PDA

Ver Versão Completa : Suspensão de CJ - SPOA ou NÃO

crledur
10/10/2005, 20:57
Tenho um CJ5 original e pretendo colocar pneus 33 ou 35. Preciso erguer um pouco a suspensão e meu mecânico insiste em trazer o feixe de molas para cima dos diferenciais.

Tenho dúvidas sobre tal operação. Qual a melhor solução para aumentar a suspensão o suficiente para colocar pneus 35?

Beto Lacerda
10/10/2005, 21:06
Qual a melhor solução para aumentar a suspensão o suficiente para colocar pneus 35?

acreditar no seu mecanico :lol:
e toprcer p/ ele saber fazer um SPOA bem feito no seu cj ...
isso inclui trocar os eixos etc etc
[]'s

Sergio Rocha
11/10/2005, 08:47
Qual a melhor solução para aumentar a suspensão o suficiente para colocar pneus 35?

[]'s

tem um engano aki. :discordo:

[]' :concordo:

Carlos ZN
11/10/2005, 12:05
Olá Ledur,

No site use a ferramenta de pesquisa SPOA.

Pagani
11/10/2005, 12:17

[]'s

Pronto lá vem o Beto, com este papo de eixos de rural F75... :pensativo:

[]'s observadores

Elmer_Jeep
11/10/2005, 12:40
Tenho um CJ5 original e pretendo colocar pneus 33 ou 35. Preciso erguer um pouco a suspensão e meu mecânico insiste em trazer o feixe de molas para cima dos diferenciais.

Tenho dúvidas sobre tal operação. Qual a melhor solução para aumentar a suspensão o suficiente para colocar pneus 35?

:arrow: Pra pneus 33:
Feixes novos com todas as lâminas e calço de 2polegadas entre a carroceria e o chassi. Talvez raspem pouca coisa na parte interna da caixa de rodas o q pode ser resolvido com espaçadores.
Isso já é o suficiente.

Meu jeep tá com feixes por baixo do eixo e uso pneus 35. As molas e os jumelos são de toyota a vantagem desse sistema de suspensão é que o ganho em altura é maior do que com feixes originais.

Não to desmerecendo o famoso spOa, apenas informando que vc tem uma outra opção. Igualmente exige ga$tos e mão de obra especializada.

[]'s

crledur
11/10/2005, 13:01
Jipeiro_RR,

Obrigado pela resposta Elmer !

E no caso de manter os feixes embaixo do eixo, valeria a pena colocar um KIT FES junto, melhorando a estabilidade? Com isso daria para partir para um pneu 35?

Abraço e desculpa as dúvidas banais de um mirim.

CRISTIANO LEDUR

Sergio Rocha
11/10/2005, 13:05
:arrow: Pra pneus 33:
Feixes novos com todas as lâminas e calço de 2polegadas entre a carroceria e o chassi. Talvez raspem pouca coisa na parte interna da caixa de rodas o q pode ser resolvido com espaçadores.
Isso já é o suficiente.

[]'s

O meu tem calço de 3 polegadas. Raspa na frente só.To providenciando espaçadores.

[]'

Vinicius_4x4
11/10/2005, 13:22
crledur,

Na minha última empreitada com o jipe eu coloquei as molas da toyota e coloquei também calços de carroceria do F-4000. Tive um ganho bem grande de altura do chassis em relação ao solo e também aumentei um pouco a altura da carroceria em relação ao chassis devido a troca do calços de carroceria. Eu utilizo os pneus 750/16 que pelo o que vi aqui em casa equivalem aos 33" AT (não sei se diferencia de tamanho os AT dos MT) pois o meu irmão tem estes pneus na sua band. Tem espaço sobrando para colocar mais pneu ainda, embora eu não queira. Se não estiver afim de fazer spoa esta é uma opção muito boa.

[]´s

Elmer_Jeep
11/10/2005, 15:21
Jipeiro_RR,

Obrigado pela resposta Elmer !

E no caso de manter os feixes embaixo do eixo, valeria a pena colocar um KIT FES junto, melhorando a estabilidade?
Cara, não vou dizer q sim nem q não. Vou deixar pra alguém que usa ou já usou te responder essa.
Eu não usaria, acho desnecessário. Mas é apenas minha opinião particular :wink:

Com isso daria para partir para um pneu 35?
Abraço e desculpa as dúvidas banais de um mirim.
Com os feixes de toyota band + espaçadores nas rodas trazeiras + calço de 2" na carroceria pode usar os 35" numa boa :concordo:

Ou então parte logo pro spOa que certamente resolve o problema :mrgreen:

Não precisa se desculpar, vc foi um dos poucos que soube entrar nesse assunto sem causar polêmica nem levar pedradas. E olha q agente nem tem autorização pra falar sobre spOa sem a presença do mestre Billj no tópico :lol:

abração. :twisted:

Carlos ZN
11/10/2005, 15:37
Ledur,

Prepare o bolso, pois fazer spoa é mexer nos cardãs e caixa de direção.

Beto Lacerda
11/10/2005, 21:02
tem um engano aki.
qual ???

Pronto lá vem o Beto, com este papo de eixos de rural F75...

hehehe rural no minimo se não é perigoso tombar ... fora que dai dispensa o uso de alargadores ...
se colocar os feixes de toy como foi sugerido então .. ai sim fica 10
[]'s

crledur
11/10/2005, 21:32
Prezados colegas de debate:

Em primeiro lugar, muito obrigado a todos pelas respostas.

De tudo que tenho lido e visto, parece-me que o SPOA é sem dúvida uma boa solução. Todavia, como é meu primeiro jeep e eu conheci o mecânico ontem, tenho certo receio de fazer a mudança direto com SPOA (ainda que todos os jeeps que estavam na oficina tivessem SPOA).

O meu ideal de jeep é um que saiu na 4x4ecia, edição 132, no jeep do leitor. É um CJ com suspensão relativamente alta e bem proporcional. O que me chamou a atenção é que nesse jeep o feixe está por baixo.

Como sou leigo e pretendo um jeep também para pegar estrada, em deslocamentos curtos (logo, estabilidade é fundamental), pensei na seguinte combinação:

manter os feixes, tirando duas lâminas do meio,
colocar molas (pode ser o FES)
colocar amortecedores (não sei se de band ou de 608 ou até de kombi)
trocar os jumelos por outros um pouco maiores
colocar alargadores de roda
colocar barra estabilizadora
colocar pneus 33 ou 35

Acho que o Jeep subiria em torno de 8/10 cm. Alguém tem algum comentário a fazer sobre tal combinação?

Ela foi feita com base na minha FALTA de experiência, logo é sujeita a todo o tipo de crítica.

Abaixo segue foto da minha viatura

Grande abraço a todos

CRLEDUR

Ronaldo B.
11/10/2005, 23:14
Como sou leigo e pretendo um jeep também para pegar estrada, em deslocamentos curtos (logo, estabilidade é fundamental), pensei na seguinte combinação:

manter os feixes, tirando duas lâminas do meio,
colocar molas (pode ser o FES)
colocar amortecedores (não sei se de band ou de 608 ou até de kombi)
trocar os jumelos por outros um pouco maiores
colocar alargadores de roda
colocar barra estabilizadora
colocar pneus 33 ou 35

Acho que o Jeep subiria em torno de 8/10 cm. Alguém tem algum comentário a fazer sobre tal combinação?

Ledur,

Para o tipode uso que vc vai fazer, acho que essa combinação pode ficar boa, só não sei qual a medida dos calços de carroceria que vc tá usando, eu colocaria de 2 polegadas, e os amortecedores várias pessoas aqui já colocaram os traseiros da Ranger, Cofap Turbogás codigo GL12343, os quatro iguais, e disseram que fica bom, eu nunca usei, mas pode ser uma alternativa também.

Eu colocaria os pneus 33x12.5x15 com rodas 15x8" ou 15x10", se usar 15x10" talves nem prcise usar os alargadores, o problema com esses pneus, rodas e alargadores é forçar demais os rolamentos, então tem que fazer uma revisão periódica com menor intervalo de tempo. Com tudo isso, deve aumentar a altura em uns 10cm provavelmente, devido aos calços, banda dos pneus e as molas do kit Fes.

[]´s e parabéns pela viatura.

crledur
12/10/2005, 00:03
Valeu Ronaldo !

Quanto aos calços, eu não sei os que tem no jeep. Na verdade, fui a Porto Alegre na sexta, 07/10, viajei até onde estava a viatura, fechei negócio, coloquei ele em uma caçamba e guardei na casa de meus pais, logo voltando para o interior, onde trabalho. Semana que vem vou trazer ele para Carazinho.

Pelo que eu sei, está tudo original. Logo se tem calços, devem ser originais. Os jumelos e os feixes de mola eu sei que não foram mexidos. E olha que lá se vão 38 anos... Pelas fotos da prá ver que tá novinha, por isso meu receio de fazer algo mal feito.

Grande abraço

CRLEDUR

Sergio Rocha
12/10/2005, 09:05
tem um engano aki.
qual ???

[]'s

Não percebi q era por segurança. :parede:

[]'