Ver Versão Completa : Molas de Toyota x Molas Helicoidais - Qual a ideal ???
Os feixes de molas da minha viatura já foram arqueados 3 vezes e pela severa utilização acredito que não será mais possivel a manutenção deles.
Já que vou ter comprar novos estou pensando em trocar pra um melhor, mais macio, estável, e que suporte boas trilhas; mas qual ??? Molas da Toyota Bendeirantes ou os Kits de Molas Elicoidais que tem a venda no mercado ??? Qual a melhor a escolha ??? Alguém pode me dar um relato das vantagem e desvantagens de ambos ??? Utilizo pneus 265/70/15 daynatorke.
Abraços,
p.peleje
11/10/2005, 15:32
.... ou os Kits de Molas Elicoidais que tem a venda no mercado ??? Qual a melhor a escolha ???
Abraços,
Vc se refere ao kit fess?
Se for em relação ao kit fess eu falo pra vc ñ gastar com isso. Pesquise aqui no forum que já tem bastante coisa sobre esse assunto.
[]s
Peleje
Carlos ZN
11/10/2005, 15:51
Olá grande amigo Pelege,
Estou na janelinha a muito tempo sobre o Kit Fess e não falam muito bem dele.
Moral da história é Kit Fess mais um Otário não serve para nada :pensativo: :pensativo: :pensativo:
Marcos Arcosy
11/10/2005, 16:43
Esquece esses Kits de molas elicoidais, Kit Fess, etc :stop:
Coloca molas de Toyota :concordo: nunca vi alguém reclamar.
Suspensões com molas elicoidais como as das Land e Engesa, para ficar bom necessitara de muitas alterações (vide T-Rex, Kriptonita, etc).
Abraços,
Alcione,
O CJ nasceu com feixes, fica com feixes. :wink: Qualquer modificação no sistema de suspensão implica grande alterações e precisam ser feitas com prudência e bem desenhada, senão, fica um péssimo trabalho. :cry:
Dá uma olhada no meu álbum (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2540) porque eu fiz a adaptação de molas de Toy na minha viatura, tá tudo relatado lá, ok? :concordo:
Qualquer coisa é só gritar.
[s]
Vc se refere ao kit fess?
Não é Kit fess , é a suspensão completa com molas elicoidais , tem algumas rodando aqui em Curitiba, infelizmente não pude perguntar aos proprietários se estão satisfeitos :( :(
Esquece esses Kits de molas elicoidais, Kit Fess, etc
Coloca molas de Toyota nunca vi alguém reclamar.
Pois é .... :pensativo: :pensativo: .... na realidade tambem acho isso, mas estes jipes que eu vejo com o conjunto de molas ... :pensativo: :pensativo: ... se alguem que já utilizou puder nos contar como foi seria muito interessante :) :)
Outro detalhe é o custo....... vou levantar isto tambem !!!!!!!
Abraços e obrigado por enquanto !!
Não recomendo fazer mais que colcoar feixes novos.
Alcione,
Acho que o kit que você viu nos CJs são os conhecidos e framigferados Extreme e JR. Faz uma pesquisa aqui no fórum por Extreme que você terá a resposta definitiva. :concordo: :concordo:
[s] pesquisados,
Beto Lacerda
11/10/2005, 21:36
feixes de toy
[]'s
Marcos ET
13/10/2005, 02:17
Caro amigo Alcione e All....
vou dar um "pitaco" neste tópico, acho q posso, pq coloquei o kit "eu fizz" no meu jeep, mas apenas no eixo dianteiro.
Pude observar que o kit é muuuuito bom, ótimo, excelente! mas somente pra quem quer andar NO ASFALTO ou em estradas de chao..... :twisted: vou explicar oq aconteceu com meu jeep e com o de um amigo (que tem este kit nos dois eixos):
eu retirei as lâminas e instalei as molas helicoidais no jeep (só no eixo dianteiro) e percebi que o jeep parou de inclinar nas curvas, dentro da cidade a estabilidade melhorou muito, e melhorou tbem um pouco nas trilhas quando o assunto é inclinação lateral, mas sabem por que? pq o este kit REDUZ muito o curso da suspensao... isso mesmo, eu marquei o curso da suspensao no corpo dos amortecedores dianteiros e fui "torcer" o jeep.... quem trabalha meeesmo nestas horas é o eixo traseiro, as molas helicoidais nao comprimem totalmente e é por isso que o jeep nao inclica nas curvas, nem nas inclinações laterais... o eixo dianteiro perde sua mobilidade consideravelmente!
neste feriado de 12 de outubro eu e este amigo fomos subir um "morro" e daih vi que este kit realmente piora o desempenho do jeep... o CJ3A que estava com o kit nos dois eixos pulava muito, praticamente nao parava no chao! e qualquer torçao uma das rodas saia do chao... parecia o curso de suspensao da KOMBI! hehehe (claro que tou exagerando, mas a coisa ficou feia), jáh o meu jeep subiu com considerável facilidade, quicando menos e com mais "agarre" no chao, visto que a suspensao copiava melhor o relevo do chao....
entao é isso.... no eixo traseiro vai rolar um SPOA, no dianteiro ainda verei oq vou aprontar..... pois pra quem gosta de terrenos acidentados, o fess nao é uma boa, definitivamente!
Carlos ZN
13/10/2005, 09:47
Olá Marcos,
Então para uso misto o Fess não é legal :?: :?: :?: :?:
Só serve para passear no shopping.
Isso deve ser pelas molas estarem muito duras também.
O problemas é falta espaço normalmente nos veiculos com feixe para se fazer uma boa suspensão helicoidal, sem contar a dificuldade do projeto.
Assim nromalmente o ideal é procurar melhorar o feixe original.
FernandoRisso
13/10/2005, 17:20
Alcione,
Fique longe dos kits de molas helicoidais nacionais que oferecem milagres :parede: , se for fazer, naum copie um engesa, nem um troller :putz: só se tiver uma suspensão completa dessas na garagem.
Entre os feixes, substituir por feixes de CJ é a opção mais barata e vai te trazer um ótimo resultado comparado a seus feixes arqueados :putz:. Se quiser algo melhor ainda, mas que vai ficar caro pela adaptação vá para feixes de toy.
Agora é com vc... avalie seu bolso e decida-se.
[]'s
Rafael Kuzma
13/10/2005, 20:00
Alcione...
Vem aqui na minha oficina dar uma olhada nos feixes da band.... estou com o meu jeep quase pronto... na dianteira ja tem... só falta os traseiros que eu começo a adaptar Sexta..... me ligue
3346-5363 []'s Moleiros
Grande Alcione,
Acho que a melhor coisa é trabalhar com feixe de molas mesmo, assim é o original, :concordo: :concordo:
Ou SPOA ou feixes de toy, na posição original ou pro fora do chassis, vc. escolhe, de acordo com o uso que pretender da viatura.
Agora esse milagres que prometem com as molas helicoidais :parede: :parede: :parede: :stop:
Isso aí num presta, é só solução para mola cansada, feixes baleados etc...
Feixe bom, novo, engraxado, funfa pracas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Abração.
Agora esse milagres que prometem com as molas helicoidais
Isso aí num presta, é só solução para mola cansada, feixes baleados etc...
Feixe bom, novo, engraxado, funfa pracas
Abração.
Conversei hoje com uma pessoa aqui em Curitiba que colocou os "tais feixes helicoidais" no jipe !!! Não gostou, gastou uma boa grana (+/- 2.200,00) e tirou tudo e colocou molas de toyota, como a viatura dele é como a minha somente pra trilhas (e das boas) me falou que com pouco tempo o sistema todo "cansou", não viu o aumento do angulo de ação das rodas melhorar em nada !!!!!
Vou optar mesmo pelas molas TOY !!!!!!!
Valeu !!!!!!!
Abraços,
Tenho que admitir......ninguém até agora elogiou/defendeu as molas elicoidais para o jipe :parede: :parede: :parede: :parede:
Não tem outras opções !!!!!!!!!!! manutenção das originais ou molas de TOY ! :) :) :) :)
Otávio Luiz
19/10/2005, 09:32
Alcione,
Se for trocar os feixes fale com o Rafael, que já respondeu sua pergunta aqui no tópico.
Ele faz as molas de Toyota adaptadas p/ Jeep. É só ir na loja dele, a Molas Kuzma do Novo Mundo.
Ou então você pode colocar as molas helicoidais junto com o feixe, mas vai precisar tirar umas lâminas do feixe pra não ficar muito duro. O Fabiano tinha na Rural dele e gostava. Talvez seja uma solução econômica sem precisar trocar os feixes, pois colocando as helicoidais a suspenção deve levantar um pouquinho...
Se precisar tenho o fone do Fabiano, você pode tirar suas dúvidas com ele.
Fabiano é o mecânico (ou seria veterinário? :twisted: ) que cuida do São Bernardo...
Se for trocar os feixes fale com o Rafael, que já respondeu sua pergunta aqui no tópico.
Ele faz as molas de Toyota adaptadas p/ Jeep. É só ir na loja dele, a Molas Kuzma do Novo Mundo.
Valeu Otávio;
Eu já conversei com o pessoal das MOLAS KUZMA, só estou aguardando "vaga" pra levar e substituir as minhas por de TOY.
Abraços,
Eduardo_Coton
20/10/2005, 23:36
Vem aqui na minha oficina dar uma olhada nos feixes da band.... estou com o meu jeep quase pronto... na dianteira ja tem... só falta os traseiros que eu começo a adaptar Sexta..... me ligue
3346-5363 []'s Moleiros
Rafael,
To querendo por as molas da Toyota no Machão e andei perguntando aí em Curitiba mas tão querendo meter a faca...
Tens idéia de algum lugar com preço legal?
Valeu!
Eduardo_Coton
20/10/2005, 23:38
3346-5363 []'s Moleiros
Rafael,
To querendo por as molas da Toyota no Machão e andei perguntando aí em Curitiba mas tão querendo meter a faca...
Tens idéia de algum lugar com preço legal?
Valeu!
Rafael Kuzma
21/10/2005, 08:31
Ah Oficina do Java è a melhor pedida!!!!
Trabalha muito bem e é muito bom de negociar com ele...Fica por tras da todeschini aqui proximo da antiga BR 116 ( pertinho da Scania cotrasa pinheirinho) .... venha até a minha empresa que eu te explico certinho!!!
[]´s....
Eduardo_Coton
21/10/2005, 20:29
Ah Oficina do Java è a melhor pedida!!!!
Trabalha muito bem e é muito bom de negociar com ele...Fica por tras da todeschini aqui proximo da antiga BR 116 ( pertinho da Scania cotrasa pinheirinho) .... venha até a minha empresa que eu te explico certinho!!!
[]´s....
Valeu Rafael!
Acho que até sei onde é... mas se vc tiver o fone dele...
Outra coisa: O pessoal de Paranaguá anda meio sumido das trilhas. Vi um pessoal de Ctba aqui em Morretes... se vcs vierem aqui pra baixo e tiverem paciência pra, de vez em quando, tirar um novato do buraco... é só dar um toque...
[]s
Rafael Kuzma
21/10/2005, 21:50
Bom cara eu só fiz trilha uma vez ai em "baixo" mas foi no tempo das motocicletas ( ufaa ja passou) eu realmente desconheço.... espere até o o meu Jeep estar pronto que eu vou dar um alo ai... adoro morretes e gosto muito de Pgua.... estiva ai estes dias atras em uma assembleia escoteira...
[]´s escoteiros
andre gustavo
22/10/2005, 00:23
eu tenho na minha F75, as molas de pick-up fiat, ficou muito bom pois ate arqueia para dentro. :dance: :dance: :dance:
espereter te deixado com mais duvida :concordo: :concordo: :concordo:
André Gustavo
F75 com ar cond.
Marcos ET
22/10/2005, 02:33
Falae Rafael, blza!?
Cara, me conta uma coisa, uma vz t perguntei se vc jah tinha o kit da Toy pra CJ3A e vc disse que "ainda nao tinha".. e hoje? jah tem?? tá quanto??
valew!
Outra coisa: O pessoal de Paranaguá anda meio sumido das trilhas. Vi um pessoal de Ctba aqui em Morretes... se vcs vierem aqui pra baixo e tiverem paciência pra, de vez em quando, tirar um novato do buraco... é só dar um toque...
Boa noite Eduardo;
Temos uma chacrinha no alto da serra, perto da Polícia Rodoviária da Graciosa, costumamos descer a serra pra pegar uns buracos aí pra baixo !! Na próxima vez te damos um toque, e se você tiver a fim, pegamos uns trilhas bem legal perto da balança na subida da 277 !!!! Quem sabe pederemos compartilhar um "Carangueijinho". Será legal termos alguém de Paranaguá em nossa companhia !!! :concordo: :concordo:
Abraços,
Rafael Kuzma
22/10/2005, 21:52
Marcos...
Eu estou fazendo para o CJ3 com o mesmo tamanho do CJ5 porem fora de centro ( uma parte maior que a outra) por que um molejo do Toytota no comprimento original do CJ3 ficaria muito duro.... o pessoa ta gostando.. Jah tem 7 aqui em Curitiba!!!
Marcos ET
23/10/2005, 14:10
Eu estou fazendo para o CJ3 com o mesmo tamanho do CJ5 porem fora de centro
Falae Rafael, blza?
Cara, fora de centro significa que a parte maior fica pra que lado? e os eixos? ficam deslocados ou na mesma posição? pelo visto, estas molas devem ficar parecidas com as da L.200 nao eh?
manda uma MP com os detalhes ok? (preço, cond. pagam.. etc...)
Eduardo_Coton
23/10/2005, 20:46
Bom cara eu só fiz trilha uma vez ai em "baixo" mas foi no tempo das motocicletas ( ufaa ja passou) eu realmente desconheço.... espere até o o meu Jeep estar pronto que eu vou dar um alo ai... adoro morretes e gosto muito de Pgua.... estiva ai estes dias atras em uma assembleia escoteira...
[]´s escoteiros
É.... das motos eu também cansei... Mas beleza, qdo tiver por aqui dá um toque.
Valeu!
Eduardo_Coton
23/10/2005, 20:50
Alcione,
Blz... só dar um toque e tâmus aí!
Valeu!
Rafael Kuzma
24/10/2005, 12:43
Marcos
A parte maior fica para o centro do Jeep
Sim, não só a L-200 como varios outras camionetes e caminhoes são fora de centro.... o eixo fica no mesmo lugar....
Falow! []'s
Marcos ET
25/10/2005, 09:34
A parte maior fica para o centro do Jeep
Sim, não só a L-200 como varios outras camionetes e caminhoes são fora de centro.... o eixo fica no mesmo lugar....
Falowz Rafael! só mais uma coisa...
se a parte maior fica para o centro do jeep, no caso dos CJ3A que tem o jumelo para frente (parte menor do centro até o olhal), e as molas terem sido feitas para articular do lado da parte maior..... nao tem nenhm problema? elas trabalham normalmente?
[]'s curiosos...
Rafael Kuzma
26/10/2005, 12:01
Sim.... Normalmente, na pratica não tem diferença nenhuma...
[]'s!
Rafael,
Já tem as fotos do conjunto montado ?
[]'s
Marcos ET
13/12/2005, 01:55
Rafael, tem MP pra vc.... agora as "marvada" sai.... tem um amigo meu indo praih.... me manda uma MP pra eu saber "detalhes" ok?
grande abraço!
davidson_iahnn
13/12/2005, 08:17
Eduardo_Coton, Iai Blz ! :concordo:
Cara da uma olhada la no site : www.garra4x4.com.br la tem o kit de feixes de molas da toyota do tamanho do original do jeep ... vem completo to com a ideia de comprar esse kit ! abraços ! :concordo:
Pessoal,
Por oportuno, alguém já está usando esse que a garra está vendendo?
Quais as impressões?
[]'s curiosos,
pcervieri
04/02/2006, 15:52
E ai, blz.
Tenho um cj 5 1965 com a suspensao da jr 4x4, coloquei ja faz algum tempo, praticamente quando lancou, acho a suspensao muito boa, o curso aumentou bastante, o unico problema e em alta velocidade, pois acho que as molas demoram para trabalhar, e as barras que seguram no chassi sao muito fracas, quebrei varias vezes mas agora fiz um reforco animal que nao deu mais problema.
O unico problama e a velocidade, a estabilidade do jeep acaba, se entra na curva mei ligeiro, ja era, perna pra cima. Mas nao recomendo a ninguem colocar, muito cara e exige varias adaptacoes (nao e como no manual diz).
Ah e equeci de dizer que o tow bar perda a utilidade depois de instala uma suspensao dessas.
Enfim, e pura bucha.
So uso porque ja tenho.
Valeu
pcervieri, seja bem vindo ao Fórum 4x4 Brasil!
Dê uma olhada nesse link:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=53
Extreme = JR 4x4.
Se vc tivesse lido fórum na época, não teria embarcado nessa... :concordo:
[]'s
Ronaldo Petri
09/02/2006, 05:31
Os feixes de molas do Band está dentro do meu projeto pra meu CJ 5. O jeep ganha mais altura e conforto mesmo, como já ouvi falar?