Ver Versão Completa : problema com velas no OHC
amigos, meu mecânico colocou umas velas que se eu nao me engano é de c-10 no 1º e 3º pistões(as primeiras da frente do motor), porem ele colocou um calcio (ele chama de macaquinho) mas tava uma coisa estranha, então resolvi trocar todas por as originais. a 2º e 4º ficaram boas, sequinhas, funcionando tranquilo. porem a 3º ficou encharcada e a 1º ficou pegando na cabeça do pistão, coloquei o macaquinho de volta na primeira e a segunda limpei mas parou de novo. e ta falhando o jeep, rodei um pouco com 3 pistões funcionando.
o que fazer em galera? porque ta pegando no pistão? valeu abraço
Quando o motor esta com aneis gastos, é comum as velas pararem de funcionar por excesso de oleo. O macaquinho ou pula-macaco é um tubinho que afasta a vela da região com oleo demais e permite que ela dure um pouco mais, coisa normal em motores ja cansados quando se quer dar uma alongada na vida do conjunto.
Quanto ao pistão bater na vela, não sei, só se a folga dos casquilhos estiver tãããão grande que permita uma coisa dessas, mas seria um pouco absurdo !
No geral, tenho a impressão que este motor precisa de uma retifica. Veja que é comum alguns mecanicos pensarem que como é jeep, ja estamos acostumados com uma baixa confiabilidade da viatura, dai só vão remendando.
Procure outro mecanico que faça um teste de compressão em cada cilindro, só ai vai ter uma ideia inicial do estado geral do motor.
Quando o motor esta com aneis gastos, é comum as velas pararem de funcionar por excesso de oleo. O macaquinho ou pula-macaco é um tubinho que afasta a vela da região com oleo demais e permite que ela dure um pouco mais, coisa normal em motores ja cansados quando se quer dar uma alongada na vida do conjunto.
Quanto ao pistão bater na vela, não sei, só se a folga dos casquilhos estiver tãããão grande que permita uma coisa dessas, mas seria um pouco absurdo !
No geral, tenho a impressão que este motor precisa de uma retifica. Veja que é comum alguns mecanicos pensarem que como é jeep, ja estamos acostumados com uma baixa confiabilidade da viatura, dai só vão remendando.
Procure outro mecanico que faça um teste de compressão em cada cilindro, só ai vai ter uma ideia inicial do estado geral do motor.
edgar...
a +/- 1 ano eu troquei os seguimentos, troquei os casquilhos pra 0,75 se nao me engano, troquei os pistões stande, pois tinha dois quebrado. bomba de gasolina, bomba d'agua, correia dentada, coloquei carburador do opala... so não mandei pra retifica o motor(nao sei se vou me arrepender disso)... mas ficou bom. agora depois que coloquei o motor de arranque do corsa, começou a da esse problema.
eu digo que é o pistão pq a folga da vela é fechada. e ai ja era.
Sydney66
04/06/2013, 19:09
Vela pegar na cabeça do pistão é estranho, as velas originais desse motor são cônicas, não possuem arruelas, e seu aperto é de apenas 15°, ou aproximadamente 1/8 de volta, é muito pouco, mas muito mecânico acha que tem que apertar até sair água. Talvez ao colocar velas de outro motor tenha danificado a sede das velas fazendo com que entrem um pouco mais que o necessário, a vela original tem o tamanho de rosca correto para que a mesma termine exatamente na superfície da câmara de combustão. Como esses pistões possuem rebaixos para evitar o choque com as válvulas (existe um instante no final do tempo de escape e início da admissão que as válvulas estão abertas com o pistão na ponto superior) essa vela está conseguindo entrar mais que a própria válvula aberta.
Acredito que o mecânico já tenha visto a m...que fez na rosca do cabeçote e colocou os calços para afastar a vela.
Vela pegar na cabeça do pistão é estranho, as velas originais desse motor são cônicas, não possuem arruelas, e seu aperto é de apenas 15°, ou aproximadamente 1/8 de volta, é muito pouco, mas muito mecânico acha que tem que apertar até sair água. Talvez ao colocar velas de outro motor tenha danificado a sede das velas fazendo com que entrem um pouco mais que o necessário, a vela original tem o tamanho de rosca correto para que a mesma termine exatamente na superfície da câmara de combustão. Como esses pistões possuem rebaixos para evitar o choque com as válvulas (existe um instante no final do tempo de escape e início da admissão que as válvulas estão abertas com o pistão na ponto superior) essa vela está conseguindo entrar mais que a própria válvula aberta.
Acredito que o mecânico já tenha visto a m...que fez na rosca do cabeçote e colocou os calços para afastar a vela.
Sydney deve ser o macaquinho que o ze colocou na 1º vela... quando mais eu aperto ele desce. vou tirar e ver se fica bom sem o macaquinho. eu acho que a rosca do cabeçote esteja boa ainda. vou ver isso fds.
valeu pelas dicas... so nao quero retificar/trocar o motor. abraço
vavarusso
07/06/2013, 14:15
Duas opções Jahirjr:
a) vela incompatível (de outro motor)
b) sede da vela f#d%d@ pelo mau uso.
Obs.: a letra "a" reforça a letra "b"
Procure um cabeçote na consesscionára (FV) dê uma geral, veja empeno, guias, trincas e sedes das válvulas e das velas e faça a troca
calhiandro
07/06/2013, 16:47
lembrando a vela original desse jeep é bp6efs
a vela que tava era de outro motor... então coloquei essas originais (bp6efs) para gasolina...
a 1º vez que coloquei o motor tava fora do tempo... e carburado desregulado, sera que influenciou no encharque das velas?
valeu galera