PDA

Ver Versão Completa : Oléo transmissão automática explorer 97

hsnake
13/06/2013, 11:38
Galera minha explo parece está patinando o cambio, e aparentemente é oleo, QUAL OLEO USAR NA CAIXA DE MARCHA?

RodrigoPD
13/06/2013, 14:22
Hsnake;

O óleo recomendado pelo manual da Explorer 97 é o Mercon V. Esse óleo custa entre 70 e 100 reais o litro.

Por isso, muitas pessoas utilizam o Dexron III, que é equivalente ao Mercon. O preço cai absurdamente (aprox. 20 reais/litro). Alguns entendidos do câmbio da Explorer dizem que não há muitos problemas em utilizar o Dexron III, desde que as trocas sejam realizadas a cada 30 ou 40 mil km. Eu mesmo estou utilizando o Dexron III. Preferi utilizar esse óleo mais barato e encurtar as trocas de óleo e filtro para a cada 30 mil km por conta dos resíduos excessivos que acumulam no óleo por causa do desgaste do câmbio (viatura 97 com 200 mil km).

lincolnjb
13/06/2013, 14:33
Amigo, o óleo que você procura (original) é o Motorcraft — MERCON ® para Transmissões Automáticas XT-2-QDX ou –DDX.

Mas o bom seria se você avaliasse melhor o problema.

Abraços

hsnake
14/06/2013, 13:20
Quando engata a ré e as vezes na marcha "D" quando acelera ai vc tira o pé do acelerador ela faz um barulho muito forte que para ao acelerar novamente quando em "D" vou tentar gravar o barulho e postar aqui...

hsnake
14/06/2013, 17:21
Vou postar o som do barulho que faz... E caso não escute direito só aumentar o volume ae...
Ah e tbm eu achei um oleo atf aqui vou postar a foto para vcs darem uma olhada...

O link do audio, não conseguir postar aqui no forum... 061415145200 - MP3 Download, Play, Listen Songs - 4shared (http://www.4shared.com/mp3/YNq5Qmcu/061415145200.html)

O link da foto do oleo, tbm não conseguir postar no forum... 2013-06-14 17-21-59.119 - Download - 4shared (http://www.4shared.com/photo/6X1UrL_D/2013-06-14_17-21-59119.html)

O MECANICO FALOU QUE TALVEZ DO QUE USA EM RETROESCAVADEIRA UM OLEO TRANSPARENTE POSSA RESOLVER, CASO SEJA O OLEO...

sandersondf
14/06/2013, 19:40
o Mercon V é a especificação da Ford, o Dexron III é similar da GM

não sei por que diabo o Dexron III é mais fácil de achar, até em postos acha.. a última vez que achei foi em um posto bandeira ALE, o óleo era da ELF, Dexron III mesmo

não coloca óleo diferente pq ferra tudo

hsnake
14/06/2013, 22:01
Mais então esse oleo serve ou não? E o barulho tu ouviu???

sandersondf
14/06/2013, 22:06
é esse oleo mesmo.. agora que vi

o barulho nao sei te dizer o que é

mas pelo trabalho que dá mexer nessas caixas a primeira coisa é trocar o óleo mesmo

sangra tudo e coloca esse novo aí

pra voce ter uma ideia quando comprei a minha tava com óleo de diferencial na caixa, tive que trocar 3x pra ficar bom

hsnake
15/06/2013, 10:28
kkkkkkkkkkkkkkkkk Carai, foda isso, vou trocar essa bagaça pra ver se da resultado...

hsnake
18/06/2013, 11:00
Galera não foi o oleo... E AGORA?

lincolnjb
18/06/2013, 14:33
Galera não foi o oleo... E AGORA?

Agora você vai precisar de um bom mecanico especializado em caixas AUTOMÁTICAS para abrir a sua caixa e avaliar o problema. Começa vendo isso que será indispensável:

Kit Master Transmissao Automatica Explorer 96 V6 - R$ 880,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-482604748-kit-master-transmissao-automatica-explorer-96-v6-_JM)

abraços

hsnake
18/06/2013, 17:43
To lascado :(

glauciomagrao
01/06/2016, 14:25
Pessoal, peguei uma XLT 95 4x2 e o OD esta psicando direto e nao entra o Od, o que acham que pode ser?

Da Hora
17/01/2021, 21:37
Galera minha explo parece está patinando o cambio, e aparentemente é oleo, QUAL OLEO USAR NA CAIXA DE MARCHA?

O óleo correto é o motocraft mercont V.

Veja vídeo abaixo explicando tudo na troca que eu fiz em casa.

TROCA DE ÓLEO DA TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA FORD EXPLORER 1997 - YouTube (https://youtu.be/JIfAggtVYkQ)

Lucas Felipe Simões
23/01/2022, 22:25
Pessoal,

Não sei se estou usando corretamente, mas gostaria de algumas ajudas em relação ao meu FORD EXPLORER 4X4 1997.

Fiz o câmbio inteiro do carro, com cintas, kit master, inclusive o corpo de válvulas eu tive que importar usado.

Testei ela esse final de semana (1300km) e os seguintes problemas:

- Luz do Overdrive fica piscando por um período e apenas em alta velocidade.
- O carro vazou muito óleo do câmbio pela vareta, o que eu achei muito estranho, vazou ao menos uns 500ml, apenas depois do carro muito quente.
- O carro está trocando as marchas normal, em dois mil ou dois mil e quinhentos giros, contudo a terceira para quarta marcha, ela dá um "flare", tipo troca em dois mil giros mas dá uma leve acelerada até 3-3,5mil giros.
- Quando eu estou numa subida e aperto o acelerador para reduzir e acelerar, o carro aparenta começar a bater (honestamente), parece motor batendo, ou válvula e não responde tão bem (barulho de tec tec tec, depois para, quando corrigi a rotação).

Mecânico falou que o flare que está dando pode ser uma válvula, que ele poderá testar tirando do meu corpo antigo, pois não temos mais os corpos novos para venda. O vazamento do óleo me intrigou muito, pensei que o respiro possa estar entupido.

Primeira pergunta:

Overdrive não aparentou atrapalhar as trocas, será que é problema elétrico?
O óleo vazando, já viram algo igual?
Esse barulho, alguma idéia?

Dúvidas mecânicas:

Como vazou muito óleo, eu comprei 500ml e pensei em colocar até levar no mecânico, porém, fiquei na dúvida quanto a medição, pois:

Quando eu desliguei o carro, depois de andar e medi o óleo, eles estava exatamente no segundo ponto, que é o correto.
Porém, medindo com o carro ligado em P ou N, o óleo está abaixo do primeiro furo, bem abaixo.

Como medir corretamente? procurei no manual , mas não fala, diz apenas que podemos completar de 250 e 250ml.

Outra pergunta: onde fica o respiro deste carro do óleo de câmbio, eu mesmo poderia desentupir?

Sobre o tanque de combustível: Não está marcando, alguém sabe como resolver, ou só comprando outra bóia, que é super caro e difícil de achar.

mais uma pergunta mecânica, o carro apresenta um barulho que parece vir do sistema do ar, que é um assobio de pressão tentando sair, sempre que esquenta e quando acelero ele para, faz mais quando ligo o ar e quando o carro fica em rotação de marcha lenta. Já mexi no corpo, desmontei, procurei vazamento de ar no sistema de ar e nada, alguma sugestão? (O carro tem GNV).

Estou com medo de estar rodando com pouco óleo e sem saber medir corretamente.

Obrigado pela ajuda, fora isso o carro é lindo, mas a manutenção do câmbio foi salgada e muito demorada, nunca façam nada na MOURA CÂMBIO em OSASCO, péssimo!!