PDA

Ver Versão Completa : Gmc 3500 hd



Strunck
31/05/2013, 09:50
- pessoal por favor, estou para trocar a curva do escapemento da minha GMC 3500 HD motor MWM 6cc turbo, é ele ja esta piando mas muito baixo, pois ja retirei o silenciadores e virei o escapamento para lateral, que ronco lindo ficou!
agora pretendo trocar a curva da saida da turbina, esta alterações prejudicam o motor, pois me falaram que o refluxo do ar pode inpenar as valvulas pelo motivo do choque termico quando se desliga o motor, pois o escape esta com menos de 3 mts de distancoa e sem abafador ou silenciador, e quanto a fumaça só faz um pouco quando liga a camioneta ou toco o pé no fundo muito rapido, mas isto quase não faço.



abraço a todos

Elmer_Jeep
31/05/2013, 10:26
- pessoal por favor, estou para trocar a curva do escapemento da minha GMC 3500 HD motor MWM 6cc turbo, é ele ja esta piando mas muito baixo, pois ja retirei o silenciadores e virei o escapamento para lateral, que ronco lindo ficou!
agora pretendo trocar a curva da saida da turbina, esta alterações prejudicam o motor, pois me falaram que o refluxo do ar pode inpenar as valvulas pelo motivo do choque termico quando se desliga o motor, pois o escape esta com menos de 3 mts de distancoa e sem abafador ou silenciador, e quanto a fumaça só faz um pouco quando liga a camioneta ou toco o pé no fundo muito rapido, mas isto quase não faço.



abraço a todos

Que salada hein, não entendi nada, mas que papo é esse de refluxo??

Strunck
31/05/2013, 13:49
é que...sou meio ansioso mesmo!

- bem, o que me foi dito é que o pelo fato do escapamento estar muito curto e sem silenciador ou abafador, se da quando desligo o motor, entra o ar frio pelo escapamento e este ar frio pode chegar no comando de valvulas e dar choque de temperatura (ar frio), acho dificil de isto acontecer, pelo fato da temperatura que fica o escapamento qando desligo o motor, mas vai saber né! isto pode acontecer ou é papo furado.
- espero te me feito compreender!
abraço.

Elmer_Jeep
31/05/2013, 15:36
é que...sou meio ansioso mesmo!

- bem, o que me foi dito é que o pelo fato do escapamento estar muito curto e sem silenciador ou abafador, se da quando desligo o motor, entra o ar frio pelo escapamento e este ar frio pode chegar no comando de valvulas e dar choque de temperatura (ar frio), acho dificil de isto acontecer, pelo fato da temperatura que fica o escapamento qando desligo o motor, mas vai saber né! isto pode acontecer ou é papo furado.
- espero te me feito compreender!
abraço.

Papo furado total
Nunca esse "ar frio" vai chegar no comando de válvulas até porque o comando trabalha em outro compartimento do cabeçote que é fora dos dutos e da camara de combustão então essa teoria que inventaram aí não tem lógica.

Outra coisa, quando desliga o motor a turbina continua girando por alguns segundos portanto é impossível ocorrer o tal refluxo.

Tenho esse motor no meu Jeep com escape direto inox de 3" e se esse papo fosse verdade meu motor já teria dado problema há muito tempo. E olha que já inundei ele algumas vezes mas nunca tive problema.
Cj5 Elmer atravessando Rio Branco - Roraima 4x4 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=9g5W4EdeQ1w)

[]'s

Strunck
31/05/2013, 16:31
valeu pela informação... muito obrigado.

- irei comprar a curva pronta para instalar na saida do turbo, quero fazer piar alto, assim que tiver pronta posto o video.

- quanto ao video, como fala o meu pai `` vai que é um Jéépi ``

abraço!

Vitorugo
21/01/2014, 10:28
Pessoal, andei lendo aqui alguns tópicos sobre Silverados até 00 e de 00 pra cima... Pessoal falou que se for 99 é ZF e dana 60.. etc... Mas a minha pergunta é a seguinte... -> O que realmente muda das Silverado pras GMC 3500...? <- Muda eixo, câmbio, alguma regulagem na bomba? Também conhecidos falam que a GMC pode carregar um pouco mais de carga devido a suspensão ser diferenciada das Silver... Enfim... Dúvidas que sempre tive... Se souberem agradeço!
Abraço!

Vitorugo
21/01/2014, 13:58
Então, lendo um pouco mais os tópicos aqui cheguei nesse http://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm/32250-silverado-x-gmc-3500-a.html ...teve uma reportágem publicada em uma revista que resumidamente fala que foram poucas as mudanças, grade, para-choques, interior mais simples e a principal mudança se dá no feixe de molas, com molas mais duras e com borracha entre molas pra tirar os barulhos... Resumidamente a reportagem fala isso... Mas insisto, o que mais muda na parte mecânica, qual o eixo e qual a transmissão que ela usa? Se alguém souber por gentileza poste aqui! Assim como eu garanto que mais pessoas tem essas mesmas dúvidas... Abração a todos e grato pela atenção!

Junior-L200Power
21/01/2014, 21:21
Vitorugo,
Existem várias versões de Silverado, então a pergunta é meio complicada... Silverado DL,DLX, Conquest, HD, D20, GMC 3500HD!
Então vou tentar resumir!!

De 1997 a 1998 As Silverados saíram como versões DL (básica com motor maxion aspirado) e DLX (versão completa com motor MWM 4.2 6c) possuíam Dana 46 e câmbio ZF (nas versões DLX), além de possuir 168cv e 43,7kgfm de torque nas versões top de linha 6cilindros... De 98/99 em diante a Silverado passou a adotar nomenclatura Conquest para as top de linha e utilizavam o Dana 60 mantendo câmbio ZF...as versões Silverado HD fabricadas nos modelos 99/00 e 00/00 possuíam Dana 60 HD(super reforçado) e câmbio ZF..nessa versão Silverado HD necessita carteira C, pois ela possui mais de 3500kg de peso bruto total quando carregada!!

De 2000 modelo 2001 em diante até 2001/2001 (último ano de fabricação da silverado) as Silverados TODAS passaram a se chamar Silverado D20 e vieram equipadas com câmbio EATON FS2305B e diferencial Dana 60, o motor passou a ter 150cv de potência e 37kgfm de torque pra atender normas de emissão de poluentes...ela teve a bomba auxiliar de combustível retirada do motor o que gerou essa perda de potência devido menor pressão na linha de combustível, porém seu peso foi reduzido em aprox. 300kg pra compensar a menor potência!!

Paralelo ao lançamento da Silverado D20 a GMC lançou uma versão específica para trabalho, batizada de 3500HD que começou a ser fabricada em 2000 como 2000/2001... Onde ela utiliza Diferencial Dana 60HD e Câmbio EATON FS 2305B (igual ao da silverado D20)...inclusive o mesmo motor de 150cv e 37kgfm!! Essa GMC tinha a suspensão traseira mais dura, pois os feixes de mola eram mais calibrosos pra poder carregar maior quantidade de peso que a silverado comum!! Pra dirigir ela tbm necessita Carteira C, e no documento consta como caminhão assim como a Silverado HD!! Em 2002 encerra a produção da GMC 3500HD como 2002/2002!!

Resumindo acho que é isso aí amigo...!!

Abraço!!

Vitorugo
22/01/2014, 08:27
Grato pela resposta esclarecedora Júnior!
Abraço!

makkarrao
28/01/2024, 13:02
Vitorugo,
Existem várias versões de Silverado, então a pergunta é meio complicada... Silverado DL,DLX, Conquest, HD, D20, GMC 3500HD!
Então vou tentar resumir!!

De 1997 a 1998 As Silverados saíram como versões DL (básica com motor maxion aspirado) e DLX (versão completa com motor MWM 4.2 6c) possuíam Dana 46 e câmbio ZF (nas versões DLX), além de possuir 168cv e 43,7kgfm de torque nas versões top de linha 6cilindros... De 98/99 em diante a Silverado passou a adotar nomenclatura Conquest para as top de linha e utilizavam o Dana 60 mantendo câmbio ZF...as versões Silverado HD fabricadas nos modelos 99/00 e 00/00 possuíam Dana 60 HD(super reforçado) e câmbio ZF..nessa versão Silverado HD necessita carteira C, pois ela possui mais de 3500kg de peso bruto total quando carregada!!

De 2000 modelo 2001 em diante até 2001/2001 (último ano de fabricação da silverado) as Silverados TODAS passaram a se chamar Silverado D20 e vieram equipadas com câmbio EATON FS2305B e diferencial Dana 60, o motor passou a ter 150cv de potência e 37kgfm de torque pra atender normas de emissão de poluentes...ela teve a bomba auxiliar de combustível retirada do motor o que gerou essa perda de potência devido menor pressão na linha de combustível, porém seu peso foi reduzido em aprox. 300kg pra compensar a menor potência!!

Paralelo ao lançamento da Silverado D20 a GMC lançou uma versão específica para trabalho, batizada de 3500HD que começou a ser fabricada em 2000 como 2000/2001... Onde ela utiliza Diferencial Dana 60HD e Câmbio EATON FS 2305B (igual ao da silverado D20)...inclusive o mesmo motor de 150cv e 37kgfm!! Essa GMC tinha a suspensão traseira mais dura, pois os feixes de mola eram mais calibrosos pra poder carregar maior quantidade de peso que a silverado comum!! Pra dirigir ela tbm necessita Carteira C, e no documento consta como caminhão assim como a Silverado HD!! Em 2002 encerra a produção da GMC 3500HD como 2002/2002!!

Resumindo acho que é isso aí amigo...!!

Abraço!!


Fala Dr, parabéns pela explicação esclarecedora.

Vê se pode me ajudar, eu tenho uma GMC 3500hd 2001, o câmbio é o Eaton, mas o que eu percebi e o que me falaram é que é um câmbio mais “pesado”, para força. A minha pergunta é: se eu colocar um ZF, e não mudar nada no diferencial, eu consigo que ela ande igual a Silverado? Pois eu sinto ela meio amarrada, na br com 130kmh ela já tá berrando e não anda mais, você pode me ajudar com essa questão?

lfschmitz
29/01/2024, 11:38
Fala Dr, parabéns pela explicação esclarecedora.

Vê se pode me ajudar, eu tenho uma GMC 3500hd 2001, o câmbio é o Eaton, mas o que eu percebi e o que me falaram é que é um câmbio mais “pesado”, para força. A minha pergunta é: se eu colocar um ZF, e não mudar nada no diferencial, eu consigo que ela ande igual a Silverado? Pois eu sinto ela meio amarrada, na br com 130kmh ela já tá berrando e não anda mais, você pode me ajudar com essa questão?

A diferença de relação da quinta marcha entre as duas transmissões é pequena. Nesse caso, me parece fazer mais sentido trocar a relação do diferencial. Pelo modelo do teu carro, deves ter 4.56:1; se não precisas de tanta força pra arrancar, podes pensar numa 4.1:1.

Elmer_Jeep
29/01/2024, 15:40
Fala Dr, parabéns pela explicação esclarecedora.

Vê se pode me ajudar, eu tenho uma GMC 3500hd 2001, o câmbio é o Eaton, mas o que eu percebi e o que me falaram é que é um câmbio mais “pesado”, para força. A minha pergunta é: se eu colocar um ZF, e não mudar nada no diferencial, eu consigo que ela ande igual a Silverado? Pois eu sinto ela meio amarrada, na br com 130kmh ela já tá berrando e não anda mais, você pode me ajudar com essa questão?

Em anexo a relação de marchas dos dois modelos de câmbio.
Se você quer ganhar velocidade final e diminuir o rpm do motor, vai ser mais simples e barato trocar a coroa e pinhão. Dana 60 tem muitas opções de relação.