PDA

Ver Versão Completa : Problema com funcionamento da Ranger 3.0

ROBERTO FRANCO
15/06/2013, 11:11
Comprei uma Ford Ranger 3.0 2005 a seis meses, neste período dei uma geral completa, lavei o tanque, fiz a limpeza dos filtros, troquei o filtro de combustível, troquei a bateria, mandei fazer a medição dos bicos injetores, fiz diagnóstico eletrônico e da central, ela possui válvula termostática funcionando, o rolamento viscoso está ok, e com tudo isso ao ligar, o que ela faz com grande facilidade ao girar a chave, ainda permanece com um problema. Quando eu a ligo de manhã, ela inicia com um barulho alto, parece que falha um cilindro e treme toda. Daí a pouco ela começa a normalizar o ritmo do motor, porem se eu sair começa a variar a aceleração, funcionando com um nhenhenhenhenhe, durante a aceleração. Se eu quiser que ela melhore mais rápido tenho que forçar a aceleração para que em alta ela normalize, más como ela está um pouco presa eu não faço. Aguardo uns 15 minutos para sair e depois ela só normaliza com a temperatura operando no normal. Se eu a desligo por uns dez minutos, ao religar ela funciona normalmente. È uma pickup muito boa, não apresenta perda de potência depois de aquecida, faz em torno de 12 km por litro de óleo diesel. Testei vários tipos de óleo e independente disso o problema permanece. As vezes mesmo quando quente, ao parar em um sinal ela apresenta variação na rotação, porem não é uma regra. Quando estou viajando deixo o acelerador bem leve em uma só posição, depois de um tempo ela começa a apresentar a mesma variação, o que me força a acelerar para manutenção da força. Não pretendo vendê-la, pois gostei muito do carro, más gostaria de resolver este problema. Um detalhe importante é que o cabeçote dela foi trocado aos 78000 Km por um zero de fábrica. Já levei na autorizada, mecânicos de duas cidades e ninguém até agora conseguiu resolver o problema, há quem disse até que o cabeçote pode ter sido montado errado, más não acredito nessa hipótese. Se alguem tiver uma ideia do que pode estar acontecendo, agradeço a colaboração. Roberto Franco

dudu83
15/06/2013, 22:41
pode ser o sensor "grande" da bomba de alta ou o sensor do rail para testar e so retirar o plug veremelho que fica entre os bicos se nao enagasgar e um dos dois, mais provavelmente ser o da bomba.. custa uns R$300 na mwm...

Artilheiro
16/06/2013, 16:07
Roberto...
Não sei se estou falando do mesmo sensor que o Dudu citou... quando ele fala do sensor da bomba de alta...
Mas digo da valvula PCV ... em cima do motor no meio dos bicos.. tem um plug .. se não me engano verde ( ele comenta vermelho - mas não sei se é o mesmo )... desliga ele e liga o carro...
Esse enhenhenhen que vc fala.. é o mesmo que fazia aqueles caminhões Fords antigos.. parece que está oscilando né..
Pelo que vc descreve é quase 100% que é essa valvula.. pois é ela que regula a pressão para quando o carro está frio... este enhenhenhen.. se dá devido ao fato de ela aumentar e abaixar a pressão da bomba... desliga ela e liga o carro... é mto provavel que vai "alisar" na hora... Valvula Pcv Ranger 3.0 Diesel X39-800-300-005z Troller 3.0 - R$ 528,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-489500316-valvula-pcv-ranger-30-diesel-x39-800-300-005z-troller-30-_JM?redirectedFromParent=MLB476414562)
A original é Siemens.. mas vende no mercado de outra marca conhecida tb.. agora não me lembro qual..
Apanhei mto com a minha pra achar isso... mas antes me fizeram trocar bomba de alta... bomba de baixa e bicos... enfim quase 12 pilas foi pro saco...
Boa Sorte..

marcoswiedemann
23/06/2013, 20:52
vc ta usando filtros originais ou paralelos.
a minha começou a perder força era o filtro de oleo diesel paralelo.
troquei por um original e nunca mais me incomodou.

miguelcps
23/06/2013, 20:58
vc ta usando filtros originais ou paralelos.
a minha começou a perder força era o filtro de oleo diesel paralelo.
troquei por um original e nunca mais me incomodou.

Isso é verdade, com a minha antiga 2006 aconteceu varias vezes este problema sempre qdo o filtro do diesel já havia passado a hora da troca, era só trocar que o problema sumia.

ROBERTO FRANCO
22/07/2013, 18:49
Isso é verdade, com a minha antiga 2006 aconteceu varias vezes este problema sempre qdo o filtro do diesel já havia passado a hora da troca, era só trocar que o problema sumia.Somente uso peças originais, a medida que estou andando mais com ela o problema não mais tem acontecido, pois acostumei deixá-la aquecendo de manhã em torno de 10 minutos todos os dia, e com isso tem funcionado bem.

fabriciusmaximus
27/07/2013, 15:25
Boa tarde pessoal !!!

Sou de Belém e recentemente adquirir um ranger limited 3.0 diesel 4x4 (07/08), como sou leigo no assunto gostaria da ajuda dos companheiros para me adaptar ao veículo e para aprender fazer a manutenção preventiva !!!

situação do veículo
-149000 km
- o antigo dono disse que tem que trocar o oleo
- ar está fraco : disse que era o gás ! o compressor da um estalos ...
-trocar alguns botoes : lanterna, tração ...

O carro anda normal e por enquanto não apresentou nenhum problema !!

Vejam a possibilidade de me ajudarem a levantar esta viatura pra ficar impecável!!!

Rodrigo Wolpert
01/09/2013, 01:40
Roberto, alguma novidade com a solução do problema?

Fabricius, ai vai uma lista:

mande fazer uma limpeza na admissão (dutos, turbina e intercooler);
mande limpar o radiador e colocar o aditivo recomendado no manual;
mande fazer uma limpeza no tanque de combustível e limpar os dois pré filtros (externo e interno) da bomba de combustível;
troque filtro de combustível;
troque filtro de ar;
troque filtro de óleo;
troque o óleo do motor (15w40 CI4);
troque o fluído de freio (dot4);
troque o fluído de embreagem (dot 4 também);
troque o óleo da caixa de câmbio (óleo ATF);
troque o óleo do diferencial (óleo específico para diferencial autoblocante, ou trac loc ou limited slip LS);
mande alinhar e balancear as rodas e suspenção, verificar amortecedores, barra de torção, buchas e batentes da suspensão;
mande verificar a correia poli V;
mande passar o scaner na ECU (central da injeção eletrônica) para verificar algum registro de erro;
USE SOMENTE DIESEL DE QUALIDADE, pois, esse motor não aguenta diesel ruim, sujo, batizado ou com água.

Altamente recomendável um mecânico de confiança e qualificado para realizar a manutenção desse motor que é cheio de detalhes e macetes. Procure outros donos de Ranger Diesel 3.0 e pergunte para eles onde fazem a manutenção de suas caminhonetes, fuja de "mexanicos", esses só agravam os problemas.

Abraço

papa
02/09/2013, 14:21
Se o sintoma é tipo uma falhação parecido com soluços, é bem provevel que seja a válvula de pressão da bomba de alta é a PCV valvula grande.citada acima pelo Artilheiro. se for ele vá de original já peguei uma não original e deu pau.

fabriciusmaximus
10/10/2013, 12:03
Bom dia Rodrigo agradeço pela orientação !!!

Sua ajuda com certeza vai me ajudar bastante a compreender corretamente a manutenção desta ranger !!!!

Ranger 3.0 turbo diesel powerstrocker limited está apresentando uma dificuldade de aceleração ... percebo que o carro não desenvolve , as vezes fica perceptível que o carro está com dificuldade em desenvolver com mais rapidez!!!! Se vc tiver alguma ideia do que seja isso vou lhe agradecer...

Joao Lucas Pereira
11/10/2013, 02:04
Boa Noite a todos.

Sou novo no Fórum e recentemente comprei uma Ranger Limited 3.0 exatamente igual a essa que você relata o problema.
Tive um problema bem semelhante mas foi causado por imperícia de oficina.

Eu apenas troquei a boia do tanque e comecei a notar perda gradual da potência e demora no acionamento do turbo. Na ocasião após muito custo encontrei o problema, o chicote que alimenta a bomba de baixa pressão presente no tanque ficou frouxo e ficava circuitando o que forçou a bomba. Até descobrir isso precisei de muita pesquisa aqui no fórum.

Como alguns colegas citaram para verificar o motivo da perda de potência veja os seguintes itens:

- Verifique o pre-filtro, aquele que vai no tanque, se tiver sujo provoca sobrecarga na bomba e baixa vazão. Uma forma fácil de verificar isso é desconectar a mangueira que vai no filtro lá no capô e conectar uma mangueira externa em uma garrafa pet por exemplo.
Salvo engano, quando você gira a chave para ignição o sistema vai injetar óleo por 15 segundos e se bem me lembro a quantidade nesse tempo deve ser por volta de 1 litro (peço aos colegas mais entendidos que me corrijam se estiver enganado).

- Não sendo isso passe o scanner. Caso ele apresente defeito na válvula PCV dê uma verificada se ela foi conectada com fita isolante ou se foi soldada. Eu mesmo tinha fita isolante e a junção disforme da fiação acarretava resistência e mal funcionamento da válvula. Quando soldei o erro no scanner sumiu. A PCV fica atras da roda dianteira direita, tire a roda e terá fácil acesso a ela.

- Outra verificação rápida que você pode tentar é verificar se o turbo entra normal com o aumento da rotação ou demora ou até mesmo fica com 1 ou 2 pontos apenas. Isso aliado ao resto tudo em ordem pode ser a mesmo a PCV falhando.

- Se for a PCV troque o quanto antes porque quando pifar de vez você fica na estrada.

"OBS: Artilheiro,
Quanto a isso que você comentou do enhenhenhen semelhante aos caminhões ford antigos, se for realmente PCV ele acusaria no scanner? Minha viatura fica no tempo e minha região é fria e esse barulho ocorre por alguns segundos quando ligo logo cedo também mas após normaliza."

Grande abraço a todos.

papa
11/10/2013, 11:33
Boa Noite a todos.

Sou novo no Fórum e recentemente comprei uma Ranger Limited 3.0 exatamente igual a essa que você relata o problema.
Tive um problema bem semelhante mas foi causado por imperícia de oficina.

Eu apenas troquei a boia do tanque e comecei a notar perda gradual da potência e demora no acionamento do turbo. Na ocasião após muito custo encontrei o problema, o chicote que alimenta a bomba de baixa pressão presente no tanque ficou frouxo e ficava circuitando o que forçou a bomba. Até descobrir isso precisei de muita pesquisa aqui no fórum.

Como alguns colegas citaram para verificar o motivo da perda de potência veja os seguintes itens:

- Verifique o pre-filtro, aquele que vai no tanque, se tiver sujo provoca sobrecarga na bomba e baixa vazão. Uma forma fácil de verificar isso é desconectar a mangueira que vai no filtro lá no capô e conectar uma mangueira externa em uma garrafa pet por exemplo.
Salvo engano, quando você gira a chave para ignição o sistema vai injetar óleo por 15 segundos e se bem me lembro a quantidade nesse tempo deve ser por volta de 1 litro (peço aos colegas mais entendidos que me corrijam se estiver enganado).

- Não sendo isso passe o scanner. Caso ele apresente defeito na válvula PCV dê uma verificada se ela foi conectada com fita isolante ou se foi soldada. Eu mesmo tinha fita isolante e a junção disforme da fiação acarretava resistência e mal funcionamento da válvula. Quando soldei o erro no scanner sumiu. A PCV fica atras da roda dianteira direita, tire a roda e terá fácil acesso a ela.

- Outra verificação rápida que você pode tentar é verificar se o turbo entra normal com o aumento da rotação ou demora ou até mesmo fica com 1 ou 2 pontos apenas. Isso aliado ao resto tudo em ordem pode ser a mesmo a PCV falhando.

- Se for a PCV troque o quanto antes porque quando pifar de vez você fica na estrada.

"OBS: Artilheiro,
Quanto a isso que você comentou do enhenhenhen semelhante aos caminhões ford antigos, se for realmente PCV ele acusaria no scanner? Minha viatura fica no tempo e minha região é fria e esse barulho ocorre por alguns segundos quando ligo logo cedo também mas após normaliza."

Grande abraço a todos.
João falha na válvula PCV infelizmente o scaner não detecta, não conheço scaner que diz qual é o sensor com problema porém se vç tem scaner que detecta qual é o tipo e onde encontar

Joao Lucas Pereira
11/10/2013, 11:59
João falha na válvula PCV infelizmente o scaner não detecta, não conheço scaner que diz qual é o sensor com problema porém se vç tem scaner que detecta qual é o tipo e onde encontar

Bom dia Papa, então quando minha bomba do tanque estava com defeito eu passei scan e ele acusou mal funcionamento da PCV.
Também acusou PCV quando tinha a fita isolante, depois que soldei os fios não acusou mais.

Nesses dois casos o scan acusou, já nesse do barulho estranho não verifiquei ainda.

Eu usei o scan de um amigo da oficina então vou ver qual a marca e modelo, enfim, e volto e postar ok?

Grande abraço a todos.

fabriciusmaximus
12/10/2013, 18:44
Boa noite pessoal !!

A minha ranger está apresentando um problema estranho segue detalhes:
- ela liga normal e quando começo o percurso percebo falta de potencia na aceleração ;
- tem horas que o turbo entra normalmente com aceleração porém some a força e não desenvolve mais;
-as vezes o carro esta em ponto neutro e acelero e o não aceleração do motor porém quando eu desligo e ligo novamente volta ao normal;
-Quando estou acelerando o carro da um trancos como se estivesse entupido os bicos

Bom pessoal se alguém tiver alguma ideia de como identificar o problema para que eu possa saná-lo o mais rápido possível vou agradecer os companheiros!!!!!

marcoswiedemann
12/10/2013, 19:29
Boa noite pessoal !!

A minha ranger está apresentando um problema estranho segue detalhes:
- ela liga normal e quando começo o percurso percebo falta de potencia na aceleração ;
- tem horas que o turbo entra normalmente com aceleração porém some a força e não desenvolve mais;
-as vezes o carro esta em ponto neutro e acelero e o não aceleração do motor porém quando eu desligo e ligo novamente volta ao normal;
-Quando estou acelerando o carro da um trancos como se estivesse entupido os bicos

Bom pessoal se alguém tiver alguma ideia de como identificar o problema para que eu possa saná-lo o mais rápido possível vou agradecer os companheiros!!!!!

qual modelo de sua ranger, ano, quilometragem.
ja fez alguma manutenção?

fabriciusmaximus
22/10/2013, 01:17
Boa noite Marcos !!

A minha ranger é um limited 2007/2008 !!

já fiz o seguinte!!!
- troquei o óleo do motor para o recomendado;
- limpei o tanque de combustível
- troquei a bomba elétrica de combustivel
- troquei o filtro de ar
- troquei o filtro de combustível

Bom Marcos mesmo após essa manutenção a ranger está apresentando o mesmo defeito de antes !!!

antes da manutenção o turbo as vezes não estava entrando e ela estava muito lenta e agora após a manutenção continua a mesma coisa porém com um agravante a ele não está entrando mesmo

se vc puder me ajudar vou agradecer !!!

fabriciusmaximus
22/10/2013, 02:22
Bom dia pessoal esse problema tem haver com a bomba de alta e as pcv e vcv ???

Imperador!
22/10/2013, 10:49
Isso aí pode ser problema no sensor MAP da admissão. Estou com esse problema no momento (já troquei chicote, agora vou trocar o sensor - 2x em 12 meses)

Pra ter uma ideia se é questão de bico/bomba de alta, desligue a tomada que fica no sensor do rail e veja se o funcionamento fica a mesma coisa.

PCV e VCV me deu um branco agora de como fazer o diagnóstico. Quando lembrar eu volto.

fabriciusmaximus
22/10/2013, 17:52
Aguardo IMperador pois to ficando preocupado !!!

Magno 4x2 sim
04/11/2013, 22:49
Galera to volta depois de algum tempo , rsrs fiz uma pequena viagem 600 km. praiana rs. quando cheguei no dia seguinte minha ranger ficou silenciosa igual nova ( minha é 2005 3.0 ), pois ela tem aquele barulho de avião vrrumm vruuumm, dizem que é da ventoinha viscosa que esta travada,já comprei ela assim,to com ela ha 18 meses,temperatura sempre normal. Então de repente ela ficou silenciosa,barulho de carro novo rsrs um FOGUETE PURO, potência parecia dobrada, ficou 4 dias assim, cheguei e minha cidade e resolvi então leva -la ao meca, mais pra minha surpresa.... quando liguei ja estava no normal... vvrruummmm, vvrruuummmm, não entendi nada. o que faço? será a embreagem viscosa que volta e para de funcionar ?? ajuda aí galera brigadão. valeu !!

Magno 4x2 sim
05/11/2013, 19:32
Imperador da uma dica aí, to meio que sem saber o que vou fazer

Imperador!
05/11/2013, 23:42
Galera to volta depois de algum tempo , rsrs fiz uma pequena viagem 600 km. praiana rs. quando cheguei no dia seguinte minha ranger ficou silenciosa igual nova ( minha é 2005 3.0 ), pois ela tem aquele barulho de avião vrrumm vruuumm, dizem que é da ventoinha viscosa que esta travada,já comprei ela assim,to com ela ha 18 meses,temperatura sempre normal. Então de repente ela ficou silenciosa,barulho de carro novo rsrs um FOGUETE PURO, potência parecia dobrada, ficou 4 dias assim, cheguei e minha cidade e resolvi então leva -la ao meca, mais pra minha surpresa.... quando liguei ja estava no normal... vvrruummmm, vvrruuummmm, não entendi nada. o que faço? será a embreagem viscosa que volta e para de funcionar ?? ajuda aí galera brigadão. valeu !!

A ventoinha funciona às vezes sim e outras não. Depende da temperatura do motor e durante o primeiro funcionamento do dia em que a ventoinha liga acoplada.
No seu caso, eu acho que vazou o líquido da embreagem viscosa (ou está vazando). Peça pro seu mecânico dar uma olhada nisso.

Abs!

Comandante Mutley
06/11/2013, 03:22
:safari-rig:Bom dia a todos!

Marinheiro de primeira viagem.

Sou o feliz proprietário de uma Rager XLT 2007, 3.0.
Estou muito satisfeito com a pick-up, que no momento conta com 104.000km.

O dono anterior era muito zeloso e ela esta muito bem cuidada.

Amigos em minha última viagem de 800km, na volta para casa após parar para um café, retornei a estrada e o turbo não entrou, ela ficou chocha, só apareciam duas barrinhas no turbo. Encostei e fiz o procedimento do manual, aguarde 45seg para desligar e 45 em marcha lenta para depois andar novamente. E continuou da mesma forma, parei mais umas duas vezes repetindo este procedimento e continuou a mesma coisa. Ai decidi a ligar e sair arrancando para ver o que acontecia, e ai sim tudo funcionou a contento até chegar em casa.

Agora quando ligo ela pela manha e saio da garagem, até fechar o portão o problema tem se repetido. Ai volto a desligar e ligar e arrancando direto e tudo funciona normal. Será também o caso da PCV?

Neste caso estou na fila aguardando a ajuda do Imperador com o teste da PCV.

Valeu pessoal e parabéns pela participação de todos!

Mutley

Imperador!
06/11/2013, 07:56
Sim... como estava devendo o teste... na flauta do rail (bem no meio) tem um sensor com um conector... na minha é vermelho, mas já vi preto e também verde. Experimente rodar uns dias com ela desligada e veja se o problema de perda de força para.

Se parar, é a PCV.

Comandante Mutley
06/11/2013, 10:23
Opa Imperador, muito obrigado pela pronta resposta!

É tanta novidade nesta pick-up que não sabia por onde começar.

Desculpe a ignorância, mas para que serve esta tar PVC? rsrsrs

Grato,

Mutley

Imperador!
06/11/2013, 10:53
Opa Imperador, muito obrigado pela pronta resposta!

É tanta novidade nesta pick-up que não sabia por onde começar.

Desculpe a ignorância, mas para que serve esta tar PVC? rsrsrs

Grato,

Mutley

É a válvula reguladora da pressão do combustível que vai pro rail e pros bicos!

Magno 4x2 sim
06/11/2013, 19:18
Imperador , obrigado pela atenção, mas é o seguinte tudo indica que a ventoinha esta travada, não sei o motivo já comprei ela assim . o fato intrigante é, ela tem aquele barulho de avião vruuummm vrruummmm, até aí tudo bem, de repente ela fica silenciosa como um carro novo, com mais potência fica assim uns 2 ou 3 dias no dia seguinte volta o vruuummmm, vvrrruummm, e perda de uma certa potencia . sei que tenho que ir ao meca, mas sabe os cara fuça,fuça cobra dim dim e fica tudo no mesmo. estive lendo aqui em alguns tópicos, sobre chiotes PCV e VCV, acho que vc mesmo. bom o fato que não quero fuçar muito pra não almentar os gastos. ok se poder me ajudar de novo. abçs.

Imperador!
06/11/2013, 22:26
Não entendi sua pergunta ^

Comandante Mutley
07/11/2013, 02:06
Valeu Imperador!

Assim que sair com ela novamente farei o teste e posto aqui o resultado.

Grato,
Mutley

Magno 4x2 sim
07/11/2013, 17:03
Não entendi sua pergunta ^
a ventoinha esta travada, não sei o motivo já comprei ela assim . o fato intrigante é, ela tem aquele barulho de avião vruuummm vrruummmm, até aí tudo bem, de repente ela fica silenciosa como um carro novo, com mais potência fica assim uns 2 ou 3 dias no dia seguinte volta o vruuummmm, vvrrruummm, e perda de uma certa potencia . sei que tenho que ir ao meca, mas sabe os cara fuça,fuça cobra dim dim e fica tudo no mesmo.

Imperador!
07/11/2013, 17:51
Quando a ventoinha acopla, é normal o carro ficar mais "pesado", aumentar consumo etc.
Agora eu acho que a sua não está travada (aliás, acho que tá normal) porque se tivesse travada o "vruum" não pararia. E se está travada realmente e isso tá ocorrendo, é porque o líquido do acoplamento viscoso vazou. É um reparo barato, cerca de R$ 350.

Magno 4x2 sim
07/11/2013, 18:35
Quando a ventoinha acopla, é normal o carro ficar mais "pesado", aumentar consumo etc.
Agora eu acho que a sua não está travada (aliás, acho que tá normal) porque se tivesse travada o "vruum" não pararia. E se está travada realmente e isso tá ocorrendo, é porque o líquido do acoplamento viscoso vazou. É um reparo barato, cerca de R$ 350.
po vl vou troca- la obdo

Rodrigo Wolpert
11/11/2013, 21:23
Bom dia pessoal esse problema tem haver com a bomba de alta e as pcv e vcv ???

Fabriciusmaximus, leia as postagens desta página para fazer o testa da PCV da bomba de alta pressão:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/94287-topico-da-ranger-3-0-electronic-76.html

Abraço.

Comandante Mutley
12/11/2013, 02:08
:curtir: Obrigado Rodrigo, assim que chegar de viagem vou testar.

fabriciusmaximus
20/11/2013, 00:15
Boa noite pessoal !!! A minha ranger limited 2008 ainda está apresentando este problema de falta de força na aceleração!! Já levei em vários mecanicos e ninguem consegue uma solução... no entanto conheci um mecanico de certa forma prestativo porém bem ocupado que fez alguns com teste tais como:

-limpeza do tanque de combustivel com troca da bomba de baixa porém continuou a mesma coisa sem força
- trocar sensor map e continou a mesma falta de potencia (turbo não entra e o rpm não atingia 2000rpm)
-testei a pcv de outras ranger e continua a mesma situação;
-o mecanico limpou o sensor da flauta do rai e também;
-colocamos o dois aparelho com software diferente e um deles (raster III) acusou sensor do pedal do acelarador (cod. p-0122/001 ; p-2135/001 e p-000/001); o outro não acusou nada;

Pessoal tenho batalhado com esta menina !!!

Confesso que estou desanimado por conta das dificuldades porém nos ultimos dias ela voltou a ser potente e robusta como quando comprei no entanto ela tem oscilado tens hora que fica 100% depois cai pra 70 % e assim vai levando.

Diante do meu drama peço a gentileza dos amigos me ajudarem a confirma se de fato é o sensor do pedal do acelerador que pode estar fazendo com que ela perca potencia, sensor de embreagem ,ou se é a pcv ???

Como fazer o teste do sensor do pedal ??

como fazer o teste da pvc ???

Aguardo ...

GCastro
25/11/2013, 16:39
Papa,

Uso uma combinação relativamente simples. Um adaptador OBD2 bluetooth e no celular tenho o aplicativo ETorque instalado Android. Até agora funcionou, ele me informa qual é o sensor e o código de erro, depois disso só dar um google para ver qual o problema no sensor indicado.

Ainda não comprei minha Ranger, mas funcionou perfeitamente numa Pajero Full que tive até o inicio do ano e agora em meu Azera também funciona. Me informa exatamente qual o sensor, dei um print na tela, imprimi e levei na concessionária, confirmaram o diagnóstico, mas.... Como meu conhecimento é muito superficial, pode ser que eu esteja enganado.

ROBERTO FRANCO
11/01/2014, 17:56
Artilheiro.
Efetuei a troca da válvula utilizando a original e deu certo. Porem algum tempo depois apareceu outro problema, A ranger começou a perder potência depois de um tempo de uso, andando na cidade não dá problema, más depois de algum tempo em uma viagem começou a perder potencia e após uma parada rápida ela retorna a uma condição aceitável de funcionamento. Quando eu preciso exigir dela em uma ultrapassagem e acelero mais ela de repente perde a força e a partir daí fica fraca. Se controlo a aceleração apertando suavemente o acelerador ela começa a voltar ao normal, e chegando assim a velocidades mais altas, porem não chega muito rápido.

ROBERTO FRANCO
11/01/2014, 18:12
Obrigado a todos pelas dicas. Depois de ter trocado a válvula pcv por outra original, este problema acabou, só que uma semana depois apareceu outro que foi percebido em uma viagem longa. Ela começou a perder potência, coisa que antes com a peça defeituosa não estava acontecendo. pós algum tempo de viagem quando precisei efetuar uma ultrapassagem e tendo exigido mais na aceleração começou a perder força. Após uma parada ela voltou a funcionar relativamente bem. Observei também que durante a perda de potência se eu acelerasse de forma mais suave ela começava a voltar ao normal, porem não chegava a ter a mesma forçam de antes, só que desta vez eu já conseguia embalar o carro alcançando velocidades superiores a 130 km/h. Estou quebrando a cabeça para entender, pois na região que moro, não existem profissionais com conhecimento pleno do equipamento. Caso alguém conheça uma empresa mais próxima do sul do estado do Rio de Janeiro, favor me indicar. (Região de Volta Redonda).

papa
13/01/2014, 12:55
Roberto verifique os sensores tanto o da flauta como o sensor MAP da admissão.

igor pedra
05/07/2017, 22:25
tbm tenho uma ranger 2008 ela tbm está assim nhenhenhe

Ricardosilvestre
08/02/2020, 13:23
Comprei a minha ranger 3.0 2006 há quinze dias, rodei mais de mil km até voltar pra casa, ela estava boa mas percebia que cada vez que ligava ela estava de um jeito. Depois de uns dias aqui na cidade percebi que é como se ela alternasse dois modos de funcionamento.

1. Falha apontada no scanner: balanceamento dos cilindros. Ela treme bastante, inclusive o câmbio, barulhenta mas a potência é plena. Notei já que nesse modo o freio já deu umas falhadas.

2. Falha apontada no scanner:
Pressão da turbina: Ela roda lisa, sem barulho algum, mas fraca, não ultrapassa 3.000 rpm.

O que acho engraçado é que qnd a pressão da turbina é o problema, o balanceamento dos bicos tá perfeito, qnd o problema é nos bicos, a turbina tá plena. Portanto parece mesmo um problema elétrico eletrônico mas o mecânicos aqui da city tao andando em círculos... Falaram em módulo, em chicote... Acho que nesse fórum o pessoal sabe mais que eles; alguém pode me ajudar?

Matheus F
23/07/2021, 16:48
Também comprei uma Ranger fazem alguns meses e detectei problemas de perda de potência, vendo alguns foruns, primeira coisa que fiz foi baixar o tanque e trocar a bomba que vai dentro dele, porém não resolveu... partimos para os bicos, fiz os 4 bicos e a camionete ficou 100%, porém de uns dois meses para cá, o primeiro arranque da manhã está demorado e quando pega a camionete fica uns 5 segundos falhando e solta uma fumaça branca, depois que alinha fica 100%, porém quando desligo ela quente e em seguida tento virar arranque ela não pega, precisa umas 3 tentativas para pegar. Já troquei a válvula PCV, porém não resolveu... Um detalhe que percebi foi que quando mais baixa o nivel de diesel do tanque, mais dificil fica para dar a primeira partida... alguém já passou por este problema e pode me dar uma ajuda ?