Ver Versão Completa : Motor do caminhão na f250 CUMMINS 6cc
F250bruta
16/06/2013, 11:18
Gente fiquei sabendo que tem um cara em cristalina GOIAS que colocou motor do caminhão de 320 cv original alguém já ouviu falar fiquei çom vontade deve ficar igual as fummins que tem no youtube
Daniel.Shimomoto
16/06/2013, 11:33
Visite esse site: fordcummins.com - Increase Horsepower with Ford Cummins Diesel conversion kits (http://www.fordcummins.com/)
Lá tem o que procura!
ABraços
Ramon Pires
16/06/2013, 11:54
Gente fiquei sabendo que tem um cara em cristalina GOIAS que colocou motor do caminhão de 320 cv original alguém já ouviu falar fiquei çom vontade deve ficar igual as fummins que tem no youtube
O bom seria colocar o do VW 24-250, é bem mais leve que o 8.3, e é o mesmo que equipa a Dodge Ram, mas tem que fazer uma preraração nos suportes, e tambem no chassis, pois esse motores são BEEEEMMM mais pesados que o 4 e 6 cilindros que vem originalmente nas 250. Outro item que poderia mudar seria a caixa, pois a que vem nesses motores é uma de 6 marchas que pesa uns 100 kg, poderia por uma de 5 marchas mais leve que essa de 6, mas que iria aguentar o tranco.
Edintruder
17/06/2013, 11:25
Na F1000 tem gente com o 229/6 instalado. Na F250 não tem maiores dificuldades.
O que o Ramon disse é fato, uma caixa de marchas de caminhão dá conta sem problemas, por exemplo uma caixa de 5 marchas do 1113 deve dar conta do recado é não é das mais pesadas. Mas creio que a própria caixa da F250 deva dar conta, e com a vantagem de usar a mesma furação do cummins 6 cilindros original.
Edintruder
17/06/2013, 11:40
Pergunta para quem conhece Cummins...
Qual é a diferença entre os motores série B e série C?
Nas F4000 vinham os Cummins série B, porém atualmente são os série C que externamente são idênticos, e ambos possuem a mesma cilindrada, então, qual é a diferença entre as séries?
Ramon Pires
17/06/2013, 16:25
Nas F4000 vinham os Cummins série B, porém atualmente são os série C que externamente são idênticos, e ambos possuem a mesma cilindrada, então, qual é a diferença entre as séries?
Deve ser por causa do sistema de injeção de combustivel, esse Série C nao é eletronico ja?
giovanifavare
30/07/2015, 17:13
É a mesma diferença entre os mwm 226 e 229 : Os série B n tem camisas, é bloco maciço, e os série C São com camisas úmidas removíveis.
junior4x4
17/04/2016, 12:00
Pessoal sobre mudar o motor da f250 cummins isb 4 cilindros p o cummins isb 6 sera q alguem já fés a mudança?
Edintruder
17/04/2016, 15:31
Junior, olha nos fóruns gringos pois nos EUA tem muita gente que fez essa alteração No Brasil não sei de ninguém.
Guima-MS
17/04/2016, 15:31
Acredito que o ZF S5-420 nao aguenta os 80kgf do cummins 5.9L .
Guima-MS
17/04/2016, 15:35
Pessoal sobre mudar o motor da f250 cummins isb 4 cilindros p o cummins isb 6 sera q alguem já fés a mudança?
O Motor 3.9L (Maxpower da F250) e o 5.9L (da RAM) , sao basicamente o mesmo motor (e um tipo um 2.8 MWM e um 4.2 MWM) , o 3.9L e um 5.9L com 2 cilindros a menos .
Quanto a colocar o 5.9L na ford , vai nos foruns americanos , tem bastante Ford rodando com cummins nos USA , se nao me engano tem um cambio Getrag , que suporta o cummins (usado nas dodge 6.7 , mais tem um caminhao nacional que usa esse cambio) .
Edintruder
17/04/2016, 22:43
Exato Guima, se andar de boa o cambio poderá durar muitos anos, mas se forçar muito, principalmente com peso, o cambio não vai suportar, pois esse cambio já trabalha no limite. O Maxpower gera fácil 230cv, porém a Ford manteve na casa dos 200cv justamente por conta do câmbio.
Junior, na prática será tirar o 4 cilindros e colocar o 6 cilindros, e eposicionar os radiadores e suportes do motor. Nada complicado.
Marcelo Corradi
18/04/2016, 10:17
Também acredito que o ZF original aguenta o 6 cilindros se você andar de boa, sem forçar demais. Pois afinal, aquele cambio automatico 4 marchas da Dodge Ram dizem ser bem fraquinho, mas ele aguenta o 6 caneco. Até um certo ponto né...rsrs
BrunoDallanora2013
23/04/2016, 12:04
Varias ! por exemplo um B 6 cc e um C6cc
B - 5.9 C -8.3
B-camisa seca
C-camisa umida
no mais bomba injetora pode mudar turbinas entre outro componentes
alem de que um cummins B não aguenta a metade que um cummins C aguenta!
fora isso a eficiência aqui por exemplo em maquinas o serie C se torna mais economico e com maior rendimento comparado ao cummins serie B
sallespickup
23/04/2016, 18:57
um serie C de 220 cv ja dava conta do recado, no picapes gm tinha uma C20 com um serie b, porem tivemos problemas e foi apagado o topico, mais anda bem usa cambio ZF sem problema e o melhor andando a 130 tava fazendo 10 km /l
Guima-MS
24/04/2016, 11:25
Eu acho bobeira tirar o 4bt pra colocar o 6bt , so pra falar que tem 6 cilindros , esse 4bt e um motor MUITO usado nos eua , tem muitas receitas de preparacao pra ele la .
Tem uma galera que anda com F250/Silverado preparada , 300-400cv e com certeza mais de 80 de torque e o ZF ta rodando ainda ( so deus sabe ate quando) .
BrunoDallanora2013
24/04/2016, 23:58
Eu acho bobeira tirar o 4bt pra colocar o 6bt , so pra falar que tem 6 cilindros , esse 4bt e um motor MUITO usado nos eua , tem muitas receitas de preparacao pra ele la .
Tem uma galera que anda com F250/Silverado preparada , 300-400cv e com certeza mais de 80 de torque e o ZF ta rodando ainda ( so deus sabe ate quando) .
se for tirar um 3.9 eletronico para por um 6 bt mecanico tera vantagens e desvantagens !
o 3.9 é mais leve tem uma boa potencia e consumo bom
o 5.9 ficaria mais pesado ,teria um torque bom para andar carregado , consumo serie exagerado ! eles são gastão ( varia da preparação ) mas um 6 bt de ate 160 cv configuração muito utilizada sem IC só turbo simples com cambio manual andaria bem e o consumo seria baixo ,baixo mas mesmo assim maior que o do 4 cilindros !
acho que um cummins serie C não daria o peso deve ser bem maior alem do tamanho !
junior4x4
05/05/2016, 19:18
A idea e retirar o isb 4 eletronico original e colocar o isb6 eletronico.... estou estudando a ideia....
Os motores Sao "iguais" so mudando a quantidade de cilindros he hehe os acessorios Sao to do iguais o motor 6 aceita praticamente tudo da f250 como por ex Bomba inje tora Volante polias alternador. Etc
Eu olhei varios sites gringos eles ate vendem um kit para instalacao deste motor na f250...
A ideia e Montar bicos retrabalhados e reprogramar para 450cv por ae...
Eu estou na duvida sobre suportes do motor e tipo turbina a ser usada
Ovi boatos que um Cara fes Essa alteracao aqui no brasil onde praticamente retirou um e pos outro...
junior4x4
05/05/2016, 19:20
O peso do 3.9 e cerCA de 60kg mais leve que o 5.9
BrunoDallanora2013
05/05/2016, 21:30
A idea e retirar o isb 4 eletronico original e colocar o isb6 eletronico.... estou estudando a ideia....
Os motores Sao "iguais" so mudando a quantidade de cilindros he hehe os acessorios Sao to do iguais o motor 6 aceita praticamente tudo da f250 como por ex Bomba inje tora Volante polias alternador. Etc
Eu olhei varios sites gringos eles ate vendem um kit para instalacao deste motor na f250...
A ideia e Montar bicos retrabalhados e reprogramar para 450cv por ae...
Eu estou na duvida sobre suportes do motor e tipo turbina a ser usada
Ovi boatos que um Cara fes Essa alteracao aqui no brasil onde praticamente retirou um e pos outro...
ja disse tudo ! plug and play ! mais ou menos ! tem que ver muita coisinha radiador AC inumeras coisas tera que reposicionar , alem do cambio que não sei se aguentaria todo o torque pra esse motor
pilotothiago
01/01/2017, 21:14
Pessoal tem mais alguma informação sobre estas mudanças, ando muito interessado em fazer um Fummins em uma F250 CD 4x4!!
mathkarch
05/01/2017, 15:32
Galera minha ideia era sobre pro na ram cambio manual.... mas minhas pesquisas podem contribuir aqui....
Sobre o Cambio o usado nas ram 6 marchas manual dos eua é o g56-6 da mercedes bens/ daimler chrysler.
nacionalmente ele vem no caminhao MB accelo 1016....
junior4x4
05/03/2017, 19:35
Boa noite pessoal
tenho uma dúvida
alguem sabe responder se é possível usar a parte traseira do motor "carcassa onde fixa arranque" do cummins isb4 "f250" no motor cummins da dodge ram?
Eu sei que a carcassa da f250 é possível parafusar no bloco do cummins 5.9 dos caminhos "cargo"
caio-mecer
03/10/2017, 08:23
Varias ! por exemplo um B 6 cc e um C6cc
B - 5.9 C -8.3
B-camisa seca
C-camisa umida
no mais bomba injetora pode mudar turbinas entre outro componentes
alem de que um cummins B não aguenta a metade que um cummins C aguenta!
fora isso a eficiência aqui por exemplo em maquinas o serie C se torna mais economico e com maior rendimento comparado ao cummins serie B
Exatamente amigo. São dois motores diferentes, duas séries distintas aliás. A Série B foi lançada primeiro em 1984 e foi desenvolvida em parceria com a CASE. No Brasil estrou em 1989 nos tratores. Tem 5.9 litros no 6 cil e 3.9 na versão de 4 cil. En 1997 ganhou sistema EDC e cabeçote 24 valculas para melhorar rendimento e atender os novos limites de emissões. Daí passou a se chamar ISB (Interact System B Series). Nessa mesma época a Cummins firmou parceria com a FPT para desenvolvimento de tecnologias juntas, e a Cummins compartilhou a série B, que passou a equipar várias caminhões da Iveco e outras marcas da FPT. em conjunto, as duas desenvolveram o ISB common rail, lançado em 2002, que na FPT ganhou o nome de NEF 4 ou 6, dependendo da quantidade de cilindros. Em 2006 foi lançada pela cummins e FTP a nova versão da série B que está até hoje no mercado, com sistema de injeção common rail de segunda geração e deslocamento aumentado de 5.9 L e 3.9 L para 6.7 L e 4.5 L, respectivamente. Esse motor, tanto na versão mecânica, quanto na eletrônica, equipou e equipa vários tratores da FiatAllis, Case, New Holland, além de Dodge RAM e outros veículos da marca Fiat-Chrysler e Ford. Nos caminhões, a VW, Ford e Iveco usaram o propulsor ou ainda usam. A série C, por sua vez, foi lançada em 1986 e desenvolvida pela Cummins. É bem mair e tem deslocamento de 8.3 litros, sendo destinado a veículos de porte pesado e extra-pesado. Estreou no Brasil em 1987 nas motoniveladoras Huber e no ônibus Mafersa 210. No ano seguinte chegou nos caminhões com o VW 14210 e partir de 1991, equipou os extra pesados VW e Ford, 35300 e 3530, apresentando a melhor relação cilindrada - potência/torque nacional: 291 cv e 121 kgfm de torque para uma cilindrada de 8.3 litros. Apeoveitando o desenolvimento do ISB common rail no início dos anos 2000, a Cummins adaptou o sistema de injeção no velho Série C mecânico, que passou a se chamar ISC e foi lançado em 2003, com potência máxima de 320 cv, 131 kgmf, com novo cabeçote de 24 válvulas. Em 2007, aproveitando o lançamento do nóvo ISB 6.7, a cummins apresentou a nova versão do ISC, chamada de ISL, onde o motor foi incorporado diversas inovações, como TGV e teve cilindrada aumentada de 8.3 para 8.9 litros, passando dos 320 cv para 399, e torque de 131 para 173 kgfm. Como ainda haviam muitos clientes em diferentes partes do mundo usando o ISC 8.3, a cummins preferiu manter as duas linhas, tanto o ISC quanto o ISL. Foi usado em tratores Case, New Holland, Huber, além dos ônibus mafersa e dos caminhões pesados e extra pesados Ford e VW. Atualmente a VW e Cummins desenvolveram uma versão ainda mais potente do ISL, com 420 cv e 185 kgfm.
alexspindola
16/10/2017, 23:59
Boa noite, a alguns dias fiz uma pergunta parecida em um tópico do fórum, estou com uma duvida parecida, tenho uma Dodge 5.9 com a transmissão automática e caixa de tração quebrada, quero colocar uma transmissão manual e uma nova caixa de tração.
A minha dúvida é qual transmissão usar que aguente uns 400 cv e qual caixa de tração colocar.
Sei que a G 56 e utilizada nos modelos mais novos, porém queria saber se tenho outra opção no mercado.
Se alguém tiver um contato para eu encontrar essas peças também seria bom.
MARCAO_CUPIM
04/11/2017, 23:31
Boa noite, a alguns dias fiz uma pergunta parecida em um tópico do fórum, estou com uma duvida parecida, tenho uma Dodge 5.9 com a transmissão automática e caixa de tração quebrada, quero colocar uma transmissão manual e uma nova caixa de tração.
A minha dúvida é qual transmissão usar que aguente uns 400 cv e qual caixa de tração colocar.
Sei que a G 56 e utilizada nos modelos mais novos, porém queria saber se tenho outra opção no mercado.
Se alguém tiver um contato para eu encontrar essas peças também seria bom.
Isto pode te dar uma ideia melhor....
1999 dodge dually cummins with eaton fuller 10 speed conver - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=F-vgxhMv1Cc)
Fuller FSO6406A + 5.9 Cummins = Fuller 6spOD manual Fummins Ford F250 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=knq7ooPjEzE)
MARCAO_CUPIM
04/11/2017, 23:34
F-1000 c/ motor de 1113.
F-1000 motor 1113 pente na turbina - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=N2PnNNXp7Hk&t=99s)
vitor primobill
04/03/2018, 18:31
Ola pessoal!sou novo ai no forum,estou fazendo essa converçao ai !colocando motor cummins 5.9 na f250,a minha aq era a gasolina,ka ta nos finalmentes
vitor primobill
04/03/2018, 18:58
Sou novo aq no forum!to aprendendo a mexer ainda!!mais eu estou colocando o motor 5.9 na minha f250 q era a gasolina.
Motor cummins 5.9 (ta no youtube)so procurar primobill deve aparecer
sallespickup
08/03/2018, 15:14
esse Ford F250 swap cummins 5.9 6bt - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=ujeGvGgjN-E)
Estou estudando um projeto similar, mas numa D10. Estou em duvida entre o Cummins e o Detroit 6.5L.
Estou começando a importar os componentes da suspensao da Silverado Diesel americana, que sao diferentes da nacional e mais reforçada.
Minha duvida maior no Cummins é como fazer o acoplamento do cambio no motor do caminhao...
Abraços
sallespickup
03/04/2018, 17:41
Estou estudando um projeto similar, mas numa D10. Estou em duvida entre o Cummins e o Detroit 6.5L.
Estou começando a importar os componentes da suspensao da Silverado Diesel americana, que sao diferentes da nacional e mais reforçada.
Minha duvida maior no Cummins é como fazer o acoplamento do cambio no motor do caminhao...
Abraços
pra que importar suspenção??? coloca da D20 moderna e silverado e ta resolvido
ja o motor ambos tera de cortar o painel corta fogo, e prepara pra fazer um lift de cabine pra não cortar suspenção e comportar o motor debaixo do capu, na minha dupla eu ia colocar um Perkins Q20B 6 cc turbo de fabrica com 240cv, mais por causa do lift desisti, pois dupla como a caçamba é junto ja gosta de trincar se levantar ai ferrou, e eu adoro andar em situações fora de estrada que torcem a picape um pouco ai ja estaria tudo trincado
ja no acoplamento do motor hoje faz-se flanges com facilidade, e depende da medição as vezes é só refurar caixa seca e acertar estria do disco, ai só vendo
Sandrodsoares
05/05/2018, 22:27
Boa noite
Tenho interesse neste tópico, e tenho pesquisado, minha dúvida: é possível colocar o motor Cummins 6cc isb(da ram) na F250 2005 q utiliza o mwm 6cc?
Quais os prós e os contras?
Alguém sabe a diferença do peso e tamanho entre esses motores?
O consumo mudaria muito?
Que outras alterações teriam q ser realizadas?
É indicado colocar um cambio automático? Se sim qual?
O câmbio manual, atual, suporta esse outro motor?
Ela ficaria a poluição maior ou menor?
O ruído e a trepidação diminuem?
Minha F250 é 4x2 e pretendo q fique assim, ela tem 8 lugares e só utilizo para viagens em 90% em asfalto.
O que os senhores me indicam?
Ou o Cummins de 4cc q vem de 2006 pra cima vale mais?
ricarvalhal
06/05/2018, 17:56
Sandro, fiquei meio perdido na sua pergunta. A sua é MWM sprint, está ruim o motor ? Qual seu objetivo? Esse MWM 6 cilindros é ótimo pra estrada. Vc quer tirar um HSD pra por um LSD.... Não vejo vantagem. Deve caber sim, tem F1000 com motor de RAM, na 250 deve caber. Mas acredito que vc tem que pegar um conjunto completo (motor+ Câmbio+ módulos) aí consegue adaptar.
Sandrodsoares
08/05/2018, 16:19
Sandro, fiquei meio perdido na sua pergunta. A sua é MWM sprint, está ruim o motor ? Qual seu objetivo? Esse MWM 6 cilindros é ótimo pra estrada. Vc quer tirar um HSD pra por um LSD.... Não vejo vantagem. Deve caber sim, tem F1000 com motor de RAM, na 250 deve caber. Mas acredito que vc tem que pegar um conjunto completo (motor+ Câmbio+ módulos) aí consegue adaptar.
Obrigado, estava com dúvidas devido aos novos índices de poluição e ficquei com medo do MWM não passar, mas a vistoria caiu então vou manter o original. muito obrigado
junior4x4
02/06/2019, 21:42
Boa noite
sobre a instalação do motor cummins isb 6 do caminhão na f250?
Alguem sabe ou conhece um mecanico que mexa com os módulos da cummins?
Estou precisando programar o motor cummins isb6 do cargo para trabalhar com rpm maior,
original do caminhão e no máximo 2650rpm o bom seria conseguir chegar nos 3000 rpm
junior4x4
02/06/2019, 21:54
O cummins isb3.9 da f250 trabalha até 2900 rpm
já o isb5.9 do caminhão até 2650 rpm
essas informações estão nas plaquetas originais que ficam na tampa de válvulas do motor
HenriqueKaneko
03/06/2019, 09:24
Boa noite
sobre a instalação do motor cummins isb 6 do caminhão na f250?
Alguem sabe ou conhece um mecanico que mexa com os módulos da cummins?
Estou precisando programar o motor cummins isb6 do cargo para trabalhar com rpm maior,
original do caminhão e no máximo 2650rpm o bom seria conseguir chegar nos 3000 rpm
Tem arrumar algum mecânico que tenha o scanner Inline (cummins) e saiba utilizar o software incal de calibração do módulo!
Dá para mudar todas as calibrações!
Para o pessoal das f250.
Estou comprando um motor MWM SPRINT 6CIL do caminhão VW, na interção de colocar numa veraneio, gostaria de saber se este motor é igual ou não, ao da f250.e caso for diferente, quais as mudanças e se é viavel mudar.
Obrigado.
junior4x4
13/06/2019, 20:10
Boa noite, pois então os programas nacionais da cummins não aceitam elevar o limite de giro, já conversei com varios programadores e não estão conseguindo mexer no rpm,
é possível tudo no programa, menos aumentar limite de giro
Trabalhei com os dois modelos de caminhão ,um cargo 1722 motor Cummins série c 8.3 camisa molhada e com um fuscão 23210 série b 5.9 camisa seca , o serie c rodei em torno de 1.000,000 ,um excelente motor ,mas como todos sabem que quanto maior o motor menor sua rotação ,acredito que o série c em uma camioneta teria uma relação muito curta ,eu optaria pelo série b na camioneta e no caminhão eu vou de série c sem dúvida !!!
Elmer_Jeep
24/06/2019, 10:34
Para o pessoal das f250.
Estou comprando um motor MWM SPRINT 6CIL do caminhão VW, na interção de colocar numa veraneio, gostaria de saber se este motor é igual ou não, ao da f250.e caso for diferente, quais as mudanças e se é viavel mudar.
Obrigado.
Eu desconheço sprint 6 cilindros na linha VW, nos catálogos só consta o 4.07 e 4.08.
Verifique se o motor é realmente um MWM Sprint.
junior4x4
15/07/2019, 00:09
Voltando ao assunto do motor cummins isb6 5.9 na F250....
sera que é possível aumentar o limite de rpm do 6 cilindros para 2900 rpm?
MARCAO_CUPIM
04/09/2019, 23:36
F-250 4x4 - Motor 5.9 Cummins - 12v - 6BT
F 250 4x4 com motor 6 cilindros Cummins 12v - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=7Qs1RkIVaeQ)
Juliano_SBO
11/09/2019, 08:54
Deveria ser o motor original de fábrica na Fordona!
junior4x4
20/09/2019, 20:52
Boa noite, estive estudando a fundo a troca do motor...
o único problema seria mesmo encontrar um mapa da cummins com o limite de giro acima de 3000 giros...
me refiro em substituir o cummins isb4 pelo isb6