PDA

Ver Versão Completa : Transformando uma F1000 4.9i para DIESEL



edwint
06/06/2013, 22:27
Pessoal,

Adquiri recentemente uma caminhonete F1000 4.9i gasolina e pretendo transforma-la para diesel. Gostaria de ajuda quanto a este procedimento.

Primeiramente gostaria de saber se consigo aproveitar o cambio original e qual motor se adaptaria neste cambio.

Obrigado pela ajuda. Palpites serão bem vindos.

rfdex
17/06/2013, 15:02
Pessoal,

Adquiri recentemente uma caminhonete F1000 4.9i gasolina e pretendo transforma-la para diesel. Gostaria de ajuda quanto a este procedimento.

Primeiramente gostaria de saber se consigo aproveitar o cambio original e qual motor se adaptaria neste cambio.

Obrigado pela ajuda. Palpites serão bem vindos.

Amigo, fiz essa adaptação ano passado. Usei na ocasião um motor MWM 229 aspirado. Por acaso achei à venda no mercado livre uma flange em duralumínio para unir o câmbio Mazda MR-II ao motor MWM 229. Deu um pouco de trabalho, pois tivemos que reposicionar os suportes do motor, refazer escapamento, trocas molas, etc. Não mexi em mais nada. A relação de marchas ficou curta, mesmo o câmbio tendo 5 marchas. Se fosse hoje, teria usado um motor diesel de alta rotação, para que as marchas não ficassem curtas, necessitando trocar a relação de diferencial. Acho que a melhor opção e mais fácil seria colocar o motor Powerstroke 2.8 da Ranger. Você pode manter a "originalidade" da F-1000, usando as peças, suportes, escapamento, etc da F-1000 HSD (que saiu com motor 2.5 Maxion, que é uma geração anterior do 2.8 Powerstroke. São "idênticos" para efeitos de adaptação). Fora o diferencial, que não precisará ser trocado, as molas da versão gasolina também servirão. Na ponta do lápis é a opção mais fácil e barata de adaptar. Saudações.

reslima
17/06/2013, 15:10
Da uma olhada no tópico do Rodrigo Baratti, acho que pode te ajudar. Segue o link abaixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/105188-f1000-4x4-1997-sucatona-branquinha.html
Abraço.

LoucoPoeta
17/06/2013, 22:00
Amigo, fiz essa adaptação ano passado. Usei na ocasião um motor MWM 229 aspirado. Por acaso achei à venda no mercado livre uma flange em duralumínio para unir o câmbio Mazda MR-II ao motor MWM 229. Deu um pouco de trabalho, pois tivemos que reposicionar os suportes do motor, refazer escapamento, trocas molas, etc. Não mexi em mais nada. A relação de marchas ficou curta, mesmo o câmbio tendo 5 marchas. Se fosse hoje, teria usado um motor diesel de alta rotação, para que as marchas não ficassem curtas, necessitando trocar a relação de diferencial. Acho que a melhor opção e mais fácil seria colocar o motor Powerstroke 2.8 da Ranger. Você pode manter a "originalidade" da F-1000, usando as peças, suportes, escapamento, etc da F-1000 HSD (que saiu com motor 2.5 Maxion, que é uma geração anterior do 2.8 Powerstroke. São "idênticos" para efeitos de adaptação). Fora o diferencial, que não precisará ser trocado, as molas da versão gasolina também servirão. Na ponta do lápis é a opção mais fácil e barata de adaptar. Saudações.

Vc não pensou no 3.0 da ranger, gostaria de saber a opinão para sua instalação!! Obrigado!!

rfdex
19/06/2013, 10:57
Vc não pensou no 3.0 da ranger, gostaria de saber a opinão para sua instalação!! Obrigado!!

Simplicidade na instalação e na manutenção, assim como o custo de manutenção. O 3.0 Powerstroke tem muita eletrônica envolvida. Componentes caros! Por isso acho que o 2.8 combina mais com o estilo da F-1000, que é uma camionete rústica e simples na manutenção. Saudações

MaurícioBsb
20/06/2013, 09:07
bom mesmo seria o MWM Sprint mais o da F250 o 6CC 4.2

edwint
20/06/2013, 12:20
Amigo, fiz essa adaptação ano passado. Usei na ocasião um motor MWM 229 aspirado. Por acaso achei à venda no mercado livre uma flange em duralumínio para unir o câmbio Mazda MR-II ao motor MWM 229. Deu um pouco de trabalho, pois tivemos que reposicionar os suportes do motor, refazer escapamento, trocas molas, etc. Não mexi em mais nada. A relação de marchas ficou curta, mesmo o câmbio tendo 5 marchas. Se fosse hoje, teria usado um motor diesel de alta rotação, para que as marchas não ficassem curtas, necessitando trocar a relação de diferencial. Acho que a melhor opção e mais fácil seria colocar o motor Powerstroke 2.8 da Ranger. Você pode manter a "originalidade" da F-1000, usando as peças, suportes, escapamento, etc da F-1000 HSD (que saiu com motor 2.5 Maxion, que é uma geração anterior do 2.8 Powerstroke. São "idênticos" para efeitos de adaptação). Fora o diferencial, que não precisará ser trocado, as molas da versão gasolina também servirão. Na ponta do lápis é a opção mais fácil e barata de adaptar. Saudações.

Boa tarde,

Rafael primeiramente gostaria de agradecer as informacoes.

Me informaram que o power stoke 3.0 seria plug in play, mas tambem preciso de um motor mecanico, vc sabe me informar se o 3.0 teria versao mecanica? e quanto ao hsd2.5 seria muito fraco?


segue a foto do cambio

rfdex
20/06/2013, 23:26
Boa tarde,

Rafael primeiramente gostaria de agradecer as informacoes.

Me informaram que o power stoke 3.0 seria plug in play, mas tambem preciso de um motor mecanico, vc sabe me informar se o 3.0 teria versao mecanica? e quanto ao hsd2.5 seria muito fraco?


segue a foto do cambio

Amigo, nessa F-1000 há inúmeras possibilidades de motores. A 2,5 Maxion talvez seja a mais barata de instalar. A 2.8 International é um pouco mais cara, mas possui o mesmo grau de dificuldade do 2,5 (por fora é o mesmo motor, mesmos suportes, agregados, etc). Tem a opção de usar o MWM 2.8, mas ou faz flange ou troca o câmbio. O MWM 4.2 (F-250 ou Silverado) fica um canhão, mas o motor é caro para instalar e necessita trocar o câmbio também ou fazer a mesma adaptação de usar o 2.8 MWM. O câmbio Mazda aguenta. Tem gente que usa esse câmbio em motores V8 Ford à gasolina, que é plug and play. Outra opção muito boa é usar o motor Cummins 3.9, que saiu nas primeiras F-250 e sai no F-350/F-4000. Tem versão mecânica e eletrônica. Mas tem de trocar o câmbio. Nesse caso é até fácil instalar, pois os F-4000 1999 sairam com esse motor, logo é só achar um F-4000 99 em desmanche e comprar tudo, dos suportes ao motor. O motor 3.0 tem eletrônica e não conheço a furação dele, logo acredito que haja necessidade de usar flange para adaptação ou trocar o câmbio. E pelo que sei também esse motor só tem versão eletrônica. Os motores 2.5 e 2.8 não precisam trocar as molas. Todos os demais precisam. No preço do diesel hoje, mão de obra e facilidade de instalação e preço de aquisição do motor, a melhor opção é o 2.8 International. Terá +- 34kgfm de torque. E a pickup fará ao menos 10 km/l de média. Se andar na manha talvez faça 12-13. Já que irá trocar o câmbio, aconselho trocar o atuador da embreagem (aquele que fica em torno do eixo piloto do câmbio, na foto da pra ver). Tire a mão do bolso e use de boa marca, senão ele estragará e, para trocá-lo, precisará descer o motor. Usando um novo e de boa qualidade, no mínimo 80 mil kms é garantido! Saudações

edwint
21/06/2013, 08:00
Amigo, nessa F-1000 há inúmeras possibilidades de motores. A 2,5 Maxion talvez seja a mais barata de instalar. A 2.8 International é um pouco mais cara, mas possui o mesmo grau de dificuldade do 2,5 (por fora é o mesmo motor, mesmos suportes, agregados, etc). Tem a opção de usar o MWM 2.8, mas ou faz flange ou troca o câmbio. O MWM 4.2 (F-250 ou Silverado) fica um canhão, mas o motor é caro para instalar e necessita trocar o câmbio também ou fazer a mesma adaptação de usar o 2.8 MWM. O câmbio Mazda aguenta. Tem gente que usa esse câmbio em motores V8 Ford à gasolina, que é plug and play. Outra opção muito boa é usar o motor Cummins 3.9, que saiu nas primeiras F-250 e sai no F-350/F-4000. Tem versão mecânica e eletrônica. Mas tem de trocar o câmbio. Nesse caso é até fácil instalar, pois os F-4000 1999 sairam com esse motor, logo é só achar um F-4000 99 em desmanche e comprar tudo, dos suportes ao motor. O motor 3.0 tem eletrônica e não conheço a furação dele, logo acredito que haja necessidade de usar flange para adaptação ou trocar o câmbio. E pelo que sei também esse motor só tem versão eletrônica. Os motores 2.5 e 2.8 não precisam trocar as molas. Todos os demais precisam. No preço do diesel hoje, mão de obra e facilidade de instalação e preço de aquisição do motor, a melhor opção é o 2.8 International. Terá +- 34kgfm de torque. E a pickup fará ao menos 10 km/l de média. Se andar na manha talvez faça 12-13. Já que irá trocar o câmbio, aconselho trocar o atuador da embreagem (aquele que fica em torno do eixo piloto do câmbio, na foto da pra ver). Tire a mão do bolso e use de boa marca, senão ele estragará e, para trocá-lo, precisará descer o motor. Usando um novo e de boa qualidade, no mínimo 80 mil kms é garantido! Saudações



Obrigado amigo, tive pesquisando um pouco sobre o assunto e vi que o cambio, pode mesmo aguentar o tranco, vc sabe quanto a embreagem? no caso de aproveitar o cambio mazda, terei que usar a embreagem do motor ou terei que adaptar a embreagem do cambio? Apareceu p/ mim dois motores a um bom preço e com nota fiscal um x10 e outro cummins da f4.000 neste caso, terei que utilizar uma flange,e esta flange seria uma chapa com as duas furações?

Obrigado pela ajuda!

rfdex
21/06/2013, 19:25
Obrigado amigo, tive pesquisando um pouco sobre o assunto e vi que o cambio, pode mesmo aguentar o tranco, vc sabe quanto a embreagem? no caso de aproveitar o cambio mazda, terei que usar a embreagem do motor ou terei que adaptar a embreagem do cambio? Apareceu p/ mim dois motores a um bom preço e com nota fiscal um x10 e outro cummins da f4.000 neste caso, terei que utilizar uma flange,e esta flange seria uma chapa com as duas furações?

Obrigado pela ajuda!

Amigo, já que você quer o X10 ou o 3.9BT (Cummins), aconselho a trocar o câmbio também. No caso do X10, use o câmbio Eaton 2615 se não engano. Ele tem a ré pra frente. Fácil de identificar. No caso de usar o motor Cummins, não lembro de cabeça o modelo específico do câmbio, mas é só usar o mesmo que é usado no F-350/F-4000. Em ambos os casos você conseguirá achar no mercado as peças originais. Suportes de motor, saída do escape, etc. Esse câmbio Mazda, original da F-1000 4.9 você consegue vender por uns 2, 2,5 mil. O pessoal dos carros V8 procura muito esses câmbios! Mas aviso desde já que haverá necessidade da troca de molas (há quem use a mola da F-250. Dizem que fica muito bom!), assim como trocar o diferencial. Por isso volto a dizer, por experiência já vivida, a opção mais fácil e em conta é o 2.8 Powerstroke. Saudações

DieselPower
21/06/2013, 23:09
Edwint,
Se quer facilidade, vai de Maxion 2.5 ou 2.8.
Agora, se quer algo pra nunca mais vender, pode pensar em:
-Sprint 6.07 (motor + câmbio: F250, Silverado, Chevrolet 6-150, Chevrolet HD3500)
-Cummins 4BT (motor + câmbio: F4000, F350, VW 8.150, Cargo 815)
Se for pra utilizar um motor da linha, eu optaria pelo 229 ao invés do X10.
O X10 é mais potente, porém muito mais beberrão... Com um investimento pequeno você faz o 229 andar junto com o X10, porém com muito mais economia de diesel.
Aproveitando, o câmbio Mazda NUNCA aguenta o torque de um LSD como os citados anteriormente, ou de um HSD 6 cilindros.

edwint
22/06/2013, 09:36
Alguem sabe me informar se MAXION da d20 É 2.5 OU 2.8? achei um deste com cambio por 9.000,00 e se fale a pena colocar-lo

PauloLimited
22/06/2013, 15:48
Alguem sabe me informar se MAXION da d20 É 2.5 OU 2.8? achei um deste com cambio por 9.000,00 e se fale a pena colocar-lo
Nenhum desses 2, olha esse tópico que o cara instalo esse motor numa 250 a gasolina
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/112882-ford-f-250-4-2-v6-adaptando-motor-maxion-s4t.html

Mantiqueira
22/06/2013, 15:53
Alguem sabe me informar se MAXION da d20 É 2.5 OU 2.8? achei um deste com cambio por 9.000,00 e se fale a pena colocar-lo
Vamos lá. Motores que equiparam as D 20:
1- Perquins 3.9 87 CV;
2- Maxion S4 4.0 90 CV;
3- Maxion S4T 4.0 125 CV;
4- Maxion S4T-Plus 4.0 150 CV.
Ou seja, todos Maxions que equiparam as D-20 são de 4 litros.:pular:.

DieselPower
22/06/2013, 19:46
Alguem sabe me informar se MAXION da d20 É 2.5 OU 2.8? achei um deste com cambio por 9.000,00 e se fale a pena colocar-lo

Pode ser o S4, S4T ou S4t Plus.
Qualquer um é uma excelente opção pra F1000, e por este preço com caixa é melhor ainda...

rodugas
14/07/2013, 20:54
tenho uma caminhonete igual a essa da foto ,tenhoum motor power stroke 2.8 so que a furaçao nao bate o que devo mudar

rfdex
17/07/2013, 20:12
tenho uma caminhonete igual a essa da foto ,tenhoum motor power stroke 2.8 so que a furaçao nao bate o que devo mudar

Qual furação não bate? Do câmbio Mazda (da F-1000 4.9i) no motor Powerstroke 2.8? Se for, eu aconselho usar motor e câmbio da Ranger 2.8, fica um sistema mais enxuto e usando peças originais, como embreagem, cabos, acionadores, etc. O câmbio Mazda da F-1000 é o MR-II, o da Ranger MR-I. Bem parecidos, porém diferentes! Saudações.

Ezequiel Neto
26/02/2017, 08:56
Pessoal, é um prazer fazer parte dessa Galera bacana do Brasil 4x4. Acabo de comprar uma F-1000 4.9, 6cc a gasolina e vou reformá-la. Gostaria de saber se alguém teria um catálogo de peças ou manual do proprietário dessa Pick Up para vender. Obrigado e um abraço a todos. Meu contacto é ezeneto2@hotmail.com e whatzap 61 983061990