Ver Versão Completa : Oléo transmissão automática explorer 97
Galera minha explo parece está patinando o cambio, e aparentemente é oleo, QUAL OLEO USAR NA CAIXA DE MARCHA?
RodrigoPD
13/06/2013, 14:22
Hsnake;
O óleo recomendado pelo manual da Explorer 97 é o Mercon V. Esse óleo custa entre 70 e 100 reais o litro.
Por isso, muitas pessoas utilizam o Dexron III, que é equivalente ao Mercon. O preço cai absurdamente (aprox. 20 reais/litro). Alguns entendidos do câmbio da Explorer dizem que não há muitos problemas em utilizar o Dexron III, desde que as trocas sejam realizadas a cada 30 ou 40 mil km. Eu mesmo estou utilizando o Dexron III. Preferi utilizar esse óleo mais barato e encurtar as trocas de óleo e filtro para a cada 30 mil km por conta dos resíduos excessivos que acumulam no óleo por causa do desgaste do câmbio (viatura 97 com 200 mil km).
lincolnjb
13/06/2013, 14:33
Amigo, o óleo que você procura (original) é o Motorcraft — MERCON ® para Transmissões Automáticas XT-2-QDX ou –DDX.
Mas o bom seria se você avaliasse melhor o problema.
Abraços
Quando engata a ré e as vezes na marcha "D" quando acelera ai vc tira o pé do acelerador ela faz um barulho muito forte que para ao acelerar novamente quando em "D" vou tentar gravar o barulho e postar aqui...
Vou postar o som do barulho que faz... E caso não escute direito só aumentar o volume ae...
Ah e tbm eu achei um oleo atf aqui vou postar a foto para vcs darem uma olhada...
O link do audio, não conseguir postar aqui no forum... 061415145200 - MP3 Download, Play, Listen Songs - 4shared (http://www.4shared.com/mp3/YNq5Qmcu/061415145200.html)
O link da foto do oleo, tbm não conseguir postar no forum... 2013-06-14 17-21-59.119 - Download - 4shared (http://www.4shared.com/photo/6X1UrL_D/2013-06-14_17-21-59119.html)
O MECANICO FALOU QUE TALVEZ DO QUE USA EM RETROESCAVADEIRA UM OLEO TRANSPARENTE POSSA RESOLVER, CASO SEJA O OLEO...
sandersondf
14/06/2013, 19:40
o Mercon V é a especificação da Ford, o Dexron III é similar da GM
não sei por que diabo o Dexron III é mais fácil de achar, até em postos acha.. a última vez que achei foi em um posto bandeira ALE, o óleo era da ELF, Dexron III mesmo
não coloca óleo diferente pq ferra tudo
Mais então esse oleo serve ou não? E o barulho tu ouviu???
sandersondf
14/06/2013, 22:06
é esse oleo mesmo.. agora que vi
o barulho nao sei te dizer o que é
mas pelo trabalho que dá mexer nessas caixas a primeira coisa é trocar o óleo mesmo
sangra tudo e coloca esse novo aí
pra voce ter uma ideia quando comprei a minha tava com óleo de diferencial na caixa, tive que trocar 3x pra ficar bom
kkkkkkkkkkkkkkkkk Carai, foda isso, vou trocar essa bagaça pra ver se da resultado...
Galera não foi o oleo... E AGORA?
lincolnjb
18/06/2013, 14:33
Galera não foi o oleo... E AGORA?
Agora você vai precisar de um bom mecanico especializado em caixas AUTOMÁTICAS para abrir a sua caixa e avaliar o problema. Começa vendo isso que será indispensável:
Kit Master Transmissao Automatica Explorer 96 V6 - R$ 880,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-482604748-kit-master-transmissao-automatica-explorer-96-v6-_JM)
abraços
glauciomagrao
01/06/2016, 14:25
Pessoal, peguei uma XLT 95 4x2 e o OD esta psicando direto e nao entra o Od, o que acham que pode ser?
Galera minha explo parece está patinando o cambio, e aparentemente é oleo, QUAL OLEO USAR NA CAIXA DE MARCHA?
O óleo correto é o motocraft mercont V.
Veja vídeo abaixo explicando tudo na troca que eu fiz em casa.
TROCA DE ÓLEO DA TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA FORD EXPLORER 1997 - YouTube (https://youtu.be/JIfAggtVYkQ)
Lucas Felipe Simões
23/01/2022, 22:25
Pessoal,
Não sei se estou usando corretamente, mas gostaria de algumas ajudas em relação ao meu FORD EXPLORER 4X4 1997.
Fiz o câmbio inteiro do carro, com cintas, kit master, inclusive o corpo de válvulas eu tive que importar usado.
Testei ela esse final de semana (1300km) e os seguintes problemas:
- Luz do Overdrive fica piscando por um período e apenas em alta velocidade.
- O carro vazou muito óleo do câmbio pela vareta, o que eu achei muito estranho, vazou ao menos uns 500ml, apenas depois do carro muito quente.
- O carro está trocando as marchas normal, em dois mil ou dois mil e quinhentos giros, contudo a terceira para quarta marcha, ela dá um "flare", tipo troca em dois mil giros mas dá uma leve acelerada até 3-3,5mil giros.
- Quando eu estou numa subida e aperto o acelerador para reduzir e acelerar, o carro aparenta começar a bater (honestamente), parece motor batendo, ou válvula e não responde tão bem (barulho de tec tec tec, depois para, quando corrigi a rotação).
Mecânico falou que o flare que está dando pode ser uma válvula, que ele poderá testar tirando do meu corpo antigo, pois não temos mais os corpos novos para venda. O vazamento do óleo me intrigou muito, pensei que o respiro possa estar entupido.
Primeira pergunta:
Overdrive não aparentou atrapalhar as trocas, será que é problema elétrico?
O óleo vazando, já viram algo igual?
Esse barulho, alguma idéia?
Dúvidas mecânicas:
Como vazou muito óleo, eu comprei 500ml e pensei em colocar até levar no mecânico, porém, fiquei na dúvida quanto a medição, pois:
Quando eu desliguei o carro, depois de andar e medi o óleo, eles estava exatamente no segundo ponto, que é o correto.
Porém, medindo com o carro ligado em P ou N, o óleo está abaixo do primeiro furo, bem abaixo.
Como medir corretamente? procurei no manual , mas não fala, diz apenas que podemos completar de 250 e 250ml.
Outra pergunta: onde fica o respiro deste carro do óleo de câmbio, eu mesmo poderia desentupir?
Sobre o tanque de combustível: Não está marcando, alguém sabe como resolver, ou só comprando outra bóia, que é super caro e difícil de achar.
mais uma pergunta mecânica, o carro apresenta um barulho que parece vir do sistema do ar, que é um assobio de pressão tentando sair, sempre que esquenta e quando acelero ele para, faz mais quando ligo o ar e quando o carro fica em rotação de marcha lenta. Já mexi no corpo, desmontei, procurei vazamento de ar no sistema de ar e nada, alguma sugestão? (O carro tem GNV).
Estou com medo de estar rodando com pouco óleo e sem saber medir corretamente.
Obrigado pela ajuda, fora isso o carro é lindo, mas a manutenção do câmbio foi salgada e muito demorada, nunca façam nada na MOURA CÂMBIO em OSASCO, péssimo!!