Ver Versão Completa : Novo Dono de uma Grand Cherokee Laredo 2000/2001 Diesel 3.1
phmatheus
20/06/2013, 20:00
Boa noite pessoal, sou o novo felizardo a possuir uma Grand Cherokee Laredo 2000/2001 Diesel.
Antes de mais nada deixem eu contar um poquinho da aquisição.
Eu comprei ela em um Leilão, com as seguintes restrições: Numero do motor não confere / Ausente (onde acho o numero do motor para conferir se foi trocado ou se o infeliz do leilão só não achou) outra: Motor faltando peças e turbina queimada.
Bom eu nunca ouvi falar que uma turbina queimava, que eu saiba ela pode ter folga travar, quebrar as aletas, etc. mas nunca ouvi que uma turbina queima. :-O
Realmente o motor está faltando peças, se não me engano está faltando o trocador de calor do óleo, não sei se do cambio ou do motor, as varetas que medem o óleo do motor e do cambio.
Tem alguns plugs desligados mas como não manjo de mecanica diesel não sei dizer se é ou não normal.
Bom a primeira coisa que fiz foi dar uma carga na bateria que estava zerada e virei a chave para ligar o painel (não dei partida ainda) e percebi que ficam algumas luzes no painel acessa, uma com uma chavinha cortada e a de check gauges, os ponteiros nem mexem.
Bom resumo da ópera preciso fazer uma checagem geral na eletrica, pq acho que tem alguma coisa errada com o módulo ou com o sistema de segurança dela (Lembra da chavinha)
Preciso descobrir onde fica o numero do motor para ver se vale a pena investir tempo e dindin para colocar ele para funcionar ou se é melhor partir para uma adaptação logo.
Alguns outros detalhes da Xerosa:
O interior está perfeito, sem rasgados, os bancos eletricos funcionam, tem até a cortininha do porta malas, A lataria está perfeita, sem ferrugem, sem manchas, sem amassados, somente os borrachões estão um pouco apagados, mas é facil de reparar. Cambio não tive como testar, muito menos a reduzida ou os diferenciais.
Pneus e rodas estão muito bons.
Ou seja ela está muito boa e o odometro marca 127000 Km +/-.
Alguem conhece alguem que manje de mecanica diesel, mais especifico Cherokee e que esteja em Jacareí ou São José dos Campos ?
Aceito dicas do que fazer para botar a bixinha para andar novamente.
EDIT: em tempo, eu li todos os tópicos de Cherokee diesel que tem no forum, alguns são muito bons outros nem tanto.
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
Amigo este motor é Mercedes... o mesmo das Sprinter consegue peças e informações nas autorizadas Mercedes Caminhão....se não consta numeração no dut e crvl sem problemas...se o leilão foi oficial e o carro estiver liberado para voltar a ser licenciado.
phmatheus
21/06/2013, 10:10
Rapaz pior que não é o mercedes não, eu li por ai que os mercedes chegaram em 2003 ou 2004. Esse é o Famigerado VM italiano, o mesmo que equipa as dakotas, só que com um cilindro a mais.
Eu consegui achar o numero do motor, e bate com o documento, uma dor de cabeça a menos :)
Vou ver se consigo tirar umas fotos dela hoje para postar aqui.
Muito obrigado aos amigos e qualquer ajuda é bem vinda.
Cordialmente
Pedro H. Matheus
phmatheus
23/06/2013, 12:52
Pessoal, adicionei algumas fotos da Cherokee no meu album deem uma olhada:
Vista geral da lataria..
http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/phmatheus-albums-grand-cherokee-laredo-2000-2001-diesel-3-1-picture417854-de-frente.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/phmatheus-albums-grand-cherokee-laredo-2000-2001-diesel-3-1-picture417855-lateral-esquerda.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/phmatheus-albums-grand-cherokee-laredo-2000-2001-diesel-3-1-picture417856-lateral-direita.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/phmatheus-albums-grand-cherokee-laredo-2000-2001-diesel-3-1-picture417860-trazeira.jpg
Fotos dos bancos e interna
http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/phmatheus-albums-grand-cherokee-laredo-2000-2001-diesel-3-1-picture417857-vista-interna.jpg http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/phmatheus-albums-grand-cherokee-laredo-2000-2001-diesel-3-1-picture417858-banco-do-motorista-precisa-hidratar.jpg http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/phmatheus-albums-grand-cherokee-laredo-2000-2001-diesel-3-1-picture417859-bancos-trazeiros.jpg
Fotinha da cortina do porta malas, ela existe e ainda funciona, coisa rara!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/phmatheus-albums-grand-cherokee-laredo-2000-2001-diesel-3-1-picture417861-olha-cortininha-ai-e-funcionando.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/phmatheus-albums-grand-cherokee-laredo-2000-2001-diesel-3-1-picture417862-vista-trazeira.jpg
Fotinha do estepe, nunca foi utilizado!!!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/phmatheus-albums-grand-cherokee-laredo-2000-2001-diesel-3-1-picture417863-estepe-nunca-foi-utilizado.jpg
Fotinho do Painel, eu estranhei ela ter somente duas barrinhas imitando madeira e o centro do painel não ter o acabamento imitando madeira.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/phmatheus-albums-grand-cherokee-laredo-2000-2001-diesel-3-1-picture417864-vista-do-painel.jpg
Olha o Motor dela faltando as peças e o pauzinho segurando o Capú, pois os amortecedores já eram...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/phmatheus-albums-grand-cherokee-laredo-2000-2001-diesel-3-1-picture417865-motorzinho.jpg
phmatheus
25/06/2013, 08:52
Ué alguem sabe pq as fotos do post acima sumiram ?
Cordialmente
Pedro H. Matheus
RicardoSW
28/06/2013, 21:41
Tava querendo ver as fotos rs...gosto muuuuuuito desse carro.
Parabens
Ricardo
phmatheus
28/06/2013, 22:40
Tava querendo ver as fotos rs...gosto muuuuuuito desse carro.
Parabens
Ricardo
Ricardo, dá uma olhada no meu álbum ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/phmatheus-albums-grand-cherokee-laredo-2000-2001-diesel-3-1.html ), eu postei elas aqui no tópico mas sumiram. As fotos estão lá, depois vou postar fotos do motor sendo desmontado, pq tive que fazer o motor que está travado.
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
phmatheus
22/08/2013, 19:07
Bom pessoal depois de 60 dias comprando peças aqui no Brasil, na Inglaterra, na Argentina e nos EUA, eu consegui reunir todas as peças necessárias para "fazer o motor".
Como eu disse ai para cima faltavam muitas peças no motor, basicamente o que foi salvo do motor foi o Bloco, o virabrequim e o comando de valvulas.
Os cabeçotes evidentemente foram condenados, nem passe aceitavam mais, comprei novos com a APAZ MADRID, tive alguns problemas com a DHL na entrega que simplesmente decidiu que minha encomenda era para uma pessoa Juridica e sem autorização mudou a forma de envio e por isso tive que ir até o aeroporto de viracopos para liberar na aduana o material, isso me custou R$ 190,00 + R$ 65,00 de taxas mais pedagio, combustivel, estacionamento e um dia perdido na aduana.
Os Pistões, Aneis, Camisas, bronzina de biela e bronzina de mancal foram comprados na GOOP em São Paulo eles não vendem direto para o consumidor final, ai a oficina onde está fazendo o motor "emprestou" o CNPJ para comprar as peças, o preço foi praticamente a metade de outros locais, atendimento nota 10!!!
Jogo de juntas, bomba d'agua, bomba de óleo, parafusos do cabeçote e bucha de biela foram comprados na LAVES em SP (local caro e atendimento meia boca, nota 6 foi onde gastei mais dinheiro :-( )
A Turbina foi feita na TK Turbos em Taboão da Serra em SP, pessoal gente fina e atendimento 10, apesar de ser longe pra kct e ser um porre para ligar lá.
O Restante veio da Inglaterra, Vareta de valvula, Tuchos Hidraulicos, Sensores de temperatura, pescador de óleo, jet oil, parafusos de lubrificação do óleo, parafuso do carter, vareta de medição do óleo com bainha, os mancais, trava dos tuchos, e mais uma pancada de peças.
Uma coisa que atrasou a montagem foi que a LAVES me vendeu as buchas de biela do motor da dakota o 2.5 e eles não servem no motor 3.1, as buchas são absurdamente diferentes, alias eu acabei descobrindo que esse motor é bemmmm diferente do motor da dakota, apesar do bloco ser o mesmo apenas com um cilindro a mais muitas peças não são intercambeaveis, existem muitas diferenças e isso acabou me ferrando um pouco.
Tive que pedir novamente as buchas de biela na inglaterra, e esperar mais um pouco a entrega do material que chegou ontem e ja deixei com o mecanico para levar na retifica para trocar as buchas e nesse meio tambem veio a arruela de encosto do virabrequim que tambem não é a mesma do motor 2.5 e ninguem em SP tem. Acabei pedindo na inglaterra.
Semana que vem as bielas e os cabeçotes devem retornar da retifica e na outra semana o mecanico vai começar a montar o motor, vou bater umas fotos e vou atualizando o post aqui.
Uma coisa interresante que encontrei no meu caminho de importar as peças o seguinte entrei em contato com o pessoal da moparoverstock.com e eles não vendem as peças desse motor, pois é um produto para exportação e por uma regra contratual com a chrysler eles não podem embarcar e nem vender as peças. Lá acabei comprando algumas peças para o cambio como a vareta e a bainha de medir o óleo.
Uma coisa que está faltando é o coxim do motor e o sensor de posição do virabrequim esses dois eu não achei nem aqui em SP, nem na inglaterra, na mopar tem mas como dito acima eles não podem vender, achei em portugal na 41jeep.com mas não botei fé nos caras eles só aceitam deposito em conta ou vale postal, e para responder e-mail são muito enrrolados.
Depois coloco uma lista de preços aqui no tópico para vocês saberem quanto fica fazer um motor desses.
Grande abraço
Pedro H. Matheus
bonissoni
23/08/2013, 11:48
quanto exatamente está gastando pra montar o motor? quanto tempo faz que você está importanto as peças? um abraço e parabéns pela máquina e pelos esforços!! ;D
phmatheus
23/08/2013, 17:07
quanto exatamente está gastando pra montar o motor? quanto tempo faz que você está importanto as peças? um abraço e parabéns pela máquina e pelos esforços!! ;D
Rapaz eu vou postar uma planilha com os custos detalhados, mas assim por cima com mão de obra, troca dos bicos injetores e revisão da bomba e troca do miolo da turbina (parte interna toda) deve ficar na casa dos 19 a 20 mil reais.
Sendo que desse total 4 Mil de Mão de Obra, e uns 2.5 a 3 de Bomba, bicos e turbina.
As peças fazem aproximadamente 40 dias que estou juntando o problema nem foi tanto a entrega das peças de fora, foi o mecanico passar a lista certa de peças e fechar os orçamentos de compra.
A entrega via Courier (DHL, FEDEX, UPS, TNT) leva em média 3 dias úteis, já a entrega via correio normal levou em média uns 15 dias corridos.
A unica coisa que ferrou foi essa alta do dolar, que levou a fatura do meu cartão de credito nas alturas ;-)
hehehe
Grande abraço
Pedro H. Matheus
phmatheus
24/08/2013, 01:06
Segue abaixo uma planilha com os custos detalhados da retifica.
Grande abraço
Pedro H. Matheus
RicardoSW
01/11/2013, 20:30
E ai Pedro como ficou o motor??
Abs
Ricardo
phmatheus
01/11/2013, 21:41
E ai Pedro como ficou o motor??
Abs
Ricardo
Olá Ricardo, eu consegui juntar todas as peças necessárias para fazer o motor funcionar, o motor foi montado ontem (31/10/2013) mais de 4 meses depois da aquisição.
Hoje fomos limpar o tanque de diesel e dar a primeira partida no motor e nossa surpresa, o motor não pega!!!
Segunda feira tentaremos novamente, não sei o que está ocorrendo, mas a bomba de diesel não está pressurizando os bicos, não conseguimos retirar todo ar da tubulação, estou bem triste, mas faz parte!!!
Espero que muito em breve (semana que vem) eu esteja com esse motor rodando redondinho!!!
Grande abraço
Pedro H. Matheus
RicardoSW
02/11/2013, 00:32
O meu tb n pegou…
Abssss…..
Ricardo
phmatheus
03/11/2013, 21:46
O meu tb n pegou…
Abssss…..
Ricardo
Ricardo e o que vc fez ?? para ela pegar ??
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
Amigo, ar no sistema num pega mesmo....tenta deixar o tanque sem tampa...facilita para o vácuo...
RicardoSW
04/11/2013, 23:59
por enquanto nada…tiramos a injetora p revisa'-la mais uma vez…
phmatheus
05/11/2013, 00:09
por enquanto nada…tiramos a injetora p revisa'-la mais uma vez…
Pior que hoje o mecanico veio com historinha de que o modulo pode estar ferrado, amanhã o bombista vai dar um pulo na oficina para dar uma checada e verificar o que está ocorrendo, a injetora não está mandando diesel para remover o ar dos dutos, até eliminamos o filtro e colocamos diesel direto em uma garafa para ver se ela puxa, mas não puxou nada...
A sua também é uma cherokee diesel ??
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
phmatheus
05/11/2013, 03:51
Amigo, ar no sistema num pega mesmo....tenta deixar o tanque sem tampa...facilita para o vácuo...
Opa Sinuhe, não consigo tirar o ar do sistema porque a bomba de diesel não manda diesel para os bicos, é como se ela não estivesse pressurizando o sistema, Já liguei a solenoid de corte de combustivel direto para ficar aberta mas mesmo assim a Bomba Injetora não manda diesel, já eliminei o filtro e coloquei uma garrafa direto acima da bomba para a gravidade não deixar faltar diesel e nada tambem :S tá muito chato isso, e o pior é que acabei de fazer a Bomba Injetora, gastei R$ 2600 e refiz a bomba inteira!!!!
Valeu pelas dicas, se tiver mais alguma estou aberto a sujestões!!
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
RicardoSW
05/11/2013, 11:11
Fala Pedro
A minha é diesel sim mas 4CC,é uma sport e confesso que só n troquei o motor por sua causa rsrssrsss....
Agora estamos juntos kkkk
Amanhã vão testar c outra injetora p descobrir o problema ou ao menos tentar descobrir
Abs
Ricardo
phmatheus
05/11/2013, 12:39
Fala Pedro
A minha é diesel sim mas 4CC,é uma sport e confesso que só n troquei o motor por sua causa rsrssrsss....
Agora estamos juntos kkkk
Amanhã vão testar c outra injetora p descobrir o problema ou ao menos tentar descobrir
Abs
Ricardo
Ricardo Vai com calma que tudo se ajeita, a sua é mais facil pq o motor é identico ao da dakota, eu andei pesquisando e descobri uma coisa sobre as cherokee que não me agradou muito, parece que elas tem um sistema de alarme FDP que não tem como burlar, a minha está acendendo a chavinha no painel, isso quer dizer que o alarme tá acionado, estamos tentando contornar isso tambem.
A Sua deve ser uma Sport se a chave da sua for preta para desativar o alarme só pelo controle, agora se a chave for cinza é igual a minha ela é codificada.
Aqui uma transquição do que um colega fez para a cherokee pegar:
o problema era no alarme , nao pegava o carro e a luz no painel nao apagava a chave , ai era so fechar todas as portas do carro manualmente , trancar a posta do motorista na chave e segurar a chave na possição final por 5 segundos , ai destravei na chaver e pronto , ela ligou e eu nao gastei um real
Alguns sites com Howtos para desativar o alarme da cherokee:
Cómo reiniciar la alarma antirrobo de un Jeep 2001 | eHow en Español (http://www.ehowenespanol.com/reiniciar-alarma-antirrobo-jeep-2001-como_100507/)
¿Cómo reajustar una alarma antirrobo en un Jeep Cherokee? | eHow en Español (http://www.ehowenespanol.com/reajustar-alarma-antirrobo-jeep-cherokee-como_100968/)
Cómo programar un control remoto a un Jeep | eHow en Español (http://www.ehowenespanol.com/programar-control-remoto-jeep-como_88116/)
Se vc tiver o controle e sua chave for preta, fecha todas as portas liga o alarme no controle espera 30 segundos e desliga o alarme pelo controle para desativar.
Se vc tiver uma bananinha junto com a chave, aproxima ela do console de teto onde está escrito security, isso tambem desativa o alarme.
Em ultimo caso tem um cara no Rio Grande do Sul que reprograma o modulo da Cherokee para remover essa proteção FDP.
O Sergio Augusto deu umas dicas importantes para o motor pegar no tópico dele, vc já deu uma lida ? http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/77922-retifica-e-up-grade-motor-vm-2-5-td-dodge-dakota.html
Daqui a pouco vou na oficina pq o bombista ia la agora de manhã.
Grande Abraço e boa sorte, não desiste do motor não pq ele é muito bom, vc vai gostar muito quando estiver funcionando certinho.
Cordialmente
Pedro H. Matheus
RicardoSW
05/11/2013, 12:52
Fala Pedro!
Obrigado pelo apoio!!!
A minha é c a chave codificada mas como ela estava funcionando normalmente,só fumaçando demais n acho que meu problema seja de alarme ou sistema de proteção...
O tópico de Sergio eu lí várias vezes e tb falei c ele várias vezes...gente boníssima bem como a maioria por aqui...
Uma solução é mecanizar a bomba e esquecer a semi-eletronica dela definitivamente,tb estou estudando essa possibilidade
Abraços
Ricardo
phmatheus
05/11/2013, 13:34
Fala Pedro!
Obrigado pelo apoio!!!
A minha é c a chave codificada mas como ela estava funcionando normalmente,só fumaçando demais n acho que meu problema seja de alarme ou sistema de proteção...
O tópico de Sergio eu lí várias vezes e tb falei c ele várias vezes...gente boníssima bem como a maioria por aqui...
Uma solução é mecanizar a bomba e esquecer a semi-eletronica dela definitivamente,tb estou estudando essa possibilidade
Abraços
Ricardo
Opa Interessante essa questão de mecanizar a bomba, ai eliminamos um ponto fraco desse motor que é o primeiro bico eletronico, conte mais a respeito dessa modificação, você tem algum site ou outras infos a respeito disso ??
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
RicardoSW
05/11/2013, 13:52
Tive duas infos a respeito disso e estou orçando c um amigo essa possibilidade
Me disseram que é relativamente comum nas L200 mas não sei sobre a sua que é 5 cilindros...
Vamos falando
Abs
Ricardo
phmatheus
05/11/2013, 14:23
Tive duas infos a respeito disso e estou orçando c um amigo essa possibilidade
Me disseram que é relativamente comum nas L200 mas não sei sobre a sua que é 5 cilindros...
Vamos falando
Abs
Ricardo
Eu acredito que seja o mesmo procedimento, pois minha bomba estava com o cabeçote ferrado, ai o bombista pegou um cabeçote de dakota e trocou, entenda eu estou falando cabeçote mas é a parte eletronica da bomba, e ficou perfeito, ou seja o que muda para a cinco cilindro é a parte do rotor e compressor, junto com o tempo de injeção por ser 5 cilindros.
Uma opção seria utilizar a bomba do Voyager ou do Pegeout que utilizaram esse motor na europa, só que com bomba mecanica.
Estive vendo e uma bomba dessas la fora custa certa de 200 libras esterlinas (quando deu pau no cabeçote da bomba entrei em panico hehehe e ja sai cotando em tudo quanto era lugar!!!) não fica muito inviavel comprar uma la fora e trazer pra cá, pode ser uma solução!!
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
RicardoSW
06/11/2013, 11:47
opa!
onde vc viu?England?
Interessante essa alternativa
Abs
phmatheus
06/11/2013, 12:22
opa!
onde vc viu?England?
Interessante essa alternativa
Abs
Sim, na Inglaterra e na Polonia se não me engano, eu tenho aqui nos favoritos, vou dar uma pesquisada e posto os links aqui!!
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
RicardoSW
12/11/2013, 20:46
E ai Pedro?Achou os links?
E o seu carro?…
Abs
phmatheus
12/11/2013, 23:42
E ai Pedro?Achou os links?
E o seu carro?…
Abs
Opa Ricardo, pior que nem tive tempo de procurar ainda, ontem fui no bombista e comentei com ele sobre a modificação, ele falou que é um procedimento simples a mudança da bomba para mecanica, mas como a minha é automatica ele comentou que não sabe como se comportaria com o cambio automatico, pois o BCM o ECM e o PCM se comunicam com a bomba para troca das marchas e eu não sabe como fazer essa interligação ai ele nem mexe, ele falou que se fosse manual não teria problema.
Hoje de manhã o mecanico levou a Xerosa para o bombista para passar o scanner e ver pq a bomba não tá mandando diesel, ou seja ela foi guinchada e agora depende do bombista botar ela para rodar ou melhor fazer o motor pegar para o mecanico terminar de montar o carro.
O bombista que ela está é a Nova São Luis em São José dos Campos, eu procurei duas bosh service aqui e os dois falaram que so ele mexe com essa bomba e com esses carros, tanto que as Mit e as Toyota ele que faz a manutenção para a concessionaria, os bosh service mandam para ele regular e aferir as bombas e os bicos pois só ele aqui no vale tem os equipamentos, ele e um cara em Campinas são os unicos em sampa que tem esse equipamento.
Vamos ver o que vai dar vou aguardar e rezar hehehe se for modulo ele mesmo conserta mas eu já tenho duas lojas engatilhadas para comprar o modulo ou mandar consertar.
Torce por mim ai hauahuahuahuahua
E a sua como está ?? conseguiu dar partida ??
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
Boa noite aos dois proprietários de Cherokees.
Eu estou morando em Brasília e tenho procurado uma WJ 3.1 TD para comprar. Fui ver uma aqui e ela tinha a bomba mecanizada, automática. O proprietário me disse que um professor de mecânica da UNB fez o projeto para ele, usando parte de uma bomba de motor diesel 2.8. Eu acabei não comprando o carro, mas li os comentários de vocês e até onde eu pude verificar é possível mecanizar a bomba e a caixa automática seguir funcionando.
Abraço
phmatheus
29/11/2013, 17:15
Caros companheiros, vejo hoje dar uma ótima noticia, Finalmente a Criança Nasceu. Hoje ela pegou pela primeira vez, e o motor funcionou redondinho o barulho é lindo.
O Problema era no módulo do motor, ele estava com o microprocessador queimado e o mesmo foi trocado e está redondo!!! Agora tenho que aguardar a facada do modulo.
Segunda feira ela volta pro meu mecanico para terminar de montar o motor e a frente dela, creio que até o final de semana que vem eu esteja rodando com ela. Ai vou levar ela para um eletricista para fazer algumas coisas de eletrica que estão faltando.
Logo posto umas fotos e um filminho do motor funcionando.
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
RicardoSW
29/11/2013, 19:12
Pedro,como vc descobriu o defeito?
Minha bomba foi p Goiania de novo…
Abs
Ricardo
phmatheus
29/11/2013, 20:02
Opa Ricardo, o bombista onde fiz a bomba é especializado em diesel eletronico, aqui do vale e de sampa mandam para ele para resolver os problemas dos carros. Ele tem um técnico eletronico especialista em módulos para checar a parte eletronica dos carros.
As Mit, susuki, Toyota, SangYoung etc. vem tudo para ele. O cara abriu o modulo colocou na bancada e vou percorrendo as trilhas até chegar no microchip que estava queimado.
Aqui em sampa só ele e um cara de campinas mexem com a bomba da Dakota e da Cherokee, os Bosh service mandam as bombas para eles regularem e testarem.
Ou seja o Cara é Foda!!!
Eu coloquei o carro no guincho e deixei ele la segunda vou com o guincho buscar novamente para terminarem de montar o carro!!!
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
RicardoSW
30/11/2013, 09:50
Otimo!
Vou ver o que acontece c a minha em Goiania e qq coisa te peco esse contato
Vc vai ficar c um baita carro legal hein!
Abs
Ricardo
phmatheus
30/11/2013, 11:20
Ricardo, segue os dados do Bombista:
Mecanica Nova São Luiz
Tel: (12) 3921-5308
Endereço: Av. Marechal Henrique Teixeira Lott, 8512, Vila Acacias, São José dos Campos, SP
Contato: Sr. Luiz
Pode falar que foi o Pedro da Cherokee Preta que indicou, o cara é supimpa para conversar e não esconde o jogo, dá as dicas que precisa e ainda permite que você acompanhe todo processo e o serviço explicando direitinho o que é pra que.
Dá uma ligada pra ele e troca uma ideia, as vezes ele pode te dar uma luz a respeito do que tá acontecendo.
Se vc for na oficina, ela fica na saida da Rodovia Pres. Dutra no acesso para o CTA (Centro Tecnologico da Aeronautica) / Shopping Center Vale / Rod. dos Tamoios, vc saiu da Dutra, já vai ver ele, ele fica bem no meio da saida, um barracão Azul.
441427
Se vc chegar no posto de gasolina você passou do local.
Qualquer coisa dá um grito ai!!
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
phmatheus
30/11/2013, 11:34
Lautrix, o processo não é complicado não, pois a bomba da cherokee é mecanica (ela não é eletronica como os Common Rail) apenas o cabeçote dela é eletronico, ou seja o sistema de aceleração é eletronico, se vc trocar o cabeçote adaptando um acelerador mecanico você deixa a bomba mecanica e isola toda parte eletronica da bomba.
O unico problema é que os circuitos da Cherokee são todos integrados (tração, Motor, Corpo), se vc mecanizar a bomba injetora, precisa fornecer os sinais para os modulos enganando eles para dizer que a bomba é eletronica. Por isso falei que se a WJ tivesse cambio manual, o problema seria menor pois grande parte da eletronica está ligada ao cambio / tração.
Não é impossivel de ser feito, inclusive já vi algumas WJ com motor MWM ou Maxxion funcionando com o cambio automatico e literalmente tudo funcionava até piloto automatico, mas todos os sinais foram tirados do motor ou simulados através de circuitos eletronicos.
Quando peguei minha WJ no Leilão e abri o motor e não tinha nada la dentro, fiquei muito, mas muito tentado a trocar o motor e colocar um MWM ou um Maxxion, o problema era achar quem adapta-se com o cambio automatico (essencial pra mim) e deixa-se tudo funcionando como o original. A alguns anos atrás tinhamos o Afonso da TT4 em Bauru que Manjava Absurdos de adaptação, inclusive ele que fez o DEEP Blue uma DAK 4x4. Só não sei o que aconteceu com ele pois os telefones não atendem e o site não existe mais, assim como ele não responde mais e-mail.
Por causa disso decidi investir no VM3.1 e manter tudo original.
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
Boa noite
Eu sou técnico em eletronica e proprietário de uma GC Laredo Gasolina. No caso da mecanização dessa bomba, isso pode ser feito em partes. O Módulo de injeção envia a tensão para a bomba funcionar. Pode-se simplesmente colocar uma bomba mecânica no lugar e "enganar" o módulo adicionando uma resistência nos terminais que alimentariam a bomba original. Lembrando que o valor da resistência (em ohms) deve ser igual ou levemente superior ao valor da impedância (resistência) da bomba. Quando digo superior quero dizer 10%. Acima disso o módulo poderá entender que a bomba está com estator aberto (ou a fiação do enrrolamento aberta - lembremos que uma bomba moderna nada mais é que um motor eletrico de tamanho reduzido). Nesse caso simplesmente o carro não vai andar, aliás não vai nem pegar. Se a resistência instalada for menor aí o módulo entende que a suposta bomba está em curto e novamente seu carro não vai sair do lugar e ainda há o risco de queimar alguma porta do módulo de injeção. Então por aí se vê que, especialmente no caso dos motores chamados diesel eletrônico, os mexânicos não podem nem chegar perto. Não é coisa para curioso. Se você for se aventurar mesmo só o faça se a bomba der pau. A título de curiosidade a resistência a ser instalada deverá ter uma potencia de dissipação equivalente a 12V x A (A é a corrente a ser medida com auxílio do multimetro/amperímetro). Se A=3 amperes , então sua resistencia enganadora deverá ser de 12x3 = 36 Watts. Resistor com medidas de linguiça (!)
Aí surge outro problema. O tal cabeçote eletronico da bomba original serve de "acelerador eletronico" que é simplesmente um reostato ou potenciômetro. O módulo de injeção precisa do sinal desse "cabeçote" para determinar os tempo de injeção nos bicos. Aí o buraco é beeem mais embaixo. O câmbio também precisa desse sinal para decidir se joga uma marcha acima, uma marcha abaixo ou se mantém a marcha atual (o módulo do cambio reúne os sinais de: RPM, velocidade do motor, posição da alavanca 12DNRP, conversor de torque e "posição do pé do motorista", o tal cabeçote) .
Nos motores a gasolina o câmbio também "precisa" saber qual é a posição da TBI e quem fornece essa informação é o sensor TPS. Por essa razão ao se passar uma cherokee da gasolina para o diesel algo da parte eletronica original deve permanecer no veículo.
Obviamente é possível manter apenas a parte eletronica da sua bomba original ao passo que o motor estará sendo alimentado por outra bomba mas aí eu acho que é gambiarra demais! E também há o quesito economia de combustível. Bombas mecânicas são extremamente duráveis mas não têm a "finesse" de uma bomba elétrica, ou seja, não são tão precisas. Minha opinião é que com uma bomba mecânica seu carro ficará levemente beberão e com a marcha lenta discretamente oscilante mas isso é normal.
Se alguém te disse que o sistema elétrico das cherokees é integrado, pode acreditar, é integrado mesmo!
Enfim, voce está vendo o tamanho da jaca que voce iria descascar para mecanizar uma simples bomba. Se fosse fazer gambiarra numa Blazer eu até te dava apoio, mas tratando-se de uma Cherokee, trate-a como uma rainha, sem gambiarras por favor! Ou se quiser fazer caca, faça com estilo. Cague nas mãos e esfregue nas paredes. Desgraça pouca é bobagem (kkkkk)
Parabéns pelo veículo.
Brevemente vou mudar de gasosa para diesel. Torça por mim.
phmatheus
10/12/2013, 12:08
Palozo, concordo com 100% do que vc disse, por isso citei que a parte eletronica da bomba tem que ser simulada para o modulo. Mas a bomba da cherokee nesse caso é bem simples de modificar. O reostado está na parte superior da bomba e é realmente o acelerador eletronico, já que a bomba nao tem cabo (cheroka 2001 drive by wire hauahuahauah)
Mas a grande questão é que só o acelerador da bomba é eletronico, a informação desse acelerador eletronico pode ser obtida se colocando um reostato no cabo do acelerador mecanico, isso resolve o problema. as outras informações a bomba recebe do modulo, como a temperatuda do motor, temperatura do combustivel temperatura do ar na adimissão.
O mais legal é que os calculos para injeção de combustivel (vasão) é calculado na propria bomba e não no modulo :-O e ela utiliza eletronica analogica para fazer isso e o pior isso é feito dentro do diesel :-O :-O. Eu tava presente quando a minha bomba foi aberta e ela não tem nenhum microchip só circuito analogico e esse circuito fica banhado em diesel, inclusive a minha o diesel tinha virado uma tinta o que me obrigou a trocar a parte superior da bomba.
Grande abraço
Pedro H. Matheus
victor cordeiro
13/12/2013, 17:24
Fala Pedro!
Obrigado pelo apoio!!!
Abraços
Ricardo
Opa amigo, tb tenho uma sport a diesel...
E sei q em breve terei de arrumar minha bomba...muita fumaça preta...
Gostei dessa idéia de mecanizar a bomba diesel. Tem mais infos sobre este assunto...
Abs
phmatheus
21/12/2013, 16:09
Pessoal é com muito gosto e felicidade, que venho anunciar!!!!
Ela está em casa, acabo de ir buscar ela na oficina, ela ainda tá suja, tem uns problemas de eletrica, mas ela tá em casa e andando!!!
Agora posso dizer para vocês que motor hein, o bicho é parrudo, cola vc no banco, alem de tudo é silencioso, sobe rápido de giro, to apaixonado!!!
Papai noel passou mais cedo na minha casa e deixou minha cherokee!!!
Segunda feira vou fazer a vistoria e providenciar os documentos da danada!!!
Grande Abraço e Feliz Natal!!!
Cordialmente
Pedro H. Matheus
RicardoSW
23/12/2013, 08:59
Pedro!!!
Que belo presente hein!!!
Feliz Natal!!!
Abs
Ricardo
phmatheus
23/12/2013, 11:20
Pois é Ricardo, é um ótimo presente!!!!
Hoje levei ela na auto-eletrica para fazer a ligação do alternador, pq cortaram o fio e não sabiamos qual era. Agora tá carregando a bateria certinho!!!
Aproveitei e deixei ela no lava-rápido para ela tomar uma bela ducha, pois hoje o ciretran está fechado então nao consigo dar entrada na documentação, somente na quinta feira :( ela vai ficar parada até quinta pq sem documento não pode rodar :(
Ela chegando em casa ela vai ganhar um banho de cera e uma limpeza e hidratação do couro, para ficar bunita para o ano novo!!! E charfundar na lama!!!
Gente foram 181 dias de correria, angustia, brigas, idas e vindas, mas finalmente ela ficou pronta!!! To mais feliz que pinto no lixo!!!
Pedro H. Matheus
AlexPalma
23/12/2013, 22:54
Parabéns, Pedro!!!
phmatheus
23/12/2013, 23:11
Parabéns, Pedro!!!
Obrigado Alex, todo o esforço valeu a pena com certeza!!!
Pedro H. Matheus
Parabéns amigo, mais uma renascida, nas ruas!!!!!!!
phmatheus
26/12/2013, 15:19
Parabéns amigo, mais uma renascida, nas ruas!!!!!!!
Valeu Sinuhe, Com certeza mais uma que foi salva de virar ferro-velho, agora é começar a manutenção dela, hoje mesmo eu completei o óleo do cambio, foram 2 litros de Dextron III-H a R$ 80,00 o litro.
O pouco que rodei com ela e percebi que ela deve estar com alguma bucha estourada pq a suspensão trazeira está batendo um pouco. E apesar de os amortecedores parecerem estar bons o carro balança um bocado nas curvas.
Agora vamos e venhamos hein que carrão, que motor, que conforto!!! Valeu cada centavo investido!!!
Feliz Ano Novo, com muita trilha, lama, e nossos amados carros funcionando a 100%
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
RicardoSW
18/02/2014, 18:26
Fala Pedro!
Pois e' depois de muito tempo a minha voltou a andar…sem fumaca sem excesso de temperatura e com forca em todas as marchas ate' 2100rpm +-…depois da' uma encolhida na potencia e sobe devagar…acho que um acerto na bomba final e deu.
Vou procurar o seu Luiz…
E a sua???
Abs
Ricardo, segue os dados do Bombista:
Mecanica Nova São Luiz
Tel: (12) 3921-5308
Endereço: Av. Marechal Henrique Teixeira Lott, 8512, Vila Acacias, São José dos Campos, SP
Contato: Sr. Luiz
Pode falar que foi o Pedro da Cherokee Preta que indicou, o cara é supimpa para conversar e não esconde o jogo, dá as dicas que precisa e ainda permite que você acompanhe todo processo e o serviço explicando direitinho o que é pra que.
Dá uma ligada pra ele e troca uma ideia, as vezes ele pode te dar uma luz a respeito do que tá acontecendo.
Se vc for na oficina, ela fica na saida da Rodovia Pres. Dutra no acesso para o CTA (Centro Tecnologico da Aeronautica) / Shopping Center Vale / Rod. dos Tamoios, vc saiu da Dutra, já vai ver ele, ele fica bem no meio da saida, um barracão Azul.
441427
Se vc chegar no posto de gasolina você passou do local.
Qualquer coisa dá um grito ai!!
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
phmatheus
18/02/2014, 19:46
Ricardo Show de bola, dá uma olhada no turbo, ele pode tá com pouca pressão ou a west gate tá abrindo muito cedo, por isso não tem força depois dos 2100RPM, o Pico de força desse motor é nos 3800RPM.
A minha virou novela mexicana, eu sou muito cagado vou falar pra vc, nela não deve ter cagado um urubu deve ter cagado uma familia inteira e a familia dos amigos dos urubus, pq PQP tá foda viu.
Ela andou, e deu um problema no cambio, troquei o óleo melhorou andou denovo, ai parou de passar marcha, depois de +/- 1Km ela parou de vez, foi feito um remendo no radiador de óleo que diminuiu o fluxo para o cambio e por isso o cambio fritou por dentro, tive que acabar fazendo o cambio todo, fica pronto até dia 4/03. Ai não vai ter mais nada para fazer...
Só preju, só preju. Espero que depois disso eu fique um bom tempo sem gastar com ela, pq ja to falido, se quebrar denovo não vou ter grana pra arrumar e ela vai ficar parada ou vou ter que vender ela. Já foi 30mil entre motor cambio e peças avulsas :(
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
victor cordeiro
26/02/2014, 23:11
Ricardo Show de bola, dá uma olhada no turbo, ele pode tá com pouca pressão ou a west gate tá abrindo muito cedo, por isso não tem força depois dos 2100RPM, o Pico de força desse motor é nos 3800RPM.
A minha virou novela mexicana, eu sou muito cagado vou falar pra vc, nela não deve ter cagado um urubu deve ter cagado uma familia inteira e a familia dos amigos dos urubus, pq PQP tá foda viu.
Ela andou, e deu um problema no cambio, troquei o óleo melhorou andou denovo, ai parou de passar marcha, depois de +/- 1Km ela parou de vez, foi feito um remendo no radiador de óleo que diminuiu o fluxo para o cambio e por isso o cambio fritou por dentro, tive que acabar fazendo o cambio todo, fica pronto até dia 4/03. Ai não vai ter mais nada para fazer...
Só preju, só preju. Espero que depois disso eu fique um bom tempo sem gastar com ela, pq ja to falido, se quebrar denovo não vou ter grana pra arrumar e ela vai ficar parada ou vou ter que vender ela. Já foi 30mil entre motor cambio e peças avulsas :(
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
Po cara. Q chato...espero q resolva...fiquei te devendo as fotos e náo mandei quando me pediu. Desculpe. Eh q a minha TB tava foda...náo gastei tanto ato VC, mas bem mais do q eu esperava....ainda não consegui ficar mais do q 20 dias com meu brinquedo novo sem parar na oficina...já foi bomba dágua, radiador, semi eixo quebrado, todos os rolamentos dianteiros e traseiros, suspiro do óleo explodiu, bomba do diesel entupida, entre outras coisas q náo lembro...nada relacionado a má fama q empregam ao motor diesel....
Vamos levando e torço para que agora, perto de completar 20 dias sem frequentar meu mecânico ( deve estar com saudade de mim ) continue assim e q dias melhores venham para a gente...
ABS e sucesso!!!
phmatheus
27/02/2014, 01:31
Valeu Victor não esquenta não, o motor ficou redondinho tá parecendo um relogio, coisa mais linda de se ver. O problema foi essa cagada que fizeram no radiador, por causa de um conserto de 70 reais tive que gastar 7 mil. Eu realmente to quebrado, pq paguei 24 mil no leilão e até agora gastei nela mais 30 mil, vou ser sincero é um sonho que ficou bem caro.
Agora estou tendo problemas para achar um bendito coxim hidraulico do cambio só achei na concessionaria e querem 2200, um absurdo. Nos EUA custa 150 Dolares. Só que como só foi utilizado em carro para exportação eles não podem vender e nem enviar a peça :S muito revoltante isso.
O melhor de tudo, achei uma que o cara tá desmanchando, e o cara teve a coragem de pedir no coxim usado 1800 reais é brincadeira né não??
Espero logo logo voltar a andar com ela e de preferencia que ela não me dê mais problemas
phmatheus
24/03/2014, 02:27
Valeu Victor não esquenta não, o motor ficou redondinho tá parecendo um relogio, coisa mais linda de se ver. O problema foi essa cagada que fizeram no radiador, por causa de um conserto de 70 reais tive que gastar 7 mil. Eu realmente to quebrado, pq paguei 24 mil no leilão e até agora gastei nela mais 30 mil, vou ser sincero é um sonho que ficou bem caro.
Agora estou tendo problemas para achar um bendito coxim hidraulico do cambio só achei na concessionaria e querem 2200, um absurdo. Nos EUA custa 150 Dolares. Só que como só foi utilizado em carro para exportação eles não podem vender e nem enviar a peça :S muito revoltante isso.
O melhor de tudo, achei uma que o cara tá desmanchando, e o cara teve a coragem de pedir no coxim usado 1800 reais é brincadeira né não??
Espero logo logo voltar a andar com ela e de preferencia que ela não me dê mais problemas
É pessoal, sou cagado mesmo, o cambio foi instalado no ultimo sabado dia 22/03 (era para ser instalado dia 04/03) Rodamos mais ou menos uns 50Km com ela e tudo perfeito, motor cambio, tração, isso com o mecanico do cambio do lado, já hoje....
Sai com o carro e 100% fui almoçar no shopping, parei, peguei o cartão na cancela, rodei, estacionei, tudo perfeito, almocei, quando retornei para o carro, eu vi uma poça de óleo do lado do carro, molhei um papel óleo vermelho...
Liguei para o cara do cambio (tirei ele do domingo de folga heheeh ainda bem que tenho o rádio dele) ele pediu para ligar o carro e verificar da onde tava vazando e ela começou a mijar óleo pela capa seca.
Resumo da ópera, chama guincho e leva para oficina. Provavelmente o retentor do conversor de torque estourou ou o conversor de torque rachou nas soldas. Isso pq o conversor foi enviado para ser refeito (ele foi aberto e as pás foram trocadas, junto com os atuadores).
Agora é esperar ele arrancar o cambio novamente e ver o que aconteceu. Ainda bem que tá na garantia e não vou gastar nada, só vou ficar mais um mês sem o carro :(
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
michelecoimbra
23/04/2014, 15:08
boa tarde, eu tenho uma cherokee ano 2000 3.1, e queria saber se compensa adaptar outro motor nela pois já gastei pra caramba e não ficou boa.
michelecoimbra
23/04/2014, 15:09
qual motor que ficaria bom nela?
phmatheus
24/04/2014, 18:12
boa tarde, eu tenho uma cherokee ano 2000 3.1, e queria saber se compensa adaptar outro motor nela pois já gastei pra caramba e não ficou boa.
Michelle seja bem vinda!!
O que acontece na sua Cherokee?
É possivel adaptar qualquer motor diesel nela, mas o maior problema é mão de obra, uma vez que para o sucesso da adaptação tem que fazer uma grande reforma eletrica para que o modulo pegue as informações dos outros sensores. a menos que você abra mão do cambio automatico e de algumas funções do painel.
Fora o custo do motor mais mão de obra você vai gastar perto de 20 a 25 mil para fazer isso, e depois é a dor de cabeça de qualquer adaptação, sempre tem algo que não funciona ou quebra devido a adaptação.
Esse motor é muito robusto (tanto que investi uns 20 mil para reforma-lo) eu não recomendaria a troca, mas cada um cada um. O que acontece muito é que esse motor tem uma das primeiras injeções "common rail" ou melhor eletronica, e como houveram muito poucos carros com esse sistema os mecanicos só fazem merda e com isso vc acaba gastando a toa.
Grande Abraço e boa sorte
Cordialmente
Pedro H. Matheus
Claudio Bispo
23/05/2014, 06:58
Bom dia senhores.
Sou iniciante do 4x4, comprei uma cherokee laredo 5 cilindros 2004 a diesel recente de imediato ela aprsentou um problema de codificação de alarme, ou seja ela ñ liga mais , a porta do motorista ñ trava mais no alarme.
levei na autorizada o cara já veio dizendo que modulo de injeção e mole.
phmatheus
23/05/2014, 07:51
Bom dia senhores.
Sou iniciante do 4x4, comprei uma cherokee laredo 5 cilindros 2004 a diesel recente de imediato ela aprsentou um problema de codificação de alarme, ou seja ela ñ liga mais , a porta do motorista ñ trava mais no alarme.
levei na autorizada o cara já veio dizendo que modulo de injeção e mole.
Claudio seja bem vindo.
Quando você coloca a chave no contato e vira ela sem dar partida fica acesa no painel uma luz com uma chavinha cortada do lado direito ?
Se sim, realmente é problema de codificação da chave, mas pode ser mais facil de resolver do que o módulo, ligue para um chaveiro que mexa com chaves codificadas, ele vai testar a antena no miolo da chave e a propria chave, pois pode ter dado problema na antena ou na chave.
Agora ela deveria fechar e abrir as portas no controle, pois essa função é independente da codificação da chave.
Verifique tambem se a sua não apresentou mal contato no modulo que fica no motor, ele fica do lado do motorista perto do paralama e do vidro, bem ao lado do cilindro mestre. ele tem 3 plugs, veja se estão bem encaixados e se não tem folgas, a minha o primeiro plug do lado esquerdo não estava bem encaixado e ela não pegava e o code da chave ficava aceso.
Faça os testes e depois conta ai o que conseguiu. Se for modulo mesmo, tem um pessoal no sul que vende os modulos na faixa de 1200 a 1800 reais mas no seu caso eu duvido que seja modulo.
Cordialmente
Pedro H. Matheus
Dr_Marcus
18/08/2014, 20:10
PHMATHEUS, velho na boa...
em primeiro lugar, parabens pelo trabalho encima do VM. EU na minha estupidez, discordo dos relatos que leio aqui mesmo no forum que dizem que este motor é uma porcaria. Acredito que não exista motor Diesel "ruim" (tirando o Q20B da D20...kkk).
Certa vez coloquei dois caminhões para trabalhar em uma jazida de areia, e por qual marca optar... Se fosse dar bola para o que os "especialistas" da internet falam, NUNCA teria optado pelos meus dois absolutamente BRUTOS Volvo EDC, que NUNCA me deixaram na mão.
"Rapaz... compra Mercedes... porque Mercedes é Mercedes... Esses EDC são eletronico, são umas merdas, aquela bomba é eletronica e quando quebrar voce vai ver..."
Trouxe essa historia a tona no topico, pois percebi que a Cheroka usa uma tecnologia semelhante ao EDC, é uma bomba MECANICA mas com acelerador eletronico. Não tem misterio, um bombista bem equipado tira de letra o acerto de ponto e qualquer outro serviço. Pode ser caro, mas meu caminhões NUNCA me deram problemas relativo ao sistema EDC.
Bom... mas passando o bla bla bla... Estou virando o mundo atras de uma cherokee, to sem coragem de encarar uma a gasolina e gostaria MUITO de uma Diesel, uma nave dessas a Diesel é chique demais!! heheheh...
Hoje fui olhar uma Laredo 3.1 ano 2001 que tem tudo para ser uma bronca, esta bem "chacoalhada", parachoques arranhados, pneus carecas, um deles arriado no chao... quando pedi para ligar: "Ela ta sem bateria amigo... porque tem um probleminha na bomba, tem que tentar umas 4x ate ela pegar, é uma entradinha de ar em uma conexao da mangueira do Diesel na bomba, mas eu entrego arrumada funcionando com garantia!" Disse que toda vez que desativa o alarme e abre a porta ela ativa a bomba do diesel.
Perguntei se ela estava fervendo, ele respondeu que anda normal sem ferver, só o problema na partida.
Então falei sobre o bico eletronico ele: "Aaaahhhh... acho que foi alguma coisa parecida com isso que me falaram que ela tem, mas vou levar em uma oficina que trabalha com esse tipo de motor e vamos arrumar, independente do que for..."
A duvida que fica no ar é: Vale a pena insistir no VM, pois voce vê quantos relatos deste motor com problemas surgiram ai neste seu topico, problemas de cabeçotes, bombas, eletronicas em geral...
Essa semana o vendedor vai verificar o defeito na laredo e me ligar, alem disso, quais os detalhes preciso ter atençao na hora da escolha dessa viatura a diesel, funcionamento, na hora de ligar, fumaça, barulho, deixar funcionar ver se vai ferver.
Ta pedindo 34 latinhas... tem outra na mesma pessima condiçao no Bom negocio em Floripa por 34 tambem, mas essa alem de tudo, depois que esquenta tem uma batida no motor e em seguida ferve.
phmatheus
19/08/2014, 00:20
PHMATHEUS, velho na boa...
em primeiro lugar, parabens pelo trabalho encima do VM. EU na minha estupidez, discordo dos relatos que leio aqui mesmo no forum que dizem que este motor é uma porcaria. Acredito que não exista motor Diesel "ruim" (tirando o Q20B da D20...kkk).
Certa vez coloquei dois caminhões para trabalhar em uma jazida de areia, e por qual marca optar... Se fosse dar bola para o que os "especialistas" da internet falam, NUNCA teria optado pelos meus dois absolutamente BRUTOS Volvo EDC, que NUNCA me deixaram na mão.
"Rapaz... compra Mercedes... porque Mercedes é Mercedes... Esses EDC são eletronico, são umas merdas, aquela bomba é eletronica e quando quebrar voce vai ver..."
Trouxe essa historia a tona no topico, pois percebi que a Cheroka usa uma tecnologia semelhante ao EDC, é uma bomba MECANICA mas com acelerador eletronico. Não tem misterio, um bombista bem equipado tira de letra o acerto de ponto e qualquer outro serviço. Pode ser caro, mas meu caminhões NUNCA me deram problemas relativo ao sistema EDC.
Bom... mas passando o bla bla bla... Estou virando o mundo atras de uma cherokee, to sem coragem de encarar uma a gasolina e gostaria MUITO de uma Diesel, uma nave dessas a Diesel é chique demais!! heheheh...
Hoje fui olhar uma Laredo 3.1 ano 2001 que tem tudo para ser uma bronca, esta bem "chacoalhada", parachoques arranhados, pneus carecas, um deles arriado no chao... quando pedi para ligar: "Ela ta sem bateria amigo... porque tem um probleminha na bomba, tem que tentar umas 4x ate ela pegar, é uma entradinha de ar em uma conexao da mangueira do Diesel na bomba, mas eu entrego arrumada funcionando com garantia!" Disse que toda vez que desativa o alarme e abre a porta ela ativa a bomba do diesel.
Perguntei se ela estava fervendo, ele respondeu que anda normal sem ferver, só o problema na partida.
Então falei sobre o bico eletronico ele: "Aaaahhhh... acho que foi alguma coisa parecida com isso que me falaram que ela tem, mas vou levar em uma oficina que trabalha com esse tipo de motor e vamos arrumar, independente do que for..."
A duvida que fica no ar é: Vale a pena insistir no VM, pois voce vê quantos relatos deste motor com problemas surgiram ai neste seu topico, problemas de cabeçotes, bombas, eletronicas em geral...
Essa semana o vendedor vai verificar o defeito na laredo e me ligar, alem disso, quais os detalhes preciso ter atençao na hora da escolha dessa viatura a diesel, funcionamento, na hora de ligar, fumaça, barulho, deixar funcionar ver se vai ferver.
Ta pedindo 34 latinhas... tem outra na mesma pessima condiçao no Bom negocio em Floripa por 34 tambem, mas essa alem de tudo, depois que esquenta tem uma batida no motor e em seguida ferve.
Marcos, a questão é o seguinte tente comprar pelo menor preço possível de preferencia abaixo de 30K, Essa que o cara falou que tem que dar 4x partida para pegar pode ser uma coisa muito simples de resolver, podem ser velas aquecedoras, recomendo colocar Bosh, qualquer outra é jogar dinheiro no lixo, ou entrada de ar no filtro de diesel (facil de detectar, se for entrada de ar no filtro, basta soltar a porca do primeiro injetor para sangrar ele, se não sair diesel ali na hora da partida é pane seca)
A minha no começo de julho começou com essa putaria de não pegar de manhã, as vezes ia 10, 20 partidas até pegar, mas se desligasse pegava na primeira, eu descobri que tinham velas de aquecimento queimadas (três) e duas não estavam esquentando direito, troquei as velas mas mesmo assim demorava para pegar, até que isolei o filtro e vi que o diesel estava voltando para o tanque, então a bomba ficava seca e até encher o filtro e a bomba, haja bateria e partida. Existe uma adaptação de uma bomba eletrica que resolve esse problema de vez, eu ainda não fiz mas esta na lista, para solucionar eu tive que trocar o cabeçote do filtro, agora bate na chave o motor vira no maximo duas vezes e pronto ela pega.
Você tem experiencia com diesel, então já sabe o básico, olha a fumaça, rode com o carro veja a força, esse motor é estupidamente silencioso, parece um carro a gasolina, e por incrivel que pareça ela não apresenta o turbo lag, a curva é muito plana então vc não sente o buraco na aceleração, deixe ela esquentar sem a tampa do vaso de expansão e veja se tem alguma borbulha ali, isso é indicador de cabeçote trincado ou junta queimada, pode não estar fervendo agora mas vai ferver mais pra frente.
Eu falei para tentar comprar o mais barato possivel, pois o único problema desse motor são os cabeçotes (cinco ao todo, um por cilindro) e como já relatei, é facil de arrumar, não é barato mas é facil, a apaz madrid fabrica os cabeçotes com o diametro de passagem de agua maior e o cabeçote foi redesenhado para excluir a segunda vela de aquecimento, isso resolve todos os problemas do motor. Você gastaria entorno de 5 a 7 mil para trocar os cabeçotes com parafusos novos, valvulas novas, junta de metal, ou seja fica zero novamente.
Fora o motor muito cuidado com o cambio, apesar de absurdamente parrudo esse cambio se for tratado de forma errada ele quebra e ai são mais 7 mil para arrumar, se vc não conhece cambio automatico leve em uma loja e peça para analisarem e a menos que vc tenha notas da troca de óleo do cambio a cada 40mil não troque o óleo, se quiser trocar faça com calma e aos poucos para não ferrar seu cambio.
No mais é como qualquer outro carro, peças faceis de achar, e não tão cara. Sempre temos a Rockauto para comprar peças e a jnengenier para comprar peças do motor.
Na boa, vai fundo, enfia o pé na jaca com gosto, separa algum dimdim para emergencia (Caso dos cabeçotes) e seja muito feliz!!!
PS: Estou muito feliz com o VM é forte, é silencioso, é economico (estou fazendo medias de 15 na estrada e 12 na cidade), agora com os problemas dele resolvidos é só alegria, eu não trocaria esse motor por outro, só se for outro carro, mas adaptar jamais.
PS1: Haaa e o meu ficou cuca fresca, a temperatura de funcionamento dele é sempre abaixo de 90º no maximo uns 85º
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
Dr_Marcus
19/08/2014, 19:08
So para informar o saldo da minha busca de hoje:
1 - Liguei para uma loja que tem uma Dakota dupla diesel: "Amigo, ela nao esta na loja, esta na oficina trocando a junta do cabeçote que queimou, eu te ligo quando estiver pronta..."
2 - Liguei para outra loja que tem outra Dakota do mesmo modelo: "Sem garantia amigo... no estado que se encontra pegar e levar..."
3 - Loja da Cherokee Limited 2001 V8 - "Aviao prendendo fogo... sim aceito, pode vir buscar e pagar como quiser... Eu levo ai se voce nao tiver tempo de vir buscar..."
4 - Loja com uma Cherokee diesel 2000 prata - "Mandamos dar uma olhadinha em um vazamentinho no motor... mas é coisa pouca amigo"
...Sinceramente, nao sei porque insisto nisso, tem que gostar muito de Jeep mesmo hehehehehehe
Miltinho
20/08/2014, 16:07
Marcus já tive uma... Diesel 3.1 não presta, até voce conseguir acertar, vai te deixar louquinho de tanto incomodar!
Caia fora!
Tanto é que trocaram o VM pelo Mercedez 2.7 rapidinho! Peque uma V8... Tanto faz a 5.2 como a 5.9, mas só pegue realmente de procedencia; ai em PA tinha uma 97 / 5.2 anunciada na Web, que não tinha 60.000 km por 35.000; é carissima, mas se estiver realmente como anunciado, vale a pena!
Abç.
phmatheus
20/08/2014, 16:41
Marcus já tive uma... Diesel 3.1 não presta, até voce conseguir acertar, vai te deixar louquinho de tanto incomodar!
Caia fora!
Tanto é que trocaram o VM pelo Mercedez 2.7 rapidinho! Peque uma V8... Tanto faz a 5.2 como a 5.9, mas só pegue realmente de procedencia; ai em PA tinha uma 97 / 5.2 anunciada na Web, que não tinha 60.000 km por 35.000; é carissima, mas se estiver realmente como anunciado, vale a pena!
Abç.
Miltinho respeito sua opinião e até concordo que para acertar ela é dificil, mas dizer que não presta é preconceito feio, o carro tem seus problemas como qualquer carro, e vai depender muito do cuidado dos donos anteriores. por isso preferi comprar a minha em leilão e fazer tudo o que precisa.
E vou te falar não troco a Cherokee por outro carro diesel tão cedo, o motor é silencioso, é economico, turbo leg inexistente ou minimo, o carro é absurdamente confortavel e para um carro com quatorze anos ele não faz um barulho na suspensão ou carroceria. A partir do momento que você passa a conhecer o carro e seus limites ele só vai lhe trazer alegria.
Agora qualquer carro da Chrysler (Jeep, Dodge, Chrysler) tem um serio problema com parte eletronica e donos relaxados, ai meu caro qualquer carro é pura dor de cabeça, e como você disse e concordo para acertar é de deixar a pessoa louca. Mas ai é qualquer carro, qualquer um faz isso, em especial os com eletronica embarcada como é o caso dos carros da Chrysler.
Cordialmente
Pedro H. Matheus
Miltinho
20/08/2014, 21:40
Pedro tive 3 G. Cherokee a gasolina (duas 5.2 e uma 5.9), e nenhuma incomodou; só deixaram saudades!
Eram excelentes, principalmente a 5.9!
Resolvi partir para uma diesel 3.1 e quebrei a cara, nunca tive tanto incomodo com um carro, e olha que estava praticamente nova (40.000 km).
Não é preconceito não, peguei bronca mesmo... Acho as GC fantasticas, e estou pensando seriamente numa 5.7 HEMI, ou então na diesel 3.0
Fico feliz que voce esteja contente, e que a sua esteja perfeita mas, sinceramente não recomendo a ninguem!
Sucesso...Fraternal Abraço.
Pedro tive 3 G. Cherokee a gasolina (duas 5.2 e uma 5.9), e nenhuma incomodou; só deixaram saudades!
Eram excelentes, principalmente a 5.9!
Resolvi partir para uma diesel 3.1 e quebrei a cara, nunca tive tanto incomodo com um carro, e olha que estava praticamente nova (40.000 km).
Não é preconceito não, peguei bronca mesmo... Acho as GC fantasticas, e estou pensando seriamente numa 5.7 HEMI, ou então na diesel 3.0
Fico feliz que voce esteja contente, e que a sua esteja perfeita mas, sinceramente não recomendo a ninguem!
Sucesso...Fraternal Abraço.
Se há mais gente que fala mal do que gente que fala bem (desse 3.1 VM Motori) desconfio que haja algo de errado mesmo com esse motor. Estive pesquisando fóruns e não gostei nem um pouco do que descobri.
Opiniões - Grand Cherokee 3.1 TD (http://www.tuning.online.pt/forum/opini-es-grand-cherokee-3-1-td-t6213.html)
Jeep Grand Cherokee -ZJ/WJ/WK (http://www.jeepzone.pt/f14-jeep-grand-cherokee-zj-wj-wk)
Troca de Jeep Grand Cherokee 98 2.5TD por Grand Cherokee 3.1 TD 2000? - Fórum Autohoje TT (http://www.autohojett.com/todo-o-terreno/1015-troca-de-jeep-grand-cherokee-98-2-5td-por-grand-cherokee-3-1-td-2000-a.html)
Pode ser que haja algum cara sortudo que teve poucos problemas com esse motor mas é unanimidade que o 2.7 CRD da Mercedes é muito melhor e, consequentemente, mais caro.
Entendam que eu não sou dono de Blazer ou Ranger descendo o pau na JEEP, bem pelo contrário. Tenho uma Laredo velha (1998) que não troco por nada que não tenha o emblema JEEP no capô, mas é nítido e notório que a JEEP fez caca nessa mistura de motor de barco + SUV de 2000kg de peso.
Me faz lembrar a gambiarra da protagonizada pela dupla Ford/VW quando meteram um excelente motor numa titica chamada Pointer (ou Logus, como queiram). Motor alemão, chassis americano. Lataria fina para o peso do motor, suspensão de cristal ehehe, deu merda!
Parabenizo pela coragem e pelo suor derramado na empreitada de consertar o carro mas usando uma folha de papel, um lápis e uma calculadora já percebi que vale mais a pena tirar o escorpião do bolso e partir para a GC 2.7 CRD Mercedes. Motor mais confiável, menos visitas ao mecânico, menos graxa e óleo nas suas mão e no chão da sua garagem. Menos "encheção" de saco da esposa. Quem for casado sabe do que eu estou falando. Então com tantos benefícios à vista (kkkkkkk) eu e a patroa concordamos em trocar nossa querida GC Laredo 1998 por uma GC 2.7 CRD Mercedes pelos idos de fevereiro de 2015.
Enfim, existem muitas coisas que um homem não pode (e não deve) ter ao mesmo tempo. Uma mulher chata + uma GC 3.1 avariada+ geladeira sem cerveja = suicídio rápido
Estou apenas seguindo o conselho do Mitinho...
phmatheus
20/09/2014, 16:53
Se há mais gente que fala mal do que gente que fala bem (desse 3.1 VM Motori) desconfio que haja algo de errado mesmo com esse motor. Estive pesquisando fóruns e não gostei nem um pouco do que descobri.
Opiniões - Grand Cherokee 3.1 TD (http://www.tuning.online.pt/forum/opini-es-grand-cherokee-3-1-td-t6213.html)
Jeep Grand Cherokee -ZJ/WJ/WK (http://www.jeepzone.pt/f14-jeep-grand-cherokee-zj-wj-wk)
Troca de Jeep Grand Cherokee 98 2.5TD por Grand Cherokee 3.1 TD 2000? - Fórum Autohoje TT (http://www.autohojett.com/todo-o-terreno/1015-troca-de-jeep-grand-cherokee-98-2-5td-por-grand-cherokee-3-1-td-2000-a.html)
Pode ser que haja algum cara sortudo que teve poucos problemas com esse motor mas é unanimidade que o 2.7 CRD da Mercedes é muito melhor e, consequentemente, mais caro.
Entendam que eu não sou dono de Blazer ou Ranger descendo o pau na JEEP, bem pelo contrário. Tenho uma Laredo velha (1998) que não troco por nada que não tenha o emblema JEEP no capô, mas é nítido e notório que a JEEP fez caca nessa mistura de motor de barco + SUV de 2000kg de peso.
Me faz lembrar a gambiarra da protagonizada pela dupla Ford/VW quando meteram um excelente motor numa titica chamada Pointer (ou Logus, como queiram). Motor alemão, chassis americano. Lataria fina para o peso do motor, suspensão de cristal ehehe, deu merda!
Parabenizo pela coragem e pelo suor derramado na empreitada de consertar o carro mas usando uma folha de papel, um lápis e uma calculadora já percebi que vale mais a pena tirar o escorpião do bolso e partir para a GC 2.7 CRD Mercedes. Motor mais confiável, menos visitas ao mecânico, menos graxa e óleo nas suas mão e no chão da sua garagem. Menos "encheção" de saco da esposa. Quem for casado sabe do que eu estou falando. Então com tantos benefícios à vista (kkkkkkk) eu e a patroa concordamos em trocar nossa querida GC Laredo 1998 por uma GC 2.7 CRD Mercedes pelos idos de fevereiro de 2015.
Enfim, existem muitas coisas que um homem não pode (e não deve) ter ao mesmo tempo. Uma mulher chata + uma GC 3.1 avariada+ geladeira sem cerveja = suicídio rápido
Estou apenas seguindo o conselho do Mitinho...
Palozo, concordo em partes com você, mas da ultima parte (tirar os escorpiões do bolso) não concordo, Sim, ela ja passou do valor de tabela dela, sim eu não vou recuperar nunca esse dinheiro investido, Mas pegar todo dinheiro que investi nela e comprar uma GC 2.7 com motor mercedes eu não faria, só faria se fosse para fazer igual ao que fiz na minha.
Veja carro é sempre um problema eles não dão lucro e quem compra carro pensando nisso tá dando um tiro no pé. Mas porque então investir tanto trabalho e dinheiro em um carro com 14 anos, simples é um sonho de 18 anos, ter um JEEP Diesel AUTOMATICO.
Mas porque então comprar em um leilão e não comprar em uma loja e ter curtido o carro nesse ultimo ano, a resposta é simples, meu carro de mecanica é zero km, tudo foi feito, 99% das coisas são novas zero Km, seria muito pior eu comprar um GC 3.1 ou 2.7 e rodar dois mil Km e o motor fundir entre nada e lugar nenhum, e ter que gastar tufos de dinheiro para fazer o motor.
Veja nesses ultimo ano eu vivi em oficinas mecanicas e vou te falar os novos motores diesel não aguentam o tranco que os donos inescrupulos e relaxados impõe neles, eu vi nas visitas as oficinas, várias Hilux com cabeçote trincado e junta queimada, inumeras L200, S10 e Ranger nem se fala, Pajero os donos sofrem com a bomba de diesel por causa do tanque de combustivel que enferruja.
Então gastei mais do que vale a minha, com certeza absoluta, mas, sempre tem um mas... Eu sei perfeitamente o que tenho debaixo do capú e sei que não vai me deixar na mão. Carro diesel não é para andar igual o V8, diesel tem que ir na manha, devagar e sempre.
Já rodei com a minha no ultimo mês 2600Km e não tive nenhum problema, estou fazendo alguns ajustes e vou trocar alguns cabos como o do KickDown que está enrroscando e do acelerador que foi feito uma gambiarra com o de opala.
Do mais é só alegria, e tenho certeza que vou bater os 500mil Km sem problemas seja de motor ou de cambio, isso pq vou ficar com ela muitos e muitos anos, só venderia ela em caso de emergencia e mesmo assim em ultimo dos ultimos casos.
Bom é isso é um sonho que se realiza. Como eu disse motor diesel não foi feito para levar pau, e foi exatamente o que fizeram na GC e Nas Dakotas que usaram esse motor. Na argentina que é um povo acostumado com carros diesel esse motor bate facil os 300Mil e la o povo é super feliz com o carro, não vou dizer que não há problemas, sim há mas em bem menos casos que aqui no brasil.
Fraterno abraço e espero logo logo fazer o batismo de lama na Fenix, só precisa São Pedro Ajudar e mandar agua pq tá difcil.
PS: esqueci de dizer, para falar mal ou contar problemas sempre aparece um, mas para exaltar as qualidades do carro ninguem lembra, vamos fazer uma conta rápida, quantas cherokees 3.1 vc ouviu que o motor deu problema ? Agora quantas foram produzidas e vendidas ? A quantidade que deu problema é muito pequena, aqui mesmo no 4x4brasil são poquissimos relatos, e la foram são sempre os mesmos que o pessoal linka, esses três que vc passou e mais uma meia dúzia. (Palozo isso não é uma indireta para vc, estou falando de um modo geral, até eu mesmo para falar mal sempre contamos para mais pessoas do que para falar bem, é um fato do ser humano).
Cordialmente
Pedro H. Matheus
Amigos vou dar minha opinião nesse assunto, embora nunca tive nenhuma nem outra, pois a melhor opinião mesmo é de quem tem e sentiu na pele, já tive vários carros diesel e posso opinar, hj tenho uma Frontier CD 2.5 LE 2010. Todo motor diesel é delicado, depois de sofrer uma avaria do tipo aquecimento, é difícil voltar a funcionar bem, sempre fica uma desconfiança, isso porque todas as peças envolvidas teriam que ser trocadas e nem sempre a opção é essa. Dependendo do tipo de motor e do dano que sofreu o certo seria fazer uma retifica completa que muita vezes parece ser um custo maior mais vale a pena no final. Veja bem cada caso é um caso, não estou generalizando. Quanto ao motor 3.1 e 2.7 é claro que foi uma evolução e quando a Mercedes passou a ser dona da marca depois da Fiat....sem duvidas que o motor Mercedes é melhor e mais moderno. Mas isso não quer dizer que o motor Italiano não presta.
Reginaldo Brasil
01/11/2014, 11:20
Pedro,
Você é um especialista nesse carro! Eu tenho uma história parecida. Comprei uma Grand Cherokee Laredo Diesel 3.1. ano 2000 em uma concessionária Mitsubishi em 2006. O carro estava ótimo! Tanto que rodei uns 70.000 km, indo e voltando de Barretos à Bahia (Salvador, Porto Seguro,etc) com alguns probleminhas que fui resolvendo. Até que o motor fundiu no ano passado e eu resolvi retificá-lo por inteiro. Gastei em torno de R$ 20 mil. Entretanto, não consegui até agora fazê-lo funcionar corretamente. O motor acelera e desacelera sozinho! Faz um barulho estranho, também, parecendo que está fora de ponto. E mesmo antes de fundir o motor, fazia uma média de 7 a 8km com um litro. Já revisei a bomba injetora, sendo que o bombista disse que a parte mecânica dela está ok, mas não sabe da parte eletrônica. Será que o problema é este? A parte eletrônica? E será que a Mecânica Nova São Luiz de São José dos Campos resolveria o problema?
Olha, tenho o carro desde 2006 e, agora, meu casamento com ele é mais firme do que com a minha mulher! kkkkk. Gosto do carro quando está funcionando bem. É forte, silencioso, não se importa com buracos, etc. Mas é difícil de acertar! Será que você pode me orientar melhor?
Parabéns pela insistência. Sei que foi recompensado!
Abs.
Reginaldo
phmatheus
01/11/2014, 13:40
Pedro,
Você é um especialista nesse carro! Eu tenho uma história parecida. Comprei uma Grand Cherokee Laredo Diesel 3.1. ano 2000 em uma concessionária Mitsubishi em 2006. O carro estava ótimo! Tanto que rodei uns 70.000 km, indo e voltando de Barretos à Bahia (Salvador, Porto Seguro,etc) com alguns probleminhas que fui resolvendo. Até que o motor fundiu no ano passado e eu resolvi retificá-lo por inteiro. Gastei em torno de R$ 20 mil. Entretanto, não consegui até agora fazê-lo funcionar corretamente. O motor acelera e desacelera sozinho! Faz um barulho estranho, também, parecendo que está fora de ponto. E mesmo antes de fundir o motor, fazia uma média de 7 a 8km com um litro. Já revisei a bomba injetora, sendo que o bombista disse que a parte mecânica dela está ok, mas não sabe da parte eletrônica. Será que o problema é este? A parte eletrônica? E será que a Mecânica Nova São Luiz de São José dos Campos resolveria o problema?
Olha, tenho o carro desde 2006 e, agora, meu casamento com ele é mais firme do que com a minha mulher! kkkkk. Gosto do carro quando está funcionando bem. É forte, silencioso, não se importa com buracos, etc. Mas é difícil de acertar! Será que você pode me orientar melhor?
Parabéns pela insistência. Sei que foi recompensado!
Abs.
Reginaldo
Reginaldo, especialista nada, to mais para curioso informado hauhauahhuahau, eu penei muito com a desinformação espalhada na internet sobre esse carro. mas fuçando aqui e ali e consegui informações certeiras. e tentei relatar elas aqui no tópico.
Bom antes de mais nada, você quando fez o motor trocou os cabeçotes ou mandou retificar ?
O ideal é trocar esses cabeçotes pelos da apaz madrid, se vc retificou eu ja aviso que muito provavelmente em breve vc terá problemas de aquecimento novamente.
A junta do cabeçote vc usou metalica ? os parafusos são novos ?
Bom pq perguntei isso, os cilindros podem estar com taxa de compressão diferente e isso pode ocasionar um castanhar estranho, mais metalico e descompasado.
Esse motor tem no primeiro cilindro um bico "eletronico" esse bico está funcionando corretamente ? Porque sem esse bico a bomba fica perdida com a quantidade de combustivel injetada no motor, o motor fica fraco e xoxo. Você pode utilizar um multimetro para medir a resistencia desse bico e verificar se ele funciona corretamente.
Quando você fez a bomba injetora vc fez os bicos tambem ? é bem comum falarem que o bico está bom e ao invés dele pulverizar o diesel no pistao ele esquichar o diesel, ai o diesel não queima corretamente e ocorre essa oscilação também.
Outro ponto a se olhar é a valvula EGR e os sensores de temperatura (os dois, o do terceiro cabeçote e o do quinto cabeçote).
Com certeza o Sr. Luis resolve esses problemas no seu carro, ele vai deixar o carro lisinho, pois ele tem o cabeçote e os equipamentos para testar e regular a bomba de diesel e os bicos injetores (inclusive os bicos são os mesmos da Ducato, custa em média 90 reais mais 40 de m.o para troca, só se reutiliza os porta bicos).
Agora tem uma empresa mais perto de vc ai, se não me engano em campinas que tem os mesmos equipamentos do Sr. Luis e podem te ajudar também.
Se for mandar o carro para o Sr. Luis, liga e combina com ele, pq é cheio e demora (tem que deixar o carro).
Passa mais informações para poder orientar melhor, grava um video do motor funcionando, se o problema ocorre com o motor quente ou frio, etc.
Grande abraço e boa sorte
Cordialmente
Pedro H. Matheus
Dauto Amorim
04/11/2014, 17:35
Fala galera sou novo no fórum, porém acompanhei muitos tópicos aqui sem me cadastrar como fiz agora, então, em especial esse do phmatheus, por isso vim aqui postar, cara, eu li tudo a respeito que fez no seu carro e tenho que dizer que você me inspirou a ficar com esse carro, eu adquiri uma Grand Cherokee Laredo 3.1 2000 também, está muito conservada com 165.000 km, o antigo dono disse que estava na familia o carro, e ele era o quarto dono, bom, eu sinceramente não acreditei muito, mas ele veio de São Paulo com o veículo até o Rio onde estou pra trocar em um caminhão meu, e foi assim que peguei a minha, sinceramente eu li muitas informações ruins sobre o carro aqui na internet e nesse próprio fórum, mas fui passional e fiz a troca mesmo sabendo da possivel roubada. Então vamos lá, atualmente eu estou "cagado" mesmo e ela está na oficina trocando o cubo da roda dianteira c/ rolamento no lado do motorista, a príncipio eu estava descendo a serra em linha reta no asfalto e o carro fez um forte estalo e começou a fazer um barulho de amedrontar, pensei até que era o diferencial no pior, mas verificamos o diferencial, foi bom até porque troquei o óleo logo, estava perfeito, a homocinética e um rolamento que pega do diferencial pra homocinética, e estava tudo perfeito, logo constamos que o barulho vinha do rolamento que fica grudado nesse cubo infeliz! rsrs, Consegui o cubo novo aqui pelo Rio mesmo, amanhã o mecânico vai colocar a máquina pra funcionar! Bom, sem mais delongas, aproveitando que estou no mecânico, e fiquei sabendo que você se tornou o especialista do fórum da GC 3.1 rsrs, peço a gentileza que me dê umas dicas do que verificar nesse carro pra saber se está tudo 100%, se devo reparar alguma coisa logo antes que dê problemas, o que devo fazer pra avaliar o estado do câmbio automático e de reduzida, quais os principais pontos pra mim avaliar no carro pra que ele não me deixe na mão. Lembrando que pelo estado do que vi, o sistema de arrefecimento parece que foi limpo e colocado aditivo e está no nível, óleo e filtros tambem foram trocados, me parece que foram trocados oleo e filtro do cambio, pastilhas de freio tbm estao 100%, o alternador anda meio doido, tem vezes que ele não recarrega a bateria, ae quando pressiono o pedal do acelerador com força, o marcador sobe pro meio numa pancada só, e o mecânico localizou um barulho irritante quando eu ligava ela fria, é no alternador que não estava bem fixado, talvez seja o problema do alternador parecer estar com algum tipo de mal contato. :pensativo: Bom é isso, espero que possa me ajudar a botar a máquina 100% como a sua! Um Abraço
phmatheus
04/11/2014, 18:03
Fala galera sou novo no fórum, porém acompanhei muitos tópicos aqui sem me cadastrar como fiz agora, então, em especial esse do phmatheus, por isso vim aqui postar, cara, eu li tudo a respeito que fez no seu carro e tenho que dizer que você me inspirou a ficar com esse carro, eu adquiri uma Grand Cherokee Laredo 3.1 2000 também, está muito conservada com 165.000 km, o antigo dono disse que estava na familia o carro, e ele era o quarto dono, bom, eu sinceramente não acreditei muito, mas ele veio de São Paulo com o veículo até o Rio onde estou pra trocar em um caminhão meu, e foi assim que peguei a minha, sinceramente eu li muitas informações ruins sobre o carro aqui na internet e nesse próprio fórum, mas fui passional e fiz a troca mesmo sabendo da possivel roubada. Então vamos lá, atualmente eu estou "cagado" mesmo e ela está na oficina trocando o cubo da roda dianteira c/ rolamento no lado do motorista, a príncipio eu estava descendo a serra em linha reta no asfalto e o carro fez um forte estalo e começou a fazer um barulho de amedrontar, pensei até que era o diferencial no pior, mas verificamos o diferencial, foi bom até porque troquei o óleo logo, estava perfeito, a homocinética e um rolamento que pega do diferencial pra homocinética, e estava tudo perfeito, logo constamos que o barulho vinha do rolamento que fica grudado nesse cubo infeliz! rsrs, Consegui o cubo novo aqui pelo Rio mesmo, amanhã o mecânico vai colocar a máquina pra funcionar! Bom, sem mais delongas, aproveitando que estou no mecânico, e fiquei sabendo que você se tornou o especialista do fórum da GC 3.1 rsrs, peço a gentileza que me dê umas dicas do que verificar nesse carro pra saber se está tudo 100%, se devo reparar alguma coisa logo antes que dê problemas, o que devo fazer pra avaliar o estado do câmbio automático e de reduzida, quais os principais pontos pra mim avaliar no carro pra que ele não me deixe na mão. Lembrando que pelo estado do que vi, o sistema de arrefecimento parece que foi limpo e colocado aditivo e está no nível, óleo e filtros tambem foram trocados, me parece que foram trocados oleo e filtro do cambio, pastilhas de freio tbm estao 100%, o alternador anda meio doido, tem vezes que ele não recarrega a bateria, ae quando pressiono o pedal do acelerador com força, o marcador sobe pro meio numa pancada só, e o mecânico localizou um barulho irritante quando eu ligava ela fria, é no alternador que não estava bem fixado, talvez seja o problema do alternador parecer estar com algum tipo de mal contato. :pensativo: Bom é isso, espero que possa me ajudar a botar a máquina 100% como a sua! Um Abraço
Dauto, precisava dar uma olhada no historico da sua Cheroka, mas a principio o que eu faria é trocar a termostatica pela do caminhão 1113, é barato e facil de fazer isso vai fazer com que ela fique um pouquinho mais de cuca fresca, se a agua do radiador está limpa é um bom sinal, o segundo passo seria limpar os radiadores (agua e intercooler), mas não é obrigatorio, só mexa nisso se a temperatura começar a chegar proximo ao meio, ela não deve passar nunca dos 100º se chegar perto disso pare e veja o que está acontecendo.
Revisão Revisão só precisa o mesmo que todo carro, óleo e filtros, como você citou que os filtros são novos e o óleo é novo acredito que não há muito o que ser feito não. Mas uma coisa me preocupa, vc comentou que o óleo de cambio foi trocado, sabe que óleo colocaram ? Sabe se antes disso esse óleo havia sido trocado ? pq pergunto isso, o óleo utilizado no cambio da GC é o ATF+4 que custa em média 80 reais o litro e vão 8 litros na troca, se colocaram Dextron 3 (muito provavel) é capaz que dentro em breve seu cambio apresente problemas, pois esse óleo não serve no cambio da GC
Pode até ser usado para completar na falta de ATF+4 mas não é recomendado, alem disso quando se utiliza dextron 3 a periodicidade da troca cai de 50Mil Km para 20Mil Km.
O cambio não tem muito o que testar não, é fazer o teste de stall (onde se testa o conversor de torque) que consiste em colocar o cambio em D puxar o freio de mão e pisar no freio e com o outro pé pisar no acelerador com força, o motor deve subir até 1800RPM e não variar mais que 200RPM, se variar ou subir mais está com problemas no conversor de torque, outro teste é o de rampa, verificar se o carro patina para sair em uma rampa de frente e de ré, se patinar o cambio está no final de vida.
O resto é passar as marchar com suavidade sem tranco, reduzindo e avançando conforme vc pisa no acelerador.
PS: não faça o teste de stall por mais de 10 Segundos sobre pena de queimar o cambio...
Agora esse problema no alternador preocupa um pouco, pois os carros da Chrysler (Jeep, Dodge, Chrysler) não utilizam regulador de voltagem, eles utilizam dois artefatos para carregar a bateria, o primeiro é um sensor de temperatura da bateria localizado embaixo da bateria (é um pininho que vc empurra) e o outro é o modulo que controla o quanto o alternador gera de energia. Se vc tem que acelerar para carregar é muito provavel que um desses dois estejam com problema.
Pergunta básica o ex dono da GC era de Jacareí/SP ? Ela é Preta ?
Se vc quiser os manuais dela me avisa que eu tenho todos eles (proprietário e oficina)
Cordialmente
Pedro H. Matheus
phmatheus
04/11/2014, 18:10
Se o povo ler seu post eles só vão destacar Motor VM 3.1, Oficina, Maldito. Vão desconsiderar completamente que o motivo dela estar na oficina é o cubo de roda... huahauhauhauahuahuahuahuauhauahu Qualquer carro pode dar problema no cubo de roda... huahauahuauhauhahua
Desculpa não poderia deixar de brincar com isso....
Grande abraço ai e boa sorte.
Cordialmente
Pedro H. Matheus
Reginaldo Brasil
04/11/2014, 23:55
Pedro,
querendo ou não você virou especialista mesmo! Não tenho muitas respostas, pois apenas mandei retificar o motor e não sei bem o que foi feito. Mas, estarei atento aos pontos que você levantou. E mais: encontrei uma oficina Bosch em Pirassununga que se chama DISELP e fica na Av. Padre Antônio Vann-ess, 1704., fone 19-3561-1766. Já enviei o carro para lá e estou esperançoso de que o Sr. Adão vai resolver o problema, pois ele demonstrou estar ao par do assunto. Vamos ver. Depois dou notícias!
Abs. e Obrigado.
Reginaldo
Reginaldo, especialista nada, to mais para curioso informado hauhauahhuahau, eu penei muito com a desinformação espalhada na internet sobre esse carro. mas fuçando aqui e ali e consegui informações certeiras. e tentei relatar elas aqui no tópico.
Bom antes de mais nada, você quando fez o motor trocou os cabeçotes ou mandou retificar ?
O ideal é trocar esses cabeçotes pelos da apaz madrid, se vc retificou eu ja aviso que muito provavelmente em breve vc terá problemas de aquecimento novamente.
A junta do cabeçote vc usou metalica ? os parafusos são novos ?
Bom pq perguntei isso, os cilindros podem estar com taxa de compressão diferente e isso pode ocasionar um castanhar estranho, mais metalico e descompasado.
Esse motor tem no primeiro cilindro um bico "eletronico" esse bico está funcionando corretamente ? Porque sem esse bico a bomba fica perdida com a quantidade de combustivel injetada no motor, o motor fica fraco e xoxo. Você pode utilizar um multimetro para medir a resistencia desse bico e verificar se ele funciona corretamente.
Quando você fez a bomba injetora vc fez os bicos tambem ? é bem comum falarem que o bico está bom e ao invés dele pulverizar o diesel no pistao ele esquichar o diesel, ai o diesel não queima corretamente e ocorre essa oscilação também.
Outro ponto a se olhar é a valvula EGR e os sensores de temperatura (os dois, o do terceiro cabeçote e o do quinto cabeçote).
Com certeza o Sr. Luis resolve esses problemas no seu carro, ele vai deixar o carro lisinho, pois ele tem o cabeçote e os equipamentos para testar e regular a bomba de diesel e os bicos injetores (inclusive os bicos são os mesmos da Ducato, custa em média 90 reais mais 40 de m.o para troca, só se reutiliza os porta bicos).
Agora tem uma empresa mais perto de vc ai, se não me engano em campinas que tem os mesmos equipamentos do Sr. Luis e podem te ajudar também.
Se for mandar o carro para o Sr. Luis, liga e combina com ele, pq é cheio e demora (tem que deixar o carro).
Passa mais informações para poder orientar melhor, grava um video do motor funcionando, se o problema ocorre com o motor quente ou frio, etc.
Grande abraço e boa sorte
Cordialmente
Pedro H. Matheus
Dauto Amorim
05/11/2014, 14:28
Dauto, precisava dar uma olhada no historico da sua Cheroka, mas a principio o que eu faria é trocar a termostatica pela do caminhão 1113, é barato e facil de fazer isso vai fazer com que ela fique um pouquinho mais de cuca fresca, se a agua do radiador está limpa é um bom sinal, o segundo passo seria limpar os radiadores (agua e intercooler), mas não é obrigatorio, só mexa nisso se a temperatura começar a chegar proximo ao meio, ela não deve passar nunca dos 100º se chegar perto disso pare e veja o que está acontecendo.
Revisão Revisão só precisa o mesmo que todo carro, óleo e filtros, como você citou que os filtros são novos e o óleo é novo acredito que não há muito o que ser feito não. Mas uma coisa me preocupa, vc comentou que o óleo de cambio foi trocado, sabe que óleo colocaram ? Sabe se antes disso esse óleo havia sido trocado ? pq pergunto isso, o óleo utilizado no cambio da GC é o ATF+4 que custa em média 80 reais o litro e vão 8 litros na troca, se colocaram Dextron 3 (muito provavel) é capaz que dentro em breve seu cambio apresente problemas, pois esse óleo não serve no cambio da GC
Pode até ser usado para completar na falta de ATF+4 mas não é recomendado, alem disso quando se utiliza dextron 3 a periodicidade da troca cai de 50Mil Km para 20Mil Km.
O cambio não tem muito o que testar não, é fazer o teste de stall (onde se testa o conversor de torque) que consiste em colocar o cambio em D puxar o freio de mão e pisar no freio e com o outro pé pisar no acelerador com força, o motor deve subir até 1800RPM e não variar mais que 200RPM, se variar ou subir mais está com problemas no conversor de torque, outro teste é o de rampa, verificar se o carro patina para sair em uma rampa de frente e de ré, se patinar o cambio está no final de vida.
O resto é passar as marchar com suavidade sem tranco, reduzindo e avançando conforme vc pisa no acelerador.
PS: não faça o teste de stall por mais de 10 Segundos sobre pena de queimar o cambio...
Agora esse problema no alternador preocupa um pouco, pois os carros da Chrysler (Jeep, Dodge, Chrysler) não utilizam regulador de voltagem, eles utilizam dois artefatos para carregar a bateria, o primeiro é um sensor de temperatura da bateria localizado embaixo da bateria (é um pininho que vc empurra) e o outro é o modulo que controla o quanto o alternador gera de energia. Se vc tem que acelerar para carregar é muito provavel que um desses dois estejam com problema.
Pergunta básica o ex dono da GC era de Jacareí/SP ? Ela é Preta ?
Se vc quiser os manuais dela me avisa que eu tenho todos eles (proprietário e oficina)
Cordialmente
Pedro H. Matheus
Pedro, primeiramente uma boa tarde! :)
Então, esse carro veio de São Paulo, no interior se não me engano uma cidade que fica um pouco depois de Taubaté, eu tenho contato com o dono ainda, e perguntei a ele sobre a manutenção do carro, ele limpou o sistema de arrefecimento do carro e colocou o aditivo na proporção 50/50, a válvula termostática é original, então no caso voce me sugere a trocar pelo do 1113 né? inclusive já até pesquisei e no mercado livre ta custando em torno de 65,00 procede esse preço? A temperatura geralmente trabalha entre 90 e 100 nunca vi subir mais que 100, e aqui no Rio ta um calor infernal, esta boa essa temperatura? A revisão de óleo e filtros foram feitas, ele me disse pra trocar com mais 5.000km de rodagem, procede? sobre o óleo do cambio, ele me disse que sempre usou o Dextron III e trocou o filtro a 1 mês, você acha que devo mandar trocar tudo de novo pelo recomendado? Irei fazer os testes do câmbio hoje, a viatura vai sair da oficina hoje :euforico: agora eu já notei que quando coloco a tração na reduzida ela sempre da uma agarradinha e normal? o mecanico falou que a reduzida desse carro tem uns componentes que quando acoplado fazem esse barulhinho mesmo, procede isso, ou estou F***? E quanto a trancos na troca de marchas, eu sinto leves solovancos ao trocar as marchas, não me importei no inicio porque eu tenho outros carros automatico e sinto o mesmo solovanco, é normal? Sobre o Stall, eu tenho que colocar o cambio em D, puxar o freio de mão, pisar no freio com o pé esquerdo e com o direito pisar fundo de uma vez só por no máximo 10 segundos? e o resultado deve ser 1800 giros com até 200 acima correto? se passar, eu tbm estou f***?
Quanto o alternador, eu vou levar no eletricista amanhã, mas você acha que vai ser uma facada? inclusive ele ta fazendo um barulhinho quando ligado frio o carro, o mecanico me disse que o barulho parte dele, ele apoiou o alternador e parou o barulho segundo ele, mas ele mandou eu ir no eletricista e verificar primeiro. Outra coisa tambem, foi que o antigo dono comprou uma bateria zero pra ela, mas acho que ele quis economizar e colocou uma de 60amp, enquanto que o minimo seria 75amp, procede isso não é?
Se puder me enviar os manuais, fico muito grato! Inclusive eu já baixei um que você mesmo disponibilizou aqui no fórum! :)
A minha GC é vinho com parachoques preto, coisa muito linda! Vou colocar umas fotos! Eu ia vender ela, mas ja estou quase desistindo, acho que vou vender minha frontier e ficar com a GC!!
Dauto Amorim
05/11/2014, 15:02
Se o povo ler seu post eles só vão destacar Motor VM 3.1, Oficina, Maldito. Vão desconsiderar completamente que o motivo dela estar na oficina é o cubo de roda... huahauhauhauahuahuahuahuauhauahu Qualquer carro pode dar problema no cubo de roda... huahauahuauhauhahua
Desculpa não poderia deixar de brincar com isso....
Grande abraço ai e boa sorte.
Cordialmente
Pedro H. Matheus
Isso eu concordo com você pedro, confesso, que no ínicio fiquei com medo do carro pelos fatos que li sobre ele e seus problemas de aquecimento e etc. Mas pesquisei mais afundo e encontrei outros falando bem e dos cuidados que se deve ter, sendo assim, o carro se torna confiável. Mas com certeza vão relacionar ao "maldito motor VM" rsrs :chorandoderir:
Ao meu ver, basta sempre estar em dia com a manutenção que qualquer carro se torna confiável!
Segue as fotos da viatura:
482830
482831
482832
phmatheus
05/11/2014, 16:09
Pedro, primeiramente uma boa tarde! :)
Então, esse carro veio de São Paulo, no interior se não me engano uma cidade que fica um pouco depois de Taubaté, eu tenho contato com o dono ainda, e perguntei a ele sobre a manutenção do carro, ele limpou o sistema de arrefecimento do carro e colocou o aditivo na proporção 50/50, a válvula termostática é original, então no caso voce me sugere a trocar pelo do 1113 né? inclusive já até pesquisei e no mercado livre ta custando em torno de 65,00 procede esse preço? A temperatura geralmente trabalha entre 90 e 100 nunca vi subir mais que 100, e aqui no Rio ta um calor infernal, esta boa essa temperatura? A revisão de óleo e filtros foram feitas, ele me disse pra trocar com mais 5.000km de rodagem, procede? sobre o óleo do cambio, ele me disse que sempre usou o Dextron III e trocou o filtro a 1 mês, você acha que devo mandar trocar tudo de novo pelo recomendado? Irei fazer os testes do câmbio hoje, a viatura vai sair da oficina hoje :euforico: agora eu já notei que quando coloco a tração na reduzida ela sempre da uma agarradinha e normal? o mecanico falou que a reduzida desse carro tem uns componentes que quando acoplado fazem esse barulhinho mesmo, procede isso, ou estou F***? E quanto a trancos na troca de marchas, eu sinto leves solovancos ao trocar as marchas, não me importei no inicio porque eu tenho outros carros automatico e sinto o mesmo solovanco, é normal? Sobre o Stall, eu tenho que colocar o cambio em D, puxar o freio de mão, pisar no freio com o pé esquerdo e com o direito pisar fundo de uma vez só por no máximo 10 segundos? e o resultado deve ser 1800 giros com até 200 acima correto? se passar, eu tbm estou f***?
Quanto o alternador, eu vou levar no eletricista amanhã, mas você acha que vai ser uma facada? inclusive ele ta fazendo um barulhinho quando ligado frio o carro, o mecanico me disse que o barulho parte dele, ele apoiou o alternador e parou o barulho segundo ele, mas ele mandou eu ir no eletricista e verificar primeiro. Outra coisa tambem, foi que o antigo dono comprou uma bateria zero pra ela, mas acho que ele quis economizar e colocou uma de 60amp, enquanto que o minimo seria 75amp, procede isso não é?
Se puder me enviar os manuais, fico muito grato! Inclusive eu já baixei um que você mesmo disponibilizou aqui no fórum! :)
A minha GC é vinho com parachoques preto, coisa muito linda! Vou colocar umas fotos! Eu ia vender ela, mas ja estou quase desistindo, acho que vou vender minha frontier e ficar com a GC!!
Dauto, boa tarde, não é a que eu estava pensando não, mas isso me deixa mais feliz pq o vale do paraiba parece ser um reduto de GC 3.1 é a terceira GC que ouço vir aqui do vale. :)
Então, a minha fica um pouco acima de 1/4 da temperatura que dá uns 85º +/- as duas únicas vezes que chegou perto de 100º foi quando furou o trocador de calor e quando a polia viscosa morreu. o resto do tempo sempre um palitinho acima de 1/4. Acredito que trocando a valvula termostatica pela do 1113 essa temperatura já deva cair o que é bom no nosso pais tropical, abençoado por Deus... hehehe. O preço é mais ou menos esse mesmo, eu comprei a minha por 35 reais, mas foi em loja especializada em caminhões.
Quanto ao Cambio se o ex dono estava acostumado a trocar o óleo e sempre colocar Dextron III não há problemas, mas fica de olho e daqui a uns 20 Mil Km troque o óleo novamente, pode usar o Dextron III mesmo, pq se mudar corre o risco de derreter os discos de compisite do cambio.
O Teste de Stall é só para verificar o perfeito funcionamento do conversor de torque, e ele aquece muito rapido o cambio, por isso não exceda os 10 segundos, vc nem vai precisar de tanto tempo para ver se está tudo em ordem.
Se o conversor de torque estiver com problemas um conversor remanufaturado custa em média 800 a 900 reais, o preço de uma embreagem, mais a M.O. para trocar o conversor.
Os trancos se forem bem suaves é normal como qualquer carro automatico. Nao recomendo a utilização da reduzida em terrenos firmes, apesar da GC ser 4x4 full time é perigoso dar problemas usando a reduzida no asfalto.
Um teste que vc pode fazer para saber se sua reduzida esta OK é levar ela para uma estrada de terra ou cascalho ligar a reduzida e fazer um circulo a direita e depois a esquerda, se a reduzida estiver com problemas vc vai ouvir ela estralar como se a correia da bicicleta tivesse pulando dente (é exatamente o que ocorre na reduzida) nesse caso existem duas possibilidades trocar a correia e os acessórios (+/- 150 dolares o kit) ou esticar a correia, o primeiro caso é melhor pois fica zerado e o custo da M.O é o mesmo e se vc tiver ferramentas em casa e paciência vc mesmo faz pois não é complicado.
Quanto ao alternador é complicado, o barulho pode ser somente o rolamento que está com problema ai é facil de trocar e barato, tocar as escovas tambem não é caro, uma retifica completa do alternador ficaria no maximo em 300 reais, o problema maior é o regulador de voltagem que fica no modulo, se ele estiver com problema ai so mandando o modulo para conserto e a brincadeira fica cara certa de 1200 a 1800 reais :(
Uma coisa que vi na foto da sua com o capú aberto é que ela está com a tampa do radiador da Ranger e essa tampa não serve nas Cherokas, a tampa da Cherokee é de 16libras e a da Ranger que está la é de 12libras se não me engano. Uma outra coisa que percebi é que adaptaram um tubo de aluminio na saida do intercooler, isso é ótimo pois essa mangueira é dificil de achar, mas tem um problema ai, o aluminio é um excelente trocador de calor, e com isso ele vai aquecer o ar que vai para o motor fazendo ela ficar um pouco mais xoxa e gastona, pois esse cano vai meio que matar o intercooler. Eu recomendo vc comprar uma fita termica e enrolar esse cano, assim isola o calor do motor.
A bateria é fraca mesmo agora no verão vc não vai sentir tanta falta, mas no inverno ou quando o tempo esfriar um pouco ela vai dar trabalho para virar o motor. Eu recomendo vc colocar uma de 95Amp com pelo menos 900Amp de carga para ignição. Na minha estou usando uma Tudor de 95Amp e o motor vira macio e rápido.
Haaa se quiser mais pra frente trocar a polia viscosa é a mesma da Dakota 3.9 V6 ou da Grand Cherokee V8 2000/2004 La na terra do obama custa 40 doletas mais 35 de frete!!
Boa sorte ai!!
Cordialmente
Pedro H. Matheus
Dauto Amorim
06/11/2014, 12:36
Dauto, boa tarde, não é a que eu estava pensando não, mas isso me deixa mais feliz pq o vale do paraiba parece ser um reduto de GC 3.1 é a terceira GC que ouço vir aqui do vale. :)
Então, a minha fica um pouco acima de 1/4 da temperatura que dá uns 85º +/- as duas únicas vezes que chegou perto de 100º foi quando furou o trocador de calor e quando a polia viscosa morreu. o resto do tempo sempre um palitinho acima de 1/4. Acredito que trocando a valvula termostatica pela do 1113 essa temperatura já deva cair o que é bom no nosso pais tropical, abençoado por Deus... hehehe. O preço é mais ou menos esse mesmo, eu comprei a minha por 35 reais, mas foi em loja especializada em caminhões.
Quanto ao Cambio se o ex dono estava acostumado a trocar o óleo e sempre colocar Dextron III não há problemas, mas fica de olho e daqui a uns 20 Mil Km troque o óleo novamente, pode usar o Dextron III mesmo, pq se mudar corre o risco de derreter os discos de compisite do cambio.
O Teste de Stall é só para verificar o perfeito funcionamento do conversor de torque, e ele aquece muito rapido o cambio, por isso não exceda os 10 segundos, vc nem vai precisar de tanto tempo para ver se está tudo em ordem.
Se o conversor de torque estiver com problemas um conversor remanufaturado custa em média 800 a 900 reais, o preço de uma embreagem, mais a M.O. para trocar o conversor.
Os trancos se forem bem suaves é normal como qualquer carro automatico. Nao recomendo a utilização da reduzida em terrenos firmes, apesar da GC ser 4x4 full time é perigoso dar problemas usando a reduzida no asfalto.
Um teste que vc pode fazer para saber se sua reduzida esta OK é levar ela para uma estrada de terra ou cascalho ligar a reduzida e fazer um circulo a direita e depois a esquerda, se a reduzida estiver com problemas vc vai ouvir ela estralar como se a correia da bicicleta tivesse pulando dente (é exatamente o que ocorre na reduzida) nesse caso existem duas possibilidades trocar a correia e os acessórios (+/- 150 dolares o kit) ou esticar a correia, o primeiro caso é melhor pois fica zerado e o custo da M.O é o mesmo e se vc tiver ferramentas em casa e paciência vc mesmo faz pois não é complicado.
Quanto ao alternador é complicado, o barulho pode ser somente o rolamento que está com problema ai é facil de trocar e barato, tocar as escovas tambem não é caro, uma retifica completa do alternador ficaria no maximo em 300 reais, o problema maior é o regulador de voltagem que fica no modulo, se ele estiver com problema ai so mandando o modulo para conserto e a brincadeira fica cara certa de 1200 a 1800 reais :(
Uma coisa que vi na foto da sua com o capú aberto é que ela está com a tampa do radiador da Ranger e essa tampa não serve nas Cherokas, a tampa da Cherokee é de 16libras e a da Ranger que está la é de 12libras se não me engano. Uma outra coisa que percebi é que adaptaram um tubo de aluminio na saida do intercooler, isso é ótimo pois essa mangueira é dificil de achar, mas tem um problema ai, o aluminio é um excelente trocador de calor, e com isso ele vai aquecer o ar que vai para o motor fazendo ela ficar um pouco mais xoxa e gastona, pois esse cano vai meio que matar o intercooler. Eu recomendo vc comprar uma fita termica e enrolar esse cano, assim isola o calor do motor.
A bateria é fraca mesmo agora no verão vc não vai sentir tanta falta, mas no inverno ou quando o tempo esfriar um pouco ela vai dar trabalho para virar o motor. Eu recomendo vc colocar uma de 95Amp com pelo menos 900Amp de carga para ignição. Na minha estou usando uma Tudor de 95Amp e o motor vira macio e rápido.
Haaa se quiser mais pra frente trocar a polia viscosa é a mesma da Dakota 3.9 V6 ou da Grand Cherokee V8 2000/2004 La na terra do obama custa 40 doletas mais 35 de frete!!
Boa sorte ai!!
Cordialmente
Pedro H. Matheus
Bom dia Pedro,
Agradeço muito tua ajuda com essa experiência vasta que têm com esta máquina! Só estou ficando com o carro porquê você mostrou que se bem tratada ela se torna um jeep confiável!
Eu vou procurar essa vávula por distribuidora de peças para caminhão e trocar ela, me parece simples trocar ela né.
Então ele trocou óleo e filtro do câmbio agora, eu não mandei abrir, mas eu acho que ele parece ser gente boa, não iria mentir, pela vareta o óleo esta novo, a textura e viscosidade parecem estar como novos mesmo, e o do diferencial por eu ter aberto ele, eu tive que colocar novo, usei um tutela 140, esse óleo é bom? É apenas 1 litro de óleo mesmo no diferencial? Esse carro possui diferencial traseiro?
O alternador, eu vou mandar verificar assim que terminar a mecânica, eu deixei meu pai resolver a compra da peça e deu m***, pior que ele foi o vendedor, levou a peça e ao invés de eles baterem uma com a outra, não o fizeram, eu acho que o cubo era da cherokee antiga até 98. Bom estou indo agora trocar o raio da peça, e pior que ele não têm outro propriamente pra cherokee, ela compartilha esse cubo com outro modelo de carro?
Essa tampa também vou trocar, vou procurar ela hoje, mas tu acha arriscado eu rodar com ela até achar outra tampa? A fita térmica pode ser qualquer uma que isole o calor né? Também vou fazer isso! Quanto a bateria já estava pensando em trocar mesmo! Mas eu ia pegar uma Moura 80amp, tu acha melhor uma de 95amp?
Uma coisa que me preocupa, é que reparei pequenas borras de óleo na junta da tampa do cabeçote, provavelmente terei de trocar essa junta né, é simples a troca? Têm alguma dica de marca de junta ou método mais eficiente de troca?
E também fiquei sabendo se você quiser saber se o cabeçote está trincado, avariado, é só retirar a tampa do vaso de expansão de água, e ligar o carro deixando esquentar um pouco, e em seguida acelerar e reparar se borbulha no vaso de expansão, se borbulhar significa que a p*** é séria. Procede essa informação? Admito que tenho medo de fazer o teste! rsrs
Sobre essa polia viscosa, você acha viável trocar logo ela??
Atenciosamente,
Dauto Amorim
phmatheus
06/11/2014, 15:53
Bom dia Pedro,
Agradeço muito tua ajuda com essa experiência vasta que têm com esta máquina! Só estou ficando com o carro porquê você mostrou que se bem tratada ela se torna um jeep confiável!
Eu vou procurar essa vávula por distribuidora de peças para caminhão e trocar ela, me parece simples trocar ela né.
Então ele trocou óleo e filtro do câmbio agora, eu não mandei abrir, mas eu acho que ele parece ser gente boa, não iria mentir, pela vareta o óleo esta novo, a textura e viscosidade parecem estar como novos mesmo, e o do diferencial por eu ter aberto ele, eu tive que colocar novo, usei um tutela 140, esse óleo é bom? É apenas 1 litro de óleo mesmo no diferencial? Esse carro possui diferencial traseiro?
O alternador, eu vou mandar verificar assim que terminar a mecânica, eu deixei meu pai resolver a compra da peça e deu m***, pior que ele foi o vendedor, levou a peça e ao invés de eles baterem uma com a outra, não o fizeram, eu acho que o cubo era da cherokee antiga até 98. Bom estou indo agora trocar o raio da peça, e pior que ele não têm outro propriamente pra cherokee, ela compartilha esse cubo com outro modelo de carro?
Essa tampa também vou trocar, vou procurar ela hoje, mas tu acha arriscado eu rodar com ela até achar outra tampa? A fita térmica pode ser qualquer uma que isole o calor né? Também vou fazer isso! Quanto a bateria já estava pensando em trocar mesmo! Mas eu ia pegar uma Moura 80amp, tu acha melhor uma de 95amp?
Uma coisa que me preocupa, é que reparei pequenas borras de óleo na junta da tampa do cabeçote, provavelmente terei de trocar essa junta né, é simples a troca? Têm alguma dica de marca de junta ou método mais eficiente de troca?
E também fiquei sabendo se você quiser saber se o cabeçote está trincado, avariado, é só retirar a tampa do vaso de expansão de água, e ligar o carro deixando esquentar um pouco, e em seguida acelerar e reparar se borbulha no vaso de expansão, se borbulhar significa que a p*** é séria. Procede essa informação? Admito que tenho medo de fazer o teste! rsrs
Sobre essa polia viscosa, você acha viável trocar logo ela??
Atenciosamente,
Dauto Amorim
Dauto vamos por parte.... heheheh
A valvula termostatica é bem simples de trocar e não tem segredo, só nao esqueça de comprar com a junta para trocar, pq se não vc vai ter que utilizar silicone preto (é proprio para motores não é o silicone comum que o pessoal de vidraçaria usa) no lugar da junta.
Rapaz eu acho que vc vai ter que trocar esse óleo do diferencial ai hein.... no manual da Cherokee o óleo do diferencial é multiviscoso, nao lembro ao certo qual é o oleo mas é alguma coisa como 80W120 ou 80W140 não lembro ao certo, mas não pode usar esse óleo não pq vai começar a fazer barulho o diferencial e vai dar problema em breve. No diferencial trazeiro tem que utilizar um mais especifico ainda que é para diferencial de deslizamento limitado (LS) é o mesmo utilizado nas Hilux S10, Frontier e outras se colocar óleo sem ser o LS os discos vao embora e vc perde o bloqueio do eixo trazeiro.
Pode rodar com essa por enquanto, se não está vazando, mas fica de olho no nivel de agua. A do opala serve perfeitamente, mas recomendo vc comprar a orginal se vc tem cartao internacional vale muito a pena comprar na RockAuto Parts Catalog (http://www.rockauto.com) eles mandam para o brasil e o preço é supimpa.
Quanto a tampa do cabeçote tem que verificar de onde vem o vazamento, pode ser das mangueiras de retorno do diesel que podem estar frouxas e deixam vazar diesel ali em cima, e com isso dá a impressão de que está vazando óleo, recomendo lavar o motor e observar para ver se é da tampa de valvulas ou dos bicos.
Esse teste para saber se o cabeçote tá trincado é furada, a minha os cabeçotes são novos zero km e ali borbulha, essa borbulha é por causa dos retornos e da captação de agua do vazo de expansão, que ela tem dois por sinal, um que colocamos agua e um segundo embaixo do paralama dianteiro direito abaixo do farol.
Cabeçote trincado tem outros testes muito mais simples de fazer, ela vai começar a sumir agua, vai ter fumaça branca em excesso e se medir a compressão dos cilindros vai dar uma diferença boa de compressão, fora que vai ficar uma merda para pegar por causa da baixa taxa de compressão.
Sobre a polia viscosa só comentei pq a minha moreu sem aviso, estava andando na estrada de boa, com a temperatura baixa, quando entrei na cidade percebi que a temperatura começou a subir, encostei olhei e nada, como eu tinha trocado a tampa do reservatorio achei que era a tampa que tava com problema, esperei esfriar para verificar se faltava agua e o reservatorio estava cheio, liguei o carro frio e percebi que a helice quase não virava independente de acelerar o carro. Batata polia viscosa morta.
Essa polia só troca quando ela morre ou perde a eficiencia, e isso só se percebe com o uso, Por exemplo minha DAK a um tempo atras começou a esquentar com o ar ligado no transito, chegava a passar dos 100º (na dak até 110º é normal) desliga o ar e volltava a ficar de cuca fria, mandei varetar o radiador, troquei a termostatica e a tampa e nada de resolver, ai troquei a polia, problema resolvido, dak de cuca fresca no trasito e com o ar ligado :) No caso da DAK ela perdeu a eficiencia, rodando menos do que precisava.
A da minha cherokee era original de fabrica ainda, ou seja durou 14 anos de trabalhos duro. Acabei importando uma da Haynes de extremelly heavy duty ou seja ela é mais travada que a original e com isso vai refrigerar mais o carro, mas isso impacta no consumo de combustivel e no barulho, pois a helice agora vai rodar a 80~90% da velocidade do motor, a original era 70~85% da velocidade do motor....
Vai com calma, curte o carro, sente ele e ai vc decide o que mexer, não vai sair mexendo sem precisar, pelo que vc falou o antigo dono era cuidadoso e eu acredito que vc não terá problemas com esse carro.
Grande abraço
Pedro H. Matheus
phmatheus
06/11/2014, 16:11
Achei, to copiando o que está no manual de manutenção da Cherokee
Fluido do Eixo Dianteiro/Traseiro
Verificação
O librificante deve estar 1,2cm (0,5 pol.) abaixo do orificio de enchimento de óleo
Adição
Adicione lubrificante apenas no orificio de enchimento e somente até o nivel especificado anteriormente.
Tipo de Fluído
Use somente "Mopar Gear Lubrificant" (Lubrificante para Engrenagens da Mopar) ou grau SAE 80W90 API-GL5 equivalente. Os modelos com Pacotes de Reboque de Veiculos usam Lubrificante Sintético para engrenagem SAE 75W-140 no eixo traseiro. Modelos equipados com o sistema Quadra Drive requerem Lubrificante Sintético para Engrenagem SAE 75W-140 e um modificador de fricção nos eixos dianteiros e traseiros (Limited Slip).
Pagina 138 do Manual do Proprietário.
Troca logo esse óleo antes que vc tenha problemas.
Cordialmente
Pedro H. Matheus
Dauto Amorim
06/11/2014, 21:00
Boa noite Pedro,
Valeu pelas dicas, como eu havia dito o vendedor da auto peças fez confusão e me enviou o cubo errado! Mas já resolvemos, ele conseguiu ai em são Paulo e vão me entregar aqui em casa amanhã 10h então, vou colocar pressão no mecânico pra fechar logo isso, também vou pedir ele pra regular o freio de mão, esta horrível.
E vou fazer o que me disse, curtir o carro, mas primeiro resolver o problema do alternador!
Quanto ao óleo do diferencial, da uma olhadinha nesse link, são as especificações do óleo que comprei, parecem bater com essas do manual: Auto Speed - Óleo Lubrificante Para Transmissões- Petronas Tutela W140 M 1L (http://www.autospeed.com.br/produto/503/Oleo-lubrificante-para-transmissoes-petronas-tutela-w140-m-1l)
Qual sugestao de marca de óleo VC me da? Não sei nem por onde começar em relação a marca.
Pelo que vi no forum já faz um tempo que esta com a cheroka ne, ate agora esta tudo certo na sua?
phmatheus
07/11/2014, 00:56
Boa noite Pedro,
Valeu pelas dicas, como eu havia dito o vendedor da auto peças fez confusão e me enviou o cubo errado! Mas já resolvemos, ele conseguiu ai em são Paulo e vão me entregar aqui em casa amanhã 10h então, vou colocar pressão no mecânico pra fechar logo isso, também vou pedir ele pra regular o freio de mão, esta horrível.
E vou fazer o que me disse, curtir o carro, mas primeiro resolver o problema do alternador!
Quanto ao óleo do diferencial, da uma olhadinha nesse link, são as especificações do óleo que comprei, parecem bater com essas do manual: Auto Speed - Óleo Lubrificante Para Transmissões- Petronas Tutela W140 M 1L (http://www.autospeed.com.br/produto/503/Oleo-lubrificante-para-transmissoes-petronas-tutela-w140-m-1l)
Qual sugestao de marca de óleo VC me da? Não sei nem por onde começar em relação a marca.
Pelo que vi no forum já faz um tempo que esta com a cheroka ne, ate agora esta tudo certo na sua?
Isso mesmo Dauto, curte a Cheroka, pq se não ela não sai da oficina... hauahuahua
Bom eu não dei muita sorte com a minha, como eu contei nos comentarios anteriores depois que fiz o motor, estourou o cambio por burrada do mecanico, quando acertou o cambio regaçou o freio e o rolamento de roda trazeiro. Depois de arrumar isso e ela ficar 1 ano na oficina ela está bem. Deu dois problemas mas foram relativamente faceis de corrigir, um foi o trocador de calor que furou (ele resfria o óleo do motor com a agua do radiador), e por ultimo foi a polia viscosa.
Faz uns 15 dias que está na oficina, pois o antigo dono / mecanicos arrebentaram os cabos de acelerador, tração e kickdown, como eu não achei para comprar, deixei no mecanico para fazer os cabos de aço, como eu não tinha pressa pois estava esperando a polia viscosa ela está na oficina, amanhã devo ir busca-la.
Resumindo, eu comprei ela em julho do ano passado, ela ficou 1 ano na oficina e desses seis meses comigo ela voltou para oficina umas 3x e nesses seis meses eu rodei uns 4mil Km e estou curtindo muito, mal espero ela voltar para garagem... hauhauahua.
Quanto ao óleo ele atende só uma das especificações, ele á API-GL5 mas é SAE 140, e o óleo tem que ser SAE 75W-140 Sintentico ou SAE 80W90 Mineral.
Quanto a marca, é complicado, cada um tem a sua preferida, eu uso Lubrax e Castrol, mas tem outras boas marcas tambem como a Ipranga e a Tutela.
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
Dauto Amorim
08/11/2014, 08:59
Bom dia Pedro,
Rapaz, peguei ela ontem no mecânico, andei 100 MTS e o carro voltou a fazer o barulho fraco, parei no meu escritório, voltei ao carro pra ir pra casa pois já era no final do dia, e o barulho só foi aumentando, uns estalos fortes sente o barulho mais forte na roda do lado esquerdo e embaixo do assento acho que ecoa o barulho, enfim, eu tenho quase certeza que eu estava certo do inicio, acho que e a homocinética, pelos estalos! E o carro parece xoxo, parece que vai cair a roda! Gastei uma nota com cubo de roda e não era o cubo! Eu to cagado mesmo! E ontem aqui no rio tava um calor de quase 40, ela andou de cuca fresca abaixo dos 90! Estou voltando lá no mecânico com sangue nos olhos! Que FDP!
Tu também ta na saga mecânico ne, espero que agora que VC pegue seja So curtição! Hehe
Meu alternador tbm parece meio instável, ele não carregou ate o 14 não ficou no 12 ou 11 mais ou menos, tbm ela ficou parada um bom tempo, vou analisar depois num percurso longo! Quando LIGO o carro ele fica com um grilo cantando no alternador em ponto morto, mas quando acelerou, para, espero que seja só o alternador fora de posição mesmo.
No mais as trocas de marchas realmente estão suaves!
Bom, depois de resolver esse pepino, vou rodar no carro pra sentir ele bem!
Atenciosamente,
Dauto Amorim
Dauto Amorim
08/11/2014, 21:54
Rapaz, eu to f**** mesmo, voltei no mecanico, e ele testou o carro, e apos o teste, ele me garantiu que o diferencial, o cubo que ele trocou, e a homocinética estão 100%, e agora o único que sobra e a caixa de tração, ou seja, o problema vem do caixa! To f****!!!
Segunda feira estou indo a um especialista pra conferir, e ver qual o estado do pepino!!
O barulho que faz e o carro estalando alto, e ele fica todo bobo, parecendo que a roda vai sair!!!
Parece que a minha cheroka volta pra oficina.
phmatheus
08/11/2014, 22:13
Rapaz, eu to f**** mesmo, voltei no mecanico, e ele testou o carro, e apos o teste, ele me garantiu que o diferencial, o cubo que ele trocou, e a homocinética estão 100%, e agora o único que sobra e a caixa de tração, ou seja, o problema vem do caixa! To f****!!!
Segunda feira estou indo a um especialista pra conferir, e ver qual o estado do pepino!!
O barulho que faz e o carro estalando alto, e ele fica todo bobo, parecendo que a roda vai sair!!!
Parece que a minha cheroka volta pra oficina.
Dauto, vc tem Skype? Me adiciona ai: phmatheuscf
Esse seu mecanico deve estar comendo bola.
Cordialmente
Pedro H. Matheus
Amigo pode ser semi eixo torto, balanceamentos, que parado não consegue notar....
Dauto Amorim
09/11/2014, 10:19
Pedro,
Não tenho skype, eu tenho whatsup (21) 96467-5417) e facebook (Dauto Amorim), me adiciona se tiver!
Rapaz, vou te dizer, por conta disso, eu vou começar a estudar mecânica! Pra mim pelo menos entender das possibilidades doa defeitos! Cara eu juro que ainda acho que o defeito e na homocinética! São estalos muito fortes, o barulho se origina na roda esquerda, e você sente embaixo do banco do motorista pro meio! Tipo que eu já iria levar neste profissional, só pra verificar ele cobra 200,00 laudo completo do cambio e caixa. Mas ainda acho que o defeito e na homocinética.
Dauto Amorim
09/11/2014, 10:23
Amigo pode ser semi eixo torto, balanceamentos, que parado não consegue notar....
Semieixo torto? Mas isso faria com que o carro estalasse? Ele só estala quando anda, em ponto morto fica normal. Descrevendo no literal, imagine uma homocinética estalando forte, e esse o barulho.
phmatheus
19/11/2014, 16:11
Semieixo torto? Mas isso faria com que o carro estalasse? Ele só estala quando anda, em ponto morto fica normal. Descrevendo no literal, imagine uma homocinética estalando forte, e esse o barulho.
E ai Dauto que ocorre, conseguiu resolver o problema :-)
Se Conseguiu posta ai para ficar registrado e ajudar outros amigos do forum!!
Grande Abraço
Pedro H. Matheus
wandersonsm
19/12/2014, 23:15
comprei uma ck laredo 3.1 cambio auto e estou com este mesmo problema citado aqui como resolver ?
fiz a bomba 0km mas quando dou a partida nao sai disel nos canos diesel ! mesmo energizando a solenoide direto !
assim nao pega e tem uma bomba eletrica que joga o diesel que ajuda a bomba e nao funciona como se tem alguma ideia me ajude por favor !
o painel faz a leitura coreta so nao chega + na soneloide de desligamento mas mesmo direto nao funciona foram testado todos sensores ! o motor e 5cilindros cambio automatico !
phmatheus
20/12/2014, 01:45
comprei uma ck laredo 3.1 cambio auto e estou com este mesmo problema citado aqui como resolver ?
fiz a bomba 0km mas quando dou a partida nao sai disel nos canos diesel ! mesmo energizando a solenoide direto !
assim nao pega e tem uma bomba eletrica que joga o diesel que ajuda a bomba e nao funciona como se tem alguma ideia me ajude por favor !
o painel faz a leitura coreta so nao chega + na soneloide de desligamento mas mesmo direto nao funciona foram testado todos sensores ! o motor e 5cilindros cambio automatico !
Wanderson, Ela pega em algum momento ou nao pega de jeito nenhum ?
Tem uma chave no painel ela fica acesa ?
Cordialmente
Pedro H. Matheus
wandersonsm
20/12/2014, 14:28
Wanderson, Ela pega em algum momento ou nao pega de jeito nenhum ?
Tem uma chave no painel ela fica acesa ?
Cordialmente
Pedro H. Matheus
não pega de jeito nenhum ! o diesel não sai para os canos injetores ! mas a solenoide esta liberando o diesel mas não sai para os bicos e não tem chave nenhuma acesa no painel não ! por que chave acesa ?
phmatheus
20/12/2014, 16:19
não pega de jeito nenhum ! o diesel não sai para os canos injetores ! mas a solenoide esta liberando o diesel mas não sai para os bicos e não tem chave nenhuma acesa no painel não ! por que chave acesa ?
Wanderson, as noticias não são boas, mas antes faça um testes:
No compartimento do motor, do lado do motorista, existe um modulo com 3 plugs, retire os plugs aplique um pouco de limpa contatos e depois recoloque os plugs no lugar, obedecendo a ordem: Preto, Branco e Cinza. Faça o mesmo com o modulo embaixo do banco trazeiro do lado do motorista. Verifique se todos os fios estão bem encaixados.
Se depois disso não funcionar, Infelizmente seu modulo morreu e precisa ser trocado. O meu aconteceu isso e o processador do modulo havia queimado, o custo ficou em 1800 reais para trocar o processador e identificar o problema.
Boa sorte ai.
Cordialmente
Pedro H. Matheus
wandersonsm
20/12/2014, 16:31
Wanderson, as noticias não são boas, mas antes faça um testes:
No compartimento do motor, do lado do motorista, existe um modulo com 3 plugs, retire os plugs aplique um pouco de limpa contatos e depois recoloque os plugs no lugar, obedecendo a ordem: Preto, Branco e Cinza. Faça o mesmo com o modulo embaixo do banco trazeiro do lado do motorista. Verifique se todos os fios estão bem encaixados.
Se depois disso não funcionar, Infelizmente seu modulo morreu e precisa ser trocado. O meu aconteceu isso e o processador do modulo havia queimado, o custo ficou em 1800 reais para trocar o processador e identificar o problema.
Boa sorte ai.
Cordialmente
Pedro H. Matheus
QUAL DOS módulos queimou o de 3 plugs frente do motor perto para-brisa ou o debaixo do banco traseiro lado motorista?
e como acha esse embaixo do motorista ? tem que retirar o banco todo ?
phmatheus
20/12/2014, 19:58
QUAL DOS módulos queimou o de 3 plugs frente do motor perto para-brisa ou o debaixo do banco traseiro lado motorista?
e como acha esse embaixo do motorista ? tem que retirar o banco todo ?
No meu caso queimou o que vai ali no compartimento do motor, mas no meu caso acendia a luz da chave codificada, como o seu não acende, pode ser problema no outro modulo.
Para achar ele basta levantar o banco trazeiro, enfia a mão entre o acento e o encosto e puxa para cima o acento, ele tem uma dobradiça que permite bascular ele!!
Ali também ficam o macaco e a chave de roda!!! Do lado do passageiro fica o modulo amplificador do som!!
Grande Abraço e boa sorte ai
Cordialmente
Pedro H. Matheus
junne marck f
26/12/2014, 14:41
Bom pessoal depois de 60 dias comprando peças aqui no Brasil, na Inglaterra, na Argentina e nos EUA, eu consegui reunir todas as peças necessárias para "fazer o motor".
Como eu disse ai para cima faltavam muitas peças no motor, basicamente o que foi salvo do motor foi o Bloco, o virabrequim e o comando de valvulas.
Os cabeçotes evidentemente foram condenados, nem passe aceitavam mais, comprei novos com a APAZ MADRID, tive alguns problemas com a DHL na entrega que simplesmente decidiu que minha encomenda era para uma pessoa Juridica e sem autorização mudou a forma de envio e por isso tive que ir até o aeroporto de viracopos para liberar na aduana o material, isso me custou R$ 190,00 + R$ 65,00 de taxas mais pedagio, combustivel, estacionamento e um dia perdido na aduana.
Os Pistões, Aneis, Camisas, bronzina de biela e bronzina de mancal foram comprados na GOOP em São Paulo eles não vendem direto para o consumidor final, ai a oficina onde está fazendo o motor "emprestou" o CNPJ para comprar as peças, o preço foi praticamente a metade de outros locais, atendimento nota 10!!!
Jogo de juntas, bomba d'agua, bomba de óleo, parafusos do cabeçote e bucha de biela foram comprados na LAVES em SP (local caro e atendimento meia boca, nota 6 foi onde gastei mais dinheiro :-( )
A Turbina foi feita na TK Turbos em Taboão da Serra em SP, pessoal gente fina e atendimento 10, apesar de ser longe pra kct e ser um porre para ligar lá.
O Restante veio da Inglaterra, Vareta de valvula, Tuchos Hidraulicos, Sensores de temperatura, pescador de óleo, jet oil, parafusos de lubrificação do óleo, parafuso do carter, vareta de medição do óleo com bainha, os mancais, trava dos tuchos, e mais uma pancada de peças.
Uma coisa que atrasou a montagem foi que a LAVES me vendeu as buchas de biela do motor da dakota o 2.5 e eles não servem no motor 3.1, as buchas são absurdamente diferentes, alias eu acabei descobrindo que esse motor é bemmmm diferente do motor da dakota, apesar do bloco ser o mesmo apenas com um cilindro a mais muitas peças não são intercambeaveis, existem muitas diferenças e isso acabou me ferrando um pouco.
Tive que pedir novamente as buchas de biela na inglaterra, e esperar mais um pouco a entrega do material que chegou ontem e ja deixei com o mecanico para levar na retifica para trocar as buchas e nesse meio tambem veio a arruela de encosto do virabrequim que tambem não é a mesma do motor 2.5 e ninguem em SP tem. Acabei pedindo na inglaterra.
Semana que vem as bielas e os cabeçotes devem retornar da retifica e na outra semana o mecanico vai começar a montar o motor, vou bater umas fotos e vou atualizando o post aqui.
Uma coisa interresante que encontrei no meu caminho de importar as peças o seguinte entrei em contato com o pessoal da moparoverstock.com e eles não vendem as peças desse motor, pois é um produto para exportação e por uma regra contratual com a chrysler eles não podem embarcar e nem vender as peças. Lá acabei comprando algumas peças para o cambio como a vareta e a bainha de medir o óleo.
Uma coisa que está faltando é o coxim do motor e o sensor de posição do virabrequim esses dois eu não achei nem aqui em SP, nem na inglaterra, na mopar tem mas como dito acima eles não podem vender, achei em portugal na 41jeep.com mas não botei fé nos caras eles só aceitam deposito em conta ou vale postal, e para responder e-mail são muito enrrolados.
Depois coloco uma lista de preços aqui no tópico para vocês saberem quanto fica fazer um motor desses.
Grande abraço
Pedro H. Matheus
Motor mwm 2.8 eletrônico.
junne marck f
26/12/2014, 15:16
Pedro Matheus, estou finalizando a adaptação da cheroca (do ano da sua) com motor mwm 2.8 eletrônico. O eletricista ainda não conseguiu fazer funcionar a CA e Conta-giros sincronizados com o motor e está me faltando o sensor de temperatura, que extraviou do motor original 3.1, quando da desmontagem. O custo está em torno de 22 K. Vou tentar fazer a importação desse sensor de onde você pediu. Aquele abraço. Junne Marck.
phmatheus
27/01/2015, 02:11
Depois de muito tempo na oficina minha cheroka ganhou um banho de perfumaria, esse final de semana arregacei as mangas e dei um trato na lataria e nos parachoques / borrachões.
Na lataria foi uma latinha de cera 3m e nos borrachões 4 latinhas de nugget (é aquela cera para sapato) só não ficou melhor os borrachões pq o infeliz do antigo dono aplicou mal e porcamente uma camada de tinta spray que manchou tudo, mas o resultado final não ficou dos piores não...
490928490929490930490931
Cordialmente
Pedro H. Matheus
Caro Pedro,
Acabei de ler todo seu tópico. Que saga! Parabéns pela perseverança. Como está a viatura hoje?
Estou bem tentado em voltar para os 4x4 com uma GC Diesel 3.0 2009. Você já ouviu falar alguma coisa desta versão? É fria ou não? Lembrando que vai ser meu carro diário (estou saindo de um Civic 2014).
Abs.
zé dedão
06/09/2015, 10:24
Chegou até aqui.
Parabéns.
Está vendendo porquê?
phmatheus
07/09/2015, 14:47
Chegou até aqui.
Parabéns.
Está vendendo porquê?
Preciso de grana para um investimento que surgiu, já fechei o investimento, agora estou atras de dinheiro para terminar de pagar.
Interessado ? posso dar desconto!!
Cordialmente
Pedro H. Matheus
zé dedão
07/09/2015, 17:45
Quem me dera.
Linda vtr.
Ficou muito boa.
Quem pegar tá feito
roferson borges
15/09/2015, 22:52
Reginaldo tenho uma gc2001 3.1 td e estou muito feliz com o carro tive um problema igual ao seu mas resolvi rápido
Danilo Machado Salum
28/02/2016, 07:57
Olá pessoal do fórum, preciso de uma ajuda urgente, tenho um cherokee laredo turbo diesel 2000, no último mês começou a oscilar o ponteiro rpm, e quando acontece, o ponteiro do marcador de combustível vai pra reserva e volta ao normal, piscando também a luz de injeção. Neste momento o carro fica acelerado, engasga as vezes, perde a força. Já procurei muita gente, não conseguem arrumar. O que vocês acham que pode ser? Aguardo a ajuda de vocês. Valeu, Danilo.
prcarloshenrique
28/02/2020, 19:25
Alguém teria ideia de onde consigo um motor de arranque para Grand Cherokee Laredo 3.1 TD 5 cilindros ano 2000?
brunomayworm
27/03/2020, 10:34
qual o problema com o seu ?
estou com um carro desses aqui na oficina.
prcarloshenrique
02/04/2020, 10:17
Pessoal, preciso de um motor de arranque dessa Cherrokee Laredo 3.1 TD. Não acho em lugar nenhum, ou não estou sabendo procurar. O "miserávi" do mecânico me deu uma volta e sumiu com o meu, que estava danificado. Alguém pode me ajudar? (24) 98107-7236 zap
prcarloshenrique
02/04/2020, 10:17
Ano 2000. Não tenho mais o dela. O mecânico sumiu com ele.
prcarloshenrique
06/04/2020, 14:18
O motor de arranque deu problema. Foi para o mecânico e ele disse que manou arrumar em algum lugar e o cara teria sumido com a peça. No fim das contas, estou sem o motor de arranque.
klaus motta
07/04/2020, 14:47
Segue foto do motor com a numeração
klaus motta
07/04/2020, 14:48
Tenho sitio em Sacra família e tenho um carro deste, fala com gustavo de são cristovão ele arruma para vc um motor de arranque
Zeduardo96
03/09/2021, 17:53
"Hoje fomos limpar o tanque de diesel e dar a primeira partida no motor e nossa surpresa, o motor não pega!!!
Segunda feira tentaremos novamente, não sei o que está ocorrendo, mas a bomba de diesel não está pressurizando os bicos, não conseguimos retirar todo ar da tubulação, estou bem triste, mas faz parte!!!
Pior que hoje o mecanico veio com historinha de que o modulo pode estar ferrado, amanhã o bombista vai dar um pulo na oficina para dar uma checada e verificar o que está ocorrendo, a injetora não está mandando diesel para remover o ar dos dutos, até eliminamos o filtro e colocamos diesel direto em uma garafa para ver se ela puxa, mas não puxou nada..
Opa Sinuhe, não consigo tirar o ar do sistema porque a bomba de diesel não manda diesel para os bicos, é como se ela não estivesse pressurizando o sistema, Já liguei a solenoid de corte de combustivel direto para ficar aberta mas mesmo assim a Bomba Injetora não manda diesel, já eliminei o filtro e coloquei uma garrafa direto acima da bomba para a gravidade não deixar faltar diesel e nada tambem :S tá muito chato isso, e o pior é que acabei de fazer a Bomba Injetora, gastei R$ 2600 e refiz a bomba inteira!!!!
O Problema era no módulo do motor, ele estava com o microprocessador queimado e o mesmo foi trocado e está redondo!!! Agora tenho que aguardar a facada do modulo.
O cara abriu o modulo colocou na bancada e vou percorrendo as trilhas até chegar no microchip que estava queimado."
Olá P.H Matheus
Criei consta neste fórum porque estou exatamente com o mesmo problema que você teve. No meu caso precisei comprar um módulo novo, já que o anterior havia queimado, segundo o rapaz da Bosh. Após a troca do módulo velho pelo novo, todos esses problemas passaram a acontecer, a bomba não manda diesel para os bicos.
O carro em 2019 simplesmente apagou, começou a piscar um monte de coisas no painel e depois que estacionou na garagem não ligou mais. Em 2020, um mecanico aqui da minha cidade BH, constatou após passar o scanner que o módulo tava ferrado, ele retirou o modulo e levamos no cara da Bosh que disse nao ter conserto. Compramos entao um módulo novo desbloqueado da Polonia.
Finalmente, depois de instalado o mecanico volta aqui e nao consegue ligar o carro, diz que a bomba nao manda diesel pros bicos, alega que pode ser problema do diesel velho, da tubulação e etc. Conseguimos tirar o carro da garagem, foi baixado o tanque, limpado a tubulação, colocado diesel novo, retirado a bomba e levado pra um bombista que só mexe com a parte mecanica e disse que a bomba estava ótima.
Mas nada, não funcionou. Mais recentemente este mesmo mecanico junto de um amigo, precisou do numero do chassi do carro, e disse que nao estava batendo no registro dos carros nacionais, ou algo do genero??? sendo que o carro foi comprado zero na Minas Maquina, não é importacao independente e possui placa G de Minas Gerais
Não sei mais o que faço estou quase colocando o carro no caminhao e levando no bombista que resolveu seu problema
Abraços!
phmatheus
03/09/2021, 18:07
"Hoje fomos limpar o tanque de diesel e dar a primeira partida no motor e nossa surpresa, o motor não pega!!!
Pior que hoje o mecanico veio com historinha de que o modulo pode estar ferrado, amanhã o bombista vai dar um pulo na oficina para dar uma checada e verificar o que está ocorrendo, a injetora não está mandando diesel para remover o ar dos dutos, até eliminamos o filtro e colocamos diesel direto em uma garafa para ver se ela puxa, mas não puxou nada..
O cara abriu o modulo colocou na bancada e vou percorrendo as trilhas até chegar no microchip que estava queimado."
Olá P.H Matheus
Criei consta neste fórum porque estou exatamente com o mesmo problema que você teve. No meu caso precisei comprar um módulo novo, já que o anterior havia queimado, segundo o rapaz da Bosh. Após a troca do módulo velho pelo novo, todos esses problemas passaram a acontecer, a bomba não manda diesel para os bicos.
O carro em 2019 simplesmente apagou, começou a piscar um monte de coisas no painel e depois que estacionou na garagem não ligou mais. Em 2020, um mecanico aqui da minha cidade BH, constatou após passar o scanner que o módulo tava ferrado, ele retirou o modulo e levamos no cara da Bosh que disse nao ter conserto. Compramos entao um módulo novo desbloqueado da Polonia.
Finalmente, depois de instalado o mecanico volta aqui e nao consegue ligar o carro, diz que a bomba nao manda diesel pros bicos, alega que pode ser problema do diesel velho, da tubulação e etc. Conseguimos tirar o carro da garagem, foi baixado o tanque, limpado a tubulação, colocado diesel novo, retirado a bomba e levado pra um bombista que só mexe com a parte mecanica e disse que a bomba estava ótima.
Mas nada, não funcionou. Mais recentemente este mesmo mecanico junto de um amigo, precisou do numero do chassi do carro, e disse que nao estava batendo no registro dos carros nacionais, ou algo do genero??? sendo que o carro foi comprado zero na Minas Maquina, não é importacao independente e possui placa G de Minas Gerais
Não sei mais o que faço estou quase colocando o carro no caminhao e levando no bombista que resolveu seu problema
Abraços!
Amigo eu desisti do carro e vendi com o motor fundido, mas vou te dar uma dica se o módulo está bom mas não pressuriza os bicos, pode ser duas coisas o code da chave que tá zuado (o módulo fala com o módulo de security e se não bater não manda sinal para a bomba ligar) ou problema no cabeçote da bomba. Essa bomba no cabeçote tem um sensor de temperatura que dá muitoioooooooo problema e eu apanhei muito por causa dele ele mede a temperatura do diesel e se tiver baixa ele não pressuriza, para fazer o teste faça o seguinte eu sei é loucura mas faz vc vai ver que vai pressurizar, ferve umas panelas de água uns 20litros pelo menos e vai jogando a água quente em.cima da bomba de diesel, vai na moral para ela esquentar, aí vc tenta dar partida que vai dar certo se a não tem problema no code da chave.
Se não quiser usar água pode ser um soprador térmico mas aí é mais difícil.
Faca o teste e me avisa!!
Abraço e boa sorte
Pedro H. Matheus
Zeduardo96
08/09/2021, 12:36
Amigo eu desisti do carro e vendi com o motor fundido, mas vou te dar uma dica se o módulo está bom mas não pressuriza os bicos, pode ser duas coisas o code da chave que tá zuado (o módulo fala com o módulo de security e se não bater não manda sinal para a bomba ligar) ou problema no cabeçote da bomba. Essa bomba no cabeçote tem um sensor de temperatura que dá muitoioooooooo problema e eu apanhei muito por causa dele ele mede a temperatura do diesel e se tiver baixa ele não pressuriza, para fazer o teste faça o seguinte eu sei é loucura mas faz vc vai ver que vai pressurizar, ferve umas panelas de água uns 20litros pelo menos e vai jogando a água quente em.cima da bomba de diesel, vai na moral para ela esquentar, aí vc tenta dar partida que vai dar certo se a não tem problema no code da chave.
Se não quiser usar água pode ser um soprador térmico mas aí é mais difícil.
Faca o teste e me avisa!!
Abraço e boa sorte
Pedro H. Matheus
Boa tarde Pedro H. Mathes, obrigado pela resposta.
Enviei a mensagem para o mecanico onde a cherokee se encontra.
Estou com a impressão que pode ser sim o code da chave! Como voce acha que eu conseguiria fazer a substituição ou reparo desse code, já que o carro é importada e já possui 20 anos desde que deixou de produzi
Obrigado!
phmatheus
08/09/2021, 12:46
Boa tarde Pedro H. Mathes, obrigado pela resposta.
Enviei a mensagem para o mecanico onde a cherokee se encontra.
Estou com a impressão que pode ser sim o code da chave! Como voce acha que eu conseguiria fazer a substituição ou reparo desse code, já que o carro é importada e já possui 20 anos desde que deixou de produzi
Obrigado!
Se for o Code da chave, qualquer chaveiro com um bom equipamento consegue resolver isso relativamente facil, vai gastar ai uns 300 a 500 reais de M.O, mas para saber se é o code é facil é so virar a chave sem ligar o contato, vai aparecer uma chavinha amarela e sumir, se isso acontecer não é o code, agora se a chave ficar acesa ou aparecer a palavra security no painel ai é o code mesmo e precisa chamar um chaveiro bom para resincronizar o modulo com a central de segurança. Eu acho que tenho o manual que fala disso, vou procurar e se achar posto aqui para vc isso.
Cordialmente
Pedro H. Matheus
phmatheus
08/09/2021, 12:54
segue o arquivo que trata do code e mais alguns de eletrica e da bomba injetora
Cordialmente
Pedro H. Matheus
Zeduardo96
09/09/2021, 11:09
Se for o Code da chave, qualquer chaveiro com um bom equipamento consegue resolver isso relativamente facil, vai gastar ai uns 300 a 500 reais de M.O, mas para saber se é o code é facil é so virar a chave sem ligar o contato, vai aparecer uma chavinha amarela e sumir, se isso acontecer não é o code, agora se a chave ficar acesa ou aparecer a palavra security no painel ai é o code mesmo e precisa chamar um chaveiro bom para resincronizar o modulo com a central de segurança. Eu acho que tenho o manual que fala disso, vou procurar e se achar posto aqui para vc isso.
Cordialmente
Pedro H. Matheus
Obrigado pela dica Pedro H. Matheus!! Já pedi ontem pro mecanico verificar se o problema era a chave, ele deve me dar a resposta hoje, já que o carro estava com bateria arriada
Obrigado pelos arquivos, essa parte que me desanimou "O transponder da Sentry Key não pode ser reparado. Se estiver com defeito ou danificado, deve ser substituído. Cada transponder Sentry Key é programado pelo fabricante com um código de identificação único. O Módulo Imobilizador de Chave Sentry (SKIM) possui um código de “Chave Secreta” exclusivo programado pelo fabricante" E o pior de tudo, pelo menos aqui em Belo Horizonte, qualquer chaveiro que ligamos, quando toca o nome desse carro já dao dois passos pra trás. Todos correm desse carro.
Obrigado mais uma vez pela ajuda!!
Zeduardo96
09/09/2021, 13:39
Cordialmente
Pedro H. Matheus
O mecanico acabou de me mandar a foto do painel. O problema, assim como voce disse, está no code da chave, a chavinha amarela não some depois de ligado a chave. 577158577159