Ver Versão Completa : Serpentina na tubagem!!
Rodrigo59
09/10/2005, 11:37
Ja vi aqui no forum dizendo que da pra enrolar um tubo "mangueira"de cobre fazendo tipo uma serpentina enrolada na mangueira do radiador pra aquecer o alcool em dias frios!!
Aqui onde moro como so tenho meu jipe pre andar, em dias frios fica complicado!!
Tava pensando em fazer uma serpentina enrolada no fim da tubagem pra aquecer o alcool sera que explode??
uma mufla acho que seria tambem uma boa opção
Rodrigo59
09/10/2005, 12:19
O problema de usar uma mufla e que meu motor tem a tampa e o coletor de ar cromados e eu não queria tirar a estetica do menino!!
Alessandro Henrique
09/10/2005, 12:35
Creio que a serpentina nao seja uma solucao eficiente.
Veja que para o sistema aquecer o combustivel eh necessario que o radiador ja esteja dissipando calor, o que leva muito mais tempo em dias frios. A valvula termostatica se encarrega de estabelecer a circulacao do liquido refrigerante somente apos o inicio de sua abertura, o que ocorre de modo proporcional a temperatura. Resumindo, na partida e nos proximos minutos o sistema nao servira de muita coisa.
Uma vez que o motor esteja aquecido e que o calor tenha se propagado para a tubulacao de admissao, o problema desaparece e, desta forma o sistema ainda nao ajudou em nada.
Alguns inconvenientes podem ocorrer com o motor aquecido pois pode haver a formacao de bolhas no combustivel devido ao aquecimento.
Acredito que utilizando o afogador e o sistema suplementar de partida (gasolina) ajude a amenizar o problema. Outra sugestao e deixar o motor funcionando alguns minutos antes de sair. Outra dica eh tentar adaptar um termac, coisa que pode causar alguns problemas ao atravessar por trechos alagados ou para futura instalacao de snorkel.
Sds.
Sds.
Sds.
Rodrigo59
09/10/2005, 12:51
Obrigado pela atenção Alessandro!!
Pois é meu jipe não tem afogador a borboleta fica sempre aberta, pra eu instalar o afogador e so ligar o cabo dele na borboleta? ou liga na lingueta do acelerador tbm??
Alessandro Henrique
09/10/2005, 13:26
Rodrigo59,
Existem diferencas de acordo com o modelo de carburador. Nos mais simples, o sistema eh constituido do conjunto borboleta e cabo.
Procure identificar o modelo do seu carburador e verificar se o sistema de acionamento esta completo. Compare com um catalogo ou vista em explosao para referencia
Sds.
ok rodrigo
o carburador do meu jipe é do tipo eletrônico e não tem afogador
mas as vezes precisava deixar com a aceleração mais alta (trilhas, pra esquentar o motor etc)
então bolei esse esquema que deixei fixado no pedal do acelerador
[ ]´s
Rodrigo59
09/10/2005, 15:20
Ae Proença Pelo que deu pra ver vc colocou um parafuso que presiona o acelerador estou certo?? E uma boa idéia tava pensando em colocar um cabo apoiado no acelerador entrando pelo assoalho passando pelo conduite e um botão pra mim puxar no pinel regulando a aceleração do jipe! Boa! Mas a borboleta de entrada tem alguma função??
Ronaldo Petri
09/10/2005, 17:20
Não sei o que vai fazer mas de qualquer forma o alcool só explode com iginição ou se a temperatura de combustão espontânea for maior ou igual e essa temperaura, se não me engano é por volta de 300ºC
Rodrigo59
09/10/2005, 17:44
e o afogador qual a função dele??
Rodrigo59
09/10/2005, 17:46
e o afogador qual a função dele??
Alessandro Henrique
09/10/2005, 17:56
:shock: :!:
O afogador eh um dispositivo mecanico utilizado em carburadores com a finalidade de enriquecer a mistura ar/combustivel facilitando a partida de motores frios.
Sds.
Rodrigo59
09/10/2005, 18:49
Dexa eu ve se entendi... Então quando vc puxa o afogador vc diminui a entrada de ar fazendo com que entre mais gasolina do que ar no carb. deixando assim o motor mais acelerado?? estou certo??
Então em vez de colocar um cabo pra dexa o acelerador presionado se eu coloca um cabo pra fecha a borboleta do afogador vai ser a mesma coisa??
Desculpem a ignorÂncia!!
Alessandro Henrique
10/10/2005, 04:29
Sim, a mistura se torna rica facilitando a partida do motor, justamente pela variacao da relacao ar-combustivel. O motor apos entrar em funcionamento tendera a ficar acelerado, sendo que voce podera controlar esta aceleracao atraves do manipulo do afogador.
Quando o afogador eh acionado, a borboleta superior eh fechada e a borboleta do acelerador eh levemente aberta. Os mecanismos diferem de modelo para modelo de carburador, mas a funcao basica eh a mesma.
No seu caso, recomendo restituir a atuacao da borboleta do afogador mediante o acionamento do cabo, sem modificar algo mais.
Sds.
Marcos ET
10/10/2005, 09:53
Falae Rodrigo e All, blza?
Gente, acho q vcs estao esquecendo de uma coisa....
Motores a álcool tem um aquecedor ORIGINAL no pé do carburador lembra? nao tem q enrolar nada em coisa nenhuma (a nao ser que o motor seja a gasolina convertido para álcool), basta observar se existem mangueiras ou tubos perto do pé do carburador....
Outra coisa, nao estou muito certo, mas acho que aquecer o combustível enquanto está líquido nao resolve muito o caso.... a evaporação do fluido dentro do venturi, somado a queda de pressao na tubagem do coletor é que resfria a coisa...... por isso os aquecedores ficam no pé do carburador.....
espero ter ajudado!
grande abraço!
injeçao eletronica nele!! :wink:
Carlos ZN
10/10/2005, 10:44
Olá Rodrigo,
Duas coisas simples 1º valvula termostática e uma partida a frio para ingetar gasolina.
Marcos ET
10/10/2005, 11:08
e nao esqueça do AQUECEDOR no pé do carburador, é consideravelmente mais barato que a Inj. Eletronica.... :twisted: :twisted: :twisted:
Rodrigo59
11/10/2005, 10:16
Esse aquecedor no pe do carburador e alguma peça ow e a adaptação de serpentina em volta da base pra circular agua quente??
Alessandro Henrique
11/10/2005, 10:45
Rodrigo59,
Qual eh o motor da sua viatura? Ele eh original a alcool ou foi convertido?
Se o motor que esta instalado na viatura eh original a alcool, ele ja tem tudo o que precisa para funcionar.
De mais detalhes sobre o problema, demora para pegar? Fica falhando? Demora para aquecer? Como eh o funcionamento com o motor aquecido?
Sds.
Rodrigo59
11/10/2005, 22:19
Fala Alessandro entao o motor da minha viatura e um BF era a gasolina e foi passado pra alccol!! Pega ele pega sem erro injeta gasolina e ja era mas como aqui faz um pouco de friu ele demora pra esquenta e fica falhando muito uma merda pra anda, como minha viatura e meu carro oficial em dias frios pra mim transita com ele de manha e foda!! Tava querendo saber algumas melhorias que da pra mim faze, se eu coloca esse aquecedor do motor alccol fica bom??
Alessandro Henrique
12/10/2005, 04:28
Rodrigo,
Procure adaptar o sistema de aquecimento do pe do carburador, deve ajudar.
Restaure o funcionamento do afogador.
Tambem verifique se a valvula termostatica nao foi removida do motor.
Sds.
Marcos ET
13/10/2005, 02:36
Esse aquecedor no pe do carburador e alguma peça ow e a adaptação de serpentina em volta da base pra circular agua quente??
Quando o motor é originalmente a álcool, existe uma tubagem interna ao coletor que é própria para esquentar o q vai pra dentro do motor... se o seu motor é álcool de fábrica, vc poderá ver que existem lugares pra vc conectar mangueiras no pé do carburador....
existem outras coisas também, observe que em alguns filtros de ar, existe um tubo (nos modelos FIAT eles sao prateados) alternativo que capta o ar quente que fica envolta do coletor de escapamento, será que o seu filtro de ar nao tem este lugar pra vc instalar este tubo? pode ser outra alternativa.... (até hoje nao sei por que quase todos retiram este tubo!)
nao sei nao... mas acho q aquecer o combustível líquido nao vai resolver nada... tente copiar a receita da fábrica, aqueca o ar e a mistura!
grande abraço!