Ver Versão Completa : Adaptação dos Jumelos do 1113 na Bandeirante?
titanium
12/06/2013, 08:33
Alguém teria aí um passo a passo de como faz essa proeza?
Quais as vantagens e desvantagens dessa adaptação?
eles são maiores que os originais?
abraços
valmirjunior
12/06/2013, 10:45
Titanium, é possivel e tem gente que ja fez,
http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85/105444-ajuda-urgente-2.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85/32100-instalando-direcao-hidraulica-de-santana-em-f75-e-rural-3.html
Eu tambem estou pensando em fazer no meu, nunca mais terei que trocar um jumelo kkk
Dendrobates
12/06/2013, 16:35
o jumelo de vcs dá problema??
Acho que o Valmir se referiu as buchas.
titanium
12/06/2013, 21:12
Estive pesquisando e sai mais ou menos (suporte + jumelo) por 150 cada conjunto...
considerando que precisarei de 4... 600 pratas...
mas vamos que vamos... Se alguém souber de alguma dica ou preço mais em conta, avisa ae beleza?
Valeu pelágica Valmir!
abraços
valmirjunior
13/06/2013, 13:25
Tranquilo Titanium, apesar do preço vejo que a longo prazo vale a pena.
No 608 ainda vai uma travessa por dentro do chassis prendendo diretamente nos suportes (para evitar torção).
Quero ver se coloco o sistema desta maneira (suporte com algemas e trava de reforço do chassi).
Alem do sistema ficar superdimensionado voce evita trincas no chassi (por torção do suporte).
valmirjunior
13/06/2013, 13:27
Acho que o Valmir se referiu as buchas.
Tanto as buchas como as algemas são feitas para aguentar caminhão, então vão durar muuuuuuito mais na Band, é só manter a lubrificação em dia.
valmirjunior
13/06/2013, 13:53
Mais alguns para inspiração:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/51836-tarja-preta-rural-1971-a.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85/67301-mola-de-f-75-a.html
Para pesquisa
wpec - peças automotivas (http://www.wpecautomotivo.com/produtos.php?grupo=FUNDIDOS)
titanium
13/06/2013, 21:33
Ótimos tópicos esses que você citou Valmir!
muito obrigado!
quando eu evoluir algo nesse sentido, posto aqui para vcs verem o resultado. Abraços
valmirjunior
14/06/2013, 14:20
É que esta ideia ja passou pela minha mente, mas só vou colocar em pratica quanto mandar "O Troglodita" para o estaleiro, por enquanto fico somente na pesquisa.
titanium
14/06/2013, 14:30
Minha Band está um pouco "torta" para o lado esquerdo (lado do motorista está mais baixo).
Sei que um arqueamento Pode Eventualmente resolver... na verdade, resolve por um tempo...
Mas acho que estou com o mesmo problema do Oliveira, do DF... que aparentemente estava com o suporte do jumelo meio torto..
Então, pensando em já dar uma revisão geral na suspensão, pensei em já colocar jumelos "eternos"... hehehehehehe..
Outra vantagem que ouvi dizer, é que eles acabam deixando o carro com menos "nhec" "nhec" de suspensão.
Tentarei pesquisar um pouco mais sobre as vantagens x desvantagens.
Quem puder listar para fins "históricos", coloca aí!!
:D
Abraços
amigo na minha eu coloquei dois jumelos invertidos e ficou muito bom alem deser muito resistente fica muito bonita a aparencia todos os dois tem alimites e estarao sempre engraxados sendo que eu so uso graxa de litio pode ficar meses sem engraxar que a graxa nao endurece
hercilio.neto
23/06/2013, 22:57
amigo na minha eu coloquei dois jumelos invertidos e ficou muito bom alem deser muito resistente fica muito bonita a aparencia todos os dois tem alimites e estarao sempre engraxados sendo que eu so uso graxa de litio pode ficar meses sem engraxar que a graxa nao endurece
Gutierz,
Voce poderia postar algumas fotos dos jumelos?
valmirjunior
06/07/2013, 19:54
mais um pouco
http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85/101151-comprei-uma-pick-up-willys-6.html
http://www.4x4brasil.com.br/forum/rural-f-75-e-f-85/101151-comprei-uma-pick-up-willys-7.html
OliveiraDf
11/07/2013, 19:25
Titanium, realmente terei que trocar o suporte do jumelo, está torto desalinhando o eixo.
Com a instalação do jumelo do 1113 tenho que trocar o suporte que segura a mola também, este jumelo deixaria a Bandeirante mais alta que o original?
titanium
11/07/2013, 20:01
Titanium, realmente terei que trocar o suporte do jumelo, está torto desalinhando o eixo.
Com a instalação do jumelo do 1113 tenho que trocar o suporte que segura a mola também, este jumelo deixaria a Bandeirante mais alta que o original?
Oliveira, eu ACHO que é um pouco maior!
Também terei que reformar inteiramente a parte da suspensão!
Só nao chegou o momento ($$$) ainda.
OliveiraDf
11/07/2013, 22:36
valeu Titanium, vou sair a procura do jumelo.
OliveiraDf
17/07/2013, 18:26
Titanium, você encontrou o jumelo completo em loja da sua cidade, ou em um site? nãoestou achando o suporte, sabe me dizer se este suporte é só aparafusado, ou vai solda?
guilhermeabreu
23/07/2013, 00:44
TITANIUM E A TODOS
Tive uma BAND e a primeira coisa que fiz foi trocar os jumelos pelos do caminhão 1113 ou 1313 , não me lembro direito mais .
MAS VALE CADA CENTAVO GASTO , vc NUNCA MAIS vai ter barulhos de molas batendo nos jumelos , pq as buchas originais folgam e os olhais das molas batem em um lado e no outro , é uma bosta , não gosto de barulhos em carros , e ficou inclusive mais macia , porque o jumelo do 1113 jumela mais fácil por causa das buchas de bronze que são lubrificadas com graxa , ele tem graxeta .
Vcs perguntaram de vantagens e desvantagens , OS JUMELOS DO 1113 NA BAND SÓ TEM VANTAGENS , não existe desvantagem alguma .
A ÚNICA COISA QUE TEM QUE TER CUIDADO É QDO FOR ADAPTAR , o lado que tem o número do chassi na longarina do chassi fica exatamente onde vai o jumelo do 1113 e ele tem forma de L e esta perna do L tapa o número do chassi , então somente neste lado , tem que ser cortado a perna do L do jumelo que tapa o número pq senão toda a vez que fizer vistoria terá que retirar o jumelo , fiz assim no meu e ficou muito bom . Ou vc pode tb soldar a perna do L que retirou do de fora que tampa o número e soldar do lado de dentro do chassi , isto feito antes de colocar no lugar .
SUGIRO então :
1- Cortar a perna do L do jumelo para não tampar o número do chassi , só do lado que tem o número do chassi . Podendo ser soldado esta perna do L do jumelo que fica pelo lado de fora ser soldado no jmelo pelo lado de dentro do chassi .
2- Parafusar o jumelo no chassi .
3- Além de parafusar , soldar tb no chassi para ficar bem garantido a fixação dele no chassi , já ocorreu aqui nas BAND que fizeram esta adaptação naqueles que só parafusaram , os parafusos folgaram e o jumelo soltou .
Aqui em Campos onde moro a maioria das BANDS trem este jumelo adaptado , é muito comum fazer esta adaptação , eu fiz num posto de molas de caminhão , não fica muito caro e em um dia eles fazem .
VALE CADA CENTAVO GASTO .
Desculpem por ter me alongado tanto .
valmirjunior
23/07/2013, 08:08
Boa Guilherme.
Faz um favor, manda fotos do jumelo da frente (onde pega o numero do chassi), ja tinha percebido que isto ia acontecer e quero ver como ficou sua montagem neste local.
hercilio.neto
23/07/2013, 09:44
TITANIUM E A TODOS
Tive uma BAND e a primeira coisa que fiz foi trocar os jumelos pelos do caminhão 1113 ou 1313 , não me lembro direito mais .
MAS VALE CADA CENTAVO GASTO , vc NUNCA MAIS vai ter barulhos de molas batendo nos jumelos , pq as buchas originais folgam e os olhais das molas batem em um lado e no outro , é uma bosta , não gosto de barulhos em carros , e ficou inclusive mais macia , porque o jumelo do 1113 jumela mais fácil por causa das buchas de bronze que são lubrificadas com graxa , ele tem graxeta .
Vcs perguntaram de vantagens e desvantagens , OS JUMELOS DO 1113 NA BAND SÓ TEM VANTAGENS , não existe desvantagem alguma .
A ÚNICA COISA QUE TEM QUE TER CUIDADO É QDO FOR ADAPTAR , o lado que tem o número do chassi na longarina do chassi fica exatamente onde vai o jumelo do 1113 e ele tem forma de L e esta perna do L tapa o número do chassi , então somente neste lado , tem que ser cortado a perna do L do jumelo que tapa o número pq senão toda a vez que fizer vistoria terá que retirar o jumelo , fiz assim no meu e ficou muito bom . Ou vc pode tb soldar a perna do L que retirou do de fora que tampa o número e soldar do lado de dentro do chassi , isto feito antes de colocar no lugar .
SUGIRO então :
1- Cortar a perna do L do jumelo para não tampar o número do chassi , só do lado que tem o número do chassi . Podendo ser soldado esta perna do L do jumelo que fica pelo lado de fora ser soldado no jmelo pelo lado de dentro do chassi .
3- Além de parafusar , soldar tb no chassi para ficar bem garantido a fixação dele no chassi , já ocorreu aqui nas BAND que fizeram esta adaptação naqueles que só parafusaram , os parafusos folgaram e o jumelo soltou .
Aqui em Campos onde moro a maioria das BANDS trem este jumelo adaptado , é muito comum fazer esta adaptação , eu fiz num posto de molas de caminhão , não fica muito caro e em um dia eles fazem .
Valeu Doutor.
Foi bem esclarecedor.
Grande Dr. Tudo bem quando tiver um tempo veja se consegue o contato do posto de molas, pois derrepente dou um pulo por aí. Outra coisa será que o posto já tem os jumelos para venda, seria mais fácil forte abraço Inner
Ah! sou novo em Band então, a troca dos jumelos além da durabilidade possibilitaria a utilização de pneus 32 ou 33 sem que raspem na traseira?
Abçs a todos
TITANIUM E A TODOS
SUGIRO então :
OliveiraDf
23/07/2013, 22:14
guilermeabreu, você sabe me dizer se na instalação do jumelo trazeiro tenho que trocar também o suporte que segura as molas?
O suporte que deixa o feixe afastado do chassi. Abraço.
guilhermeabreu
23/07/2013, 23:23
Boa Guilherme.
Faz um favor, manda fotos do jumelo da frente (onde pega o numero do chassi), ja tinha percebido que isto ia acontecer e quero ver como ficou sua montagem neste local.
CARO VALMIRJUNIOR
Como falei , fiz este serviço qdo tive a BAND isto foi em ano 1998 e vendi a mesma em 2002 , infelizmente não tenho mais fotos de como ficou .
O certo é que fica muuuuuito bom o serviço e o resultado final fica 1000%.
Abraço , mas estou aqui a disposição de qualquer dúvida .
Amadeus_band
23/07/2013, 23:23
Há um ponto negativo na utilização dos jumelos do 1113 na Band, por ele ser muito mais rígido acaba forçando o chassi onde ele está fixado e também o feixe de molas, enquanto no jumelo com bucha comum, de borracha ou PU "amarelo" possibilita o movimento lateral do jumelo quando a suspensão torce! A mesma coisa coisa acontece com as buchas de PU "vermelho", muito duras, também costumam quebrar os suportes das molas. (Usei aspas pois a cor na verdade não indica a dureza do PU, mas normalmente é a referencia que encontramos no mercado).
Pra quem faz trilha ou anda em estradas com bastante erosão, não acho interessante o uso dos jumelos de 1113!
Abraços!
guilhermeabreu
23/07/2013, 23:37
Grande Dr. Tudo bem quando tiver um tempo veja se consegue o contato do posto de molas, pois derrepente dou um pulo por aí. Outra coisa será que o posto já tem os jumelos para venda, seria mais fácil forte abraço Inner
Ah! sou novo em Band então, a troca dos jumelos além da durabilidade possibilitaria a utilização de pneus 32 ou 33 sem que raspem na traseira?
Abçs a todos
CARO INNER
Se vc jogar no GOOGLE : POSTO DE MOLAS SHLLON LTDA , vai conseguir acessar o endereço e telefone .
O dono é GEREMIAS , pode falar com ele que eu que te indiquei , acabei fazendo amizade com ele de tanto que eu ia lá para arquear as molas e não dava certo , só resolvi o problema de bunda arreada qdo coloquei mais molas no feixe traseiro como jpa falei em outro post , mas aqui o assunto e JUMELO , então : eles tem o JUMELO lá sim , vc só precisa agendar com ele e levar o carro , tem que agendar pq lá eles tem muuuuito serviço vivem lotados todos os dias .
Vc pode até fazer o orçamento com ele antes de vc vir aqui , e ele ainda divide pra vc .
Respondendo a sua última pergunta , com a troca dos jumelos , a altura fica praticamente a mesma altera muito pouco e não vai caber pneus 32 ou 33 , o que eu não aprovo estes pneus na BAND pq além de ficar com o carro BÔBO , vc vai ter que mexer na extrutura da caixa de rodas , pneus maiores do que o 31 , vc tem que mexer ou na caixa de rodas ou levantar muito o carro .
Eu achei que com pneus 31 a BAND fica bonita , confortável , segura e toda original sem mexer em nada , experimenta colcar pneus 31 emprestados e analiza se é isto que vc quer , gosto é gosto e cada um tem o seu , sei que com pneus 33 fica ainda mais bonita , mas NÃO COMPENSA A TRABALHEIRA QUE DA PARA FAZER ESTE PNEU CABER ALÍ SEM ROÇAR EM NADA , se mesmo assim vc optar por isto , vc vai viver se aporrinhando toda ora em roça daqui e roça dali .
SEI QUE VOU LEVAR UM MONTE DE PEDRADAS POR ESTE COMENTÁRIO , mas tive uma BAND e vi amigos com pneus 33 e desisti depois que vi as aporrinhações que da para ter este pneu 33 na BAND daí coloquei o 31 e não me arrependí ora nenhuma , além de serem BEM MAIS BARATOS DO QUE OS 33 . Mas tem gente principalmente fora daqui de Campos que colcam estes pneus 33 nas BANDS deles e vão falar maravilhas disto .
Esta é minha opinião .
guilhermeabreu
23/07/2013, 23:42
guilermeabreu, você sabe me dizer se na instalação do jumelo trazeiro tenho que trocar também o suporte que segura as molas?
O suporte que deixa o feixe afastado do chassi. Abraço.
OLIVEIRADF
Não , vc no feixe traseiro não muda nada no suporte fixo ao chassi que segura as molas , é feito apenas a troca do jumelo original pelo do 1113 , assim como é feito na frente .
guilhermeabreu
23/07/2013, 23:50
Há um ponto negativo na utilização dos jumelos do 1113 na Band, por ele ser muito mais rígido acaba forçando o chassi onde ele está fixado e também o feixe de molas, enquanto no jumelo com bucha comum, de borracha ou PU "amarelo" possibilita o movimento lateral do jumelo quando a suspensão torce! A mesma coisa coisa acontece com as buchas de PU "vermelho", muito duras, também costumam quebrar os suportes das molas. (Usei aspas pois a cor na verdade não indica a dureza do PU, mas normalmente é a referencia que encontramos no mercado).
Pra quem faz trilha ou anda em estradas com bastante erosão, não acho interessante o uso dos jumelos de 1113!
Abraços!
AMADEUS_BAND
Respeito sua opinião , mas tive uma BAND e usei estes jumelos do 1113 por 3 anos rodei 60.000km com ela com estes jumelos e nunca aconteceu nada de errado , muito pelo contrário , só me deu satisfação de ter jumelos silenciosos e NENHUM BARULHO DE MOLAS BATENDO NAS LATERIAS DOS JUMELOS como era com os jumelos originais , e qdo vc fala que as buchas de PU tanto as amarelas qto as vermelhas dão maior flexiblidade , não concordo muito pq as buchas de PU são muito duras , as originais de borracha sim , estas cedem com as torções da suspensão .
Talvez não tive problemas tb pq entre as molas coloquei FITAS PLÁSTICAS DO FEIXE DE MOLAS DO UNO e com isto elas poderiam ter feito a flexibilidade do feixe qdo uma roda caia numa erosão .
Minha BAND era um show com estes jumelos e as fitas entre as molas , nem parecia que vc estava andando em uma BAND de tão macia e silenciosa que era .
Mas cada um tem a sua opinião e respeito a sua .
OLIVEIRADF
Não , vc no feixe traseiro não muda nada no suporte fixo ao chassi que segura as molas , é feito apenas a troca do jumelo original pelo do 1113 , assim como é feito na frente .
Ola Pessoal, sou novo no mundo da Band.. Tenho uma Pick-up 93 e estou com serios problemas com as buchas originais..
Nao aguenta muito tempo e como moro distante tenho que fazer a manutenção eu mesmo.. Estou cogitando a Ideia de adaptar os jumelo do 1113 na dianteira pelo menos pois o bate-mola esta demasiado.... Tenho duvida se terei que trocar o suporte dianteiro da mola pelo do 1113 ou manter o original? No caso de manter o original, como fica a questão de buchamento? ficam as originais também... Desculpem por tantas perguntas....
E muito bom fazer parte deste forum com tantos colaboradores veteranos....
Ja agradeço em atencipacao...
Rodrigo-ce
21/12/2014, 01:56
Tudo bem colega.
Existe as duas possibilidades:
1º) Manter os suporte da band e colocar os jumelos do MB 1113
2º) Colocar o conjunto completo suporte e jumelos do 1113
Veja a adaptação no chassi do CJ com molas da band, se você usar o conjunto completo é bem melhor.
487548
T.Azevedo
21/12/2014, 05:09
Em São Gotardo MG fui em um posto de molas que faz essa adaptação.
O dono me disse que fica ótimo mas, segundo ele, é necessário cortar as orelhas dospensando os parafusos da lateral ( não apenas na frente onde tem o numero do chassis) todos sem esse L para centralizar certinho no local original. Segundo ele se não fizer isso a band anda como se tivesse o pino de centro quebrado.
Bem isso foi a conversa que tive, não sei se procede a informação.
RubemJr.
23/12/2014, 13:59
Vou aproveitar o tópico e perguntar: é normal os jumelos terem inclinações diferenciadas? O mecânico que fez o restauro do meu eixo disse que não tinha problema. Mas tô com a pulga atrás da orelha...
Rodrigo-ce
24/12/2014, 13:45
Eles têm que ficar por igual (com a mesma inclinação), procure ver o que está errado.
Olhe o pino dos feixes de molas se ainda está lá, a falta dele costuma deixar o jumelo meio torcido.
Tudo bem colega.
Existe as duas possibilidades:
1º) Manter os suporte da band e colocar os jumelos do MB 1113
2º) Colocar o conjunto completo suporte e jumelos do 1113
Veja a adaptação no chassi do CJ com molas da band, se você usar o conjunto completo é bem melhor.
487548
Obrigado pela resposta detalhada.. dei uma olhada em varios topicos aqui do forum, com willys e Rural usando estes Jumelos..
Consegui encontrar os jumelos(Algemas), pinos com graxeiras e travas, e tambem as buchas (Bronze).. Estou tendo dificuldades de encontrar os suportes,, como citado pelo Rodrigo_ce, existe a possibilidade de simplismente retirar o jumelo original da Band e colocar no supporte original o Jumelo (Algema) com buchas ?
Teria que adaptar outra bucha de borracha no olhal da mola?
Obrigado galera !!
Feliz Natal...