PDA

Ver Versão Completa : Troca de velas aquecedoras



rfdex
15/06/2013, 19:10
Amigos, há algum tempo tenho notado que o motor estava girando mais para pegar em partidas a frio. Como sou precavido, antes disso já havia comprado um jogo de velas aquecedoras no EBAY para trocar quando fosse o caso. As velas levaram aproximadamente 40 dias para chegar. E os afazeres domésticos e profissionais tomando o tempo, nunca conseguia sequer testar as velas para saber quais estavam realmente danificadas. Hoje foi o dia. Já ia sujar a mão para trocar o óleo da viatura, aproveitei o embalo para mexer nas ditas velas aquecedoras. Para minha surpresa, haviam três velas queimadas. Iniciei a saga para retirá-las. É um procedimento que deve ser realizado em momento de calma e tranquilidade, com movimentação suave durante a retirada para evitar que quebre algum pedaço e caia na ante câmara de combustão. Só uma deu trabalho para sair mas foi só bater WD40 e aguardar um minutinho que a danada saiu. Aproveitei que já estava com a mão na massa e mexendo justamente nisso para colocar em prática uma idéia antiga: instalar um sistema manual no circuito elétrico das velas aquecedoras, de modo a aumentar a vida útil das velas. Para quê isso? Primeiramente quando estamos com o motor quente e fazemos paradas rápidas (como abastecimento), mesmo assim o sistema energiza as velas ao realizar nova partida do motor. Em segundo lugar moro em Brasília. Boa parte do ano a temperatura aqui é elevada. Este fator somado ao fato das já mencionadas paradas rápidas faz com que o sistema de pré-aquecimento das velas aquecedoras seja desnecessário em algumas situações - como já falei, nas paradas rápidas. Dessa forma, instalei um sistema de corte de energia, de modo que eu possa avaliar quando necessário o uso das velas. Espero aumentar a vida útil desses componentes. Fiz alguns testes antes de instalar este sistema manual e, por incrível que pareça, as velas aquecedoras continuam a receber energia durante alguns segundos mesmo após a luz do painel apagar (aquela luz laranja da cobrinha ou molinha). Conversando com um amigo que possui um modelo idêntico a minha pickup, o sistema dele funciona da mesma forma. Achei importante citar esta descoberta, pois eu achava que se ligássemos o motor com a vela sendo energizada (ou seja, com a luz acessa no painel) poderia haver algum dano às mesmas. E em princípio não há, caso contrário as velas não continuariam sendo energizadas mesmo após a luz apagar. Cheguei a conclusão que aquela luz do painel serve para padronizar um tempo mínimo para que o motorista acione o motor em partidas realmente a frio, assegurando que após este "tempo mínimo" o motor irá entrar em funcionamento. É o que acho por ora. Iniciemos o debate! Saudações a todos.

Freitag
15/06/2013, 19:51
Show de bola rfdex, muito bom. Falando nisso resolveu o vazamento das rodas? Pagou imposto pela compra no ebay? Sempre tive vontade de importar mas fico com receio. []s

rfdex
15/06/2013, 20:03
Show de bola rfdex, muito bom. Falando nisso resolveu o vazamento das rodas? Pagou imposto pela compra no ebay? Sempre tive vontade de importar mas fico com receio. []s

Na verdade não tem vazamento amigo. Entrei naquele debate do outro tópico justamente por ser precavido e ter a peça na mão para substituir antes de o problema aparecer de surpresa. Descobri o kit completo (com todos os rolamentos inclusive) no EBAY, vindo da Austrália. Como serão meia dúzia de rolamentos e juntas, se o vendedor declarar valor baixo e for numa embalagem pequena, dificilmente a Receita Federal tributa. Abraço

HERICK
15/06/2013, 21:09
Raphael seria de grande utilidade se você postasse o passo a passo desse sistema manual com fotos e etc, ok!

fgibin
17/06/2013, 00:11
Olá Raphael,

Boa noite.
Na minha SW4 98, o tempo durante o qual as velas aquecedoras ficam ligadas (luz acesa no painel) não é constante, mas depende da temperatura do motor.
Com o motor frio, este tempo é bem maior que no caso de partida com motor quente.
Deduzi que no circuito deve ter um sensor de temperatura que atua.
Conhecendo um pouco o sistema similar de outros carros, nunca cuidei de esperar a luz apagar quando o motor já está quente.
Ligo direto sem problemas, sabendo que isso não gera problema nenhum e preserva exatamente o gasto das velas, cuja alimentação é cortada no momento da partida do motor de arranque, assim como, naquele momento, é cortada qualquer outra carga elétrica importante no carro (alem dos faróis para motivos de segurança).
O sistema põe toda a energia disponível da bateria a disposição para o motor de arranque, sendo que é o momento de maior estresse elétrico da mesma.
Neste caso, com o sensor de temperatura atuando e podendo ligar direto o motor de arranque, interrompendo as velas a vontade, não penso ter motivo para montar um sistema de corte manual, mas fico curioso sobre o esquema que você montou.
Grande abraço
Fabrizio