Ver Versão Completa : Rural com motor AP 2.0 e cambio de 4 marchas da C10 - Essa adaptação é boa na Rural?
Sergio Lorran
14/06/2013, 10:42
Amigos, estou comprando uma Rural com motor AP 2.0 e cambio de C10 4 marchas. Fiz uma rápida pesquisa é só vi falarem bem do motor AP 2.0, porém nao encontrei esse cambio de 4 marchas da C10. A C10 não saiu só com cambio de 3 marchas?
Outra coisa, alguém pode me dizer se esse conjunto desenvolve bem? Qual a velocidade máxima aproximada que alcança e se o consumo aproximado?
ZEMAVECO
14/06/2013, 21:10
Sergio sobre a adaptação não sei ti informa, mas saiu umas c10 com motor de 4 cilindros que o cambio era de 4 machas.
Diogo4x4
14/06/2013, 23:00
Não sou muito Fã do Ap em trilhas,despeja o torque dele em alta só...Em jeep Até vai,em Picape só se cortar ela e tirar o maximo de peso..e Rural neem pensar,é muito pesada pra esse motor...
Na nossa estamos adaptando o do Omega 3.0...e to achando meio fraco já Hahah
Sergio Lorran
17/06/2013, 08:59
Sergio sobre a adaptação não sei ti informa, mas saiu umas c10 com motor de 4 cilindros que o cambio era de 4 machas.
Olá ZEMAVECO! Muito obrigado pela informação, amigo! Acho que o cambio é esse mesmo! Valeu!!
Sergio Lorran
17/06/2013, 09:10
Não sou muito Fã do Ap em trilhas,despeja o torque dele em alta só...Em jeep Até vai,em Picape só se cortar ela e tirar o maximo de peso..e Rural neem pensar,é muito pesada pra esse motor...
Na nossa estamos adaptando o do Omega 3.0...e to achando meio fraco já Hahah
Olá Diogo! Olha, realmente entendi o que você falou e está correto, ela não é muito forte, não, mas está andando até bem na cidade, apesar de ser 4x4! Achei ela fraca para o que eu estava esperando desse motor, mas acredito que o cambio não está ajudando muito, sabe? Estou revendo essa adaptação toda. Comprei-a pois ela está muito boa em suas condições gerais e num preço que coube no meu bolso.
Não estou querendo ela para trilha, quero para dia a dia, viagens, carregar carga em asfalto, etc... Então preciso que esse carro tenha velocidade e potencia razoável, para subidas e coisas do tipo, mas não para trilhas.
Como ela é uma 4x4 (cambio da C10 4 marchas com motor AP 2.0) quero que ela fique uma 4x2 e vou por a venda esse cambio 4x4, com tração, reduzida + a roda livre + o eixo da frente com o diferencial.
Preciso saber agora qual cambio ficaria melhor para esse motor AP 2.0 puxar minha Rural com força e velocidade para asfalto sem ser tão fraco.
Outra coisa: Ela está com o diferencial na frente e estou supondo que faz parte desse conjunto do cambio da C4, assim preciso de um eixo simples, "mocho" não é?
Minhas perguntas:
1 - Posso colocar um eixo "mocho" da Rural 4x2 mesmo tendo um cambio diferente, qualquer?
2 - Qual o cambio 4x2 que ficaria melhor com esse motor AP 2.0 carburado?
Diogo, agradeço bastante essas informações que você me passou e ainda mais se puder me dar mais informações para que eu melhore essa mecânica.
Abraço forte, amigo!
Sérgio
Diogo4x4
17/06/2013, 12:28
Entendi,ai até fica bom com o Ap.
Eu acho que um Cambio de chevett 5m ficaria otimo pra rodar assim,4x2 em asfalto e tals...
O eixo diant. pode ser sim o da Willys 4x2... ou se não quizer mudar basta só tirar o dif( coroa e pinhão ) dianteiro e pronto.
Beeleza amigo...
georgevalle
17/06/2013, 18:25
Sergio, particularmente não retiraria o conjunto caixa e reduzida, a caixa que você tem é praticamente indestrutível e tem a 1ª bem curta (mais que a do chevete se não me engano) e a 4ª é 1:1 e o motor AP tem bom giro então não precisa mais que isso, quanto a retirar força do motor todo o conjunto fica sempre desligado pela roda livre e você terá a opção de ter a reduzida vamos supor em uma subida e você aproveitou o espaço da rural para carregar umas tranqueiras vai precisar de força e o AP seja lá com que caixa você colocar vai apanhar e se tiver a reduzida basta acionar, e outro ponto é que vai desvalorizar a viatura, então se gostou de andar com o AP deixa assim, tenho certeza que basta você encarar algumas trilhas que vai querer colocar um 4.1 do opala e daí a mecânica já está pronta, enfim, não cometa este ruralcidio.
Sergio Lorran
19/06/2013, 08:13
Sergio, particularmente não retiraria o conjunto caixa e reduzida, a caixa que você tem é praticamente indestrutível e tem a 1ª bem curta (mais que a do chevete se não me engano) e a 4ª é 1:1 e o motor AP tem bom giro então não precisa mais que isso, quanto a retirar força do motor todo o conjunto fica sempre desligado pela roda livre e você terá a opção de ter a reduzida vamos supor em uma subida e você aproveitou o espaço da rural para carregar umas tranqueiras vai precisar de força e o AP seja lá com que caixa você colocar vai apanhar e se tiver a reduzida basta acionar, e outro ponto é que vai desvalorizar a viatura, então se gostou de andar com o AP deixa assim, tenho certeza que basta você encarar algumas trilhas que vai querer colocar um 4.1 do opala e daí a mecânica já está pronta, enfim, não cometa este ruralcidio.
Olá George, obrigado pelas informações. Analisando por esse lado acho que pode ser mesmo que qualquer hora eu vá precisar de força e aí entro numa roubada se não tiver como traça-la.
Minha pergunta então muda:
Uma das coisas que está sendo difícil é que a velocidade máxima do carro é de 70 em alto giro (isso está sendo um desconforto em uma cidade de pistas de alta velocidade como Brasília e de grande s distâncias em asfalto) e consumindo muita gasolina (Nem preciso de falar como isso pesa no bolso). Olhei os diferenciais e descobri que os dois são da Rural Dana 44 com relação 44/9 4.89, ou seja é curto mesmo. Minha pergunta é:
1 - Para alongar mais essa relação sem perder a força eu teria que colocar coroa e pinhão os dois diferenciais com relação aumentada? Fazendo isso ela aumentaria a velocidade e continuaria tendo a 4x4 forte?
2 - As relações da coroa e pinhão, para aumentar a velocidade, que estudei são essas a baixo, assim qual seria a melhor para deixar o carro rápido, mais econômico e com possibilidade de força? Ou tem alguma outra melhor?
a - DANA 44 - 47/11 (não sei de qual carro)
b - DANA 44 - 47/12 (Maverick 6cc acho)
c - DANA 44 - 43/13 (da C10)
Muito obrigado mais uma vez pela ajuda.
Sergio Lorran
19/06/2013, 08:19
Entendi,ai até fica bom com o Ap.
Eu acho que um Cambio de chevett 5m ficaria otimo pra rodar assim,4x2 em asfalto e tals...
O eixo diant. pode ser sim o da Willys 4x2... ou se não quizer mudar basta só tirar o dif( coroa e pinhão ) dianteiro e pronto.
Beeleza amigo...
Amigo Diogo, surgiu a ideia de alongar os diferenciais para, talvez, continuar com a 4x4. Talvez seja uma boa tentativa para não ter que modifica-la tanto. Sobre o cambio do Chevette, 5 m, está valendo. Ouvi ótimas coisas obre esse cambio. Vou estudar mais um pouco. Postei outra pergunta para o George e se você tiver alguma informação sobre seria muito bem vinda. Dá uma olhada.
Obrigado!
Abraço
georgevalle
19/06/2013, 08:42
Estou achando estranho essa relação de motor com alto giro e estar a somente 70, como falei na minha rural de diferente da tua era o motor que era um 4.1i da silverado mas a caixa e reduzida as mesmas e eu andava na estrada bem demais até para a rural lembro de em deslocamento e umas duas vezes que precisei ir a Curitiba com ela sempre ultrapassar caminhões e alguns carros no velocímetro dela (que é para ser confiável pois a reduzida ficou a original) marcava direito e cheguei a +/- 120 que já é um absurdo com pneus grandes e freio fraco, e a minha relação é 9/44, estou achando que a tua rural foi trocada a relação para a do jeep ou F-75 que é a 8/43 justamente para melhorar a força em trilhas (sinceramente com a caixa que você tem e a reduzida não existe a necessidade a não ser que vá fazer trilha em muita erosão ou coisa do tipo), então o primeiro passo é abrir um dos diferenciais e conferir a relação primeiro e depois trocar ela (creio que consegue literalmente a troca da relação caso seja 8/43 pois tem quem precisa desta relação - inclusive eu - pois quando coloca pneus maiores precisa trocar a relação para uma mais curta para compensar voltar a ter força), outra opção é justamente esta dos pneus, qual a medida que está na rural?
Sergio Lorran
19/06/2013, 20:13
Estou achando estranho essa relação de motor com alto giro e estar a somente 70, como falei na minha rural de diferente da tua era o motor que era um 4.1i da silverado mas a caixa e reduzida as mesmas e eu andava na estrada bem demais até para a rural lembro de em deslocamento e umas duas vezes que precisei ir a Curitiba com ela sempre ultrapassar caminhões e alguns carros no velocímetro dela (que é para ser confiável pois a reduzida ficou a original) marcava direito e cheguei a +/- 120 que já é um absurdo com pneus grandes e freio fraco, e a minha relação é 9/44, estou achando que a tua rural foi trocada a relação para a do jeep ou F-75 que é a 8/43 justamente para melhorar a força em trilhas (sinceramente com a caixa que você tem e a reduzida não existe a necessidade a não ser que vá fazer trilha em muita erosão ou coisa do tipo), então o primeiro passo é abrir um dos diferenciais e conferir a relação primeiro e depois trocar ela (creio que consegue literalmente a troca da relação caso seja 8/43 pois tem quem precisa desta relação - inclusive eu - pois quando coloca pneus maiores precisa trocar a relação para uma mais curta para compensar voltar a ter força), outra opção é justamente esta dos pneus, qual a medida que está na rural?
Meus pneus são 205/70 R 15 na dianteira e 205/75 R 15 na traseira. Mas você não acha que poderia ser uma boa saída alongar mais os diferenciais? Tive uma Rural uns 20 anos atras que andava a 130 km com o conjunto motor 6cc BF-161 + Cambio de Maverick + Coroa e pinhão do Maverick 6cc (47x12). Era fraca, não aguentava uma subida ingrime carregada de peso, mas andava pacas.
Não preciso de tanta velocidade, mas se eu colocasse a coroa e pinhão do Maverick 6cc (47x12) e conservasse a 4x4, ficaria bom? Teria velocidade e força quando necessário?
antonio umino
19/06/2013, 21:48
Os pneus usados na Rural... 205x75x15...... não é muito bom pra Rural...acho que não dá velocidade final.....
Se está com o diferencial 9x44..... teria que colocar os pneus de medida maior .. por exemplo.. 225x75x15 ou mesmo 235x75x15.
aí ficaria com uma velocidade maior....
Tenho uma Rural 73 com motor BF 4x4 e 4 marchas com diferencial 11x47 e pneus Destination da Firestone na medida de 225x75x15.. e tem uma velocidade muito boa. entre 80 e 100 km/h. fica bem economica....
Meu palpite....
um abraço.
georgevalle
20/06/2013, 08:30
É para você estar com uma velocidade final tão baixa continuo apostando que foi trocada a relação e com certeza aliado ao tamanho dos pneus, qualquer uma das opções você já irá melhorar a velocidade final, sem precisar mexer na caixa aliás algo que com relação curta e pneus pequenos pode colocar uma caixa com 5ª overdrive que continuará com velocidade final baixa acredito que passaria dos atuais 70km/h para no máximo 90km/h.
Sergio Lorran
20/06/2013, 09:29
Os pneus usados na Rural... 205x75x15...... não é muito bom pra Rural...acho que não dá velocidade final.....
Se está com o diferencial 9x44..... teria que colocar os pneus de medida maior .. por exemplo.. 225x75x15 ou mesmo 235x75x15.
aí ficaria com uma velocidade maior....
Tenho uma Rural 73 com motor BF 4x4 e 4 marchas com diferencial 11x47 e pneus Destination da Firestone na medida de 225x75x15.. e tem uma velocidade muito boa. entre 80 e 100 km/h. fica bem economica....
Meu palpite....
um abraço.
Amigo Antônio, palpite muito bem vindo.
Essa relação de diferencial que vc está usando, 11x47, é de que carro? Maverick? Qual caixa de marchas está na sua? Está fazendo quanto com um litro?
Vou estudar essa troca de pneus aliada a troca das coroas e pinhões.
Obrigado pelas informações.
heltonmac
20/06/2013, 16:40
Tenho uma rural f75 1.8 cambio troller diesel e com relação 9x53... ficou boa com suas limitação o cambio troller foi a ultimo coisa que mexi não deu muita diferença mudou bem o escalonamento por ser 5 m ... oq fez maior diferença foi os pneus tinha 16 passei para 31.10.15 ficou bem + leve e velocidade em reta anda na média 110 120 da até os 130 .... só q na subida sob a 60 80 kkkk... acho q colocar relação grande é suicidio pois para sai vai ficar tenso nas saidas.... As velocidade maior obtive depois do cambio pois a 5 é overdriver ... 1 2 3 4 ficou +- igual quando tinha o cambio original 4m ... fui de Palmital -sp para Luis Eduardo Magalhaes 1500 km foi de boa 18 horas comparada.... e depois voltei kkkk... qualquer duvidas tenho fotos no meu album
antonio umino
20/06/2013, 18:56
Amigo Antônio, palpite muito bem vindo.
Essa relação de diferencial que vc está usando, 11x47, é de que carro? Maverick? Qual caixa de marchas está na sua? Está fazendo quanto com um litro?
Vou estudar essa troca de pneus aliada a troca das coroas e pinhões.
Obrigado pelas informações.
Esta relação 11x47 sairam nas rurais luxo mola espiral nos anos de 1968, que originalmente eram usados nos Aero Willys.
Depois sairam também em algumas Rurais nos anos de 1968 em diante geralmente quando 4x2...
E nos Aéro Willys Itamaraty. que com motor 3.0 usavam a relação 11x45... pois o motor era mais potente embora sendo motor BF.
Com os Pneus 225x75x15 com rodas da Ford F 1000 93... 15x7..... ela faz coisa de 8km/litro andando de boa entre 80 e 90. e algumas vezes a 100 por hora..... mas uma média boa deve estar em torno de 7,5 km litro..Pois ela está traçada e com roda livre avm manual.... Mas sempre andando em 4x2......
Ok.
até mais.
abraços.
Sergio Lorran
25/06/2013, 10:51
Esta relação 11x47 sairam nas rurais luxo mola espiral nos anos de 1968, que originalmente eram usados nos Aero Willys.
Depois sairam também em algumas Rurais nos anos de 1968 em diante geralmente quando 4x2...
E nos Aéro Willys Itamaraty. que com motor 3.0 usavam a relação 11x45... pois o motor era mais potente embora sendo motor BF.
Com os Pneus 225x75x15 com rodas da Ford F 1000 93... 15x7..... ela faz coisa de 8km/litro andando de boa entre 80 e 90. e algumas vezes a 100 por hora..... mas uma média boa deve estar em torno de 7,5 km litro..Pois ela está traçada e com roda livre avm manual.... Mas sempre andando em 4x2......
Ok.
até mais.
abraços.
Muito bom amigo! A informações são bem uteis. Me responda mais uma coisa? Ela ficou franca na saídas?
Vou trocar os pneus pelos 235x75x15.
Estou pensando também, em colocar, ou essa relação da sua 11x47, ou 12x47 do Maverick 6cc. O que você acha? Vai ficar fraca nas saídas?
Abraço forte, amigo!
Sergio Lorran
25/06/2013, 10:53
Tenho uma rural f75 1.8 cambio troller diesel e com relação 9x53... ficou boa com suas limitação o cambio troller foi a ultimo coisa que mexi não deu muita diferença mudou bem o escalonamento por ser 5 m ... oq fez maior diferença foi os pneus tinha 16 passei para 31.10.15 ficou bem + leve e velocidade em reta anda na média 110 120 da até os 130 .... só q na subida sob a 60 80 kkkk... acho q colocar relação grande é suicidio pois para sai vai ficar tenso nas saidas.... As velocidade maior obtive depois do cambio pois a 5 é overdriver ... 1 2 3 4 ficou +- igual quando tinha o cambio original 4m ... fui de Palmital -sp para Luis Eduardo Magalhaes 1500 km foi de boa 18 horas comparada.... e depois voltei kkkk... qualquer duvidas tenho fotos no meu album
Muito bem lembrado, Helton! Tinha me esquecido dessa possibilidade de ficar tão longa que fique fraca! Vou estudar melhor.
Obrigado amigo!
jadel viveiros
30/06/2013, 21:58
ola amigos, tenho uma f75 6cc motor bf 161 4x2 relação 43/8, rodas 15 da f1000 93 com pneus 31x10.5, carroceria de lata original, cambio 4 marchas original no assoalho,uso-a no transporte de minha marcenaria, geralmente o peso transportado não ultrapassa 700kg,faço uma media de 3 a 4 km por lt pisando:cool:quando alivio o pe:( chego a fazer ate 5.5 ou 7, mandei dar uma arrumada no carburador e mais algumas coisas, mas avelocidade final não ultrapassa 70km.
abraços. jadel viveiros
antonio umino
01/07/2013, 08:59
Jadel Viveiros....
A configuração boa para motor BF.161.. é a de 9x44. que dá 4,89.
Com a relação de 8x43 5,38... Tem muita força, mas velocidade final o motor tem que girar muito para andar.
esta relação é boa para quem faz trilha.
até mais.
abçs/
Sergio Lorran
01/07/2013, 13:52
Jadel Viveiros....
A configuração boa para motor BF.161.. é a de 9x44. que dá 4,89.
Com a relação de 8x43 5,38... Tem muita força, mas velocidade final o motor tem que girar muito para andar.
esta relação é boa para quem faz trilha.
até mais.
abçs/
Antônio, estamos conversando sobre aquela minha Rural motor AP 2.o, de cambio da C10 de 4m, lembra? Desculpe minhas perguntas de leigo, ok? Decidi seguir seu conselho e colocar a relação da sua Rural. Porém ainda quero uma última assessoria sua: Se eu colocar coroa e pinhão 12x47 (do Maverick 6cc) sei que alonga bastante. Sei também que fica mais fraca, mas conservando a 4X4 e quando eu precisar de força coloco a reduzida e terei a mesma força, é esse o raciocínio? Ou você acha que devo ficar mesmo no 11x47?
Obrigado mais uma vez! Você tem me ajudado bastante!
Abraço
antonio umino
01/07/2013, 21:43
Vc está usando motor Ap Volkswagem 2.0.. deve ter mais ou menos 110 cv. (HP).
A diferença para o motor BF está que o motor Volkswagem tem mais torque em alta rotação e o BF em baixa...
falando de coroa e pinhão 11x47.. 4,27. ou 12x47. 3,92 (relação do maverick 6 cil).. acho que não deve mudar muito, mas com certeza em velocidade em reta vai ficar boa,. pois o que difere é o hp do motor..
Com certeza com o motor AP. tendo as duas relações e conhecendo a de 11x47. colocaria a de 12x47...
Em Aéro Willys Itamarati acho que 130 cv. tinha o diferencial de 11x45 4,09 e sendo o Itamarati bem mais pesado que a Rural e andava muito bem......e o cambio original de todas as Willys de 4 marchas com a quarta marcha de 1x1.....final.
Então a opção é sua.
Ok.. abraços.
Sergio Lorran
02/07/2013, 10:22
Vc está usando motor Ap Volkswagem 2.0.. deve ter mais ou menos 110 cv. (HP).
A diferença para o motor BF está que o motor Volkswagem tem mais torque em alta rotação e o BF em baixa...
falando de coroa e pinhão 11x47.. 4,27. ou 12x47. 3,92 (relação do maverick 6 cil).. acho que não deve mudar muito, mas com certeza em velocidade em reta vai ficar boa,. pois o que difere é o hp do motor..
Com certeza com o motor AP. tendo as duas relações e conhecendo a de 11x47. colocaria a de 12x47...
Em Aéro Willys Itamarati acho que 130 cv. tinha o diferencial de 11x45 4,09 e sendo o Itamarati bem mais pesado que a Rural e andava muito bem......e o cambio original de todas as Willys de 4 marchas com a quarta marcha de 1x1.....final.
Então a opção é sua.
Ok.. abraços.
Caro Antônio, muito obrigado mesmo!! Muito boa a sua explicação e seu conhecimento sobre esse assunto. Acho que vou mesmo no 11x47. Acho que fica de bom tamanho para o que pretendo com esse carro. Outa coisa que apurei de seu relato foi que, sendo o 11x47 da Rural luxo, não terei que mudar a caixa satélite e nem a luva, sendo a adaptação ideal e sendo ele também DANA 44, tira um e coloca o outro. Apenas a nível de acrescentar a quem ler esse fórum é que o 12x47 do Maverick 6cc, também é uma adaptação ideal em termos de ajuste, é só colocar.
Bem é isso amigo, sua ajuda foi fundamental então procederei na seguintes mudanças, para minha Rural 1973 de motor AP 2.0 com câmbio de C10, 4 marchas:
- Relação de coroa e pinhão de 11x47 (Da Rural Luxo);
- Troca dos pneus pelo conjunto 235x75x15.
Obrigado amigo!
Abraço!
Sérgio
ZEMAVECO
12/07/2013, 20:28
Aproveitando o tópico
um motor ap 1.8 com caixa de chevett numa rural 4x2 só pra passeio e pequenas viagens (carro do dia dia) seria viavel? Ou seja, compensa fazer essa adaptação?
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