Conectar

Ver Versão Completa : Barulhos após a troca de semi-eixos...

Vinícius-RS
17/06/2013, 20:12
Opa...
Aos mecânicos de plantão!
Está acontecendo algo estranho com meu Troller... Vamos aos fatos:

1) Quebrei a ponta de eixo do lado esquerdo (curta);
2) Comprei as duas pontas (kaiser) da Tor Off-Road;
3) Ao trocar reparei que a ponta que estava inteira (maior, lado direito) tinha mais ou menos 0,5cm a mais do que a que comprei;
4) Montei o conjunto, rodei na cidade uns dias e no final de semana fui pra trilha. Logo no início, como de costume, liguei as rodas-livre e acionei a tração. O veículo tracionou somente nas rodas traseiras;
5) Levantei a dianteira com macacos, ao girar as rodas (com a mão obviamente) com as rodas-livre acionadas, notei que a homocinética esquerda girava normalmente e a direita não;
6) Abri a roda-livre direita, a mola estava acionando perfeitamente. Coloquei na posição 4x4 e montei novamente;
7) Feito isso, as homocinéticas giraram como deveriam, não sei o porque da RL não ter acionado;
8) Ao baixar o veículo, dei uma ré virando a direção toda para um lado. Escutei estalos semelhantes a estalos de homocinética. Notei isso ao virar para ambos os lados. As rodas dianteiras agarravam a cada estalo, como se estivesse escapando algo.
9) Hoje troquei as RL de lado e os barulhos e trancos persistem.

Estranhei muito o fato, a Roda Livre e as homocinéticas nunca apresentaram qualquer sintoma. Seria algum erro de montagem? Essa diferença no comprimento pode ter algo a ver? O curioso foi que tudo isso ocorreu após a substituição das pontas de eixo.

Abraços

homerohermida
17/06/2013, 22:15
Colocaste graxa na roda-livre?

Vinícius-RS
17/06/2013, 22:24
Colocaste graxa na roda-livre?

Estava justamente lendo sobre isso...
Foi colocado graxa sim. Hoje desmontei e tirei bastante graxa, mas ainda ficou um pouco por lá!
Tiro toda a graxa? A roda livre trabalha no seco?

homerohermida
17/06/2013, 23:16
Pode tirar tudo. Não precisa limpar com solvente. Retire mecanicamente e o pouquinho que ficar, pode deixar.

ORIONE
19/06/2013, 12:26
No "manual" que vem c/ a R.L AVM ou c/ o kit de parafusos/juntas está escrito: ...não utilize graxa... e lubrifique c/ óleo 90... Não me lembro as palavras usadas e nem se o óleo é 90 ou se diz se necessário lubrif. c/ óleo e etc. Mais essas duas citações estão lá!