Ver Versão Completa : LEDs NO LUGAR DAS LAMPADAS DE FREIO/ILUMINAÇÃO DA BAND.
Carlo Pecca
07/06/2013, 11:47
Pessoal estou substituindo as lampadas de filamento de freio/Lanterna por LEDs na traseira de minha Band.
As vantagens que posso apresentar são que os LEDs consumem menos corrente, são a prova d´àgua, resiste mais a impacto físico e o custo ao longo do tempo menor que a lampada de filamento pois são projetados para funcionamento continuo de mais de três mil horas.
VOU DESCREVER O QUE EU REALIZEI PASSO-A-PASSO:
1) Na mesa tenho: ferro de soldar de 24W, pode ser um de no máximo 36W, pois os terminais na fita de led são muito frágeis;fita de LED a prova d´água (adquirido no Mercado Livre de cor Vermelha), Fio de solda, alicate de corte, fita isolante, fios flexíveis, pasta de silicone, plástico duro de +/_ de 2,5 mm de espessura transparente (comprado em papelaria escolar) e terminal elétrico de contato automotivo.
415715
Carlo Pecca
07/06/2013, 12:02
2) Ligação dos LEDs com fio e solda.
415716
Afita de LED vem protegida com uma camada de silicone e vc com um estilite, corta o silicone na divisão dos terminais da fita de LED, foto seguinte
415717
Depois de soldado os fios nos terminais é importante isolar as conecções com fita isolante.
415718
Depois testando as ligações com uma fonte de 12Vdc (essas chingui-Lingue de 110/12Vdc/ 1.0 Amp).
415719
Finalmente montado no espelho da lantena (para teste).
415720
Vou esperar á noite para tirar mais fotos de forma que vcs poderão ver a diferença, entre lanterna com lampada e com LEDs.
Depois continuo o papo.
Qualquer duvida estou pronto para ajudar, no que for possível, OK?
titanium
07/06/2013, 12:41
Bela iniciativa, Carlo!
Trago 2 preocupações: baixa luminosidade (quantidade de lumens) dos LEDs de fita e a dispersão do calor.
LEDs, por mais fracos que sejam, esquentam bastante. Os CreeLeds então.. nem se fala (mas não é o que você está usando aí).
Quantos LEDs está pensando em colocar em substituição a uma lâmpada de filamento???
Como vai controlar a quantidade de Amperes que chega nos Leds? É necessário fazer algum controle desses?
Pergunto isso pois, eventualmente, a voltagem e amperagem pode ser alta para uma pequena quantidade de LEDs que você vai usar em substituição à lampada de filamento. Não acha?
Bom, como não entendo NADA de eletrônica, estou perguntando mesmo por curiosidade!
GOstei muito da ideia e se ficar bacana, pretendo fazer na minha também! Tenho uma ou 2 lâmpadas de filamento na traseira da Bandeirante que já queimaram!
:D
PS: as fotos do segundo POST não estão aparecendo!
Abraços
Carlo Pecca
07/06/2013, 16:21
Pessoal as fotos foram colocadas usando o tar " inset imagem" do site, portanto quem quiser as fotos eu mando por email, OK?
A primeira foto apareceu e não sei como coloquei.
Bom a fita de leds tem três mini-leds e para a luz de freio estou usando nove leds e para iluminação seis leds. O consume de corrente dos quinze leds é de 250 mili-amper, enquanto que uma lampada freio/iluminação (21/5W) consomem 2,2 Amper e é muito quente. Os leds ficam morninhos vc pode deixar is dedos em cima que não queimam. Como é uma experiência, estou deixando a lanterna de direita com lampada e da esquerda com leds. O fabricante da fita de leds afirma funcionamento continuo de 3.000 horas. Vou verificar "in locuo". Como realizei o teste de consume de corrente
Carlo Pecca
07/06/2013, 16:26
Blz já saquei como colocar as fotos é utilizando o comando "anexo" quando vc edita o que escreveu.
As fotos:
Carlo, para a imagem aparecer, basta você escrever a mensagem e anexar as imagens no modo avançado.
Carlo Pecca
07/06/2013, 16:30
FBand, valeu pela dica.eu tava usando o modo errado.
Grande Abraço.
Carlo
Depois de instalar tire uns "retratos" com ambas acesas (direita e esquerda) para ver a diferença na luminosidade.
Estou interessado também em substituir as minhas por leds.
Abs
MarcioNatal
07/06/2013, 21:33
Blz já saquei como colocar as fotos é utilizando o comando "anexo" quando vc edita o que escreveu.
As fotos:
Fala Carlo, boa noite.
Bacana o que você está bolando. Sem querer atrapalhar a sua ideia inicial, dê uma olhada em um kit de "lâmpadas de led" que talvez possa lhe ajudar em algo, veja aqui - Kit 10 Lâmpadas Led Automotivo Leds Freio Pisca P21w Ré 12v - R$ 64,90 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-486624921-kit-10-lmpadas-led-automotivo-leds-freio-pisca-p21w-re-12v-_JM)
Também achei interessante, e talvez a trabalheira seja menor. Aproveita-se os bocais originais e a troca, no caso de uma queima, fica mais fácil. Como lhe disse, não é querendo colocar "gosto ruim" no seu projeto, o intuito é de ajudar!
Um abraço grande.
Márcio Humberto.
mar.celo
07/06/2013, 21:45
Boa noite a todos,
Carlo,
Você sabe dizer se os LEDs passam na vistoria? Uma vez eu cai em exigência aqui no RJ porque o camarada disse que somente carro original de fábrica com LED que poderia usá-lo.
Abs
Carlo Pecca
08/06/2013, 12:48
MarcioNatal - Toda ajuda é bem vinda e esses LEDs anunciados realmente facilita a vida na substituição. No meu caso parti para o mais barato mas de MAIS trabalho. Como tenho certa intimidade com ferro de solda e eletrônica básica obtei por esse caminho, bem como lembrei: estou realizando uma experiência com esta fita de LEDs ( que são Chinqui-Linqui) e assim ao longo do tempo vamos verificar a vantagem ou não dessa minha montagem. Para o pessoal que deseja utilizar LEDs substituindo as lampadas sem abrir do conforte de manter o mesmo sistema de fixação do objeto, eu recomendo vcs olharem o site da empresa:
Fênix Soluções em Lâmpadas Led (http://www.fenixled.com.br)
esse pessoal manda muito na área e eles têm alguma coisa que vcs podem utilizar e adquirir por internete. (detalhe não estrou quando nada com isso, só que adiquirí um conjunto de LEDs tipo iluminação simples, para o meu trailer e ficou muito bom e principalmente baixou o consume de corrente tremendamente. Aqui mesmo no forum tem um novo fornecedor de conjunto com LEDS. Deem uma pesquisada e veja se o preço combina com o seu orçamento, pois LEDs são o futuro.
MARCELO - esse pessoal do DETRAN/RJ se acham o "fetalhos", mas se vc olhar na legislação sobre iluminação de veiculos o que importa são:
Freio - iluminação em VERMELHO (não é dito que tipo de iluminação, lampada de filamento ou LEDs);
Lanterna - iluminação em VERMELHO;
Pisca- iluminação em AMARELO;e
RÈ - iluminação cristal (ou branca).
Portanto se o cara quizer engrossar é só para apresentar dificuldade para vc pagar FACILIDADE, entendeu?
Hoje asa grandes industrias estão partindo para iluminação de LEDs e futuramente (oha que a curto prazo) até farol
a base de semi-condutor.
Abc a todos
titanium
26/10/2013, 18:41
Olá Carlo,
E ae meu camarada, como ficou o resultado??
Estou com a tampa da lanterna traseira desmontada pronta pra trocar pos LEDs... mas queria sua opinião!
Ficou bom?
Abraços!
Carlo Pecca
27/10/2013, 18:38
Titanium
Como estou utilizando LED em fita, até agora tem funcionado e em termos de iluminação, para mim são praticamente a mesma coisa. Continuo com o sistema inicial, uma lanterna com lampada e a outro com LED, mas só em iluminação e freio, pois em pisca deu problema e estou analisando como resolver. OK?
Vc ira usar aquelas de substituição direta no plug original da lanterna?
Sonhador
27/10/2013, 18:49
Acredito que alguns Detran´s coloquem dificuldade em troca de lampadas , pois algum tempo atras alguns motoristas colocavam farois mais potentes em seus carros , e em alguns casos os farois ofuscavam outros motoristas e em alguns carros chegavam a derreter os cabos que alimentavam os farois podendo inclusive causar incendios.
Então e mais facil proibir todas as modificações.
O Led como ja citado economiza na vida util , menor consumo , menor calor.
Tem alguns lampadas de led que ja são feitos para se encaixar nos bocais das lanternas dos veiculos, acredito que os fiscais do detran na maioria nem percebam a diferença entre as lampadas e os led´s
Carlo Pecca
27/10/2013, 22:55
Sonhador
Alguns dos novos carros, tipo Honda/Civic, Corola,MC300 e outros Coreanos já estão vindo com as lanterna dianterias e traseiras em Leds. Aqui no Rio tem onibus com lanterna em Led. Tem um anunciante daqui do forum que vende ledes do tipo que vc mencionou.
Sonhador
28/10/2013, 09:17
So Falta as autoridades aprenderem que o led e mais seguro e interessante.
o poroblema sao aquelas lampadas que os motoqueiros colocam que ficam piscando ou lampdas de re que azul.. se obdedecer as cores nunca implicaram
titanium
28/10/2013, 11:35
Pois é Carlo,
Pensei eu trocar por aquelas que já vem no tamanho do bocal original... mas elas estão custando aqui em brasília 45 pratas CADA!!!
Aí mata o caboco!
seis lâmpadas ficaria em mais de 200 reais...
aí me quebra! rsrsrsrs..
Mas gostei da sua ideia de usar fitas de led e vou estudar alguma solução.....
=)
O que houve com os Piscas???
Abraços
Pois é Carlo,
Pensei eu trocar por aquelas que já vem no tamanho do bocal original... mas elas estão custando aqui em brasília 45 pratas CADA!!!
Aí mata o caboco!
seis lâmpadas ficaria em mais de 200 reais...
aí me quebra! rsrsrsrs..
Mas gostei da sua ideia de usar fitas de led e vou estudar alguma solução.....
=)
O que houve com os Piscas???
Abraços
compra no deal extreme vem direto da china e nao sai nem R$5,00 cada par
titanium
28/10/2013, 13:02
compra no deal extreme vem direto da china e nao sai nem R$5,00 cada par
Pois é... o duro é que demora 40 dias pra chegar.. e minha Band já está "caôlha" ! rsrsrsr..
Mas estou achando que vou comprar uma normal para substituir a que queimou e comprar no DX mesmo. rsrsrs.
Led no brasil tem um custo muito elevado! credo!
:)
Pois é... o duro é que demora 40 dias pra chegar.. e minha Band já está "caôlha" ! rsrsrsr..
Mas estou achando que vou comprar uma normal para substituir a que queimou e comprar no DX mesmo. rsrsrs.
Led no brasil tem um custo muito elevado! credo!
:)
eu ja comprei umas 10 vezes no dx, compro e esqueço, quando menos espero o porteiro liga...
titanium
28/10/2013, 20:38
É bacana mesmo!
Esses dias comprei 2 farois de milha de LED! SHOW de Bola!
Um foi taxado, o outro não.. mas muito bacana! ainda assim vale a pena!
Acho que vou postergar esse "Up" e esperar chegar as chinesas! hehehe..
Abraços
Carlo Pecca
28/10/2013, 21:26
Titanium
No pisca o Led não acendeu. Estou pesquisando a respeito, mas ainda não consegui resolver o problema de forma rápida e barata. Tamu na luta, nego!
titanium
29/10/2013, 09:48
Titanium
No pisca o Led não acendeu. Estou pesquisando a respeito, mas ainda não consegui resolver o problema de forma rápida e barata. Tamu na luta, nego!
Entendi, Carlo!
Então sigamos nos testes/pesquisa!
Talvez tenha que mudar o circuito que controla "o Pisca" para fazê-lo "conversar" com os LEDs!??
Vou conversar com meu cunhado, que entende dessas tranqueiras de elétrica! hehehee.
Se puder tirar um foto dos danados funcionando, seria ótimo!
:D
Abraços
Carlo Pecca
30/10/2013, 12:00
Titanium
To com a Band no mecânico e vou lá na próxima semana, assim tiro as fotos das lanternas montadas (com lampadas e com Leds).OK?
titanium
30/10/2013, 23:39
Maravilha Carlo!
Valeu!
:concordo:
Carlo! Tiro o meu chapéu para tamanha criatividade rapaiz!
Acredito que o motivo de os piscas não funcionarem com LEDs é exatamente pelo seu baixíssimo consumo de energia (pouca amperagem para ativar o relê), mas que pode ser resolvido se subistituir-mos pôr um relê eletrônico. (vou pesquisar mais para não falar besteira! Rsrsr)
Por outro lado, (para os mortais que não possuem tamanha abilidade) encontrei uma opção de lanterna (acredito que não ficaria muito grande) fabricada pro uma companhia Autraliana... Olha ai os links!
Narva 94210 | eBay (http://www.ebay.com.au/sch/i.html?_trksid=p2047675.m570.l1313.TR11.TRC1.A0.XN arva+94210&_nkw=Narva+94210&_sacat=0&_from=R40)
Model 42 - Products - Narva (http://www.narva.com.au/products/browse/model-42-4)
Abração ome!
Marcelo.
Carlo Pecca
03/11/2013, 08:06
MRCLGV
Obrigado pela força, mas sabe como é, duro tem que ter criatividade! He, he, he.
Outra coisa blz de lanterna a NARVA 94210, pena pelo preço.
Grd Abraço
Zé Luis da Jurema
03/11/2013, 10:43
http://www.sinalsul.com.br/images/produtos/thumb/201204170604452035.jpg
Amigos coloquei na minha esta lanterna, gostei muito é selada não entra água e tem mais modelos o site é http://www.sinalsul.com.br (http://www.sinalsul.com.br/) não é barata cada R$ 110,00
Vi o Site e além dessa que você colocou existem outras. Seria muito bom se você pudesse colocar umas fotos de como ficou
http://www.sinalsul.com.br/images/produtos/thumb/201204170604452035.jpg
Amigos coloquei na minha esta lanterna, gostei muito é selada não entra água e tem mais modelos o site é http://www.sinalsul.com.br (http://www.sinalsul.com.br/) não é barata cada R$ 110,00
Zé Luis da Jurema
03/11/2013, 13:21
437814437816