Ver Versão Completa : Jimny 2013/2014 terá airbag e ABS com EBD?
telles0808
29/05/2013, 11:31
Olá pessoal!
Fui a concessionária fazer o test drive de um Suzuki Jimny e adorei o carro.
Infelizmente, sair do atual, que têm todas as opções mais avançadas de segurança, para voltar no tempo, nestes termos, e pegar um jipe novo, sem airbag e sem abs, está pesando muito contra o Jimny...
Então, perguntei ao vendedor, que perguntou ao gerente de vendas e recebi a resposta de que o Jimny não terá Airbag e ABS nas suas próximas versões, devido a Legislação não obrigar tais dispositivos em Jipes e Off roads.
Estou bem desapontado, e se for este o caso, já compensa partir para um usado bem mais acessível, que faça papel exclusivo de jipe de trilha, enquanto uso o atual carango no dia a dia na cidade.
Sendo assim, gostaria de confirmar com vocês, se as informações procedem?
Talvez role a teoria da conspiração nas respostas a seguir, mas o que importa realmente é mostrar publicamente que a Suzuki está deixando a desejar neste ponto, pois o mesmo carro é vendido completo em vários países, ou seja, eles não têm desculpas.
Cocatriz
29/05/2013, 13:42
Novembro, deve vir com ABS e Airbag.
Já tivemos uma longa discussão sobre esses dispositivos de segurança, e cada um mantém sua opnião a sobre isso, a minha é que não faz diferença.
E todos concordam que o ABS na Trilha atrapalha.
Sei que você é novo no forum, mas é uma boa prática usar a ferramenta de busca antes de iniciar um novo tópico.
telles0808
30/05/2013, 19:39
Cocatriz,
Tomara que você esteja certo, estou torcendo para isso acontecer! Porque tudo indica que não terá, já fui em três concessionárias Suzuki e todos os vendedores falaram exatamente a mesma coisa, modelo 2013/2014 não terá Airbag e ABS, somando a entrevista do presidente da Suzuki no brasil, falando isto também, fica bem difícil crê.
Estou de férias e pretendo ir a Argentina, vou aproveitar e perguntar se o modelo deles já vêm ou será o mesmo que o brasileiro.
Quanto ao outro tópico, ele não trata do assunto, mas sim, foi um desvio do tópico, e não é fácil achar os posts dele no sistema de pesquisa, pode tentar para ver.
Marcus C.
30/05/2013, 22:52
Oi Telles,
pelas notícias que saíram na mídia é como o Cocatriz falou. Deve surgir o airbag e abs até o fim do ano.
Se mudaram de idéia, aí já é outra história rsrsrs..
Seguem alguns links do lançamento do modelo 2013:
Auto Esporte - Primeiras impressões: Suzuki Jimny (http://g1.globo.com/carros/noticia/2013/02/primeiras-impressoes-suzuki-jimny.html)
Suzuki apresenta o pequeno SUV Jimny, seu primeiro modelo nacional, de olho no Brasil não urbano (http://www.noticiasautomotivas.com.br/suzuki-apresenta-o-pequeno-suv-jimny-seu-primeiro-modelo-nacional-de-olho-no-brasil-nao-urbano/)
Suzuki Jimny - Reportagens - QUATRO RODAS (http://quatrorodas.abril.com.br/carros/lancamentos//suzuki-jimny-734410.shtml)
Abs,
Marcus
mrlang71
30/05/2013, 23:35
Olá pessoal!
Fui a concessionária fazer o test drive de um Suzuki Jimny e adorei o carro.
Infelizmente, sair do atual, que têm todas as opções mais avançadas de segurança, para voltar no tempo, nestes termos, e pegar um jipe novo, sem airbag e sem abs, está pesando muito contra o Jimny...
Então, perguntei ao vendedor, que perguntou ao gerente de vendas e recebi a resposta de que o Jimny não terá Airbag e ABS nas suas próximas versões, devido a Legislação não obrigar tais dispositivos em Jipes e Off roads.
Estou bem desapontado, e se for este o caso, já compensa partir para um usado bem mais acessível, que faça papel exclusivo de jipe de trilha, enquanto uso o atual carango no dia a dia na cidade.
Sendo assim, gostaria de confirmar com vocês, se as informações procedem?
Talvez role a teoria da conspiração nas respostas a seguir, mas o que importa realmente é mostrar publicamente que a Suzuki está deixando a desejar neste ponto, pois o mesmo carro é vendido completo em vários países, ou seja, eles não têm desculpas.
Na minha opinião acho muito difícil equiparem o Jimny com ABS e Airbag. Afinal de contas é um Jeep, não um carro de passeio. na página global da Suzuki tem as especificações do modelovendido lá fora Jimny:Specifications | Global Suzuki (http://www.globalsuzuki.com/automobile/lineup/jimny/spec/index.html) , em lugar nenhum fala de ABS, não vejo como iriam colocar algo aqui no Brasil que não colocam no resto do mundo, ainda mais a fábrica não sendo da Suzuki. O que eles dizem na página principal é que o carro vem equipado com freios a disco grandes na frente para segurar bem o carro e tem uma valvula de segurança chamada de LSPV que tem a função de perceber a carga da frenagem e evitar que as rodas traseiras travem.
Concordo que o preço do Jimny é meio salgado para um Jeep, mas vai aguentar mais do que renault duster e outros que se propoem a sere, offroad sem ser. Se você quer conforto e itens de segurança sem abrir mão de ser um bom 4X4 então deve pensar em comprar um Grand Vitara usado, um 2009 deve custar o mesmo que um Jimny zero, ou menos...
Jimny:Safety | Global Suzuki (http://www.globalsuzuki.com/automobile/lineup/jimny/safety/index.html)
NA europa ele tambem vem com abs e duplo air-bag
davidtuf
31/05/2013, 09:33
já cheguei a pensar q este mesmo modelo europeu vem para o Brasil em 2014 sendo q com motor a gasolina..
Jimny:Safety | Global Suzuki (http://www.globalsuzuki.com/automobile/lineup/jimny/safety/index.html)
NA europa ele tambem vem com abs e duplo air-bag
Na Europa, principalmente no Reino Unido eles tem ABS, airbag e fazem trilha tudo numa boa, não vejo por que não ter aqui.
davidtuf
28/06/2013, 10:51
acho q vão pegar o projeto do jimny Europeu sendo q com motor a gasolina, pois na Europa o motor é diesel..
Vi aqui, e realmente veiculos fora de estrada não são obrigados por essa lei a ter air bag(ainda não achei sobre ABS), mas fala que os veiculos off road são classificados na norma NBR 13776, só que não acho essa norma de jeito nenhum para ver se o jimny realmente se enquadra nela ou se ela é só para os marrua da vida...
Se alguem encontrar favor publicar aqui.
Oi achei a resolução do ABS e é a mesma coisa, fora-de-estrada não tem a obrigatoriedade, agora falta saber o que tecnicamente se define como fora-de-estrada.
Se alguém achar essa NBR 13776 e postar eu ficaria agradecido, o foda é que na ABNT tem que pagar 30 pilas...rsrs
Suguem os links
ABS: http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_380_10.pdf
AIRBAG: http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_311_09.pdf
DANILO_SP
28/06/2013, 12:46
Olá pessoal!
Fui a concessionária fazer o test drive de um Suzuki Jimny e adorei o carro.
Infelizmente, sair do atual, que têm todas as opções mais avançadas de segurança, para voltar no tempo, nestes termos, e pegar um jipe novo, sem airbag e sem abs, está pesando muito contra o Jimny...
Então, perguntei ao vendedor, que perguntou ao gerente de vendas e recebi a resposta de que o Jimny não terá Airbag e ABS nas suas próximas versões, devido a Legislação não obrigar tais dispositivos em Jipes e Off roads.
Estou bem desapontado, e se for este o caso, já compensa partir para um usado bem mais acessível, que faça papel exclusivo de jipe de trilha, enquanto uso o atual carango no dia a dia na cidade.
Sendo assim, gostaria de confirmar com vocês, se as informações procedem?
Talvez role a teoria da conspiração nas respostas a seguir, mas o que importa realmente é mostrar publicamente que a Suzuki está deixando a desejar neste ponto, pois o mesmo carro é vendido completo em vários países, ou seja, eles não têm desculpas.
Amigo, eu fiz o test drive em Campos do Jordão no ultimo final de semana, o piloto de testes da fábrica disse que vem em 2014, pois será obrigatório..
Perguntei do câmbio automático também..(existe lá fora), disse que não vem...INFELIZMENTE!
Arakaki_BR
04/09/2013, 12:57
Pessoal,Recebi uma informação hoje da concessionária da Suzuki em São Bernardo / SP, de que eles receberam esta semana algumas unidades modelo 2013/2014 e não mudou nada, ou seja, sem ABS e Air Bag. Alguém sabe de alguma coisa??
davidtuf
04/09/2013, 13:05
acredito q não venha com airbag e abs agora não, somente os 14/14, pois somente a partir de 2014 terão d ser obrigatório!
Pessoal,Recebi uma informação hoje da concessionária da Suzuki em São Bernardo / SP, de que eles receberam esta semana algumas unidades modelo 2013/2014 e não mudou nada, ou seja, sem ABS e Air Bag. Alguém sabe de alguma coisa??
mrlang71
04/09/2013, 19:08
acredito q não venha com airbag e abs agora não, somente os 14/14, pois somente a partir de 2014 terão d ser obrigatório!
Tem certeza? Eu li em algum lugar que para Jeeps não é obrigatório não
Se a obrigatoriedade é a partir de 1º de janeiro de 2014, é bem provável que só passe a equipar nos que forem fabricados a partir dessa data.
davidtuf
05/09/2013, 12:05
tipo, certeza não tenho não, porém, penso q se for pra vir com estes itens só virão a partir do 14/14..
Tem certeza? Eu li em algum lugar que para Jeeps não é obrigatório não
Arakaki_BR
05/09/2013, 15:03
Então teremos que aguardar mesmo... Só não sei se terei paciência até lá! rs
Marcus C.
05/09/2013, 17:53
Então teremos que aguardar mesmo... Só não sei se terei paciência até lá! rs
Tou na mesma situação. =D
Roger_RJ
05/09/2013, 20:17
Tou na mesma situação. =D
Aguardando também...
mrlang71
06/09/2013, 10:26
Então teremos que aguardar mesmo... Só não sei se terei paciência até lá! rs
Na minha opinião, se fazem questão de airbags e ABS no carro, optem por comprar um Grand Vitara usado, o conforto é muito maior e o custo de manutenção não é alto, é um carro que não quebra...
Marcela M
06/09/2013, 16:04
Na fabrica me informaram telefonicamente que sairia em Outubro com ABS e airbag só nos modelos 4ALL e 4SUN já que o Sport entra na categoria Jipe e não tem obrigação. Porém na concessionária de Moggi/SP já chegou o modelo 13/14 sem ditos itens e a vendedora diz que só em Janeiro o modelo 14/14 terá ABS e airbags. Por enquanto a informação está no mínimo confusa, continuo aguardando para comprar. Já fizemos o teste drive na concessionária de São José dos Campos que achamos muito bom, nota dez, depois fizemos o teste drive em Campos do Jordão, aí superou todas as expectativas e mais, se é para por nota, foi (1000).
Roger_RJ
06/09/2013, 16:20
Na fabrica me informaram telefonicamente que sairia em Outubro com ABS e airbag só nos modelos 4ALL e 4SUN já que o Sport entra na categoria Jipe e não tem obrigação. Porém na concessionária de Moggi/SP já chegou o modelo 13/14 sem ditos itens e a vendedora diz que só em Janeiro o modelo 14/14 terá ABS e airbags. Por enquanto a informação está no mínimo confusa, continuo aguardando para comprar. Já fizemos o teste drive na concessionária de São José dos Campos que achamos muito bom, nota dez, depois fizemos o teste drive em Campos do Jordão, aí superou todas as expectativas e mais, se é para por nota, foi (1000).
Marcela, até essa informação que te passaram, de que o 4Sport é classificado como Jipe e os outros modelos não, é confusa e improvável. Nesse fim de semana visitarei algumas concessionárias aqui do Rio para sondar a quantas anda essa história do ABS/AB2 do Jimny pois também estou aguardando definição.
em.pereira
06/09/2013, 19:06
Não é só o Jimny que ainda vem sem airbag e ABS. Se o Jimny vier a ter, talvez só a partir de outubro ou novembro, mas certeza mesmo só teremos a partir de janeiro de 2014. Só os veículos fabricados a partir de 1º de janeiro precisam ter airbags. Se alguém chegar em uma loja em 2014 e encontrar um zero km 2013/14 ele poderá estar sem airbags e dentro da lei.
Renault lança Clio 2014, que ainda não tem airbags nem freio ABS - Novidades Automotivas (http://www.novidadesautomotivas.blog.br/2013/09/renault-lanca-clio-2014-que-ainda-nao.html)
internetado
08/09/2013, 18:35
Mas então teríamos dois modelos 2014, estranho. :shock:
Dendrobates
09/09/2013, 08:55
Tirei o meu sexta feita da CCS, tô mais feliz que pinto no lixo!
E pelo que vi por cima no manual ele já virá com abs e airbag. Vou bater umas fotos do manual e postar aqui pra tirar as dúvidas da galera.
P.s.> o meu veio sem abs/air-bag, e nem por isso to descontente com o carro.
internetado
09/09/2013, 18:28
[QUOTE=Dendrobates;2001462]Tirei o meu sexta feita da CCS, tô mais feliz que pinto no lixo!
Tem motivo, parabéns.
Arakaki_BR
09/09/2013, 21:10
Outro detalhe.. 14/14 se tiver ABS e air bag, terá aumento nos preços??
o pessoal da Suzuki podia se manifestar oficialmente..
mrlang71
10/09/2013, 18:30
Outro detalhe.. 14/14 se tiver ABS e air bag, terá aumento nos preços??
o pessoal da Suzuki podia se manifestar oficialmente..
Passei na CSS hoje e o mecânico me disse que vai ter sim airbag, igual ao modelo lá fora, estão esperando 2 2014 para semana que vem, ai eu confirmo se é verdade. Um detalhe interessante que aprendi hoje é que o Jimny não tem o filtro no ar condicionado na cabine, mas existe uma peça que dá para colocar sem fazer adaptações, quinta feira volto na css para ver essa peça e ver aonde ela vai.
J Carlos
10/09/2013, 20:01
mrlang71, em junho verifiquei que o Jimny não utiliza filtro de cabine, mas existe o espaço para colocar o mesmo. Procurei e encontrei olhe esse link: Resultados para 'fb 1115' - AUTO CONFORTO (http://www.autoconforto.com.br/products?utf8=%E2%9C%93&keywords=fb+1115) Segue fotos430325 430326
mrlang71
10/09/2013, 23:10
mrlang71, em junho verifiquei que o Jimny não utiliza filtro de cabine, mas existe o espaço para colocar o mesmo. Procurei e encontrei olhe esse link: Resultados para 'fb 1115' - AUTO CONFORTO (http://www.autoconforto.com.br/products?utf8=%E2%9C%93&keywords=fb+1115) Segue fotos430325 430326
Então, o mecânico me disse que dá pra colocar sem adaptações, mas na quinta vou ter mais informações. Só não acho legal a Suzuki não dizer que não tem o filtro... Se eu conseguir ver no carro eu coloco uma foto aqui
Arakaki_BR
18/09/2013, 23:03
Pessoal,
fui informado hj por uma concessionária que estão aceitando encomenda os 2014 para entrega após 15/10. Modelo com ABS e air bag, mas por enquanto somente o 4all. Houve um aumento, segundo eles, de R$ 2 mil.
dumarcal
19/09/2013, 16:10
Já tem algumas ofertas do modelo 13/13.
Este é o melhor preço no Webmotors:
http://www.webmotors.com.br/comprar/suzuki/jimny/1-3-4all-4x4-16v-gasolina-2p-manual/2-portas/2013/10190908
[s]
dutramello
20/09/2013, 13:16
Confirmo o comentário do amigo Arakaki.
Segue abaixo um e-mail que recebi da concessionária da Suzuki que fica localizada na Tijuca - Rio de janeiro.
"JIMNY 4ALL 1.3 4X4
COM ABS E AIRBAG
R$ 58.490,00.
Como sera a encomenda, o cliente faz um sinal de R$ 6.000,00, encomenda-se o carro, estamos fazendo uma estimativa de valor em torno de R$ 2.500,00 a mais sobre o preçod e tabela, se esta valor for menor, ou devolvemos (se o cliente pagar todo o carro na encomenda) a diferença, se a diferença foi maior o cliente complementa.
Ex.:
No ato da reserva o cliente paga 58.490,00
Se no momento que o veiculo chegar ele vier a 58.690,00 o cliente paga a diferença de R$ 200,00 porem se oo valor vier R$ 58.300,00 nos devolvemos a diferença de R$ 190,00 ao cliente.
A reserva e feita para encomenda do carro na fabrica. Prazo de chegada do carro 2ª quizena de Novembro 2013
gratoJIMNY 4ALL 1.3 4X4
COM ABS E AIRBAG
R$ 58.490,00.
Como sera a encomenda, o cliente faz um sinal de R$ 6.000,00, encomenda-se o carro, estamos fazendo uma estimativa de valor em torno de R$ 2.500,00 a mais sobre o preçod e tabela, se esta valor for menor, ou devolvemos (se o cliente pagar todo o carro na encomenda) a diferença, se a diferença foi maior o cliente complementa.
Ex.:
No ato da reserva o cliente paga 58.490,00
Se no momento que o veiculo chegar ele vier a 58.690,00 o cliente paga a diferença de R$ 200,00 porem se oo valor vier R$ 58.300,00 nos devolvemos a diferença de R$ 190,00 ao cliente.
A reserva e feita para encomenda do carro na fabrica. Prazo de chegada do carro 2ª quizena de Novembro 2013
grato"
mfjunior
21/09/2013, 18:13
Estava na fila por um Jimny, sendo que seria meu carro único (no momento tenho um Fox pra uso civil e um Grand Vitara parado...) mas R$ 58.500,00 já saiu do meu orçamento.
Arakaki_BR
03/10/2013, 14:09
Então, o mecânico me disse que dá pra colocar sem adaptações, mas na quinta vou ter mais informações. Só não acho legal a Suzuki não dizer que não tem o filtro... Se eu conseguir ver no carro eu coloco uma foto aqui
mrlan71, conseguiu colocar o filtro?
Jimny:Safety | Global Suzuki (http://www.globalsuzuki.com/automobile/lineup/jimny/safety/index.html)
NA europa ele tambem vem com abs e duplo air-bag
Na Europa o Jimny realmente vem com ABS e airbag, mas lá que eu saiba é somente vendido o modelo mais urbano (passeio no campo).
O Jimny 2013 vendido na Europa recebeu uma nova grade (beiçuda) o capô também é novo e traz agora uma tomada de ar e é separado da grade frontal, o para-choque dianteiro ficou mais moderno um pouco mais agressivo, já o para-choque traseiro também foi redesenhado, e o estepe recebeu uma tampa protetora.
Outra novidade no Jimny 2013 na Europa, é a retirada do motor diesel do modelo, agora o 4×4 da Suzuki será disponibilizado apenas com motor 1.3 16v de 84 cv a gasolina, este é o mesmo motor que equipa o modelo no Brasil.
No Velho Continente, havia um bloco a diesel de 86 cv, descontinuado por não atender às normas de emissões vigentes por lá.
O pessoal que utiliza o Jimny em Portugal e Espanha é que fazem modificações off road no modelo.
Vi em Portugal na Serra da Malcata e na Espanha perto de León e Santander na Região da Cordilheira Cantábrica.
Mas você deve conhecer as estradas por lá, e deve saber que veículos 4x4 rodam quase que somente em asfalto, pois até as estradinhas rurais são asfaltadas. Saímos a primeira vez do asfalto somente na Serra da Malcata em Portugal.
Se não me engano, o Jimny é vendido em 188 países e vi somente agora os modelos mais agressivos como o Jimny 4SPORT e 4WORK apresentados no Brasil.
Pode ser que a Suzuki esteja lançando aqui em nosso país estes dois modelos para teste, pois é aqui que está a maior pista de provas (mais crateras que na lua), para depois levar para o mundo.
Pode até ser que a Suzuki instale ABS e air bag nos modelos 4SPORT e 4WORK.
A Fábrica me informou (Ligue 0800 770 3380) que em 2014 somente o mod. 4ALL deverá ser equipado com airbag e ABS para atender os aventureiros urbanos.
Estão nos empurrando mais uma, apesar das Resoluções CONTRAN e normas ABNT nº 311 (Air bag) no Art. 4º (Estão dispensados do atendimento aos requisitos desta Resolução os veículos fora-de-estrada (off road), os veículos especiais, definidos pela norma NBR 13776 da ABNT e os de uso bélico.) e nº 312 (freio ABS) no art. 6º (Ficam dispensados do cumprimento dos requisitos desta Resolução os veículos de uso bélico e os fora-de-estrada).
É complicado, pois acho que isso tudo, se acontecer será por decisão das próprias fábricas para aumentar o preço final dos veículos.
Acho que consumidor brasileiro está confundindo tudo comparando o Jimny com SUV’s (veículos utilitários esportivos), Hatchs mascarados e Pick-ups.
O pessoal que utiliza mesmo os veiculos off road (fora de estrada) entram em alagados com profundidade de aprox. 80 cm. e não somente rebocam, mas às vezes empurram com o próprio para choques, batem de frente em troncos e pedras.
Tudo bem. Uma empresa de reflorestamento, mineradora, etc., ou um particular que roda em terreno ruim pode até trocar os freios e anular o air bag.
A Tac Stark já está desenvolvendo em conjunto com a Bosh um freio ABS blindado para instalar em seu veículo para atender consumidores que não dispensam estes dois equipamentos de segurança.
Não posso andar com meu fora-de-estrada do mesmo
modo que ando com meu carro de passeio, pois as configurações são completamente diferentes, a começar pelos pneus MUD.
Até dá para aceitar airbag e ABS nos modelos 4ALL e 4SUN para pessoas que querem se aventurar na cidade, mas o freio ABS e o airbag em um verdadeiro fora de estrada como o 4SPORT e o 4WORK seria bem esquisito.
Pegar um Hatch 4x2 e mascarar com quebra-mato, estepe externo, parafusinhos e rebites aparentes e chamar de cross para enfiar no consumidor até dá para entender.
Não dá para entender porque certos consumidores querem um jipe com airbag e ABS.
Tudo vai depender da maioria dos consumidores brasileiros. Se a força for muita as fabricas vão socar veículos fora de estrada com estes equipamentos nos consumidores e entupir o mercado com jipes rodando pelas cidades e estradas, aí nem ABS nem air bag vão salvar os motoristas, na maioria barbeiros e imprudentes) acostumados a dirigir carros de passeio.
Afinal, estamos no Brasil.
VOVÔ DO TROLLER
15/10/2013, 17:28
Pode até ser que a Suzuki instale ABS e air bag nos modelos 4SPORT e 4WORK.
A Fábrica me informou (Ligue 0800 770 3380) que em 2014 somente o mod. 4ALL deverá ser equipado com airbag e ABS para atender os aventureiros urbanos.
Estão nos empurrando mais uma, apesar das Resoluções CONTRAN e normas ABNT nº 311 (Air bag) no Art. 4º (Estão dispensados do atendimento aos requisitos desta Resolução os veículos fora-de-estrada (off road), os veículos especiais, definidos pela norma NBR 13776 da ABNT e os de uso bélico.) e nº 312 (freio ABS) no art. 6º (Ficam dispensados do cumprimento dos requisitos desta Resolução os veículos de uso bélico e os fora-de-estrada).
É complicado, pois acho que isso tudo, se acontecer será por decisão das próprias fábricas para aumentar o preço final dos veículos.
Acho que consumidor brasileiro está confundindo tudo comparando o Jimny com SUV’s (veículos utilitários esportivos), Hatchs mascarados e Pick-ups.
O pessoal que utiliza mesmo os veiculos off road (fora de estrada) entram em alagados com profundidade de aprox. 80 cm. e não somente rebocam, mas às vezes empurram com o próprio para choques, batem de frente em troncos e pedras.
Tudo bem. Uma empresa de reflorestamento, mineradora, etc., ou um particular que roda em terreno ruim pode até trocar os freios e anular o air bag.
A Tac Stark já está desenvolvendo em conjunto com a Bosh um freio ABS blindado para instalar em seu veículo para atender consumidores que não dispensam estes dois equipamentos de segurança.
Não posso andar com meu fora-de-estrada do mesmo
modo que ando com meu carro de passeio, pois as configurações são completamente diferentes, a começar pelos pneus MUD.
Até dá para aceitar airbag e ABS nos modelos 4ALL e 4SUN para pessoas que querem se aventurar na cidade, mas o freio ABS e o airbag em um verdadeiro fora de estrada como o 4SPORT e o 4WORK seria bem esquisito.
Pegar um Hatch 4x2 e mascarar com quebra-mato, estepe externo, parafusinhos e rebites aparentes e chamar de cross para enfiar no consumidor até dá para entender.
Não dá para entender porque certos consumidores querem um jipe com airbag e ABS.
Tudo vai depender da maioria dos consumidores brasileiros. Se a força for muita as fabricas vão socar veículos fora de estrada com estes equipamentos nos consumidores e entupir o mercado com jipes rodando pelas cidades e estradas, aí nem ABS nem air bag vão salvar os motoristas, na maioria barbeiros e imprudentes) acostumados a dirigir carros de passeio.
Afinal, estamos no Brasil.
Boa tarde pessoal. Acredito os 4x4 não estejam enquadrados na categoria " fora de estrada". Pelo que eu li a respeito, fora de estrada,são apenas as máquinas pesadas, tratores, etc. Abs.Válter.
Boa tarde Válter,
No mundo todo o Jeep é considerado um veículo fora-de-estrada (off road).
Onde você leu que fora-de-estrada são apenas as máquinas pesadas, tratores, etc. ????????
VOVÔ DO TROLLER
15/10/2013, 19:42
Boa tarde Válter,
No mundo todo o Jeep é considerado um veículo fora-de-estrada (off road).
Onde você leu que fora-de-estrada são apenas as máquinas pesadas, tratores, etc. ????????
Olá Ivan. Eu tenho lido aqui mesmo no forum e também no Troller Clube, num papo que está rolando há mais de um ano. Eu não sei se na legislação de trânsito brasileira vigente está explícito se um 4x4 é considerado um fora de estrada ou não. Muita gente pesquisou (inclusive eu) e pelo que eu sei, não há nada que esclareça este assunto de maneira que não haja dúvidas. Eu particulamente acredito que os 4x4 terão que vir com pelo menos com ABS em 2014 e após 2014 (alem do ABS) com air bag. Abs. Válter.
p.s. Outra coisa. Parece também que futuramente vai ser exigido no Brasil o crash test (mais é um outro assunto e acredito que neste caso , muitos 4x4 vendidos no Brasil, não passarão no teste, inclusive o Troller).
Pois é amigo Válter,ocê tem razão quanto ao CRAS
O elemento móvel mais versátil da história da guerra terrestre: transportador de homens, armas e abastecimento; inestimável nos serviços de comando, ligação e reconhecimento; tendo capacidade de ataque, a capacidade de transpor terrenos acidentados, obstáculos aquáticos e de operar eficientemente em toda sorte de tempo. O nome deste tipo de perfeição? O cavalo.
Na segunda-guerra ainda utilizavam alguns cavalos, mas desde a apresentação do primeiro Jeep (GP - General Purpose) em setembro de 1940 em Holabird, de um projeto idealizado pela American Bantam Car Company, de Butler, Pensilvânia, para atender ao Exército dos Estados Unidos, o veículo militar substituiu o cavalo.
Era considerado um veículo de finalidades gerais e fora-de-estrada.
Depois da guerra os excedentes foram leiloados em lotes ou vendidos ao público e utilizados em fazendas inclusive para puxar arados e outros implementos, além de transporte de passageiros e mercadorias. Transformados em caminhões de entrega e até em micro-ônibus lotação (No Oriente, muitas vezes extravagantemente enfeitados) para transporte em terrenos difíceis. Alguns rodam até hoje na Ásia.
Sou de 1953, tenho 60 anos, e na minha época eram os únicos veículos 4x4.
No final dos anos 50, início da década de 60 surgiu a Rural.
Na década de 70 surgiram as SUV’s.
Hoje em dia resolveram equipar vários veículos, como Pick-ups, peruas (SUV) e outros com 4x4 e chamar de off-road.
Na verdade parece que o nosso querido Jeep perdeu a finalidade e virou um carrinho de passeio na cidade e no campo. Tem gente até chamando ele de “pequeno SUV”, então vamos instalar itens de segurança como Airbag e ABS e dar adeus ao verdadeiro Jeep.
Você tem razão quanto ao CRASH TEST. Vários Jeeps não vão passar e vão desaparecer, inclusive nosso querido Troller.
PS.: Curiosidade: (cultura quase inútil)
Dizem que o nome “Jeep” derivou do personagem “Eugene the Jeep” animal esquisito do “Popeye” criado pela cartunista Segar, mas parece que provém da classificação que lhe deram, em inglês, GP (General Purpose – Finalidades Gerais).
“GP”, formou a denominação – gee-pee – abreviada depois para geep. O “j” teria substituído o “g”, quando a palavra foi escrita (por ignorância ou brincadeira).
Um grande abraço.
VOVÔ DO TROLLER
16/10/2013, 17:29
Pois é amigo Válter,ocê tem razão quanto ao CRAS
O elemento móvel mais versátil da história da guerra terrestre: transportador de homens, armas e abastecimento; inestimável nos serviços de comando, ligação e reconhecimento; tendo capacidade de ataque, a capacidade de transpor terrenos acidentados, obstáculos aquáticos e de operar eficientemente em toda sorte de tempo. O nome deste tipo de perfeição? O cavalo.
Na segunda-guerra ainda utilizavam alguns cavalos, mas desde a apresentação do primeiro Jeep (GP - General Purpose) em setembro de 1940 em Holabird, de um projeto idealizado pela American Bantam Car Company, de Butler, Pensilvânia, para atender ao Exército dos Estados Unidos, o veículo militar substituiu o cavalo.
Era considerado um veículo de finalidades gerais e fora-de-estrada.
Depois da guerra os excedentes foram leiloados em lotes ou vendidos ao público e utilizados em fazendas inclusive para puxar arados e outros implementos, além de transporte de passageiros e mercadorias. Transformados em caminhões de entrega e até em micro-ônibus lotação (No Oriente, muitas vezes extravagantemente enfeitados) para transporte em terrenos difíceis. Alguns rodam até hoje na Ásia.
Sou de 1953, tenho 60 anos, e na minha época eram os únicos veículos 4x4.
No final dos anos 50, início da década de 60 surgiu a Rural.
Na década de 70 surgiram as SUV’s.
Hoje em dia resolveram equipar vários veículos, como Pick-ups, peruas (SUV) e outros com 4x4 e chamar de off-road.
Na verdade parece que o nosso querido Jeep perdeu a finalidade e virou um carrinho de passeio na cidade e no campo. Tem gente até chamando ele de “pequeno SUV”, então vamos instalar itens de segurança como Airbag e ABS e dar adeus ao verdadeiro Jeep.
Você tem razão quanto ao CRASH TEST. Vários Jeeps não vão passar e vão desaparecer, inclusive nosso querido Troller.
PS.: Curiosidade: (cultura quase inútil)
Dizem que o nome “Jeep” derivou do personagem “Eugene the Jeep” animal esquisito do “Popeye” criado pela cartunista Segar, mas parece que provém da classificação que lhe deram, em inglês, GP (General Purpose – Finalidades Gerais).
“GP”, formou a denominação – gee-pee – abreviada depois para geep. O “j” teria substituído o “g”, quando a palavra foi escrita (por ignorância ou brincadeira).
Um grande abraço.
É isso aí Ivanove. Somos da mesma geração .Sou alguns meses mais velho do que você. Infelizmente o Troller, o Jimny (e alguns outros 4x4 de verdade) serão os últimos dos moicanos. Esta parafernália eletrônica só veio para complicar os amantes de 4x4 (haja vista os defeitos apresentados pelo Troller TGV 3.2, mas aí é um assunto para outro tópico). Vamos conservar as nossas viaturas enquanto pudermos. O meu bugão é um 2010 e se não houver imprevistos, acredito que ele dure bem mais do que eu, rsrs...Um grande abraço ao amigo desta maravilhosa terra mineira. Valter.
É isso aí Ivanove. Somos da mesma geração .Sou alguns meses mais velho do que você. Infelizmente o Troller, o Jimny (e alguns outros 4x4 de verdade) serão os últimos dos moicanos. Esta parafernália eletrônica só veio para complicar os amantes de 4x4 (haja vista os defeitos apresentados pelo Troller TGV 3.2, mas aí é um assunto para outro tópico). Vamos conservar as nossas viaturas enquanto pudermos. O meu bugão é um 2010 e se não houver imprevistos, acredito que ele dure bem mais do que eu, rsrs...Um grande abraço ao amigo desta maravilhosa terra mineira. Valter.
--------------------------------------------------------------------------------------
Caro amigo Válter.
Somos do tempo do disco de vinil, das máquinas de datilografia, da fita K7 e dos verdadeiros Jeep’s.
Tenho saudades dos gibis do Fantasma, Sobrinhos do Capitão, Nick Holmes, Flash Gordon, e saudades de andar de motocicleta sem capacete.
Pois é. É como você disse, vão aposentar até o Defender.
O primeiro modelo surgiu em 1948, baseado no Jeep da Segunda Guerra mundial.
Tem uma história de quase sete décadas, e a lenda vai parar em dezembro de 2015.
Segundo os executivos e engenheiros da marca, adaptação é a chave da sobrevivência. As agora futuras "viúvas" do Defender vão dizer que não há utilitário mais adaptável a encrencas e caminhos tortuosos do que ele, o que é fato: bastava mirar o obstáculo, analisar o terreno, engatar a reduzida e deixar o jipão bronco fazer o resto, muitas vezes sem precisar sequer pisar no acelerador. Lamaçais, facões, rios, depressões... o Defender sempre encarou de tudo e se deu bem. É tão versátil frente ao obstáculos que muitos dizem que só faltar trepar em árvores. Só nunca teve jogo de cintura e/ou equipamentos para tratar bem a seus ocupantes (até achar a melhor posição de dirigir é complicado a bordo dele) e, rústico, nunca soube como conquistar a nova geração.
A Família real britânica tem 32 Land Rover.
A rainha Elizabeth 2ª guia um Defender, principalmente quando acompanha os familiares nas caçadas, ainda bem tradicionais no Reino Unido.
E agora, o que ela vai fazer? Vai ter que fazer como nós, conservando as viaturas enquanto puder.
Também acho que meu “Brucutu” vai durar bem mais que eu, mesmo havendo imprevistos, pois não quero sentir saudades. rsrsrsrsr........
dumarcal
25/10/2013, 14:49
Pessoal,
O meu chegou hoje, 2013/2014 com AB2 e ABS. :)
R$55.900,00 com direito a estribo e insulfilm.
[S]
#Ricardo
12/12/2013, 16:03
Só aqui mesmo. Para controlar inflação, governo pode adiar exigência de Air Bag e ABS para 2016.
Depois dessa do ministro margarina, nem tão cedo teremos abs e ab nos jimny.
Só aqui mesmo. Para controlar inflação, governo pode adiar exigência de Air Bag e ABS para 2016.
julianoaccioly
12/12/2013, 23:03
Pessoal,
O meu chegou hoje, 2013/2014 com AB2 e ABS. :)
R$55.900,00 com direito a estribo e insulfilm.
[S]
Controlar inflação nada, até onde li seria para preservar o emprego da galera que trabalha na linha de montagem dos Gols G4, uno mille, kombi,....
O emprego do pessoal do Petróleo (prestadores de serviço para Petrobras) ninguém quer saber, pois não sai no Jornal Nacional...só em Macaé-RJ este ano já foram uns 2mil demitidos.
Enfim acho que vão abrir (mais) uma brecha para continuarmos com carros completamente inseguros no mercado (Kombi, Gols,...)
#Ricardo
13/12/2013, 11:29
Controlar inflação nada, até onde li seria para preservar o emprego da galera que trabalha na linha de montagem dos Gols G4, uno mille, kombi,....
O emprego do pessoal do Petróleo (prestadores de serviço para Petrobras) ninguém quer saber, pois não sai no Jornal Nacional...só em Macaé-RJ este ano já foram uns 2mil demitidos.
Enfim acho que vão abrir (mais) uma brecha para continuarmos com carros completamente inseguros no mercado (Kombi, Gols,...)
Mas será que não vai ser gerado nenhum emprego nos fornecedores de Air Bag e ABS para as montadoras?
jorgeffn
13/12/2013, 12:16
Depois dessa do ministro margarina, nem tão cedo teremos abs e ab nos jimny.
Não entendi... os Jimnys novos, com exceção do 4sport, já estão saindo com abs e airbag....
abs!!
brunoamaral92
31/01/2014, 11:30
Não entendi... os Jimnys novos, com exceção do 4sport, já estão saindo com abs e airbag....
abs!!
Exato, os novos 4all e 4sun estão vindo com ABS e Airbag.. O 4sport apenas com ABS.
Cocatriz
31/01/2014, 13:19
Mas a partir de Abril/2014 o 4Sport vem com ABS e Airbag.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.