Vinícius-RS
17/06/2013, 20:12
Opa...
Aos mecânicos de plantão!
Está acontecendo algo estranho com meu Troller... Vamos aos fatos:
1) Quebrei a ponta de eixo do lado esquerdo (curta);
2) Comprei as duas pontas (kaiser) da Tor Off-Road;
3) Ao trocar reparei que a ponta que estava inteira (maior, lado direito) tinha mais ou menos 0,5cm a mais do que a que comprei;
4) Montei o conjunto, rodei na cidade uns dias e no final de semana fui pra trilha. Logo no início, como de costume, liguei as rodas-livre e acionei a tração. O veículo tracionou somente nas rodas traseiras;
5) Levantei a dianteira com macacos, ao girar as rodas (com a mão obviamente) com as rodas-livre acionadas, notei que a homocinética esquerda girava normalmente e a direita não;
6) Abri a roda-livre direita, a mola estava acionando perfeitamente. Coloquei na posição 4x4 e montei novamente;
7) Feito isso, as homocinéticas giraram como deveriam, não sei o porque da RL não ter acionado;
8) Ao baixar o veículo, dei uma ré virando a direção toda para um lado. Escutei estalos semelhantes a estalos de homocinética. Notei isso ao virar para ambos os lados. As rodas dianteiras agarravam a cada estalo, como se estivesse escapando algo.
9) Hoje troquei as RL de lado e os barulhos e trancos persistem.
Estranhei muito o fato, a Roda Livre e as homocinéticas nunca apresentaram qualquer sintoma. Seria algum erro de montagem? Essa diferença no comprimento pode ter algo a ver? O curioso foi que tudo isso ocorreu após a substituição das pontas de eixo.
Abraços
Aos mecânicos de plantão!
Está acontecendo algo estranho com meu Troller... Vamos aos fatos:
1) Quebrei a ponta de eixo do lado esquerdo (curta);
2) Comprei as duas pontas (kaiser) da Tor Off-Road;
3) Ao trocar reparei que a ponta que estava inteira (maior, lado direito) tinha mais ou menos 0,5cm a mais do que a que comprei;
4) Montei o conjunto, rodei na cidade uns dias e no final de semana fui pra trilha. Logo no início, como de costume, liguei as rodas-livre e acionei a tração. O veículo tracionou somente nas rodas traseiras;
5) Levantei a dianteira com macacos, ao girar as rodas (com a mão obviamente) com as rodas-livre acionadas, notei que a homocinética esquerda girava normalmente e a direita não;
6) Abri a roda-livre direita, a mola estava acionando perfeitamente. Coloquei na posição 4x4 e montei novamente;
7) Feito isso, as homocinéticas giraram como deveriam, não sei o porque da RL não ter acionado;
8) Ao baixar o veículo, dei uma ré virando a direção toda para um lado. Escutei estalos semelhantes a estalos de homocinética. Notei isso ao virar para ambos os lados. As rodas dianteiras agarravam a cada estalo, como se estivesse escapando algo.
9) Hoje troquei as RL de lado e os barulhos e trancos persistem.
Estranhei muito o fato, a Roda Livre e as homocinéticas nunca apresentaram qualquer sintoma. Seria algum erro de montagem? Essa diferença no comprimento pode ter algo a ver? O curioso foi que tudo isso ocorreu após a substituição das pontas de eixo.
Abraços