Ver Versão Completa : Orientação elétrica defender 110!
Airton R
10/06/2013, 16:40
Caros foristas,
Estou adaptando lâmpadas mais potentes (100w) nos faróis da minha Def 110. Utilizarei o cabo ARB M002, que vem com 3 reles e um fusível de 30A - ARB M002 - ARB H4 Headlight Wire Loom Upgrade - Quadratec (http://www.quadratec.com/products/97018_2430.htm)
Na recomendação de instalação deste cabo devemos prender os terminais + e - diretamente nos polos da bateria, porém os terminais não alcançam a bateria.
Gostaria de saber qual é a melhor solução, considerando que utilizarei lâmpadas de 100 watts:
1) aumentar o comprimento do cabo para que alcance a bateria ou
2) ligar os terminais positivo e negativo da cabo na solenóide do motor de arranque, pois percebi que os cabos que chegam no arranque tem uma boa bitola e acredito que só sejam utilizados na partida do motor. Acho que se não der a partida no carro com o farol ligado não terei problema em utilizá-los, certo? Ou estou viajando?
3) Nenhuma das 2 anteriores. O melhor seria...
Obrigado, Airton
henrique wamser
10/06/2013, 17:46
opcão 1 valida(acho a melhor)
opção 2 valida, mas só o positivo, e na entrada do automático.
negativo -de preferencia no cabo que liga a bateria(-) na longarina.
abraço
Henrique
Tem um positivo que chega ao miolo de ignição e tem um terra lá também. A bitola eu acredito que deva aguentar. Olha e veja até onde o chicote chega... não dá nenhuma dica de uma possível posição???
Eu fiz os milhas e neblina a parte da ligação original nestes últimos neblina uso 2 lampadas de 100w cada, eu puxei o 12v direto da bateria e utilizei um relê para cada... fiz um terra a parte também... para os relês ... está de boa.
No seu caso porque não liga no comutador(chave) da luz...?? lá já teria os 12v o terra... e com uso do relê acredito que aguenta! Esse chicote vem com botoes extras???
Airton R
10/06/2013, 20:18
Henrique obrigado pela orientação.
Realmente a opção 1 é a orientação da ARB, mas geralmente a bateria não fica tão longe nos outros carros como nas nossas defender's. Estou com pena de alterar este cabo original e colocar emendas de fio, o cabo é muito bem acabado.
considerando a opção 2, a sua indicação para ligar o negativo seria na bateria ou tenho acesso a este cabo em uma posição mais a frente na longarina? Não conheço este ponto de aterragem, vc poderia tentar me explicar melhor a sua localização?
obrigado, Airton
opcão 1 valida(acho a melhor)
opção 2 valida, mas só o positivo, e na entrada do automático.
negativo -de preferencia no cabo que liga a bateria(-) na longarina.
abraço
Henrique
Airton R
10/06/2013, 20:38
Lucar,
Este cabo é montado de forma que se utilize os comandos normais dos faróis baixo e alto do veículo. Devemos desencaixar a tomada que encaixa em uma das lâmpadas originais do carro e utilizamos esta tomada para encaixar no cabo da ARB, acredito que a carga elétrica que antes passava pela chave que acionava o farol sirva agora para alimentar os reles (são três de 40A: 1 para o farol baixo, 1 para o farol alto e outro para a comutação alto/baixo). Neste cabo tem outras duas tomadas para ligar as novas lâmpadas dos faróis, mais potentes e devemos ligar um positivo e um negativo direto da bateria para as lâmpadas, passando pelos reles, sem passar pela chave de ligação/comutação do farol.
A minha dúvida é se posso pegar este positivo e este negativo em um outro local dentro do cofre do motor já que o cabo não alcança a bateria.
Obrigado, Airton
Tem um positivo que chega ao miolo de ignição e tem um terra lá também. A bitola eu acredito que deva aguentar. Olha e veja até onde o chicote chega... não dá nenhuma dica de uma possível posição???
Eu fiz os milhas e neblina a parte da ligação original nestes últimos neblina uso 2 lampadas de 100w cada, eu puxei o 12v direto da bateria e utilizei um relê para cada... fiz um terra a parte também... para os relês ... está de boa.
No seu caso porque não liga no comutador(chave) da luz...?? lá já teria os 12v o terra... e com uso do relê acredito que aguenta! Esse chicote vem com botoes extras???
Mascalchi
10/06/2013, 20:45
Tenho o mesmo cabo só que optei por abrir o chicote e trocar os fios do positivo e negativo por maiores para alcançar a bateria...
Tenho o mesmo cabo só que optei por abrir o chicote e trocar os fios do positivo e negativo por maiores para alcançar a bateria...
Airton, farei exatamente isto quando o meu chegar. Não sei se trocarei ou se colocarei algum tipo de emenda com solda...
Airton R
10/06/2013, 21:58
Mascalchi, estou inclinado a fazer isto, a idéia de fazer emendas nos fios não me agrada!
Por favor, já que vc tem o mesmo cabo tire-me uma dúvida. No suporte dos reles há 3 plugues, no manual fala só de 2 deles, o plugue A e o B que devem ser unidos caso o cabo esteja sendo utilizado em um veículo da toyota. Quanto ao terceiro plug, o plug Y que tem dois fios, um vermelho e outro preto o diagrama não falo nada! É para deixá-lo solto, isolado? Vc sabe para que serve eSeria plug?
Alguém do Rio poderia me indicar alguma boa auto-elétrica que venda peças para que eu possa comprar fio!
quando instalei o watchdog procurei em varias auto-peças e só consegui encontrar fios finos coloridos e o mais grossinho, não muito, só branco! Resumindo comprei só fio branco o dividi em pedaços e fui pintando de acordo com as cores do esquema do watchdog para prolongar os fios. Não ficou muito bom e tive muito trabalho!
obrigado, Airton
Alguém do Rio poderia me indicar alguma boa auto-elétrica que venda peças para que eu possa comprar fio!
Ai do teu lado; Amoedo ou Leroy Merlin. Eles tem seção só de fios.
Airton R
10/06/2013, 22:13
Valeu Marado, existe alguma seção para fios de automóveis ou são os mesmos de uso residencial. Achava que os de automóveis tinham algum isolamento diferenciado para suportar a alta temperatura do motor.
Ai do teu lado; Amoedo ou Leroy Merlin. Eles tem seção só de fios.
Valeu Marado, existe alguma seção para fios de automóveis ou são os mesmos de uso residencial. Achava que os de automóveis tinham algum isolamento diferenciado para suportar a alta temperatura do motor.
Não, é o mesmo. Só tem que olhar a bitola, que tem que ser a mesma, ou maior. E se possível, proteja o chicote passando ele por dentro de conduíte automotivo (de preferência) e tente seguir o caminho do chicote original, se possível.
Airton R
10/06/2013, 22:35
Valeu Marado, nestas casas (leroy e amoedo) não consigo comprar porta fusível automotivo, certo?
vc conhece alguma boa auto elétrica que tenha estas peças mais específicas para automóveis. Neste cabo ARB veio um fusível de 30 A em um porta fusível de linha a prova ou resistente a água. queria outro deste para trocar o do meu watchdog que está exposto no cofre do motor.
obrigado
Não, é o mesmo. Só tem que olhar a bitola, que tem que ser a mesma, ou maior. E se possível, proteja o chicote passando ele por dentro de conduíte automotivo (de preferência) e tente seguir o caminho do chicote original, se possível.
Acho mais fácil encontrar em casa de material eletônico. Tipo Cascadura ou Buenos Aires.
Mas na Leroy é capaz de encontrares.
Em loja que coloca acessórios automotivos; lembrei.
Airton R
10/06/2013, 22:44
Já fui em cascadura atrás deste porta fusível a prova d'água, pois sabia da existência do mesmo embora nunca tivesse visto e atrás de alguns reles automotivos e não consegui nada. O forte deles é som!
Acho mais fácil encontrar em casa de material eletônico. Tipo Cascadura ou Buenos Aires.
Mas na Leroy é capaz de encontrares.
Se não tiver pressa: Blue Sea 5065 Waterproof in Line Fuse Holder ATC ATO Block 30A Max Boat RV Car | eBay (http://www.ebay.com/itm/Blue-Sea-5065-Waterproof-In-Line-Fuse-Holder-ATC-ATO-Block-30A-Max-Boat-RV-Car-/330865199419?pt=Boat_Parts_Accessories_Gear&hash=item4d091a493b&vxp=mtr)
Airton R
10/06/2013, 23:18
É exatamente este que veio no cabo ARB, será que não se acha isto no Rio ou Sp?
Se não tiver pressa: Blue Sea 5065 Waterproof in Line Fuse Holder ATC ATO Block 30A Max Boat RV Car | eBay (http://www.ebay.com/itm/Blue-Sea-5065-Waterproof-In-Line-Fuse-Holder-ATC-ATO-Block-30A-Max-Boat-RV-Car-/330865199419?pt=Boat_Parts_Accessories_Gear&hash=item4d091a493b&vxp=mtr)
alberto megda
10/06/2013, 23:28
Acho dificil achar aqui, importa
Faça a ligação no positivo e no negativo que vem direto da bateria até o farol original... usa conectores e boa. Já tem relê e fusivel suficiente ... não vejo porque aumentar ou trocar o fio. Ele chega ate dentro da painel onde deveria se conectar a estes 2 fios, não?? basta pegar o 12v antes da ignição e o negativo que já existe no farol. POis do contrario, o que voce vai fazer com estes fios que chegam a chave do farol original???
Mascalchi
11/06/2013, 13:11
Mascalchi, estou inclinado a fazer isto, a idéia de fazer emendas nos fios não me agrada!
Por favor, já que vc tem o mesmo cabo tire-me uma dúvida. No suporte dos reles há 3 plugues, no manual fala só de 2 deles, o plugue A e o B que devem ser unidos caso o cabo esteja sendo utilizado em um veículo da toyota. Quanto ao terceiro plug, o plug Y que tem dois fios, um vermelho e outro preto o diagrama não falo nada! É para deixá-lo solto, isolado? Vc sabe para que serve eSeria plug?
quando instalei o watchdog procurei em varias auto-peças e só consegui encontrar fios finos coloridos e o mais grossinho, não muito, só branco! Resumindo comprei só fio branco o dividi em pedaços e fui pintando de acordo com as cores do esquema do watchdog para prolongar os fios. Não ficou muito bom e tive muito trabalho!
obrigado, Airton
Airton quando eu abri o chicote eu retirei esses três conectores, esta funcionando sem problemas até hoje...
Airton R
11/06/2013, 22:23
Obrigado, Mascalchi. Farei o mesmo! Quais lâmpadas e faróis vc está usando? Ficou boa a iluminação?
Airton quando eu abri o chicote eu retirei esses três conectores, esta funcionando sem problemas até hoje...
Mascalchi
13/06/2013, 18:23
Estou usando as Philips X-treme Power, já o farol por enquanto é o original mesmo...
A iluminação melhorou bastante em relação a original mas acredito que se colocar lâmpadas de 100w e faróis da Hella deve ficar muito melhor...
Airton R
13/06/2013, 22:21
Estou com estas peças em casa, mas queria confirmar se esta é a melhor opção de lâmpada!
próxima semana devo conseguir um tempo para instalação.
obrigado, Airton
Estou usando as Philips X-treme Power, já o farol por enquanto é o original mesmo...
A iluminação melhorou bastante em relação a original mas acredito que se colocar lâmpadas de 100w e faróis da Hella deve ficar muito melhor...
Ola amigos, alguem pode me orientar em relação a ligação dos fios na chave comutadora da ignição. Sei que tem cinco encaixes, mas nao sei qual fio vai em cada um.
Obrigado