Nava
07/06/2013, 09:28
O meu cambio tava com folga e enroscando as marchas, até fiquei na rua um dia com a quinta encavalada.
REsolvi de forma bem simples.
Coloque o cambio em neutro.
Tire a coifa, 4x 10mm
Levante a coifa do cambio.
Tire os 3x 10mm que seguram o anel da alavanca.
Tire a alavanca.
Solte 4x 12mm que fixam a caixinha de cima do cambio. Se tiver colada, vá por debaixo e bata com uma haste, de leve.
Verifique se a bucha de plastico está ok, se não, leve no torneiro e faça outra. Lixe bem a esfera até ficar polida de novo.
Na tampa removida, verifique se os dois pinos de molas estão bem lubrificados, se as molas estão boas e se não tem excesso de folgas.
Na minha eu troquei todas as peças e enchi de novo com solda aluminio os furos e refizemos. Troquei as molas, lubriquei com graxa, ficou 100%.
Montei tudo e ficou muito duro, mas justo.
Soltei um pouco a regulagem daqueles 3x 10mm do anel do cambio e ficou zero km de novo.
Agora a alavanca roda macia, precisa e não encavala mais as marchas. Fiz isso em 4h, com serviço de torno e solda incluido.
Fica a dica.
REsolvi de forma bem simples.
Coloque o cambio em neutro.
Tire a coifa, 4x 10mm
Levante a coifa do cambio.
Tire os 3x 10mm que seguram o anel da alavanca.
Tire a alavanca.
Solte 4x 12mm que fixam a caixinha de cima do cambio. Se tiver colada, vá por debaixo e bata com uma haste, de leve.
Verifique se a bucha de plastico está ok, se não, leve no torneiro e faça outra. Lixe bem a esfera até ficar polida de novo.
Na tampa removida, verifique se os dois pinos de molas estão bem lubrificados, se as molas estão boas e se não tem excesso de folgas.
Na minha eu troquei todas as peças e enchi de novo com solda aluminio os furos e refizemos. Troquei as molas, lubriquei com graxa, ficou 100%.
Montei tudo e ficou muito duro, mas justo.
Soltei um pouco a regulagem daqueles 3x 10mm do anel do cambio e ficou zero km de novo.
Agora a alavanca roda macia, precisa e não encavala mais as marchas. Fiz isso em 4h, com serviço de torno e solda incluido.
Fica a dica.