Conectar

Ver Versão Completa : Dúvidas: Lavagem sistema de arrefecimento defender

GLMedina
19/06/2013, 12:04
Amigos, sei que existem outros tópicos sobre o assunto, mas não os achei.
Como proceder corretamente para a limpeza dos sistema de arrefecimento da Defender?
Quais produtos usar?
Abs.

Marado
19/06/2013, 14:50
Algo aqui Medina;

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/20550-manutencao-no-sistema-de-arrefecimento.html

http://www.4x4brasil.com.br/forum/land-rover/113836-aqua-desmineralizada-radiex-orgonico-ou-sintetico.html

GLMedina
20/06/2013, 12:11
A dúvida maior é que o radiador é novo (mandei fazer uma colméia nova), então, quero lavar somente a sujeira de dentro do motor. Como fazer isso?
Devo usar um produto específico?
Dá para evitar que a sujeira retorne ao radiador novo?
Uso água normal ou desmineralizada para lavar?
Abs.

Marado
20/06/2013, 14:01
Bom, em algum destes tópicos fala de um dreno do motor na ;área do motor de partida.
Eu usaria água corrente para fazer esta limpeza, ainda mais que o motor está fora. Depois aspira ou expulsa o resto da água que ficar no motor. Se ficar algum resíduo, creio que vai ser desprezível.

Waldmartins
20/06/2013, 14:13
Complementando, vc teria que tirar um selo do motor (acho que é isso...) pra vc tirar a agua toda do bloco. Se lavar (lava com água corrente mesmo!) o motor usando o dreno normal, o que vai sobrar de agua no motor (no bloco) será em torno de 2 litros. Comparado com os 11 litros que cabe no sistema, não é nada preocupante.

Aconselho, quando for preencher o sistema de amortecimento que utilize o fluido Havoline XLC 50/50. Compra uns 12 litros (aqui na minha cidade paguei R$ 15,00/cada) e preenche o sistema SEM usar água. Ele já vem misturado e pronto pra usar. :concordo:

Boa sorte!

Abs

Wald

GLMedina
20/06/2013, 21:01
Bom, em algum destes tópicos fala de um dreno do motor na ;área do motor de partida.
Eu usaria água corrente para fazer esta limpeza, ainda mais que o motor está fora. Depois aspira ou expulsa o resto da água que ficar no motor. Se ficar algum resíduo, creio que vai ser desprezível.

O motor já está no lugar, com as mangueiras e tudo.