PDA

Ver Versão Completa : Ajuda com motor, oleo e ignição.



Eduardo3d
09/06/2013, 14:24
Boa tarde, frequento o fórum faz algum tempo, porém, nunca tinha postado antes. O que acontece é o seguinte, fui fazer trilha ontem e ao passar em um banhado, o motor morreu, cortou a ignição, entre testes e outros percebi que a bobina manda faísca, mas o distribuidor não está distribuindo, ai entre varias tentativas de funcionar o motor (varias mesmo) verifiquei o óleo e estava com uma coloração amarelada, típica de óleo com agua, porém com um forte cheiro de álcool, e a agua do reservatório não baixou. Então eu queria saber se é possível o óleo ficar tão contaminado só com o álcool do motor. Sabendo que foi infinitas tentativas de funcionar não tendo corrente nas velas. E o que pode causar esse problema na ignição. Motor ap 2.0 álcool, ignição com sensor hall.

oliveiraideal
09/06/2013, 15:30
cara, pode ter entrado água no distribuidor, ou pode ter passado alcool para o óleo, não lembro direito quando faz isso, se é quando as juntas estão pra lá de bagdá e o motor precisa de retificação, se é quando você liga o motor e vai dando logo aquela acelerada, ou se é em outra alternativa, alguém com mais conhecimento poderá te ajudar! um abraço!!

Eduardo3d
09/06/2013, 15:51
Então, o motor está praticamente novo, todas juntas são novas. A questão é que eu dei muita partida sem ter faísca nas velas. Eu queria saber se é o suficiente pra contaminar o óleo, ou queimou a junta do cabeçote, o que eu acho improvável já que não baixou agua do reservatório. E o que pode causar isso na ignição, a bobina tá mandando faísca, mas o distribuidor não está distribuindo.

oliveiraideal
09/06/2013, 16:33
justamente, acumula muito alcool na camara de combustao, sem faísca ele acaba passando para o óleo.. em questão do distribuidor eu nunca passei por algo parecido.. :/ vou dar uma pesquisada aqui e se souber de algo te aviso! tenta comprar aquela parte de dentro do distribuidor novo, ou desmonta limpa e monta novamente.. vê a questão do encaixe dos cabos no distribuidor.. as vezes a ponta não encaixa direito.. abraços!

Pablo.pinto2007
09/06/2013, 17:57
justamente, acumula muito alcool na camara de combustao, sem faísca ele acaba passando para o óleo.. em questão do distribuidor eu nunca passei por algo parecido.. :/ vou dar uma pesquisada aqui e se souber de algo te aviso! tenta comprar aquela parte de dentro do distribuidor novo, ou desmonta limpa e monta novamente.. vê a questão do encaixe dos cabos no distribuidor.. as vezes a ponta não encaixa direito.. abraços!

Tudo bem pessoal...não sou da área (baja / gaiola) mas aqui todos s ajudam, não é mesmo...

Em se falando de AP eu já apanhei um pouco com o meu, e como sempre tento fazer antes de mandar pro mecânico... então por experiência, pode ser algumas coisas, vamos lá:
- como pegou água, se foi muita, pode ter queimado a bobina interna do distribuidor (já fiquei na mão num passeio por isso)... não sei se tem pra vender, mas no meu caso coloquei outro distribuidor (usado em bom estado), foi tentado diversas coisas nesse dia, rotor, tampa do distribuidor e caixa eletrônica, então pra ter certeza, o amigo deve verificar todos esses ítens, antes de matar o distribuidor... é simples, dá uma inspecionada no rotor, faz o teste da continuidade, a tampa dá uma observada nela, até pode trocar logo, pois são peças relativamente baratas... a caixa eletrônica o teste seria colocar noutro carro, se funcionar não há problemas com ela (é simples testar isso, é só despluguear e pluguear)... agora pra diagnosticar o distribuidor é difícil, pois não tem como testar, pelo menos eu não sei como... se tiver outro na mão, é trocar mesmo...
- Problemas mais simples e acreditem reais... fio terra ou negativo da caixa eletrônica... se estiver desligado ou partido, o motor não pega, assim como se a caixa eletrônica estiver mau conectada ou desconectada, cabo na bobina para o distribuidor partido e finalmente a bobina...

Mas pelo que o amigo fala aí, deve ser a bobina do distribuidor... eu abri o meu distribuidor nessa reforma que estou fazendo agora no meu jeep e vi que de nada adianta isolar os cabos e a tampa do distribuidor, pois ele é todo aberto em baixo... então como desmontei ele todo (não sei nem se vai funcionar novamente) aproveitei e isolei cada buraco... o teste... só depois quando começar a andar e se chover (na trilha é claro)...

Vixe... agora que vi... o seu sensor é hall..... não sei como é ele.... o distribuidor é aquele de 3 saídas né isso?... mas não deixe de descartar os demais defeitos bobos, dá uma conferida neles.... ok? senão solucionar é o distribuidor...

Esse cheiro de álcool no óleo é um cheiro que eu não queria sentir... já tive isso, mas depois que retifiquei parou... e essa água que vc está vendo no óleo pode ser só a água do álcool, e não da trilha...

Abraços!!

Pablo

Eduardo3d
09/06/2013, 18:17
É, vou verificar essa bobina do distribuidor. Eu esqueci de mencionar que eu verifiquei o óleo antes da trilha e estava normal, sem cheiro de álcool ou coloração estranha. Mas de qualquer modo muito obrigado pelas dicas.

Eduardo3d
10/06/2013, 18:38
Problema resolvido, passei WD em todos os conectores da ignição, bati arranque, pegou de prima. No óleo era álcool, deixei funcionando na lenta evaporou tudo, tá zero. Obrigado a todos que me ajudaram com as dicas.