x4
É um livro barato, simples e didático que com muitas figuras, fotos e esquemas explica os pormenores do funcionamento dos veículos 4x4 e dá dicas de condução.

escrevi muita coisa e de maneira rápida e não muito ordenada, espero que tenha ficado claro



4x4H O diferencial central distribui a força entre a dianteira e a traseira de acordo com a necessidade. Em alguns momentos estará 50/50 % e em outros 60/40%, 40/60%, 70/30% etc...
Neste caso com apenas 1 roda sem tração o veículo para

Com o 4x4Lc (bloqueado) a divisão dianteira/traseira ficará em exatos 50/50%
Neste caso, se uma roda perde a tração vc fica sem tração naquele eixo (já que a força vai justamente p a roda sem tração) Mas o outro eixo continua recebendo os seus 50% e vai tirar o carro do lugar

Dá uma lida no meu post anterior que deve ajudar (ou bagunçar + ainda rsrsrsrsrs)

Edimar_Oliveira
27/06/2013, 09:47
e.lauer, entendo seu argumento quanto a não ser um 4x4 "full time", embora ele tenha o diferencial central. A questão importante nisso é que o próprio manual desaconselha o uso do 4x4, se não for em terreno com baixa aderência, como é o caso de asfalto molhado ou terra. Ou seja, independente do fato de que, obviamente vai induzir um desgaste maior de todo o conjunto, sem grande necessidade, o próprio fabricante não indica que ele seja usado dessa forma.

Abraços,

neilsonhenriques
27/06/2013, 12:32
Não! Você está brincando quanto à usar o carro no 4x4 o tempo todo?
Se não estiver, pare de fazer isso. A TR4 não é um 4x4 full time com diferencial central, projetada para ter todos os sistemas rodando.

Erich,

Na verdade a TR4 tem a opção de ser um 4x4 full time porque tem diferencial central.

Meus TR4 nunca viram a alavanca em 4x2. Só 4x4, mesmo dentro da cidade.

4x4 Full-Time, antes de tudo, é segurança. Já peguei poça de óleo a 80 km/h dentro da cidade e se não estivesse 100% tracionado, tenho certeza que não ia dar pra manter o controle.

Aliás, a caixa Super Select da TR4 é uma das mais completas e resistentes do mercado, também é o que faz esse jipinho ser caro e ainda assim, compensador.

Em resumo, pode usar o 4x4H sem medo no asfalto, mas o 4x4 HLc e o 4x4 LLc (reduzida), só na terra ou duna.

Abraço, :concordo:
Neilson

Rogério Tortato
28/06/2013, 11:49
Olá a todos,

sobre o assunto gostaria de registrar uma opinião e esclarecer as razões de eu usar 4x4 full time na TR4.

falam em não usar para poupar equipamento e combustível. com a devida licença, poupar equipamento não me parece ser um bom argumento. acho que a imensa maioria dos veículos 4x4 selecionáveis, chegam ao fim da vida com a tração ainda zero quilômetro. estou falando de carros de rua e não de nossos bons e velhos jeeps que só andam traçados.

no meu caso, com nem tenho tido tempo de fazer trilhas, acho que em um ano de TR não teria engatado a tração nenhuma vez, desperdiçando um ótimo recurso que ela oferece. penso que muitas tr4 e veículos similares, ao fim da vida, vão para o ferro velho com 90% por cento de sua vida útil gasta, mas, como já disse, 2 ou 3% de uso da tração.

não acho que a mitsubishi fez a tração da tr para ter um uso tão restrito. além do que, dificilmente quem compra uma tr4 zero quilômetro, vai usá-la por toda a sua vida útil. acho que o normal é usar 1, 2 ou 3 anos e trocar. então não justifica "economizar" um recurso útil que traz segurança a voce e a sua família.

se gastar um pouco mais de combustível, paciência, afinal, com o perdão da brincadeira, na TR4 que é por natureza gastadora, "o que é um peido pra quem tá cagado?" e acho que se em um única situação a tração integral te livrar de um acidente ou de uma situação de maior risco, já paga todo o combustível gasto a mais.

uso e vou continuar usando tração full time na TR. se a tração não aguentar, para mim será uma decepção e vou partir pra outro carro, mas acredito da robustez da TR.

abraço a todos

jleroy
07/07/2014, 21:46
Olá a todos,

sobre o assunto gostaria de registrar uma opinião e esclarecer as razões de eu usar 4x4 full time na TR4.

falam em não usar para poupar equipamento e combustível. com a devida licença, poupar equipamento não me parece ser um bom argumento. acho que a imensa maioria dos veículos 4x4 selecionáveis, chegam ao fim da vida com a tração ainda zero quilômetro. estou falando de carros de rua e não de nossos bons e velhos jeeps que só andam traçados.

no meu caso, com nem tenho tido tempo de fazer trilhas, acho que em um ano de TR não teria engatado a tração nenhuma vez, desperdiçando um ótimo recurso que ela oferece. penso que muitas tr4 e veículos similares, ao fim da vida, vão para o ferro velho com 90% por cento de sua vida útil gasta, mas, como já disse, 2 ou 3% de uso da tração.

não acho que a mitsubishi fez a tração da tr para ter um uso tão restrito. além do que, dificilmente quem compra uma tr4 zero quilômetro, vai usá-la por toda a sua vida útil. acho que o normal é usar 1, 2 ou 3 anos e trocar. então não justifica "economizar" um recurso útil que traz segurança a voce e a sua família.

se gastar um pouco mais de combustível, paciência, afinal, com o perdão da brincadeira, na TR4 que é por natureza gastadora, "o que é um peido pra quem tá cagado?" e acho que se em um única situação a tração integral te livrar de um acidente ou de uma situação de maior risco, já paga todo o combustível gasto a mais.

uso e vou continuar usando tração full time na TR. se a tração não aguentar, para mim será uma decepção e vou partir pra outro carro, mas acredito da robustez da TR.

abraço a todos

Já rodei cerca de 500 km com a TR4 2015 4x2 MT e estou gostando muito do carro.
A compra foi consciente depois de fazer teste drive, ler revistas especializadas , ver sites de avaliação e consultar proprietários nas ruas.
Carro robusto, excelente design, seguro, excelente dirigibilidade, compacto, tamanho adequado para as condições de trânsito atual, porta malas ótimo ( a não ser pra que m tem família com filhos e carrega muita bagagem ) e ótimo visibilidade . O consumo é normal para um carro 2.0. Uso somente gasolina aditivada Shell V-Power. Carro que dá prazer em dirigir.
Sem nenhuma dúvida optei pelo MT ao invés de AT. carro mais leve, menos consumo, 5 marchas e prazer em cambiar.
Comprei ciente que não usaria 99% na cidade e exporádicamente uma estrada de chão para ida a um sitio, hotel fazenda, etc. nada mais que isso.
Carro forte....concebido para a severidade e que em uso somente urbano tende a ter longa vida sem problemas costumeiros nos carros de passeio que trafecam nas nossas vias de péssima qualidade.

Hérique
25/09/2014, 15:34
alguem tem esquema eletrico da traçao da pajero 2.8
quem puder ajudar agradeço desde ja pode entrar em contato comigo no whatsap 92348785

Boczko
31/07/2016, 08:20
Caros, tenho uma 4x2 2012 que "herdei" do meu sogro. Meu primeiro "jeep", sempre fui de carros sedans médios. Devo dizer que entrei no clima, comprei barracas, jetbag, levo as crianças para acampar... Tr4 é um estilo de vida mesmo. O consumo é alto, se o budget é apertado ou o sua consicencia ecológica é muito grande irá sentir este fato. Aqui vão duas percepções objetivas.

1) Em viagens longas vc chega moído: muito barulho e vibração, não pode passar de 110 km / h para ter o minimo de conforto, na buraqueira de São Paulo é ótimo, vc não se preocupa com estragar pneus ou suspensão mas em estradas boas sentirá a falta da paz exterior.

2) Desejei ardentemente ter a 4x4: nos poucos usos que fiz offroad (trilhas leves com barro e cascalho) fiquei com problemas, a tração é trazeira e o peso do motor é na dianteira, tenha sempre alguém pesado no carro para te ajudar como contrapeso subindo no estribo ou parachoques.

Assim meu caro, entre 4x2 e 4x4 recomendo a 4x2 apenas se vc não tiver de maneira nenhuma o viéz do espirito aventureiro, pois na hora da diversão a natureza do carro é muito marcante!

realbulldog
05/08/2016, 16:18
Caros, tenho uma 4x2 2012 que "herdei" do meu sogro. Meu primeiro "jeep", sempre fui de carros sedans médios. Devo dizer que entrei no clima, comprei barracas, jetbag, levo as crianças para acampar... Tr4 é um estilo de vida mesmo. O consumo é alto, se o budget é apertado ou o sua consicencia ecológica é muito grande irá sentir este fato. Aqui vão duas percepções objetivas.

1) Em viagens longas vc chega moído: muito barulho e vibração, não pode passar de 110 km / h para ter o minimo de conforto, na buraqueira de São Paulo é ótimo, vc não se preocupa com estragar pneus ou suspensão mas em estradas boas sentirá a falta da paz exterior.

2) Desejei ardentemente ter a 4x4: nos poucos usos que fiz offroad (trilhas leves com barro e cascalho) fiquei com problemas, a tração é trazeira e o peso do motor é na dianteira, tenha sempre alguém pesado no carro para te ajudar como contrapeso subindo no estribo ou parachoques.

Assim meu caro, entre 4x2 e 4x4 recomendo a 4x2 apenas se vc não tiver de maneira nenhuma o viéz do espirito aventureiro, pois na hora da diversão a natureza do carro é muito marcante!

Bons comentários caro colega!

A minha opinião é a seguinte:

Veículo 4x4 também não faz milagres se o condutor resolver se aventurar no fora de estrada, se ele não estiver bem calçado com pneus off road.

Por outro lado, não faz muito sentido o cidadão possuir um veículo para uso urbano queimando borracha diariamente, aumentando o consumo de combustível com pneus off road no asfalto, pensando em eventualmente enfiar o carro na lama!

Eu tenho apego pelos meus veículos e não enfiaria meu carro em qualquer estrada que não valesse a pena, a não ser que não tivesse outra escolha, mas aí voltamos a questão citada 2 parágrafos acima.

Gostava de fazer umas gauchadas por estradas ruins, mas na época eu tinha um Bandeirante para as loucuras de final de semana.

Acho que, se o cara se engraçou pelo modelo em questão por ser bruto e resistente para enfrentar a buraqueira do dia a dia, vale sim a pena investir mesmo sendo 4x2.

Abraço.