Ver Versão Completa : Cabo de Silicone para o Vitara
Baiano SSA
13/10/2005, 08:39
Ae galera to comprando uns cabos de silicone de 8mm de um vendedor do mercado livre, meu Vitarinha roda a GNV e dizem que o isolamento é melhor ajudando o desempenho da viatura!
Algum de vcs já experimentaram esses cabos?
Abraços!
Vamos parar prá pensar... se isolamento só serve prá isolar, como é que maior isolamento pode aumentar o desempenho de qualquer coisa? :wink:
Se alguém usa argumento do tipo para vender cabo de vela, ou não sabe para que serve os cabos ou na falta de qualquer atributo válido chuta a primeira besteira que vem na cabeça.
Abraços,
mandiares
14/10/2005, 07:44
A ideia não é isolar e sim suprimir.
Sendo o silicone um polimero que possui o silicio em sua cadeia, ele possui melhores caracteristicas de supressão do campo magnético gerado pela passagem de corrente em cada cabo. A corrente que passa num condutor gera um campo magnético e , ao contrário, quando as linhas de um campo passa por um condutor tb pode ser gerada uma pequena corrente. Imagina isto acontecendo nos 4 cabos juntos. O silicone suprime a indução magnética, mas não elimina por completo.
Então é valido por cabos de silicone em motores originais como no motor 1.3 L do suzuki samurai?
Dae galera.
Esses cabos são tipo os da Accel? Aqueles siliconizados de 8.8 mm? Bom, se forem...eu instalei esses cabos num AP1600 só por causa do visual. Naquela época era moda! :oops:
Depois coloquei num GM 4.1/S, aliado a um coletor duplo de escape q. o instalador alegava aumentar em uns 5% o desempenho do 6 canecos. Vou te falar bem a verdade: ficou agressivo só no visual, mas não senti melhoras. Talvez pq. o sistema original estivesse regulado e a queima era bem próxima da ideal. Além disso, os carros eram carburados e não foram mexidos.
Acho q. deve fazer muita diferença só em carros q. estão com os cabos originais detonados e com fuga de corrente, mas daí os cabos comuns também dariam resultado e seriam bem mais baratos.
Os preparadores dizem q. esses cabos de 8.8mm são ótimos pra carros mexidos q. possuem sistema duplicador de faíscas, velas especiais, injeção alterada, filtros esportivos, etc. Onde os cabos comuns ficariam sub-dimensionados em relação ao resto.
Em termos de desempenho, acho q. só os cabos não adianta muito não. :(
Agora, não dá pra negar a durabilidade do produto, pois a qualidade é zilhões de vezes melhor q. a dos cabos comuns. :D
A ideia não é isolar e sim suprimir.
Sendo o silicone um polimero que possui o silicio em sua cadeia...
Suprimir é o mesmo que retirar - ou até atenuar - logo não é o termo apropriado para o caso em questão, mas digamos que este campo magnético tenha grandeza suficiente sobre os átomos adjacentes ao condutor à ponto de gerar polarização (spins), e DIGAMOS que esta polarização seja devolvida ao cabo na forma de fluxo de corrente.
Oras, isso só vai acontecer na condição de desequilibrio, quando as linhas de campo estiverem "implodindo", ou seja, acontecerá na rabeira do fluxo de corrente, ou seja, acontecerá quando a faísca está "deixando de existir".
Traduzindo em miúdos, este fluxo de corrente só acontece - se acontecer - quanto tudo o que tinha que acontecer dentro da câmara de combustão já aconteceu, e mesmo que não tivesse acontecido, que influência teria um incremento no fluxo de corrente da ordem de "zero virgula n zeros alguma coisa ínfima"?
Utiliza-se silicone junto à condutores elétricos por causa das suas propriedades isolantes, térmicas e mecânicas, só isso, e se tivesse alguma vantagem sobre a faísca TODOS os fabricantes de automóveis já estariam utilizando cabos de vela "siliconizados".
Abraços,
Esses cabos são tipo os da Accel? Aqueles siliconizados de 8.8 mm? Bom, se forem...eu instalei esses cabos num AP1600 só por causa do visual. Naquela época era moda!
E ainda é moda, só que antes só existia o Acell, que é de ótima qualidade, e hoje em dia o que mais tem por aí é clone feito na Asia, um lixo.
Os preparadores dizem q. esses cabos de 8.8mm são ótimos pra carros mexidos q. possuem sistema duplicador de faíscas, velas especiais, injeção alterada, filtros esportivos, etc. Onde os cabos comuns ficariam sub-dimensionados em relação ao resto.
Nenhum dos itens que você citou justifica a troca.
O que pode justificar a troca é a inclusão de algo que gere faísca com tensão acima da suportada pelo isolante dos cabos originais, e isso só acontece com o uso de bobinas de ignição de altíssimo desempenho ou uso de módulos tipo CDI, e mesmo assim não são todos os casos.
Em motores preparados o que justifica mesmo é a maior temperatura sob o capô, já que os cabos originais muitas vezes derretem por excesso de temperatura.
Abraços,
samukanvas
15/10/2005, 23:41
Mestre,
Eu ia falar tudo o que vc falou, só que com palavras mais técnicas.... :oops: :roll:
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Boa explanação sobre os "amarelinhos"... serve pra todo motor ogirinal e praparados.... ou seja, num adianta piças (sempre foi minha opinião :mrgreen: )
Agora, se vc realmente preparar um motor, preparar de verdade com gente competente, um dia precisará de cabos melhores.... :D
Num tem desses cabos pra colocar na cabeça??? a centelha tá faiando porque tô esquentando muito a cabeça pra decifrar os códigos desse tópico.... :lol: :lol: :mrgreen:
Agora, se vc realmente preparar um motor, preparar de verdade com gente competente, um dia precisará de cabos melhores....
Melhores em relação a quê?
Ao original?
Ao original de que carro?
Onde está a deficiência?
Na resistência ao calor?
Na isolação?
Existe alguma outra deficiência?
Deficiência em relação à outro cabo ou em relação à necessidade do motor?
Motor original ou preparado?
Que tipo de preparação?
Que tipo de combustível?
Que tipo de utilização?
Uso no limite?
Por quanto tempo?
Tempo contínuo?
Numa dessas, o cabo original dá e sobra, mas sem perguntas com a devida resposta tudo vira chute.
Num tem desses cabos pra colocar na cabeça??? a centelha tá faiando porque tô esquentando muito a cabeça pra decifrar os códigos desse tópico....
Tem sim.
Abra a TV que tem em casa (se for de plasma não serve, neste caso use a da empregada) solte o cabo de alta tensão que vai pro tubo e coloque na orelha esquerda (lado esquerdo fará efeito no lóbulo direito do cerebro, justamente o responsável pela cognitividade subsaariana).
Dois litros de água mineral (sem gás) em um balde, fio da antena conectado ao balde, pés descalços dentro do balde, ligue a dita e sintonize no programa do Ratinho, João Kleber, TV do Senado ou coisa do gênero.
faça isso quinze minutos ao dia por um período de dois meses.
Melhor efeito pode ser obtido se dispuser as mãos em posição de lótus (nada a ver com Kama Sutra, este é outro departamento) repetindo seguidamente o mantra "hmmmm hare hare, hmmmm hare krisna, hmmmm dois feijão com arroz, três quatro pirei no quarto"
Fazendo isso corretamente com certeza atingirá o Nirvana, e então compreenderá que existe mais mistério entre o pneu e o teto do que imagina a nossa van... ou seria perua? :mrgreen: :mrgreen:
Abraços,
Baiano SSA
16/10/2005, 21:07
Galera o que tenho a dizer sobre os cabos é que gostei muito, o motor ta trabalhando muito melhor e senti uma melhora no desempenho!
Não se esqueçam que minha viatura roda com GNV!
Eu recomendo, Abraços!
samukanvas
16/10/2005, 22:10
Agora, se vc realmente preparar um motor, preparar de verdade com gente competente, um dia precisará de cabos melhores....
Melhores em relação a quê?
Ao original?
Ao original de que carro?
Onde está a deficiência?
Na resistência ao calor?
Na isolação?
Existe alguma outra deficiência?
Deficiência em relação à outro cabo ou em relação à necessidade do motor?
Motor original ou preparado?
Que tipo de preparação?
Que tipo de combustível?
Que tipo de utilização?
Uso no limite?
Por quanto tempo?
Tempo contínuo?
Numa dessas, o cabo original dá e sobra, mas sem perguntas com a devida resposta tudo vira chute.
Num tem desses cabos pra colocar na cabeça??? a centelha tá faiando porque tô esquentando muito a cabeça pra decifrar os códigos desse tópico....
Tem sim.
Abra a TV que tem em casa (se for de plasma não serve, neste caso use a da empregada) solte o cabo de alta tensão que vai pro tubo e coloque na orelha esquerda (lado esquerdo fará efeito no lóbulo direito do cerebro, justamente o responsável pela cognitividade subsaariana).
Dois litros de água mineral (sem gás) em um balde, fio da antena conectado ao balde, pés descalços dentro do balde, ligue a dita e sintonize no programa do Ratinho, João Kleber, TV do Senado ou coisa do gênero.
faça isso quinze minutos ao dia por um período de dois meses.
Melhor efeito pode ser obtido se dispuser as mãos em posição de lótus (nada a ver com Kama Sutra, este é outro departamento) repetindo seguidamente o mantra "hmmmm hare hare, hmmmm hare krisna, hmmmm dois feijão com arroz, três quatro pirei no quarto"
Fazendo isso corretamente com certeza atingirá o Nirvana, e então compreenderá que existe mais mistério entre o pneu e o teto do que imagina a nossa van... ou seria perua? :mrgreen: :mrgreen:
Abraços,
Grande mestre :dance: :dance: :dance: ,
Desde que me entendo como conhecedô de artomóvil (o que num faz muito tempo :pensativo: por isso tenha a santa paciência :mrgreen: ), vejo a moçada trocando os cabos de vela e colocando aquela bobina accel.... tudo amarelinho.... Acredito que se o dito cujo proprietário de autos carburados (a bobina era pra estes?!?!) tivesse com as velas no final do pavio, o conjunto amarelinho faria uma diferença perceptível.... mas só naquela "engasopada" que dava em retomadas e arrancadas.... giro alto num dava muito "fio entupido". Nos injecteds 8) nunca sentí un cazzo in píu de potência.... nada.... nem economia de gasosa.... não custa dizer que sempre seguí a bíblia sagrada do meu automóvel... o manual. Nunca disse que deus errou quando disse que meu óleo só serviria em 10w50 100% sintético... como sigo seus passos, sou bem compensado.... meus carros nunca (nunca mesmo) pararam no meio da rua com qualquer problema de qualquer espécie.... sorte???? :pensativo: Se vc sentir diferença com cabinho amarillo, prepara o bolso.... :putz:
Desenrolando o enrolado, digo que :pensativo: :parede: pra motores muito bem preparados e famigerados, o aumento de centelha e até :roll: duração da mesma se torna necessária....(câmaras de combustão grandes precisam de tempo e potência pra queimar toda a gasosa :putz: ) bobinas estúpidamentes mais fortes (nem sempre são importantes, o que importa é não falharem tanto quanto as de fábrica por ciclo) e mais constantes exigem cabos dimensionados pra fazer o link até o motor.... fugas de corrente são difíceis, os cabos são bem brindados (com champagne francês :lol: ) mas será que o cabo "original" tem calibre pra guentá o shazzzzzam maior??? tô indo no caminho certo???? :roll: :lol: :lol: (mestre, acho que tô longe do acerto... :parede: :lol: )
Sempre me perguntei porque os carros que tem mais cavalos tem mais bobinas (aquelas separadas) e até mais velas por cilindro????? Não seria pra tentar filtrar essas falhas que as bobinas mais antigas tinham por ciclo???? Aumentando assim a eficiência???? :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Ainda em preparação, acredito que alta temperatura altere os padrões de funcionamento dos componentes elétricos ( num faço idéia porque, mas que eu sinto diferenças no meu carro, sinto. E num é por causa do atraso que o motor dá automaticamente quando vai subindo a temperatura...) em outro tópico é discutido o uso de uma fita com base de amianto que dificultaria a troca de calor do escape no cofre do motor (incruzível divulgam aumento de potência... num posso crer :pensativo: )... acho uma bela bosta tb.... a não ser que os cabos de vela (originais :mrgreen: ) passem logo acima do escape... e ainda assim, vc seja capaz de deixar ele "aceso" no escuro... o que é muito difícil alguém conseguir com um motor bem "motorado" o que acha mestre? da fita claro? do resto vá devagar... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Sobre o cabo pra cabeça, poderia me dizer a amperagem que iria receber na orelha esquerda??? :pensativo: tô preocupado com uma possível interferência nas batidas do coração.... :lol: :lol: :lol: :lol: Mas que daria um belo shazzzam, daria.... :lol: :lol: :lol: :lol:
Periquitooffroad
16/10/2005, 22:12
Se sentiu melhora é porque os cabos anteriores deviam estar com a resistência lá nos 20K ou mais.
Os cabos amarelinhos que já vi, tinham o incoveniente ao meu ver, não tinham resistência. Sem resistência podem afetar a ignição e a injeção de forma bastante negativa.
Acredito que se o dito cujo proprietário de autos carburados (a bobina era pra estes?!?!) tivesse com as velas no final do pavio, o conjunto amarelinho faria uma diferença perceptível.... mas só naquela "engasopada" que dava em retomadas e arrancadas.... giro alto num dava muito "fio entupido".
Conjunto amarelinho?
Isso está mais prá musica do Gugu :lol:
Cabo de vela ainda vá lá mas aquela bobina amarela, do tamanho de recipiente para lixo reclicavel que se vê em supermercado só serve para uma coisa: ficar dentro do recipiente para lixo reciclavel.
Dúvidas? Consulte o site da Acell e compare as especificações da dita com qualquer outra bobina do próprio fabricante ou até de fabricantes de bobinas originais. Aquilo lá foi usado por Dom Pedro prá fazer cavalo empinar na base do choque. Dá uma olhada na tela do Grito do Ipiranga que vai ver a amarelinha meio escondida dentro do alforge. :lol:
Costumo dizer que não existe milagre que resiste à um dinamômetro, desde que sabidamente operado, é claro, e que o melhor tira-teima é a pista de competição, mas deixando as técnicas de lado e entrando no terreno do subliminar, da sugestão, o que acontece normalmente é esta novela, em seis episódios:
1°Aparece um caboclo bem falador com uma caixinha simpática onde tem impresso alguma coisa escrita em inglês ou que faça alusão à isso, tipo "Energectic Blaster Maxcoil", quanto mais confuso o nome melhor, e fala pro mané que não sabe distinguir repolho de horta de cebolinha de pressão de óleo:"Instala o Energectic Blaster Maxcoil entre a bobina e o distribuidor que seu carro vira fera".
2°Aí apresenta o laudo do "Institut off Combustyom Xamber", sediado no Tuberquistão, aguns recortes de jornal com reportagens sobre o assunto (matéria assinada pelo redator de culinária ou pelo colunista social) e mais meia dúzia de testemunhos, de preferência com as fotos dos felizes usuários, com sorriso Colgate e fazendo sinal de OK, e pronto, o mané já ficou ou confuso ou interessado.
3°O caboclo percebe isso e falando mais que papagaio e sempre com muita segurança empurra o IEBM prá mão do mané e manda:"Dez anos de garantia, sua satisfação garantida ou seu dinheiro de volta, chequinho prá trinta dias... sessenta e não se fala mais nisso" (Nota do Procon: caiu o ultimo cheque e o caboclo desaparece mais rápido que BigMac na boca de criança)
4°Se estiverem dentro de oficina a coisa fica mais fácil ainda, porque o mecânico já sabe que vai levar o seu e dá a maior força, não só pela comissão da venda do IEBM como também pela revisão geral que vai faturar na maciota. É que no manual do IEBM está escrito que para melhor aproveitar toda a potencialidade tem que ser feita a troca das velas, cabos, tampa do distribuidor, bobina, bateria, carburador, coletor, cano de escape, forração dos bancos, ração do cachorro, dieta da patroa, e mais alguns outros detalhezinhos insignificantes, só por garantia.
5°O mané sai com o carro e já de cara percebe a diferença, e quanto mais atola o pé no acelerador - coisa que nunca tinha feito antes - mais contente fica, atribui o desempenho ao IEBM que custou apenas cinquentinha - uma verdadeira pechincha - e vai embora feliz da vida, até se esquecendo que deixou com o mecânico dez cheques pré-datados como pagamento da revisão.
6°O mané passa a acreditar mais no IEBM do que no Antigo Testamento, Alcorão ou Torá, e basta alguém olhar pro IEBM com ar de desconfiança que passa a espumar tanto quanto Doberman em dia de inseminação artificial.
:lol:
Posso assegurar que já vi este filme várias vezes e que muita gente também já presenciou novela do tipo, e se condensarmos alguns relatos em um só vai dar este tipo de dramatização, e normalmente é isso mesmo o que acontece: o carro está uma josta, precisando urgentemente de revisão, trocam-se algumas coisas que estão no bagaço, ajustam-se outras tantas, meia duzia de "quás quás quás" no ouvido do mané e está feito o milagre.
Alguém se lembra do Gasmax?
Qualquer semelhança com o texto é mera coincidência :lol: só que o Gasmax não vendeu lá aquelas coisas, agora imaginem algo que possa ser visto sob muitos capôs, que normalmente estão abertos por puro exibicionismo e não raro por quebras ou super-aquecimento. :mrgreen:
Um vê, outro vê, o amarelo chama a atenção e combina com os adesivos que servem prá tapar buraco ou defeito de massa plástica e aí vira moda, e como toda moda ninguém sabe prá que veio e muito menos prá que serve.
Cabo de vela Acell é bom? Diria que é excelente, mas na imensa maioria dos casos não se faz necessário, se transforma em puro placebo.
E tem mais, se ao invés de amarelo fosse preto - cor dos originais - muita gente não comprava, porque a cor exerce maior influência do que os próprios predicados do cabo. :wink:
Nos injecteds 8) nunca sentí un cazzo in píu de potência.... nada.... nem economia de gasosa.... não custa dizer que sempre seguí a bíblia sagrada do meu automóvel... o manual.
É aí que a vaca bebe água. Mesmo com manutenção sofrível a eletrônica se vira do avesso mas mantém o motor dentro de um padrão, e pode instalar qualquer baboseira que quanto muito a resultado fica igual, senão pior.
Desenrolando o enrolado, digo que pra motores muito bem preparados e famigerados, o aumento de centelha e até duração da mesma se torna necessária....
Vero...
bobinas estúpidamentes mais fortes (nem sempre são importantes, o que importa é não falharem tanto quanto as de fábrica por ciclo)
Vero... principalmente em limite de giro.
fugas de corrente são difíceis, os cabos são bem brindados mas será que o cabo "original" tem calibre pra guentá o shazzzzzam maior??? tô indo no caminho certo?
Fuga de corrente não é tão dificil assim, tanto que tem um monte de motores onde os cabos não ficam soltos à esmo justamente por causa das fugas de corrente.
Manja aquelas lâmpadas neon para teste de tensão, vendidas em qualquer loja de ferragens ou depósito de material prá construção?
Faça aterramento em uma das pontas e com a outra ponta percorra todos os pontos onde existe alta tensão, como cabos de vela, bobina, tampa de distribuidor, etc. Nem precisa encostar nas peças e mesmo com tudo nos trinques poderá ver que o neon dá suas piscadelas em determinados pontos - se não em todos - e em determinados locais poderá até ficar com brilho mais acentuado, denunciando maior ponto de fuga de tensão, e não fique surpreso se isso também acontecer com cabos Acell, tudo vai depender da tensão gerada pela bobina.
Sempre me perguntei porque os carros que tem mais cavalos tem mais bobinas (aquelas separadas) e até mais velas por cilindro????? Não seria pra tentar filtrar essas falhas que as bobinas mais antigas tinham por ciclo???? Aumentando assim a eficiência????
Mais do que uma vela por cilindro já é entrar em outro departamento. Isso tem a ver - principalmente - com confiabilidade (motores aeronáuticos, por exemplo) ou geometria da câmara de combustão.
Quanto ao resto, qualquer bobina tem limite de frequência - entenda faísca por segundo - logo se um motor de 4 cil. passa a ter duas bobinas a frequência de uso (para cada bobina) cai prá metade, fazendo com que o gargalo se apresente só em rotação muito mais elevada.
Ainda em preparação, acredito que alta temperatura altere os padrões de funcionamento dos componentes elétricos ( num faço idéia porque, mas que eu sinto diferenças no meu carro, sinto.
Considerando componentes elétricos em bom estado não existe alteração, mas em relação aos eletrônicos a coisa normalmente fica complicada.
Alguns componentes eletrônicos mais críticos seguem o padrão de 125°C (ou até 150°C), como é o caso dos sensores Hall e alguns módulos de ignição, mas fora isso pouca coisa tem garantia de funcionamento perfeito em temperaturas acima de 70~80°C.
em outro tópico é discutido o uso de uma fita com base de amianto que dificultaria a troca de calor do escape no cofre do motor (incruzível divulgam aumento de potência... num posso crer... acho uma bela bosta tb.... a não ser que os cabos de vela passem logo acima do escape... e ainda assim, vc seja capaz de deixar ele "aceso" no escuro... o que é muito difícil alguém conseguir com um motor bem "motorado" o que acha mestre? da fita claro? do resto vá devagar...
Mas estou indo devagar, só consigo 110 toques de teclado por minuto! :lol:
Manta térmica não tem nada a ver com ignição e sim com fluxo dos gases, só que as vantagens não são assim tão simples de se obter e o resultado tem muito a ver com temperatura e volume de escape, enquadramento de comando, formato do coletor de escape e até disposição dos coletores (fluxo cruzado ou não), sem falar no óbvio diametro da tubulação de saída.
É coisa - literalmente - enrolada, não dá para garantir ganho em todos os casos mas pelo menos dá para garantir melhora no arrefecimento, se o produto for bom, é claro...
Sobre o cabo pra cabeça, poderia me dizer a amperagem que iria receber na orelha esquerda???
Honorável Gafa :lol: , esse seu comentário vai ser ótimo prá arrematar o assunto.
A alta tensão que vai pro tubo de uma TV à cores (ou monitor de PC) começa em 20.000 volts e dependendo do tamanho do tubo pode até passar de 40.000, e embora retificada a tensão é pulsante e em frequência lá pela casa dos 15kHertz (antigamente sabia o valor de cor mas hoje em dia inventaram um monte de frequências horizontais). :?
Uma bobina de ignição genérica tem lá seus 10~15.000 volts, uma de boa safra 20~25 e as parrudinhas chegam aos 40~45 mil, e considerando um motor 4 cil. em DEZ MIL GIROS a frequência chega a lerdos 333 Hertz, com uma faísca saindo agora e outra só no mês que vem.
O condutor metálico de um cabo de alta tensão de TV tem algo em torno de 1~2 mm e na maioria dos cabos de vela o valor é bem superior, e em ambos os casos estão superdimensionados para a corrente circulante e que por ser pulsada tem muito a ver com a frequência, logo o condutor do cabo de vela nem toma conhecimento de que existe fluxo de eléctrons.
A camada isolante do cabo de alta tensão de TV é feita, via de regra, com "alma" de silicone e revestimento externo em plastico flexível, onde a bitola final apresenta um diametro que começa em míseros 3 mm e vai até 4 ou exagerados 5 mm. e é dimensionada em função de normas cheias de lero-lero, que são seguidas caso contrário teria usuário ou circuitos integrados morrendo eletrocutados.
Agora umas perguntinhas básicas:
De quanto é mesmo o diametro dos cabos de vela?
A maior parte do diametro não é representada pelo isolante?
Não existem cabos originais com nucleo de silicone?
A bobina que faz par com os cabos, fornece quanto de tensão?
Alguém já viu monitor de PC tunado, equipado com cabos Acell de 8,8 mm?
Se a turma do Mac transparente souber dessa, vai faltar cabo no mercado. :mrgreen:
Abraços,
samukanvas
17/10/2005, 20:07
Mestre,
Tá na hora de montar a apostila: "Fatos mecânicos para idiotas".... tem muita gente que tem pensamentos errados de mecânica e conceitos véios by "meu amigo disse"... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Como eu.... :oops: :mrgreen:
Baiano SSA
18/10/2005, 10:50
:concordo: Ai galera muito obrigado :palmas: pelas explicações e mais uma vez agradeço a oportunidade de aumentar o meu conhecimento!
PS. paciências com todos nos pobres mortais, pois vcs já foram mortais um dia, risos! :D
Abraços a todos!