Ver Versão Completa : Hilux 3.0 D-4D - Motor Disparando a Aceleração.
Erick Quedevez
16/06/2013, 15:23
Amigos,
Estou com o seguinte problema na minha Hilux SRV 07/07 3.0 D-4D [180.000km]: o carro começa a fazer um barulho de algo metálico batendo, O MOTOR DISPARA A ACELERAÇÃO [PASSA DOS 4.000 RPM] e manda uma fumaceira branca pelo escapamento a ponto de deixar um rastro de óleo preto no asfalto. A bomba de alta foi trocada, mas por uma usada. Os bicos já foram trocados por novos e originais.
Histórico: o carro começou acendendo a luz de injeção e limitando o giro quando o motor era exigido, em algumas ocasiões fumaçou , outras não. Eu tinhas uns dois minutos para estacionar o carro. Depois disso o motor desligava sozinho. Dava a partida na mesma hora e não tinha mais problemas [a não ser que forçasse o carro de novo]. Até esse momento esse era o sintoma.
Levei na oficina. O mecânico disse que a Bomba de Alta estava com baixa pressão. Consegui comprar uma no Mercado Livre por R$ 700,00 e substituímos a peça. Depois disso pensei ter resolvido o problema, até que...
Quando estava subindo a 3.ª Ponte [vila velha/ES] a caminhonete começa a fazer um barulho de algo metálico batendo, solta fumaça branca demais e o pior: O MOTOR DISPARA A ACELERAÇÃO. Felizmente consegui desligar o danado na chave sem problemas.
Desci do carro e vi o rastro de óleo que saiu pela descarga [que, mais tarde, o mecânico constatou se tratar de diesel e que, inclusive, se misturou com o óleo lubrificante e fez o nível subir na vareta de medição].
Novo diagnóstico: bicos injetores. Mandamos para a Bressan [autorizada BOSCH em Cariacica/ES] e os quatro foram condenados.
Comprei os quatro bicos novos na Concessionária [R$ 662,00 cada um = mais uma facada de R$ 2.648,00]. Bicos substituídos na última sexta-feira [14/06/2013], peguei o carro, dei uma volta até queimar o diesel que ainda tinha na descarga e parar de sair fumaça.
Carro excelente, até liguei pro mecânico dizendo que, depois da troca dos bicos, o carro estava até mais esperto.
Minha felicidade durou, exatas, 24 horas. Na noite de ontem o carro começa a fazer o mesmo barulho na Rodovia do Sol, fumaçar e o giro começou a disparar de novo. Dessa vez fui rápido e desliguei o motor com o carro ainda em movimento antes que o conta giro chegasse no vermelho.
Para fechar a noite o motorista do guincho da Rodosol ainda disse: PRIMEIRA VEZ QUE REBOCO UMA HILUX. Não sabia se ria ou se chorava, já era a terceira vez que eu era rebocado no mesmo mês.
Enfim, é esse o dilema. O carro está na oficina outra vez. Amanhã vou ver o mecânico. Os bicos comprei novos na Toyota, mas a bomba de alta era de carro sinistrado.
[B]Alguém aí já passou por algo parecido e tem alguma ideia do que seja?
jorge.duarte
16/06/2013, 18:54
Erick,
Será que o teu problema não é turbina, dando passagem de óleo pelo eixo? Voce já trocou praticamente tudo de "alimentação", se fosse bomba os bicos deveriam "controlar" essa aceleração e quando você comenta de fumaceira, barulho metálico, logo me vem a cabeça turbina ruim dando passagem de óleo do motor pelo eixo, o motor fica ligado pelo óleo do motor, ao invés do Diesel. Já verificou se tem óleo na admissão? tira a mangueira que sai da turbina e vê se tem óleo...Estou chutando!!!
Abs
Erick Quedevez
16/06/2013, 19:20
Erick,
Será que o teu problema não é turbina, dando passagem de óleo pelo eixo? Voce já trocou praticamente tudo de "alimentação", se fosse bomba os bicos deveriam "controlar" essa aceleração e quando você comenta de fumaceira, barulho metálico, logo me vem a cabeça turbina ruim dando passagem de óleo do motor pelo eixo, o motor fica ligado pelo óleo do motor, ao invés do Diesel. Já verificou se tem óleo na admissão? tira a mangueira que sai da turbina e vê se tem óleo...Estou chutando!!!
Abs
Desde o início [antes mesmo de trocar a bomba de alta] pensei em algo relacionado à turbina, já que tinha lido alguns relatos que apontavam pra isso, mas o mecânico disse que não era. Segunda-feira vou insistir para ele dar uma olhada e ver se tem óleo passando.
Assim que tiver uma novidade posto aqui.
guilhermeabreu
16/06/2013, 19:30
CARO ERICK
Acho que vc citou este problema em outro tópico aqui , desta forma acaba ficando repetido e confundindo quem lê .
Mas qdo acende a luz de injeção e o carro diminui o giro , aconteceu com meu irmão qdo íamos para a Argentina e foi sensor do turbo no coletor de admissão , mas o seu caso o carro disparou o motor sem vc acelerar e saiu fumaça branca , isto é sinal de ÓLEO LUBRIFICANTE PASSANDO PELA TURBINA E QUEIMANDO COMO SE FOSSE DÍESEL , neste caso vc vai acabar batendo o motor por giro muito alto e pode acontecer de vc desligar o carro e ele contiunar a funcionar em alto giro até fundir o motor por superaquecimento e falta de óleo no cárter , POIS ESTE ÓLEO DO MOTOR QUE PASSA PELO EIXO DA TURBINA VAI ALIMENTAR O MOTOR FUNCIONADO ATÉ ACABAR O ÓLEO DO CÁRTER , aconteceu comigo e NÃO SABIA O QUE FAZER PARA MATAR O MOTOR , E HOJE SEI : " VC TEM QUE FREAR O CARRO COM ELE NA MARCHA QUE TIVER ATÉ MATAR O MOTOR NO TRANCO , OU SEJA MATAR O MOTOR COM O FREIO , assim vc não vai perder o motor por alto giro e superaquecimento .
Acho que vc esta com mecanicos curiosos e não estão sabendo dizer o que é , e vc vai trocando peças até que u dia ou vc vai falei ou vão acertar na peça certa .
SUGIRO a vc levar o seu carro numa CCS aTOYOTA para fazerem o diagnóstico que para mim é a TURBINA RUIM , sugiro não recondicionar e sim comprar uma NOVA , eu recondicionei a minha e nos primeiros 50km ela DISPAROU E PERDÍ O MEU MOTOR QUE HAVIA FEITO E ESTAVA COM APENAS 7.000KM RODADOS , é moooole ???
O sintoma do seu carro é de turbina passando óleo lubrificante pelo eixo dele e queimando como se fosse combustível .
BOMBA INJETORA SEJA DE ALTA OU DE BAIXA NÃO FAZ QUEIMAR ÓLEO LUBRIFICANTE = FUMAÇA BRANCA .
ESTE PROBLEMA DE ACENDER A LUZ DE INJEÇÃO E BAIXAR O GIRO E DEPOIS DE DESLIGAR FUNCIONA COMO NOVA , ACONTECEU COM MEU IRMÃO E FOI O SENSOR DO TURBO NO COLETOR DE ADMISSÃO , " OLHA AÍ PROBLEMA NO TURBO NOVAMENTE " .
No seu caso , não sou mecânico mas é a TURBINA QUE ESTA RUIM , e a maquininha da CCS diz onde esta o problema , fala apenas o orçamento do seu problema e se for a turbina COMPRE UM NOVA NA AMERICA OU FERRAÇO , ambas em Ponta Porã , NÃO COMPRE EM FERRO VELHO E NEM DO PARALELO .
EM TEMPO
Qdo estava escrevendo esta resposta não havia ainda ninguem que tivesse respondido e como demorei escrevendo o amigo JORGE.DUARTE respndeu antes de mim , logo : o JORGE tb esta com o mesmo diagnóstico meu , e se vc ainda falou com seu meca e ELE NEM PASSOU PELA CABEÇA QUE PUDESSE SER ÓLEO LUBRIFICANTE PASSANDO PELO EIXO DA TURBINA , SUGIRO " URGENTEMENTE " A VC TROCAR DE MECANICO , pois este sinal é claro até para mim que sou médico que isto é PASSAGEM DE ÓLEO PELO EIXO DA TURBINA , e o cara nem quis verificar se na magueira que sai da turbina para o coletor de admissão tinha óleo , tenho certeza que amanhã ele vai encontrar bastante óleo por alí e será ÓLEO LUBRIFICANTE ( preto ) o que alí seria apenas para passar AR .
Erick Quedevez
16/06/2013, 20:52
Guilherme,
Percebi o erro do duplo post, mas parece que já foi excluído.
Bom, o primeiro sinal de defeito era o acendimento da luz de injeção e o carro não permitia mais aceleração. O mecânico passou o scaner e acusou o sensor da bomba de alta.
Depois que trocamos essa peça, os sintomas mudaram. Agora o que acontece é o motor disparar, já aconteceu duas vezes [uma antes de trocar os bicos e outra depois], mas é tão rápido que nem tive tempo de reparar na luz de injeção. De qualquer forma, antes de trocarmos os bicos mandamos testar em uma oficina especializada e os quatro foram condenados.
Felizmente consegui desligar o motor na chave das duas vezes que disparou, sem dificuldade. Já li outros posts aqui em que tiveram que matar na quinta ou tapar a admissão de ar.
Vou insistir para o mecânico olhar a turbina. Mas ele trabalhou muitos anos na Toyota e em três lugares diferentes me falaram bem dele.
Amanhã posto as novidades.
guilhermeabreu
16/06/2013, 22:20
Guilherme,
Percebi o erro do duplo post, mas parece que já foi excluído.
Bom, o primeiro sinal de defeito era o acendimento da luz de injeção e o carro não permitia mais aceleração. O mecânico passou o scaner e acusou o sensor da bomba de alta.
Depois que trocamos essa peça, os sintomas mudaram. Agora o que acontece é o motor disparar, já aconteceu duas vezes [uma antes de trocar os bicos e outra depois], mas é tão rápido que nem tive tempo de reparar na luz de injeção. De qualquer forma, antes de trocarmos os bicos mandamos testar em uma oficina especializada e os quatro foram condenados.
Felizmente consegui desligar o motor na chave das duas vezes que disparou, sem dificuldade. Já li outros posts aqui em que tiveram que matar na quinta ou tapar a admissão de ar.
Vou insistir para o mecânico olhar a turbina. Mas ele trabalhou muitos anos na Toyota e em três lugares diferentes me falaram bem dele.
Amanhã posto as novidades.
ERICK
Valeu estamos aguardando , mas mesmo com esta experiência toda dele , É DIFÍCIL DE ACEITAR QUE COM OS APARELHOS SÓ TIVESSE CONDENADO PEÇAS DE ALIMENTAÇÃO , se o problema esta no DISPARAR A ACELERAÇÃO E SAÍR FUMAÇA BRANCA PELO ESCAPAMENTO , qualquer mecanico sabe que fumaça branca é sinal de óleo lubrificante saindo pelo escape e O CARRO ACELERAR SOZINHO É PASSAGEM DE ÓLEO LUBRIFICANTE PELO EIXO DA TURBINA .
Mas vamos aguardar amanhecer , vc levar lá de novo e nos dar notícias , ESPERO QUE BOAS , mas infelizmente meu presentimento é que vc vai levar uma ferrada$$$$$$$$$$$ , turbina nova ou ter que fazer o motor .
Tb já ví em vários carros díesel HILUX e TRITON o COLETOR DE ADMISSÃO LOTADO DE UMA LAMA/PÓ PRETO que é problema na famigerada VÁLVULA EGR , o COLETOR DE ADMISSÃO fica com uma camada de 01 cm de espessura desta lama que na realidade é a volta dos gases de escape que retorna para serem REQUEIMADOS isto ocorre atraves desta VÁLVULA EGR que é uma NORMATIZAÇÃO DO GOVERNO PARA DIMINUIR A EMISSÃO DE GASES TÓXICOS NA ATMOSFERA , esta exigência é para todos os fabricantes e nós NOS FERRAMOS por causa disto . Entope tudo alí no coletor de admissão e faz o carro dar estes problemas intermitentes e de difícil diagnóstico .
Estou na torcida para que não seja nada demais$$$$$$$$$$$$ .
jorge.duarte
17/06/2013, 00:06
ERICK
Valeu estamos aguardando , mas mesmo com esta experiência toda dele , É DIFÍCIL DE ACEITAR QUE COM OS APARELHOS SÓ TIVESSE CONDENADO PEÇAS DE ALIMENTAÇÃO , se o problema esta no DISPARAR A ACELERAÇÃO E SAÍR FUMAÇA BRANCA PELO ESCAPAMENTO , qualquer mecanico sabe que fumaça branca é sinal de óleo lubrificante saindo pelo escape e O CARRO ACELERAR SOZINHO É PASSAGEM DE ÓLEO LUBRIFICANTE PELO EIXO DA TURBINA .
Mas vamos aguardar amanhecer , vc levar lá de novo e nos dar notícias , ESPERO QUE BOAS , mas infelizmente meu presentimento é que vc vai levar uma ferrada$$$$$$$$$$$ , turbina nova ou ter que fazer o motor .
Tb já ví em vários carros díesel HILUX e TRITON o COLETOR DE ADMISSÃO LOTADO DE UMA LAMA/PÓ PRETO que é problema na famigerada VÁLVULA EGR , o COLETOR DE ADMISSÃO fica com uma camada de 01 cm de espessura desta lama que na realidade é a volta dos gases de escape que retorna para serem REQUEIMADOS isto ocorre atraves desta VÁLVULA EGR que é uma NORMATIZAÇÃO DO GOVERNO PARA DIMINUIR A EMISSÃO DE GASES TÓXICOS NA ATMOSFERA , esta exigência é para todos os fabricantes e nós NOS FERRAMOS por causa disto . Entope tudo alí no coletor de admissão e faz o carro dar estes problemas intermitentes e de difícil diagnóstico .
Estou na torcida para que não seja nada demais$$$$$$$$$$$$ .
Será que dá pra isolar a EGR no D4D? Pelo que vi, o tubo nao é de dificil acesso, tem algumas coisas na frente mas dá pra mexer.
Nos motores diesel [ edição (http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=pt-BR&prev=/search%3Fq%3Degr%2Bd4d&rurl=translate.google.com&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/w/index.php%3Ftitle%3DExhaust_gas_recirculation%26ac tion%3Dedit%26section%3D4&usg=ALkJrhiJBzMoefv0ggUrRAQqwiFE6s8Tdg) ]Ao alimentar o gás de escape oxigénio inferior na entrada, diesel EGR sistemas de baixa temperatura de combustão, a redução das emissões de NOX. Isso faz com que a combustão menos eficientes, comprometendo a economia e poder. O sistema de entrada normalmente "seca" de um motor diesel é agora sujeita a incrustação da fuligem, o combustível não queimado e óleo nas EGR sangramento, que tem pouco efeito sobre o fluxo de ar, no entanto, quando combinado com o vapor de petróleo a partir de um sistema de PCV, podem causar a formação de alcatrão pegajoso no coletor de admissão e válvulas. Ele também pode causar problemas com componentes tais como abas de redemoinho (http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=pt-BR&prev=/search%3Fq%3Degr%2Bd4d&rurl=translate.google.com&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Swirl_flap&usg=ALkJrhhC7daVD5yjJbrsBs027OnO0jR5hQ) , quando montadas. Diesel EGR também aumenta a produção de fuligem, embora este foi mascarada em os EUA pela introdução simultânea de filtros de partículas diesel (http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=pt-BR&prev=/search%3Fq%3Degr%2Bd4d&rurl=translate.google.com&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Diesel_particulate_filters&usg=ALkJrhghZqSPYJ9fQIMkhcOdd8hEI6ACaA) . [6] (http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=pt-BR&prev=/search%3Fq%3Degr%2Bd4d&rurl=translate.google.com&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Exhaust_gas_recirculation&usg=ALkJrhhjUTJtzGLLaamNLxRhaeyJWHKgyQ#cite_note-6) sistemas EGR também pode adicionar contaminantes abrasivos e aumentar a acidez do óleo do motor, que por sua vez pode reduzir a longevidade do motor. [7] (http://translate.googleusercontent.com/translate_c?depth=1&hl=pt-BR&prev=/search%3Fq%3Degr%2Bd4d&rurl=translate.google.com&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Exhaust_gas_recirculation&usg=ALkJrhhjUTJtzGLLaamNLxRhaeyJWHKgyQ#cite_note-Bennett-7)
Embora os fabricantes de motores têm se recusado a liberar detalhes sobre o efeito da EGR em economia de combustível, os regulamentos da EPA de 2002, que levou à introdução de EGR refrigerado foram associados com uma queda de 3% na eficiência do motor, contrariando uma tendência de 0,5% ao aumento do ano
Caro Jorge,
A primeira modificação que os colegas dos forum EUA sobre 4Runner e Tacoma normalmente fazem nos carro é exatamente a de tirar o sistema EGR para melhorar gasto de combustível e potencia.
Sendo que por lá a legislação é bem rígida, deve ser uma intervenção rápida e reversível no ato da vistoria...
Mas nos EUA todas essas maquinas têm motores a gasolina.
Não sei se isso é tão simples nos motores diesel e se isso não interfere no mapeamento do motor devendo colocar alguma solução para "simular" os sensores envolvidos...
Grande abraço
Fabrizio
guilhermeabreu
17/06/2013, 14:00
JORGE.DUARTE
Já falei aqui em algum lugar , mas vai lá de novo , conversei com um meca da CCS TOYOTA daqui e ele me falou que estes motores D4-D não funcionam correto se isolar a EGR , o carro não passaria de 90 km/h .
jorge.duarte
17/06/2013, 21:27
JORGE.DUARTE
Já falei aqui em algum lugar , mas vai lá de novo , conversei com um meca da CCS TOYOTA daqui e ele me falou que estes motores D4-D não funcionam correto se isolar a EGR , o carro não passaria de 90 km/h .
Guilherme,
Pesquisei em alguns fóruns lá de fora e todos afirmam que não podemos "desligar" o sistema EGR e sim engana-lo obstruindo o vácuo após a válvula ou solenoide, assim o sistema nunca abriria deixando os gases da descarga passar para alimentação. Alguns afirmam que se tem um ganho de potencia com menor consumo, tendo em vista que só admite se ar frio. Caso a pensar
417284
Erick Quedevez
17/06/2013, 23:34
Amigos,
Nenhum diagnóstico ainda, mas o mecânico disse que a turbina está Ok.
Amanhã posto novidades.
jorge.duarte
20/06/2013, 19:33
JORGE.DUARTE
Já falei aqui em algum lugar , mas vai lá de novo , conversei com um meca da CCS TOYOTA daqui e ele me falou que estes motores D4-D não funcionam correto se isolar a EGR , o carro não passaria de 90 km/h .
Complementando a discussão sobre a EGR, li em um fórum da Austrália, que o problema da EGR, são os vapores de óleo que vem o suspiro do motor e se misturam com os gases da descarga e passam pela EGR, encontrei um produto que resolve o problema.
Chip Tuning ProVent Style HP200 Oil Catch Can | Chip It Australia (http://store.pradopoint.com/chipit/store/products/hp200-oil-catch-can/)
Tem esse para vender no EBAY
Universal 10mm D1 Turbo Engine Oil Catch Tank Can Reservoir Performance Black | eBay (http://www.ebay.com/itm/Universal-10mm-D1-Turbo-Engine-Oil-Catch-Tank-Can-Reservoir-Performance-Black-/281028453452?pt=AU_Car_Parts_Accessories&hash=item416e99e44c&vxp=mtr)
Abs
Erick Quedevez
20/06/2013, 23:01
Pessoal,
Estive na oficina hoje e o mecânico suspeita do sensor que fica na ponta da flauta de combustível. Ele já conseguiu um, por conta própria, para substituir.
Amanhã vou pegar o carro e rodar para ver se o problema foi resolvido.
Só mais uma informação: das duas vezes que o carro disparou o motor tivemos que trocar o óleo lubrificando porque ele foi contaminado com uma grande quantidade de óleo diesel.
Mando notícias o quanto antes.
jorge.duarte
20/06/2013, 23:19
Pessoal,
Estive na oficina hoje e o mecânico suspeita do sensor que fica na ponta da flauta de combustível. Ele já conseguiu um, por conta própria, para substituir.
Amanhã vou pegar o carro e rodar para ver se o problema foi resolvido.
Só mais uma informação: das duas vezes que o carro disparou o motor tivemos que trocar o óleo lubrificando porque ele foi contaminado com uma grande quantidade de óleo diesel.
Mando notícias o quanto antes.
Ficamos na torcida para que tudo se resolva!
Abs
Erick Quedevez
24/06/2013, 16:12
Pessoal,
Só para constar: ainda estou aguardando a chegada a flauta de combustível que o meca conseguiu.
Erick Quedevez
01/07/2013, 14:28
Pessoal,
Atualizando.
O mecânico conseguiu um tudo de distribuição [flauta] para fazer o teste, mas o problema persistiu. Ou seja, nada a ver com a flauta.
Ele voltou a analisar a bomba de alta [que como eu disse foi trocada, mas não era nova]. No dia em que essa bomba foi instalada ela ficou oscilando, para cima e para baixo. No dia seguinte essa oscilação parou. Mas... reavaliando a bomba, o mecânico percebeu que o retentor dela estava danificado, com isso, passava muito óleo diesel.
Conclusão: o mecânico reinstalou a bomba injetora antiga. Já rodei uns 200km com o carro, até agora não tive mais nenhum problema.
Tudo indica que o que estava fazendo o carro disparar a aceleração era essa bomba de alta [usada] que veio com o retentor estourado.
Comprar esse tipo de peça usada é sempre arriscado.
De qualquer forma, parece que o problema foi resolvido e, a única coisa substituída foram os quatro bicos injetores que custaram R$ 2.648,00.
Espero rodar mais 180 mil Km sem ter mais nenhum problema.
guilhermeabreu
01/07/2013, 20:41
ERICK
Sou curioso por natureza , acho que perguntei e vc não respondeu , o seu mecanico verificou se tinha óleo lubrificante ( preto ) no coletor de admissão ?????????
Estou ainda em dúvida desta simples solução de apenas trocar os bicos e parar de saír muita fumaça branca ( óleo lubrificante queimando ) pelo escapamento . E pq cargas d'água sairia muita fumaça branca pelo escapamento se APENAS OS BICOS ESTAVAM RUINS ???? Eis minha dúvida .
Marcelo-HPE
01/07/2013, 21:18
Aproveita e manda verificar a carbonização no coletor de admissão causado pela válvula EGR,em alguns casos chega a travar o corpo de borboleta aberto ou fechado , se tiver tudo preto lá dentro , manda desmontar e limpar urgentemente .
veja só como fica nas hilux e l200 triton com mais de 100.000km rodados.
boa sorte.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/97627-triton-egr-killer-3.html
Erick Quedevez
02/07/2013, 13:54
ERICK
Sou curioso por natureza , acho que perguntei e vc não respondeu , o seu mecanico verificou se tinha óleo lubrificante ( preto ) no coletor de admissão ?????????
Estou ainda em dúvida desta simples solução de apenas trocar os bicos e parar de saír muita fumaça branca ( óleo lubrificante queimando ) pelo escapamento . E pq cargas d'água sairia muita fumaça branca pelo escapamento se APENAS OS BICOS ESTAVAM RUINS ???? Eis minha dúvida .
Guilherme,
Desculpa, não ter respondido.
Aconteceu o seguinte: o meca viu o coletor de admissão, não tinha óleo. Eu pedi para ele verificar e, depois, eu mesmo passei o dedo no duto, não tinha nenhum óleo preto.
O problema de o motor disparar [também nunca tinha ouvido falar disso], parece ter sido mesmo a bomba de alta que estava com o retentor estourado e jogava muito diesel para os bicos [segundo o meca]. Os bicos também estavam ruins [conforme testes realizados], mas não acredito que eles tenham sido a causa do disparo do motor, pq, mesmo depois de terem sido trocados o problema persistiu.
Logo, o motor estava com excesso de óleo diesel. Estava até enchendo o cárter toda vez que o motor disparava [aconteceu três vezes, duas comigo e uma em testes com o meca]. Perdi alguns litros de óleo diesel nas três vezes que o problema aconteceu, o ponteiro do tanque baixou muito, mesmo sem eu ter rodado.
Erick Quedevez
03/07/2013, 18:39
Aproveita e manda verificar a carbonização no coletor de admissão causado pela válvula EGR,em alguns casos chega a travar o corpo de borboleta aberto ou fechado , se tiver tudo preto lá dentro , manda desmontar e limpar urgentemente .
veja só como fica nas hilux e l200 triton com mais de 100.000km rodados.
boa sorte.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/97627-triton-egr-killer-3.html
Rapaz....
vi as fotos, o negócio ficou feio! A minha está com 180 mil rodados, vou falar sobre isso com o meca.
jorge.duarte
03/07/2013, 21:20
Rapaz....
vi as fotos, o negócio ficou feio! A minha está com 180 mil rodados, vou falar sobre isso com o meca.
Erick,
Coloquei um comentário lá no post...o que provoca o entupimento da EGR, não é somente os gases reaproveitados e sim a mistura com o vapor que vem do suspiro...li e ri vários posts em fóruns internacionais, muitos a favor de "matar" a EGR e muitos contra, mas teve um fórum Australiano que indicou um "dispositivo" que colocamos no suspiro do motor só deixando passar o ar e coletando o óleo. Já comprei um conjunto e o amigo Delfim comprou outro, assim que instalar coloco minhas impressões, mas já adianto que depois comecei a coletar informações sobre o produto, todos dizem que faz milagre e resolve o problema de carbonizar a EGR, consequentemente o tubo de admissão. Procure no YOUTUBE e verás, segue um exemplo do Catch Oil Tank e outro para descarbonização da admissão do motor.
Behind The Scenes- Engineering The Mishimoto Baffled Oil Catch Can - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=WJfwc6tMoSc)
Behind The Scenes- Engineering The Mishimoto Baffled Oil Catch Can - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=WJfwc6tMoSc#at=28)Oil Catch Tank - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=N2Lrdnwur9E)
How to Clean an Alta Oil Catch Can on a 2003 Mini Cooper S R53 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=CKOiEJtWlq0)
Limpeza
Revive Turbo and Engine Cleaner - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=pAJSOsIbqyc)
Abs
Gostei do assunto.
Pelo que se vê nos videos, parece mais um "water catch can" que um "oil catch can".
Ou seja, pouco óleo e muita água (de condensação?).
Penso que poderia ser usado também um filtro da saída de ar "copinho" típico dos compressores industriais...
Não gostei muito do Mishimoto, além do apelo visual tuning, pelo fato de não ter como visualizar o nível do liquido interno.
Para quem gosta de Do It Yourself, tenho uma coleção de latas de leite ninho esperando por inventores brilhantes :)
Grande abraço
Fabrizio
jorge.duarte
04/07/2013, 07:35
Gostei do assunto.
Pelo que se vê nos videos, parece mais um "water catch can" que um "oil catch can".
Ou seja, pouco óleo e muita água (de condensação?).
Penso que poderia ser usado também um filtro da saída de ar "copinho" típico dos compressores industriais...
Não gostei muito do Mishimoto, além do apelo visual tuning, pelo fato de não ter como visualizar o nível do liquido interno.
Para quem gosta de Do It Yourself, tenho uma coleção de latas de leite ninho esperando por inventores brilhantes :)
Grande abraço
Fabrizio
Precisa de lata não. Eu e o Delfim compramos esse aqui
Black 10mm Universal Car Vehicle Engine Oil Catch Tank Can Filter Reservoir | eBay (http://www.ebay.com/itm/271222282231?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1439.l2649)
balatinho, balatinho ...kkkkk
Vamos trocar somente o niple de conexão pois é fino
Penso difícil que um cleaner químico consiga uma verdadeira limpeza do sistema, como é feito a seguir:
http://www.youtube.com/watch?v=3vOCwB2onGQ
Além disso, se conseguisse, jogaria no motor um monte de porcaria que destruiria as válvulas...
Precisa de lata não. Eu e o Delfim compramos esse aqui
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balatinho, balatinho ...kkkkk
Vamos trocar somente o niple de conexão pois é fino
Parece bem legal.
Deixa eu entender melhor o uso: na minha tampa de válvulas, sai uma mangueira a esquerda que vai até uma entrada de ar no lado frio da turbina.
O negocio seria interromper esta mangueira e colocar "no meio" esta latinha para fazer depositar os vapores de sobrepressão que saem do motor, certo?
Tudo isso, para evitar que os vapores de óleo entrem no coletor de admissão (sendo que a entrada é após do filtro de ar) e, no caso, possam entupir o intercooler e a EGR (para quem tem, como no teu caso).
No meu caso (e do Delfim) penso que este modelo vai complicar um pouco a instalação, pois o ideal seria ter a entrada de um lado e a saída do outro, mas posso estar redondamente errado no meu raciocínio em "3D".
Pensando de outra forma, se poderia tirar a mangueira original e montar dois filtros de óleo miniatura. Menos ecológico, mas não muito, sendo que mesmo o caneco deve ser esvaziado periodicamente.
Por curiosidade, hoje desmontei a mangueira com o motor funcionando e ela estava praticamente seca, mas isso não quer dizer muito...
Vou acompanhar para ver, aproveitando da vossa experiencia. ;)
Grande abraço
Fabrizio
jorge.duarte
04/07/2013, 19:30
Parece bem legal.
Deixa eu entender melhor o uso: na minha tampa de válvulas, sai uma mangueira a esquerda que vai até uma entrada de ar no lado frio da turbina.
O negocio seria interromper esta mangueira e colocar "no meio" esta latinha para fazer depositar os vapores de sobrepressão que saem do motor, certo?
Tudo isso, para evitar que os vapores de óleo entrem no coletor de admissão (sendo que a entrada é após do filtro de ar) e, no caso, possam entupir o intercooler e a EGR (para quem tem, como no teu caso).
No meu caso (e do Delfim) penso que este modelo vai complicar um pouco a instalação, pois o ideal seria ter a entrada de um lado e a saída do outro, mas posso estar redondamente errado no meu raciocínio em "3D".
Pensando de outra forma, se poderia tirar a mangueira original e montar dois filtros de óleo miniatura. Menos ecológico, mas não muito, sendo que mesmo o caneco deve ser esvaziado periodicamente.
Por curiosidade, hoje desmontei a mangueira com o motor funcionando e ela estava praticamente seca, mas isso não quer dizer muito...
Vou acompanhar para ver, aproveitando da vossa experiencia. ;)
Grande abraço
Fabrizio
Isso mesmo, você coloca essa "trapizonga" no meio. Teremos que comprar mangueiras, pois a "trapizonga" ficará "longe" do motor. O raciocínio de entrar por um lado e sair por outro é válido se ficasse muito perto do motor onde é dificil de fazer curva, mas no nosso ele vai ficar afastado do motor ai não precisa. Por mais que não perceba óleo na mangueira sempre passa, geralmente quando tiramos a mangueira de pressurização perto do coletor de admissão percebemos mais o óleo, fora o que já foi aspirado pelo motor.
Abs
É, realmente eu pensei em colocar o trambolho bem do lado da saída do respiro para evitar "rodadas de mangueiras". Engenheiro como eu é fo..da, tem cabeça quadrada e não gosta de bagunça kkkkkkk
Abs
jorge.duarte
04/07/2013, 21:37
É, realmente eu pensei em colocar o trambolho bem do lado da saída do respiro para evitar "rodadas de mangueiras". Engenheiro como eu é fo..da, tem cabeça quadrada e não gosta de bagunça kkkkkkk
Abs
Porque colocar longe do motor? Repondo com outra pergunta: Como essa "trapizonga" funciona, sem não tem nada dentro? Aí o porque ficar longe do motor...um cara da NET me explicou o seguinte, quando o vapor sai do motor, ele saí com um temperatura alta, quando entra no recipiente mais frio, ele condensa!!! Por isso devemos colocar em um lugar "fresco".
E o incrível aconteceu...comprei o meu dia 26/06 o cara do EBAY postou dia 28/06 e para minha surpresa já chegou no Brasil!!! :shock: e o bagulho veio do Hong Kong!! Bateu recorde, mais rápido que SEDEX...kkkkkkkkkkkk
Abs
Porque colocar longe do motor? Repondo com outra pergunta: Como essa "trapizonga" funciona, sem não tem nada dentro? Aí o porque ficar longe do motor...um cara da NET me explicou o seguinte, quando o vapor sai do motor, ele saí com um temperatura alta, quando entra no recipiente mais frio, ele condensa!!! Por isso devemos colocar em um lugar "fresco".
E o incrível aconteceu...comprei o meu dia 26/06 o cara do EBAY postou dia 28/06 e para minha surpresa já chegou no Brasil!!! :shock: e o bagulho veio do Hong Kong!! Bateu recorde, mais rápido que SEDEX...kkkkkkkkkkkk
Abs
Provavelmente este também é o motivo da presencia de tanta água junto com o óleo como se vê nos videos.
Para chegar tão rápido assim, só se viajou expresso dentro do caixão de alguém...kkkkkkkk
giseleth
15/08/2016, 20:33
Hilux troca de correia dentada Dica de Ponto - YouTube (https://youtu.be/4aPZMybgrLU)
sandro_ventania
16/08/2016, 19:05
https://www.youtube.com/watch?v=1ehUU2coq9k
Cleber serpa
26/01/2017, 00:21
Estou com uma hilux 2009 3.0 ela não pega quando pega ela dispara soprando ao contrário o que fazer troquei a correia dentada revisei a bomba de alta mas não pega quando da partida que dispara ao contrário ainda sopra pela frente nunca vi isso alguém pode me ajudar?
Emerson Höpner
26/01/2017, 12:26
Alinharam corretamente as marcas ao instalar a correia dentada? Será que não está fora do ponto?
motosgiba
24/06/2018, 21:37
EU tinha hilux ,e ela estava fumaciando muito, levei na toyota, e o diagnostico valvula EGR, teria que substituir, eu fiquei analisando a valvula EGR , somente vedei o fluxo de gas que passa por ela ,colocando uma junta de aluminio grosso fechada , e pronto não fumaciou mais , não aquece , ficou mais economica e nao perdeu desempenho,e ela continuou lá ligada tudo normal ,somente sem gas passando por ela ,andei assim anos ,e vendi assim
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