Ver Versão Completa : Mitsubishi Airtrek aguenta trilhas leves e moderadas?
Cesar Gerab
09/06/2013, 14:57
Boa tarde, galera!
Sou "pré-novato" e estou estudando a compra de meu primeiro 4x4.
Como a idéia inicial é experimentar de leve esse mundo pra ver se a lama entrará no sangue, estou pensando em fazer um investimento baixo e trocar meu carro de passeio por uma Airtrek 2008 (em torno de R$40.000,00). Dei uma lida em alguns posts e consegui sumarizar os seguintes prós e contras:
- Prós: carro fora de linha já depreciado, dirigibilidade excelente no asfalto, conforto muito superior a veiculos da mesma faixa de preços, compartilha componentes com a TR4 e Outlander (menores dificuldades de encontrar peças), é um Mitsubishi..
- Contras: considerado um CARRO AWD e não um legítimo 4x4, alguns problemas com a suspensão e pneus dianteiros, certamente não aguenta trilhas pesadas, algumas peças de reposição tem valor elevado, consumo de 6km/l de gasolina
Porém, neste começo de namoro com o mundo 4x4 não penso em encarar trilhas pesadas e, lendo os posts, ainda não consegui tirar uma conclusão se com a Airtrek eu conseguiria encarar (nem que seja contando com a ajuda de outros colegas) trilhas moderadas... Por isso gostaria de ouvir opiniões a respeito do uso misto deste veiculo para muita cidade e um pouco de terra e lama....
Valeu! Abraços,
Cesar
Roberto FL
09/06/2013, 20:33
trilhas, nem pensar. Agora se neve e chuva é excelente!
SergioMedeiros
09/06/2013, 21:41
Airtrek é tão bom na trilha quando um Audi Quattro.... e olha que talvez o Audi vá mais longe! heheheheh
Amigo, esqueça Airtrek para offroad, e reveja seus conceitos com trilhas moderadas. Trilhas moderadas, ou médias, são trilhas em que carros 4x4 de verdade, mas originais, não passam. Tem gente que acha que trilha leve é estrada de terra e trilha média é um atoleirinho ou outro... tudo errado! Trilha é trilha! Trilha leve já é complicadinha... média é para poucos com preparação e pesada é pra louco!
Cesar Gerab
10/06/2013, 00:54
Sergio e Roberto, obrigado pelas respostas e se vcs puderem me ajudar, seguem mais dúvidas (rs)...
Em relação a trilhas, vou tentar exemplificar o que busco.. Pensava em trilha leve algo como uns passeios que me meti na Serra da Canastra, onde tive que abandonar meu carro de passeio na entrada do parque e fechar pacotes de passeios com uma agencia que tinha um Bandeirante Longo e trilha moderada um role em Marau, na Bahia, que fechei com uma agencia com uma L200 Savana... Pelo que entendi, na verdade são ambas leves e, portanto, inicialmente busco trilhas leves mesmo...
Como eu disse eu gostaria de começar investindo pouco... inicialmente pensei em trocar meu carro por um de uso misto, dai a ideia (furada) da Airktrek.. Nessa mesma linha tinha pensado na Pajero TR4 (que eu não gosto muito), tb não vale a pena?
Outra alternativa que pensei seria manter meu carro atual e investir uns R$15k-R$20k em uma Pathfinder ou Cherokee mais antigas...
Alguma dessas idéias é válida (carro de uso misto de até R$45k-50k ou 2o carro de até R$20k) ou tenho que rever totalmente meus conceitos? Vcs podem dar alguma sugestão alternativa pra algum destes cenários?
Valeu,
Cesar
Sergio e Roberto, obrigado pelas respostas e se vcs puderem me ajudar, seguem mais dúvidas (rs)...
Em relação a trilhas, vou tentar exemplificar o que busco.. Pensava em trilha leve algo como uns passeios que me meti na Serra da Canastra, onde tive que abandonar meu carro de passeio na entrada do parque e fechar pacotes de passeios com uma agencia que tinha um Bandeirante Longo e trilha moderada um role em Marau, na Bahia, que fechei com uma agencia com uma L200 Savana... Pelo que entendi, na verdade são ambas leves e, portanto, inicialmente busco trilhas leves mesmo...
Como eu disse eu gostaria de começar investindo pouco... inicialmente pensei em trocar meu carro por um de uso misto, dai a ideia (furada) da Airktrek.. Nessa mesma linha tinha pensado na Pajero TR4 (que eu não gosto muito), tb não vale a pena?
Outra alternativa que pensei seria manter meu carro atual e investir uns R$15k-R$20k em uma Pathfinder ou Cherokee mais antigas...
Alguma dessas idéias é válida (carro de uso misto de até R$45k-50k ou 2o carro de até R$20k) ou tenho que rever totalmente meus conceitos? Vcs podem dar alguma sugestão alternativa pra algum destes cenários?
Valeu,
Cesar
A Airtrek não possui uma altura mínima para enfrentar uma estrada esburacada.
Veja também os tópicos que falam de barulhos na suspensão dianteira.
Você agravará este problema.
Além disto, em comparação aos outros carros que você mencionou, ela não tem marcha reduzida, o que ocasionará esforço exagerado da caixa logo que começar a patinar.
Resumindo, é um carrão para asfalto.:concordo:
SergioMedeiros
10/06/2013, 15:18
Sergio e Roberto, obrigado pelas respostas e se vcs puderem me ajudar, seguem mais dúvidas (rs)...
Em relação a trilhas, vou tentar exemplificar o que busco.. Pensava em trilha leve algo como uns passeios que me meti na Serra da Canastra, onde tive que abandonar meu carro de passeio na entrada do parque e fechar pacotes de passeios com uma agencia que tinha um Bandeirante Longo e trilha moderada um role em Marau, na Bahia, que fechei com uma agencia com uma L200 Savana... Pelo que entendi, na verdade são ambas leves e, portanto, inicialmente busco trilhas leves mesmo...
Como eu disse eu gostaria de começar investindo pouco... inicialmente pensei em trocar meu carro por um de uso misto, dai a ideia (furada) da Airktrek.. Nessa mesma linha tinha pensado na Pajero TR4 (que eu não gosto muito), tb não vale a pena?
Outra alternativa que pensei seria manter meu carro atual e investir uns R$15k-R$20k em uma Pathfinder ou Cherokee mais antigas...
Alguma dessas idéias é válida (carro de uso misto de até R$45k-50k ou 2o carro de até R$20k) ou tenho que rever totalmente meus conceitos? Vcs podem dar alguma sugestão alternativa pra algum destes cenários?
Valeu,
Cesar
Cesar, você está no caminho certo! Suas dúvidas são muito pertinentes e suas idéias estão de acordo! Eu não conheço esses dois caminhos que citou, mas com certeza existem estradas de terra que são piores que trilhas... hehe. mas trilha, via de regra, é algo que não leva a lugar algum. É um caminho cheio de atoleiros, rios e muita lama. Por isso, quando se fala trilha, a leve já começa sendo difícil até para carros originais 4x4. Mas enfim, eu entendi o que procura...
A TR4 é um bom jipinho sim, mas original não vai muito longe não. Particularmente não gosto da falta de espaço e falta de motor do mesmo. Entre 45 e 50K voce tem boas opões para uso misto. Uma pickup não seria uma boa para voce? Dá para achar boas a Diesel nessa faixa de preço.
Agora, sua outra idéia também é muito boa... fica com seu carro e compra um até 20K, que aí voce vai usar sem dó... vai por ele em qualquer lugar e ver com o tempo o que realmente gosta, se são viagens longas, trilhas, passeios... tudo vai do que voce busca. Trilhas e passeios não precisa de Diesel.. já expedições o Diesel se torna mais interessante.
Eu pegaria um segundo carro, para usar sem dó e ver o que eu realmente espero de um 4x4. Com 20K eu pegaria um Samurai preparadinho... carrinho esperto que encara qualquer desafio!
Abs
Paulo_CW
10/06/2013, 16:07
Pensa no Tracker.... ótimo custo benifício e relativamente fácil de encontrar em ótimo estado.... encara original, muita coisa e se preparar um pouco.... vai longe com uma vtr muito confiável e sem pagar os altos custos de manter a TR-4....
serra da canastra Airtrek vai de boa, dependendo do trecho...serra do rolador, serra branca, etc. Airtrek até vai, mas vai forçar um cado...o outro caminho não conheço.
como o Paulo disse, trilha é trilha...o resto é no máximo passeio.
Pajero TR4 - tenho uma 2010 AT, bem preparada...3,5" de lift, amortecedores preparados, proteções inferiores, pneus mud 245/75 R16, reprogramação da central eletrônica, sistema de exaustão de 2,5" e filtro de ar K&N, bloqueio na traseira e outros badulaques...é parruda, enfrenta trilhas médias com tranquilidade e passa em muito lugar que nego num acredita...
Alguns acham 6 km/l NO ÁLCOOL é consumo elevado...motor é razoável, a manual tem uma tocada boa...já a AT é manca...o câmbio é muito mal escalonado, mas eu não troco minha TR AT, mto mais conforto na estrada, na cidade ou na trilha.
Comprei uma WJ - grand cherokee limited 4.7L V8 2000 e estou preparando pra trilha...são dois carros com projetos e concepções distintas, embora sejam 4x4 monobloco. A WJ aguenta preparação mais pesada, depende do que seu bolso permite...atualmente estou com 6,5" de lift e pneus 35", ainda falta mta coisa para ser um jipão pra trilha, mas já dá pra enfrentar trilhas pesadas, se a coragem deixasse.
Resumo do grande relato: Airtrek não faz trilha. TR4 ou Cherokee fazem de boa. Se quiser ir pra trilhas médias/moderadas, vc terá que investir. não existe no mercado um carro que faça trilhas médias original de fábrica e quem falar isso está mentindo. Então, se o bolso e espaço não são problema, vc pode investir num TR4 mais novo, manutenção mais barata em relação à Cherokee. Se quiser motor e espaço, fique na sua segunda ideia, mantenha seu carro e compre uma Cherokee...ande, faça testes, brinque e vá investindo conforme sua vontade de fazer trilhas determinar
ou, como o Paulo mencionou, procure um 4x4 preparado, seja TR4, Samurai ou Cherokee, que vc encontra entre 15 a 60k.
abs
Cesar Gerab
11/06/2013, 00:13
Glaicon, Sergio, Paulo, Cheroka... valeu pelas dicas!!!
Já está claro pra mim que Airtrek que eu tinha namorado está fora de questão e agora tenho uma visão um pouco menos distorcida baseado nas idéias que vcs deram...
Vou começar a olhar por ai o que cabe no bolso prum começo de brincadeira... Conforme forem aparecendo as alternativas (espero que não tão esdruxulas como foi a da Airtrek, hehehe) vou pesquisando nos foruns e tirando dúvidas que sobrarem com quem de vcs ainda tiver paciência para perguntas "mirim", rs!
Muito obrigado mesmo! Grande abraço,
Cesar
Glaicon, Sergio, Paulo, Cheroka... valeu pelas dicas!!!
Tenho uma Airtrek 2008. Até hoje só precisei trocar óleo e a buchas da barra estabilizadora (R$90,00), que depois de um tempo geram um barulhinho chato na suspensão (cluc cluc).
Considero um carro espaçoso pra família e excelente pra viajar (tirando o consumo), mas não tenho coragem de colocar nem em estrada de terra. Falta altura e ângulo de ataque, além da falta de redução.
Único excesso foi colocá-la em areia de praia na maré seca. Só.
Um colega aí em cima sugeriu a Tracker. Tbm tem um bom custo benefício e dá pra ir bem longe com ela.
Faz um teste Drive...
Att,
SergioMedeiros
12/06/2013, 01:20
Cesar, tranquilo. Vai perguntando aí que o que pudermos, ajudamos!
Agora, existe muito a questão preferencia pessoal.
Na minha opinião, para segundo carro (mais em conta):
Samurai
Cherokee (vários modelos)
Ranger V6
Vitarinha
Talvez um Niva
Lembrando que todos bem preparadinhos enfrentam qualquer terreno.
Já na casa do carro único que faz bonito na lama
Defender
Bandeirante (ta inflacionada, ter como segundo carro é luxo... hehe)
Troller até 2005
Jimny
Esqueça as pickups mais novas para trilha... são ótimas para passeios e alguma lama, mas não são feitas para trilhas de verdade. Entre eixos longo e falta de angulo de ataque/saída atrapalham bastante, além do peso. Esquece também as grandes SUVs, como Pajeros e SW4.
Posso ter esquecido de algum carro, mas lembrando que essa é uma lista de preferencia PESSOAL. Não quero dizer que um é melhor que outro ou que algum que não entrou na lista não seja bom. São gostos pessoais.
Para passeios na beira da praia dá. Aqui no nosso litoral Potiguar já vi duas andando "like a boss".
Agora, como eu não sei seu conceito de "trilha leve", eu partiria para outra. Cada um que defenda seus gostos: minhas trilhas são "leves" e as encaro normalmente com minha TR4 MT.
Cesar Gerab
13/06/2013, 17:50
Treco e Edinho, obrigado pelas informações mas já desencanei da ideia de adquirir a Airtrek pelos motivos apontados pelo pessoal no forum.. (e a TR4 entrou na lista...)
Vou compilar todas as informações recebidas + a lista que o Sergio passou depois (valeu, Sergio!) e sair procurando algum bom negocio.. depois conto o que eu resolver.. espero que eu não demore até o final do ano pra isso (rs) mas vcs saberão pq eu certamente vou abrir em algum momento outro post "Viatura xxxx aguenta trilhas leves", hehehehe....
Abraços a todos!
Treco e Edinho, obrigado pelas informações mas já desencanei da ideia de adquirir a Airtrek pelos motivos apontados pelo pessoal no forum.. (e a TR4 entrou na lista...)
Vou compilar todas as informações recebidas + a lista que o Sergio passou depois (valeu, Sergio!) e sair procurando algum bom negocio.. depois conto o que eu resolver.. espero que eu não demore até o final do ano pra isso (rs) mas vcs saberão pq eu certamente vou abrir em algum momento outro post "Viatura xxxx aguenta trilhas leves", hehehehe....
Abraços a todos!
seguem algumas ideias
https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=51334&cat=1&item=24&titulo=Jeep%20cherokee%20sport%2098
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/115057-cherokee-bolinha-com-pneu-37-a.html
https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=51019&cat=1&item=31&titulo=PAJERO%20FULL%20PAJERINHO%203.0
https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=50202&cat=1&item=31&titulo=Pajero%20GLS%20B%203.0%20Manual
Pajero tr4 invocada - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=hJnAMWovrNI)
o atual proprietário desta TR4 tá vendendo...ele postou outro dia no facebook
SergioMedeiros
13/06/2013, 23:29
Cheroka, vou dar minha opinião se me permite...
https://www.rolo4x4.com.br/dadosClas...e%20sport%2098 (https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=51334&cat=1&item=24&titulo=Jeep%20cherokee%20sport%2098)
Eu iria nesse, sou fã das Sport.... adoro esse carro! Só que colocaria uns alargadores de paralama ali pq os "home" pegam no pé valendo!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...pneu-37-a.html (Cherokee bolinha com pneu 37") (http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/115057-cherokee-bolinha-com-pneu-37-a.html)
Essa ta bonita, chega até a ser exagerada na preparação. Mas o valor que o cara pede tá fora. Com certeza ele gastou mais que isso pra fazer, mas todos sabemos que valor investido em carro de trilha é para própria diversão e só. Se recuperar 50% do investimento na venda considere-se sortudo!
https://www.rolo4x4.com.br/dadosClas...AJERINHO%203.0 (https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=51019&cat=1&item=31&titulo=PAJERO%20FULL%20PAJERINHO%203.0)
Pajero full (curta) é ótima na trilha, com muitas opções de preparação, ótimo motor e ainda conta com um puta conforto interno. Mas carro de trilha não significa necessariamente carro destruído. E essa ta muito feia pro valor.
https://www.rolo4x4.com.br/dadosClas...203.0%20Manual (https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=50202&cat=1&item=31&titulo=Pajero%20GLS%20B%203.0%20Manual)
Essa tá legal... não sei se tem algum bloqueio, mas pelo visual da pra dar uma pechinchada... aparentemente só trocar o cabo do guincho por um sintético já melhora bastante o visual.
Cesar, uma coisa interessante, que muitos fazem, é comprar um carro todo preparado já, pois o investimento na preparação é grande, e nunca acaba. Sempre voce ta procurando uma coisa para colocar a mais e a brincadeira sai cara! E na hora de vender, a galera compara o carro com a fipe, e fica insistindo em baixar o valor. Chega a estressar! Por outro lado, pra quem compra, é um ótimo negócio. Aí o grande X da questão é encontrar o equilibrio em um carro preparado que não esteja muito judiado, pois tem gente que usa o carro até quase "acabar", pra aí vender
.
Olha o caso do segundo anuncio.. essa Cherokee tá a 6 meses anunciada, e só tem curiosos... proposta para compra, ou até mesmo pra troca, nenhuma.
Se quer garantia de um carro bom que seja para trilha, vai de Samurai. Tem muitos anuncios no fórum de Suzukis muito bem preparados e valores abaixo de 20K. Além de que peças são mais fáceis de encontrar e mais baratas dos que as Cherokee. Agora, com dinheiro de sobra um Suzuki nunca vai conseguir chegar no nível de uma Cherokee, mas aí estamos falando de 50K pra cima de investimento.
Cheroka, vou dar minha opinião se me permite...
https://www.rolo4x4.com.br/dadosClas...e%20sport%2098 (https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=51334&cat=1&item=24&titulo=Jeep%20cherokee%20sport%2098)
Eu iria nesse, sou fã das Sport.... adoro esse carro! Só que colocaria uns alargadores de paralama ali pq os "home" pegam no pé valendo!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...pneu-37-a.html (Cherokee bolinha com pneu 37") (http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/115057-cherokee-bolinha-com-pneu-37-a.html)
Essa ta bonita, chega até a ser exagerada na preparação. Mas o valor que o cara pede tá fora. Com certeza ele gastou mais que isso pra fazer, mas todos sabemos que valor investido em carro de trilha é para própria diversão e só. Se recuperar 50% do investimento na venda considere-se sortudo!
https://www.rolo4x4.com.br/dadosClas...AJERINHO%203.0 (https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=51019&cat=1&item=31&titulo=PAJERO%20FULL%20PAJERINHO%203.0)
Pajero full (curta) é ótima na trilha, com muitas opções de preparação, ótimo motor e ainda conta com um puta conforto interno. Mas carro de trilha não significa necessariamente carro destruído. E essa ta muito feia pro valor.
https://www.rolo4x4.com.br/dadosClas...203.0%20Manual (https://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=50202&cat=1&item=31&titulo=Pajero%20GLS%20B%203.0%20Manual)
Essa tá legal... não sei se tem algum bloqueio, mas pelo visual da pra dar uma pechinchada... aparentemente só trocar o cabo do guincho por um sintético já melhora bastante o visual.
Cesar, uma coisa interessante, que muitos fazem, é comprar um carro todo preparado já, pois o investimento na preparação é grande, e nunca acaba. Sempre voce ta procurando uma coisa para colocar a mais e a brincadeira sai cara! E na hora de vender, a galera compara o carro com a fipe, e fica insistindo em baixar o valor. Chega a estressar! Por outro lado, pra quem compra, é um ótimo negócio. Aí o grande X da questão é encontrar o equilibrio em um carro preparado que não esteja muito judiado, pois tem gente que usa o carro até quase "acabar", pra aí vender
.
Olha o caso do segundo anuncio.. essa Cherokee tá a 6 meses anunciada, e só tem curiosos... proposta para compra, ou até mesmo pra troca, nenhuma.
Se quer garantia de um carro bom que seja para trilha, vai de Samurai. Tem muitos anuncios no fórum de Suzukis muito bem preparados e valores abaixo de 20K. Além de que peças são mais fáceis de encontrar e mais baratas dos que as Cherokee. Agora, com dinheiro de sobra um Suzuki nunca vai conseguir chegar no nível de uma Cherokee, mas aí estamos falando de 50K pra cima de investimento.
a cinza realmente tá destruída, mas, apenas mostrei pra ele que existem opções de vtr preparadas pra trilha com preço razoável.
a WJ não acho exagerada a preparação não...hehehehehe...veja na minha assinatura pq...
sobre samurai, um amigo acabou de comprar um monstro, ele vai rodar com pneus 35" pra vc ter ideia, mas o samuca dele não serve de base...motor 2.0 flex de astra, eixo de rural e por aí vai, mas ele gostou do rendimento na trilha.
eu posso falar de TR4 - tenho uma AT 2010 bem preparada, mas ainda falta coisa...e o jipinho é violento, vai forte e anda bem na areia ou lama e com bloqueio e um curso de amortecedor, vai na erosão tb
já a WJ, a minha é V8, é avião...essa aí do anúncio é 6 em L e está mto reduzida...4.88 da pra rodar com pneu 38 tranquilamente, imagina com o 35 recapado dele, que dá menos de 36" embora ele tenha anunciado 37"...deve estar um avião na trilha tb
mas, repito, apenas quis dar uma ideia ao nosso amigo que queria ir pra trilha de airtrek...já tive um e foi o melhor carro que eu já tive até hoje, pra rodar no asfalto, viagens e cidade, não tem igual, mas não enfrenta lama, embora tenha uma altura razoável, se considerarmos que é um SUV
abs
Treco e Edinho, obrigado pelas informações mas já desencanei da ideia de adquirir a Airtrek pelos motivos apontados pelo pessoal no forum.. (e a TR4 entrou na lista...)
Vou compilar todas as informações recebidas + a lista que o Sergio passou depois (valeu, Sergio!) e sair procurando algum bom negocio.. depois conto o que eu resolver.. espero que eu não demore até o final do ano pra isso (rs) mas vcs saberão pq eu certamente vou abrir em algum momento outro post "Viatura xxxx aguenta trilhas leves", hehehehe....
Abraços a todos!
César, só não tenho TR4 por causa do espaço interno, pois tenho dois filhos pequenos.
Se colocar um cadeirão no banco traseiro, as pernas da criança devem ficar prensadas no banco dianteiro.
Além do espaço do porta-malas, que é sofrível para quem viaja.
Fora isto, é um ótimo carro.
Sistema de tração é o mesmo da Cherokee Sport, tendo sistema 4X4 pra cidade, com a compensação do giro das rodas, com se fosse um carro AWD, além do 4X4 pra trilha, mais a reduzida.
A caixa automática que não é bem escalonada, mas isto você se acostuma. Consumo alto, mas vale à pena.
Além disto, têm dezenas por aí que nunca viram estrada barro. Elas competem com as EcoSport´s para irem ao shopping.:concordo:
SergioMedeiros
14/06/2013, 11:39
a WJ não acho exagerada a preparação não...hehehehehe...veja na minha assinatura pq...
E acha que não vi??? hehhehee... Notei no seu primeiro post já qual o seu estilo!!! Mas pro nosso amigo não dá né!! Como imaginar começar no mundo offroad com um monstrinho??? hahahahaha
Falando nisso, depois posta aí umas fotos ou um link onde tenha teu brinquedo em ação!
Abs
Cesar Gerab
14/06/2013, 12:34
Galera, estou me divertindo com esse tópico!!! A cada ideia de vcs que pesquiso na internet e a cada link que abro do post do Cheroka babo e me empolgo um pouco mais..
O Sergio está certo.. entendi bem a idéia do Cheroka, já mudei meu "mind set" mas não penso em partir pra "algo pronto pra qualquer terreno" de cara! Como vcs podem notar já mudei até de "trilhas leves e moderadas" para "trilhas leves", hehehe..
Quem sabe comece engatinhando nesse mundo com uma TR4 com pouco (ou nenhum) preparo (como o Glaicon comentou tem uma mulherada que ama levar esse carro pra shopping, então deve ter umas em ótimo estado) e siga "evoluindo na cadeia alimentar", quem sabe encontre um Samurai ou Cherokee mais velhinho com um pouco de preparo como 2o carro.. vou seguir fuçando..
Tinha pensado em pedir fechamento do tópico (já q Airtrek nem é mais o tema, rs) mas mudei de idéia e dou apoio a seguirmos postando, pois virou um batepapo sobre boas idéia para qq iniciante!
Abraços,
Cesar
PS1 - Alias, alguém sabe se há como solicitar adequação do título do tópico para os administradores do grupo?
PS2 - Aproveitando... vou mandar uma pergunta contrangedora de novato... nas regras sociais dos jipeiros é muito deselegante ficar procurando quem tope ter um "zequinha" no banco traseiro??!?!?!
SergioMedeiros
14/06/2013, 16:02
Cesar, quando comecei no 4x4 quase fui de TR4... mas quase mesmo! Mas aí achei minha ex Ranger 98 V6 preparada para segundo carro, e mexi mais ainda na menina. Ela era ignorante na trilha... o V6zão dela limpava pneu que é uma maravilha! Imagina essa V8 então do Cheroka??? Se colocar reduzida e pisar fundo ele cava o chão até no asfalto... fora que se ele abrir a saída de escape no coletor a sinfonia que fica é algo único!!! Musica pra dormir!!!! Cheroka, diz aí... abriu ou não?? Tá no clé clé clé??????
Cesar, lembre-se... o que faz diferença na trilha, em ordem:
1- Pneu
2- Bloqueio
3- Altura do solo
4- Motor
(pqp, não sei pq mas to vendo que vai gerar polemica isso, hehehhe)
Enfim, a TR vai te dar muita diversão sim... tenta colocar uns pneuzinhos Mud nela que vai dar uma boa diferença! Ela tem bons angulos de ataque e saída e é curtinha, o que ajuda muito.
Particularmente prefiro as TR do modelo anterior a esse atual.. as que tem cara de Pajeros Sport. Não gosto muito da nova não.
Quanto a fechamento do tópico, não é costume aqui não, pois por mais que tenhamos uma solução, sempre alguém pode ter uma dúvida nova, e postar no respectivo tópico. Isso é o que faz esse fórum tão movimentado e didático. Já para alterar título, também já vi gente pedindo mas nunca vi mudar. Os moderadores ficam mais em cima de perguntas não pertinente ao tópico, anuncios e propagandas. O titulo vai ser esse pra sempre!!! heheh
E o zequinha... bom, o zequinha é uma peça que faz parte do carro!!! hahahahaha.. todos os Jipes deveriam vir com um como ítem de série!!! E tudo vai depender da procedencia do zequinha... mas via de regra ele se sente mais importante que o próprio motorista, então não é uma boa idéia coloca-lo no banco de trás ou porta malas.... hehehehheh
Abraço!
Cesar, quando comecei no 4x4 quase fui de TR4... mas quase mesmo! Mas aí achei minha ex Ranger 98 V6 preparada para segundo carro, e mexi mais ainda na menina. Ela era ignorante na trilha... o V6zão dela limpava pneu que é uma maravilha! Imagina essa V8 então do Cheroka??? Se colocar reduzida e pisar fundo ele cava o chão até no asfalto... fora que se ele abrir a saída de escape no coletor a sinfonia que fica é algo único!!! Musica pra dormir!!!! Cheroka, diz aí... abriu ou não?? Tá no clé clé clé??????
Cesar, lembre-se... o que faz diferença na trilha, em ordem:
1- Pneu
2- Bloqueio
3- Altura do solo
4- Motor
(pqp, não sei pq mas to vendo que vai gerar polemica isso, hehehhe)
Enfim, a TR vai te dar muita diversão sim... tenta colocar uns pneuzinhos Mud nela que vai dar uma boa diferença! Ela tem bons angulos de ataque e saída e é curtinha, o que ajuda muito.
Particularmente prefiro as TR do modelo anterior a esse atual.. as que tem cara de Pajeros Sport. Não gosto muito da nova não.
Quanto a fechamento do tópico, não é costume aqui não, pois por mais que tenhamos uma solução, sempre alguém pode ter uma dúvida nova, e postar no respectivo tópico. Isso é o que faz esse fórum tão movimentado e didático. Já para alterar título, também já vi gente pedindo mas nunca vi mudar. Os moderadores ficam mais em cima de perguntas não pertinente ao tópico, anuncios e propagandas. O titulo vai ser esse pra sempre!!! heheh
E o zequinha... bom, o zequinha é uma peça que faz parte do carro!!! hahahahaha.. todos os Jipes deveriam vir com um como ítem de série!!! E tudo vai depender da procedencia do zequinha... mas via de regra ele se sente mais importante que o próprio motorista, então não é uma boa idéia coloca-lo no banco de trás ou porta malas.... hehehehheh
Abraço!
zeca é importante, pois é ele quem abre a cerveja pro motorista, abre a porteira, pega a cinta quando agarra, bota o guincho pra funcionar...cava qdo ninguém passa, enfim, zeca bão é zeca trabalhador...hehehehe
concordo sobre a TR4 ser uma excelente opção, mesmo pq tenho uma...hehehehe...mas discordo, acho as 2010 em diante as mais bonitas...hehehehehehe
concordo com o Sergio, bons pneus, bloqueio e boa altura/curso de suspensão são importantes, fazem uma puta diferença na trilha, o motor não é tão importante, mas o torque sim, mas, claro, prefiro fazer trilha com a cherokee do que com a TR, além da altura e curso de suspensão, ver o voitão roncado é chique...hehehehehee
eu tirei o escape a partir da sonda lambda pra montar a suspensão e ainda não voltei...hehehe...mas, ainda tem mta coisa pra fazer...uma delas é refazer o escape, desde o coletor, como fiz com a TR4, pra ficar um barulhão gostoso...
olha aí dois videozinhos dela em ação, tem umas fotos tb, mas tenho pouca coisa dela...
abs
WJ on trail - trilhando em Minas Gerais - BH parte 1 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=-552i79DxZ8)
WJ on trail - trilhando em Minas Gerais - BH parte 2 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=iy6xeHMkne0)
Galera, estou me divertindo com esse tópico!!! A cada ideia de vcs que pesquiso na internet e a cada link que abro do post do Cheroka babo e me empolgo um pouco mais..
O Sergio está certo.. entendi bem a idéia do Cheroka, já mudei meu "mind set" mas não penso em partir pra "algo pronto pra qualquer terreno" de cara! Como vcs podem notar já mudei até de "trilhas leves e moderadas" para "trilhas leves", hehehe..
Quem sabe comece engatinhando nesse mundo com uma TR4 com pouco (ou nenhum) preparo (como o Glaicon comentou tem uma mulherada que ama levar esse carro pra shopping, então deve ter umas em ótimo estado) e siga "evoluindo na cadeia alimentar", quem sabe encontre um Samurai ou Cherokee mais velhinho com um pouco de preparo como 2o carro.. vou seguir fuçando..
Tinha pensado em pedir fechamento do tópico (já q Airtrek nem é mais o tema, rs) mas mudei de idéia e dou apoio a seguirmos postando, pois virou um batepapo sobre boas idéia para qq iniciante!
Abraços,
Cesar
PS1 - Alias, alguém sabe se há como solicitar adequação do título do tópico para os administradores do grupo?
PS2 - Aproveitando... vou mandar uma pergunta contrangedora de novato... nas regras sociais dos jipeiros é muito deselegante ficar procurando quem tope ter um "zequinha" no banco traseiro??!?!?!
Pode deixar o tópico aberto e com o mesmo nome, pois servirá para outros interessados.
Se vai de Cherokee, segue um vídeo meu resgatando uma FJ.
Aumenta o som, pois o ronco dos seis cilindros (só na gasolina!) é muito bom!:concordo:
Resgatando a Toyota FJ - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=zTi2KSccGtg)
luiz_vitara
18/06/2013, 14:27
Tenho uma Airtrek 2007 e um Vitara canvas 1995 , 4x4 , 2,0" lift pneus 235 75 . Airtrek excelente na estrada, tração integral na chuva não tem pra ninguem ja andei a 195km/h , não quebra nem a pau , carro forte, é mitsubishi , porém...não é pra trilha nem tenho coragem em coloca-la na trilha . Na lama, areia, passeios em estradas de terra , uso o vitara , dá pra andar na estrada a 100 km/h nos deslocamentos e não faz feio na lama , não curto trilhas pesadas estraga qualquer viatura.
Roberto FL
29/06/2013, 00:16
se vai ter dois carros pensaria um pouco além. Um carro de 50k voce compra um suv confortável e tals. Depois já que voce quer diversão acho um que Willys iria bem (18-20k). Capota aberta, 4x4, clássico, pega lama e faz passeios curtos com muiiiittttaaaaa curtição. Nem precisa pegar lama. Vai pro campo que ele quebra o mato e não para. Não é tao facil comprar um willys, tem que entender das configurações que tem muitas (muitos motores adaptados e cambios) fora os pneus e acessórios. Eu ando pensando em um desses. Tenho um outlander que é um 4x4 estradeiro e conforto puro. O outro vai ser toco duro e pegada natureba.
Sei lá, pode ser uma ideia que curta. Vale a pena ver um desses...
SergioMedeiros
30/06/2013, 20:42
Roberto, como meu mecanico fala... Willys é coisa pra rico! hehehe... Pra sustentar um voce tem que gostar muito e ter uma sociedade com o mecanico, pois ele vai ficar mais tempo na manutenção do que te proporcionando diversão. Nessa faixa de preço hoje temos outras opções muito melhores que Willys, com mais conforto, confiabilidade e que enfrentam a pegada da mesma forma ou até melhor que os CJ5 e companhia.
Ex. Cherokees, Samurai, Pickups a gasolina (V6zão).
Cesar Gerab
03/07/2013, 12:56
Galera, valeu pelas dicas.. ainda não fechei nada mas estou assediando algumas TR4s por aqui... no proximo feriado vou dar uma olhada em 2 em lojas e no outro final de semana vou ver uma 2010 de "um amigo de um amigo" que nunca viu lama na vida.. quem sabe logo logo eu apareça no Bar do Alemão ou nos encontros do Pacaembu pra começar a adesivá-la, hehehehe....
Aproveitando.. essa TR4 do amigo do amigo está sem estepe.. quanto eu gastarei num scorpion + roda de liga leve? uns R$2 mil?
Depois conto o q resolvi... Grande abraço!
SergioMedeiros
03/07/2013, 22:37
Galera, valeu pelas dicas.. ainda não fechei nada mas estou assediando algumas TR4s por aqui... no proximo feriado vou dar uma olhada em 2 em lojas e no outro final de semana vou ver uma 2010 de "um amigo de um amigo" que nunca viu lama na vida.. quem sabe logo logo eu apareça no Bar do Alemão ou nos encontros do Pacaembu pra começar a adesivá-la, hehehehe....
Aproveitando.. essa TR4 do amigo do amigo está sem estepe.. quanto eu gastarei num scorpion + roda de liga leve? uns R$2 mil?
Depois conto o q resolvi... Grande abraço!
Se for na concessionária vai gastar 2K só pra tomar um café... hehehe...
Procura a roda em ferro velho/desmanche e depois compra o pneu... vai sair bem mais em conta.
zecabemfica
05/07/2013, 21:42
Cesar,
em julho do ano passado, comprei o pacote de um passeio, em Cambará do Sul (RS), que se chama caminho das águas. Foram uns 100 km numa Defender 110, com muita estrada de chão, algumas em péssimo estado de conservação.... cara, fiquei pilhado!!!! Eu tinha uma Fielder e me dei por conta do quanto a gente perde por ter um carro "convencional".
Bueno, decidi que teria um off road e passei a pesquisar, fiz alguns test drive e o Troller foi o que me deu mais tesão... ô carro legal aquele: é um trator...
mas eu não precisava de um trator!?
vi Samurai, Vitara, TR4... opa TR4? vi troller de novo... entrei aqui no fórum... vi o Jimni...Ô carrinho massa!!!
Bem, prá encurtar a história, hoje sou o feliz proprietário de uma TR4 2009 AT, com 45.000 km.
Ela é meu único carro e nunca fiz trilha com ela, pois não está preparada... fiz alguns passeios em estradas não pavimentadas, algumas em péssimo estado. Save com é, em algumas viagens peguei alguns "atalhos" por estradas não pavimentadas hehehehe
No verão passado, fui à Santa Catariana e visitei algumas praias de difícil acesso. No ano de 2005 tinha um gol 1000 e não pude ir até a praia da Tainha... no último verão fui várias vezes lá hehehehe.
A TR4 é um baita "carro" vai em qualquer lugar que um carro possa ir... não tem estrada ruim prá ela... eu via os carros 4x2 jogando pedra prá todo que é lado, fazendo a maior fumaceira, desistindo do percurso e eu lá firme, tracionado, em algumas situações com a reduzida engatada, na maior tranquilidade. Ah, com o ar condicionado ligado, curtindo um DVD e dando risadas com minha família...
Essa mensagem loga é pra ilustrar que tudo depende da sua necessidade... se você pretende fazer trilhas mais pesadas, precisa de um jeepão preparado e tals (tem alguns camaradas aqui do fórum que têm umas TR4 bem valentes...), mas se você é como eu, que gosta de uns passeios mais alternativos, uma TR4 original lhe atende bem...
eu estou feliz, ando com um jipinho que me possibilita viajar, com conforto, à uma velocidade de 110km/h, faz uns 9,0 km/l em uso misto...
prá mim, tá servindo bem!!!!
boa sorte na sua escolha...
grande abraço
ZEca
pedrocssantana
07/07/2013, 09:39
Sergio e Roberto, obrigado pelas respostas e se vcs puderem me ajudar, seguem mais dúvidas (rs)...
Em relação a trilhas, vou tentar exemplificar o que busco.. Pensava em trilha leve algo como uns passeios que me meti na Serra da Canastra, onde tive que abandonar meu carro de passeio na entrada do parque e fechar pacotes de passeios com uma agencia que tinha um Bandeirante Longo e trilha moderada um role em Marau, na Bahia, que fechei com uma agencia com uma L200 Savana... Pelo que entendi, na verdade são ambas leves e, portanto, inicialmente busco trilhas leves mesmo...
Como eu disse eu gostaria de começar investindo pouco... inicialmente pensei em trocar meu carro por um de uso misto, dai a ideia (furada) da Airktrek.. Nessa mesma linha tinha pensado na Pajero TR4 (que eu não gosto muito), tb não vale a pena?
Outra alternativa que pensei seria manter meu carro atual e investir uns R$15k-R$20k em uma Pathfinder ou Cherokee mais antigas...
Alguma dessas idéias é válida (carro de uso misto de até R$45k-50k ou 2o carro de até R$20k) ou tenho que rever totalmente meus conceitos? Vcs podem dar alguma sugestão alternativa pra algum destes cenários?
Valeu,
Cesar
Olá Cesar.
Vi que falou de Maraú. Sou advogado e vou muito a trabalho lá, e visitar alguns clientes em Barra Grande.
Possuo uma TR4 2011 AT, e não existe lugar naquelas bandas que eu não vá. Inclusive, estive lá no dia 04/07/13, sob muita chuva, e deixei 2 onibus atolados pelo caminho e uma duzia de carros pequenos que não quiseram arriscar, passando sem sequer utilizar o 4x4 LOCK. Acho que estrada em que uma TR4 não vá deve ser algo realmente extremo, pois a minha JAMAIS me deixou na mão. Depois posto umas fotos deste dia. Sem contar na cidade, onde o problema de estacionar é grande.
Abs.
Roberto FL
10/07/2013, 20:20
o willys é coisa pra louco mesmo. Tem que gostar daquela pegada... e transformar ele com peças de camionete hehehe... Para esta pega mista a TR4 é boa mesmo. Minha patroa tem uma e vai bem, mas o motor é fraco e bebe muito. Sei la, de repente uma pajero 3000 v6 mais antiga...
Cesar Gerab
02/12/2013, 11:00
Galera,
depois de 6 longos meses de conversas com vcs finalmente adquiri minha primeira viatura.. uma linda TR4 2011 AUT mineirinha, toda recatada mas cheia de vontades, rs..
Peguei a viatura no sábado mas neste final de semana ela só viu estrada de asfalto mesmo.. a bichinha já está ansiona pra sujar os pés de barro...
Agradeço a todos pelas dicas e recomendações na compra! Meu muito obrigado por não me deixarem comprar nem uma Airtrek nem um Suzuki SX4, rs...
Agora vou aporrinhar vcs com outros temas! Abraços, Cesar!
SergioMedeiros
02/12/2013, 15:05
Galera,
depois de 6 longos meses de conversas com vcs finalmente adquiri minha primeira viatura.. uma linda TR4 2011 AUT mineirinha, toda recatada mas cheia de vontades, rs..
Peguei a viatura no sábado mas neste final de semana ela só viu estrada de asfalto mesmo.. a bichinha já está ansiona pra sujar os pés de barro...
Agradeço a todos pelas dicas e recomendações na compra! Meu muito obrigado por não me deixarem comprar nem uma Airtrek nem um Suzuki SX4, rs...
Agora vou aporrinhar vcs com outros temas! Abraços, Cesar!
Parabéns Cesar, boa escolha!
Galera,
depois de 6 longos meses de conversas com vcs finalmente adquiri minha primeira viatura.. uma linda TR4 2011 AUT mineirinha, toda recatada mas cheia de vontades, rs..
Peguei a viatura no sábado mas neste final de semana ela só viu estrada de asfalto mesmo.. a bichinha já está ansiona pra sujar os pés de barro...
Agradeço a todos pelas dicas e recomendações na compra! Meu muito obrigado por não me deixarem comprar nem uma Airtrek nem um Suzuki SX4, rs...
Agora vou aporrinhar vcs com outros temas! Abraços, Cesar!
Parabéns pela aquisição, César.
Estou entrando tarde na discussão, mas, como já estive nos dois lugares que você mencionou, vou registrar minha opinião. Pode servir para outros foristas. Atravessei o Parque da Serra da Canastra de Outlander, com família e bagagem. Zero problema. Muuuuito conforto. Mas sei que tem trilhas na Serra da Canastra que são cabulosas. Uma coisa é fazer essas trilhas, outra coisa é cortar o Parque de ponta a ponta e visitar as atrações. Assim como a Outlander, acho que dá para o Airtrek passear pelo Parque na boa. Aliás, vi muito Gol e Palio por lá.
Em Maraú é o mesmo raciocínio. Rodei muito por lá na época da seca. O maior desafio eram os areiões nas estradinhas pequenas, fora das vias principais. Moleza total para um Airtrek. Na época das chuvas deve piorar nas vias principais.
De TR4 você vai sobrar em qualquer um desses lugares.
Quanto a comprar um jipe "de verdade", acho que para gente do nosso perfil não compensa. Imagina você saindo de SP até a Península de Maraú num Willys, pegando a BR-101. É sofrimento garantido ou seu dinheiro de volta.
Eu sigo a opinião do Zeca.
Cesar Gerab
04/12/2013, 07:33
Valeu Sergio! MD e Zeca, esse foi meu raciocinio.. Além de q, como moro sozinho, desencanei de ter 2 viaturas na garagem e não dá pra encarar o dia-a-dia de Sampa numa prepada pra lama... Abraços a todos e nos vemos nas trilhas :)
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