Ver Versão Completa : ESTOJO DE PRIMEIROS SOCORROS
depois de muito pesquisar e não encontrar quase nada a respeito decidi abrir esse tópico.
Com certeza todos tem de concordar que um estojo de primeiros socorros bem montado é essencial para qualquer jipeiro, devido aos locais desabitados e muitas vezes inacessiveis que nossa tribo costuma frequentar.
Eu carrego o meu com coisas basicas, porem gostaria de dar uma complementada nele, pois de toda a minha turma de jipeiros, eu sou o unico que leva estojo de primeiros socorros.
alguns itens que considero essenciais:
*gaze
*algodão
*iodo
*alcool
*esparadrapo
*tesoura
*pomada para queimaduras
*pomada para assaduras
*loção a base de calamina para queimaduras solares
*analgésico
etc...
o verdadeiro motivo de eu ter aberto esse tópico foi de que algum participante do forum que, alem de jipeiro, seja médico, ou outro profissional da area de saude possa estar ajudando a dar uma completada nessa lista.
outra coisinha:
alguem teria informação a respeito de um soro antiofídico que é em pó?
eu ouvi falar desse soro, o qual a grande vantagem seria a de não ter de precisar de refrigeração.
será que vale a pena?
ou pode ser perigoso um pessoa sem treinamento aplicar esse soro?
vamos lá doutores jipeiros, deem sua opinião.
O loco... soro antiofídico?? Isso é que é estar preparado para o que der e vier... :shock:
Cara... acho que falto um mercúrio. Aquele que passa na ferida.
Poe uma ampola de morfina também... nunca se sabe. :P
E parabens pela iniciativa! :palmas:
Poe uma ampola de morfina também... nunca se sabe.
podis crê :D , pra tirar a dor iria ser muito bão :concordo:
mas como deve ser proibido um zé mané que nem eu carregar isso ( a venda deve ser muito restrita) eu sempre carrego comigo uma garrafa de conhaque presidente, não é tão eficaz, mas funciona :D
soro antiofídico?? Isso é que é estar preparado para o que der e vier...
obviamente que eu não penso em carregar soro antiofídico para qualquer passeiozinho que rolar, mas pensando bem, em uma daquelas trilhas realmente longas e dificeis, onde fica dificil tirar neguinho do mato se der uma cagada das grande.
Cara... acho que falto um mercúrio. Aquele que passa na ferida.
esse lance do mercurio num tava proibido??
to meio por fora :pensativo:
mas acho que o iodo substitui bem
falow
Se nao me engano o proibido foi Merthiolate mas parece q a nova formula ja foi liberada
Preciso dar uma conferida como esta meu kit, ainda mais q agora tenho patroa-navegadora
equipeminas4x4
11/10/2005, 10:44
Vc tá de sacanagem comigo só pode.
No sábado um amigo encontrou um gaioleiro na trilha com fratura exposta na canela direita. Esse estojinho fez mó falta.
Fala sério.
[]´s
Sei lá se precise de tudo isso, mas o Léo Valle não sai de casa sem um tubinho de pomada para assaduras............ :mrgreen:
Abraços,
equipeminas4x4
11/10/2005, 11:21
Leo Valle, mais conhecido como PEIXE.
[]´s :mrgreen: :mrgreen:
Ronaldo B.
11/10/2005, 11:26
No sábado um amigo encontrou um gaioleiro na trilha com fratura exposta na canela direita. Esse estojinho fez mó falta.
Pré resolver esse tipo de problema, mais uma dica do que colocar no estojo...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//medium/
E não esqueçam de colocar também uma pomada a base de extrato mole de hamamelis.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[]´s
leopoldo
11/10/2005, 11:58
Antes de mais nada e antes de todo mundo sair por aí montando estojinhos ....... :pensativo:
quem sabe um curso de primeiros socorros não seja até + importante :concordo:
(na minha opinião é até uma obrigação)
que que adianta um estojo se não se sabe a diferença entre anti-histamínico e anti-depressivo ?
o hospital do coração dá curso gratuito (ou $$ simbólico) para ressucitação cardio-pulmonar
o butantan dá curso gratuito de identificação/prevenção/manipulação/ de animais peçonhentos.
a cruz vermelha (lá na 23 de maio) dá curso de 1º socorros.
Paulo Sergio Beltrao de F
11/10/2005, 12:41
Bem senhores, o fato é que meu estojo estava incompleto e tivemos um pequeno acidente na trilha.
Um dos condutores enroscou seu dedo entre uma arvore e sua viatura.Quando me prontifiquei a fazer um curativo, verifiquei a falta de gase ou outra coisa, mas como todo brasileiro é previnido o que tinha em meu estojo de primeiro socorro, nada menos que uma CAMISINHA que foi utilizada no dedo do paciente.
ENTÃO UM PRODUTO QUE NÃO PODE FALTAR EM SEU ESTOJO UMA CAMISINHA
Sergio Rocha
11/10/2005, 12:46
ENTÃO UM PRODUTO QUE NÃO PODE FALTAR EM SEU ESTOJO UMA CAMISINHA
É interessante ......
[]'
É interessante ......
é verdade, pode ser bem util se pintar um clima :D
o que eu sempre levo no estojo é uma lanterna pequena e um isqueiro,
tambem:
*agulha (para tirar farpas)
*pinça (idem)
*colirio (sempre entra alguma coisa nos zóio)
*tesoura
*papel higienico
Edintruder
11/10/2005, 19:06
*Algodão :arrow: Muitas vezes dispensável pois a gaze o substituii sem largar pelos
*Iodo :arrow: Não pode faltar!
*Alcool :arrow: Um tubinho com álcool 70% é sempre bom.
*Esparadrapo :arrow: O melhor é o micropole, pois em casos de cortes mais profundos pode substituir pontos!
*Tesoura :arrow: Não pode faltar, mas tem que ser boa.
*Pomada para queimaduras :arrow: Ungüento Picrato Diputecin (ou algo parecido). É aquela verde, pois alivia bastante a dor.
*Pomada para assaduras :arrow: Drapolene é boa. A hipoglós é uma das mais populares e piores...
*Loção a base de calamina para queimaduras solares :arrow: Ajuda muito!
*Analgésico :arrow: Tylenol 750, dipirona ou aspirinas. A dipirona é melhor pois é antipirético também
*Faixa de 12cm :arrow: É importante para estancar sangramentos e distensões.
*Pinça :arrow: Faz falta em alguns curativos.
*Colírio :arrow: Dexafenicol alivia a dor ou irritação e não é prejudicial pois não é anestésico, fora que pode ser usado em caso de otites.
*Gelol ou similar :arrow: Faz falta!
*Tandrilax ou similar :arrow: em caso de distensões ajuda muito, eu sempre levo.
:!: Um bom conhecimento em enfermagem é essencial nesses casos. Basta algum conhecimento e boa vontade que se aprende muito. Eu aprendi a dar injeções e colocar soro nos meus cachorros. Hoje sei dar até pontos! :twisted: Nos outros é refresco! :twisted: :concordo:
:!: Ah!, um curso de primeiros socoros faz muita falta, um curso rápido de 5hs é o suficiente para salvar uma vida em casos de emergência.
Alexandre Vaz Ferreira
11/10/2005, 19:51
Pessoal
Mesmo sendo Médico fica complicado fazer uma listinha tipo "receita de bolo", até posso tentar bolar algo...
Na minha caixa de Primeiros socorros tem tanta coisa...vai desde o básico até medicamentos de urgência usados em infartos e crises hipertensivas :shock:
Vou pensar em algo pra ajudar...
Uma das coisas que tem de sempre estar atento é que as coisas tem datas de vencimento :roll: ...aí já viu né :wink: .
Pessoal, o melhor é um cursinho básico...Aqui a Unimed promove seguidamente para os Bombeiros , taxistas e outros grupos. Uma idéia é montarem um bom grupo e pedirem o apoio da Unimed da cidade de voces :wink: .
[]s
leopoldo
11/10/2005, 20:49
AHH !
uma luz na escuridão !
alguem teria informação a respeito de um soro antiofídico que é em pó?
eu ouvi falar desse soro, o qual a grande vantagem seria a de não ter de precisar de refrigeração.
será que vale a pena?
ou pode ser perigoso um pessoa sem treinamento aplicar esse soro?
Retirado da Folha.
06/07/2005 - 09h47
Equipe começa a testar novo soro antiofídico em pó no Amazonas
KÁTIA BRASIL
da Agência Folha, em Manaus
Médicos da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas, órgão do governo estadual, iniciaram anteontem os testes com um soro antiofídico em pó em pessoas mordidas por serpentes.
O soro em pó começou a ser desenvolvido pelo Instituto Butantan e pelo Instituto de Biologia do Exército Brasileiro, em 2000. A medicação tem ação trivalente, neutralizando o efeito do veneno da jararaca, da surucucu e da cascavel, e deve ser usada principalmente em pessoas acidentadas em regiões de difícil acesso.
Segundo o capitão-médico infectologista Iran Mendonça, 43, do Instituto de Biologia do Exército, o soro antiofídico em pó não precisa de refrigeração (o soro atualmente em uso precisa ser mantido entre 2ºC e 8ºC), resiste em temperatura ambiente de até 56ºC e tem validade de oito anos. Como o soro é produzido a partir de proteína de cavalo, é necessário que sua aplicação seja acompanhada por um médico.
O primeiro paciente a passar pelos testes com o soro antiofídico em pó foi um índio de 19 anos da etnia waimiri-atroari, morador da aldeia do rio Alalaú, 250 quilômetros ao norte de Manaus. Ele recebeu o soro anteontem, no pronto atendimento da Fundação de Medicina Tropical, dez horas após ter sido mordido por uma jararaca na aldeia, que fica na fronteira do Amazonas com Roraima.
O soro antiofídico em pó usado no índio waimiri-atroari foi produzido pelo Instituto Butantan a partir dos venenos das serpentes injetados nos cavalos do Instituto de Biologia do Exército. Dos cavalos, foram retirados em torno de cinco litros de sangue para separação da parte sólida e líquida, o plasma, no qual estão os anticorpos resistentes para neutralizar a ação dos venenos. Com o plasma, o Butantan fabrica o soro em pó em um processo de purificação e desidratação, ficando a sorologia solidificada --isto é, em pó.
Para ser usado no paciente, o soro em pó antiofídico é antes diluído em 13 ml de soro glicosado e água destilada. O paciente recebe o soro na veia. Segundo o infectologista Antônio Magela Tavares, 43, o índio waimiri-atroari apresentava estado clínico moderado e por isso pode ingressar no projeto de testes. Eles são parte de um ensaio clínico para regulamentar pelo Ministério da Saúde a utilização de uma mesma substância, o soro antiofídico, em uma nova formulação, em pó.
Mais:
http://www.fmt.am.gov.br/imprensa/soro.htm
O melhor remédio contra cobras é a boa e velha bota longa. :mrgreen:
O que já dito aqui como itens para os kits é mais que suficiente (tem gente que nem a manutenção do jipe faz, imagine de vencimento de remédios), mais que isso é hospital ou posto de saúde.
A idéia do curso é boa.
Hehe Parabéns galera!!! Excelente iniciativa!!!! :!:
Excelente discussão!!! :!:
Bom, vamos as minhas considerações sobre um kit de primeiros socorros... deve ficar um pouco longo, então... :arrow:
1-) A montagem de um kit de PS deve levar em consideração uma porção de variáveis que influenciarão na quantidade do material, tipo de bolsa, entre outras coisas. Entre elas podemos destacar:
- qual o objetivo do kit?
- qual o nível de treinamento da pessoa responsável pelo kit?
- em que tipo de atividade o kit será utilizado?
- tipo e região onde acontecerá a atividade?
- qual a duração da atividade?
- qual o número de atendimentos previsto?
- quais os tipos de atendimento previsto?
2-) Além disso possue alguns princípios básicos que seriam:
- custo x efetividade
- peso x efetividade (mínimo de material com máximo de eficiência)
- observar o prazo de validade dos medicamentos
- embalagens de fácil identificação (de preferência transparentes), para permitir visualização e acesso rápido
- distribiução do material coletivo entre todos do grupo
Vale a pena lembrar que o meio off road é uma situação bem específica, afastada de hospitais e em locais que muitas vezes o resgate urbano não chega!
Para isso existe uma especialidade médica chamada Wilderness Medicine, ou seja, Medicina de Áreas Remotas, que trabalha em condições nas quais o atendimento médico definitivo se encontra a mais de 01 hora de distância.
Nestas situações, temos alguns fatores extras a serem pensados:
1-) exposição ao meio ambiente (chuva, vento, sujeira, etc.)
2-) limitação de recursos (não dá para transformar o jeep numa ambulância né?!?) hehehe
3-) prolongado tempo de permanência com a vítima
Alguns protocolos são diferentes, e tudo isso influencia diretamente na montagem do kit de PS!!! :pensativo:
Por exemplo... imagina o quanto de lama temos de tirar de uma fratura após o zequinha ter escorregado em um piscinão... um frasco de sorof fisiológico de 500 ml não dá conta!!! Portanto água limpa e potável em abundância é fundamental!!! :!:
O ideal seria um kit impermeável... imagina como ficarão as compressas e gazees quando a viatura ficar submersa até o capô... :parede:
No entanto, inúmeras outras coisas são possíveis improvisar... como talas, bandagens, etc.
Em minha opinião, em um kit de PS para 4x4 não pode faltar (além dos itens já citados acima):
- colar cervical;
- KED (para extricação de veículo se a vítima apresentar lesão de coluna cervical) - suficiente um por grupo de trilha
Possuo uma lista básica, posso enviar por e-mail aos interessados!
japadoidao@uol.com.br
E depois vamos adaptando de acordo com as necessidades pessoais de cada um... :concordo:
Sobre o soro antiofídico, realmente o soro em pó ajudará muito na logística de transporte e armazenamento do mesmo. No entanto, o soro não deve ser aplicado de qualquer maneira... uma das principais complicações do uso do mesmo é um choque anafilático!! :shock:
Ou seja, a pessoa se salva da picada, mas morre por causa do soro... então ele só deveria ser utilizado em locais que também consigam tratar uma possível reação anafilática!!! :wink:
Bom, aproveitando o gancho, muitas vezes já me perguntei... :?:
1-) O que o pessoal acha de cerveja x trilhas?
2-) Quantos passeios / raids / rallys possuem um sistema de emergência (resgate e atendimento médico) realmente planejado e eficiente?
3-) Por que os jipeiros compram pneus de 600 reais e não um kit de primeiros socorros? Se caprichar deve gastar por volta de R$150,00, um kit bem completo, que durará pelo menos uns 2 anos!!! :idea:
Em relação aos cursos, seria interessante procurar um curso dirigido às nossas necessidades, e de preferência dado por alguém que entenda um pouco do universo 4x4, dessa maneira os casos apresentados e lesões discutidas seriam mais próximas da realidade... :concordo:
Bom, acho que era isso!!! :D
Vamos conversando!!!
Abraços,
=Loras=
leopoldo
12/10/2005, 11:45
só volto a dizer:
se o cara não tem treinamento não adianta ter um kit de 600,00
para 1ºs socorros não precisa ser médico mas também não pode ser orelha seca !
Pessoal,
Para prestar PS TEM QUE TER TREINAMENTO.
E mesmo os que tem, PRECISAM TER CERTEZA E CONFIANÇA NO QUE ESTÃO FAZENDO.
Faço treinamentos constantes, com reciclagens no mínimo bienais e, mesmo assim, já me deparei com situações que não pus a mão.
E por falar em pôr a mão, kit de primeiros socorros deve ter luvas cirúrgicas e óculos de segurança!
[]'s
Pois é... treinamento é sempre importante!!! :concordo:
Agora conheço inúmeras pessoas que fizeram treinamento e não tem o hábito de carregar um kit de PS... :!:
O meu anda sempre no 4x4, na mochila da bike, churrascos, casamentos, baladas, etc... :mrgreen: :D
Bom, segue a lista que tenho, agora que estou no computador de casa...
Kit "Urbano"
10 (dez) pares de luvas de procedimento;
1 (uma) máscara de RCP;
1 (um) colar cervical (tamanho M);
1 (um) rolo de esparadrapo;
1 (um) rolo de micropore;
3 (três) ataduras de crepe (pequena, média e grande);
10 (dez) Band-aids;
4 (quatro) pacotes de gazes extra absorventes;
2 (dois) pacotes de gazes não aderentes;
1 (um) plástico para queimaduras;
2 (duas) ataduras elásticas;
5 (cinco) bandagens triangulares;
1 (um) sabonete bactericida;
1 (um) tubo de ácool gel 20 ml
1 (uma) seringas estéreis 20 ml;
4 (quatro) agulhas estéreis 13x30;
5 (cinco) alfinetes de segurança;
1 (uma) lanterna;
1 (uma) pinça;
1 (uma) tesoura sem ponta;
1 (um) termômetro digital;
1 (uma) caneta;
1 (uma) ficha de atendimento;
1 (um) isolante térmico aluminizado;
1 (um) adesivo aquecedor;
2 (dois) frascos de soro fisiológico 250 ml;
2 (dois) sacos plásticos para lixo hospitalar;
1 (um) frasco coletor de urina.
Espero que ajude...
Abraços,
=Loras=
leopoldo
12/10/2005, 15:36
..... kit de primeiros socorros deve ter luvas cirúrgicas e óculos de segurança
é....com a Hepatite C, AIDS, é só dar um vacilo e pronto !
e para complementar:
Já ví ampolas (latas) de oxigênio pressurizado .... interessante.
equipeminas4x4
13/10/2005, 10:12
*Alcool :arrow: Um tubinho com álcool 70% é sempre bom.
*Pomada para assaduras :arrow: Drapolene é boa. A hipoglós é uma das mais populares e piores...
Alccol é indispensável em qualquer trilha, se for retirado da fermentação da cevada, melhor ainda....
Não sabia q a hipoglós era das piores, estarei repassando a informação para o LeoValle, visto q é usuário do produto.
Outro medicamento importantíssimo é o Colestase. Ninguém merece um desarranjo intestinal bem no meio da trilha. :mrgreen:
[]´s... colaborativos.
Além do estojo de primeiro-socorros, não podemos esquecer das enfermeiras!!!!
Afinal, eu não sei fazer curativos :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
[]'s
não podemos esquecer das enfermeiras!!!!
hehehe
X2 :concordo:
interessante vc citar isso...
mas todo jipeclube razoavelmente grande e com bastante sócios (e consequentemente, bastante arrecadação) deveria ter uma Rural ou F-75 mais ou menos preparada para realizar algum resgate em locais de dificil acesso (e um veiculo desse tipo poderia acompanhar o comboio o tempo todo com uma enfermeira, hehehe)
sem contar que todo jipeclube deveria trabalhar com parcerias com corpos de bombeiros e outras unidades de resgate, para poderem receber cursos de primeiros socorros e etc.
(e os jipeiros de modo geral podem auxiliar muito em situações de calamidade publica)
quem não se lembra de quando tempestades arrasaram todas as vias de acesso a Campos do Jordão? me lembro de uma reportagem mostrando um jipeclube (acho que de sampa) que organizou um passeio (eles provavelmente conheciam alguma via alternativa=trilha) para levar cestas basicas para a cidade isolada. bonito não?
Tatão!!!
Interessante seu ponto de vista!!! :!:
Concordo com você... os Jeeps Clubes, principalmente aqueles que organizam eventos competitivos deveriam se preocupar com a segurança dos participantes!!! :pensativo:
Uma ficha médica adequada, um plano de emergência e apoio das forças locais seriam medidas essenciais para um bom planejamento neste sentido... :arrow:
Estão sendo elaboradas algumas "regras" de conduta para atividades ao ar livre, que regulamentarão essas atividades no país... já sabemos que todo organizador de eventos é diretamente responsável pela segurança e atendimento dos participantes se necessário... e de nada adianta aquele famoso termo de responsabilidade... :discordo:
Agora, não precisamos exagerar!!! :mrgreen:
Ambulância 4x4 é uma boa sim, um carro especial para resgate também... mas um socorrista bem treinado, com um kit de primeiros socorros adequados já seria um grande passo para a realidade atual... :oops: E resolveria a imensa maioria dos problemas...
Agora, em um evento de médio / grande porte já se justifica a presença de pelo menos uma ambulância equipada, e uma equipe preparada :wink:
Bom, vamos que vamos!!! hehehehe
Abraço,
=Loras=
Edintruder
29/11/2005, 21:59
Pode-se confirmar com o corpo de bombeiros da região sobre a possibilidde de resgate aéreo em casos de acidente, daí seria apenas avisar sobre o trajeto da trilha no momento da saída para que possa ser feito um chamado em caso ocorrência com vítimas sem atrasos.
Hehehehe realmente, resgate aéreo algumas vezes é uma boa opção... :concordo:
Mas tem uma série de limitações: :arrow:
1-) Helicóptero não deve voar à noite;
2-) Helicóptero precisa de uma área mínima para pouso;
3-) Você tem que passar ao piloto a coordenada exata do local da vítima;
4-) Alguém no chão tem que saber "balizá-lo", bem como indicar a direção do vento;
5-) Nem todo tipo de vítima pode ser transportada via helicópteros;
Entre outros detalhes... :pensativo:
A imagem que a mídia nos passa de um resgate aéreo é que ele é a solução mágica de todos os problemas logísticos de um resgate... :!:
Mas não é bem assim!!! :mrgreen:
Agora, acho que antes de avisar os bombeiros, pensar em helicópteros, etc... é mais importante e mais eficiente pensar nas medidas simples que fazem uma tremenda diferença!!!
- cinto de segurança
- gaiola "de verdade"
- luvas para manusear guinchos
- estojo de primeiros socorros
- curso de primeiros socorros
- fichas médicas de todos os participantes (inclusive socorristas)
- plano de emergência (recursos disponíveis, hospitais mais próximos, rotas de fuga, telefones de emergência)
- água, comida e roupas reserva
E o mais importante: em minha opinião: pensar 50 vezes antes de ingerir bebidas alcoólicas durante passeios 4x4. Em eventos competitivos, deveria ser proibido e punido com desclassificação. :twisted:
É contra a lei, diminue reflexos, aumenta consideravelmente a chance de acidentes e incidentes, e não tem nada a ver com curtir a natureza... :D
É isso aí... vamos que vamos!!!
Abraços,
=Loras=
Outra coisa que tem que ter é MORFINA, afinal, nunca se sabe...
[]'s
lairtosartor
15/03/2006, 20:19
só para colaborar com alguma coisa ,sugiro levar no kit de primeiro socorros , um histaminico tipo fenergan , explico porque :
o sujeito é picado por uma abelha (uma só )
vai que o sujeito é alergico a ferroada de abelha e começa a dar choque anafilatico , teria que dar um comprimido a ele e levar direto e rapido para o hospital, e se no meio do caminho ele precisar de mais algum socorro , tipo fechamento das vias respiratórias superiores , neste caso a pessoa que tem treinamento sabe como deve ser feito uma traqueutomia de emergencia .chegando ao hospital deve se relatar todos os procedimentos exercidos . mas todos aqueles que vão ter um kit de primeiros socorros deve conversar com um medico antes , para não tomar decisões que possam agravar ainda mais o estado de saude da pessoa socorrida.
Bem, muito importante o ponto levantado por voce!!! :!:
Somente algumas ressalvas... :arrow:
Sobre o Fenergan. Na verdade, no caso descrito por voce, uma droga endovenosa seria a melhor solucao, pois o tempo de acao de um comprimido e muito lento. De qualquer jeito, o anti-histaminico ou anti-alergico e uma boa "prevencao" para uma possivel complicacao, caso a alergia seja previamente conhecida.
O procedimento correto para acesso as vias aereas em situacoes de emergencia e a Cricotireoideostomia, e nao Traqueostomia. O ulitmo e um procedimento planejado, que deve ser feito sob todas as condicoes de antissepsia e assepsia possiveis!!! :concordo:
Sao procedimentos muito diferentes, e aquela historia de fazer com caneta BIC e pura lenda... :parede:
O ponto de relatar tudo o que foi feito ao medico e de extrema importancia, por isso se faz necessario no kit a presenca de uma ficha padrao de anotacoes do atendimento. :idea:
Abracos,
PS: desculpem a falta de acento, mas o teclado da Lan-house esta desconfigurado por aqui!!! :(
=Loras=
Parabéns a todos, o tópico é muito bom e importante e discussão a respeito faz a coisa evoluir. Tem coisas erradas e coisas corretas. Soro antiofídico é um erro, se você não tem profunda noção de cobras, porque não existe um soro universal, mas sim três tipos básicos que não são intercambiáveis. Tomou o errado, vai morrer do mesmo jeito..... Portanto antes de tomar o soro precisa identificar a cobra com exatidão (Isso vale tb qdo for mordido, corta a cabeça e leva o resto junto pro hospital para a exata identificação. Descarta a cabeça porque ela é perigosa, a cobra ta morta, a peçonha não)
Outra coisa são drogas injetáveis. Caso não tenha qualificação para saber o que está fazendo, não faça. Injetar drogas como morfina, anti-histaminas ou soro antiofídico sem qualificação pode provocar o efeito contrário, piorar o quadro do elemento.
E reinventar a roda pela ennnnnnnésima vez já perdeu a graça. Caixas de primeiros socorros são Standard na Europa e de porte obrigatório. Cada idem dentro destas caixas é normalizado e obedece a um padrão de composição desenvolvido por décadas, favorecendo o que efetivamente é útil, o que o leigo pode manusear e o que é absolutamente desnecessário. Outro ponto é o foco do primeiro socorro, que é sempre unido com pequenas ocorrências, como pequenas luxações, cortes superficiais e queimaduras da chapa da picanha..... Para isso, como já foi colocado, mercúrio-cromo, band-aid e um pouco de álcool resolvem bem, e não devem faltar.
Mas em casos graves de fratura exposta, corte profundo, com sangue em abundância, precisa primeiro descobri se não vai desmaiar, hehehe
Nestes caso existem caixas padrão de primeiros socorros com gaze, ataduras, tecidos, capas e mantas de alumínio para prestar o devido socorro a vitima. Até um breve manual esta nas caixas que em minutos pode desvendar o maior mistério de como trancar uma artéria rompida ( ou tentar).
Qdo saiu a material das caixas de PS obrigatório para os veículos, pensei, será que houve evolução no governo????? Mas logo em seguida veio a frustração da maior armação em cima de um assunto tão sério. Não entendi como um assunto destes foi para na mão de interesses obscuros, que só visavam o lucro. Se chega a conclusão que para o governo a vida do brasileiro realmente não vale absolutamente nada, a não ser um voto....
Tem abaixo três links de fabricantes alemães de caixas padrão de PS , que são obrigatórios e tem validade de 4-5 anos e por isso são substituídos. Da para ver que não são caros, levando em consideração que podem salvar vidas, bem utilizadas. Mas da para observar o que a norma DIN 13.157 prevê na composição de uma caixa destas.
http://www.erstehilfebedarf.de/Verbandkasten/verbandkasten.html
http://www.danshop.com/12029.html
http://www.apoxxl.de/7665814/551261142779444/
Inhalt Verbandkasten DIN 13157 – C, „kleiner Verbandkasten“
1 Heftpflaster DIN 13019 - A 5 x 2,5 Spule mit Außenschutz
8 Wundschnellverband DIN 13019 – E 10 x 6 staubgeschützt verpackt
5 Fingerkuppenverband*) staubgeschützt verpackt
5 Wundschnellverband DIN 13019 – E 18 x 2 staubgeschützt verpackt
10 Pflasterstrip Mindestmaße 19 mm x 72 mm staubgeschützt verpackt
3 Verbandpäckchen DIN 13151 - M
2 Verbandpäckchen DIN 13151 - G
1 Verbandtuch DIN 13152 - BR
1 Verbandtuch DIN 13152 - A
6 Kompresse 100 mm x 100 mm') maximal paarweise verpackt, steril, Papier nach DIN 58953-2
2 Augenkompresse oder Vliesstoff umhüllt, Mindestmaße 50 mm x 70 mm,Gewicht min. 1,5 g/Stück, einzeln steril verpackt
1 Rettungsdecke*) metallisierte Polyesterfolie, Oberfläche Aluminium, Rückseite farbig, Mindestmaße 2 100 mm x 1 600 mm, Mindestfoliendicke 12 μm, staubgeschützt verpackt
3 Fixierbinde DIN 61634 - FB 6*) einzeln staubgeschützt verpackt
3 Fixierbinde DIN 61634 - FB 8*) einzeln staubgeschützt verpackt
1 Netzverband für Extremitäten*) mindestens 4 m gedehnt
1 Dreiecktuch DIN 13168 - D staubgeschützt verpackt
1 Schere DIN 58279 - B 190
10 Vliesstoff-Tuch Mindestmaße 200 mm x 300 mm, flächenbezogene Masse min.15 g/m2
2 Folienbeutel*) verschließbar, aus Polyethylen, Mindestmaße 300 mm x 400 mm, Mindestfoliendicke 45 μm
4 Einmalhandschuh nach DIN EN 455-1 und DIN EN 455-2 entsprechend den Festlegungen für Pflegehandschuhe aus PVC, nahtlos, groß, maximal zu 4 Stück staubgeschützt verpackt
1 Erste-Hilfe-Broschüre Muß mindestens der Broschüre "Anleitung zur Ersten Hilfe bei Unfällen" der gewerblichen Berufsgenossenschaften entsprechen
1 Inhaltsverzeichnis
*) diese Positionen sind mit der neuen Norm von August 1996 geändert
Franco,
Muito boa a lista, principalmente o Rettungsdecke.
[]'s
Escoria
Sabes que Rettungsdecke é cobertor de socorro e trata se de uma folha de alumino com tecido leve para evitar hipodemia de feridos.
Ta beleza, deveria ter traduzido, eu sei. desculpa por isso. Mas pelo menos os link da par ter uma ideia o que é um kit de primeiros socorros, falou... :wink:
Acredito que tudo que voce for capaz de aplicar com conhecimento é valido, então o equipamento do primeiro socorro é proporcional a capacidade de quem o porta. se voce não souber nada, leva o basico, se tiver pelo mens uma instrução, então reequipa-se.
[]'s enfaixados :lol: :lol:
Pequeno jr
26/03/2006, 23:23
Tirando os vários tópicos que falamos das viaturas, com certeza este é um dos melhores tópicos que ja li, e o melhor ... o pessoal buscou mesmo informações preciosas.
Uma coisa é certa, não basta apenas ter o Kit sem vc saber como utilizar, quando utilizar e aonde utilizar o que vem no kit. Um curso de primeiros socorros ajuda e muito com um kit desses na mão.
[]'s a todos pela iniciativa e discursões do topico. Continuo olhando novas dicas.
Franco,
Desculpe-me pela sacanagem, mas, quando li tudo em alemão, pensei: "O Franco esqueceu que o resto do Brasil fala, no máximo, Inglês ou Espanhol". Para vocês de Santa Catarina, é mais normall ver pessoas que sabem alemão, mas por aqui, é raridade.
[]'s
Sabes que Rettungsdecke é cobertor de socorro e trata se de uma folha de alumino com tecido leve para evitar hipodemia de feridos.
Fala Franco!
Nada que um agasalho quente e um saco plástico para isolar da chuva e umidade não substitua. Pelo menos na minha opinião. :concordo:
Abraços
que que, isso são coisas dos homens das cavernas :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Pior que esses cobertores termicos são baratos e muito eficiêntes, e quem não gostaria de brinca de astronauta no meio do mato, a propos Marcos Pontes, hehehe
[]'s espaciais
Marcos Pontes, o segundo brasileiro de ir ao espaço sideral, o primeiro foi o Palocci
Tópico movimentado!!! :-)
Bom, uma outra dica sobre essas mantas aluminizadas...
Imaginem um dia de muuuito sol, como faz aqui em Boa Vista neste exato momento... uma vítima de hipertermia e você sem nenhum material disponível para improvisar um abrigo à sombra... :pensativo:
Eis que você se lembra da famosa manta aluminizada, e improvisa um toldo, que refletirá o calor do sol, resultando em uma refrescante sombra... :dance:
Só um cuidado extra: elas possuem data de validade, e após o vencimento, ou quando guardadas de maneira incorreta, a cobertura aluminizada descasca, deixando praticamente um plástico transparente!!! :idea:
Ah, como faço para traduzir a lista toda? Muito interessante!!! :mrgreen:
Abraços, agora com o teclado funfando 100%!!!! :concordo:
=Loras=
Pequeno jr
03/04/2006, 00:44
Além do estojo de primeiro-socorros, não podemos esquecer das enfermeiras!!!!
Afinal, eu não sei fazer curativos :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
[]'s
Sem estar desprezando ninguém, mas essa dica do escoria foi a melhor do tópico. Rs !!!!
Pra quem interessar e puder:
o Pronto Socorro de Porto Alegre estará promovendo curso de primeiros socorros aberto à comunidade no próximo sábado, dia 08/04/06
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/cs/default.php?reg=62505&p_secao=3&di=2006-04-03
[]s
Afinal, oque devemos ter no kit??? :pensativo:
Leo... de uma relida nas páginas anteriores e concluirá que deve levar:
:arrow: Apenas os remédios que você conheçe e sabe usar e para que usar.
:arrow: Não deve esquecer os remédios que você toma.
:arrow: Botas altas são ainda o melhor remédio contra cobras.
:arrow: Se quiser levar a coisa um pouco mais a sério, fazer um curso de Primeiros Socorros.
Isso é uma conclusão prática, mais que isso é discussão pra quem entende do assunto como os médicos de plantão aqui do fórum. :concordo:
Por curiosidade...
Quantos já montaram seu kit?:?:
Quantos estão na viatura agora?:?:
Quem já fez o curso de Primeiros Socorros?:?:
Abs,
Paulo Sergio Beltrao de F
19/06/2007, 21:47
Loras,
Eu sempre levo aquele famoso kit de primeiro socorro, que foi obrigatorio mas com produtos c/ data de validade, e já me foi util algumas vezes nas trilhas. Queimaduras, cortes ferpas dedos prensados e outros que não me lembro mas já foi util aquelas poucas coisas, e alguns remedios basicos
Não sou socorrista mas já foi chefe escoteiro e sei algumas tecnicas de primeiros socorros
Acho que tudos deveriam quando for para uma trilha levar pelo menos um kit basico como eu levo
Não e querer ser o senhor sabe tudo mas eu sou meio chato nestas coisas e todos me pedem ajuda pois levo sempre um pouco de tudo que acho necessario numa trilha, alem do Kit de primeiros socorros, ferramentas, algumas pequenas peças e o resto é engear
raphaelmacae
29/07/2008, 08:33
depois de ler todas as paginas deste topico, realmente achei interessante e vou iniciar um curso de PS e montar um kit basico para eventuais emergencias e irei ficar sempre de olho na data de validade e armazenamento correto do kit.
espero que todos iniciem esta ideia, parece brincadeira mas um dia podemos precisar.
Minha patroa esta terminando o curso de medicina e acho que poderei aprender algumas coisas com ela também, fora o atendimento que ela pode fazer quando estiver comigo nas trilhas.
Carletto
31/01/2013, 00:59
Pessoal, sou novo no fórum, parabéns pelo tópico. Li inteiro e só um ponto que gostaria de ressaltar.
A maioria dos medicamentos devem ser armazenados em local fresco e arejado. Deixar na viatura, fechada, ao sol do meio dia, não deve ser bom ...:pensativo:
Tenho em casa um kit grande e sempre monto um kit menor de acordo com a atividade que vou fazer, seja trilha a pé ou bicicleta (porque trilha ainda nao fiz nenhuma, entrei agora no mundo 4x4..rs).
Roger_RJ
30/10/2013, 23:18
Produto interessante para se ter no kit de PS da viatura quando nas trilhas no mato:
Kit Extrator De Veneno Primeiros Socorros Picada Ou Mordida - R$ 83,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-514021221-kit-extrator-de-veneno-primeiros-socorros-picada-ou-mordida-_JM)
Para que serve Venipump Estojo De Primeiros Socorros – composição Venipump Estojo De Primeiros Socorros - bula Venipump Estojo De Primeiros Socorros - indicação Venipump Estojo De Primeiros Socorros - preço Venipump Estojo De Primeiros Socorros. (http://www.farmaciamix.com.br/indicacoes/bula-venipump-estojo-de-primeiros-socorros-20292/)
437421437422437423
Rafaelopaleiro
13/08/2015, 21:50
Não usem esse tipo de extrator ou qualquer outro similar. Assistam o video do Giuliano Toniolo (https://www.youtube.com/channel/UCjESPVDMeXEVhG4ekZ9T6oA), sorte que acompanho a tempo o canal dele no youtube.
https://www.youtube.com/watch?v=j3TdN9AMoig