Conectar

Ver Versão Completa : Aumentando HPs do BF161

Bob
11/10/2005, 14:20
Cabras,

Ouvi dizer que no caso do motor OHC, ele pode ter o cabeçote rebaixado sem prejuízo de superutilização do motor, pois ele foi projetado para mais cavalos, mas devido a uma classificação de motores x impostos manteve-se a "cavalaria" mais baixa ... dimunindo o custo.

Alguém sabe sobre essa história ? Talvez Ronaldo B? Walnei?

Quero entender para saber se rola com o BF161. Pois obviamente queria aumentar a potência mas somente se não há sobrecarga e o motor diminuir o tempo de vida...

Abraço. Bob.

Ronaldo B.
11/10/2005, 14:29
Bob,

Essa estória eu conheço do GM151, mas do OHC nunca ouvi nada sobre isso.

Essa informação sobre o GM151 eu achei no site www.amigosdoopala.com.br , seria bom procurar algum site específico sobre outros carros que também usaram o motor OHC prá ver se tem alguma informação parecida. Sobre o BF161 também nunca ví nada.

[]´s

Bob
11/10/2005, 14:42
Belez Ronaldão, já estou contando o pessoal para saber dessa histórioa...

Enquanto isso: Alguém já rebaixou o cabeçote do BF161?

p.peleje
11/10/2005, 16:36
Belez Ronaldão, já estou contando o pessoal para saber dessa histórioa...

Enquanto isso: Alguém já rebaixou o cabeçote do BF161?

Fala Bob,

Eu rebaixei e o que percebi foi que a temperatura subia com mais facilidade.

O rezultado foi bom, porém recomendo utilizar ventuinha elétrica, pq no meu caso acabei me f#@D3]nd0, torrei ele, super aquecimento.

Já vi inclusive uma galera usar velas especiais, velas mais frias.

[]s

Peleje

Zepi
11/10/2005, 17:17
...aumento de pressão,de potência resulta em maior aquecimento...faz sentido...e compreensível que essa alteração gere outras reações :|
Quando vc fala de ventuinha elétrica se refere a uma adicional à original???Pergunto porque a original ventila o tempo todo,e a életrica só na temperatura estipulada do sensor(No sistema original sem chave de acionamento).Acho que um up grade no sistema de hidro-arrefecimento também irira bem!
Abraços.

p.peleje
11/10/2005, 19:06
...aumento de pressão,de potência resulta em maior aquecimento...faz sentido...e compreensível que essa alteração gere outras reações :|
Quando vc fala de ventuinha elétrica se refere a uma adicional à original???Pergunto porque a original ventila o tempo todo,e a életrica só na temperatura estipulada do sensor(No sistema original sem chave de acionamento).Acho que um up grade no sistema de hidro-arrefecimento também irira bem!
Abraços.

Sim deixe o motor como está, sem tirar a hélice dele.
Ligue a ventuinha extra através da cebolinha. Este esquema já foi discutido aqui no forum. Eu ñ fiz isso e me estrepei. Perdi meu motor que estava zerado.

[]s

Peleje

Bob
11/10/2005, 20:02

Peleje, vc tem medidor de temperatura, chegou a verificar até quanto foi a torradeira?

Você lembra quantos milímetros rebaixo o cabeçote naquela época?

Abraço. Bob.

p.peleje
12/10/2005, 01:40

Peleje, vc tem medidor de temperatura, chegou a verificar até quanto foi a torradeira?

Você lembra quantos milímetros rebaixo o cabeçote naquela época?

Abraço. Bob.

Na época tinha o marcador original do BF161, que é elétrico. NÃO PRESTA! O ideal é colocar aquela que é de mercurio (os entendidos me corrijam se estiver errado se realmente é de mercúrio), estou providenciando isso agora com o AP. Pq na época o ponteiro do marcador original estava no meio :parede: qdo aconteceu o fato :putz:, estava numa trilha, no começo dela, e ainda tive que voltar rebocado pra casa, todo o percurso por um trolha que nem sentiu o peso do meu cj. :oops:

Bob eu ñ lembro o qto foi rebaixado, pq na verdade ele tinho sido recém retificado, comprei de um cara que colocou motor de sprinter no cj. O motor tinha poucos meses que tinha saído da retifica, o cara mandou retificar e logo em seguida meteu o motor MB Sprinter.

Mas se realemnte quiser rebaixar....faça sem medo, porém melhore o sistema de arrefecimento, seria legal um radiador de óleo tb.

[]s

Peleje

Ronaldo B.
12/10/2005, 12:32
Bob,

Tenta dar uma olhada do Fórum Nacional de Veículos Antigos:

http://forum.topmark.com.br/

[]´s

Vinicius Hauagge
14/10/2005, 09:07
Eu já ouvi essa historia do ohc... na epoca, parecia que motores que tivessem mais de 100 hp a tributacao era maior... isso ocorreu por causa da crise do petroleo dos anos 70... mas se procede ou se é mais uma "lenda urbana" nao sei...

Bob
14/10/2005, 14:35
É isso mesmo. Parece que essa história bate com outros sites e grupos de preparação de motores etc.

Estou pesquisando material para decidir o que vou fazer no meu BF161. A idéia e documentar, medir e depois publicar aqui no forum uma sugestão de de preparo completa.

Quem tiver mais info manda aí que depois posto tudo.. Abraço. Bob.

Lucianom38a1
14/10/2005, 17:09
Me parece que para o Jeep e Rural o motor tinha 91 cv @ 5000rpm e 17 mkgf @ 3000 RPM, enquanto para o Maverick, o mesmo tinha originalmente 99cv @ 5400 RPM e 16,9 mkgf @ 3200 RPM.
Essa redução possibilitou uma curva de torque mais plana, mais adequada ao perfil de utilítário.

Não sei se no Mustang-4 esse motor era muito mais forte.

[]'s