PDA

Ver Versão Completa : Transforma um Vectra em Gaiola



cseverino
02/06/2013, 16:35
Bom dia Caros,

Tenho um Vectra 92 ao qual, não serve mais para roda em estrada e estou pensando em transformar o mesmo em uma gaiola porém tenho alguma dúvida.
É possível transformar este carro num 4x4?

Atenciosamente

Cristiano

fassis
02/06/2013, 19:45
Seria interessante, mesmo em 4x2. Não me recordo de vectra 92, pra mim o primeiro ano deles aqui no Brasil foi 93, mas isso não importa. O bom é que ele tem um bom motor 2.0, montado na transversal, o que seria ótimo para uma gaiola com motor central/traseiro. Nesse caso, o motor ficaria na frente do eixo traseiro e não atrás, como é a maioria das gaiolas baseada em fusca. Com isso, a gaiola ficaria bastante equilibrada, sem a frente leve das gaiolas baseadas em fusca e com motor atrás do eixo traseiro, você melhoraria o ângulo de saída, sem falar que na frente, montaria uma suspensão moderna e não tão antiquada como a de fusca, que é dura, tem curso ridículo, sem falar das folgas constantes.
Seria uma 4x2 muito interessante
Se quiser fazer 4x4, a coisa complica mais um pouco. Daí acho que o mais viável seria usar o motor na frente, acoplar algum câmbio de carro que use esse motor e tenha tração traseira (no caso, acho que o câmbio de S10 2.2 e 2.4 sirva, já que são os mesmos motores da família 2 da GM, também o do ômega, que teve esse motor 2.0 a álcool, bem como os 2.2 a gasolina). Daí seria acoplar esse câmbio a uma tcase e dela puxar os dois cardãns para eixo dianteiro e traseiro. Acho que assim, fica mais equilibrada, com motor dianteiro. Pode também usar motor atrás do eixo traseiro, mas a dianteira fica mais desiquilibrada (ver o tópico da maquina blue) e assim, você só conseguiria usar o motor, nao aproveitaria o câmbio

fassis
02/06/2013, 20:03
Só aproveitando o gancho do tópico, meu sonho é construir uma gaiola com esse motor 2.0 8v da GM, mas não só um e sim dois deles. Tenho um astra flex com quase 270 mil km rodados e o motor está inteiro, nunca deu problema, torque excelente, roda macio (diferente do AP 2.0), tem ótimo torque, já é todo a prova d'água, tendo duas bobinas e distribuição por conta da central, sem o distribuidor físico da maioria dos APs.
A idéia seria deixar um conjunto motriz na frente (motor/câmbio/eixos) e a mesma coisa na traseira, apenas travando o sistema de direção no conjunto traseiro, para não esterçar. Não é tão fácil sincronizar, mas uma coisa que já facilita é o fato de que esse conjunto usa acelerador eletrônico. Deixaria ambos motores conectados a um único sensor de acelerador, para trabalharem da forma o mais equalizada possível, deixando esse sensor em uma posição protegida contra água (tipo uma posição mais elevada, conectado ao pedal do acelerador via cabo)
O astra tem embreagem hidráulica, daí colocaria os dois acionadores (um de cada câmbio) no mesmo pedal. Esse pedal não é pesado. O segredo seria conectar o acionamento dos dois câmbios em uma mesma alavanca. Isso eu não sei como fazer, mas meu mecânico diz que não é complicado, via cabo ou outro acionamento via alguma haste metálica). Teria algum dispositivo nesse acoplamento dos câmbios, que permitisse desacoplar um do outro. Daí poderia, por exemplo, colocar em ponto morto, desacoplar o traseiro ou o dianteiro, daí engatar a marcha novamente e o carro estaria em 4x2,podendo rodar com um dos motores desligado. Mas nem faço questão disso, pois uma gaiola assim, seria só pro pau mesmo e o gostoso seria rodar em 4x4 com dois motores agindo. Dá pra imaginar a delícia que seria acelerar uma gaiola com menos de uma tonelada, cilindrada total de 4.0 litros, ótimo torque em baixa, potência entre 256 e 280 cv (dependendo de usar o motor de 128 ou o de 140cv)
Tudo isso em um visual do ford EX. Que delícia!!! E o sonho não é tão louco, pois em leilões tenho visto astras flex saindo na faixa de R$ 5000, com a parte frontal inteira.
Pra requintar mais um pouco, o sonho seria, ao invés de usar dois astra flex, encontrar dois vectras GTs, dos últimos, que passaram a usar o câmbio F23, que dizem se inquebrável. É o mesmo que saiu em alguns astra GSi 2.0 16v e em alguns vectras 16v antigos. Além disso, esse câmbio equipava o astra GSi com motor 2.4 que era exportado para o mercosul e o astra 2.0 turbo, que também foi produzido no Brasil somente para expostação. Mas aí já é querer demais, achar duas sucatas de vectra GT com esse câmbio. Melhor mesmo de dois astras flex (ou dois vectras flex)
É pra sonhar né!!!

lucciano amaral
02/06/2013, 20:04
vou acompanhar o topico, boa sorte na empreitada

Diogo4x4
02/06/2013, 20:58
Boa Noite
Nós tinhamos uma gaiola com motor GM 2.0 injetado... éra o Demonio Haha Fica bom...

fassis
03/06/2013, 11:21
Boa Noite Nós tinhamos uma gaiola com motor GM 2.0 injetado... éra o Demonio Haha Fica bom... Excelente exemplo, com duas gaiolas, uma com motor atrás do eixo e outra com o conjunto do vectra e motor central/traseiro. Não sobra praticamente nada atrás do eixo traseiro, melhorando absurdamente o ângulo de saída! show de bola.