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Ver Versão Completa : Estou usando diesel S-10 o que acham?



Acurvelo
11/06/2013, 08:49
Pessoal,
Quando ligava o carro cedo (Frio) me incomodava o acumulo de fumaca, pois deixo uns 5 mins para lubrificar legal funcionando na lenta. Dai mandei ver bomba, bico... Enfim tudo dentro dos padroes e ao conversar com os tecnicos estes me disseram que isso e normal por conta do meu motor OM-364 ser com bomba mecanica e assim nao tem ajuste fino para frio e quente como nos eletronicos que usam sondas para analizar os gases. Portanto um dia no posto abasteci com o novo Diesel o S-10 que sei que poderia ser usado em motores nao eletronicos notei algumas diferencas: mais caro um pouco, menos fumaca, reduziu o atrito da explosao (Tremidinha basica), o barulho mudou um pouco, ta mais silenciosa, o motor ficou ate mais espertinho. em resumo acho que ta ate melhor.
"O problema e que ninguem ainda sabe o que pode acontecer no futuro pois nossas bombas foram projetadas para o diesel S-500, S-50. Estes diesel normais tem um maior indice de chumbo e residuos hidraulicos pois a filtragem e menos rigorosa ao que do S-10".

Entao fica a pergunta: Sera que terei problemas futuros? Quem podera nos informar?

Dimasi
11/06/2013, 12:19
André.
Essa é a grande questão que só o tempo vai responder. Existe muita polêmica e teorias. Até agora não ví nenhuma resposta convincente. Os motores 364, 314 e 14b foram projetados para rodar com diesel S-3000 que nem existe mais. O S-1800 vai acabar e futuramente o S-500 tb. Enquanto não tenho uma resposta que me convença, tenho uma atitude conservativa e vou usando o S-500.
Abs

Carlo Pecca
11/06/2013, 12:58
Pessoal. conversando com um amigo que trabalha na área de refino de petróleo, ele me falou que o meu motor originalmente o diesel vem com parafina que lubrifica o motor e que os novos "diesel" não tem e que poderia utilizar o S-10 ou s-50 acrescentando um Bardal B12 para_turbo, assim mantem a lubrificação do motor.
Blz mais uma para estudar-mos. Eu estou fazendo isso quando não encontro o comum e olha que a minha Band é OM364 ano 90.

Dendrobates
11/06/2013, 14:13
Acredito que seja benéfico ao motor, mas deve-se levar em conta a regulagem de bomba e bicos. Pois o pessoal que abriu bomba para andar com os S-1800, S-500 deve reverter isso pra andar com o s-10. O jipe sobe o giro mais rápido com o s-10. É o que eu acho...

jipeirodesdepequeno
11/06/2013, 16:33
Eu to usando s10 no 14b tb, achei muito melhor a respeito da fumaça, ligar o motor com diesel comum aqui na garagem e esperar até esquentar era dor de cabeça na certa, agora com s10 ficou bem melhor

PP5GAS
11/06/2013, 20:16
Estou usando S-10 desde janeiro e até agora só notei diferença na fumaça. Também em dúvida quanto ao futuro da BI.

dudu83
11/06/2013, 23:53
eu ja rodei mais de 20.000 km com o jipe branco e ta beleza nao tem pq ser pior ja que as partículas do diesel novo sao menores, a fumaca diminuiu muito do resto nao vejo diferencia, em uma das rangers ja rodei masi de 30.000 km o consumo diminuiu pouca coisa...

jipeirodesdepequeno
11/06/2013, 23:58
Eu tb nao vi diferença em consumo e potencia, o que melhorou muito mesmo foi a fumaça

Dendrobates
12/06/2013, 08:06
se tu encher um recipiente de vidro transparente com esse novo óleo dá vontade de beber de tão limpo... kkk

aguinel martins
12/06/2013, 19:26
Amigos mandei fazer a bomba recentemente em uma autorizada Bosch e eu também fiquei com essa duvida de qual diesel usar, liguei para eles e me aconselharam a utilizar o antigo, segundo eles os componentes da minha bomba não tem uma certa proteção e ela foi projetada pr trabalhar com o outro, mas figuei de fazer uma visita pr me explicarem melhor.

dudu83
12/06/2013, 21:52
limpo e o oleo diesel do Chile transparente e sem cheiro parece oleo Johnson...

OliveiraDf
13/06/2013, 10:06
Utilizo o diesel comum, minha bandeirante quase não emite fumaça, minha esposa até comentou que caminhotes novas soltam mais fumaça. Por que será?

Aproveitando o tópico, é normal quando o motor está quente ele ficar mais acelerado, tenho a impressão de ficar até acelerado demais. Este é meu primeiro veiculo diesel. (mb 608)

Abraço

Acurvelo
13/06/2013, 11:31
Utilizo o diesel comum, minha bandeirante quase não emite fumaça, minha esposa até comentou que caminhotes novas soltam mais fumaça. Por que será?

Aproveitando o tópico, é normal quando o motor está quente ele ficar mais acelerado, tenho a impressão de ficar até acelerado demais. Este é meu primeiro veiculo diesel. (mb 608)

Abraço

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Oliveira,

Que bom que o seu emite pouca fumaca. nao sei como voce usa o seu mas nas trilhas num tem jeito o bicho solta um jato daquelas pretonas, isso e o resultado de alta rotacao. Porem a diferenca que voce nota de rotacao motor frio x quente e devido uma serie de fatores: melhora da queima, lubrificacao de todo o sistema. Dai temos a regulagem no estrangulador pois a sua bomba tem uma regulagem fixa, pois a bomba e mecanica, ja os eletronicos fazem isso com os sensores e modulo. Ja que voce disse ser o primeiro carro a diesel seu, um bom conselho e: Sempre ligar uns 5 minutos antes de sair, assim voce ja sai com motor quente e lubrificado.
Abs,

hercilio.neto
14/06/2013, 22:05
Utilizo o diesel comum, minha bandeirante quase não emite fumaça, minha esposa até comentou que caminhotes novas soltam mais fumaça. Por que será?
Tem umas vans escolares aqui em Campinas, que deixam o tempo preto assim que ligam.


Aproveitando o tópico, é normal quando o motor está quente ele ficar mais acelerado, tenho a impressão de ficar até acelerado demais. Este é meu primeiro veiculo diesel. (mb 608)

Até aquecer, o motor fica com a marcha mais lenta mesmo. Quando estou com tempo de esquentar o motor (nem sempre tenho), eu aumento o giro no estrangulador até aquecer e daí volto ao giro normal e saio.
Acho que no seu caso está acontecendo o contrário. Você deve regular a lenta com o motor quente.

MRCLGV
21/07/2013, 10:14
Pessoal, estou para levar a minha Band para a vistoria do detran (DF) e estou com dúvidas em qual diesel "queima mais limpo" para fins da análise dos gases na hora da vistoria...?

Alguma dica?

Obrigado!

Dimasi
21/07/2013, 21:10
Na vistoria de motor diesel é medida a cor e quantidade de fumaça, diferente dos motores ciclo otto onde são analisados os gases da queima. O diesel s10 tem uma queima melhor mas se sua bomba tiver aberta não tem jeito, vai fumaçar.

MRCLGV
22/07/2013, 14:25
Na vistoria de motor diesel é medida a cor e quantidade de fumaça, diferente dos motores ciclo otto onde são analisados os gases da queima. O diesel s10 tem uma queima melhor mas se sua bomba tiver aberta não tem jeito, vai fumaçar.


Obrigado Dimasi, a minha Band esta "fumando light" e a bomba "está de acordo com o gabarito" segundo o cabra que a restaurou hà alguns meses...

Vou vêr o quê vai dar!

Mrclgv

thefranca
13/09/2013, 10:49
Bom dia, pessoal!
A uns 3 meses atrás +/- coloquei um tanque de plastico da CLA e mangueiras de silicone, a partir daí abasteci com diesel S10. Só que aproximandamente 1 mês depois tive problemas com essas mangueiras, elas estavam se "desfazendo", sem resistencia mecanica nenhuma, só o balanço do carro já era suficiente para romper a mangueira em um ponto de fixação. Fui obrigado a trocar as mangueiras por outra, mas posteriormente, pretendo colocar mangueiras com o interior de nylon e exterior em borracha. Enfim, parece que o diesel S10 atacou as mangueiras de silicone, já que conheço outros carros que utilizam o mesmo sistema e funcionam normalmente a bastante tempo.
Então .... experiencia que vamos adquirindo!!
Caso alguem utilize essas mangueiras de silicone e resolva abastacer com S10, fiquem atentos.
Abraço!

edwint
18/09/2013, 22:32
Só mesmo Boris Feldman p/ tirar essa duvida..

Dendrobates
19/09/2013, 09:49
Use mangueiras de tecalon (nylon) nas linhas de combustível. Pode abastecer com solvente que elas continuam lá... kkk Outro ponto positivo é que por serem esbranquiçadas, deixam ver o combustível e tbm qualquer objeto que esteja obstruindo.

Quando eu passei q usar só o s-10, tive que regular novamente a bomba pois aberta do jeito que estava o motor ia pro vinagre.


Bom dia, pessoal!
A uns 3 meses atrás +/- coloquei um tanque de plastico da CLA e mangueiras de silicone, a partir daí abasteci com diesel S10. Só que aproximandamente 1 mês depois tive problemas com essas mangueiras, elas estavam se "desfazendo", sem resistencia mecanica nenhuma, só o balanço do carro já era suficiente para romper a mangueira em um ponto de fixação. Fui obrigado a trocar as mangueiras por outra, mas posteriormente, pretendo colocar mangueiras com o interior de nylon e exterior em borracha. Enfim, parece que o diesel S10 atacou as mangueiras de silicone, já que conheço outros carros que utilizam o mesmo sistema e funcionam normalmente a bastante tempo.
Então .... experiencia que vamos adquirindo!!
Caso alguem utilize essas mangueiras de silicone e resolva abastacer com S10, fiquem atentos.
Abraço!

thefranca
24/09/2013, 17:15
Então, eu fiz essa troca!! Coloquei as de tecalon (nylon) em todo o sistema. Espero não ter mais problemas.

Sergio c
06/07/2014, 09:28
Dando uma ressuscitada no tópico, alguém teve mais alguma experiência com o novo diesel S10 nas bands?
Eu ainda estou usando o S 500, mas, devido a uns dias mais frios por aqui, quando ligo a band sai bastante fumaça branca e vai diminuindo conforme o motor vai esquentando, estou pensando em começar a abastecer com o S10.

Falando com um gerente de posto da BR, ele afirmou que talvez no final deste ano já não venha mais o diesel S500, só o S50 e o S10.

PP5GAS
06/07/2014, 10:06
Sérgio

Utilizo somente S10 desde janeiro de 2013 no 14B. Uns 20.000 km rodados (+/-) e nenhum problema até agora. Quanto ao consumo não vi diferença entre os dois. Agora em junho, durante a enchente fiquei sem diesel e tive abastecer com 20 litros do S500. Aquela fumaça toda não agradou. Vou ficar S10 mesmo.

fabiano r
06/07/2014, 10:52
Pessoal usei algumas vezes o diesel s-10 meio tanque de cada nota uma aumento de potência mas conversando com alguns mecânicos e alguns bombistas falaram que nunca fizeram tanta bomba depois do s-10 segundo todos em bombas mecanicas é pior ainda pois fica com pouca lubrificação então estou relutando em usar. Falta um comentário de algum especialista.

Mas rende mais e emite menos fumaça e com turbo a turbina carrega mais.

dudu83
06/07/2014, 11:37
Bom dia, pessoal!
A uns 3 meses atrás +/- coloquei um tanque de plastico da CLA e mangueiras de silicone, a partir daí abasteci com diesel S10. Só que aproximandamente 1 mês depois tive problemas com essas mangueiras, elas estavam se "desfazendo", sem resistencia mecanica nenhuma, só o balanço do carro já era suficiente para romper a mangueira em um ponto de fixação. Fui obrigado a trocar as mangueiras por outra, mas posteriormente, pretendo colocar mangueiras com o interior de nylon e exterior em borracha. Enfim, parece que o diesel S10 atacou as mangueiras de silicone, já que conheço outros carros que utilizam o mesmo sistema e funcionam normalmente a bastante tempo.
Então .... experiencia que vamos adquirindo!!
Caso alguem utilize essas mangueiras de silicone e resolva abastacer com S10, fiquem atentos.
Abraço!

tive esse mesmo problema com o bocal da CLA, derreteu tudo o carro ficou fedendo diesel uns 8 meses tive que trocar os bancos que eram de veludo porem na epoca so tinha diesel comum, troquei as mangueiras por manguieras de nylon...

LEONELO FORTINI
06/07/2014, 12:48
Eu utilizo o Diesel da bandeira Ipiranga. Diluo em cada tanque em torno de 150ml a 200ml de óleo 20
´que é bem fininho, com o objetivo de melhorar a lubrificação da bomba injetora, tendo em vista a baixa qualidade do nosso Diesel.

Sergio c
06/07/2014, 21:21
Eu utilizo o Diesel da bandeira Ipiranga. Diluo em cada tanque em torno de 150ml a 200ml de óleo 20
´que é bem fininho, com o objetivo de melhorar a lubrificação da bomba injetora, tendo em vista a baixa qualidade do nosso Diesel.
Esse óleo 20 é usado em algum veículo?? Qual o preço e a marca desse óleo??? Um abraço.

Ardidas///
06/07/2014, 22:01
Eu utilizo o Diesel da bandeira Ipiranga. Diluo em cada tanque em torno de 150ml a 200ml de óleo 20
´que é bem fininho, com o objetivo de melhorar a lubrificação da bomba injetora, tendo em vista a baixa qualidade do nosso Diesel.

Você abastece com que tipo de Diesel?

Bacana se isso ajudar, pois um Bardhal por tanque é osso.

[]´s

LEONELO FORTINI
07/07/2014, 00:27
Esse óleo 20 é usado em algum veículo?? Qual o preço e a marca desse óleo??? Um abraço.


Boa noite Sergio,


Este óleo é o 20 e 20. Não é o óleo 20 x 40. Posso depois lhe passar a marca. É um óleo com uma viscosidade bem fina. Usei na minha D20 por muito tempo. Fumaça um pouco, más lubrifica a BI e uso na minha Band hoje. Uso minha Band uma ou duas vezes por semana.

Todavia ocorre que a muito tempo o nosso Diesel vem caindo de qualidade e a lubrificação da BI fica comprometida e como via de consequência, uma manutenção mais frequente ou até a sua substituição.

Posso dizer que esta diluição, jamais prejudica. Esta foi a orientação que tive do meu bombista, que é um profundo conhecedor no assunto, tendo em vista a baixa qualidade do Diesel no mercado. Observe aquela parte de metal com sinais de ferrugem no filtro de óleo de combustível quando se faz a sua substituição, é algum agente ou água que provoca a ferrugem.

LEONELO FORTINI
07/07/2014, 00:37
É o Diesel comum da Ipiranga.

Leo_da_Maia
07/07/2014, 14:12
Boa noite Sergio,


Este óleo é o 20 e 20. Não é o óleo 20 x 40. Posso depois lhe passar a marca. É um óleo com uma viscosidade bem fina. Usei na minha D20 por muito tempo. Fumaça um pouco, más lubrifica a BI e uso na minha Band hoje. Uso minha Band uma ou duas vezes por semana.

Todavia ocorre que a muito tempo o nosso Diesel vem caindo de qualidade e a lubrificação da BI fica comprometida e como via de consequência, uma manutenção mais frequente ou até a sua substituição.

Posso dizer que esta diluição, jamais prejudica. Esta foi a orientação que tive do meu bombista, que é um profundo conhecedor no assunto, tendo em vista a baixa qualidade do Diesel no mercado. Observe aquela parte de metal com sinais de ferrugem no filtro de óleo de combustível quando se faz a sua substituição, é algum agente ou água que provoca a ferrugem.

aguardando a marca desse óleo.
procurei por 20w20 não encontrei

realmente um bardhal por tanque complica o $$ - e dizem são ser a melhor maravilha do mundo esses bardahl....

Leo_da_Maia
07/07/2014, 14:14
procurando melhor existe sim 20w20
texaco, Shell, Castrol...
mas é algum modelo especifico para motor diesel???

Carlo Pecca
07/07/2014, 17:47
Oi turma, tenho usado o Max Diesel da Bardahl. A embalagem vem com 200ml para ser aplicado em um tanque de 200lt, assim na minha que é de 45lt coloco 50ml do aditivo, espaçando um abastecimento com outro sem o aditivo. Tem fumaçado menos, quanto a rendimento, não notei diferença. Aguardo mais notícias sobre esse óleo 20!

thefranca
15/07/2014, 07:54
Oi turma, tenho usado o Max Diesel da Bardahl. A embalagem vem com 200ml para ser aplicado em um tanque de 200lt, assim na minha que é de 45lt coloco 50ml do aditivo, espaçando um abastecimento com outro sem o aditivo. Tem fumaçado menos, quanto a rendimento, não notei diferença. Aguardo mais notícias sobre esse óleo 20!

Também tenho feito essa combinação!!!

Carlo Pecca
15/07/2014, 10:08
LEONELO,
Kd as informações restantes sobre o óleo 20?
Deixou na curiosidade!
Grd Abraço

thiagolizzoni
15/07/2014, 11:31
Bom dia, eu tenho uma silverado 98 e o mecânico disse que e melhor usar diesel comum, diz que o diesel S-10 foi projetado para esses novos sistemas de injeção ele disse que se vc deixar estes carros antigo tipo o meu parado o s10 cria uma borra dentro da bomba, se procede essa informação n sei, abç.

Sergio c
15/07/2014, 14:39
Bom dia, eu tenho uma silverado 98 e o mecânico disse que e melhor usar diesel comum, diz que o diesel S-10 foi projetado para esses novos sistemas de injeção ele disse que se vc deixar estes carros antigo tipo o meu parado o s10 cria uma borra dentro da bomba, se procede essa informação n sei, abç.

Ouvi também que o S10 tem prazo de validade meio curto, absorve muita umidade, e, segundo um frentista de posto, se for para abastecer com o s10 tem que ser em posto que venda bastante, bastante rotatividade, senão, sua as paredes do tanque no solo do posto e acaba contaminando o diesel.

Também não recomendou deixar o diesel S 10 muito no tanque das viaturas, pelos mesmos motivos acima expostos.

Zanella
16/07/2014, 09:13
Bom dia, eu tenho uma silverado 98 e o mecânico disse que e melhor usar diesel comum, diz que o diesel S-10 foi projetado para esses novos sistemas de injeção ele disse que se vc deixar estes carros antigo tipo o meu parado o s10 cria uma borra dentro da bomba, se procede essa informação n sei, abç.


Procede sim, eu tive que refazer a bomba com menos de 20.000 km, a band esteve estacionada por um período longo (+ de 2 meses) e virou tudo uma goma, mesmo tentando limpar não funcionou, agora só utilizo o diesel aditivado, tanto faz ser S10 ou não, e se tiver que ficar longo tempo parado melhor tirar o diesel da bomba.

TCHEIGOR
16/07/2014, 20:19
Bom dia, eu tenho uma silverado 98 e o mecânico disse que e melhor usar diesel comum, diz que o diesel S-10 foi projetado para esses novos sistemas de injeção ele disse que se vc deixar estes carros antigo tipo o meu parado o s10 cria uma borra dentro da bomba, se procede essa informação n sei, abç.

O que eu acho que ocorre não é formação de borra, mas sim o s10 soltando a borra que já está encroada na bomba.
A sugestão que me deram foi efetuar limpeza do tanque e bomba pra evitar que a borra que está ali acumulada venha a se soltar com o s10 indo pros bicos ou mesmo entupindo a bomba, filtro ou tubulações. Meu motor foi feito há um ano, bomba revisada também e tenho usado o s10 sem problemas, e minha japinha é 'vintage' já. O tanque não limpei, mas fiquei fazendo a troca do filtro em toda troca de óleo por 6 meses.
Essa questão da validade do s10 me preocupa, será que vamos ter que começar a pedir a nota do caminhão pipa pro posto, pra ver a data da última compra? Mas e se o posto ficou com o tanque pela metade, contaminando, durante 30 dias e depois encheu com uma nova remessa de s10? Como vamos saber? Além da nota de compra temos que pedir as de venda pra ver se o posto realmente tem diesel novo. Inviável!
Se essa preocupação toda com o s10 não for um alarmismo, decorrente da incerteza dos danos que o s10 pode causar, é uma baita jogada do governo pra tirar de circulação os veículos antigos, e claro, movimentar a indústria automobilística. (que pelo que vejo é o setor queridinho do governo). Alguém duvida??? Medo.

dudu83
16/07/2014, 20:52
essa historia de validade é balela, tenho um compressor que esta parado a quase 1 ano olhei no tanque dele e nao tem nada de borra, é obvio que este oleo que esta la não serve para ser utilizado mas ta normal, oleo diesel velho nao deve ser utilizado sendo s10 ou s500, agora 1 mes ou dois nao estraga coisa nenhuma..

como eu disse ja rodei mais de 50.000 com s10 e nunca tive problema algum.. la no chile so tem diesel s8 pra vender e tem um monte de caminhão com motor mecanico, ate perguntei pra um carreteiro que guiava um Vw 18.310 e segundo ele nunca ouviu falar de problemas em "injectores" por causa do diesel "novo"...

Zerocom
17/07/2014, 00:38
Só faço uso do S10 e até agora não tive problemas, muito pelo ao contrário, até o funcionamento do motor muda e fora a fumaceira que diminuiu bem.

Carlo Pecca
17/07/2014, 08:02
Cara a saga do " diesel S10" ta num disse-me-disse muito longo.
PÔ Dudu, da para uma outra volta do Chile trazer uma garrafinha do Diesel transparente e mandar a mesma pà nóis??

dudu83
17/07/2014, 13:17
Cara a saga do " diesel S10" ta num disse-me-disse muito longo.
PÔ Dudu, da para uma outra volta do Chile trazer uma garrafinha do Diesel transparente e mandar a mesma pà nóis??

o melhor é que nao tem cheiro srrssr

Sergio c
17/07/2014, 14:32
o melhor é que nao tem cheiro srrssr
Pois é, não sei porque no Brasil os combustíveis tem cheiro forte, o diesel até que nem tanto, mas a gasolina fede mais que lixão, isso que de 25 ou mais de álcool na composição....

PP5GAS
17/07/2014, 21:13
Tivemos uma experiência interessante com diesel S-500 em motor parado.
Um gerador de energia 140 kva com motor FPT adquirido novo em 2012. Um ano depois estava somente com 15 horas de uso e começou a dar problemas. Quando trabalhando em carga, gerando energia para a rede alguns equipamentos como nobreak, estabilizadores, impressoras, etc acusavam mau funcionamento. Analisando a rotação verificamos que ela oscilava bastante abaixo e acima de 60 hz. Aberta a bomba (Delphi) havia um cheiro forte de verniz com uma espécie de goma. Diagnóstico do bombista: diesel muito tempo parado no tanque. Recomendou ligar o motor no mínimo a cada 15 dias e abastecer com uns 20 litros de cada vez.
Ninguém seguiu a recomendação. Início de 2014, o problema voltou e a bomba apresenta as mesmas características.
Nova limpeza e ajuste no painel com comando de liga e desliga todos os dias por 15 minutos as 07:00 horas da manhã.
Há cinco meses está funcionando redondinho. O Diesel continua S-500 mas somente abastecemos 20 litros por vez. Exceto durante as enchentes de junho quando tivemos pico de 36 horas seguidas no gerador.

Sergio c
18/07/2014, 08:40
Dizem os entendidos que o diesel principalmente absorve umidade, mais ainda quando tem mudanças de temperatura no dia a dia e tanque de metal, e fica com um cheiro de verniz mesmo.
É melhor não facilitar, pois pode custar meio caro o conserto.

Leo_da_Maia
18/07/2014, 12:55
primeira coisa que falaram quando comprei minha band.
dica do mecanico e do ex-dono.
todo dia pelo menos um volta na quadra.
band parada vai dar problema.

quanto ao diesel - é eterna discussão.

colocar no tanque 20w20 ninguem ? ou outro lubrificante???

Sergio c
07/08/2014, 22:28
Achei um livro sobre combustíveis jogado na casa de um amigo, e, dando uma foleada, achei essa tabela da temperaturaXdensidade do diesel, sendo que a 0º grau é muito maior que a 40º, isso explica como os veículos a diesel rendem mais quando está frio.
Se tiver intercooler ajuda mais ainda.

romerosx
07/08/2014, 22:46
Só faço uso do
S10 e até agora não tive problemas, muito pelo ao contrário, até o funcionamento do motor muda e fora a fumaceira que diminuiu bem.

tambem so uso s10 em minha full 2007. comprei há pouco mais de um ano e rodei 25.000. coloco tambem teccon 10 depois que abasteco. até agora nenhum problema.