Conectar

Ver Versão Completa : Tirando a folga do cambio - Samurai

Nava
07/06/2013, 09:28
O meu cambio tava com folga e enroscando as marchas, até fiquei na rua um dia com a quinta encavalada.

REsolvi de forma bem simples.

Coloque o cambio em neutro.

Tire a coifa, 4x 10mm

Levante a coifa do cambio.

Tire os 3x 10mm que seguram o anel da alavanca.

Tire a alavanca.

Solte 4x 12mm que fixam a caixinha de cima do cambio. Se tiver colada, vá por debaixo e bata com uma haste, de leve.

Verifique se a bucha de plastico está ok, se não, leve no torneiro e faça outra. Lixe bem a esfera até ficar polida de novo.

Na tampa removida, verifique se os dois pinos de molas estão bem lubrificados, se as molas estão boas e se não tem excesso de folgas.

Na minha eu troquei todas as peças e enchi de novo com solda aluminio os furos e refizemos. Troquei as molas, lubriquei com graxa, ficou 100%.

Montei tudo e ficou muito duro, mas justo.

Soltei um pouco a regulagem daqueles 3x 10mm do anel do cambio e ficou zero km de novo.

Agora a alavanca roda macia, precisa e não encavala mais as marchas. Fiz isso em 4h, com serviço de torno e solda incluido.

Fica a dica.

jrdiniz
19/02/2014, 18:49
OLá Colega.
Parabéns pela dica. fiz exatamente o que você falou. Vou trocar a mola mas os pinhos estão justos.
O que me fez enviar esta mensagem foi o fato de não ter observado a bucha de plastico. A bola da alavanca fica em contato direto com a caixinha do cambio. Não percebi a presença da bucha. É assim? o meu é um 98.
abraços
diniz

Nava
21/02/2014, 09:33
Veja se na tampa da caixa, na região abaulada, tem um rebaixo para assentar a bucha. Se sim, falta a bucha.