Ver Versão Completa : F 75 spoa
Olá Pessoal!
Fiz SPOA na F-75, e os caras fizeram "Mer......." pq as molas originais dianteiras ficaram retas, e não "um pouco curvada" como eu tinha solicitado. Bem, os amortecedores originais não deram certo, e os caras colocaram os do fusca. :screwy: (que não ficou no "meio do curso do amortecedor", e com isso, arrebentei os amortecedores na quinta lombada que passei trazendo a F p casa).
:safari-rig:
se eu curvar um pouco mais as molas, e aumentar a altura em uns 10 cm, creio que os amortecedores originais deem certo.
Pergunta: aumentando assim a altura, a estabilidade ficará muito prejudicada? Alguém que está com SPOA na F75 ou Rural, por favor, estão utilizando que tipo de amortecedor?
Obs.: estou com pneus 33''12,5 R15. E quero mexer o mínimo possível na estrutura de suportes de amortecedores/molas...etc
Valw
:bye:
Diogo4x4
12/06/2013, 20:47
Boa Noite amigo.
Você fez Spoa com as molas Originais ?? Não funciona mesmo.
Todas que ja fiz usamos as Molas feitas spoadas para Willys lá das Molas Kusma de curitiba...é plug and Play.
Gabaritaram certo a carcaça ?
Aqui usamos os amortecedores originais mesmo,ou os Traseiros dela mesmo...
Diogo4x4
12/06/2013, 22:43
Com as molas originais não funciona!
Todos qe fizemos até hj usamos as molas especiais lá do Kuzma de curitiba.
E amortecedores Originais...Até hj nenhum deu problema.
georgevalle
13/06/2013, 10:48
Fiz SPOA na rural e mantive tanto as molas originais como os amortecedores, pois na verdade é só o eixo que passa para baixo então os feixes de mola ficam no mesmo lugar, só tive que fazer umas "orelhas" no diferencial dianteiro lado passageiro para instalar o amortecedor, mas os outros tudo certinho.
vavarusso
13/06/2013, 13:34
Fiz SPOA na rural e mantive tanto as molas originais como os amortecedores, pois na verdade é só o eixo que passa para baixo então os feixes de mola ficam no mesmo lugar, só tive que fazer umas "orelhas" no diferencial dianteiro lado passageiro para instalar o amortecedor, mas os outros tudo certinho.
Olá George! Já pensando em SAPO no Trupy, por a orelha pro amortecedor do lado dir.??
lucianobarbosa
15/06/2013, 08:24
ola Vulczak estou pesquisado bastante sobre spoa pois estou querendo fazer na minha e ja vi uns comentarios que os amortecedores da ranger vao muito bem no spoa, seu amortecedor esta pequeno para o cuso da mola por isso ele esta arebentando, como vc nao quer mexer nos suportes outra opçao que alguns fazem e soldar mais um olhal mas eu nao faria, mas é uma opção abraços e boa sorte na empreitada
Olá Pessoal!
Fiz SPOA na F-75, e os caras fizeram "Mer......." pq as molas originais dianteiras ficaram retas, e não "um pouco curvada" como eu tinha solicitado. Bem, os amortecedores originais não deram certo, e os caras colocaram os do fusca. :screwy: (que não ficou no "meio do curso do amortecedor", e com isso, arrebentei os amortecedores na quinta lombada que passei trazendo a F p casa).
:safari-rig:
se eu curvar um pouco mais as molas, e aumentar a altura em uns 10 cm, creio que os amortecedores originais deem certo.
Pergunta: aumentando assim a altura, a estabilidade ficará muito prejudicada? Alguém que está com SPOA na F75 ou Rural, por favor, estão utilizando que tipo de amortecedor?
Obs.: estou com pneus 33''12,5 R15. E quero mexer o mínimo possível na estrutura de suportes de amortecedores/molas...etc
Valw
:bye:
georgevalle
17/06/2013, 09:05
Não lembro direito mas se não me engano a barra de direção batia no amortecedor, daí soldei um suporte em cima do tubo do diferencial, mas sinceramente no jeep fiz o SAPO também e acabei desmontando ele todo para uma reforma geral (agora falta coragem e $$$ para mexer nele) no jeep não gostei da altura e também da estabilidade que no jeep ja é ruim, nas F e nas Rurais até precisa fazer SPOA devido a distância dos eixos mas no jeep não vejo necessidade, no jeep pretendo fazer eixos como nos unimog mas com engrenagens comerciais das caixas reduzidas mas como esta experiência vai me custar em torno de 4k vou ter que esperar vender a rural para poder mexer no jeep.
Olá George! Já pensando em SAPO no Trupy, por a orelha pro amortecedor do lado dir.??
Olá pessoal!
SEguinte, fiz SPOA na F75 (subiu bastante) mas estou com dúvida quanto ao sistema de direção:
Ela já estava(está) com a caixa do gol... vou precisar fazer algum tipo de adaptação? Ou é só montar novamente?
Valewwww
:-( ... se alguém puder ajudar!!!
Fiz SPOA, e estou com a caixa VW. Porém a barra/braço pega no feixe de molas, e não consigo virar o volante para a esquerda, para a direta vai....!!!
O que tenho que fazer? Alguém já passou por isso?
:putz:
jipeirodesdepequeno
20/06/2013, 18:36
:-( ... se alguém puder ajudar!!!
Fiz SPOA, e estou com a caixa VW. Porém a barra/braço pega no feixe de molas, e não consigo virar o volante para a esquerda, para a direta vai....!!!
O que tenho que fazer? Alguém já passou por isso?
:putz:
teria fotos? como foi feita a fixação da barra de direção no munhão? foi feito algum tipo de high steer?
[]s
infelizmente não tenho fotos! A barra está por cima das molas, e ao esterçar o volante para a esquerda, ele pega nas molas!!! E não ficou na horizontal obviamente... como faço para acerar isso? Tem um pitman diferente...? O que é High Steer?
jipeirodesdepequeno
20/06/2013, 19:58
high steer é pro braço do munhao ficar melhor posicionado.. se der uma leve entortada na barra de direção não resolve?
high steer é pro braço do munhao ficar melhor posicionado.. se der uma leve entortada na barra de direção não resolve?
Valew Jipeiro!!!
Agora entendi :palmas:
Vi esse kit pra vender, etc... mas é caro!!!:fight:
para instalar, é só montar/parafusar ou precisa de um trabalho mais elaborado (torneiro, etc)?
Posso adaptar ou fabricar essas peças?
desde já agradeço,
jipeirodesdepequeno
21/06/2013, 02:45
Valew Jipeiro!!!
Agora entendi :palmas:
Vi esse kit pra vender, etc... mas é caro!!!:fight:
para instalar, é só montar/parafusar ou precisa de um trabalho mais elaborado (torneiro, etc)?
Posso adaptar ou fabricar essas peças?
desde já agradeço,
É tem alguns kits que sao caros mesmo... ai depende do kit, tem uns que é só parafusar, tem outros que os torneiros mesmo fazem, outros alguns mecanicos fazem soldados no bracinho inferior, varia muito blz, o importante é ser bem feito pra garantir a segurança
[]'s
georgevalle
21/06/2013, 08:54
Fiz um conjunto deste para o amigo Carlos, de tornearia foi gasto R$ 90,00 mais R$ 20,00 de ferro, com a chapa do retentor cortada no oxi-corte e para corte a plasma em torno de R$ 40,00, então fica na faixa de R$ 150,00 e +/- R$ 30,00 de correio.
Galera, seguinte: precisava trazer a viatura, aee, o mecânico "entortou" um pouco a peça onde o terminal da direção vai conectado.
Mas.... meeee, quase não consegui chegar em casa com a viatura, puxa pra todo lado!!! Dei uma lida, e é o tal do Shimmy isso???
Colocando o sistema HIGH STEER isso vai ser normalizado?
Caramba, num dá pra dirigir!!!
georgevalle
21/06/2013, 18:26
O shimmy tem várias causas o mais comum é a inclinação do eixo, por acaso ao fazer o SPOA o mexânico não deixou a bola do diferencial inclinada para não estrangular a cruzeta? Este é o erro mais comum ao fazer o SPOA, pois se mau feita altera a inclinação do munhão e o camber (ou seria o cáster?), tira umas fotos, outro GRANDE PROBLEMA essa história de esquentar material para entortar, melhor não andar com a viatura direção é coisa séria.
Sei que me arrependi até o último fio de cabelo de fazer essa merda aeee... não há mão de obra especializada, eu gosto de mexer com mecânica, mas não tenho tempo, e nunca tinha tido um 4x4 para mexer nessas coisas... e tbm num tem material confiável na net...pq é cada um puxando p/ um lado!!!
Mas Georgevalle, obrigado pelas dicas.... vou verificar a questão do eixo... e ver o que EU mesmo posso fazer em casa!
Juro, quando terminar essa bosta, vou produzir um material DIDÁTICO, para que aqueles que queiram façam em casa!!! pq tah FODA!!!!!!
Valew George
Jadel... não deu certo! Ficou uma bosta!
A barra de direção pegava nas molas e ficou bem inclinada...
dae, o cara pegou e "entortou" o local onde vai fixada a barra para livrar das molas... só pra eu trazer embora... pois ficou horrível (me arrependi um monte de fazer SPOA)...
A direção ficou louca!!! vai de um lado para o outro, maior perigo!!!
VOu ter de desmontar e verificar munhões, não tenho certeza de o eixo foi virada (para não extrangular o cardã dianteiro) e acho q isso pode desestabilizar!!!
COmo não tenho experiencia com veículos 4x4, levei para os outros mexerem... o primeiro moleiro, ficou uma merda... o segundo deixou assim... impossível de dirigir!!! Estou tendo de aprender para fazer!!!
Lamentável!!! E ninguém ajuda, pq já faz tempo q postei...
Jadel... não deu certo! Ficou uma bosta!
A barra de direção pegava nas molas e ficou bem inclinada...
dae, o cara pegou e "entortou" o local onde vai fixada a barra para livrar das molas... só pra eu trazer embora... pois ficou horrível (me arrependi um monte de fazer SPOA)...
A direção ficou louca!!! vai de um lado para o outro, maior perigo!!!
VOu ter de desmontar e verificar munhões, não tenho certeza de o eixo foi virada (para não extrangular o cardã dianteiro) e acho q isso pode desestabilizar!!!
COmo não tenho experiencia com veículos 4x4, levei para os outros mexerem... o primeiro moleiro, ficou uma merda... o segundo deixou assim... impossível de dirigir!!! Estou tendo de aprender para fazer!!!
Lamentável!!! E ninguém ajuda, pq já faz tempo q postei...
ALiás... deixa eu corrigir: no tópico Jeep, duas pessoas me deram algumas dicas!..............
sei que me arrependi até o último fio de cabelo de fazer essa merda aeee... Não há mão de obra especializada, eu gosto de mexer com mecânica, mas não tenho tempo, e nunca tinha tido um 4x4 para mexer nessas coisas... E tbm num tem material confiável na net...pq é cada um puxando p/ um lado!!!
Mas georgevalle, obrigado pelas dicas.... Vou verificar a questão do eixo... E ver o que eu mesmo posso fazer em casa!
Juro, quando terminar essa bosta, vou produzir um material didático, para que aqueles que queiram façam em casa!!! Pq tah foda!!!!!!
Valew george
como faço pra anexar as fotos?
antonio umino
21/06/2013, 21:23
Para anexar fotos..
Na parte de baixo (rola o topico) tem logo na parte de baixo
ENVIAR RESPOSTA RÁPIDA MODO AVANÇADO CANCELAR..
Clica em MODO AVANÇADO. vai aparecer uma outra tela....
vai rolando que vai aparecer um quadro anexar.... clica e coloca as fotos e depois de esperar clica em enviar.
Ok.. abçs
Diogo4x4
21/06/2013, 21:59
NA nossa willys qndo fizemos Spoa,usamos a direção do gol,fizemos tbm um guia para não força a haste...
Ficou muuito Boa! guentou 1 ano... começo a aumentar a folga,já peguei e troquei,e dai na primeira trilha detonei ela....
Já troquei por uma do Opala... acho que é a melhor que tem para por.!
Obrigado Sr. Antônio!
Seguinte: EStou anexando as fotos...
Obrigado Sr. Antônio!
Seguinte: EStou anexando as fotos...
Vejam.... na Foto 1 - Foi esquentado e entortado o suporte da barra (não se o nome é esse), para que desse curso à barra, que batia nas molas antes.
Na foto 2 - Dá pra ter uma ideia da barra, caixa de direção, etc...
Na foto 3 - tenho a impressão que o lado do motorista está mais inclinado do que o lado do passageiro (em relação ao giro do eixo - se é que foi girado)
Na foto 4 - estou mostrando o lado do motorista....
PERGUNTA: o que devo fazer para conseguir dirigir a F??? SE não girar o diferencial, o cardã não pode ser instalado... se girar fica chicoteando por enforcar/estrangular os munhões (pelo menos isso foi o que eu li), então: O que faço?
Tem como voltar o eixo na posição normal e retrabalhar o cardã para dar certo?
Se puderem me responder didaticamente eu agradeço, pq eu mesmo vou fazer, cansei de perder dinheiro!!! Fotos ajudam!!
Agradeço áqueles que tem tentado me ajudar!!!
Att,
Vejam.... na Foto 1 - Foi esquentado e entortado o suporte da barra (não se o nome é esse), para que desse curso à barra, que batia nas molas antes.
Na foto 2 - Dá pra ter uma ideia da barra, caixa de direção, etc...
Na foto 3 - tenho a impressão que o lado do motorista está mais inclinado do que o lado do passageiro (em relação ao giro do eixo - se é que foi girado)
Na foto 4 - estou mostrando o lado do motorista....
PERGUNTA: o que devo fazer para conseguir dirigir a F??? SE não girar o diferencial, o cardã não pode ser instalado... se girar fica chicoteando por enforcar/estrangular os munhões (pelo menos isso foi o que eu li), então: O que faço?
Tem como voltar o eixo na posição normal e retrabalhar o cardã para dar certo?
Se puderem me responder didaticamente eu agradeço, pq eu mesmo vou fazer, cansei de perder dinheiro!!! Fotos ajudam!!
Agradeço áqueles que tem tentado me ajudar!!!
Att,
georgevalle
22/06/2013, 09:32
Aparentemente o mecânico mudou a inclinação do eixo todo para alinhar a cruzeta dá para perceber bem na foto 4, eu na tua situação primeiro voltava o eixo na inclinação original pois é o mais facil principalmente porque o mecânico deixou as sapatas originais no eixo, retira as sapatas de cima alinha o diferencial com um nivel de bolha (de pedreiro) pelas sapatas originais e solda as sapatas de cima pelo nível, acaba o problema do shimmy e a barra de direção também vai afastar das molas, quanto ao alinhamento das cruzetas fiz SPOA em duas rurais e não mexi na inclinação dos diferenciais (fiz como descrevi com o nível) e as cruzetas trabalham normal é preciso esmerilhar um pouco a flange das cruzetas para dar um pouco mais de ângulo tanto nas do cardã como na da reduzida e apenas nas do diferencial dianteiro devido ao comprimento do cardã, agora outra dica é a do Diogo quanto a caixa VW sugiro a troca por uma caixa mais robusta principalmente pelo tamanho dos pneus.
Vou fazer isso!!!
A caixa vai ter de esperar um pouco, mas creio que não tenha problemas, pois não farei trilhas!!! Só passeios!
Mais uma vez obrigado!
Vejam.... na Foto 1 - Foi esquentado e entortado o suporte da barra (não se o nome é esse), para que desse curso à barra, que batia nas molas antes.
Na foto 2 - Dá pra ter uma ideia da barra, caixa de direção, etc...
Na foto 3 - tenho a impressão que o lado do motorista está mais inclinado do que o lado do passageiro (em relação ao giro do eixo - se é que foi girado)
Na foto 4 - estou mostrando o lado do motorista....
PERGUNTA: o que devo fazer para conseguir dirigir a F??? SE não girar o diferencial, o cardã não pode ser instalado... se girar fica chicoteando por enforcar/estrangular os munhões (pelo menos isso foi o que eu li), então: O que faço?
Tem como voltar o eixo na posição normal e retrabalhar o cardã para dar certo?
Se puderem me responder didaticamente eu agradeço, pq eu mesmo vou fazer, cansei de perder dinheiro!!! Fotos ajudam!!
Agradeço áqueles que tem tentado me ajudar!!!
Att,
Meu camarada,
Existem 2 tópicos de trocentas páginas e muito explicativos, um sobre o SPOA e outro sobre as diferenças de instalação de direção VW.
Sugiro a leitura destes tópicos antes de fazer qualquer coisa, mas, já adianto que deve corrigir/verificar o seguinte:
1-Ângulo de Cáster / Inclinação da saída do cardan dianteiro
2-Verificar, reforçar ou REFAZER seu highsteer
3-Fazer a ligação da caixa de direção a roda mais distante, por causa do bumpsteer e pq mais cedo ou mais tarde, desta forma vai quebrar. Eu não sou fan de caixa VW em jeep, mas da forma correta dá para utilizar.
Abs,
Pablo.pinto2007
22/06/2013, 18:14
Vejam.... na Foto 1 - Foi esquentado e entortado o suporte da barra (não se o nome é esse), para que desse curso à barra, que batia nas molas antes.
Na foto 2 - Dá pra ter uma ideia da barra, caixa de direção, etc...
Na foto 3 - tenho a impressão que o lado do motorista está mais inclinado do que o lado do passageiro (em relação ao giro do eixo - se é que foi girado)
Na foto 4 - estou mostrando o lado do motorista....
PERGUNTA: o que devo fazer para conseguir dirigir a F??? SE não girar o diferencial, o cardã não pode ser instalado... se girar fica chicoteando por enforcar/estrangular os munhões (pelo menos isso foi o que eu li), então: O que faço?
Tem como voltar o eixo na posição normal e retrabalhar o cardã para dar certo?
Se puderem me responder didaticamente eu agradeço, pq eu mesmo vou fazer, cansei de perder dinheiro!!! Fotos ajudam!!
Agradeço áqueles que tem tentado me ajudar!!!
Att,
Não tenho dúvida de que o seu problema consiste no segunte: Quando o mecânico foi soldar as novas bases para apoio dos feixes de mola ele fez com que o diferencial ficasse olhando para a caixa de transferencia, o que é errado, na verdade essa é uma técnica para que o cardã consiga rodar e vc não quebre os yoques... enfim... SPOAr não é fácil... vc nota que nos munhões onde pega a barra da direção que une as duas rodas, eles estão olhado pra baixo, é exatamente isso que faz com que seu jeep tenha o shimmy, e isso não tem jeito até vc reparar... em relação a caixa de direção, é preferível que vc ligue esta a roda mais distante, mas quando essa barra fica muito inclinada, no seu caso, que fez um suporte superior para a mesma, não tem necessidade...
Para resolver seu problema: primeiro tem que procurar um profissional que entenda ou que vc diga cada passo a fazer, pois se for na cabeça do mecânico, pode se dar mau, como está agora (sem querer tirar o mérito do seu meca, pois não o conheço), então o serviço básico a fazer é o seguinte, calcular quanto o seu diferencial deverá ficar olhando para a caixa de transferencia (reduzida), feito isso, deve gabaritar para poder soltar as duas cabeças dos munhões, normalmente a turma corta e solda novamente, é uma opção, mas pra isso tem que desmontar todo o eixo para soldar no torno (na minha opinião, senão pode ficar torto), ou seja vc pode até colocar o diferencial de cabeça pra baixo, mas os munhões vc tem que deixar na posição original, senão dá shimmy... existe um tópico dizendo quanto é o ângulo do caster (se não me engano), e como medir...
Uma solução mais simples e barata pra vc (caso não queira enfrentar esse problema de frente e resolver logo), é voltar para o que tava antes, pois pelo que vi naõ foi retirado as bases antigas dos feixes!!!
Abraços e boa sorte...
Pablo
Não tenho dúvida de que o seu problema consiste no segunte: Quando o mecânico foi soldar as novas bases para apoio dos feixes de mola ele fez com que o diferencial ficasse olhando para a caixa de transferencia, o que é errado, na verdade essa é uma técnica para que o cardã consiga rodar e vc não quebre os yoques... enfim... SPOAr não é fácil... vc nota que nos munhões onde pega a barra da direção que une as duas rodas, eles estão olhado pra baixo, é exatamente isso que faz com que seu jeep tenha o shimmy, e isso não tem jeito até vc reparar... em relação a caixa de direção, é preferível que vc ligue esta a roda mais distante, mas quando essa barra fica muito inclinada, no seu caso, que fez um suporte superior para a mesma, não tem necessidade...
Para resolver seu problema: primeiro tem que procurar um profissional que entenda ou que vc diga cada passo a fazer, pois se for na cabeça do mecânico, pode se dar mau, como está agora (sem querer tirar o mérito do seu meca, pois não o conheço), então o serviço básico a fazer é o seguinte, calcular quanto o seu diferencial deverá ficar olhando para a caixa de transferencia (reduzida), feito isso, deve gabaritar para poder soltar as duas cabeças dos munhões, normalmente a turma corta e solda novamente, é uma opção, mas pra isso tem que desmontar todo o eixo para soldar no torno (na minha opinião, senão pode ficar torto), ou seja vc pode até colocar o diferencial de cabeça pra baixo, mas os munhões vc tem que deixar na posição original, senão dá shimmy... existe um tópico dizendo quanto é o ângulo do caster (se não me engano), e como medir...
Uma solução mais simples e barata pra vc (caso não queira enfrentar esse problema de frente e resolver logo), é voltar para o que tava antes, pois pelo que vi naõ foi retirado as bases antigas dos feixes!!!
Abraços e boa sorte...
Pablo
Pablo,
A questão da barra de direção não é só a inclinação, mas também o comprimento da mesma, pois quanto mais curta, mais bumpsteer.
Além disso, no caso da VW, por ser pinhão e cremalheira, quando a suspensão abrir ou fechar muito, vai forçar demais a ponta da cremalheira verticalmente, o que sempre causa a quebra do corpo da caixa de direção. Se for usar o jeep somente para ir pro shopping pode até durar, mas se for fazer trilhas mais pesadas, vai trocar uma caixa por mês.
Já o problema da bola do diferencial, o correto é que as saídas da T-Case estejam paralelas as saídas dos diferenciais, no mesmo angulo, pois a velocidade dos cardans não são constantes e uma cruzeta anula a vibração gerada pela outra. Desta forma, devem estar no mesmo angulo. Quanto maior a diferença, maiores vibrações.
Abs,
Pablo.pinto2007
22/06/2013, 19:09
Pablo,
A questão da barra de direção não é só a inclinação, mas também o comprimento da mesma, pois quanto mais curta, mais bumpsteer.
Além disso, no caso da VW, por ser pinhão e cremalheira, quando a suspensão abrir ou fechar muito, vai forçar demais a ponta da cremalheira verticalmente, o que sempre causa a quebra do corpo da caixa de direção. Se for usar o jeep somente para ir pro shopping pode até durar, mas se for fazer trilhas mais pesadas, vai trocar uma caixa por mês.
Já o problema da bola do diferencial, o correto é que as saídas da T-Case estejam paralelas as saídas dos diferenciais, no mesmo angulo, pois a velocidade dos cardans não são constantes e uma cruzeta anula a vibração gerada pela outra. Desta forma, devem estar no mesmo angulo. Quanto maior a diferença, maiores vibrações.
Abs,
Perfeito... eu não sabia desse detalhe da distância (só não entendi ainda porque, mas deixa pra lá) pois não sei o que é bumpsteer!!!
Abração... vamos errando que pra quando eu for colocar a minha, colocar certo!!!
Pablo
Bumpsteer, no português claro, é o que acontece quando vc passa em um buraco ou a suspensão abre ou fecha e causa movimento no volante ( que se vc der mole arranca o dedão fora)...rsrsrs
Fiz um desenho bem ruinzinho pra te explicar o que estou falando:
As figuras 1 e 2 ilustram o que ocorre com uma barra de menor comprimento, sendo a 2 quando se abre a suspensão. Note que a barra ficou curta. Então o que acontece? Ela "puxa a caixa de direção" o que causa movimento no volante: BUMPSTEER.
Nas figuras 3 e 4 ocorre o mesmo, porém com uma barra mais longa. Note que quando se abre a suspensão, a barra ficou curta também (óbvio, é geometria!!), mas como a variação de seu angulo é menor, o bumpsteer é amenizado.
Por isso que sempre é melhor ligar a caixa a roda mais longe dela.
Note que quando a suspensão abre, a barra "puxa" a caixa de direção para a direita (no caso) e para baixo. No caso da VW, que não foi projetada para esforços verticais, ocorre alto índice de quebra.
Uma solução que vi aqui no forum é criar guias bem parrudas para a cremalheira para evitar esforços verticais na caixa, mas acho mais prático e melhor usar uma caixa de direção com pitman.
Abs,
Pablo.pinto2007
22/06/2013, 20:45
Fiz um desenho bem ruinzinho pra te explicar o que estou falando:
As figuras 1 e 2 ilustram o que ocorre com uma barra de menor comprimento, sendo a 2 quando se abre a suspensão. Note que a barra ficou curta. Então o que acontece? Ela "puxa a caixa de direção" o que causa movimento no volante: BUMPSTEER.
Nas figuras 3 e 4 ocorre o mesmo, porém com uma barra mais longa. Note que quando se abre a suspensão, a barra ficou curta também (óbvio, é geometria!!), mas como a variação de seu angulo é menor, o bumpsteer é amenizado.
Por isso que sempre é melhor ligar a caixa a roda mais longe dela.
Note que quando a suspensão abre, a barra "puxa" a caixa de direção para a direita (no caso) e para baixo. No caso da VW, que não foi projetada para esforços verticais, ocorre alto índice de quebra.
Uma solução que vi aqui no forum é criar guias bem parrudas para a cremalheira para evitar esforços verticais na caixa, mas acho mais prático e melhor usar uma caixa de direção com pitman.
Abs,
Muito bom .... eu tenho isso aí de sobra no meu jeep.... uso caixa de passat, então saem dois braços, nunca pega alinhamento, pois quando está baixo tá aberto, quando está alto tá fechado... enfim... to trocando a caixa por uma hidráulica do santana... e vou amenizar isso!!!
Abração!
Pablo
Cara, já que vai trocar, coloca uma de opala.....
Pablo.pinto2007
23/06/2013, 18:55
Cara, já que vai trocar, coloca uma de opala.....
É... verei, pois comprei um kit de direção do VW pela net (olha a merd*), quando chegou a caixa estava travada e quebrada um suporte... então, instalei a bomba e só, a caixa eu dei como perdida, então posso tentar fazer um jogo, só me resta ver a adaptação, pois não gosto daquele trambolho na frente e se tiver que ter aquilo, desisto... aí vai a de VW, mesmo com as desvantagens!!!
Abração!
Pablo
Vejam.... na Foto 1 - Foi esquentado e entortado o suporte da barra (não se o nome é esse), para que desse curso à barra, que batia nas molas antes.
Na foto 2 - Dá pra ter uma ideia da barra, caixa de direção, etc...
Na foto 3 - tenho a impressão que o lado do motorista está mais inclinado do que o lado do passageiro (em relação ao giro do eixo - se é que foi girado)
Na foto 4 - estou mostrando o lado do motorista....
PERGUNTA: o que devo fazer para conseguir dirigir a F??? SE não girar o diferencial, o cardã não pode ser instalado... se girar fica chicoteando por enforcar/estrangular os munhões (pelo menos isso foi o que eu li), então: O que faço?
Tem como voltar o eixo na posição normal e retrabalhar o cardã para dar certo?
Se puderem me responder didaticamente eu agradeço, pq eu mesmo vou fazer, cansei de perder dinheiro!!! Fotos ajudam!!
Agradeço áqueles que tem tentado me ajudar!!!
Att,tem que cortar a solda das pontas da carcaça do diferencial e girar os munhões
fabriciokimba
23/06/2013, 21:25
Também estou nessa do spoa vou colocar um motor diesel e os feixes da toy band na dianteira, quantos centímetros tenho que alongar na ponta do chassis da F-75, vou fazer spoa e colocar a caixa de direção do omega, e pneus 750-r16 com suportes das molas de 15cm tenho muitas duvidas de como fazer com as barras de direção os terminais no munhão?
Se alguém poder ajudar e postar fotos
O Cáster está positivo, o que acontece? simples as rodas que foram projetada para girar sobre o solo, passara a TOMBAR de um lado para o outro o que vai tornar a viatura simplesmente inguiável, indirigível, indomável, etc...
Mais uma vez o SPOA, que é uma bela solução de suspensão por sinal, leva a culpa, por conta de serviço mal realizado de mexânicos fuçadores...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/325-spoa-em-cjs.html
imprime esse tópico aqui e leva pro "profissionau" que fez o "selvisse"
[]´ spoados e sem qualquer problema de dirigibilidade
Pronto!
Retirei os calços e foi suficiente para voltar ao normal a direção!!!!
Agora preciso mexer com o cardã... e provavelmente fazer alguma adaptação ou algo assim para encaixá-lo...
se alguém tiver sugestões...
t+
Fredy Bueno
28/06/2013, 20:35
Ola Amigos estou com um serio problema também, comprei uma F75 para terminar a reforma o antigo proprietário fez uma adaptação de uma caixa de direção da f 4000 no lugar original da caixa da f75, e fez spoa agora não estou encontrando uma forma de ligar a caixa de direção nas rodas!!!!! Aguem já viu algo parecido para colocar fotos para me ajudar Obrigado
Dei uma volta com a viatura... (após tirar calços, etc)... mas notei que ficou bem "dura", sei que os amortecedores não estão bons, mas se eles não estivessem funcionando, a ação das molas após um buraco não seria interrompida (pela ação do amortecedor).
Será que o feixe de molas está com muitas lâminas? Se for isso, até quantas que eu posso tirar?
(primeiramente gostaria de agradecer as pessoas que tem colaborado comigo - outros posts e tópicos-, dando dicas de como proceder para "levantar" minha viatura!! muito obrigado)
Bem, agora a questão é as molas...
Após SPOa, observei que a F ficou mas dura, etc...
Isso é em função da calibragem das molas ou do número de lâminas...
Dá pra deixar mais macia? Posso tirar umas lâminas? Se sim, quais devo retirar?
Valew
Att
Ola Amigos estou com um serio problema também, comprei uma F75 para terminar a reforma o antigo proprietário fez uma adaptação de uma caixa de direção da f 4000 no lugar original da caixa da f75, e fez spoa agora não estou encontrando uma forma de ligar a caixa de direção nas rodas!!!!! Aguem já viu algo parecido para colocar fotos para me ajudar Obrigado
Fredy, certamente alguém poderá lhe ajudar... infelizmente eu não tenho esse conhecimento.
Mas sugiro que abra um tópico específico para isso, assim as pessoas visualizam mais... e talvez vc consiga uma resposta antes.
valw
Olá...
Estou com dúvida com relação aos amortecedores para a F após SPOA?
Mas a distância entre os suportes do amortecedores dianteiros, agora estão em 32-33cm aproximadamente, qual amortecedor fica melhor?
Os da Ranger/97 ou Rancho dá para colocar com essa distância entre os suportes?
valew
A minha ta spoada, com molas da toyota band. E com os amortecedores (traseiros) da S-10 + direção hidr. Do Omega, o conjunto funciona bem.
Mudou o tamanho dos jumelos? o que mudou do spua (original) para o spoa, amortecedores (vc. falou que puseram de fusca), as nolas são as mesmas que usava antes? mexeu nos suportes de mola? qual a inclinação do jumelo?
A suspensão foi projetada para funcionar com molas e amortecedores de f-75, e não com nada de fusca, tente amortecedores de f-75 :roll: é só fazer novos suportes, ou mais embaixo no eixo, o mais em cima no chassis, ou um pouquinho dos dois, não tem segredo, leu o tópico sobre spoa?
[]´s
Mudou o tamanho dos jumelos? o que mudou do spua (original) para o spoa, amortecedores (vc. falou que puseram de fusca), as nolas são as mesmas que usava antes? mexeu nos suportes de mola? qual a inclinação do jumelo?
A suspensão foi projetada para funcionar com molas e amortecedores de f-75, e não com nada de fusca, tente amortecedores de f-75 :roll: é só fazer novos suportes, ou mais embaixo no eixo, o mais em cima no chassis, ou um pouquinho dos dois, não tem segredo, leu o tópico sobre spoa?
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Olá...
Então... apenas passei as molas por cimas do eixo. Em função disso, diminui a distância entre os suportes do amortecedor (atualmente está: +/- 32cm na dianteira e +/- 48 na traseira - estas são as distâncias entre os pinos/suporte amortecedores)
Na frente, se eu passar com "vontade" em uma lombada os amortecedores "batem no fundo" na dianteira. Além disso, a pick up ficou mais dura do que era, acho que devo tirar algumas molas pelo que andei lendo.
O conjunto é todo original agora.
Antes tinha colocado os amortecedores do fusca em função do tamanho, mas batiam no fundo, dae arqueei as molas mais um pouco, e voltei com os amortecedores originais (que não estão lá estas coisas também, são bem velhos)!
Mas estou com receio de tirar molas, e se for tirar, a qual devo tirar?
Em relação aos amortecedores, li que os turbogás são melhores (ranger, s10, etc) mas para a distância que tenho entre pinos, eles darão certo?
Abços
Diogo4x4
01/07/2013, 12:55
Enquanto você continuar com as molas Originais , não vai funcionar!
E os amortecedores usa os Originais mesmo,ou pega os traseiros que são mais compridos que os dianteiros...muda os suportes e pronto.
Robin Jupira
01/07/2013, 13:38
a minha F, tava impossível de pilotar, ai descobri que a angulação do caster estava errado,cortou-se a parte do eixo para colocar na angulação correta, a direção está ótima agora posso passar até de 60Km/h, da até pra viajar com ela.... as molas são originais de F, o amortecedor é que eu não sei lhe falar qual é, mas acredito que é de Ranger, não tenho experiência mas é o que resolveu na minha...
Enquanto você continuar com as molas Originais , não vai funcionar!
E os amortecedores usa os Originais mesmo,ou pega os traseiros que são mais compridos que os dianteiros...muda os suportes e pronto.
:discordo: funciona sim...
a dureza aconteceu porque vc. arqueou as molas, o amortecedor bate no fundo, primeiro porque é de fusca (tá errado, concorda?),segundo porque vc. não reposicionou os suportes ,não vai ficar bom nem que você reposicione os suportes para as dimensões do amortecedor do fusca, pois o curso dele é bem inferior...
Reposicione os suportes e coloque amortecedores de f-75... se possível troque os feixeis...
Na verdade, spoa com os feixes retos é bem melhor do que arqueados, é só ler o tópico sobre spoa....:roll:
[]´s
:discordo: funciona sim...
a dureza aconteceu porque vc. arqueou as molas, o amortecedor bate no fundo, primeiro porque é de fusca (tá errado, concorda?),segundo porque vc. não reposicionou os suportes ,não vai ficar bom nem que você reposicione os suportes para as dimensões do amortecedor do fusca, pois o curso dele é bem inferior...
Reposicione os suportes e coloque amortecedores de f-75... se possível troque os feixeis...
Na verdade, spoa com os feixes retos é bem melhor do que arqueados, é só ler o tópico sobre spoa....:roll:
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Vamos lá:
Eu arqueei as molas, mas não foi muito não, está bem menos que o original, estão quase retas, mas apenas quase.
Estou com os amortecedores originais, mas o curso dos amortecedores agora é menor em função dos suportes.
O que penso é também de mudar os suportes, e neste caso os inferiores... e gostaria de lembrar, que de tanto levar em gente que parece que entende menos que eu, e ainda ter que pagar por isso, resolvi eu mesmo fazer... então, se alguém puder postar algumas fotos de suportes na parte inferior, ou outra alternativa, vão ser de grande utilidade.
Em relação ao eixo, estou bastante inclinado em virar o eixo/diferencial, e depois acertar o ângulo de cáster cortando e soldando (mas preciso ver onde farei isso)
Se alguém puder mandar o link de spoa que tem essas medidas eu agradeço, pois vi há algum tempo isso, mas agora não consigo achar o link que trás medidas, etc....
Mas vou falar uma coisa, SPOA NÃO É SIMPLESMENTE PASSAR AS MOLAS POR CIMA DO EIXO COMO MUITOS FALAM!!!! Um carro não deve somente ter aparencia, mas tem que ter condições adequadas de dirigibilidade, do contrário, faz o que quiser, tira uma foto e pronto!!!
OBRIGADO MESMO aos companheiros que tem postado informações... espero que continuem me ajudando, valew!!!
georgevalle
02/07/2013, 07:57
Fiz o SPOA na rural e no jeep, apenas coloquei os eixos abaixo das molas, aliás nem retirei nem as molas nem os amortecedores do chassi, apenas os eixos e com um nivel de bolha acertei a posição das sapatas em cima do eixo, não mudei a inclinação do diferencial dianteiro e nunca tive problemas com a cruzeta nele o problema no cardã dianteiro é justamente na flange da caixa que precisa esmerilhar um pouco pois estrangula a cruzeta, quanto a posição dos amortecedores o suporte fica entre a sapata do diferencial e as molas assim sendo na posição original de fábrica, claro que com isso precisa fazer outras chapas para poder prender os grampos das molas e no diferencial dianteiro do lado da bola não cabe o suporte original (a barra de direção do hi-steer bate no amortecedor) ali soldei duas chapas direto no tubo do diferencial para fixar o amortecedor, é uma adaptação simples sim, mas precisa fazer criteriosamente, não é em qualquer oficina que se faz, o correto é fazer como você está fazendo agora pesquisar bem antes para não precisar fazer o serviço mais de uma vez, ou levar em quem realmente já fez e bem feito.
Fiz o SPOA na rural e no jeep, apenas coloquei os eixos abaixo das molas, aliás nem retirei nem as molas nem os amortecedores do chassi, apenas os eixos e com um nivel de bolha acertei a posição das sapatas em cima do eixo, não mudei a inclinação do diferencial dianteiro e nunca tive problemas com a cruzeta nele o problema no cardã dianteiro é justamente na flange da caixa que precisa esmerilhar um pouco pois estrangula a cruzeta, quanto a posição dos amortecedores o suporte fica entre a sapata do diferencial e as molas assim sendo na posição original de fábrica, claro que com isso precisa fazer outras chapas para poder prender os grampos das molas e no diferencial dianteiro do lado da bola não cabe o suporte original (a barra de direção do hi-steer bate no amortecedor) ali soldei duas chapas direto no tubo do diferencial para fixar o amortecedor, é uma adaptação simples sim, mas precisa fazer criteriosamente, não é em qualquer oficina que se faz, o correto é fazer como você está fazendo agora pesquisar bem antes para não precisar fazer o serviço mais de uma vez, ou levar em quem realmente já fez e bem feito.
Olá Georgevalle, você pode encaminhar algumas fotos?
Gostaria de ver como ficam os suportes inferiores... chapas, enfim, como você fez? se possível...
Grato,
Diogo4x4
03/07/2013, 22:11
Se você andar com uma com os Molejos especiais Feitos para Spoa de F-75.Vai querer mudar na hora,e sem contar que a susp. trabalha muito mais...
Ruralnoceronte
05/07/2013, 11:06
Olá Georgevalle, você pode encaminhar algumas fotos?
Gostaria de ver como ficam os suportes inferiores... chapas, enfim, como você fez? se possível...
Grato,
Bom dia,
Tem foto no meu Post.
Rural com motor de Opala 6 cc. Estou fazendo o SPOA e ai vc tem uma idéia, fui eu que comprei as peças do Georgevalle, mais ainda não instalei! farei isso depois do dia 15. Abraços!
jadel viveiros
20/07/2013, 20:53
caro colega, só agora vi o seu post, se a informação que lhe passei não serviu v/c tem que ver qual é realmente o problema, ache um mecanico que entenda de ffs, toda cidade de porte médio e/ou pequena tem alguem assim,veja se são os munhões (AQUI NA CIDADE A GENTE CONHECE COMO CABEÇA DE GATO TB),a minha f tinha esse balanço de roda, ão mexi nos munhões troquei as rodas e pneus7.50x16 por 31x10.5x15, roda de ferro da f1000 93, já cheguei a rodar a 70/80km de velocidade e ela não balançou mais as rodas, tb tem um detalhe ,cada caso é um caso, a minha é 4x2 e não 4x4,pode ser tb um deferente.
abraço, jadel
Boa noite galera, pegando carona do topico!
Estou com uma F75 spoa com molas originais, estou rodando com ela há 3 meses sem problemas. Agora parei a bictha para reforma, estou colocando um motor 4.1 do omega e direção hidráulica. Queria instalar um high steer, entrei em contato com o Daniel da HD (cara muito prestativo) mas ele me falou que com spoa a barra de direção vai pegar nas molas. Alguém tem spoa e usa high steer? ou alguém pode me dar uma luz?
[]'s spoados sem high steer
georgevalle
26/08/2013, 08:37
Fiz 3 e não pega nas molas, veja aqui algumas fotos da 1ª que fiz http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85/64741-rural-com-motor-de-opala-6cc-9.html
Fiz 3 e não pega nas molas, veja aqui algumas fotos da 1ª que fiz http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85/64741-rural-com-motor-de-opala-6cc-9.html
Obrigado pelas dicas amigo... Por acaso o seu torneiro não faria um high steer desse? Tenho medo de comprar algum desses kit prontos e acabar enroscando nas molas!! Vou ligar na Zezo amanha e trocar uma ideia se da certo.
Obrigado
Agradeço desde já a ajuda
georgevalle
28/10/2013, 08:09
Vou falar com ele.
Vou falar com ele.
Muito obrigado mesmo amigo!!!
Muito obrigado mesmo amigo!!!
Ou melhor se estiver muito apurado por ai me passa o telefone dele por MP que eu troco uma ideia. Sou de Porto União, pertinho de Lapa.
Abraço
georgevalle
29/10/2013, 07:51
Ontem falei com ele, e cobrei o meu que já era para estar pronto faz muito tempo, ele falou para ir lá depois do horário comercial que faríamos as peças de torno, mas disse que o problema é a chapa que tem que recortar no oxicorte e fazer o acabamento na esmerilhadeira, vou fazer um desenho no autocad e enviar para Curitiba para cortar no plasma, daí já mando fazer umas 5 peças para ficar guardado, o telefone preciso pegar com eles nunca usei o telefone sempre vou lá e mesmo assim não adianta sempre enrrolam imagine por telefone, é a maldição do "eiro" (tornEIRO, marcenEIRO, pedrEIRO, carpintEIRO e por aí vai).
antonio umino
29/10/2013, 10:44
Tem, mais. Eiro.............
FUNILeiro, e o TOR..... E O DOR.
PINTor..... ENCANAdor... e por aí vai.....
aprendi uma coisa..... quando for fazer qualquer serviço, o cidadão quer metade no inicio do selviço... Pode cair fora, que com certeza vai dar cano......ou vai fazer mal feito...... no final só dor de cabeça.
até...
Baaaa nem fala, minha F75 esta parada há 4 meses por causa desses "imprevistos". Agora estou na luta para achar esses high steer. George se precisar de alguma coisa manda msg por MP.
Obrigado
georgevalle
30/10/2013, 08:05
Ontem só correria, fui correndo à Curitiba (o meca de CA queria jogar minha cherokee para fora da oficina, falou que montou a caixa e faltou uns parafusos e que eram moscas brancas de olhos azuis, com um telefonema (é bom ter amigos) encontrei mas era do outro lado da cidade, então corri lá peguei os benditos parafusos (os meleditos eram apenas 4 bem pequenos que fixam o conversor ao flex-plate) levei na oficina e mais uma surpresa agora o chicote da caixa está arrebentado em três lugares (arrependimento de ter tido preguiça de tirar a caixa e mandado num meia boca), lá vai cruzar a cidade de novo para tirar a cherokee resultado não deu tempo então vou para Curitiba na quinta e levo o desenho da chapa para cortar no plasma (quem sabe até cortem no dia), quanto ao braço tenho o da F-75 que agora está tudo parado mesmo você vem pegar este.
lucianobarbosa
21/01/2014, 16:26
ola Georgevalle, qual aço que vc utilizou para confecciona-las, to querendo fazer spoa se vc tiver uma copia do desenho posso ver se consigo fazer em algum torno por aqui grato
Ontem falei com ele, e cobrei o meu que já era para estar pronto faz muito tempo, ele falou para ir lá depois do horário comercial que faríamos as peças de torno, mas disse que o problema é a chapa que tem que recortar no oxicorte e fazer o acabamento na esmerilhadeira, vou fazer um desenho no autocad e enviar para Curitiba para cortar no plasma, daí já mando fazer umas 5 peças para ficar guardado, o telefone preciso pegar com eles nunca usei o telefone sempre vou lá e mesmo assim não adianta sempre enrrolam imagine por telefone, é a maldição do "eiro" (tornEIRO, marcenEIRO, pedrEIRO, carpintEIRO e por aí vai).
georgevalle
23/01/2014, 09:06
Mandei cortar umas chapas a mais e tenho aqui guardadas, quanto ao braço tem que mandar fazer no torneiro, vou ver se ele já fez a do Gui hoje e tinha pedido para fazer os pinos do rolamento também a mais, amanhã falo se ele fez ou vai enrolar mais um pouco.
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