PDA

Ver Versão Completa : Orientação elétrica defender 110!

Airton R
10/06/2013, 16:40
Caros foristas,

Estou adaptando lâmpadas mais potentes (100w) nos faróis da minha Def 110. Utilizarei o cabo ARB M002, que vem com 3 reles e um fusível de 30A - ARB M002 - ARB H4 Headlight Wire Loom Upgrade - Quadratec (http://www.quadratec.com/products/97018_2430.htm)
Na recomendação de instalação deste cabo devemos prender os terminais + e - diretamente nos polos da bateria, porém os terminais não alcançam a bateria.

Gostaria de saber qual é a melhor solução, considerando que utilizarei lâmpadas de 100 watts:
1) aumentar o comprimento do cabo para que alcance a bateria ou
2) ligar os terminais positivo e negativo da cabo na solenóide do motor de arranque, pois percebi que os cabos que chegam no arranque tem uma boa bitola e acredito que só sejam utilizados na partida do motor. Acho que se não der a partida no carro com o farol ligado não terei problema em utilizá-los, certo? Ou estou viajando?
3) Nenhuma das 2 anteriores. O melhor seria...

Obrigado, Airton

henrique wamser
10/06/2013, 17:46
opcão 1 valida(acho a melhor)
opção 2 valida, mas só o positivo, e na entrada do automático.
negativo -de preferencia no cabo que liga a bateria(-) na longarina.
abraço
Henrique

lucar
10/06/2013, 17:46
Tem um positivo que chega ao miolo de ignição e tem um terra lá também. A bitola eu acredito que deva aguentar. Olha e veja até onde o chicote chega... não dá nenhuma dica de uma possível posição???

Eu fiz os milhas e neblina a parte da ligação original nestes últimos neblina uso 2 lampadas de 100w cada, eu puxei o 12v direto da bateria e utilizei um relê para cada... fiz um terra a parte também... para os relês ... está de boa.

No seu caso porque não liga no comutador(chave) da luz...?? lá já teria os 12v o terra... e com uso do relê acredito que aguenta! Esse chicote vem com botoes extras???

Airton R
10/06/2013, 20:18
Henrique obrigado pela orientação.
Realmente a opção 1 é a orientação da ARB, mas geralmente a bateria não fica tão longe nos outros carros como nas nossas defender's. Estou com pena de alterar este cabo original e colocar emendas de fio, o cabo é muito bem acabado.
considerando a opção 2, a sua indicação para ligar o negativo seria na bateria ou tenho acesso a este cabo em uma posição mais a frente na longarina? Não conheço este ponto de aterragem, vc poderia tentar me explicar melhor a sua localização?
obrigado, Airton

opcão 1 valida(acho a melhor)
opção 2 valida, mas só o positivo, e na entrada do automático.
negativo -de preferencia no cabo que liga a bateria(-) na longarina.
abraço
Henrique

Airton R
10/06/2013, 20:38
Lucar,
Este cabo é montado de forma que se utilize os comandos normais dos faróis baixo e alto do veículo. Devemos desencaixar a tomada que encaixa em uma das lâmpadas originais do carro e utilizamos esta tomada para encaixar no cabo da ARB, acredito que a carga elétrica que antes passava pela chave que acionava o farol sirva agora para alimentar os reles (são três de 40A: 1 para o farol baixo, 1 para o farol alto e outro para a comutação alto/baixo). Neste cabo tem outras duas tomadas para ligar as novas lâmpadas dos faróis, mais potentes e devemos ligar um positivo e um negativo direto da bateria para as lâmpadas, passando pelos reles, sem passar pela chave de ligação/comutação do farol.
A minha dúvida é se posso pegar este positivo e este negativo em um outro local dentro do cofre do motor já que o cabo não alcança a bateria.
Obrigado, Airton

Tem um positivo que chega ao miolo de ignição e tem um terra lá também. A bitola eu acredito que deva aguentar. Olha e veja até onde o chicote chega... não dá nenhuma dica de uma possível posição???

Eu fiz os milhas e neblina a parte da ligação original nestes últimos neblina uso 2 lampadas de 100w cada, eu puxei o 12v direto da bateria e utilizei um relê para cada... fiz um terra a parte também... para os relês ... está de boa.

No seu caso porque não liga no comutador(chave) da luz...?? lá já teria os 12v o terra... e com uso do relê acredito que aguenta! Esse chicote vem com botoes extras???

Mascalchi
10/06/2013, 20:45
Tenho o mesmo cabo só que optei por abrir o chicote e trocar os fios do positivo e negativo por maiores para alcançar a bateria...

Marado
10/06/2013, 21:31
Tenho o mesmo cabo só que optei por abrir o chicote e trocar os fios do positivo e negativo por maiores para alcançar a bateria...

Airton, farei exatamente isto quando o meu chegar. Não sei se trocarei ou se colocarei algum tipo de emenda com solda...

Airton R
10/06/2013, 21:58
Mascalchi, estou inclinado a fazer isto, a idéia de fazer emendas nos fios não me agrada!
Por favor, já que vc tem o mesmo cabo tire-me uma dúvida. No suporte dos reles há 3 plugues, no manual fala só de 2 deles, o plugue A e o B que devem ser unidos caso o cabo esteja sendo utilizado em um veículo da toyota. Quanto ao terceiro plug, o plug Y que tem dois fios, um vermelho e outro preto o diagrama não falo nada! É para deixá-lo solto, isolado? Vc sabe para que serve eSeria plug?
Alguém do Rio poderia me indicar alguma boa auto-elétrica que venda peças para que eu possa comprar fio!
quando instalei o watchdog procurei em varias auto-peças e só consegui encontrar fios finos coloridos e o mais grossinho, não muito, só branco! Resumindo comprei só fio branco o dividi em pedaços e fui pintando de acordo com as cores do esquema do watchdog para prolongar os fios. Não ficou muito bom e tive muito trabalho!
obrigado, Airton

Marado
10/06/2013, 22:08
Alguém do Rio poderia me indicar alguma boa auto-elétrica que venda peças para que eu possa comprar fio!

Ai do teu lado; Amoedo ou Leroy Merlin. Eles tem seção só de fios.

Airton R
10/06/2013, 22:13
Valeu Marado, existe alguma seção para fios de automóveis ou são os mesmos de uso residencial. Achava que os de automóveis tinham algum isolamento diferenciado para suportar a alta temperatura do motor.

Ai do teu lado; Amoedo ou Leroy Merlin. Eles tem seção só de fios.

Marado
10/06/2013, 22:20
Valeu Marado, existe alguma seção para fios de automóveis ou são os mesmos de uso residencial. Achava que os de automóveis tinham algum isolamento diferenciado para suportar a alta temperatura do motor.

Não, é o mesmo. Só tem que olhar a bitola, que tem que ser a mesma, ou maior. E se possível, proteja o chicote passando ele por dentro de conduíte automotivo (de preferência) e tente seguir o caminho do chicote original, se possível.

Airton R
10/06/2013, 22:35
Valeu Marado, nestas casas (leroy e amoedo) não consigo comprar porta fusível automotivo, certo?
vc conhece alguma boa auto elétrica que tenha estas peças mais específicas para automóveis. Neste cabo ARB veio um fusível de 30 A em um porta fusível de linha a prova ou resistente a água. queria outro deste para trocar o do meu watchdog que está exposto no cofre do motor.
obrigado

Não, é o mesmo. Só tem que olhar a bitola, que tem que ser a mesma, ou maior. E se possível, proteja o chicote passando ele por dentro de conduíte automotivo (de preferência) e tente seguir o caminho do chicote original, se possível.

Marado
10/06/2013, 22:38
Acho mais fácil encontrar em casa de material eletônico. Tipo Cascadura ou Buenos Aires.
Mas na Leroy é capaz de encontrares.

Marado
10/06/2013, 22:41
Em loja que coloca acessórios automotivos; lembrei.

Airton R
10/06/2013, 22:44
Já fui em cascadura atrás deste porta fusível a prova d'água, pois sabia da existência do mesmo embora nunca tivesse visto e atrás de alguns reles automotivos e não consegui nada. O forte deles é som!

Acho mais fácil encontrar em casa de material eletônico. Tipo Cascadura ou Buenos Aires.
Mas na Leroy é capaz de encontrares.

Marado
10/06/2013, 22:48
Se não tiver pressa: Blue Sea 5065 Waterproof in Line Fuse Holder ATC ATO Block 30A Max Boat RV Car | eBay (http://www.ebay.com/itm/Blue-Sea-5065-Waterproof-In-Line-Fuse-Holder-ATC-ATO-Block-30A-Max-Boat-RV-Car-/330865199419?pt=Boat_Parts_Accessories_Gear&hash=item4d091a493b&vxp=mtr)

Airton R
10/06/2013, 23:18
É exatamente este que veio no cabo ARB, será que não se acha isto no Rio ou Sp?

Se não tiver pressa: Blue Sea 5065 Waterproof in Line Fuse Holder ATC ATO Block 30A Max Boat RV Car | eBay (http://www.ebay.com/itm/Blue-Sea-5065-Waterproof-In-Line-Fuse-Holder-ATC-ATO-Block-30A-Max-Boat-RV-Car-/330865199419?pt=Boat_Parts_Accessories_Gear&hash=item4d091a493b&vxp=mtr)

alberto megda
10/06/2013, 23:28
Acho dificil achar aqui, importa

lucar
11/06/2013, 00:34
Faça a ligação no positivo e no negativo que vem direto da bateria até o farol original... usa conectores e boa. Já tem relê e fusivel suficiente ... não vejo porque aumentar ou trocar o fio. Ele chega ate dentro da painel onde deveria se conectar a estes 2 fios, não?? basta pegar o 12v antes da ignição e o negativo que já existe no farol. POis do contrario, o que voce vai fazer com estes fios que chegam a chave do farol original???

Mascalchi
11/06/2013, 13:11
Mascalchi, estou inclinado a fazer isto, a idéia de fazer emendas nos fios não me agrada!
Por favor, já que vc tem o mesmo cabo tire-me uma dúvida. No suporte dos reles há 3 plugues, no manual fala só de 2 deles, o plugue A e o B que devem ser unidos caso o cabo esteja sendo utilizado em um veículo da toyota. Quanto ao terceiro plug, o plug Y que tem dois fios, um vermelho e outro preto o diagrama não falo nada! É para deixá-lo solto, isolado? Vc sabe para que serve eSeria plug?
quando instalei o watchdog procurei em varias auto-peças e só consegui encontrar fios finos coloridos e o mais grossinho, não muito, só branco! Resumindo comprei só fio branco o dividi em pedaços e fui pintando de acordo com as cores do esquema do watchdog para prolongar os fios. Não ficou muito bom e tive muito trabalho!
obrigado, Airton

Airton quando eu abri o chicote eu retirei esses três conectores, esta funcionando sem problemas até hoje...

Airton R
11/06/2013, 22:23
Obrigado, Mascalchi. Farei o mesmo! Quais lâmpadas e faróis vc está usando? Ficou boa a iluminação?

Airton quando eu abri o chicote eu retirei esses três conectores, esta funcionando sem problemas até hoje...

Mascalchi
13/06/2013, 18:23
Estou usando as Philips X-treme Power, já o farol por enquanto é o original mesmo...
A iluminação melhorou bastante em relação a original mas acredito que se colocar lâmpadas de 100w e faróis da Hella deve ficar muito melhor...

Airton R
13/06/2013, 22:21
Estou com estas peças em casa, mas queria confirmar se esta é a melhor opção de lâmpada!
próxima semana devo conseguir um tempo para instalação.

obrigado, Airton

Estou usando as Philips X-treme Power, já o farol por enquanto é o original mesmo...
A iluminação melhorou bastante em relação a original mas acredito que se colocar lâmpadas de 100w e faróis da Hella deve ficar muito melhor...

Will.pc
10/09/2014, 16:56
Ola amigos, alguem pode me orientar em relação a ligação dos fios na chave comutadora da ignição. Sei que tem cinco encaixes, mas nao sei qual fio vai em cada um.
Obrigado