Ver Versão Completa : Consumo Pajero TR4
diego915
02/06/2013, 19:23
Pessoal, pesquiso muito e vi que a TR4 bebe bastante, mas esse bastante é quanto?? Não confio em sites nem em revistas, quero a opinião real do dono, qual é o consumo com gasolina e álcool??? Tem uma boa relação custo-benefício? Abraços.
A minha 2007/2008 faz 8,3km/l na cidade na gasolina, não achei ruim esse consumo não, considerando que as vezes eu dava umas boas esticadas com ela, se dirigir com o pé mais leve deve chegar perto dos 9km/l.
diego915
02/06/2013, 21:00
A minha 2007/2008 faz 8,3km/l na cidade na gasolina, não achei ruim esse consumo não, considerando que as vezes eu dava umas boas esticadas com ela, se dirigir com o pé mais leve deve chegar perto dos 9km/l.
É uma boa média comparando as que eu já vi. Já mediu na estrada?
Danielmjr
02/06/2013, 22:56
Gasolina 8 km/l na cidade e até 10 km/l na estrada. Nunca usei álcool. Carro ano 2010. Ar ligado 50% do tempo.
Esse tópico parece resfriado, de tempos em tempos aparece....rs
O consumo é melhor nas TR4 só gasolina, ficando em torno de 7 a 8 km/l na cidade e 10km/l ( ou até mais) na estrada para o cambio AT. As mecanicas podem melhorar este consumo.
Na TR4 FLEX, com gasolina vai de 6 a 7,5 km/l na cidade e 10km/l na estrada para o cambio AT. As mecanicas um pouco melhor.
Nunca rodei no alcool, visto que é um combustível que beneficia menos de 5% da população.
Vale lembrar que tudo depende de como vc dirigi e como é o transito na sua cidade.
Minha TR4 2005 AT estava em fortaleza onde fazia 7,5km/l, e hoje em Brasília faz 10km/l.
Minha Tr4 2009 AT em Brasilia fazia 9km/l, e hoje em Fortaleza faço suados 6,8km/l.
Minha esposa, independente do ano da TR4 faz 5,5km/l. Ela consegue aumentar o consumo até de Honda Fit!!!!
Calibrar os pneus com no mínimo 26lbs, faz uma pequena diferença. Ar ligado ou desligado, afirmo que é mínina a diferença;
Na minha opinião só vale a pena comprar uma TR4 se realmente for utilizar o sistema de tração, que é excelente.
Com relação ao custo-benefício, é uma coisa bem particular: se vc tem filhos, o espaço traseiro não é muito. Pelo valor de uma TR4 pode comprar outro mais confortável.
A manutenção é bem em conta, para a manutenção básica (óleo e filtro motor, filtro ar, filtro combustível para a FLEX, alinhamento e balanceamento) vc gasta uns R$ 400,00 fazendo uma rápida pesquisa de preços.
Algumas peças variam muito de preço, exemplo: filtro de ar na CSS R$150,00 - outra loja R$ 35,00.
Jogo de velas na CSS RS 48,00 - outra loja R$65,00
As CSS MIT tem promoções de manutenção preventiva, mas ainda sai mais em conta fazer "por fora".
Estou na minha segunda TR4 AT comprada usada, nunca tive problemas e só fiz manutenção preventiva.
É uma boa média comparando as que eu já vi. Já mediu na estrada?
Estou com ela faz pouco tempo, não tive oportunidade de pegar estrada, mas acredito que chega perto dos 11km/l.
Rafael_Pitangui
06/06/2013, 23:13
Pessoal, pesquiso muito e vi que a TR4 bebe bastante, mas esse bastante é quanto?? Não confio em sites nem em revistas, quero a opinião real do dono, qual é o consumo com gasolina e álcool??? Tem uma boa relação custo-benefício? Abraços.
Amigo, a minha faz media, com 50% estrada e 50% cidade, sempre na casa dos 9,5. Nunca menos que 9.
Só estrada já fiz próximo de 11,5. Lembrando que ela é 2005 e esta com 80k rodados.
Gui Marques
09/06/2013, 09:36
Tive uma TR4 05 a gasolina (AT). Fazia 6,5 em transito exclusivamente urbano (BH, Minas). Na estrada fazia 9,5 andando BEM leve (entre 100 e 110 k/h).
Atualmente estou com uma TR4 11' motor flex (tambem AT). Essa faz 5,8 km/L na cidade. Na estrada ainda tenho poucas medicoes, mas anda beirando os 9,8 a 10.
Ambos os carros andam com manutencao em dia (ex: velas) e pneus calibrados 2 psi acima do recomendado. Minha direção é super light (sem arrancadas e aceleradas fortes).
A TR4 é excelente na terra, um dos melhores que já usei. Mas no asfalto não há como tapar o sol com a peneira, o carro bebe muito em relação ao que anda (falta torque em baixa rotação).
Eu notei que o motor flex permite manter a mesma velocidade de cruzeiro na estrada (110 km/h) com um regime de rotacao ligeiramente menor (uns 250 rpm) se comparado com o motor a gasolina da minha TR5 05. Isso ajuda a explicar a média de consumo ligeiramente menor. Porém, na cidade o motor flex está consumindo bem mais.
Gui Marques
FabioTr4
09/06/2013, 10:49
Ô pessoal,
Pajero não é carrinho 1pontozero. Pesa 1,8t, tem motor 2,0l e 16válvulas... Aerodinâmica de geladeira com porta aberta e criado para diversão no fora-de-estrada. Não há comparativos. Encha o tanque e vá para diversão.
Alguém já mediu ou sabe consumo médio de motores de mesmo tamanho em sedans pra comparar? São semelhantes. E não sobem morro.... Portanto bebe quanto cabe nos canecos. Mas sem exageros.
[s]
Edimar_Oliveira
09/06/2013, 22:03
Apoiado, FabioTR4! Antes de comprar meu primeiro, um 2007/2008 com apenas 53.000 km, li bastante e pesquisei idem. Comprei um veículo que fez revisões na MIT de 6/6 meses, com todas as notas dos serviços e o manual cheio de carimbos. Na primeira medição que fiz em estrada (BR 040), com uma viagem de ida com o pé lá pelos 120 km/h (a esposa dirigindo, pé pesado sempre) e ar ligado no máximo, viagem de volta com pé bem mais leve (100/110 km/h), sem ar, eu dirigindo e alguns km em cidade, cheia de morros e cruzamentos, a média ficou em 8,96 km/l. No meu ponto de vista, para um veículo tão robusto e agradável de dirigir, que responde rápido a qualquer retomada, sobe morros em segunda ou terceira fácil, considero até "excelente" ... Penso que andando em asfalto, que não é bem sua vocação, já corresponde muito bem, estou ansioso para ter a oportunidade de conhecer o desempenho dele em estradas ruins ... Enfim, me surpreendi muito favoravelmente com o que encontrei. Comprei o veículo exclusivamente confiando em todos os pontos positivos que li e ouvi a respeito dele. E pode parecer meio doideira, mas só dirigi o meu TR4 depois que o negócio estava fechado, não fiz test-drive em nenhum antes de comprar o meu. E estou 100% satisfeito!! Minha esposa tem um Doblò 2012, 1.8 motor de 133 cv e sete lugares. É um carro excelente também, principalmente se comparar com os Doblò com motor da Meriva, antigos, e acho que o peso praticamente igual ao do TR4, muito bom o consumo urbano e rodoviário e ruído interno. Mas na comparação ele só é um pouco superior em estabilidade na estrada e no espaço interno. Com relação à posição de dirigir, direção levíssima, força e torque do motor, além da robustez da suspensão, o consumo é algo que não desanima de jeito nenhum! Ponho gasolina com gosto ... Abraços,
Rodrigo Nobre
13/06/2013, 11:30
Leo, excelentes colocações! Muito realistas! Cara, estou pensando em pegar uma TR4 2008 mecânica. Você tem idéia do consumo dela? Quanto a oficinas em Fortaleza, tem alguma pra indicar pra eventual manutenção?! Minha intenção é coisa leve, tipo passeios pelas praias ou dunas, sem esticar muito!
Valeu!
Rodrigo
Esse tópico parece resfriado, de tempos em tempos aparece....rs
O consumo é melhor nas TR4 só gasolina, ficando em torno de 7 a 8 km/l na cidade e 10km/l ( ou até mais) na estrada para o cambio AT. As mecanicas podem melhorar este consumo.
Na TR4 FLEX, com gasolina vai de 6 a 7,5 km/l na cidade e 10km/l na estrada para o cambio AT. As mecanicas um pouco melhor.
Nunca rodei no alcool, visto que é um combustível que beneficia menos de 5% da população.
Vale lembrar que tudo depende de como vc dirigi e como é o transito na sua cidade.
Minha TR4 2005 AT estava em fortaleza onde fazia 7,5km/l, e hoje em Brasília faz 10km/l.
Minha Tr4 2009 AT em Brasilia fazia 9km/l, e hoje em Fortaleza faço suados 6,8km/l.
Minha esposa, independente do ano da TR4 faz 5,5km/l. Ela consegue aumentar o consumo até de Honda Fit!!!!
Calibrar os pneus com no mínimo 26lbs, faz uma pequena diferença. Ar ligado ou desligado, afirmo que é mínina a diferença;
Na minha opinião só vale a pena comprar uma TR4 se realmente for utilizar o sistema de tração, que é excelente.
Leo, excelentes colocações! Muito realistas! Cara, estou pensando em pegar uma TR4 2008 mecânica. Você tem idéia do consumo dela? Quanto a oficinas em Fortaleza, tem alguma pra indicar pra eventual manutenção?! Minha intenção é coisa leve, tipo passeios pelas praias ou dunas, sem esticar muito!
Valeu!
Rodrigo
Tudo bom Rodrigo, a 2008 já é flex? ( Nao me recordo agora). Se for flex e Dependendo do transito quer vc pegar no dia a dia, imagino 7 a 8 km/l.
Se for gasolina, imagino 7,5 até 8,5km/l.
Ar condicionado sempre ligado e evitando acelerações desnecessárias, mesmo porque não da pra andar rápido em FZ.
Quanto a oficina, eu gosto da Seisbocas ( Oliveira Paiva com Washinton soares, frente ao via Sul), ja usei a Sertões OffRoad (Aguanambi - mas achei caro da ultima vez e esta longe de casa agora) e nao gosto do serviço da Geraldo Bastos.
Nunca tive problemas com a TR4, só manutenção básica. Estou na minha segunda TR4 fé vou muito nas dunas do cata vento, no Porto das dunas.
Abraço
Rodrigo Nobre
14/06/2013, 11:22
Valeu cara!! Ela é já é flex, então deve ser na casa do 7 ou 8 mesmo né! Tínhamos uma L200 com as manutenções feitas na Sertões mas é desproporcionalmente caro! Se fosse caro acompanhado de um serviço diferenciado seria aceitável! Vou conhecer entao a Seis Bocas!
Valeu!!
Rodrigo
Tudo bom Rodrigo, a 2008 já é flex? ( Nao me recordo agora). Se for flex e Dependendo do transito quer vc pegar no dia a dia, imagino 7 a 8 km/l.
Se for gasolina, imagino 7,5 até 8,5km/l.
Ar condicionado sempre ligado e evitando acelerações desnecessárias, mesmo porque não da pra andar rápido em FZ.
Quanto a oficina, eu gosto da Seisbocas ( Oliveira Paiva com Washinton soares, frente ao via Sul), ja usei a Sertões OffRoad (Aguanambi - mas achei caro da ultima vez e esta longe de casa agora) e nao gosto do serviço da Geraldo Bastos.
Nunca tive problemas com a TR4, só manutenção básica. Estou na minha segunda TR4 fé vou muito nas dunas do cata vento, no Porto das dunas.
Abraço
Pois é, achei muito caro um serviço pequeno que fiz por lá, por isso parei de freqüentar. Mesmo assim, antes de qualquer tipo de serviço faço cotação de preço, que dependendo das peças variam bastante. E acredite, algumas peças sao mais baratas na própria MITO!
Para alinhamento, eu gosto do serviço da HC Pneus ( tem na WS e na Heráclito Graça senao me engano).
se for na Seisbocas, me diga o que achou do serviço, tem desconto a vista e chore p conseguir tb no cartão.rsrs
Vlw
Gui Marques
14/06/2013, 21:48
Acredito que os usuários desse carro conhecem bem a diferença dele para um 1.0
O peso a considerar é o peso em ordem de marcha (1,47 ton ). 1,8 ton é o peso bruto com ela na capacidade máxima de carga.
Não que meu propósito aqui seja criticar o carro, pelo contrário, gosto tanto da TR que quando fui trocar de carro, peguei outra. Na terra, não tem igual: é um carro leve que permite voce manter um bom ritmo, mesmo em estradas ruins. A suspensão é o ponto forte das MITs. Na cidade, é facil de estacionar, ótima posição de dirigir e robustez mais que suficiente par aguentar nossas ruas sofríveis.
Agora, nada disso guarda relação com seu consumo, que é ruim, em parte fruto de um motor cujo projeto já dá sinais de idade, e cuja transformação para flexfuel só serviu para piorar as coisas. Não é porque eu gosto do carro que vou ignorar esse aspecto.
Gui Marques
Ô pessoal,
Pajero não é carrinho 1pontozero. Pesa 1,8t, tem motor 2,0l e 16válvulas... Aerodinâmica de geladeira com porta aberta e criado para diversão no fora-de-estrada. Não há comparativos. Encha o tanque e vá para diversão.
Alguém já mediu ou sabe consumo médio de motores de mesmo tamanho em sedans pra comparar? São semelhantes. E não sobem morro.... Portanto bebe quanto cabe nos canecos. Mas sem exageros.
[s]
leandro.vilela
02/08/2013, 17:54
A minha é 2004/2004 gasolina, está com 110M km. faz média 7,5 na cidade e já fiz até 11,3 na estrada sem ar condicionado, mas normalmente faço 10 na estrada.... depende do pé !!! na cidade com ar condicionado faz uns 6.... não tenho o que reclamar desse carro... é o tipo do carro que vou ficar pro resto da vida... quando quiser um carro novo, a TR4 não entra no negócio... vai ser tipo tem uma rural wilys daqui uns 25 anos... abraços .....
leandro.vilela
02/08/2013, 17:58
é verdade.... a TR4 tem um bloco muito antigo..... coisa de eclipse 1995......é um veículo já bem ultrapassado... acho o motor fraco para um de 131 cv.. mas nem por isso troco a minha... nem por outra nova....posso até comprar um TR nova... mas a velha eu não desfaço... sou muito feliz com ela !!!
Acredito que os usuários desse carro conhecem bem a diferença dele para um 1.0
O peso a considerar é o peso em ordem de marcha (1,47 ton ). 1,8 ton é o peso bruto com ela na capacidade máxima de carga.
Não que meu propósito aqui seja criticar o carro, pelo contrário, gosto tanto da TR que quando fui trocar de carro, peguei outra. Na terra, não tem igual: é um carro leve que permite voce manter um bom ritmo, mesmo em estradas ruins. A suspensão é o ponto forte das MITs. Na cidade, é facil de estacionar, ótima posição de dirigir e robustez mais que suficiente par aguentar nossas ruas sofríveis.
Agora, nada disso guarda relação com seu consumo, que é ruim, em parte fruto de um motor cujo projeto já dá sinais de idade, e cuja transformação para flexfuel só serviu para piorar as coisas. Não é porque eu gosto do carro que vou ignorar esse aspecto.
Gui Marques
Edimar_Oliveira
02/08/2013, 18:51
Continuo corroborando as opiniões favoráveis a ele. Não vou entrar no mérito técnico em relação ao projeto do motor, por que não tenho conhecimento mecânico a este nível, mas acredito sim, que ele poderia ser menos gastão. Mas por estes dias, fiz uma viagem de 180 km, 40% asfalto, 60% terra, estradas de serra, uso do 4x4 em todo o trecho de terra e em alguns, o bloqueio. Fez 8,67km/l. No meu ponto de vista, considerando o conforto e a tranquilidade da viagem, a primeira que fiz nele nestas condições, embora já tenha trafegado nas estradas por onde passei em veículos "normais", tá excelente!
Concordo com o Leandro, não desfaço do meu, a menos que haja algo fortuito. O dele vai ser a "Rural", o meu eu digo que vai ser meu "Jeep Wills" daqui a muitos anos!
Abraços,
redshift
03/08/2013, 16:15
Fiz um gráfico neste tópico que pode ser útil:
Consumo e autonomia: PajeroTR4 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/125173-consumo-e-autonomia-pajerotr4.html)
Abraço
IgorBarreto
04/08/2013, 23:30
Bom, podem não acreditar... mas o consumo da minha TR4 2005/2005 Automática DENTRO DA CIDADE chega a 10,8Km/l.
Pra quem não acredita, segue evidências pra não ficar muito naquela de "ahhh eh mentira, mediu errado... blablabla".
424613
IgorBarreto
04/08/2013, 23:55
Só pra constar, moro em Salvador onde o asfalto é podre, vive engarrafando, cheio de ladeira, quebra mola e sinaleiras.
FabioTr4
05/08/2013, 00:01
Hehehehe... Igor vamos com calma. Ok é possível e eu mesmo já tive médias boas, mas o que vc demonstra é consumo instantâneo maior. A média por outro lado tá lá: 8,84Km/l. Muito boa!
Creio que todos temos consumo parecido seja etanol ou gasolina. Ficar de mimimi discutindo décimos de km/l creio ser perda de tempo. Proponho falar mais de trilha, viagens, aventuras... Daqui a pouco surge um (mai um) dizendo ter alcançado 180Km/h e ao meu ver a discussão não é esta. Nem se a TR4 faz 15km/l. Nada impede a discussão prosseguir....
IgorBarreto
05/08/2013, 00:18
A média total está 8.84 apenas porque existe uma média menor de 7.92 que foi a menor média que consegui quando comprei o carro e estava me habituando ao cambio manual. Já fiz um total de 9 abastecimentos e todos os outros foram sempre acima de 9 km/l. Ou seja... eu posso fazer 12 km/l no proximo tanque que ele vai reduzir porque tem essa minha menor média. Basta eu apagar esse primeiro registro que instantaneamente minha média total vai aumentar... mas não quero fazer isso porque é registro real. Então cara, de 9 tanques somente em um fazer 7.92 e o restante fazer acima de 9... pra mim o que vale são os outros 8 abastecimentos que fiz.
FabioTr4
05/08/2013, 00:21
tá... Ok! Divirta-se com mais mil abastecimentos com teu carro! :-)
IgorBarreto
05/08/2013, 03:29
tá... Ok! Divirta-se com mais mil abastecimentos com teu carro! :-)
Bom cara, eu não tenho nada haver com suas frustrações mas, mesmo assim me dei ao trabalho de tirar uns prints do meu historico de abastecimentos apenas para te mostrar que você esteve enganado quando falou que o que eu havia mostrado era o meu consumo instantaneo até porque o aplicativo que uso no celular, como ja havia dito, calcula o consumo de acordo com os abastecimentos do carro e não mostra NADA, absolutamente NADA em tempo real.
No primeiro quadro você pode perceber que é um resumo do meu abastecimento
entre os dias 14/07 a 24/07 onde consegui a média de 10,8Km/l. Eu só tenho esse resultado
quando abasteço, logo não é consumo instataneo, é consumo corrido e só tive esse resultado
quando abasteci o carro no dia 02/08... logo, vou ter uma nova média após encher o tanque novamente
e o aplicativo vai me dar a média do tanque que enchi no dia 02/08... o que não vai demorar muito porque
já estou na metade deste tanque, tanto, que abri o resumo do consumo corrido do dia 02/08 e observe que
ele ainda está zerado porque o aplicativo ainda vai esperar eu abastecer novamente pra fechar o calculo.
424627
Inclusive posso informar a você e a todos, que o meu custo por Km andando é de R$0,34.
Agora para todos que tiverem interesse em monitorar o seus carros como eu gosto de fazer
o nome do aplicativo é CTN Car - Gestão de Veículos. Nele vocês cadastram o seu carro com
alguns dados basicos como Modelo, marca, e capacidade total do tanque de combustivel. A
partir daí você vai registrando os abastecimentos informando odometro atual, quanto entrou
de combustivel em litros no momento do abastecimento e quanto pagou. Aí vem a fase da ansiedade
porque ELE SÓ VAI TE MOSTRAR O RESULTADO quando você abastecer novamente. Para ter uma maior
precisão eu sempre abasteço completando o tanque até o automático.... sempre!
Fica a dica aí pra vocês pessoa. Não tenho porque vir aqui perder meu tempo pra falar balela, mas como
fui posto a prova, me dei a trabalho de vir provar e informar vocês.
Abraços a todos!
IgorBarreto
05/08/2013, 03:34
Ah. notem que consegui o excelente resultado de 10.8Km/l com gasolina V-Power.
Só relembrando, possuo uma TR4 2005/2005 com câmbio Automático e ando 90%
do tempo na cidade de Salvador/BA onde o transito é uma merda, asfalto esburacado,
engarrafamento a qualquer hora do dia com muita ladeira, quebra molas e semáforos
desincronizados.
É interessante verificar se vale a pena gastar mais com gasolinas aditivadas, podium, V-power etc.
Tive uma 2005,e aqui em fortaleza a média era 7,5km/l. Hj esse carro esta em brasília e faz 10km/l. Com gasolina comum.
Hoje rodo em fortaleza com uma 2009 e a média melhorou agora que abasteço com aditivada - 6,5km/l para 7,2km/l. Só estou usando aditivada porque esta no mesmo preço da comum.
Já o Honda Fit 1.4 não melhorou nada o consumo abastecendo com aditivida.
Todos os carros automáticos.
fabriciopessoa
06/08/2013, 12:44
Pelo que vi o consumo varia bastante de acordo com o ano. Li que a partir da 2010 ela ficou mais economica.
A minha é 2010 manual e para o tipo de carro não achei que consome muito... deve fazer uns 7/8 por litro na cidade e 10/11 na estrada. mas também nao tenho o pé muito pesado e cuido pra manter a rotação constante.
Minha mulher é mais nervosinha no transito e dá aquelas aceleradas mais fortes e tals e notei que parece que o tanque esvazia bem mais rápido quando o carro ta com ela... vai saber.
Edimar_Oliveira
06/08/2013, 13:29
O assunto gera certa polêmica, realmente, embora concorde com um forista que comentou ser mais importante a discussão sobre trilhas e outros detalhes afeitos ao uso do carro em si. Realmente o consumo não é relevante se considerarmos a utilização natural do veículo e mesmo assim, no meu ponto de vista, se considerarmos o ótimo torque do motor, a gente nem preocupa muito com o tanque. No meu caso eu procuro trazer o do meu sempre cheio para não tomar um susto na hora de abastecer. Acredito que se for abastecer com ele quase vazio, meu coração pode não aguentar ...:-?
No meu ponto de vista, um controle "rigoroso" como o que o Igor faz só faz sentido se for para acompanhar a quantas andam as condições de funcionamento do veículo, visto que se começar a aumentar muito o consumo, saindo da média aferida, pode ser sinal de problemas mecânicos/elétricos.
Eu moro numa cidade serrana, com muitas ladeiras e trânsito trancado. Não consegui até hoje fazer mais do 6,67 km/l. Como só abasteço no mesmo posto (BR) e confiro a calibragem dos pneus toda semana, causou-me surpresa realmente o consumo do veículo dele, mas visto que, prá mim, como já disse, o consumo não é um fator determinante, isso não me incomoda.
Fabrício, estranhei sua observação, por que do que tenho lido até o momento, é o contrário: o motor ao ser adaptado para flex (meu caso), piorou o consumo em relação aos modelos de motor exclusivamente à gasolina.
Abraços,
IgorBarreto
31/08/2013, 06:58
O assunto gera certa polêmica, realmente, embora concorde com um forista que comentou ser mais importante a discussão sobre trilhas e outros detalhes afeitos ao uso do carro em si. Realmente o consumo não é relevante se considerarmos a utilização natural do veículo e mesmo assim, no meu ponto de vista, se considerarmos o ótimo torque do motor, a gente nem preocupa muito com o tanque. No meu caso eu procuro trazer o do meu sempre cheio para não tomar um susto na hora de abastecer. Acredito que se for abastecer com ele quase vazio, meu coração pode não aguentar ...:-?
No meu ponto de vista, um controle "rigoroso" como o que o Igor faz só faz sentido se for para acompanhar a quantas andam as condições de funcionamento do veículo, visto que se começar a aumentar muito o consumo, saindo da média aferida, pode ser sinal de problemas mecânicos/elétricos.
Eu moro numa cidade serrana, com muitas ladeiras e trânsito trancado. Não consegui até hoje fazer mais do 6,67 km/l. Como só abasteço no mesmo posto (BR) e confiro a calibragem dos pneus toda semana, causou-me surpresa realmente o consumo do veículo dele, mas visto que, prá mim, como já disse, o consumo não é um fator determinante, isso não me incomoda.
Fabrício, estranhei sua observação, por que do que tenho lido até o momento, é o contrário: o motor ao ser adaptado para flex (meu caso), piorou o consumo em relação aos modelos de motor exclusivamente à gasolina.
Abraços,
Justamente esta é a minha intenção ao fazer um controle rigoroso, ao sair da média normal significa que algo está errado, logo procuro tomar as devidas providências e começo a efetuar algumas verificações. Mas, como fiquei impressionado com a média que vocês fazem em comparação com a minha... resolvi vir num tópico específico para comentar e especular e não para tirar vantagem como o outro rapazinho deve ter imaginado.
O que posso fazer se mantenho meu carro com a manutenção religiosamente em dia com tudo do bom e do melhor (isso tem haver mais com tratamento dado ao carro do que com peças específicas) vindo a fazer o carro me atender bem?
Caros Colegas,
Estou pesquisando sobre TR4 2010. Acho importante saber o consumo antes da compra para que o susto não seja desagradável, aliás, não existe sustos agradáveis...
Pois bem, pegando um gancho no comentário do FabioTr4 e fazendo uma leve comparação entre o meu atual carro e o que desejo adicionar à minha garagem, é fato afirmar que não terei grandes sustos... Tenho um i30 2011 (Mecânico), que consome 8,5km/l... Pelos comentários aqui postados a Pajero TR4 2010 não fica distante disso.
wagner moreno
16/09/2013, 17:36
estou panhando uma tr4 2008 com 100.000 rodados,mais asfalto q terra,será que tem algum perigo por causa da quilometragem,ou posso comprar na boa? é unico dono toda bonita.
Edimar_Oliveira
16/09/2013, 18:37
Wagner, o meu TR4, 2007/2008, peguei com 49.000 km. Foi um carro bem cuidado no aspecto mecânico e também viu pouca terra comparado com o uso em asfalto. Ou seja, o que você está olhando está muito rodado para o ano. Quando estava procurando o meu, vi um do mesmo ano com 110.000 km e estava muito bom de aspecto de conservação. As pessoas com as quais me aconselhei antes de fechar o negócio sempre foram unânimes em dizer que este carro é muito "perigoso" de comprar sem uma avaliação muito criteriosa. No meu ponto de vista, comprar um veículo com as características descritas por vocês, só se o preço for uns R$ 3 - 4.000 abaixo da tabela, para prevenir eventuais necessidades de reparos mecânicos "ocultos". Cuidado!!
Abraços,
Dr Márcio
08/10/2013, 08:26
Boa dia pessoal
Comprei a minha 2008 MT (com 60M km rodados) semana passada, aqui em Natal, fiz um teste leve no fim de semana indo a Recife. O Carro é excelente (tendo em vista que tinha um Classic 2009 1.0), não perde força em subidas, muito seguro, confortável, notei maior respeito no transito, ou seja estou muito satisfeito. Na volta de Recife completei o tanque em João Pessoa para checar a média de consumo. Em um trecho de 20km cidade + 164km estrada (pouco mas é o que posso falar até então, pois embora tenha rodado quase 600km só marquei a média nesses 184) e obtive média de 10.4km/l sem o uso do Ar e velocidade de cruzeiro de 120km. É isso quando tiver mais impressões posto aqui.
RodrigoMarchetto
11/10/2013, 20:04
A minha é 2007/2008 com 57 mil e faz 5 km/l e não consigo baixar!
ando sempre com ar condicionado pois moro em RO e no máximo a 2mil rpm
É, é um carro que bebe... mesmo botando em conta todos os seus aspectos..
Mas... quando se compara as alegrias que ele me dá, me levando para tudo qto é lugar... todo esse alto consumo compensa.
ehehehehe
RodrigoMarchetto
14/10/2013, 12:16
Concordo com você.
Nele esta instalado o roda aro 17 com pneu 235/60.
Será que isto não esta influenciando muito?
Se adquirir rodas aro 16 e colocar um pneu 225/75 não irá melhorar?
É, é um carro que bebe... mesmo botando em conta todos os seus aspectos..
Mas... quando se compara as alegrias que ele me dá, me levando para tudo qto é lugar... todo esse alto consumo compensa.
ehehehehe
Daniel Taschetto
28/10/2013, 12:17
Senhores, sou novo aqui no fórum e estou enfrentando um problema, sem solução até o momento.
Meu pajero TR4 2008 flex está bebendo forte (6,5 km/l media geral de tanque - 60% cidade 40% estrada), até aí ainda não me apavoro. O problema é que agora ele resolveu fazer um barulho na primeira partida do dia. É uma especie de "estalo" na primeira virada do arranque e depois pega normal. Já revisei cabos, velas, injeçao (kaptor) e ninguem descobriu nada. tenho até um video mostrando o barulho. vou ver se posto mais tarde.
Alguém sabe como posso resolver isso?
Fabio3010
28/10/2013, 15:00
Senhores, sou novo aqui no fórum e estou enfrentando um problema, sem solução até o momento.
Meu pajero TR4 2008 flex está bebendo forte (6,5 km/l media geral de tanque - 60% cidade 40% estrada), até aí ainda não me apavoro. O problema é que agora ele resolveu fazer um barulho na primeira partida do dia. É uma especie de "estalo" na primeira virada do arranque e depois pega normal. Já revisei cabos, velas, injeçao (kaptor) e ninguem descobriu nada. tenho até um video mostrando o barulho. vou ver se posto mais tarde.
Alguém sabe como posso resolver isso?
Olá Daniel,
quanto ao consumo, a cidade onde mora é montanhosa? Teu pé é pesado? Ela é automática? Dê uma olhada no filtro de ar, pois isso tbm influencia no consumo, além de combustível com qualidade ruim! A minha qndo começou a gastar mais que o normal foi por causa de filtro sujo demais (pó de trilhas) e combustível ruim que coloquei apenas uma vez! Depois que troquei voltou ao normal! Comecei a usar álcool e aqui em Curitiba, como não tem muitos morros, a minha está fazendo 6,2 km/l (70% cidade e 30% estrada)...tá muito bom!! TR4 2008, MT e pé leve!
Quanto ao estalo, dê uma conferida no nível de carga da bateria, pois se ela estiver bem usada, com carga baixa, pode dar esse estalo que vc comentou, pois falta energia para iniciar a partida do motor.
Abs.
Daniel Taschetto
28/10/2013, 15:39
Fabio muito obrigado. Respondendo aos teus questionamentos: A minha cidade não é montanhosa, inclusive é bem plana. A TR4 é A/T. O combustível por aqui é bem ruim mesmo. A bateria a principio está ok, mas é a original MIT e o carro está com 68 mil Km e a "luzinha" não está mais verdinha, porem o carro pega ok, sempre, só dá esse estalo. Vou postar um video para ver se ajuda.
Daniel Taschetto
28/10/2013, 15:52
http://www.youtube.com/watch?v=mbGEfobPREY&feature=youtu.be
Segue o video com o ruido da partida. Se alguem puder ajudar eu agradeço.
TR4 2008 Flex A/T
Edimar_Oliveira
28/10/2013, 16:42
Rapaz, tenho um 2007/2008, flex, com 55.000km, também com bateria original. Nem de longe entendo de mecânica, mas tem algo bem "sinistro" por aí. Que barulho estranho!! Francamente pode ser algum problema no motor de arranque. Já deu alguma revisada nele? Sei não, embora não descarte a opinião do Fábio, eu parava o TR4 imediatamente e só tiraria ele da oficina depois do diagnóstico fechado.
Já buscou opinião em concessionária MIT?
Abraços,
Daniel Taschetto
28/10/2013, 18:23
Informações adicionais:
- Motor de arranque revisado e ok (segundo o mecanico);
- Injeção e ignição revisados (passado scanner, revisados cabos de vela, velas novas bosch, filtro de combustivel e de ar novos);
O motor de arranque deu problema uma vez e fazia barulho semelhante só que mais forte e nao ligava o motor. O mecanico tirou ele e trocou alguma engrenagem que não lembro agora.
o mecanico levantou a hipotese de algum dente da cremalheira quebrado, mas aí teria que mostrar o barulho em outros momentos e nao apenas na primeira partida do dia.
To preocupado...
Daniel Taschetto
28/10/2013, 18:26
Rapaz, tenho um 2007/2008, flex, com 55.000km, também com bateria original. Nem de longe entendo de mecânica, mas tem algo bem "sinistro" por aí. Que barulho estranho!! Francamente pode ser algum problema no motor de arranque. Já deu alguma revisada nele? Sei não, embora não descarte a opinião do Fábio, eu parava o TR4 imediatamente e só tiraria ele da oficina depois do diagnóstico fechado.
Já buscou opinião em concessionária MIT?
Abraços,
Então Edimar
Aqui na minha cidade não tem concessionaria MIT e nem perto daqui, pois moro na região da fronteira com o Uruguai.
Mas levei numa oficina Bosch auto center, os caras revisaram tudo e ficaram querendo mexer no arranque também, só não deixei porque queria falar com o cara que mexeu no arranque antes.
abç.
Edimar_Oliveira
28/10/2013, 20:23
Daniel, como é um barulho que só aparece na partida, faz sentido analisar melhor o motor de arranque e os componentes que promovem o contato dele com o motor.
Difícil sugerir alguma coisa quando a gente não entende de mecânica. Espero que apareçam foristas mais versados no assunto para ti ajudar.
Abraços,
Cara, posso estar enganado.. mas parece q pode ser a correia do alternador.. parece q ela dá uma escapada, por estar frouxa... ja vi fazer isso em outros carros... Leva numa auto elétrica e pede p eles conferir a tensão da correia, e também quem sabe folga ou algo na polia do alternador... Não é um estalo de engrenagem, o barulho é diferente...
Marcelo-HPE
28/10/2013, 23:42
pode ser algum calço do motor , danificado ou folgado
Edimar_Oliveira
29/10/2013, 09:54
Peruch e Marcelo, faz sentido as dicas de vocês sim, mas eu votaria mais no calço do motor. Acredito que se fosse uma folga na correia poderia haver algum ruído mais persistente durante o funcionamento depois de ligar, não? Enfim, acredito que deve ser conferidas todas as possibilidades ...
Abraços,
Daniel Taschetto
29/10/2013, 12:42
Pessoal muito obrigado pelas dicas. Outra informação: a correia do alternador está gritando em dias mais frios e acredito ter um leve chiado no rolamento deste. Poderia ser isso?
Abraços.
Edimar_Oliveira
29/10/2013, 13:23
Daniel, o meu fez todas as revisões (6/6 meses) na MIT até a dos 45.000 km. Na última foram trocadas as correias. O meu dava um forte guinchado quase todas as vezes que o motor estava frio. O meu mecânico de confiança retirou as correias e constatou que uma delas estava fora das especificações (lembrando que foram trocadas em concessionária da marca). Trocou-a pela correta e o ruído cessou totalmente. Ou seja, tem que dar uma boa revisada em todos os componentes, principalmente os móveis, pois com certeza são uma segura fonte de ruídos indesejáveis.
Abraços,
Daniel Taschetto
29/10/2013, 14:00
Edimar, você sabe me dizer a marca e o código da correia certa?
Edimar_Oliveira
29/10/2013, 15:31
Não faço a mínima ideia, mas vou verificar com o mecânico e ti informo.
Abraços,
Daniel, o meu fez todas as revisões (6/6 meses) na MIT até a dos 45.000 km. Na última foram trocadas as correias. O meu dava um forte guinchado quase todas as vezes que o motor estava frio. O meu mecânico de confiança retirou as correias e constatou que uma delas estava fora das especificações (lembrando que foram trocadas em concessionária da marca). Trocou-a pela correta e o ruído cessou totalmente. Ou seja, tem que dar uma boa revisada em todos os componentes, principalmente os móveis, pois com certeza são uma segura fonte de ruídos indesejáveis.
Abraços,
Edimar, sinto lhe informar, mas o pessoal da CSS te passou a perna. A fábrica determina que as correias sejam trocadas com 80k km. Se os caras trocaram com 45k km, fizeram isso para ganhar dinheiro apenas.
Edimar_Oliveira
29/10/2013, 16:32
Caíto, "passaram a perna" é no antigo proprietário, que me vendeu o TR4 ... Eu já peguei-o com as correias trocadas. Olhando as notas fiscais dos serviços feitos, na época da compra detectei outros serviços "realizados" que não eram necessários ou fora das épocas recomendadas. Certamente esta é uma prática comum em concessionárias, principalmente com donos incautos que não olham o que estão pagando. Por isso não levei mais na MIT, só faço as revisões com mecânico de confiança. Apenas tenho o cuidado de usar peças originais, sempre que não houver alternativas confiáveis.
Abraços,
Caíto, "passaram a perna" é no antigo proprietário, que me vendeu o TR4 ... Eu já peguei-o com as correias trocadas. Olhando as notas fiscais dos serviços feitos, na época da compra detectei outros serviços "realizados" que não eram necessários ou fora das épocas recomendadas. Certamente esta é uma prática comum em concessionárias, principalmente com donos incautos que não olham o que estão pagando. Por isso não levei mais na MIT, só faço as revisões com mecânico de confiança. Apenas tenho o cuidado de usar peças originais, sempre que não houver alternativas confiáveis.
Abraços,
IDEM!
Só recorro às CSS qdo esses kits que eles fazem de MO + Peças por um bom preço. Troquei correias e embreagem na CSS nesse esquema.
betosguerra
06/11/2013, 17:04
Galera, minha tr4 06/07 está fazendo algo em torno de 5,5 km/l (gasolina) tô achando que tem algo de errado alguém pode dar uma luz?
betosguerra
06/11/2013, 18:05
Fábio, pelo que eu entendi, o diego915 quer informações sobre o consumo de uma tr4, seja para uma avaliação de uma compra ou mesmo só por curiosidade. Esse espaço foi criado exatamente para troca de informações e experiências. Eu mesmo ao ler os comentários dos nobres colegas, que aqui deixaram seus depoimentos, vi que o meu carro, uma 07 MT, precisa de uma atenção especial, pois o consumo dela está bastante alto em relação as demais, 5,5 km/l na gasolina. Eu uso o carro só para trilhas nos fins de semana, porém até eu chegar em algumas trilhas, eu rodo mais de 300 km na estrada, então faz muita diferença sim se o meu carro está bem regulado. até porque este carro tem uma autonomia não muito boa.
Abraço.
RodrigoMarchetto
06/11/2013, 18:44
Caíto, este Filtro K&N é aquele que melhora o desempenho da TR4 e tem autonomia de 80 mil km, certo?
Usando este filtro o consumo aumenta? Tem que fazer alguma outra alteração na vtr? uma vez que muda a quantidade de passagem de ar para o motor.
Edimar_Oliveira
07/11/2013, 09:17
O meu, 2007/2008 MT na última medição, segunda-feira, marcou 6,4 km/l na cidade, como já disse, ruas íngremes e trânsito trancado. Procuro andar sempre com o tanque cheio, ou seja, a cada 10/10 dias eu abasteço e também calibro pneus. Um tanque com gasolina Comum e um com Aditivada(BR, sempre no mesmo posto) e somente até desarmar o bico de abastecimento. Semana passada, na última medição, cravou 7,39 km/l. Ou seja, tanto o carro está se acostumando comigo, quanto eu estou aprendendo a dirigi-lo, pois estou com ele desde maio. Acredito que faça uma enorme diferença (mais num carro desses do que nos "comuns") a forma de dirigir, o tempo nas trocas de marcha e o uso do ar condicionado.
Abraços,
Marcelo-HPE
08/11/2013, 01:44
A minha fez 6,63 km.l na cidade andando manso, sempre a 2000 rpm com ar ligado , o segredo para economizar no AT é acelerar até 2000 rpm e deixar o cambio trabalhar . se tratando de um jipe não achei ruim !! A ex ecosport 1.6 fazia 7,5 km.l .
abs
Marcelo-HPE
08/11/2013, 01:48
Esqueci de falar que é na gasolina .
abs
Bah, a minha tá com algum problema.. nem é só relacionado ao consumo.
Ultimo tanque dela, fez 480 Km, qdo começou a piscar a reserva mais rapidamente... pressão total.. aehuaeha (na foto ainda estava com 466,6 q foi tirada na garagem de casa).
Mas o que tá me deixando intrigado, é uma coisa q eu nunca tinha notado antes: Meu carro é bem mais "fraco" que outras TR4.
Meu amigo estava afim de uma TR4, então eu tava indo com ele dar uma olhada, andei numa 2005 Manual, achei o carro muito forte, acelerava e ela respondia... fiquei admirado... bom... depois olhamos mais algumas, e ele acabou comprando uma 2007 Manual com 45.000 km originais... fui dar uma volta.. e essa tb era mais "forte" que a minha, arrancava e retomava mais rápido.. e a minha tá bem "chôcha"...
Alguém tem alguma dica do que pode ser !?!?! Ou já teve o mesmo problema ?!?!
Uma coisa que de vez em qdo acontece, é q qdo encho o tanque, ela dá muito cheiro de gasolinas nos primeiros dias, mas é forte mesmo, qdo entra no carro chega a incomodar e arder os olhos.. aheuaehae... ontem aconteceu isso.. mandei encher... vim da praia até em casa com vidros aberto e o fedorzão de gasolina era foda...
Vou deixar ela no meu mecanico na 5ª feira p dar uma geral em velas, cabos de vela... (alguém sabe qual a km indicada para a troca das velas ?? )
Em Março desse ano eu fiz limpeza de bicos nela... tava tudo certo..
Edimar_Oliveira
11/11/2013, 14:57
Peruch, certamente o cheiro de gasolina é absolutamente anormal, no meu ponto de vista. O meu, 2007/2008 nunca dá cheiro e abasteço quase religiosamente todas as segundas-feiras. Ele anda praticamente com o tanque cheio o tempo todo. O que vejo de anormal no meu é que, se deixar na marcha lenta ele dá falhas frequentes no funcionamento (pequenos "engasgos") e estes engasgos aparecem com frequência também em baixa rotação, em retomadas. Não sei se é característica do 16v, mas pretendo levar no mecânico para fazer uma limpeza nos bicos, caso seja necessário.
Abraços,
uvantuil
11/11/2013, 21:10
conhecido meu com outro veiculo, relatou que tinha umas falhas estranhas no carro, sem uma regularidade, e entrava cheiro forte de combustivel , essa falsa leitura de tanque vazio, o problema era o suporte da bomba, que era de plastico tinha ressecado e trincado, a bomba ficava dando umas variada de posição e falhava. fica a dica de checar o suporte da bomba para ver se tá tudo certo.
Edimar_Oliveira
12/11/2013, 00:26
Outra questão que lembrei é que eu tinha uma Palio Weekend que quando eu enchia o tanque, cheirava muito forte. Descobri que o suspiro do tanque estava vazando, ou seja, com tanque mais baixo, não tinha cheiro, por que a gasolina não chegava lá. Descobri meio por acaso, depois que abasteci e percebi uma poça na garagem. Fui olhar e vi a gasosa pingando, pouco, é fato, mas o fedor ficava impregnando o ambiente. Talvez isso esteja acontecendo com você. Dá uma verificada ...
Abraços,
Uvantuil e Edimar:
Valeu pelas dicas, vou deixar ela no meu mecânico amanha e peço p ele checar esses pontos...
Mas, ela não vaza nada de combustível, todo dia na garagem eu olho... aliás na garagem nem fica cheiro, é mais dentro do carro mesmo... sorte q não fumo senão já teria explodido eu acho.. aehuaehuae
Agora, um fato engraçado (e perigoso) que aconteceu comigo em março qdo fiz limpeza dos bicos foi o seguinte:
Peguei o carro na 6ª a tarde na oficina... e a noite fui numa festa de um amigo, inclusive meu mecanico tava na festa pois ele também é da minha equipe de trilheiros.... comes e bebes (de leve) qdo estava voltando p casa... senti um cheiro forte (beeem pior do que agora) de gasolina... minha esposa até comentou, ficou preocupada, mas na nossa frente tinha um fusca bem véio, fumando... e como todos sabem o fusca tem um cheiro inconfundível de gasolina né.... aí nem liguei... passei o fusca.. e logo em seguido encosto o carro numa fármacia... qdo minha esposa desce do carro ela olha e grita: Ta vazando!!!!
Nossa, pensa num cara apavorado.... desci do carro o cheiro de gasolina ja tomava conta do local... e uma poça enorme de gasolina...
Na hora já liguei pro mecanico, e enqto esperava tentei descobrir o q era... com uma lanterna foquei na mangueira que entra na flauta dos bicos... pedi p minha esposa ligar o carro (corajoso né) e era ali q vazava... o peão do meu mecanico apertou demais a abraçadeira, e ela ficou meio "encavalada" e rachou a mangueira.... foi um puta susto.
Inclusive ele até tinha falado que minhas mangueiras estavam meio ressecados, pois meu carro comprei de cidade de litoral...
uvantuil
12/11/2013, 08:31
Uvantuil e Edimar:
Valeu pelas dicas, vou deixar ela no meu mecânico amanha e peço p ele checar esses pontos...
Mas, ela não vaza nada de combustível, todo dia na garagem eu olho... aliás na garagem nem fica cheiro, é mais dentro do carro mesmo... sorte q não fumo senão já teria explodido eu acho.. aehuaehuae
Agora, um fato engraçado (e perigoso) que aconteceu comigo em março qdo fiz limpeza dos bicos foi o seguinte:
Peguei o carro na 6ª a tarde na oficina... e a noite fui numa festa de um amigo, inclusive meu mecanico tava na festa pois ele também é da minha equipe de trilheiros.... comes e bebes (de leve) qdo estava voltando p casa... senti um cheiro forte (beeem pior do que agora) de gasolina... minha esposa até comentou, ficou preocupada, mas na nossa frente tinha um fusca bem véio, fumando... e como todos sabem o fusca tem um cheiro inconfundível de gasolina né.... aí nem liguei... passei o fusca.. e logo em seguido encosto o carro numa fármacia... qdo minha esposa desce do carro ela olha e grita: Ta vazando!!!!
Nossa, pensa num cara apavorado.... desci do carro o cheiro de gasolina ja tomava conta do local... e uma poça enorme de gasolina...
Na hora já liguei pro mecanico, e enqto esperava tentei descobrir o q era... com uma lanterna foquei na mangueira que entra na flauta dos bicos... pedi p minha esposa ligar o carro (corajoso né) e era ali q vazava... o peão do meu mecanico apertou demais a abraçadeira, e ela ficou meio "encavalada" e rachou a mangueira.... foi um puta susto.
Inclusive ele até tinha falado que minhas mangueiras estavam meio ressecados, pois meu carro comprei de cidade de litoral...
Aconselho checar essa mangueiras, se tanque tem algum furo, se a bomba, boia, tão ok, assim como seus suportes, no corsa a bomba do tanque tem acesso por dentro do carro, vc tira o assento do banco traseiro, e tem la um recorte no carpete para acessar a bomba ou boia nao sei exatamente o que, mas quando sinto cheiro de gasolina no carro sempre olho ali se nao ta tendo algum fonte para motivar tal odor...
Edimar_Oliveira
12/11/2013, 09:36
Se não me engano, o acesso à bomba de combustível do TR4 também é debaixo do assento traseiro. É muito provável que exista algum problema de vedação, para mandar este cheiro para dentro do seu carro.
Uma dica ... Nunca deixe para pegar carro em oficina na sexta à noite ... É igual médico, não se opera ninguém na sexta, a menos que seja uma urgência ou emergência ...
Imagina se seu mecânico não fosse um bem conhecido ... Tava sujeito perder toda a gasolina até chegar um socorro!:shock:
Abraços,
enegreiros
17/11/2013, 11:24
Pessoal,
Minha TR4 AT 2010 fez troca de filtro de combustível e filtro de AR e voltou consumindo muito mais do que antes... Na ocasião, a oficina informou que não seria necessário trocar as velas e fazer regulagem, então não fiz esses serviços. O que pode ter acontecido? Alguém já passou por isso? Às vezes o carro fica com um cheiro forte de gasolina a ponto de eu ter que abrir os vidros, mas isso ocorre quando o tanque está com pouco combustível. Ocorrem umas falha quando o carro está ligado e parado (andando isso não ocorre). A média dessa semana foi 4,88 km/l... Se continuar assim me tornarei "sócio" do posto.
uvantuil
17/11/2013, 14:48
salvo engano a tr4 tem duas bombas pois são dois tanques em serie, tanque com pouco combustivel pode te gerar queima da bomba de combustivel...
Daniel Taschetto
19/11/2013, 22:18
Pessoal
Depois de revisar tudo que vocês me sugeriram não encontrei o defeito que causa o barulho do vídeo que postei.
Gostaria muito de mais sugestões pois realmente não sei mais o que fazer.
Edimar_Oliveira
20/11/2013, 09:17
Daniel, acho que a melhor solução é procurar uma concessionária MIT, já que parece que na sua cidade não tem mecânico que conheça bem a mecânica do TR4. Não vejo melhor opção ...
Abraços,
enegreiros
20/11/2013, 14:26
Prezados,
Levei a minha TR4 AT 2010 para ver o problema do forte cheiro de combustível e a conclusão da oficina é que se tratava de um problema na bomba de combustível, que foi trocada por conta da pressão inadequada, cabos e bicos injetores (que foram limpados). Após esses ajustes e mais troca de velas, o carro realmente não apresentou mais o problema. Estava falhando quando parado e às vezes em arrancadas. Ah, a força voltou também. Meu carro tava fazendo 4.88 km/l...
*Vi através de pesquisa que a bomba de combustível da TR4 é realmente problemática... Alguém daqui já sofreu esse problema? Anteriormente tive uma TR4 2004 AT e também tive que trocar a bomba, pois não estava com a pressão adequada.
Edimar_Oliveira
20/11/2013, 14:38
Interessante que o meu, 2007/2008 MT também falha algumas vezes em marcha lenta e em uma ocasião, ao usar a ré num morro, ele falhou bastante. Mas não vejo uma piora no rendimento, nem no consumo, embora eu não tenha como comparar pois é o primeiro TR4 que tenho. Mas já relatei isso ao meu mecânico e será o próximo ajuste a fazer. Certamente, pelos relatos, a bomba de combustível deverá ser um dos itens a ser analisado com bastante atenção!
Abraços,
uvantuil
20/11/2013, 17:18
Prezados,
Levei a minha TR4 AT 2010 para ver o problema do forte cheiro de combustível e a conclusão da oficina é que se tratava de um problema na bomba de combustível, que foi trocada por conta da pressão inadequada, cabos e bicos injetores (que foram limpados). Após esses ajustes e mais troca de velas, o carro realmente não apresentou mais o problema. Estava falhando quando parado e às vezes em arrancadas. Ah, a força voltou também. Meu carro tava fazendo 4.88 km/l...
*Vi através de pesquisa que a bomba de combustível da TR4 é realmente problemática... Alguém daqui já sofreu esse problema? Anteriormente tive uma TR4 2004 AT e também tive que trocar a bomba, pois não estava com a pressão adequada.
Realmente desconfiei disso. Quando tiver uma nova media posta para termos referência durante o problema e pos resolver o problema
enegreiros
20/11/2013, 19:55
Realmente desconfiei disso. Quando tiver uma nova media posta para termos referência durante o problema e pos resolver o problema
Pode deixar. Postarei aqui o consumo da próxima medição!!
enegreiros
28/11/2013, 08:38
Pode deixar. Postarei aqui o consumo da próxima medição!!
Amigos,
A manutenção que fiz não surtiu o efeito desejado... Foi trocando filtro de ar, filtro de combustível, velas, cabos, bomba de combustível e o carro está fazendo 4.5 km/litro. Alguém tem mais alguma dica?
Ano 2010 flex at.
uvantuil
28/11/2013, 08:55
ja viu tem algum cilindro sem detonação? vela não trabalhando?
enegreiros
28/11/2013, 12:09
ja viu tem algum cilindro sem detonação? vela não trabalhando?
Sim, isso foi visto. Não sei mais o que fazer...
uvantuil
28/11/2013, 12:42
Sim, isso foi visto. Não sei mais o que fazer... tenso.... e sao essas coisas que me assustam pois nao tenho grana para auto zero e se conseguir a grana vou conseguir uma usada Mec.
Marcelo-HPE
28/11/2013, 19:37
Amigo a sua tr4 pode estar fora de ponto !! esses 4,88 é na gasolina ??? a minha esta fazendo 6,8 na cidade na gasolina com ar , mas acelero a 2000 rpm e deixo o cambio AT trabalhar !!! 2000 rpm é como se fosse 4000 rpm pra mim .hehehe
enegreiros
28/11/2013, 19:57
Amigo a sua tr4 pode estar fora de ponto !! esses 4,88 é na gasolina ??? a minha esta fazendo 6,8 na cidade na gasolina com ar , mas acelero a 2000 rpm e deixo o cambio AT trabalhar !!! 2000 rpm é como se fosse 4000 rpm pra mim .hehehe
Prezado,
Obrigado pela dica! Vou conferir isso na sexta ou no sábado e posto o resultado aqui. Se isso não funcionar serei forçado a me desfazer do veículo...
4,88 km/litro mesmo para uma TR4 acho que é demais...
Só vc que anda com o carro ? Vc não tá sendo "pé pesado" ??
hehehe
A minha pegou reserva hj qdo eu estava vindo para o trabalho...
481 Km rodados = +/- 6,68 Km/l
A minha é uma 2008 Flex Mecânica
Edimar_Oliveira
29/11/2013, 08:58
Marcelo, achei que estes veículos mais modernos não tinham mais esta regulagem de ponto. Imaginava que isso já seria feito automaticamente pela central eletrônica. Não é assim não? Desculpe se a pergunta é inadequada, mas eu não manjo de mecânica (mesmo), somente assuntos muito básicos. Achei que este tipo de falha (consumo elevado) ocorresse, por exemplo, por velas queimadas ou bomba de combustível com pressão insuficiente.
O meu, 2007/2008, com gasolina BR (alternando comum e aditivada), andando com tanque sempre cheio (abasteço toda semana, religiosamente), já consegui em percurso 100% urbano em trânsito trancado e muito morro, 7,6 km/l. Achei esta média meio "excepcional", pois o normal é 6 a 6,5km/l. Na estrada, andando a 100km/h e algum percurso urbano, consegui 9,8 km/l, que considero relativamente elevado em relação ao consumo na cidade. Mas 4,88 km/l me parece muito alto. Talvez fosse "aceitável" se o veículo fosse automático, mas mesmo assim, alto.
Não vejo motivo para dispor do veículo por causa disso. Me parece que você ainda não encontrou gente que entenda bem do assunto para fazer um diagnóstico correto.
Abraços,
enegreiros
29/11/2013, 14:44
4,88 km/litro mesmo para uma TR4 acho que é demais...
Só vc que anda com o carro ? Vc não tá sendo "pé pesado" ??
hehehe
A minha pegou reserva hj qdo eu estava vindo para o trabalho...
481 Km rodados = +/- 6,68 Km/l
A minha é uma 2008 Flex Mecânica
Não é pé pesado não... Obedeço a regrinha dos 2.000 giros. Após ida à oficina, foi dito que a central deveria ser novamente reprogramada. Vamos ver o que acontece na próxima medição.
Obrigado a todos pelas dicas!
enegreiros
29/11/2013, 14:56
Marcelo, achei que estes veículos mais modernos não tinham mais esta regulagem de ponto. Imaginava que isso já seria feito automaticamente pela central eletrônica. Não é assim não? Desculpe se a pergunta é inadequada, mas eu não manjo de mecânica (mesmo), somente assuntos muito básicos. Achei que este tipo de falha (consumo elevado) ocorresse, por exemplo, por velas queimadas ou bomba de combustível com pressão insuficiente.
O meu, 2007/2008, com gasolina BR (alternando comum e aditivada), andando com tanque sempre cheio (abasteço toda semana, religiosamente), já consegui em percurso 100% urbano em trânsito trancado e muito morro, 7,6 km/l. Achei esta média meio "excepcional", pois o normal é 6 a 6,5km/l. Na estrada, andando a 100km/h e algum percurso urbano, consegui 9,8 km/l, que considero relativamente elevado em relação ao consumo na cidade. Mas 4,88 km/l me parece muito alto. Talvez fosse "aceitável" se o veículo fosse automático, mas mesmo assim, alto.
Não vejo motivo para dispor do veículo por causa disso. Me parece que você ainda não encontrou gente que entenda bem do assunto para fazer um diagnóstico correto.
Abraços,
Se esse último procedimento não funcionar, levarei o carro para avaliação de outra oficina. Será a 3a...
Antes eu estava conseguindo médias de 5.9km/l no trânsito péssimo de Fortaleza (obras, semáforos em excesso).
OBS: A minha é 2010 flex AT. Dizem que as flex consumem mais, pois é ajustada para os dois tipos de combustível. Infelizmente álcool não vale a pena.
Marcelo-HPE
29/11/2013, 15:44
No Tr4 , o ponto é controlado pela central que pela leitura da sonda lambda controla o avanço do ponto que é um para o etanol em torno de 12 graus e outro para a gasolina é em torno de 9 graus . tem que saber se a sonda lambda está ok e se esses pontos estão variando .
abs
Edimar_Oliveira
29/11/2013, 16:01
Interessante ... Então bate com o que falei para o enegreiros, o problema é que ele ainda não encontrou gente capacitada para fazer um diagnóstico correto! Só do que você descreveu, já seria o caso de verificar a sonda lambda com muita atenção.
Abraços,
Marcelo-HPE
29/11/2013, 17:06
Estou querendo colocar um filtro de ar inflow na tr4 , colquei na l200 triton e notei uma sensível melhora no consumo , agora na potência dá pra notar uma melhora significativa .
O que fiz na tr4 foi tensionar o cabo de aço do acelerador , eu piso e não sinto mais aquele lag de fábrica, há duas porcas perto do corpo de borboleta para o ajuste.
abs
enegreiros
29/11/2013, 18:33
Interessante ... Então bate com o que falei para o enegreiros, o problema é que ele ainda não encontrou gente capacitada para fazer um diagnóstico correto! Só do que você descreveu, já seria o caso de verificar a sonda lambda com muita atenção.
Abraços,
Edimar,
O interessante é que o carro foi regulado e uma semana depois a central tem que ser reprogramada novamente. Fico com a sensação de que esqueceram de fazer isso da primeira vez. Se não funcionar, aí verei a sonda lambda. Acredito que nesse caso o ideal seja levar na CSS.
enegreiros
05/12/2013, 20:59
Edimar,
O interessante é que o carro foi regulado e uma semana depois a central tem que ser reprogramada novamente. Fico com a sensação de que esqueceram de fazer isso da primeira vez. Se não funcionar, aí verei a sonda lambda. Acredito que nesse caso o ideal seja levar na CSS.
Prezados,
Após nova aferição o carro fez 5km/l. Aí fica difícil...
Alguém de Fortaleza possui uma igual a minha flex AT? Qual o consumo dos seu veículos em Fortaleza?
Olá. Estou precisando de ajuda dos amigos foristas. Tenho uma pajero TR4 automática 2011 4x4. Seu consumo no álcool era na cidade de 6 km/L. Depois de um problema na central eletrônica, reparo feito na concessionária, ela ficou impossível de andar. Passou a rodar fazendo 3 km/L na cidade. Contudo no consumo rodoviário ela continua dando a mesma média de 6,8 Km/L, sempre com álcool. Alguém pode me ajudar neste defeito? Será que é a sonda lambda? Somente o consumo urbano que ficou bem abaixo do que era antes
Prezados,
Após nova aferição o carro fez 5km/l. Aí fica difícil...
Alguém de Fortaleza possui uma igual a minha flex AT? Qual o consumo dos seu veículos em Fortaleza?
Amigo, sou de Fortaleza e a minha TR4 é 13/14 AT já com 1200km rodados... Fiz uma viagem com o tanque cheio de gasolina adtivada, rodei até o fim da viagem 450km com media de velocidade até 100km as vezes passando disso em alguma ultrapassagem. O marcado está bem próximo da reserva, então creio que nãoo fez nem 7km/l na estrada levando em consideração os 72L que cabem no tanque.
Não liguei muito pra isso ainda pois o carro é novo, mas estou preocupado com o seu relato do consumo, tente ver na estrada se faz essa mesma média pois na cidade a majoria dos meus amigos fazem essa media ou um pouco melhor e na estrada alguns chegam a 8, 9km/l.
Fabio3010
06/02/2014, 21:58
Pessoal,
segue abaixo meu consumo em 2014:
449841
A última de 14 não conta.
Artur Aranha Filho
06/02/2014, 22:49
Muita coisa pode influir no consumo do carro como:
- filtro de ar
- filtro de combustivel
- qualidade do combustivel
- calibragem dos pneus
- medidas dos pneus
- alinhamento dos pneus
- óleo de motor
- Pé do motorista e etc...
Ah, estou fazendo media de 9 km/l em uso cidade 40% /estrada 60% mas comprei o carro agora pouco e não fiz nenhuma revisão.
enegreiros
06/02/2014, 23:14
Amigo, sou de Fortaleza e a minha TR4 é 13/14 AT já com 1200km rodados... Fiz uma viagem com o tanque cheio de gasolina adtivada, rodei até o fim da viagem 450km com media de velocidade até 100km as vezes passando disso em alguma ultrapassagem. O marcado está bem próximo da reserva, então creio que nãoo fez nem 7km/l na estrada levando em consideração os 72L que cabem no tanque.
Não liguei muito pra isso ainda pois o carro é novo, mas estou preocupado com o seu relato do consumo, tente ver na estrada se faz essa mesma média pois na cidade a majoria dos meus amigos fazem essa media ou um pouco melhor e na estrada alguns chegam a 8, 9km/l.
Boa noite
Meu consumo melhorou um pouco após nova programação. Agora na cidade faço 5,6:- 6,0 km/litro. Na estrada faz 8,5 - 9,5 km/litro. Não espere mais do que isso no trânsito de Fortaleza...
Boa noite
Meu consumo melhorou um pouco após nova programação. Agora na cidade faço 5,6:- 6,0 km/litro. Na estrada faz 8,5 - 9,5 km/litro. Não espere mais do que isso no trânsito de Fortaleza...
Você pediu na concessionária para fazer ou foi em alguma oficina? nissei ou mito caso tenha ido na concessionária?
Muita coisa pode influir no consumo do carro como:
- filtro de ar
- filtro de combustivel
- qualidade do combustivel
- calibragem dos pneus
- medidas dos pneus
- alinhamento dos pneus
- óleo de motor
- Pé do motorista e etc...
Ah, estou fazendo media de 9 km/l em uso cidade 40% /estrada 60% mas comprei o carro agora pouco e não fiz nenhuma revisão.
Gasolina comum ou aditivada? Manual ou automatico?
Tenho abastecido com aditivada, tr4 2009 automatica. 7,8 na cidade. 8,5 estrada. Acabei de ir e voltar p Natal.
Calibrado com 26 psi toda vez que abasteço.
evite, na cidade, passar de 2000 RPM. Mesmo porque o transito aki ta cruel.
pPlaneje sair de casa fora dos horários de pico. Eu Saio p trabalhar 15min mais cedo, pego menos transito. Na volta nao tem como.
enegreiros
08/02/2014, 02:52
Gasolina comum ou aditivada? Manual ou automatico?
Automatica. Gasolina comum.
Tenho abastecido com aditivada, tr4 2009 automatica. 7,8 na cidade. 8,5 estrada. Acabei de ir e voltar p Natal.
Calibrado com 26 psi toda vez que abasteço.
evite, na cidade, passar de 2000 RPM. Mesmo porque o transito aki ta cruel.
pPlaneje sair de casa fora dos horários de pico. Eu Saio p trabalhar 15min mais cedo, pego menos transito. Na volta nao tem como.
Pois é, nem se eu quisesse dava pra correr dentro da cidade. O que me preocupa é o consumo na estrada pois foi de 6,5km/L e não passei de 100km/h. Isso o tanque cheio com gasolina Vpower... Espero que melhore com o tempo pois como falei, o carro é 0km, está com 1100km rodados apenas ;p
Abraço!
FabioTr4
10/02/2014, 09:54
Pessoal,
Só pra lembrar que a gasolina aditivada não melhora ou reduz consumo. Pra resumir é aditivada para limpeza do sistema. Gasolina para mais potência ou economia só a Podium. Mas mesmo assim pouca diferença.
O que vale mesmo é filtros, bomba e sistemas zerados quanto à limpeza e funcionamento.
[s]
Lucas FLS
10/02/2014, 16:48
A minha 2008 AT faz entre 7 e 7,5 km/l na cidade e 10km/l na estrada.
guinhote
10/02/2014, 19:13
Isso é verdade... já fiz o teste com a minha e não dá diferença nenhuma com o tipo de gasolina...
Pessoal,
Só pra lembrar que a gasolina aditivada não melhora ou reduz consumo. Pra resumir é aditivada para limpeza do sistema. Gasolina para mais potência ou economia só a Podium. Mas mesmo assim pouca diferença.
O que vale mesmo é filtros, bomba e sistemas zerados quanto à limpeza e funcionamento.
[s]
Concordo em partes, ja que vimos que tem tr4 que bebem muito e as que apenas bebem. Sempre abasteci com comum, e só passei a abastecer com aditivada por estar com o mesmo preço. E como sempre abasteço no mesmo posto e calculo o consumo, percebi que melhorou após utilizar a aditivada.
Para os que querem melhorar o consumo, acho que vale a experiência: abasteça uns 2 ou 3 tanques com aditivada e veja se o consumo melhorou e se compensa o preço, normalmente maior, da aditivada.
Onde eu abasteço sempre é o mesmo preço, então desde meu carro passado que era um i30 somente a gasolina que coloco aditivada shell v power.
Posto Bv da barão de studart
Vantil Jr
14/02/2014, 14:07
A minha faz 4.5 / 5.0 na cidade .... e na estrada faz entre 8.5 / 9.0 Km/l.
TR4 2003 AT - Gasolina ...
FabioTr4
15/02/2014, 21:56
A minha faz 4.5 / 5.0 na cidade .... e na estrada faz entre 8.5 / 9.0 Km/l.
TR4 2003 AT - Gasolina ...
Ô Vantil Jr,
Dá uma revisada que num primeiro momento vc está gastando muito. minha AT com ECU "vitaminada" nem eu querendo faz tão pouco assim na cidade. Na estrada recentemente fiz mais de 10! Uau! hahahah
Vantil Jr
19/02/2014, 13:43
Ô Vantil Jr,
Dá uma revisada que num primeiro momento vc está gastando muito. minha AT com ECU "vitaminada" nem eu querendo faz tão pouco assim na cidade. Na estrada recentemente fiz mais de 10! Uau! hahahah
Vou trocar o óleo dela por esses dias e vou fazer uma limpeza tbm no bicos etc etc etc ...
Essa "vitaminada" oq seria? vc chipou ela ?
deu muita diferença em relação uma TR original ??
tenho interesse em chipar a minha tbm ... tem alguma empresa a indicar ?
abrass
zecabemfica
02/03/2014, 10:11
A minha é 09 AT e fiz uma viagem na semana passada. Na ida foram 500km, rodando a 100-110km/h, com ar ligado, fez 9,5 km/litro. Na volta, foram 400 km com a mesma velocidade, porém sem o ar, fez 10,3 km/l. Depois, rodei 100 km com velocidade de 120-140km/h e ela fez 8,3 p/litro. Sempre na gasolina.
Ou seja, prá quem pensa que a TR4 é gastona, estes números são perfeitamente compatíveis com a proposta do carro...
Nunca rodei com ela no álcool, mas tô a fim experimentar, pra ver como fica o consumo e o desempenho.
Grande abraço a todos.
Zeca
Minha TR4 é 08/09 AT e gastou mais de 80 litros de álcool para rodar 280 km aqui aonde moro. O problema é que aqui os políticos de plantão colocam lombadas para o povo andar no meio da rua, pois calçadas que é bom... Na gasolina fez 5,25 km/l. Agora estou fazendo testes com gasolina comum e efetuando as mudanças de marcha no máximo a 2.500 rpm. Ainda não tive a oportunidade de testar o consumo em viagem, mas, tão logo consiga, posto os resultados.
Gasolina 8 km/l na cidade e até 10 km/l na estrada. Nunca usei álcool. Carro ano 2010. Ar ligado 50% do tempo.
É exatamente o que pretendo fazer no Pajero TR4 4x2 MT 2014-2015. Usar somente gasolina aditivada. Ja fiz essa experiência com meu Cruze e ele faz 9,1 na cidade.
A minha é 09 AT e fiz uma viagem na semana passada. Na ida foram 500km, rodando a 100-110km/h, com ar ligado, fez 9,5 km/litro. Na volta, foram 400 km com a mesma velocidade, porém sem o ar, fez 10,3 km/l. Depois, rodei 100 km com velocidade de 120-140km/h e ela fez 8,3 p/litro. Sempre na gasolina.
Ou seja, prá quem pensa que a TR4 é gastona, estes números são perfeitamente compatíveis com a proposta do carro...
Nunca rodei com ela no álcool, mas tô a fim experimentar, pra ver como fica o consumo e o desempenho.
Grande abraço a todos.
Zeca
Esses números são normalmente os verificados nos carros 2.0, assim como o TR4. Meu Cruze, pesa 1.400, torque 18,7 e potência de 140 cv. Faz na cidade, na boa, 9,0 km por litro.
Acho que depende da aplicação que você pretende dar ao TRA . Se for off road , o consumo será maior mesmo. A AT adiciona mais peso ao carro e o sistema implica num consumo maior. Vejam a passagem da 1ª para a 2ª marcha....dependendo da pista faz o motor gritar .
Existem carros 1.0 que consomem mais gasolina que a TR.
Dimitri Pessoa
17/05/2014, 21:27
Amigos
Sou novo por aqui já que estou com minha TR4 a exatamente 17 dias. Peguei na concessionária 0km 4x4 automatica.
Minha primeira medição ficou em 5,1 km/L com gasolina comum e uso somente na cidade. Vale ressaltar que nos primeiros dias andei com o overdrive ligado por inexperiência. Todo carro quando novo tem um consumo acima do normal devido ao amaciamento do motor. Confesso que ando muito devagar e evito acelerações fortes. Após amaciada deverei alcançar entre 5,5 e 6,0 na cidade. Já comprei o veículo sabendo do seu consumo e como rodo pouco isso não é um ponto negativo.
Alexandre Carreira
17/07/2014, 10:37
Bom dia!
Pelo que entendi, esse assunto está mais que popular nos foruns que falam sobre a TR4...
Já sabemos que o carro gasta muito, se comparado a carros do mesmo "tamanho"... Agora se comprarmos a TR4 com outros carros 2.0, bem mais leves e com melhor aerodinâmica, fica igual ou bem próximo (sem contar q eles nunca serão uma TR4 :P )..
Vamos tentar listar todos os itens que podem influenciar em um menor consumo???
Vou começar:
- Manutenções regulares, conforme manual (óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar);
- Abastecer sempre em postos confiáveis e, no caso de gasolina, aditivada;
- Limpeza de bicos;
- Evitar acelerar demais (trabalhar com RPM indicado como ideal pelo manual);
- Sempre escolher caminhos com menos trânsito, sinais, quebra-molas, buracos...
O que mais?
Alguém com dicas sobre remapeamento, cânister, outros?
Bom dia!
Pelo que entendi, esse assunto está mais que popular nos foruns que falam sobre a TR4...
Já sabemos que o carro gasta muito, se comparado a carros do mesmo "tamanho"... Agora se comprarmos a TR4 com outros carros 2.0, bem mais leves e com melhor aerodinâmica, fica igual ou bem próximo (sem contar q eles nunca serão uma TR4 :P )..
Vamos tentar listar todos os itens que podem influenciar em um menor consumo???
Vou começar:
- Manutenções regulares, conforme manual (óleo, filtro de óleo, filtro de combustível, filtro de ar);
- Abastecer sempre em postos confiáveis e, no caso de gasolina, aditivada;
- Limpeza de bicos;
- Evitar acelerar demais (trabalhar com RPM indicado como ideal pelo manual);
- Sempre escolher caminhos com menos trânsito, sinais, quebra-molas, buracos...
O que mais?
Alguém com dicas sobre remapeamento, cânister, outros?
Tenho procurado além desses detalhes que foram citados, fazer o seguinte :
- Nunca "estico" as marchas ;
- Conscientizar que o carro rodando na cidade é prazeroso conduzi-lo como um jeep e não como um sedan . Tinha um Cruze sedan e troquei-o pelo TR4 4x2 - MT exatamente para ter esse prazer ;
- Quando em boas estradas de asfalto, ao colocar uma 5ª, acelerar de forma gradual para que o carro possa movimentar-se a 100 ...120 km ;
-
eder simoes
29/07/2014, 09:41
cara, já tive 5 tr4.....2 delas já passaram de 130.000, tenho um amigo, que tem uma que já passou de 180.000....acredito que a tr4 chega aos 300.000 fácil.....é um motor muito bom, e que se dar algum defeito fica barato o conserto....pode comprar tranquilo.....e divirta-se.....é um excelente carro....fim do ano compro outra....
estou panhando uma tr4 2008 com 100.000 rodados,mais asfalto q terra,será que tem algum perigo por causa da quilometragem,ou posso comprar na boa? é unico dono toda bonita.
eder simoes
29/07/2014, 10:07
pessoal tr4 é assim mesmo, umas consomem mais outras menos.....já fiz vários experimentos nas que eu já tive.....já rodei só com álcool, só com gasolina....e percebí que de todo jeito ela consome muito...o melhor jeito que eu axo é andar com álcool e gasolina misturados......eu sempre coloco 100 reais no tanque, 50 de gasosa e 50 de álcool, consigo assim uma média de 7,5....e só na gasolina nunca conseguí mais de 8,5.....então prefiro usar misto....mas por se tratar de um carro 2.0 tá ótimo o consumo.....tive um ecosport 2.0 que dava 8km/l.....
pessoal tr4 é assim mesmo, umas consomem mais outras menos.....já fiz vários experimentos nas que eu já tive.....já rodei só com álcool, só com gasolina....e percebí que de todo jeito ela consome muito...o melhor jeito que eu axo é andar com álcool e gasolina misturados......eu sempre coloco 100 reais no tanque, 50 de gasosa e 50 de álcool, consigo assim uma média de 7,5....e só na gasolina nunca conseguí mais de 8,5.....então prefiro usar misto....mas por se tratar de um carro 2.0 tá ótimo o consumo.....tive um ecosport 2.0 que dava 8km/l.....
Correto !
Tenho usado 100% gasolina aditivada Shell V-Power e andando somente na cidade. Tá dando 9,0 km por litro.
Só que dirigindo com prazer, sem arrancadas inúteis e acelerações desnecessárias.
Estou gostando muito. Como já mencionei, depois de ler e analisar muito, optei pela TR4 MT e 4x2. Mais leve e maior prazer no câmbio de 5 marchas.
Williamjohn
03/08/2014, 00:46
Boa noite diego, vendi a minha ontem, para pegar uma l200.
tr4 tem um consumo de combustível elevado, a minha fazia 7km/l, troquei ela apenas pelo consumo e precisava de caçamba e nunca deu uma manutenção, ela é boa mesmo.
Boa noite diego, vendi a minha ontem, para pegar uma l200.
tr4 tem um consumo de combustível elevado, a minha fazia 7km/l, troquei ela apenas pelo consumo e precisava de caçamba e nunca deu uma manutenção, ela é boa mesmo.
Boa sorte William na sua com a L200.
Realmente a TR4 é show mesmo. Tô curtindo a minha MT.
eder simoes
29/12/2014, 14:04
as tr4 flex gasta muito mais do que as somente a gasolina....as flex que eu já tive, davam uma média de 7,5, agora to com uma a gasolina, e no asfalto ela chegou a fazer 11,7, mas não passando de 3.000 giros.....
tjflorindo
23/03/2015, 15:11
Olá pessoal, fiquei com uma curiosidade em relação ao consumo da minha TR4.
Tenho uma 07/07 gasolina, automática.
Comprei ela no meio do ano passado, com 48 mil km. Na semana que adquiri, fiz toda a revisão e troquei o óleo do motor, estou usando 10W40 da Texaco. Com o óleo novo, rodei 1700 km aqui no MS em uma viagem a Corumbá, andando a 100 km/h, estradas planas e com pouco movimento, duas pessoas e sempre ar ligado. Fiz 11,3 km/l de média final.
Na cidade, o trajeto dela é aprox 60% urbano e 40% rodoviário (Aferido pelo rastreador)(trecho com radar a 60 km e quebra-mola a cada 2 km).
Sempre abasteço no mesmo posto, ela vinha fazendo média de 9,5 km litro sempre com o ar ligado, mas foi caindo até chegar a 8,2 km/l. Troquei o óleo a dois meses e nas 3 últimas abastecidas fez os 9,5 km/lt novamente.
A única justificativa foi o óleo novo do motor! Fiquei curioso em saber se as de vocês oscilam tanto assim o consumo.
Obs. óleo foi trocado com 6 mil km (recomendação era de 7 a 10 mil).
FelippeCM
22/04/2015, 14:08
Rapaz, não sei como a sua faz tanto assim..
A minha 2007 faz 6,5 / 7 km/L , na estrada 9..
Qual a receita para diminuir o consumo??
Edimar_Oliveira
22/04/2015, 14:42
Também fiquei curioso. Eu ando com o meu, 2007/2008, mecânico, sempre com o tanque cheio e o máximo que já consegui foi 7 na cidade. Minha cidade tem muito morro, o que acaba afetando, mas eu ando com pouco ar ligado e não peso no acelerador. Na estrada, andando a no máximo 110, consegui também, no máximo, 10,5, com ar ligado na metade do percurso e usando a 5ª em quase todo o percurso. Manutenção muito em dia, velas novas, abastecendo sempre no mesmo posto.
Abraços,
zecabemfica
23/04/2015, 09:26
Numa viagem de 1600 km até o Uruguai, partindo de Porto Alegre, fiz inacreditáveis 10,3 na ida, só asfalto a uma velocidade de cruzeiro variando entre 90 e 110. Fizemos 500 km de estrada de chão, com algumas travessias e trilhas de baixa dificuldade, a média ficou em 9,2 km/l. Na volta, com velocidade de cruzeiro de 120, só asfalto, a média ficou em 8,2 km/l. Tenho um 2009 AT, flex. Acho o meu carro econômico, prá proposta...
eduardojunq
24/04/2015, 01:49
Rapaz, não sei como a sua faz tanto assim..
A minha 2007 faz 6,5 / 7 km/L , na estrada 9..
Qual a receita para diminuir o consumo??
Ja testou o consumo no alcool? Tem alguns carros que pouco muda e pode valer a pena!
zecabemfica
25/04/2015, 20:51
Nunca abasteci a viatura com álcool... será que não corro o risco de ter problemas com borboleta, ou mesmo sonda lâmbda, por nunca ter usado etanol?
Bom dia!
Adquiri uma Pajero-IO 1.8 16V 1999 (Gasolina) a pouco menos de um mês e após 4 abastecimentos constatei que faz na cidade média de 8,5 km/l. Ainda não consegui fazer medição em rodovias porém acredito chegar fácil aos 10 km/l, o que no meu ver é ótimo para um carro desta natureza.
É fato que as viaturas flex não conseguem ter um bom desempenho uma vez que o motor deve atender dois tipos diferentes de combustível.
Abraços.
eduardojunq
11/05/2015, 09:54
Pessoal, acabei de pegar uma tr4 13 at 4x4 e so abasteci com alcool. Rodei ate agora 1000 kms, sendo 80% estrada e a media esta em 6.88 km/l.
O pessoal que tem triton flex costuma dizer que o consumo é muito proximo usando alcool ou gasolina, e na tr4 me parece ser tambem.
pattrickmiller
11/05/2015, 10:43
Pessoal, acabei de pegar uma tr4 13 at 4x4 e so abasteci com alcool. Rodei ate agora 1000 kms, sendo 80% estrada e a media esta em 6.88 km/l.
O pessoal que tem triton flex costuma dizer que o consumo é muito proximo usando alcool ou gasolina, e na tr4 me parece ser tambem.
Eu abasteci uma vez com 100% Alcool (Fiz a mudança gradual, 50%/50% alccol/gasolina antes de colocar 100%), porém o carro ficou grilando muito, então resolvi voltar a rodar 100% com gásolina já que o carro não grila.
eduardojunq
11/05/2015, 11:14
Patrick, o que voce diz ser "grilando"?
pattrickmiller
12/05/2015, 10:17
Patrick, o que voce diz ser "grilando"?
Seria o mesmo que acontece nesse vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=l4b-5TEXEaE
Só que no nossso caso, acredito que pela taxa de compressão do motor flex das TR4 2008/2009 ser a mesma das TR4 não flex (9,5:1)....se for TR4 2010 em diante a Mit aumentou a taxa de compressão e o problema não deve ocorrer...
Pelo que eu sei, posso estar enganado ou falando besteira...
http://bestcars.uol.com.br/glo/t.htm
Pela definição de taxa de compressão nesse link, o motor da TR4 está tendo que trabalhar com o ponto muito avançado, já que a taxa de compressão ideal para alcool seria entre 12:1 e 13:1....
No meu caso, o motor funciona redondo na gasolina, no alcool ele dá umas griladas, por isso estou rodando com o motor 100% na gasolina últimamente...
Há uma semana troquei a correia dentada por tempo de uso (TR4 flex 2009 - 52mil km rodados) vou fazer um teste agora, e passar gradualmente para o alcool novamente, já que no primeiro teste que fiz o carro poderia estar fora do ponto...depois posto aqui...
eduardojunq
12/05/2015, 11:19
A minha é 13, não grila nao.
Quanto a economia, minha media esta em 6,88 no alcool e dificilmente vou chegar nos 10 na gasolina, portanto o alcool é vantajoso para mim ainda.
pattrickmiller
12/05/2015, 13:14
A minha é 13, não grila nao.
Quanto a economia, minha media esta em 6,88 no alcool e dificilmente vou chegar nos 10 na gasolina, portanto o alcool é vantajoso para mim ainda.
Como a sua é 2013 a taxa de compressão é mais alta e provavelmente não vai grilar no Alcool.
A minha é 2009, manual, e grilou quando eu tentei usar só alcool, mas como eu disse, eu troquei a correia dentada agora e vou testar novamente.
Meu consumo na estrada está entre 11 km/l e 12,5 km/l, usando 100% gasolina e dirigindo sem pressa (100 km/h).
Vale dizer que eu instalei uma interface OBD-II - Bluetooth e estou monitorando o consumo do carro pelo aplicativo DashCommand, depois que comecei a fazer isso meu consumo melhorou muito porque aprendi a dirigir o carro de maneira mais eficiente, antes disso, andando a 100 km/h na estrada, conseguia fazer entre 9 e 10 km/l no máximo.
Não sei como está o consumo na cidade porque quase não dirijo o carro dentro da cidade. Mas acredito que dirigindo de maneira eficiente e com transito moderado consiga fazer 10 km/l.
eduardojunq
12/05/2015, 13:42
Qual foi a mudança no modo de dirigir que voce fez baseando-se no aplicativo? Acho que seu consumo de 12km/l é o melhor que ja li ate hoje pra uma tr4 flex, mesmo sendo mecanica.
pattrickmiller
12/05/2015, 14:10
Qual foi a mudança no modo de dirigir que voce fez baseando-se no aplicativo? Acho que seu consumo de 12km/l é o melhor que ja li ate hoje pra uma tr4 flex, mesmo sendo mecanica.
Boa tarde Eduardo,
Foi basicamente na maneira de acelerar o carro...
Por exemplo, se estou em uma estrada a 100 km/l com o consumo instantaneo a 11 ~ 12 km/l, e chego em um longo trecho de subida, se eu forçar o carro a continuar a 100 km/l o consumo irá pular para 6,5 km/l nesse trecho...mas se eu aliviar o pé e subir a 80 ~ 90 km/l, provavelmente o consumo irá ser de uns 8,5 ~ 9,5 km/l, na hora da decida, se eu acelerar a 100 km/l o consumo instantaneo pode chegar a 16,6666 km/l, mas dependendo do trecho, se eu deixar de quinta marcha sem acelerar ou deixar no ponto morto (Não o trecho inteiro, apenas para ganhar velocidade e voltar para a quinta marcha), o consumo instantaneo pode ser de 33 km/l durante o trecho de descida...e assim por diante...não tem uma regra pré definida, vai mais do momento e da estrada...
Como eu vou monitorando o consumo durante todo o percurso, eu consigo saber qual abordagem será mais eficiente , balanceando entre economia e segurança. Com essas pequenas economias momentaneas a média consegue ficar muito boa...
Essa medida está baseada em um trecho de ida e volta do RJ capital a Resende-RJ...mais ou menos 340 km no total...
eduardojunq
12/05/2015, 14:15
Nos carros que eu tive que tinham computador de bordo eu tinha essa mania de controlar. Acaba que hoje quase todos carros que eu dirijo consigo fazer boas medias mesmo andando acima de 110, 120 km/h.
Agora na Tr4 tudo é diferente. O cambio automatico é um grande vilão e muitas vezes sinto vontade até de jogar ele em N em algumas descidas!
Abraços!
pattrickmiller
12/05/2015, 14:25
Nos carros que eu tive que tinham computador de bordo eu tinha essa mania de controlar. Acaba que hoje quase todos carros que eu dirijo consigo fazer boas medias mesmo andando acima de 110, 120 km/h.
Agora na Tr4 tudo é diferente. O cambio automatico é um grande vilão e muitas vezes sinto vontade até de jogar ele em N em algumas descidas!
Abraços!
Realmente, com o carro automático já é mais complicado controlar...
Eu comecei controlando 100% do tempo, agora eu já estou mais "educado" e consigo fazer boas médias mesmo sem usar o aplicativo/computador de bordo...
frankhpc
12/05/2015, 15:10
Realmente, com o carro automático já é mais complicado controlar...
Eu comecei controlando 100% do tempo, agora eu já estou mais "educado" e consigo fazer boas médias mesmo sem usar o aplicativo/computador de bordo...
Qual foi o scanner que você colocou? Aqueles de 10 dolares da china que se conectam ao celular via bluetooth? Hoje consigo entre 10,3 e 10,8 andando 50% na cidade com ar desligado e 50% na estrada entre 90 e 100 com ar ligado. Se conseguisse melhorar um pouco que seja essa média já estaria ótimo.
pattrickmiller
12/05/2015, 15:42
Qual foi o scanner que você colocou? Aqueles de 10 dolares da china que se conectam ao celular via bluetooth? Hoje consigo entre 10,3 e 10,8 andando 50% na cidade com ar desligado e 50% na estrada entre 90 e 100 com ar ligado. Se conseguisse melhorar um pouco que seja essa média já estaria ótimo.
Sim, um daqueles da china, azuis, comprei pelo Mercado Livre mesmo, o primeiro veio com defeito mas o vendedor trocou e o que está comigo hj funciona 100%. No caso, o aplicativo supre a falta de computador de bordo nas TR4 < 2010
frankhpc
12/05/2015, 16:42
Ótimo, vou providenciar um. Quanto ao aplicativo, vi que ele tem uma limitação de 30 minutos, quanto custa a versão premium? Sabe se o torque faz a mesma coisa?
pattrickmiller
12/05/2015, 22:27
Ótimo, vou providenciar um. Quanto ao aplicativo, vi que ele tem uma limitação de 30 minutos, quanto custa a versão premium? Sabe se o torque faz a mesma coisa?
Eu comprei a versão premium mas não sei quanto paguei, cheguei a tentar usar o torque também mas não gostei muito, achei o DashCommand mais intuitivo....
eduardojunq
13/05/2015, 11:29
sempre escuto falar muito bem do torque e toque pro, inclusive é facil achar o arquivo .apk na net (pra quem usa android)
pattrickmiller
18/05/2015, 18:26
Como a sua é 2013 a taxa de compressão é mais alta e provavelmente não vai grilar no Alcool.
A minha é 2009, manual, e grilou quando eu tentei usar só alcool, mas como eu disse, eu troquei a correia dentada agora e vou testar novamente.
Meu consumo na estrada está entre 11 km/l e 12,5 km/l, usando 100% gasolina e dirigindo sem pressa (100 km/h).
Vale dizer que eu instalei uma interface OBD-II - Bluetooth e estou monitorando o consumo do carro pelo aplicativo DashCommand, depois que comecei a fazer isso meu consumo melhorou muito porque aprendi a dirigir o carro de maneira mais eficiente, antes disso, andando a 100 km/h na estrada, conseguia fazer entre 9 e 10 km/l no máximo.
Não sei como está o consumo na cidade porque quase não dirijo o carro dentro da cidade. Mas acredito que dirigindo de maneira eficiente e com transito moderado consiga fazer 10 km/l.
Fala galera, rodei 60km hoje na cidade, bate e volta, transito médio, 1h (30km) pra ir 1h (30km) pra voltar, 60% do tempo com o ar ligado.
O carro fez 10,20 km/l.
Será que consigo melhorar?
Vamos ver como fecho a semana...
Edinilson Silveira
01/07/2015, 17:47
E ai pessoal, tô precisando de ajuda com relação ao consumo da minha TR4 AT 2012 Flex, eu acho que está fora da realidade pelo que eu vi aqui no Fórum.
O consumo medido somente urbano ela está fazendo exatamente 3,6 Km/l no alcool e 5,2 Km/l na gasolina eu acredito que isso não é normal se puderem me ajudar com alguma informação para melhorar isso.
Minha vizinha tem uma 2014 faz no urbano com alcool 6 KM/l e na estrada 9Km/l.
Obrigado.
FabioTr4
01/07/2015, 19:54
E ai pessoal, tô precisando de ajuda com relação ao consumo da minha TR4 AT 2012 Flex, eu acho que está fora da realidade pelo que eu vi aqui no Fórum.
O consumo medido somente urbano ela está fazendo exatamente 3,6 Km/l no alcool e 5,2 Km/l na gasolina eu acredito que isso não é normal se puderem me ajudar com alguma informação para melhorar isso.
Obrigado.
Cara.... tudo se resume à qualidade de combustível, filtros, velas, manutenção, pressão de pneus... e teu pé. Transito parado, subidas e impaciência de motoboy(farol abre e vc sai primeiro) só pioram.
Reveja tudo.
Tem neguinho que faz 15km/l e vem aqui pra contar. Esqueça. Nossa VTR é pra 4~5 e 7~8. Conforme-se.
Depois conta o que fez e resultados.
[s]
Edimar_Oliveira
01/07/2015, 21:33
Edinilson, o meu é 2007/2008 MT. Manutenção em dia, abasteço rigorosamente no mesmo posto, não ando com o tanque nem meio cheio é cheio mesmo, calibro pneus e abasteço semanalmente, sempre na segunda-feira; e recentemente, cabos, velas e bobina trocados por peças originais. O máximo que já consegui, pé muito leve, sem ar, na cidade (embora a minha tenha muita ladeira), foi 7 km/l. Na estrada, andando entre 90 e 100 km/h, o máximo foi 10,5. Ele simplesmente detesta álcool. Toda vez que abasteço assim, é ruim para pegar frio (embora pegue na primeira) e engasga com muita frequência. Só tenho usado álcool por que aqui está compensando (mais ou menos 65%). Mas não compensa em termos de rendimento. No meu ponto de vista, o seu, AT, tende a consumir mais naturalmente. Prá mim, embora seja alto, está bem próximo do esperado. Acho que, seguindo a sugestão do Fábio, você deveria primeiro rever a forma de dirigir, além de maior atenção para os demais detalhes citados aqui. E, corroborando o que ele comentou, console-se, sua viatura é beberrona mesmo, mas para aquilo que se propõe é um espetáculo!
Abraços,
Edinilson Silveira
02/07/2015, 08:06
Bom dia,
Obrigado Edimar e Fábio, aqui tem bastante ladeira na cidade é um fator pra esse consumo alto, dirigindo só com pé de pena e semáforo aqui não tem devo fazer uma viajem em agosto vou fazer uma revisão geral troca dos cabos de velas e velas tbm originais e vamos ver como ela se comporta, é um ótimo carro sem dúvida gostei muito mas se fizer 6 ou 5 no alcool tava ótimo.
Obrigado
Obrigado.
Edinilson,
tenho conseguido entre 7,1 e 7,5Km/l na cidade (gasolina). A minha também é AT, mas só gasolina. Minha cidade não tem muitas ladeiras.
É meu primeiro carro AT. Estou com a viatura há 4 meses e ainda não revisei essa parte, pois o consumo está num bom nível. Em tudo que foi dito, acrescento: meu guia é o giro do motor, nunca exijo demais. Há a possibilidade de 'induzir' a troca de marchas, aliviando um pouco o acelerador, quando a rotação passa de 2K e se estiver no plano, sem muito peso. É que acelerando sempre, o sistema entende que você quer mais força ou quer ir mais rápido (caso que se usa o "over drive"). Então é um dirigir tranquilo...Sucesso!
sds,
hviana
Edinilson Silveira
04/07/2015, 17:04
Obrigado pelas dica hviana, estou rodando com o over drive on, e estou utilizando a cada dois de Alccol um de gasolina apesar de estar fazendo 5,2 na gasolina, não sei se resolve mas eu tô tentando.
Estou aliviando o pé quando ela chega aos 2k, veremos no próximo abastecimento.
Obrigado
RANGER FEDERAL
04/07/2015, 17:19
TR4 AT 2014/15 da patroa com 18.500 km.
6,5 e 7,5 km/l com etanol. Essa variação da menor média para ciclo urbano. A maior para metade BR metade cidade.
Todos consumos marcados por aplicativo de celular que anota a Km x Litros x Preço de todos abastecimentos.
Obrigado pelas dica hviana, estou rodando com o over drive on, e estou utilizando a cada dois de Alccol um de gasolina apesar de estar fazendo 5,2 na gasolina, não sei se resolve mas eu tô tentando.
Estou aliviando o pé quando ela chega aos 2k, veremos no próximo abastecimento.
Obrigado
Olá, Edinilson,
só complementando: quando você 'alivia o pé' logo após 2K, deve perceber que há a troca de marcha (da 3ª para 4ª). A rotação cai, mas o carro continua desenvolvendo (aumentando a velocidade e consequentemente a rotação).
sds,
hviana
neilsonhenriques
05/07/2015, 12:34
6,5 e 7,5 km/l com etanol. Essa variação da menor média para ciclo urbano. A maior para metade BR metade cidade.
Parabéns ! Só consigo esses números abastecendo com gasolina, seja na minha AT 2009 ou na AT 2013 que a chefe da casa tinha. :palmas:
RANGER FEDERAL
08/07/2015, 11:07
Parabéns ! Só consigo esses números abastecendo com gasolina, seja na minha AT 2009 ou na AT 2013 que a chefe da casa tinha. :palmas:
Isso neilson,
Estou satisfeito com esses números, uma vez que se trata de um 4x4 AT.
Já tinha postado que o consumo no etanol era menor, na casa do 5,7 km/l. http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/34154-pajero-tr4-alguem-tem-algo-falar-150.html#post2237971
Essa melhora pode ser pelo fato do conjunto ter "amaciado", mas acho que se deve mais pelo fato da patroa e eu ter pego o jeito de conduzir a viatura. Não ter pressa é fundamental.
MGJunkes
22/07/2015, 16:03
Minha esposa tem uma TR4 2003 automática a gasolina, e com o trânsito infernal dos horários de pico aqui em CUritba (sim, escrevi assim propositalmente!) ela faz entre 7 e 8 km/l. Fora desses horários acredito que faça mais de 9km/l brincando!
Em rodovia faz entre 10 e 12,5km/l, acho uma boa média para um veículo automático de 1,5ton!
Um conhecido tinha uma 2014 FLEX (que eu chamo gentilmente de FLEXlixo) fazia de 4 a 5km/l percorrendo quase o mesmo trajeto!
É sabido que veículos FLEX consomem mais que os veículos a gasolina, e consomem mais que veículos a álcool (por isso o apelido carinhoso que dei, FLEXlixo)!
Se for usar pneus "errados" para o uso urbano, ar condicionado ligado direto, pisar fundo, ter filtro de ar sujo, gasolina ruim, ruas péssimas cheias de buracos, pneus descalibrados, etc, daí é bem fácil fazer 3km/l...
Manutenção básica e direção "suave" podem fazer uma gigantesca diferença em um veículo de 1,5ton!
Olá a todos,
Vi algumas mensagens e gostaria de compartilhar a experiencia sobre consumo da TR4 do meu irmão. Ele possui uma 2012 automatica ( terceira) e fez algumas mudanças e consegue hoje no etanol na estrada na faixa de 10 a 11 km/l, na cidade melhorou mas como aqui em Campinas o transito é pesado, ele não sabe dizer.
Segue as alterações:
- troca de velas por velas iridium
- troca por filtro "in box" K&N
- aditivo anti atrito Triboil 25 (esse funciona)
- pneus economicos Yokohama
Tudo isso contribuiu para que TR4 ficasse mais economica e mais ágil...
Abs a todos
AleTozetto
10/08/2015, 17:30
Valeu pelas dicas hit8090!
Ramon Rego
11/08/2015, 10:43
hit8090 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/93951-hit8090/)
, Vou incluir os ítens que você falou por vez e fazer uma avaliação e ver qual tem maior impacto no consumo.
Valeu a dica!:palmas:
ROGERCAD TOPOGRAFIA
15/08/2015, 18:12
Queridão, tenho uma TR4 e o consume dela é 5,5 km por litro rodado/consumido
Roger
antonio donizeti
16/08/2015, 14:24
Minha tr4 2003 mecânica andando no transito na boa faz 8.5 .
Lembrando que fiz to da revisão velas novas , filtros ,limpeza sistema injeção
Edmarcio
19/08/2015, 13:17
Minha esposa tem uma TR4 2003 automática a gasolina, e com o trânsito infernal dos horários de pico aqui em CUritba (sim, escrevi assim propositalmente!) ela faz entre 7 e 8 km/l. Fora desses horários acredito que faça mais de 9km/l brincando!
Em rodovia faz entre 10 e 12,5km/l, acho uma boa média para um veículo automático de 1,5ton!
Um conhecido tinha uma 2014 FLEX (que eu chamo gentilmente de FLEXlixo) fazia de 4 a 5km/l percorrendo quase o mesmo trajeto!
É sabido que veículos FLEX consomem mais que os veículos a gasolina, e consomem mais que veículos a álcool (por isso o apelido carinhoso que dei, FLEXlixo)!
Se for usar pneus "errados" para o uso urbano, ar condicionado ligado direto, pisar fundo, ter filtro de ar sujo, gasolina ruim, ruas péssimas cheias de buracos, pneus descalibrados, etc, daí é bem fácil fazer 3km/l...
Manutenção básica e direção "suave" podem fazer uma gigantesca diferença em um veículo de 1,5ton!
Prezado, com todo o respeito, ajoelhe e agradeça a Deus por morar em Curitiba. Só não me mudei pra ai ainda por falta de oportunidade.
No trânsito da minha amada cidade de São Paulo, onde em um dia tipico gasto de 1h a 1:10h pra andar 20km e em dias especiais gasto no minimo 1:40h pro mesmo trajeto, minha TR4 2010 Aut (Flex) rodando exclusivamente no álcool faz uma média de 5km/l, com variação máxima medida entre 4,7km/l e 5,7km/l.
Abraço
Peguei a minha 4x2 - Flex - 6Mil km - 2015.... Dia 10/10 quinta-feira... Consumo na Gasolina ja gastei 2 tanques média de 8,5K/L andando de leve na estrada, na cidade ainda não fiz e nem peguei transito intenso, quando fazer venho falar do consumo ok... Consumo normal e dentro do Esperado na estrada.
nenhumdenos
14/09/2015, 16:05
É, pelo visto aqui tá "normal". Andei somente em cidade, fez 4,5km/l. É flex e automática.
Vou organizar para fazer estas mudanças nela, faladas acima por hit8090.
lagatixa
16/09/2015, 05:37
Qual o modelo de vela Iridium correto para a tr4 2009?
nenhumdenos
05/10/2015, 17:10
Qual o modelo de vela Iridium correto para a tr4 2009?
Se alguém souber o modelo para a TR4 2013 flex.
marcelo_henrique
05/10/2015, 22:04
Não adianta nada usar velas de irídium em um carro original. Dinheiro jogado fora.
FabioTr4
06/10/2015, 20:22
Não adianta nada usar velas de irídium em um carro original. Dinheiro jogado fora.
Clap-Clap-Clap.....
A minha 2006/2006 AT faz 8,5kml na cidade e 10,2 na estrada só gasolina pneu cal 29lb, não acho ruim o consumo, pois a viatura é muito pesada quase 2 ton. isso quando a roda livre está funcionando, vejam o comentário do Queiroz sobre roda livre (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/96865-roda-livre-pajero-tr4-pajero-io.html) e velocidade entre 80 e 100 ela consome menos, tudo isso também depende do pé do MO. com o pé mais leve o consumo melhora.
Também confirmo o que o amigo leojaz falou, Opino, comprar uma TR4 se realmente for utilizar o sistema de tração, que é excelente e resistente.
Espero ter contribuído
Abraço
J-Edmar
Ramon Rego
07/10/2015, 10:55
Voltando para deixar minhas médias. TR4 MT 2011
Pra começar estou usando o App DRIVVO, que por sinal é uma ótima opção para o controle de gastos e médias de combustível.
Todas as minhas médias seguiram a mesmas características para evitar maior erro.
100% Cidade : 8,304 lm/L
90% Estrada 10% cidade : 9,20 Km/L
100% Estrada (vl 100-110km/h): 10,088 Km/L
Minha Viatura em trilha está redondinha e não liguei para o consumo por ser lazer!
Lembro galera que essas valores são apenas com Gasolina...
513658
Pajerotr4
24/12/2015, 06:00
Olá pessoal,
Meu nome é Roberto, moro em São Paulo e este assunto da Pajero Full ou Tr4 mais econômica é bem antigo. Mas sempre estive de olho em várias soluções e adotei algumas e gostaria de compartilhar e receber sugestões, e no meu caso as mudanças foram muito positivas.
Tenho uma Pajero TR4 2012 Flex 4x4 automatica, muito gastona, fazia 4,5 em São Paulo e na estrada não passava de 7 no etanol.
Fiz alguns testes e como é flex resolvi apostar no alcool e aumentar a mistura de gasolina e ver a diferença. Cheguei na proporção 15 litros de Gasolina para 50 litros de Etanol. Observei que na Gasolina pura na estrada não passava de 8,5 e na proporção correta com alcool também.
Achei que ainda muito gastona e resolvi pesquisar. Pesquisei muito pela internet e resolvi adotar a reprogramação. No começo não acreditava nos ganho de 20 CV e ainda economia de combustivel. Consultei a Miltfort e confirmaram.
A mudança foi rápida e 20 CV fez toda a diferença o carro estva mais rapido e mais economico. Na cidade passou para 6,5 km/l e na estrada 10 km/l.
Depois adotei velas iridium e filtro K&N e o carro ficou mais ágil e mais economico. Na cidade nem tanto mas na estrada ficou mais ágil e de 10 passou a 11km/l no Etanol com a proporção de 15 l tanque.
Os pneus irei trocar para selo verde, em que alguns teste prometem 5% de rendimento... será?
Abs
Pajerotr4 (http://www.mitsufans.com/u6178)
http://i45.servimg.com/u/f45/17/95/37/00/icon_u11.gif (http://www.mitsufans.com/u6178) http://i45.servimg.com/u/f45/17/95/37/00/button13.gif (http://www.mitsufans.com/privmsg?mode=post&u=6178)
Pajerotr4 (http://www.mitsufans.com/u6178)
http://i45.servimg.com/u/f45/17/95/37/00/icon_u11.gif (http://www.mitsufans.com/u6178) http://i45.servimg.com/u/f45/17/95/37/00/button13.gif (http://www.mitsufans.com/privmsg?mode=post&u=6178)
SUPER 4X4
29/12/2015, 12:17
ola, a minha era uma tr4 2005 Mecanica, fazia 10km/l na cidade com ar ligado full time e logico pé leve 60 km/h sem esticadas e sem alta velocidade na estrada ela nao passava de 7 km/l mas ai pisando um pouco mais média de 110 km/h. Carro maravilhoso tenho saudade mudei pra uma XTerra 2.8 diesel carro pesado tocada bem diferente.
Pajerotr4
29/12/2015, 22:36
Olá,
Qual sua cidade?
Abs
Roberto
Fala galera! Tô pensando em pegar uma TR4... vou participar da discussão, mas não posso ajudar em nada, rsss...
No ano retrasado eu queria uma ranger, aluguei uma... não gostei. Aí peguei um carro convencional mesmo - Um Focus GLX 2.0 16v auto 2009.
Pra efeito de comparação... já cheguei a fazer quase 16km/lt com ele, andando a 90km/h - 110km/h na carvalho pinto.
Olá a todos,
Vi algumas mensagens e gostaria de compartilhar a experiencia sobre consumo da TR4 do meu irmão. Ele possui uma 2012 automatica ( terceira) e fez algumas mudanças e consegue hoje no etanol na estrada na faixa de 10 a 11 km/l, na cidade melhorou mas como aqui em Campinas o transito é pesado, ele não sabe dizer.
Segue as alterações:
- troca de velas por velas iridium
- troca por filtro "in box" K&N
- aditivo anti atrito Triboil 25 (esse funciona)
- pneus economicos Yokohama
Tudo isso contribuiu para que TR4 ficasse mais economica e mais ágil...
Abs a todos
Sobre esse lance de mexer no "básico" da admissão e combustão... não sei se é possível fazer a comparação... mas lá vai um dado:
Minha moto tem ponteira esportiva, filtro K&N e velas iridium. Não fiz nenhum remapeamento de injeção nem coloquei em dinamômetro pra saber se teve alteração de potência. Mas o consumo mudou bastante. Ela fazia 19-20km/lt na cidade... passou a fazer 17-18 DEPOIS das alterações.
Abs!
Pajerotr4
10/01/2016, 11:40
Olá,
A minha com Filtro K&N e Iridium ficou mais esperta, pisando leve esta gastando bem menos, claro, usando combustivel de boa qualidade...
Sobre o Triboil (anti atrito) usei e gostei...
Abs
Saul Eric
21/07/2016, 09:06
Bom dia amigo! sua pajero tr4 ela é câmbio aútomatico?
Edmarcio
21/07/2016, 11:43
Prezado Saul, a minha 2010 aut, fiz uma viagem recente entre sp e curitiba, no etanol com mais dois passageiros e pouca bagagem, pneu com 30psi, velocidade de 90 a 120km/h. Fiz a média de 8km/l, mas geralmente a média a estrada com etanol fica em 7.
Cidade de SP no etanol a média é 5km/l e com gasolina a média é 7km/l na cidade e uns 10 a 10,5km/l na estrada.
O carro é pesado e não tem boa aerodinâmica, tem que acelerar bem leve pra não gastar muito e deixar o carro embalar na estrada.
Não sei quanto você roda por mês, mas aproveite pra usar o carro na terra e seja feliz.
mikaelbrian
06/10/2016, 15:01
oh, bh ta no mesmo nivel kkkkk
luciano_queiroz
08/10/2016, 11:47
Só pra registro....
Comprei a minha final de fevereiro e até agora ja rodei 12370 km... acho que dá pra fazer uma média confiável. Veículo 2012, automática, hoje com 56600 km.
Rodo a maioria do tempo no álcool. Em estrada 6,7km/L e em cidade (cidade pequena que paravem toda esquina, então consumo aumenta) 4 km/L.
Na Gasolina, 8.8km/L na estrada e 5.5km/L na cidade.
Em estrada, não passo de 110 km/h. Pneus com 30 libras.
Média geral contando toda a quilometragem e todo o combustível, 6.34 km/L. Uso o app Fuelio pra essas medidas.
Há 2000km troquei velas originais por Iridium tentando melhorar consumo mas não teve diferença significativa.
Reascendendo a discussão e pedindo opiniões!
Compre pela segunda vez minha TR4.
Confesso---sou apaixonado pelo modelo!
Quanto ao consumo, estou revendo agora. Calculando, etc e tal!
Não li todas as postagens - me desculpem, então pergunto, alguem tem algum truque para um consumo menor???
Sei que TR4 é carro para estrada e vai consumir mesmo. Pesado, sem aero e feito para ser o que é - um trator disfarçado! mas se alguem tiver um ou outra dica, eu agradeço.
E o barulho do espete? Mesmo estando firme, quando ando fica um grilo chato!
Alguem saber dar alguma sugestão para melhorar esse barulho?
Flávio_B
19/09/2017, 09:07
Olá pessoal, estou querendo comprar uma TR4 do último modelo, quero uma 4x4 mecânica. Lendo as mensagens sobre o consumo, pelo que entendi a partir de algum ano ela vinha equipada com computador de bordo. Portanto, gostaria de saber se essa informação procede, pois penso em comprar uma 2010 ou 2011, mas dependendo da existência de computador de bordo, pode alterar minha opção de ano. Sei que vou sentir falta do computador de bordo, pois tenho um palio 1.8r 2010 e o computador (que não sei se posso confiar totalmente) me dá uma ideia do consumo. Outra coisa é que o meu pálio tenho feito uma média de 8.9 na cidade e pelo menos nesse aspecto acho que não vou sentir tanta diferença.
Giovanni Luchezi
24/09/2017, 00:17
Tenho uma TR4 2007 modelo 2008, com motor 2.0 16V FLEX, no uso urbano, o anda e para do trânsito com o ar ligado ela faz 3,5 KM/L ou 4,2 KM/L, mas isso pois a minha é blindada, as normais devem fazer por volta de 6 KM/L para um carro desses não acho q é muito beberrona, mas a minha é devido a blindagem.
Não li todas as postagens - me desculpem, então pergunto, alguem tem algum truque para um consumo menor???
Sei que TR4 é carro para estrada e vai consumir mesmo. Pesado, sem aero e feito para ser o que é - um trator disfarçado! mas se alguem tiver um ou outra dica, eu agradeço.
Acrescentando informações:
Nos primeiros abastecimentos, com a luz da reserva acesa, o tanque recebeu entre 42 e 46 litros.
...esse mes ao abastecer novamente, com a luz da reserva acesa, o tanque recebeu 65 litros(pasmem)
Então minha dúvida é a seguinte:
-Meu tanque é o de 71 litros? (TR4 08/08)
-Qual o volume de consumo até a reserva acender?
-Qual o volume de reserva consta no manual?(não tenho o manual)
Fiquei pensando o seguinte(matemática):
Se o tanque é de 71 litros e a reserva acende com uma media de 45 litros, então fico com 26 litros na reserva, certo?
Estive vendo videos de postos que combustiveis que adulteram as bombas... agora fico sem saber se o problema é no carro ou no posto!
Olá pessoal, estou querendo comprar uma TR4 do último modelo, quero uma 4x4 mecânica. Lendo as mensagens sobre o consumo, pelo que entendi a partir de algum ano ela vinha equipada com computador de bordo. Portanto, gostaria de saber se essa informação procede, pois penso em comprar uma 2010 ou 2011, mas dependendo da existência de computador de bordo, pode alterar minha opção de ano. Sei que vou sentir falta do computador de bordo, pois tenho um palio 1.8r 2010 e o computador (que não sei se posso confiar totalmente) me dá uma ideia do consumo. Outra coisa é que o meu pálio tenho feito uma média de 8.9 na cidade e pelo menos nesse aspecto acho que não vou sentir tanta diferença.
Camarada, não me leve a mal, ok! Mas nem se compara - são duas coisas bem diferentes!
Claro que o tal "computador de bordo" tem suas vantagens. Eu mesmo usava muito no meu Sandero, mas o ideal é o acompanhamento físico, e se der pau, vc acabe ficando na mão. Tenha sempre em mente a média de consumo da sua maquina, abasteça e voce terá idiea de quanto pode andar... o resto é só diversão!
Estou com dúvidas de volume de tanque e reserva, mas fora isso já sei que minha TR4 me dava 5,5 km/l... Estava usando o pneu AllTerrain Gd 225/75 o que aumenta exponencialmente o consumo para quem usa bem no asfalto 70/30 -terra/asfalto (eu) ... Troquei por um modelo mais para asfalto 215/70 e já estou sentindo uma diferença no tanque... ainda estou avaliando.
O ideal é vc não se preocupar com esse detalhe.
Compre seu trator que vale a pena... os detalhes vem depois... e um detalhe - minha TR4 é automatica, o que aumenta o consumo se não souber pisar.
...então, boa sorte e seja feliz... com muito ou pouco barro!hehehe
Flávio_B
27/09/2017, 07:28
Obrigado agonfeu pelas informações, realmente tinha uma noção de que não dá pra confiar nas medidas de consumo do computador de bordo, o problema é que não sei como fazer essa medida de uma forma mais realística, já que a quantidade de combustível não é apresentada em litros e como você bem falou existe dúvida sobre a capacidade do tanque.
Quanto ao consumo da TR4, não estou preocupado com isso, era só curiosidade.
Afinal, É aquela coisa, se nós estivéssemos preocupados com consumo compraríamos um ford ka, um uno etc.:o
Fico cada vez mais entusiasmado com o carro, principalmente quando falam que se parece um trator.:safari-rig::dance:
AirtonLieuthier
01/10/2017, 18:49
A minha, 06/07, AT, uso entre cidade e estrada, tem feito na média 8,2 km/l... como não rodo só na cidade ou só na estrada, fica difícil fazer uma medição mais precisa...mas já fiz 9,2 km/l só na estrada, então calculo que tem feito de 6,5 a 7 na cidade e 8,5 a 9 na estrada, dando essa média que citei.
Usando pneus 225/70R16 Verdes, da Pirelli, percebi que melhorou um pouco esse consumo...mas nada de mais.
Abraços
Flávio_B
01/10/2017, 19:31
Caro AirtonLieuthier, como você faz esse cálculo do consumo? É de forma manual ou usa algum equipamento eletrônico?
Consumo trajeto misto entre estrada a 80km/h (15km), cidade com bastante quebra-molas (10km), e estrada de areia (3km).
Deu media pelo aplicativo OBD. Andando sem pressa, na casquinha dp ovo.:pipoca:
Gasolina comum, tr4 flex manual com pneus 225/75 r16 motor com 198k, km originais.
Segue foto
adriano84
09/10/2017, 22:18
Estou usando o UltraGauge na minha TR4. 2006/06 Long Range Automática, num percurso de 70 kms fez cerca de 9Km/l. Fiz um pequeno vídeo. UltraGauge - Mitsubishi Pajero TR4 2006 Consumo (Pequeno Percurso) - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=2VU8k4EIeUQ)
Andando na cidade rapidamente baixou para 8Km/L de media.
Freire, Andre Felipe
26/01/2018, 10:33
Olá pessoal, tenho uma Pajero TR4 07/07 manual, existe alguma manutenção que possa ser feita para diminuir o consumo?
Adriana Estúdio
01/09/2018, 14:02
A minha é Flex 2012/ automática , estou assustada com o consumo 5,5km por litro, na cidade (ar condicionado sempre ligado).
2012/2013 AT 4x4 (~125 mil km) - sempre com AC ligado
Gasolina comum:
Estrada: 10 a 11 km/l (já chegou a 14km/l uma vez que precisei andar o tempo todo a 80km/h)
Fora de estrada: 5 a 6 km/l
- Consumo tem sido nesta média desde quando era 0km.
No etanol faz 5 na cidade e 7,5 na estrada. Nunca experimentei etanol no fora de estrada.
adriano84
04/09/2018, 17:19
Boa Tarde,
Consegui 8,7 KM/l No PC de Bordo. Usando o consumo instantâneo sem forçar para manter a velocidade observei o seguinte:
80km/h - ~10KM/L
100km/h - ~8KM/L
120km/h - ~7KM/L
Observei que é melhor subir embalado, pois subindo a 80 por hora quando ele começa a perder velocidade ele desativa o bloqueio do conversor de torque aumentando um pouco o RPM sem voltar marcha e isso acaba aumentando muito o consumo.
561273
Segue video falando do pc de bordo.
https://www.youtube.com/embed/mSjZoJFSuv0
GiovannI_Santana
15/09/2018, 16:32
A minha faz isso tbm, mas na estrada já fez 11.
carlao883r
21/09/2018, 17:15
Boa tarde pessoal! Bom...minha pajero é ano 2001 modelo io 1.8 gas automatica. Pelos meus calculos faz uns 7 na cidade e 10 na estrada sem ligar ar! Na estrada não passo de 90/100.....ela esta com 138.000km !!! Sera que está na média ?
Na coluna da porta do motorista da Pajero TR4 manda colocar 26 lbs de calibragem dos pneus.
Comecei a andar com 28 a 30 lbs e senti uma melhorada significativa no consumo. Mas se entrar em estradas com muito buracos, tem que baixar pq o pneu fica muito duro e percebece mais os buracos.