PDA

Ver Versão Completa : Radiador do ar quente defender

mouramares
08/06/2013, 18:05
Galera ontem troquei o radiador ar quente da 90, demoramos uma hora e meia, .......primeira vez que desmontamos aquela caixa, mas agora acho que faco bem mais rapido, o radiador fo substituido por um usado e deu tudo certo agora ja tenho ar quente, pronto para cruzar os altiplanos Boliviano....
abcs

jiao

Marado
08/06/2013, 18:46
... pronto para cruzar os altiplanos Boliviano....

Quando vai começar esta aventura?

mouramares
08/06/2013, 22:40
Quando vai começar esta aventura?

Marado, tamo estudando deslocamentos e acho que se der certo, dez/jan....abcs

Waldmartins
09/06/2013, 16:59
Galera ontem troquei o radiador ar quente da 90, demoramos uma hora e meia, .......primeira vez que desmontamos aquela caixa, mas agora acho que faco bem mais rapido, o radiador fo substituido por um usado e deu tudo certo agora ja tenho ar quente, pronto para cruzar os altiplanos Boliviano....
abcs

jiao

Onde vc comprou um usado? É da Defender mesmo ou um "quebra-galho"? O meu funciona/funcionava até que isolei as mangueiras...parece que tava fazendo um pouco pra dentro do carro...Mas quando eu for pra Ushuaia em 2014/2015 quero reativar o meu...

Abs

Wald

mouramares
09/06/2013, 22:02
Wald, comprei um usado do defender nao tem como ser outro, veja se consegue um usado que a troca e bem simples.......o radiador esta preso por dois parafusos na parte de cima e dois nl suporte debaixo, o resto tem que retirar os cabos que o prendem e desconectar os plugs eletricos...
abcs

Antonio Nunes
26/07/2013, 08:59
Amigos, apenas aproveitando o tópico, minha Defender 110 2003 não tem ar quente, isso é normal?
Abraço!

Alexandre Tietsche
26/07/2013, 12:39
Duas possibilidades:
1) Desconectaram a mangueira do ar quente pro ar condicionado funcionar melhor. Basta voltar a mangueira pro local do ar quente (uma caixa preta a esquerda do motor quando vc abrir o capô).

2) Seu motor/radiador de ar quente não funciona.

Amigos, apenas aproveitando o tópico, minha Defender 110 2003 não tem ar quente, isso é normal?
Abraço!

Waldmartins
26/07/2013, 15:18
Duas possibilidades:
1) Desconectaram a mangueira do ar quente pro ar condicionado funcionar melhor. Basta voltar a mangueira pro local do ar quente (uma caixa preta a esquerda do motor quando vc abrir o capô).

2) Seu motor/radiador de ar quente não funciona.

3) Desconectaram sua mangueira do ar quente porque seu radiador está vazando! Tome cuidado se for este o caso pois esse vazamento é "invisível" e sua vtr pode ficar sem agua sem vc saber se não tiver um sensor de nível de água.

abs

Wald

Antonio Nunes
26/07/2013, 16:47
Não amigos, o carro simplesmente não ter aquela caixa preta do ar quente, nem os controles por traz do volante. Tem um espaço enorme do lado direito do filtro de ar. Essa peça indicada pela seta não tem no meu carro.
abçs.

Alexandre Tietsche
26/07/2013, 21:07
Acho que sacaram o seu fora por alguma razão.
Na minha viatura não sacaram exatamente essa caixa preta, mas do lado, tem uma outra parte preta onde vai o motor do ar quente e esse foi retirado, segundo vi porque estava podre.
Logo arrumo isso.

Hugo4x4
27/07/2013, 00:22
Não amigos, o carro simplesmente não ter aquela caixa preta do ar quente, nem os controles por traz do volante. Tem um espaço enorme do lado direito do filtro de ar. Essa peça indicada pela seta não tem no meu carro.
abçs.

Quando estava comprando a minha, queria uma vermelha ou uma verde com teto branco, não consegui poque na época estas não vinham com ar quente, baú entre os bancos e outros detalhes que não lembro mais.

Wilsonbelem
27/07/2013, 21:19
3) Desconectaram sua mangueira do ar quente porque seu radiador está vazando! Tome cuidado se for este o caso pois esse vazamento é "invisível" e sua vtr pode ficar sem agua sem vc saber se não tiver um sensor de nível de água.

abs

Wald esse sistema de ar quente eu acho que tá me azucrinando na minha disco. Existe uma caixa de metal envolvida numa finíssima esponja. Essa caixa que fica acima da minha mão fica super quente.

em baixo da minha mão acumula água numa espécie de cuma. Essa Cuba não transborda, mas está sempre ensopada. Eternamente. Ágüem sabe se isso e normal ou tem bronca. Algum ponto vazando água do sistema de ar quente? Sei que esse tópico é de defender, mas de repente a solução pode estar por aqui :( tô vagando pelos fóruns gringos mas não consegui nada ainda.

Msrezende
27/07/2013, 22:17
Na miha além do antigo dono ter desconectado as mangueiras o sistema nao esta funconando pq aciono os comandos no painel e nao ha vento. Algo mais foi desligado e nao sei o que é. Também tenho interesse em religar este sistema posi já me fez falta e fará mais ainda quando sair do Brasil com ela.

Alexandre Tietsche
28/07/2013, 14:32
Da uma conferida se o ascendedor de cigarros esta funcionando, se não estiver muito provável que o fusível esteja queimado. Se não me engando é um fusível de 15 ou 20V. Acho que é o terceiro ou quarto fusível na linha de cima, da esquerda para direita.

Na miha além do antigo dono ter desconectado as mangueiras o sistema nao esta funconando pq aciono os comandos no painel e nao ha vento. Algo mais foi desligado e nao sei o que é. Também tenho interesse em religar este sistema posi já me fez falta e fará mais ainda quando sair do Brasil com ela.

Msrezende
28/07/2013, 19:38
Da uma conferida se o ascendedor de cigarros esta funcionando, se não estiver muito provável que o fusível esteja queimado. Se não me engando é um fusível de 15 ou 20V. Acho que é o terceiro ou quarto fusível na linha de cima, da esquerda para direita.

Olá! Bom, toda esta parte está funcionando perfeitamente. Acho que foi desligado de algum modo intencionalmente e ai que reside o problema: Começar por onde a procurar isso? Testar o que?

alexsmith
27/09/2013, 09:01
Quando eu comprei a minha Defender 90 2001, também tinham desconectado o ar quente. Um dia inventei de reconectar e aí que veio a surpresa... Ao começar a esquentar, veio junto aquele cheiro de radiador fervendo... Como tinha furado, o antigo dono simplesmente fez uma ponte, deixando de fora o radiador do ar quente. Lembro que um original custava o olho da cara, aí acabei deixando assim mesmo. Mas olha que fez falta algumas vezes!

O que realmente tem que cuidar é o fato da água que aquece o ar ser a mesma do sistema de refrigeração do carro. Ou seja: ter um furo no radiador do ar quente é tão grave quanto um furo no radiador do motor! Atenção pra não deixar faltar água no sistema!

Abraço!

vwinit
27/09/2013, 21:55
Pra ter o ar quente funcionando tem que ter sensor de nível...

Eu tenho a Cx no carro, está ligada e nunca usei. Nem em viagem para Ushuaia.
Acho inclusive que aquelas alavancas estão presas.

Penso em entrar ali e desmontar tudo... mas me dá um desânimo danado! rsrsrsrrs Ar quente em Ipatinga já vem de fábrica em qualquer veículo... até bicicletas!!! :pensativo:

Abraço!

Waldmartins
29/09/2013, 15:30

Penso em entrar ali e desmontar tudo... mas me dá um desânimo danado! rsrsrsrrs Ar quente em Ipatinga já vem de fábrica em qualquer veículo... até bicicletas!!! :pensativo:

Abraço!

Hum...então nem no frio foi preciso usar? Tava pensando em reformar meu ar quente (tá isolado) e o radiador para minha expedição futura...acho que vou abortar a missão...rsrs

Aqui em MOC o ar quente já vem de fábrica tb...rsrs

Abs

Wald

doug90
29/09/2013, 16:43
Amigos neste final de semana tentei tirar o radiador do ar quente da minha noventinha que esta furado mas não consegui, tirei os cabos, os rebites da tampa saquei a tampa mas o radiador não sai parece que esta preso na parte de baixo. Alguém pode me dar algumas dicas de como tirar esse radiador.

mouramares
29/09/2013, 18:34
Amigos neste final de semana tentei tirar o radiador do ar quente da minha noventinha que esta furado mas não consegui, tirei os cabos, os rebites da tampa saquei a tampa mas o radiador não sai parece que esta preso na parte de baixo. Alguém pode me dar algumas dicas de como tirar esse radiador.

Amigo, esse radiador nao sai assim, vc tem que retirar a caixa toda, que fica presa por dois parafusos passantes bem embaixo, o resto esta somente encaixado, nao tem muita complicacao, depois da para retirar o radiador, ele tem uma chapa que o impede de sair no lugar...abcss
joao

doug90
29/09/2013, 18:50
Amigo achei dois em cima, agora vou procurar os de baixo que não achei, vi que tem uma cola parecida com silicone embaixo no suporte talvez esse parafusos estejam lá.

scadufax
29/09/2013, 19:35
Hailton,
as alavancas da minha estavam presas quando comprei, foi só tirar alguns parafusos ali do painel é mandar WD40 ... 15 minutos.
Eu usei o ar quente no Ushuaia, afinal a minha não está vedada como a sua ... era uma briga do ar gelado e quente dentro do carro. :karate:

abraço

Abraço!

vwinit
30/09/2013, 14:39
Hailton,
as alavancas da minha estavam presas quando comprei, foi só tirar alguns parafusos ali do painel é mandar WD40 ... 15 minutos.
Eu usei o ar quente no Ushuaia, afinal a minha não está vedada como a sua ... era uma briga do ar gelado e quente dentro do carro. :karate:

abraço

Tô precisando mesmo de uma terapia...

Assim que tiver um tempinho de folga, vou parar a viatura no estaleiro e desmontar algumas coisas para desestressar!!
Esse é um bom começo!
;)

Valeu!

Cezar Moraes
12/11/2013, 09:17
Eu so achei os de cima,não consigo achar os de baixo.
Retirei os de cima e a caixa nem se mexe,alguém pode ajudar como podemos retirar?parece que esta presa dentro do painel ????
Alquem tem as dimensões do radiador,nos sites eu so vejo com saída reta a do meu tem 90 graus,seda q vai dar problema para encaixar no lugar.

Amigo achei dois em cima, agora vou procurar os de baixo que não achei, vi que tem uma cola parecida com silicone embaixo no suporte talvez esse parafusos estejam lá.

Will.pc
22/11/2013, 19:00
Eu so achei os de cima,não consigo achar os de baixo.
Retirei os de cima e a caixa nem se mexe,alguém pode ajudar como podemos retirar?parece que esta presa dentro do painel ????
Alquem tem as dimensões do radiador,nos sites eu so vejo com saída reta a do meu tem 90 graus,seda q vai dar problema para encaixar no lugar.

Meus amigos, a coisa é séria mesmo. Pelo que vi, a maioria das def 2001 citadas aqui estão com o ar quente isolado. Então isso deve representar alguma coisa a mais. Vamos nos unir para resolver esse problema para que nossas viaturas fiquem com todos os recursos criados pelos engenheiros. Afinal, um carro com todos os equipamentos originais funcionando dá orgulho em qualquer um.

Luciano Valois
22/11/2013, 19:13
https://www.facebook.com/photo.php?v=478035512310370&set=vb.100003117778203&type=2&theater

amigão de uma olhada nesse video.
esse radiador costuma dar vazamento, o seu provavelmente já deu, por isso esta isolado.
melhor um radiador a menos do que um motor a menos.

Msrezende
22/11/2013, 20:51
Meus amigos, a coisa é séria mesmo. Pelo que vi, a maioria das def 2001 citadas aqui estão com o ar quente isolado. Então isso deve representar alguma coisa a mais. Vamos nos unir para resolver esse problema para que nossas viaturas fiquem com todos os recursos criados pelos engenheiros. Afinal, um carro com todos os equipamentos originais funcionando dá orgulho em qualquer um.

Também gostaria de estar com o meu funcionando mas, ao que parece, a qualidade deste radiador nao ajuda e colocar outro pra ter o problema em pouco tempo nao vai compensar mesmo. Teria que haver um substituto de maior qualidade no mercado.

Will.pc
25/11/2013, 10:02
Será que não existe uma jeito de reformar esse radiador com um material que lhe dê maior durabilidade?

Cezar Moraes
30/11/2013, 07:36
Comprei um radiador novo na LRDIRECT e chegou rapidinho.!!!

O problema é desmontar a caixa para trocar !!!!os dois parafusos de baixo são encapado por uma borracha e quando vc retira e vai e soltados eles rodão e parece que para segurar temos que afastar a caixa do ar condicionado.
É isso mesmo?????tem algum macete ??????quem ja fez pode dar uma ajuda?????????

Marado
30/11/2013, 23:26
Será que não existe uma jeito de reformar esse radiador com um material que lhe dê maior durabilidade?

Reformar não. O que se pode fazer é encomendar um a uma empresa que trabalha com isto. Mandar fabricar um de cobre, creio que seria definitivo. Tipo os radiadores do passat iraquiano que eram de cobre e nunca se ouviu falar de problemas com eles, já a versão para o mercado interno, de alumínio, volta e meia furavam. Poucos aqui ouviram falar desta estória do passat iraquiano.
O que acaba com este sistema é a substituição progressiva do liquido de arrefecimento coreto por água da torneira (ou qualquer outra). A Texaco garante a durabilidade do produto deles por 5 anos, desde que seja usado puro. Qualquer diluição acarreta na perda desta garantia.

mouramares
01/12/2013, 01:25
Comprei um radiador novo na LRDIRECT e chegou rapidinho.!!!

O problema é desmontar a caixa para trocar !!!!os dois parafusos de baixo são encapado por uma borracha e quando vc retira e vai e soltados eles rodão e parece que para segurar temos que afastar a caixa do ar condicionado.
É isso mesmo?????tem algum macete ??????quem ja fez pode dar uma ajuda?????????

Cezar, estes parafusos tem uma porca do de dentro da cabine, solta caixa do ar que vc consegue trava los, bronca mole.
abcs

joao

Cezar Moraes
02/12/2013, 08:04
Vou tentar soltar a caixa do arcondicionado,o problema é se escapar o gás não sei como são as conexões do sistema atras da caixa.
Tem alguma recomendação ??????

Will.pc
02/12/2013, 20:48
Vou tentar soltar a caixa do arcondicionado,o problema é se escapar o gás não sei como são as conexões do sistema atras da caixa.
Tem alguma recomendação ??????
Se sua caixa de ar condicionado for do lado do passeiro vc terá que soltar a parte inferior do painel completamente. Retire dois parafusos de cada lado e depois um do meio, isso vai te dar algum espaço atrás da caixa de ar condicionado. Os canos aceitam alguma mobilidade, mas nao muita. Retirar só a caixa é mais difícil porque tem uns parafusos por tras e não tem posição para mexer neles, é melhor mover a parte inferior do painel completamente. Recentemente eu retirei toda a parte inferior do painel para uma limpeza do ar. No meu caso tive que retirar dois parafusos dos canos de ar que ficam dentro do cofre do motor. Aí perdi o gás, como já era sabido que ia acontecer, não foi surpresa. Eu tinha que tirar mesmo.
Qualquer coisa é só perguntar.

Cezar Moraes
02/12/2013, 21:07
A minha é esta do lado do passageiro.
Vou tentar retirar apenas esta parte inferior do painel que tem os difusores e comandos elétricos
e nao mexer na caixa do ar condicionado onde tem a serpentina e circula o gás,vamos ver se é possível
Quando tiver o acesso aos parafusos do sistema de aquecimento pretendo tentar fixalos definitivamente para nunca mais ter este problema

mouramares
03/12/2013, 00:45
A minha é esta do lado do passageiro.
Vou tentar retirar apenas esta parte inferior do painel que tem os difusores e comandos elétricos
e nao mexer na caixa do ar condicionado onde tem a serpentina e circula o gás,vamos ver se é possível
Quando tiver o acesso aos parafusos do sistema de aquecimento pretendo tentar fixalos definitivamente para nunca mais ter este problema

Cezar, tem dois parafusos nas extremidades e um bem no meio da caixa, retire eles que a caixa vai abaixar o suficiente para enviar a mao e achar as porcas dos dois parafusos.
abcs